Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• P2P - Tópico Geral

Cardoso24

Recommended Posts

caralmeida030267

Já carreguei na Grupeer e na Mintos, para já com baixos valores.

Vamos ver como corre a experiência, se agradar reforço.

A quem estiver interessado, deixo aqui os meu links de afiliado:

Mintos: http://www.mintos.com/en/ref/S2B69A

Grupeer: https://www.grupeer.com?invited_by=grp_1003503

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 10,5k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Rick Lusitano

1796

• Nesspc

858

• Harvester

492

• Patanisca

413

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Excelente post. Em alguns comentários parece que a culpa da Envestio e Kuetzal terem indo ao charco foram os levantamentos, incluindo as saídas antecipadas. A culpa é só das plataformas, umas por

Fechando o ano de 2019, penso que foi bastante positivo para mim no meu próprio Fundo de Sucateiro P2P Aqui ficam alguns valores nomeadamente em p2p retorno vs risco Notas : 2018 apen

Sim, as coisas impossíveis ao ser humano que já vi acontecer em mim e já vi em outras pessoas provaram sem sombra de dúvida que Deus existe e se torna galardoador daqueles que o buscam. Em Genesi

Posted Images

há 6 horas, Visitante Pobrecito disse:

Desculpa corrigir. A Envestio garante a recompra antecipada (em quase todos os investimentos) com perca de 5% do capital investido, mas não há perca dos juros ganhos até ao momento da recompra.

Já em caso de default, a situação é a seguinte: A plataforma garante um pagamento de 80% ou 90% do valor investido. Podes escolher: Ou te pagam imediatamente 80% e ficas à espera que decorram os procedimentos de recuperação do empréstimo (como sabes podem levar meses ou anos e nem dar em nada) ou te pagam 90% e fica o caso encerrado, perdeste 10% do investimento e pronto.

Mas concordo, a Envestio é uma das plataformas com maior risco para o investidor, como dizes e bem, as taxas de juro oferecidas refletem isso mesmo.

Obrigado pela rectificação! Tem toda a razão, eu li isso nalgum site que fez review à Envestio e ontem andei a procurar nas FAQs do site mas não têm lá essa informação exposta, curiosamente.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, Patanisca disse:

Como assim? Podes elaborar?

Obrigado!

Claro!

A Iuvo tem sistema de afiliado que funciona da seguinte forma:

Se durante os 60 dias depositares:

1000€ recebes 30€ de bonus

(+1500€) 2500€ recebes + 60 de Bonus

Totalizando 90€

Quem te referir recebe o mesmo, mas salvo erro, tem de fazer os depósitos também.

Info em - https://www.iuvo-group.com/wp-content/uploads/2017/10/refer-a-friend-en-16-10.pdf

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 20 horas, Patanisca disse:

Então mas a Iuvo não é aquela P2P que em caso de buyback não paga os juros gerados até à data do buyback? Devolve apenas o capital investido.

Isso para mim é um ponto negativo.

Por isso, terá as taxas de juro mais altas e também os 30 EUR por 1.000 EUR investidos usando um referral de outro investidor (até 90 EUR totais <=> +2.500 EUR investidos)?

Esse bónus equivale a 3% extras, será uma forma de compensar essas perdas e convencer potenciais investidores que não acham muita "piada" a forma de BuyBack?

É um bónus chorudo, quando comparado com as outras plataformas...

DISCLAIMER: Não acho muita "piada" ao BuyBack ser apenas sobre o capital investido. Estou a ponderar...

Editado por Rick Lusitano
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 1 hora, Cesar Branco disse:

Boa tarde,

Alguém me pode dizer qual a taxa de retenção fiscal efectuada na Mintos ?

Obrigado

Para residentes fiscais em Portugal, a Mintos não faz retenção fiscal.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano

Leitura que poderá ser interessante para aumentar os conhecimentos do sector do financiamento colaborativo em Portugal, independentemente de se investir ou não nas plataformas mencionadas.

SPOILER: Há actualmente 10 plataformas em Portugal a aguardar licença da CMVM (a Raize já a têm).

Jornal de Negócios - À espera de Bruxelas, crowdfunding português "investe" em imobiliário, energia e PME (11 de outubro de 2018)

https://www.jornaldenegocios.pt/mercados/detalhe/a-espera-de-bruxelas-crowdfunding-portugues-investe-em-imobiliario-ambiente-e-pme

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

IUVO... serei o único a não achar estranho o buyback ser só sobre o principal? :)

A IUVO categoriza os empréstimos em 6 níveis de risco, com juros crescentes com o risco. 

Se o buyback incluísse juros toda a gente escolhia apenas os empréstimos HR, de risco mais alto, com juros mais altos.

Neste caso nem sequer faria sentido haver classificação de risco: no mundo teórico dos buybacks garantidos não há risco.

Seja como for o importante é o retorno real que isto dá. No meu caso a Iuvo anda ela por ela com a mintos.

Valores relativos a setembro, tendo em conta cashdrag=0%.

robocash 12,14%
    mintos 10,19%
    grupeer 13,22%
    iuvo 10,13%
    peerberry 8,06%

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pois a questão é mesmo essa, até que ponto é positivo divergir capital da Mintos para uma Iuvo, se ambas rendem o mesmo e a Mintos tem o background que se conhece.

Só se for mesmo por diversificação de risco. A Iuvo é liquida? Ou seja, tem mercado secundário que absorve os loans que queiramos vender de um dia para o outro?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

@Patanisca o "problema" recente da mintos foi a grande seca de juros e ofertas, devido ao efeito cascata causado pelo empréstimo obrigacionista da mogo. A situação já está melhor agora, mas houve aí uma fase em que não conseguia nada acima de 10% e tinha muito cashdrag.

A Iuvo tem mercado secundário (suporta desconto/prémio/venda parcial). Não sei se é muito dinâmico porque nunca o usei.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 10/10/2018 às 20:33, Patanisca disse:

Perdi a cabeça e mandei um salário para a Envestio.

Seja o que Deus quiser! ?

Se alguém gostar de emoções fortes (+20% ao ano), ainda recebe 5€ à entrada se depositar mais de 100€ e +0,5% de cash back durante 9 meses: https://envestio.com/?invite=3tQ8MxN

Aderi à Envestio, usei o teu link, a falta de ativos de algumas P2p me obriga a diversificar ainda mais.... 

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, dasneves disse:

Sim, meti lá algumas fichas para experimentar.

Até agora sem problemas, mas não me sinto confiante para reforçar.

Parece demasiado bom para ser verdade...

explica aí o bom demais sff ? ando à procura de mais uma casa para diversificação.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, dasneves disse:

Sim, meti lá algumas fichas para experimentar.

Até agora sem problemas, mas não me sinto confiante para reforçar.

Parece demasiado bom para ser verdade...

O que me parece diferenciador e talvez aliciante numa ótica de diversificar é ter Loans de Espanha, Dinamarca e Reino Unido (para além de Polónia).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Actualização deste Post já publicado anteriormente:

Para os novos que andam a começar neste mundo das P2P, fica mais simples escrever publicamente a minha opinião sobre cada uma, do que andar com alguma frequência respondendo em privado....

Raize:  Comecei nesta P2P, dezembro de 2016, e desde Outubro de 2017 ando em retirada, tudo porque as garantias pessoais não funcionam, todo o lucro até a data foi perdido e estou negativo, por causa de 2 ativos deram-se como perdidos, sou bastante critico nesta P2P quem segue os meus Posts.

Bondora: Foi das 1º estrangeiras a entrar devido aos supostos retornos das mesma e das 1º a sair mal me apercebi, com o AI, apanha ativo mesmo que não queiras, e no momento que um ativo B+ entra logo em insolvência estranhei logo, ativos F a 120%, parecia um mercado de acções muita propaganda tipo Raize é para fugir estou com uma perda de 20€; 

SAVY: Uma P2P da lituana, tinha poupa oferta, os ativos para ter o mecanismo compensação, reduziam-se para 10%, achei um mercado com poupa liquidez, o mercado secundário demorava dias para ser vendido fechei-a com lucro. 

FinBee: Outra P2P, da lituania, quando entrei tinha o mecanismo compensação dava bons retornos, mais de 15%, entretanto foi vendida, retiraram esse mecanismo para novos ativos e começaram a taxar os não residentes a 15%, resumindo retirei-me deste havia melhores por ai, fechei-a com lucro; 

Mintos:  È uma P2P madura, constantemente a entrar novos originadores, cerca de 6 meses atrás, os ativos a curto prazo andavam até 10%, atualmente andamos a passar por essa fase, ativos noutras moedas pode ser uma solução para melhores taxas; link de afliação: www.mintos.com/en/ref/HFGIUQ

Twino: Já ouvi falar de tudo, despedimentos, problemas organizacionais etc., mudou de CEO, e tem vindo a laborar sem grandes criticas, O AI ou manualmente vai funcionando e vai havendo ativos entre 10% a 11%, tem vindo sempre a melhorar os serviços, app as funções para declaração de renda etc... 

Viainvest: Tem 4 originadores, vai havendo sempre ativos, o AI, funciona bem, houve um corte para 11% em 2 orginadores cobra taxa a não residentes;

Viventor:  Tem vindo a entrar novos originadores, taxas desde 10,5% a 14%, sendo que a 14% é raro apanhar; já houve momento de secura total em ativos disponíveis; 

Iuvo: Uma P2P com liquidez e taxas por volta de 14%, mediante os requisitos de escolha de ativos o AI funciona bem, tem a possibilidade de comprar ativos em moeda da bulgaria e romena; Se quiserem link de Afiliação devem enviar-me nome e email por mensagem privada para  eu incluir num registo na minha conta de investidore receberam o email de afiliado

Grupeer: Quando surgiu, fui dos primeiros entrar, pagam certo, não há atrasos, utilizam muitos ativos de projecto em "desenvolvimento", sempre tive receios em entrar forte, por parecer boas demais com taxas até 15%, entretanto cresceu em investidores e novos originadores, até á data vale apena investir e reforçar:link de afliação:  https://www.grupeer.com?invited_by=grp_100254

Robocash: Fui também dos primeiros a entrar, tem um limite de 10 mil de investimento, que ficaram de aumentar esse limite até hoje, ao fim de 1 ano, aumento 1 orginador, está muito dependente do grupo empresarial russo que deu origem, é uma e espécie de "GES" como tivemos em Portugal,   tem estado muito seca ultimamente, como até um limite de 10 mil euros e taxas a rondar os 14%, até a data vale apena o risco. 

Do Finance: Quando entrei tinha taxas até 12% e a desmobilização era possível sem perdas de juros e num espaço curto de tempo, atualmente reduziram até 9% e com perda de juros no caso desmobilização e demora a devolver o capital, estou desiludo com esta P2P estou em retirada. 

Lenndy: Precisa de uma conta bancária associada à P2P, chamada de Paysera, até vários ativos de taxas até 15% e de diversas maturidades, sem buyback é um risco demora muitos meses até receber o capital e juro. Introduziram recente o AI e tem funcionado muito bemlink de afliação: https://system.lenndy.com/?q5fMGYX

Investly: Financiamento de faturas em euros e em libras, em euros,  15 em 15 dias fazem ponto de situação sobre o estado dos atrasos,  estou com 10 e 11% de rentabilidade, de longe melhor do que a Raize :link de afliação:  https://investly.co/#Xlkx

Linked Finance: P2P da Irlanda, funciona com garantias reais ou pessoais , tive para ai 2 ativos em atraso de 15 dias, super eficiente a P2P, ganham uma ligeira comissão nos juros, talvez por isso a eficiência.... 

Estateguru: Estava reticente em meter-me em P2P de imobiliário, contudo, é das P2P de imobiliário mais maduras e das minhas preferidas, prazos de maturidade até 24 meses, taxa média de 11%, bonus ou penalizações a favor dos investidores, ponto de situações dos projectos com frequência:link de afliação: https://estateguru.co/login/auth?userPromotionCode=EGU25378 

Housers: Teve um boom de entrada de novos investidores, com bonus para quem trouxe-se um amigo e as taxas eram bastante baixas relativamente à estateguru, contudo recentemente tem vindo a subir, alguns ativos cobram além de comissões para a housers taxam aos não residentes, reduzi a minha exposição... 

Crowdestate: È uma espécie de irmão gémeo da estaeguru, ligeiramente com taxas supeiores, contudo, com menos projectos relativamente à estateguru. 

São essas as minhas P2P, praticamente faço a gestão do meu próprio fundo de P2P 

Envestio: Usei um link de afliação para receber ambos um bonus, já a tinha analisado, mas tinha estado em gaveta, com a quebra de ativos no mercado em algumas P2P tradicionais, resolvi testar esta trata-se: de Financiamento de Negócios, alguns negócios tecnológicos com altas taxas de rentabilidades, funciona como a Raize, Clicinvest , ou nas P2P imobiliário, com garantias reias e pessoas associadas aos projectos, apesar do risco parece-me muito melhor que a RAIZE para as rentabilidades oferecidas e compensas possiveis riscos nos investimentos dos projectos assumidos :link de afliaçãohttps://envestio.com/?invite=Qw8hz8o

Já analisei mais P2P dos uk e como fazer para entrar nos uk, contudo, o dinheiro não estica, quando entrar falarei delas....

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, quirino disse:

explica aí o bom demais sff ? ando à procura de mais uma casa para diversificação.

Para mim é estranho sobretudo o facto de em cerca de 15 empréstimos que tenho, não haver um único atraso...

Não é caso único, acontece o mesmo na Grupeer, mas aqui estamos a falar de empréstimos de consumo, em Espanha, a uma taxa de 15% ao ano . Serão todos os espanhóis assim tão bons pagadores?

Também me espanta um pouco o facto de nunca haver falta de empréstimos. Embora isso possa estar relacionado com o facto de, como eu, muita gente estar receosa de investir grandes quantias.

Editado por dasneves
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 31 minutos, Max_Filas disse:

Na AI Iuvo dá para escolher a duração máxima dos Loans?

image.png.97552719629a7b955609135816ce36a1.png

Dá, se combinares o "Instalment type" com o "Remaining installments".

Por exemplo se quiseres a duração maxima de 3 meses pode ser:

- Remaining = 3 e Type = 30 days

- Remaining = 12 e Type = 7 days

Etc

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas,

Depois de as opiniões e experiências que aqui li me ajudarem, decidi-me e investi um valor para mim considerável  nas que me apareceram mais atractivas e fidedignas Aproveitei alguns links de afiliação que aqui foram postados para uns pequenos mas sempre agradáveis bónus .

Em valores recebi pouco mais de 570€ desde final de agosto até á presente data, inclusive uma surpresa á dias de 240€ na Mintos!!(Media 11,7)(Affiliate partner bonus ) Parece uma solução bem elaborada, com bastante informação, especialmente sobre os loan originators - dou atenção a estes pois são eles que criam os empréstimos, que fazem as cobranças, que veem se a pessoa é elegível para um empréstimo ou não (consegue pagar o mesmo?Vou reaver o meu dinheiro?) os filtros demoram sempre uns segundos, mas tem uma quantidade de loans disponíveis enorme, é fácil colocar em modo de reinvestir automático e "esquecer" o assunto.

Plataforma solida, bem estruturada, permite investimento de diferentes moedas, minha media 10,48%

Link: Mintos

Grupeer: Media 14,38% Mais dedicada a imobiliário(mas não só) tem taxas mais atractivas mas pouca diversificação, investimentos entre 14%-15% foram as minhas apostas, com ultimamente algum valor num projecto de  13% porque me pareceu um projecto mais seguro para contrabalançar o risco (Este projecto é de imobiliario na Noruega e tal..pais rico..devem conseguir pagar, nem que seja em bacalhaus : ) Falando a serio tem buyback tambem que é sempre um descanso extra.

Link: Grupeer

Envestio: Media 19,79%A perola da suspeita de tão altas taxas! 30%??? já nao fui a tempo desse projecto mas foi concluído e pago, depois apareceram a 27%..no momento o mais alto são 22% com buyback de 95%(significa que tem garantia, se algo correr mal a Envestio paga o valor menos 5%) Até ver tudo bem, vou tirar algum da mintos e aumentar a minha exposição na Envestio mantendo a Mintos como "algo mais seguro".

Os projectos são bem apresentados, e o site em si é agradável e pratico, com info bem apresentada sobre oq eu temos, os proximos pagamentos, os projectos, diagramas e tudo numa forma "limpa" e profissional, espero que se apliquem tanto no escrutínio financeiro dos clientes como na aparência.

Tem as melhores taxas, é mais recente, é pequeno em numeros emprestimos/investidores, faz sentido que procurem ter taxas atrativas para chamar investidores (Mintos , Envestio 1 693 investidores , Grupeer 3 317, Mintos...83 204!

Link: Envestio

Os links são, como noutros casos, providos de uma vantagem temporária para ambas as partes de uma pequena percentagem acrescida ao investimento das partes, nalguns casos tambem acresce 5€ por cima, não é importante, é um extra, não dei muito valor a isso na altura do registo, aproveitei, e procurei saber mais sobre os sites e sobre os investimentos/projectos que estes tinham, e com certeza familiarizar-me com as diferentes nomenclaturas.Loan originator, rating dos mesmos, % de default, , pib per capita dos paises dos emprestimos, os valores todos que cada qual vai pesar para fazer a consideração final sobre o risco a tomar.

Boa sorte e bom trabalho

A sorte favorece os audazes :)

Nota: Tentei a Bondora mas não cheguei a investir, dinheiro perdido durante umas semanas por culpa do sistema de transferencia Trustly, nunca mais...e entre 2500€ "perdidos" pela europa, falando com 3 entidades, o meu banco, bondora e trustly, esta ultima foi a que menos fez, a Bondora entrou em contacto com a trustly e conseguio que me devolvessem o valor antes de acção legal, entretanto o meu contacto de apoio ao cliente da mesma trultly , continuou semanas depois de eu ter o valor a dizer que "estavam a ver o meu caso com toda a atençao" resposta automática de quem nao quer saber...Acabei por nao ter investido na Bondora. Gostei do serviço de apoio ao cliente, mas pelas reviews aqui e pelo espalhafato do site, nao é minha prioridade para já...

Editado por H S
    +info relevante
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 4 horas, Cesar Branco disse:

Obrigado Rick.

Então declara-se como rendimentos de capital, tipo rendimento de depósitos a prazo por exemplo ?

Os juros dos empréstimos (ou contratos de mútuo, como são conhecidos juridicamente) são considerados fiscalmente como os juros dos depósitos/obrigações/CLNs.

Taxa liberatória de 28% para os residentes fiscais em Portugal.

Neste caso, no anexo J da declaração Modelo 3 de IRS:

Citação

Na declaração modelo 3 existe um anexo próprio - o anexo J - para evidenciar os rendimentos que foram obtidos fora de Portugal, quer se trate de pensões, juros de aplicações financeira ou de contas bancárias noutros países ou de qualquer rendimento que se inclua numa das seis categorias de IRS.

IRS - Rendimentos obtidos no estrangeiro - https://www.jornaldenegocios.pt/opiniao/colunistas/detalhe/irs---rendimentos-obtidos-no-estrangeiro

Editado por Rick Lusitano
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites