Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• P2P - Tópico Geral

Cardoso24

Recommended Posts

há 9 horas, Tacuara disse:

Tenho acompanhado este tópico há algum tempo embora como guest, com intenção de aprender com as vossas dicas e experiência.

Tinha planeado entrar a curto prazo nas plataformas P2P, investindo pouco inicialmente até porque estaria numa fase de perceber com a coisa funciona.. Mas pelo q vejo uma boa parte está neste momento a retirar o dinheiro das plataformas. 

Será uma má altura para me iniciar neste tipo de investimento ?

Eu acho que sim. Há demasiada incerteza, muito scam, muita falência.

Podes sempre apostar nas plataformas que são aparentemente mais seguras, como por exemplo as de Real Estate tipo a Rendity, mas acabas por cair em rendimentos de 6 a 7% antes de impostos, o que levanta a questão se compensa investir para obter retornos desse género numa área tão pouco regulada.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 10,5k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Rick Lusitano

1796

• Nesspc

858

• Harvester

492

• Patanisca

413

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Excelente post. Em alguns comentários parece que a culpa da Envestio e Kuetzal terem indo ao charco foram os levantamentos, incluindo as saídas antecipadas. A culpa é só das plataformas, umas por

Fechando o ano de 2019, penso que foi bastante positivo para mim no meu próprio Fundo de Sucateiro P2P Aqui ficam alguns valores nomeadamente em p2p retorno vs risco Notas : 2018 apen

Sim, as coisas impossíveis ao ser humano que já vi acontecer em mim e já vi em outras pessoas provaram sem sombra de dúvida que Deus existe e se torna galardoador daqueles que o buscam. Em Genesi

Posted Images

rui_marreiros
    há 14 horas, Tacuara disse:

Existe plataforma de emprestimos como a Neo Finance que é regulada. Esta plataforma presta contas ao banco da  Lituania e tem licença europeia. Faz testes de stress.

O teu dinheiro está numa conta separada da conta da plataforma. Tem mercado secundário, mas se quiseres sair de repente, acabas por perder pelo menos 10% do capital. Investir só a longo prazo (4 a 7 anos). Rendimento sem impostos, 12%.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Antonio84Pereira
    A 13/08/2020 às 09:37, Tacuara disse:

Tenho acompanhado este tópico há algum tempo embora como guest, com intenção de aprender com as vossas dicas e experiência.

Tinha planeado entrar a curto prazo nas plataformas P2P, investindo pouco inicialmente até porque estaria numa fase de perceber com a coisa funciona.. Mas pelo q vejo uma boa parte está neste momento a retirar o dinheiro das plataformas. 

P2P a sair - Mintos, Viventor e Iuvo

P2B a manter (e até reforcei) - Flender

há 20 horas, jon.piu disse:

Eu acho que sim. Há demasiada incerteza, muito scam, muita falência.

Podes sempre apostar nas plataformas que são aparentemente mais seguras, como por exemplo as de Real Estate tipo a Rendity, mas acabas por cair em rendimentos de 6 a 7% antes de impostos, o que levanta a questão se compensa investir para obter retornos desse género numa área tão pouco regulada.

~ 6,40% pós impostos na Flender para já. Não vou comparar isto às taxas de oferta das Mintos e outras semelhantes porque com LO's pelo meio e a trafulhice pegada que tem sido não tem comparação nenhuma.

Esta não é muito diferente da portuguesa Raize? Não, não é. Mas em que confiar mais, na lucidez da economia Irlandesa ou na portuguesa?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    rui_marreiros
    há 1 hora, Apostad0r disse:

supostamente os montantes que estão em pending são pagamentos já recebidos pela mintos.

Isso é treta deles, pois os pending da Monego ficarão lá para sempre.

há 4 horas, jon.piu disse:

A Raize não sei como anda, mas na altura em que me meti nela dava rendimentos líquidos de 2 a 3%

Na Raize com algum trabalho consegues ter um XIRR de 8%, rentabilidade liquida acumulada é de 8,54%.

há 23 horas, Antonio84Pereira disse:

P2B a manter (e até reforcei) - Flender

Tenho nesta dois empréstimos, e até queria utilizar juros+ principal para adquirir outro, só para diversificar sem ter muito dinheiro. Com o Covid tenho os dois pagamentos suspensos.

Nas P2P vou continuar onde estou e retirar algum, conforme vão vencendo. tentarei manter os juros a render.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Antonio84Pereira
    há 4 horas, jon.piu disse:

A Raize não sei como anda, mas na altura em que me meti nela dava rendimentos líquidos de 2 a 3% e sem garantias de buyback. A única vantagem daquilo era a simplicidade a nível de impostos.

O que são BB? ? é que tem-se visto que resultam imenso essas garantias por parte dos LO’s. 
    Na raize:

image.thumb.jpeg.da51a4a112c9da59cc96e71da2783e16.jpeg

há 26 minutos, rui_marreiros disse:

Tenho nesta dois empréstimos, e até queria utilizar juros+ principal para adquirir outro, só para diversificar sem ter muito dinheiro. Com o Covid tenho os dois pagamentos suspensos.

2 não é bem uma diversificação. Já coloquei aqui o estado em que estou na Flender, muito satisfeito. Quanto a pagamentos suspensos, foram bem claros: empresas afetadas pelo fecho do país poderiam estar os seus pagamentos suspensos, os restantes continuam. Mas até os anteriores acredito que vão retomar muito em breve.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    rui_marreiros
    há 56 minutos, Antonio84Pereira disse:

2 não é bem uma diversificação.

Claro que não, diversificar em plataformas. Cria crescer na Flender com os pagamentos recebidos, sem voltar a colocar mais dinheiro. Pois neste momento estou mais nas acções e nos FI.

Como é que conseguiste uma rentabilidade dessas na Raize. Tenho a maior parte dos meus empréstimos com taxas de +8%.

Queria reduzir as P2P (2 de emprestimos (5k em cada) e três de imobiliario(5k em cada)), mas a falta de liquidez de algumas delas está a tornar a situação difícil.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu pelo que percebi na altura, as rentabilidades na Raize estavam relacionadas um pouco com a antiguidade da tua entrada na plataforma. Eu que entrei já tarde, apenas conseguia investir em projectos via auto-invest, pois voavam todos assim que apareciam. As taxas eram muito baixas e com as falhas de pagamento, baixavam ainda mais.
    Pode ter mudado entretanto, visto que me desinteressei pela plataforma completamente, mas na altura desiludiu-me.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    rui_marreiros
    há 1 hora, jon.piu disse:

projectos via auto-invest, pois voavam todos assim que apareciam.

Eu também estive limitado ao auto-invest, o que aconteceu era que havia muita procura e coloquei tudo`com taxas < 8% à venda. Fiquei só com valores de taxa superior a 8% e alguns com taxas inferiores porque tinham atrasos e não os consegui vender.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Antonio84Pereira
    há 21 horas, rui_marreiros disse:

Claro que não, diversificar em plataformas. Cria crescer na Flender com os pagamentos recebidos, sem voltar a colocar mais dinheiro. Pois neste momento estou mais nas acções e nos FI.

Como é que conseguiste uma rentabilidade dessas na Raize. Tenho a maior parte dos meus empréstimos com taxas de +8%.

Queria reduzir as P2P (2 de emprestimos (5k em cada) e três de imobiliario(5k em cada)), mas a falta de liquidez de algumas delas está a tornar a situação difícil.

Na altura que entrei na Raize ainda dava para escolher os empréstimos, quase 1 ano assim. Depois também me desinteressei pela plataforma por causa de ter de ser tudo via Tracker e porque é muito limitada em termos de funcionalidades. O facto de ter mercado secundário e a Flender não, é positivo para a Raize.

Ao fim de 3 anos em P2P e P2B, prefiro só colocar uns euros fora dos balticos. Os LO’s fazem o que querem com as garantias dadas, que se resumem a nada.

Conhecem alguma outra plataforma de P2B dentro da Europa que não dos balticos?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    rui_marreiros
    há 8 horas, Antonio84Pereira disse:

P2B dentro da Europa que não dos balticos?

Existe a Bondster  na republica Checa e a Omaraha que tem uma parte no baltico e outra parte na eslovaquia.

Depois só no UK (várias).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado pelas dicas. Vou explorar a Flender e rever a Raize.

Estou a considerar experimentar também a Twino e a PeerBerry mas com valores bastante residuais e ver como corre a partir daí.

Uma dúvida.. Tipicamente como agilizam a transferência "para e de" as plataformas ? Usam uma típica conta bancária Tuga (exemplo ActivoBank) ou algo do gênero Revoluta/N26 ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Tacuara disse:

Estou a considerar experimentar também a Twino e a PeerBerry mas com valores bastante residuais e ver como corre a partir daí.

Uma dúvida.. Tipicamente como agilizam a transferência "para e de" as plataformas ? Usam uma típica conta bancária Tuga (exemplo ActivoBank) ou algo do gênero Revoluta/N26 ?

Revolut (cartão crédito em algumas)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Antonio84Pereira
    há 2 horas, Tacuara disse:

Na Flender cartão de crédito directamente. Na Raize conta bancária nacional. Nas restantes já mencionadas conta bancária nacional ou conta revolut.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 15/08/2020 às 16:13, rui_marreiros disse:

Isso é treta deles, pois os pending da Monego ficarão lá para sempre.

Devo ter tido sorte, que já recuperei o que ficou encravado na Monego. Também eram meia dúzia de euros.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Na Monego recuperei uns 50%. O resto já dei como perdidos.
    Neste momento estou entalado com Cashwagon e Varks. Na Varks tenho alguma esperança visto que tem havido pagamentos, mas Cashwagon já não posso dizer o mesmo.

EDIT: Nem de propósito, fui à Mintos e acabo de receber mais uma tranche de Varks em Pending. Estou quase livre deles todos. A garantia de grupo da Finko parece que pode significar alguma coisa, por agora.

Editado por jon.piu
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 20 horas, jon.piu disse:

Na Monego recuperei uns 50%. O resto já dei como perdidos.
    Neste momento estou entalado com Cashwagon e Varks. Na Varks tenho alguma esperança visto que tem havido pagamentos, mas Cashwagon já não posso dizer o mesmo.

EDIT: Nem de propósito, fui à Mintos e acabo de receber mais uma tranche de Varks em Pending. Estou quase livre deles todos. A garantia de grupo da Finko parece que pode significar alguma coisa, por agora.

Tens ideia da antiguidade desses pending que recebeste da Varks? Eu nos Finished tenho desde 21/06. A última vez que recebi algo foi em Maio, e pagou valores de Março. Nos Current não tenho nada pending, mas está tudo em atraso.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Dois deles eram estes:

https://www.mintos.com/en/3574218-26

https://www.mintos.com/en/2640084-17

Comprados em Fevereiro, esticado o prazo em 120 dias e entraram em late no final de Junho, portanto datas semelhantes ao teu. Sei que estavam nos finished como PP e não nos current em Late.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 18/08/2020 às 18:00, Rick Lusitano disse:

Porque a Monego que fazia parte do "grupo" Finiterra, foi anunciado que apesar de não fazer parte da Finiterra, o grupo ia pagar (como fez a IuteCredit Group com a IuteCredit Kosovo). Mas o grupo Finiterra, era uma empresa que agrupava várias empresas pequenas, altamente endividadas. E como a Finiterra não tinha activos, tinham de tirar da Kredo, Tigo, Moneda, o que conseguiam lucrar para tapar os buracos da Monego, até que chegaram à conclusão que não conseguiam e ainda corriam o risco de levar os restantes LO à falência. O mesmo se passa no Finko Group.

A diferença é que os grupos da família Mintos, não são verdadeiros grupos, são apenas empresas (LO) que foram agrupados dentro de uma empresa Holding sem quaisquer activos, apenas para reorganizar as participações dos sócios da Mintos. Ou seja, é apenas uma estrutura legal e não um grupo que tem várias empresas e que responde por todas as suas subsidiárias.

Rick, na sua opinião os "Monegos" já eram ? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 21 horas, prlm86 disse:

É esperar, não há grande remédio. Aparentemente recebem primeiro os que foram pagamentos reais dos clientes do LO, e só depois recebem os buyback.

Esse sistema de pagamento de pagar os loans por antiguidade e não pagar os loans que os borrowers efectivamente, só demonstra que nós não investimos em loans a indivíduos mas sim emprestamos aos LO. Logo não vale a pena andar a escolher os loans (idade, montantes, LTV, colateral, etc).

Os Personal Loans e Short-term Loans (P2P Loans) são na realidade Business Loans (P2B Loans).

O que acho que é incorrecto, se tenho 2 Bonds, uma da empresa A e outra B, se a empresa A paga e a B não paga, o banco ou o broker, não vão pagar aos investidores que investiram primeiro (seja nas Bonds A ou Bonds B).

Se no meu loan, o borrower pagou, todos os que investiram nesse loan deviam receber, Mas na Mintos não, se for preciso esse dinheiro é desviado para outros loan mais antigos, em que borrower não pagou.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites