Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• P2P - Tópico Geral

Cardoso24

Recommended Posts

há 1 hora, domus disse:

Alguém se mantem pela estate guru? E pela Bulk estate? Crowdestate? Estou a pensar na hipótese de regressar a estas plataformas uma vez que o ramo imobiliário sobreviveu decentemente à pandemia. Nunca saí da kuflink  nem da rendity e estou bastante satisfeito.

Sim: Esteguru, Rendity e Brickowner sem problemas.

Infelizmente, tb na Housers.

Estou a desmobilizar Estateguru e Brickowner apenas pq preciso dos valores investidos.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 10,5k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Rick Lusitano

1796

• Nesspc

858

• Harvester

492

• Patanisca

413

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Excelente post. Em alguns comentários parece que a culpa da Envestio e Kuetzal terem indo ao charco foram os levantamentos, incluindo as saídas antecipadas. A culpa é só das plataformas, umas por

Fechando o ano de 2019, penso que foi bastante positivo para mim no meu próprio Fundo de Sucateiro P2P Aqui ficam alguns valores nomeadamente em p2p retorno vs risco Notas : 2018 apen

Sim, as coisas impossíveis ao ser humano que já vi acontecer em mim e já vi em outras pessoas provaram sem sombra de dúvida que Deus existe e se torna galardoador daqueles que o buscam. Em Genesi

Posted Images

há 1 hora, domus disse:

Alguém se mantem pela estate guru? E pela Bulk estate? Crowdestate? Estou a pensar na hipótese de regressar a estas plataformas uma vez que o ramo imobiliário sobreviveu decentemente à pandemia. Nunca saí da kuflink  nem da rendity e estou bastante satisfeito.

Por aqui mantive-me na EstateGuru e expandi para a Rendity usando o Evoestate (de forma a ter o investimento mínimo de 50€ (mas que agora subiu para 100€ 😕).

A nível da primeira, estou com 14 projectos concluídos com sucesso e 29 activos, dos quais 1 em default e 1 mt late. Estou a ver como a coisa vai evoluir, mas tenho esperança que tudo se resolva a bem :) 

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Alguém c dinheiro na Housers recebeu este email:

"Dear Investor,

In compliance with the provisions of the new European Crowdfunding Regulation, REGULATION (EU) 2020/1503 OF THE EUROPEAN PARLIAMENT AND OF THE COUNCIL of 7 October 2020 on European providers of crowdfunding services for businesses, and amending Regulation (EU) 2017/1129 and Directive (EU) 2019/1937 , and within the measures that Housers is implementing for its compliance, we inform you that indirect investment through the use of vehicles, known as SPVs (special purpose vehicles), is not permitted, according to art. 3.6 of the aforementioned regulation.  

Therefore, and in accordance with the new regulations and as you invested in one or more projects through the company Domus Real Estate Development B.V, we inform you that from 15 March 2021 we will proceed to place directly under your ownership the shares you may have in these projects and you will receive directly from the promoter any return of capital or distribution of interest, all in accordance with the provisions of the aforementioned Regulation.   

Such modification in these projects does not alter in any way the conditions of the loans given or their terms and, of course, you may continue to participate directly as before in the meetings of lenders of such projects, thus maintaining unchanged your rights and obligations to the platform and, above all, to the developer as lender of each project in which you are an investor. 

However, if you have any questions regarding this regulatory adaptation and how this modification affects you, please contact us through the contact form available on our website, in the private area.  

Kind regards,

Housers Team."

Significa isto que agora temos q ser nós a entrar em contacto c o promotor?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    6 hours ago, jon.piu said:

Sinceramente, 10 a 15% parece-me demais para um setor que já demonstrou ser muito perigoso. Eu não iria além de 5% e focar-me-ia em P2P com provas de longevidade.

Por exemplo, imaginando que queres entrar na Mintos e ter uma atitude passiva de invest and forget, cujas com um alvo de taxas a rondar os 10-12%. A não ser que tenhas uma sorte monumental e não te calhe nenhum LO falir, nunca conseguirás ter os tais 12% publicitados. Dependendo da diversificação e da sorte, podes até ter perdas que te façam cair os rendimentos para 6% ou até mesmo em alguns casos o break even.

Neste momento consegues as mesmas taxas de rendimento de um P2P num ETF SP500.

Eu pessoalmente continuo a ter P2P porque acho que é uma diversificação viável para obter uns 8% de rendimento, mas tenho muito menos de 10% do meu portfolio nisto.

Sem duvida á uma exelente comparação. Não tem nada a ver estar a investir num mercado que já deu provas de ter vários scams (envestio,grupeer,etc), ou investir num ETF solido em que estamos a investir nas melhores empresas da américa ou do mundo no casos do sp500 ou do FTSE AW ucits. Vou pesquisar mais sobre o assunto, mas como sou conservador e já tenho um portfolio significativo vou tentar não ter mais de 5/10% em p2p.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 41 minutos, sevvvvv disse:

Sem duvida á uma exelente comparação. Não tem nada a ver estar a investir num mercado que já deu provas de ter vários scams (envestio,grupeer,etc), ou investir num ETF solido em que estamos a investir nas melhores empresas da américa ou do mundo no casos do sp500 ou do FTSE AW ucits. Vou pesquisar mais sobre o assunto, mas como sou conservador e já tenho um portfolio significativo vou tentar não ter mais de 5/10% em p2p.

Eu neste momento tenho 0% em P2P, sai a tempo e sinceramente não aconselho. É tudo muito "shady" e as percentagens anunciadas estão muito longe da realidade. O pior dos cenários, que é ficar com 0€ é mais alto em P2P do que é noutro tipo de investimentos. O risco é demasiado elevado para o retorno.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 46 minutos, sevvvvv disse:

sou conservador ...  p2p.

Not compatible :D

Não se pode dizer que é conservador e depois dizer que se quer meter dinheiro num universo paralelo que amanhã se pode acordar e puff, nada.

Andam aí umas noções muito confusas sobre o que é um investimento conservador.

P2P já foi 28% do meu portfolio, agora é 3%. Mas eu não sou conservador. Pelo contrário.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 08/03/2021 às 16:06, Wakka disse:

Eu neste momento tenho 0% em P2P, sai a tempo e sinceramente não aconselho. É tudo muito "shady" e as percentagens anunciadas estão muito longe da realidade. O pior dos cenários, que é ficar com 0€ é mais alto em P2P do que é noutro tipo de investimentos. O risco é demasiado elevado para o retorno.

Realmente estão. O meu net annual return na Mintos é 69%.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 12/03/2021 às 18:20, Wakka disse:

Bitcoin, Ethereum.

Maior rentabilidade sim.

Mas também tem maior risco. O downside possivel é de -100% nesse caso.

A probabilidade de perderes tudo em p2p é baixa se a diversificação for grande.

Mas, neste momento não defendo nem um, nem o outro. IWDA all the way.

Com um ETF de acções generalista, tens proteção da inflação, o upside do mercado e da economia, e a estabilidade legal do mesmo.

Editado por IceMan1910
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 minutos, IceMan1910 disse:

Nem eu estou a dizer que vai acontecer. Já tive algumas bitcoins também.

Mas neste momento estou fora deste mercado. Percebo os upsides e os downsides, já estudei bastante o assunto. Um dos meus principais investidores preferidos, o Chamath Palihapitiya é um dos proponentes de que devemos usar uma % do portfolio em bitcoins. Ele fez uma enorme fortuna parcialmente com a moeda. 

No entanto, entre várias entradas e saídas, decidi deixar de investir em cryto, mesmo que com isso esteja a perder uma oportunidade de ganhar dinheiro. Respeito todos os que investem no ativo e percebo os pontos positivos.

Posso perder aqui 5 minutos a explicar o meu racional.

Pontos positivos a favor das crypto (ou bitcoin, se quisermos singularizar):

- Rede descentralizada de transações. Não pode ser comprometida com nenhum shut down parcial

- Stock limitado de moedas. Não podem ser criadas mais para alem do definido no algoritmo inicial.

- Pode ser transferido entre quaisqueres duas carteiras independentemente da localização do participante A e B, ignorando qualquer bloqueio politico ou governamental. Muito útil para quem vive em paises do terceiro mundo e ditaduras.

.....

Na realidade... é só isto. Não existe mais upside nenhum! São coisas positivas, mas é isto.

Agora os pontos negativos das crypto:

- Para que a rede funcione, precisa que mais e mais gente valide as transações, gastando mais e mais energia eletrica. Sendo que à medida que menos e menos moedas vão sendo minadas, o incentivo economico para minar e portanto validar as transações, está diretamente dependente de o valor das moedas ir aumentando. Se não existir incentivo economico para minar, não existe malta a validar as transações. E à medida que as transações aumentam é preciso cada vez mais malta para validar. Mas menos moedas são emitidas. Mais energia é desperdiçada... enfim... uma ineficiência completa

- As crypto não servem como reserva de valor. Uma reserva de valor não pode ter a volatilidade que existe nas crypto.

- O comum dos mortais nunca vai pagar com crypto. É dificil ter uma carteira, é fácil de perder as chaves, é dificil ter anonimato na rede.

- As transações são mais caras do que com as moedas tradicionais. A comissão paga para transacionar de um lado para o outro a moeda é maior do que para transacionar Euros ou dolares. 

- O ativo não produz absolutamente nada, é um ativo exatamente igual ao ouro, ou a qualquer outro ativo estático. Serve apenas porque existe alguem disposto a pagar por ele. O ativo não produz nada para a humanidade, não serve para fazer um produto final, não serve para viver lá dentro, não serve para nada... serve apenas para transacionar por bens e serviços... mas na realidade ninguem transaciona bens e serviços com ele! Porque para uma coisa ser dinheiro e servir de meio de transferência, é necessário estabilidade de preços! Isto é comprovado em qualquer economia da história, basta olhar hoje em dia para a Venezuela. É impossivel ter uma economia a funcionar com base numa medição de preços que tem a volatidade da bitcoin.

- Não há nada que não se faça com Bitcoins que não se possa fazer com Euros ou Dolares.

Ou seja... este tipo de ativo tem algum valor? Sem dúvida! Se eu estivesse a trabalhar na Venezuela, a primeira coisa que fazia era transferir o salário para bitcoins, sendo que não me deixariam fazer em euros para preservar o meu poder de compra. Agora... para a maior parte do mundo desenvolvido, as crypto não solucionam absolutamente nada! Para quem vive na Europa ou nos Estados Unidos, não há nada que estas moedas adicionem ao nosso stock de ativos disponiveis... e adicionamente necessitam de emensa energia e desperdicio para funcionar, sendo que esse desperdicio vai aumentar e aumentar à medida que o tempo passa. Na minha opinião, eventualmente vão existir regras para limitar isto, ou então a malta vai simplesmente perceber que o ativo não resolve nenhum problema da humanidade e ele vai cair por si só. Não consigo imaginar um cenário em que este ativo é útil para alguem, num país desenvolvido. É tão inutil como o Ouro, sendo que o Ouro ao menos serve para fazer compenentes e eletrónica. Isto só tem valor porque existe uma pessoa que está disposta a pagar mais do que tu pelo ativo. É um contrato social não explicito. Sendo que eu não vejo nenhuma situação em que isto seja útil para a humanidade, eventualmente, na minha opinião, esse contrato social vai cair. 

É, claro, apenas a minha opinião, de uma pessoa normal que pensou 60 ou 70 horas sobre o assunto. Desde que exista um pato disponivel a pagar mais, está sempre tudo bem. No final do dia, este ativo vai ter que mostrar que serve para alguma coisa de forma a justificar o ser preço. Neste momento, eu não vejo justificação. Ninguem faz nada com isto sem ser brincar aos trades.

Cumprimentos,

As cripomoedas são uma das maiores falácias da humanidade! (não estou a dizer o mesmo da tecnologia BLOCKCHAIN, que devidamente implementada, é uma mais valia tecnológica, mas para isso ninguém precisa de criptos... sistemas para implementar a blockchain existem e são vendidos por empresas como a IBM, por exemplo)

Este post diz quase tudo... a EUFORIA sobre as criptos (e fala alguém que acompanha este "universo" há alguns anos) é mera ESPECULAÇÃO (tal como o são quase todos os produtos financeiros DERIVADOS das acções e indices bolsistas, que foram introduzidos no mercado na década de 70, depois de muita pressão dos banqueiros e especuladores, desfazendo e triturando todas as medidas que foram implementadas após a grave crise que começou em 1929)

No entanto, e no que toca ao BTC, é complicado analisar a evolução... a utilização em pagamentos não será com certeza o seu futuro (o número de tx por segundo é ridícula) , mas sim como reserva de valor. Nada no universo se perde (os gastos em energia que estão a ser efectuados, juntamente com o $ injectado no sistema, migram para a sua valorização) mas também TUDO SE EQUILIBRA (eventualmente quando os mineradores deixarem de ser incentivados na produção de novas moedas, haverá uma infraestrutura interessada na compensação do valor da transacção - que irá ajustar de acordo com os custos reais da mesma! - resta saber como é que tudo se irá equilibrar!)

O BTC era necessário? NÃO... é mais uma "experiência" criada pela raça humana... que rapidamente foi explorada por especuladores. Os outros milhares de moedas eram necessários? NÃO!!! Há quem defenda a descentralização, acesso universal a um sistema "bancário", mas este não é o caminho!

Entretanto, quem puder especular e entrar na onda dos ciclos de EUFORIA e loucura, como o MUSK (quem diria!!!) fez... que o faça... mas sinceramente, nunca se esqueçam do ciclo natural dos mercados, que está indexado às emoções humanas, e até agora "nunca" falhou...

psychology-of-market-cycles.jpg

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 15 horas, IceMan1910 disse:

Nem eu estou a dizer que vai acontecer. Já tive algumas bitcoins também.

Mas neste momento estou fora deste mercado. Percebo os upsides e os downsides, já estudei bastante o assunto. Um dos meus principais investidores preferidos, o Chamath Palihapitiya é um dos proponentes de que devemos usar uma % do portfolio em bitcoins. Ele fez uma enorme fortuna parcialmente com a moeda. 

No entanto, entre várias entradas e saídas, decidi deixar de investir em cryto, mesmo que com isso esteja a perder uma oportunidade de ganhar dinheiro. Respeito todos os que investem no ativo e percebo os pontos positivos.

Posso perder aqui 5 minutos a explicar o meu racional.

Pontos positivos a favor das crypto (ou bitcoin, se quisermos singularizar):

- Rede descentralizada de transações. Não pode ser comprometida com nenhum shut down parcial

- Stock limitado de moedas. Não podem ser criadas mais para alem do definido no algoritmo inicial.

- Pode ser transferido entre quaisqueres duas carteiras independentemente da localização do participante A e B, ignorando qualquer bloqueio politico ou governamental. Muito útil para quem vive em paises do terceiro mundo e ditaduras.

.....

Na realidade... é só isto. Não existe mais upside nenhum! São coisas positivas, mas é isto.

Agora os pontos negativos das crypto:

- Para que a rede funcione, precisa que mais e mais gente valide as transações, gastando mais e mais energia eletrica. Sendo que à medida que menos e menos moedas vão sendo minadas, o incentivo economico para minar e portanto validar as transações, está diretamente dependente de o valor das moedas ir aumentando. Se não existir incentivo economico para minar, não existe malta a validar as transações. E à medida que as transações aumentam é preciso cada vez mais malta para validar. Mas menos moedas são emitidas. Mais energia é desperdiçada... enfim... uma ineficiência completa

- As crypto não servem como reserva de valor. Uma reserva de valor não pode ter a volatilidade que existe nas crypto.

- O comum dos mortais nunca vai pagar com crypto. É dificil ter uma carteira, é fácil de perder as chaves, é dificil ter anonimato na rede.

- As transações são mais caras do que com as moedas tradicionais. A comissão paga para transacionar de um lado para o outro a moeda é maior do que para transacionar Euros ou dolares. 

- O ativo não produz absolutamente nada, é um ativo exatamente igual ao ouro, ou a qualquer outro ativo estático. Serve apenas porque existe alguem disposto a pagar por ele. O ativo não produz nada para a humanidade, não serve para fazer um produto final, não serve para viver lá dentro, não serve para nada... serve apenas para transacionar por bens e serviços... mas na realidade ninguem transaciona bens e serviços com ele! Porque para uma coisa ser dinheiro e servir de meio de transferência, é necessário estabilidade de preços! Isto é comprovado em qualquer economia da história, basta olhar hoje em dia para a Venezuela. É impossivel ter uma economia a funcionar com base numa medição de preços que tem a volatidade da bitcoin.

- Não há nada que não se faça com Bitcoins que não se possa fazer com Euros ou Dolares.

Ou seja... este tipo de ativo tem algum valor? Sem dúvida! Se eu estivesse a trabalhar na Venezuela, a primeira coisa que fazia era transferir o salário para bitcoins, sendo que não me deixariam fazer em euros para preservar o meu poder de compra. Agora... para a maior parte do mundo desenvolvido, as crypto não solucionam absolutamente nada! Para quem vive na Europa ou nos Estados Unidos, não há nada que estas moedas adicionem ao nosso stock de ativos disponiveis... e adicionamente necessitam de emensa energia e desperdicio para funcionar, sendo que esse desperdicio vai aumentar e aumentar à medida que o tempo passa. Na minha opinião, eventualmente vão existir regras para limitar isto, ou então a malta vai simplesmente perceber que o ativo não resolve nenhum problema da humanidade e ele vai cair por si só. Não consigo imaginar um cenário em que este ativo é útil para alguem, num país desenvolvido. É tão inutil como o Ouro, sendo que o Ouro ao menos serve para fazer compenentes e eletrónica. Isto só tem valor porque existe uma pessoa que está disposta a pagar mais do que tu pelo ativo. É um contrato social não explicito. Sendo que eu não vejo nenhuma situação em que isto seja útil para a humanidade, eventualmente, na minha opinião, esse contrato social vai cair. 

É, claro, apenas a minha opinião, de uma pessoa normal que pensou 60 ou 70 horas sobre o assunto. Desde que exista um pato disponivel a pagar mais, está sempre tudo bem. No final do dia, este ativo vai ter que mostrar que serve para alguma coisa de forma a justificar o seu preço. Neste momento, eu não vejo justificação. Ninguem faz nada com isto sem ser brincar aos trades.

Cumprimentos,

há 15 horas, marcolopes disse:

As cripomoedas são uma das maiores falácias da humanidade! (não estou a dizer o mesmo da tecnologia BLOCKCHAIN, que devidamente implementada, é uma mais valia tecnológica, mas para isso ninguém precisa de criptos... sistemas para implementar a blockchain existem e são vendidos por empresas como a IBM, por exemplo)

Este post diz quase tudo... a EUFORIA sobre as criptos (e fala alguém que acompanha este "universo" há alguns anos) é mera ESPECULAÇÃO (tal como o são quase todos os produtos financeiros DERIVADOS das acções e indices bolsistas, que foram introduzidos no mercado na década de 70, depois de muita pressão dos banqueiros e especuladores, desfazendo e triturando todas as medidas que foram implementadas após a grave crise que começou em 1929)

No entanto, e no que toca ao BTC, é complicado analisar a evolução... a utilização em pagamentos não será com certeza o seu futuro (o número de tx por segundo é ridícula) , mas sim como reserva de valor. Nada no universo se perde (os gastos em energia que estão a ser efectuados, juntamente com o $ injectado no sistema, migram para a sua valorização) mas também TUDO SE EQUILIBRA (eventualmente quando os mineradores deixarem de ser incentivados na produção de novas moedas, haverá uma infraestrutura interessada na compensação do valor da transacção - que irá ajustar de acordo com os custos reais da mesma! - resta saber como é que tudo se irá equilibrar!)

O BTC era necessário? NÃO... é mais uma "experiência" criada pela raça humana... que rapidamente foi explorada por especuladores. Os outros milhares de moedas eram necessários? NÃO!!! Há quem defenda a descentralização, acesso universal a um sistema "bancário", mas este não é o caminho!

Entretanto, quem puder especular e entrar na onda dos ciclos de EUFORIA e loucura, como o MUSK (quem diria!!!) fez... que o faça... mas sinceramente, nunca se esqueçam do ciclo natural dos mercados, que está indexado às emoções humanas, e até agora "nunca" falhou...

psychology-of-market-cycles.jpg

Maioritariamente ambos têm razão. No entanto temos de olhar para tecnologias como Ethereum por exemplo que está a migrar para Proof of Stake em vez de Proof of Work o que vai acabar com os miners e conseguir parar com o desperdício de energia gigantesco que tantos falam. Eu vejo o Ethereum (a melhor implementação da blockchain até agora) como era a Internet nos anos 80/90. Ninguém faz ideia das aplicações possíveis desta tecnologia.

Quantos às fees, tens outras crypto que não têm qualquer fee (ou muito baixa), e que consegues transacionar o valor completo sem gastar nada com fees. Cada crypto é diferente e tem a sua utilização especifica. Muitas delas nem sequer se podem comparar entre si pois têm objetivos e ideias completamente distintas.

Quanto à comparação com o P2P, discordo pois por mais diversificação que tenhas, a não ser que diversifiques por plataforma, e mesmo assim muitos dos LOs são comuns entre as plataformas, podes acabar com 0, basta teres tido "azar" a diversificar. Em 10 anos, nunca houve nenhum "azar" com a Bitcoin e com o Ethereum, e estou confiante e crente que assim continue. Se passares nos forums da mintos e de outras plataformas do género vês a quantidade de pessoas que perdeu dinheiro (e muito) mesmo com diversificação.

Quanto ao comentário do @marcolopes é certo que há euforia, também houve em 2017/2018 quando toda a gente ditou o fim da bitcoin e todas as restantes cryptos, na altura esse gráfico foi postado milhares de vezes. E hoje, aqui estamos. 

Qual é o caminho para o "unbank yourself" que não a tecnolgia blockchain e o que hoje a BTC maioritariamente representa? É óbvio que a Bitcoin e o Ethereum não eram necessários, a internet também não era, até passar a ser.

Editado por Wakka
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...
    • 2 weeks later...
    há 1 hora, domus disse:

Alguém vai inserir as perdas da Envestio, Grupeer, etc no IRS?

Boas, isso é q era assunto 😅

Não sou especialista sobre o assunto, mas creio que, ao contrário das ações, não será possível declarar menos valias em relação aos P2P 😕

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

@domus acho que, ao contrário dos investimentos em Ações, Fundos ou ETFs os rendimentos obtidos dos empréstimos P2P são considerados juros (rendimentos de capitais) e não permitem abater as perdas. O que eu fiz, muito embora deva estar incorreto, foi não incluir os juros "ganhos" nas plataformas que deixaram de pagar qualquer valor.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Uma dúvida... os ganhos nas plataformas P2P no exterior, que não foram objeto de qualquer tipo de retenção, não deveriam também ser declarados nesses países?

É só mesmo uma dúvida existencial, não é que alguma vez estivesse a pensar fazê-lo! :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites