Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• P2P - Tópico Geral

Cardoso24

Recommended Posts

• Respostas 10,5k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Rick Lusitano

1796

• Nesspc

858

• Harvester

492

• Patanisca

413

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Excelente post. Em alguns comentários parece que a culpa da Envestio e Kuetzal terem indo ao charco foram os levantamentos, incluindo as saídas antecipadas. A culpa é só das plataformas, umas por

Fechando o ano de 2019, penso que foi bastante positivo para mim no meu próprio Fundo de Sucateiro P2P Aqui ficam alguns valores nomeadamente em p2p retorno vs risco Notas : 2018 apen

Sim, as coisas impossíveis ao ser humano que já vi acontecer em mim e já vi em outras pessoas provaram sem sombra de dúvida que Deus existe e se torna galardoador daqueles que o buscam. Em Genesi

Posted Images

Rick Lusitano

há 1 hora, Rick Lusitano disse:

Preocupa-me mais a Capital Service (Mintos) e Aforti (Viventor e Mintos, mas eu não tenho na Mintos).

O país da CS e Aforti, parece que propicia a aldrabice (governo de extrema esquerda), mais do que o Kosovo. E a postura dos LO polacos é no mínimo manhosa, para não dizer criminosa.

Nem de propósito, acabadinho de chegar. Habemos esperança ;):

Citação
    443520f2-de70-4679-bf55-880852c2a9da.png

Dear Investors,

I’m happy to share another piece of good news - we have just received our first batch of recovered funds from an outstanding amount to investors from Aforti Factor. 

These funds were recovered by the Court’s Enforcement Officer as a result of the legal proceedings we initiated on our investors’ behalf last month. This initial payment which will be transferred accounts for 15% of Aforti Factor’s outstanding debt to investors.  

We will be processing and transferring these funds immediately, beginning with the oldest (by loan maturity date) investments, and these funds should start reaching investors in the next few days. 

We acknowledge that this is only a small part of the entire outstanding sum, but it is an important first step in the fund recovery process. 

We will have more news about Aforti next week, so you can expect further updates then.

Kind regards
    Andrius Bolšaitis and ViVentor team

Fonte: Mail da Viventor em 20-08-2020

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Rick Lusitano disse:

Preocupa-me mais a Capital Service (Mintos) e Aforti (Viventor e Mintos, mas eu não tenho na Mintos).

O país da CS e Aforti, parece que propicia a aldrabice (governo de extrema esquerda), mais do que o Kosovo. E a postura dos LO polacos é no mínimo manhosa, para não dizer criminosa.

A Monego e outros LO da tribo Mintos, acredito que os seus sócios irão tentar pagar sempre tudo, devido ao dano reputaccional que iriam provocar aos outros LO da tribo e ao seu banco, a Mintos. Mas é uma expectativa minha, um acto de fé, por isso, vale o que vale.

Por exemplo, a Lendo (Finko Georgia) estava a beira da falência, mais as alterações legais na Geórgia às taxas de juro máximas, os seus donos podiam ter fechado e deixavam os investidores agarrados. O que fizeram?

Fizeram o wind-down controlado, pagando tudo aos investidores da Mintos. Primeiro, a Varks (Finko Arménia) comprou-a, ficando assim responsável directo pelas suas dívidas. A Varks foi tapando os buracos da Lendo, contribuindo para a descapitalização da Varks (perdendo a licença, devido a isso). Depois da perda de licença da Varks, os outros LO da Finko e os sócios tiveram que tapar o que faltava na Lendo. Agora falta tapar os buracos dos 2 LO Russos, a Metrokredit e a Kiva (a Kiva começou por tapar a Metrokredit, agora precisa ela que a tapem).

Muito obrigado ?

Mas o "dano reputacional" já é grande, há mais de 6 meses que não recebo nada da Monego, pelo que retirei todo o dinheiro que lá tinha investido e a Mintos para mim acabou, depois de andarem com estes esquemas de Buybacks transformados em Pending Payments e depois em In Recovery ?

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 11 minutos, LMMN disse:

Muito obrigado ?

Mas o "dano reputacional" já é grande, há mais de 6 meses que não recebo nada da Monego, pelo que retirei todo o dinheiro que lá tinha investido e a Mintos para mim acabou, depois de andarem com estes esquemas de Buybacks transformados em Pending Payments e depois em In Recovery ?

Se com os truques (chico-espertismo) da Mintos e LO a entrar em default ou a perderem licença já estragam a reputação. Agora imagina se os LO não pagarem mesmo. ;)

Também estou com Monegos sem pagamentos há meses.

Entalados em Recovery, só tenho Monegos e Capital Service.

Não tive Varks e nem Cashwagon apartir de Fevereiro, altura que vendi toda a carteira para me dedicar ao trading a 100%, mas cheguei a ter mais de 50% do portfólio em Varks.

Até estava a espera que LO da Sun Finance fossem primeiro ao charco, como Tengo ou Kuki. Os LO Ucranianos do Finko, o Dinero e o Ur...

Caso Aforti:

Na Viventor, recebi agora 1 loan da Aforti Factor (múltiplas tranches compradas no SM a desconto), Principal + Juros + Late Fees.

Com este pagamento já reduzi 61% do principal investido na Aforti Factor na Viventor. Isto só com 15% da dívida da Aforti Factor que foi paga.

Parece que a Viventor é mais ágil a cobrar da Aforti...

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano

Um sinal que pode ser um bom indicador é o tempo que os LO demoram a pagar os PP.

Neste momento, a Kredo e Tigo do Finitera Group (Tribo Mintos) estão a ser rápidos a pagar os PP. Menos de uma semana para pagar os PP.

Ou têm vendas suficientes que cobrem os PP, e/ou LO são rápidos a transferir o dinheiro dos PP.

De qualquer das formas é boa noticia, pois demonstra que os LO têm liquidez e/ou boa vontade para pagarem.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Entrei no Mintos Investor Club ou lá o que é. Tenho poucas centenas de euros investidas, não sei o que lhes deu para me meterem em algo que, fora um bónus maior para referrals (e eu tenho dificuldade em obter referrals), não tem interesse nenhum.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 18 horas, Rick Lusitano disse:

Esse sistema de pagamento de pagar os loans por antiguidade e não pagar os loans que os borrowers efectivamente, só demonstra que nós não investimos em loans a indivíduos mas sim emprestamos aos LO. Logo não vale a pena andar a escolher os loans (idade, montantes, LTV, colateral, etc).

Os Personal Loans e Short-term Loans (P2P Loans) são na realidade Business Loans (P2B Loans).

O que acho que é incorrecto, se tenho 2 Bonds, uma da empresa A e outra B, se a empresa A paga e a B não paga, o banco ou o broker, não vão pagar aos investidores que investiram primeiro (seja nas Bonds A ou Bonds B).

Se no meu loan, o borrower pagou, todos os que investiram nesse loan deviam receber, Mas na Mintos não, se for preciso esse dinheiro é desviado para outros loan mais antigos, em que borrower não pagou.

No caso de Varks, a Mintos respondeu por mail que 1o eram pagos os empréstimos em que o cliente pagou e depois os buybacks: Borrower payments are paid first than Buybacks payments

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 22 horas, Rick Lusitano disse:

Mas a Aforti e a Capital Service não são polacas? O governo polaco é de direita conservadora.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 8 horas, jon.piu disse:

Mas a Aforti e a Capital Service não são polacas? O governo polaco é de direita conservadora.

Yep. polacas.

Sorry my bad, fiquei com a ideia que as últimas eleições tinham trazido um governo populista de esquerda, afinal é populista direita. Até porque aquela suposta COVID Shield que a CS disse que aderiu parece uma medida anti-capitalista.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 6 horas, jferreira20 disse:

https://www.mintos.com/blog/finko-ua-dinero-and-ukrpozyka-enters-a-voluntary-wind-down/

Mais (ou menos) -  depende da perspetiva -  2 LO a fechar.

Não admira muito. ;)

A 20/08/2020 às 16:13, Rick Lusitano disse:

Até estava a espera que LO da Sun Finance fossem primeiro ao charco, como Tengo ou Kuki. Os LO Ucranianos do Finko, o Dinero e o Ur...

A Lendo (Finko Geórgia) já tinha terminado o seu wind-down, devido às restrições legais às taxas de juro máximas na Geórgia.

Depois começou a Metrokredit (Finko Rússia) a fazer o window-down, por ter perdido a sua licença.

A Varks (Finko Armenia) perde a licença e está em window-down.

Recentemente também a fazer window-down, a Kiva (Finko Russia) pelo COVID na Rússia.

A Sebo (Finko Moldova) foi vendida à Mogo Finance.

Se a Finko Ucrânia com 2 LO fosse boa, a Mogo Finance tinha comprado também estes 2 LO que sobravam do Finko Group.

A Mogo Finance comprou aquilo que achava ter oportunidades de futuro.

O Finko Group ficou resumindo a LOs em wind-down (Lendo, Varks, Metrokredit, Kiva) e aos 2 LO da Ucrânia, que agora começaram o seu window-down. É um bad group neste momento, ficando só com o lixo que sobra.

Desse artigo  há o aviso sobre os personal/short-term loans na Ucrânia, que serve para outros LO da Ucrânia e plataformas de P2P que os comercializam:

Citação

Following the National Bank of Ukraine’s earlier decision in March 2020 to not allow lenders to calculate penalties for borrowers that are late with their payments, as well as the continued pandemic related restrictions in Ukraine, the process of collecting borrowers’ repayments and recovering debt has significantly stalled. This had a considerable impact on both lending companies’ operations, and the management teams faced a very challenging situation. 

Restrictions on penalties and fees will likely be extended into September 2020, which would have an even greater impact on both lending companies’ borrowers’ repayment discipline. And due to the current situation of the global finance industry, funding options for Dinero and UkrPozyka are limited, slowing down their potential development possibilities.

há 13 horas, azurium disse:

No caso de Varks, a Mintos respondeu por mail que 1o eram pagos os empréstimos em que o cliente pagou e depois os buybacks: Borrower payments are paid first than Buybacks payments

Então será uma novidade, talvez por terem um Banco Central a supervisionar o LO.

Até a Viventor já copiou a Mintos, vai pagar por antiguidade os loans da Aforti Factor. (Aliás a VV costuma copiar a Mintos em várias coisas, com os PP/Funds in Transit, entre outras coisas.)

Editado por Rick Lusitano
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    Citação

Which P2P Lending Companies are Profitable?

p2p lending companies profit and loss accounts

Table: Profits/losses of p2p lending companies (in million currency units) Source: own research. Please report any typos/inaccuracies.

https://www.p2p-banking.com/which-p2p-lending-companies-are-profitable/

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 1 hora, Tacuara disse:

Sendo eu um grande noob ainda.. O profit  não parece estar famoso :)

Yep.

(Atenção que há moedas diferentes, EUR, GBP, CZK, AUD, para ser tudo comparável, teria que se converter tudo para a mesma moeda.)

Para plataformas que financiam os seus LO, o mais importante é conseguir financiar ao mais baixo custo para os seus LO. Logo o incentivo para os seus accionistas, é primeiro, lucro para os seus LO e só depois para a plataforma. Para eles, um pouco de prejuízo/lucro na plataforma de P2P é aceitável. Pois a principal fonte de rendimento é os LO e são eles que têm prioridade na obtenção de dinheiro (a matéria-prima do seu negócio).

Depois como noutros sectores, as startups, ao principio são máquinas de queimar dinheiro. Pois estão a crescer e isso traz mais custos que receitas (ao principio nem há receitas, só custos).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    rui_marreiros
    há 6 horas, superkinas disse:

este tópico chegou a ser o mais movimentado e agora .....

o tópico de momento é FI.

P2P estão em baixo de forma e os problemas dos SCAMs não ajudou nada.

Neste momento, penso que estamos a ter a realidade, investir não é 100% seguro. Termos perdas de capital em alguns investimentos é o mais natural, já que alguns envolvem riscos elevados. Aceito isso desde que quem esteja a gerir a plataforma seja transparente e  honesto.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, rui_marreiros disse:

tópico de momento é FI.

FI ? 

Não leves a mal a questão, mas tenho andado a rever este fórum de alto a baixo, no intuito de melhorar a minha literacia e perceber como posso investir e desconheço o que seja FI.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, rui_marreiros disse:

o tópico de momento é FI.

P2P estão em baixo de forma e os problemas dos SCAMs não ajudou nada.

Neste momento, penso que estamos a ter a realidade, investir não é 100% seguro. Termos perdas de capital em alguns investimentos é o mais natural, já que alguns envolvem riscos elevados. Aceito isso desde que quem esteja a gerir a plataforma seja transparente e  honesto.

tb porque mercado ajuda, mas não é sempre subir...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    rui_marreiros

Em relação ao que nos espera como investidores, para quem considera o mercado de acções uma coisa complicada, algumas P2P poderão continuar a ser um bom investimento em relação aos bancos.

https://www.p2pfinancenews.co.uk/2020/08/28/assetz-investors-trade-6m-in-two-weeks-on-new-marketplace/

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Antonio84Pereira

Mintos veio com novidades acerca da Aforti Finance a semana anterior.

We inform you that as a result of continued negotiations between Mintos and Aforti Finance, the lending company has resumed making payments. The company has already covered the outstanding debt accumulated towards Mintos.

Aside from that, Aforti Finance still has a significant amount of pending payments due to investors on Mintos. The lending company has now resumed covering these payments by transferring € 25 000 on a weekly basis. Today, the first of such payments was transferred to investors on Mintos. The payment is being distributed to investors in the usual pending payments settlement sequence.

In the meantime, Mintos is working towards finalizing a reasonable restructuring solution to expedite the settlement of the remaining pending payments.”

Não consigo entender como a Viventor só deu novidades acerda da Aforti Factor e não da Finance (que é onde tenho o € parado ?).

Editado por Antonio84Pereira
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites