Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• P2P - Tópico Geral

Cardoso24

Recommended Posts

Rick Lusitano
    há 28 minutos, CDCD disse:

Isso corresponde a 12-13% para muitos utilizadores, devido à política de bónus da PB. A secura, que já vem de há 2 meses, é mais problemática - porque cashdrag equivale a 0%. Para os utilizadores sem bónus contudo, neste momento, a PB é pouco atractiva.

Os bónus são para atrair mais capitais, por isso nem incluo nas taxas de juro oferecidas. Considero com sendo à parte das taxas oferecidas aos investidores (taxas implícitas dos próprios loans).

Se formos a correr a trás por mais retorno, acabamos por pôr muito mais capital em risco. Na Swaper oferecem esse tipo para montantes mais acessíveis, 5k e oferecem 2% extras. Na PeerBerry é mais distante o risco-retorno, para ter mais 1% (o máximo), tem de se ter >40k investidos. O que acredito que afaste muitos investidores.

Não sei se existem muitos investidores com > 40k investidos na PB.

E os investidores com elevados montantes correm sempre mais o risco de cash drag, o que reduz os retornos, mesmo com bónus.

Como tens mais 1,5-2,5% extras na PB para ter 12-13%, se o máximo é +1%?

Na newsletter de hoje da PB apresenta o seguinte:

Citação
    • average annual investment return at the end of July – 10.30% (+0.29 pp vs end of June)
    • average nominal interest rate of loans originated in July – 10 % (-0.50 pp vs June)

Na PB diz que o retorno é:

Citação

10.42%

Average annual investment return

https://peerberry.com/peerberry-statistics/

Baseando-nos nos dados da PB, só por aí, não é muito apelativo.

Editado por Rick Lusitano
    Correção de typos
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 10,5k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Rick Lusitano

1796

• Nesspc

858

• Harvester

492

• Patanisca

413

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Excelente post. Em alguns comentários parece que a culpa da Envestio e Kuetzal terem indo ao charco foram os levantamentos, incluindo as saídas antecipadas. A culpa é só das plataformas, umas por

Fechando o ano de 2019, penso que foi bastante positivo para mim no meu próprio Fundo de Sucateiro P2P Aqui ficam alguns valores nomeadamente em p2p retorno vs risco Notas : 2018 apen

Sim, as coisas impossíveis ao ser humano que já vi acontecer em mim e já vi em outras pessoas provaram sem sombra de dúvida que Deus existe e se torna galardoador daqueles que o buscam. Em Genesi

Posted Images

há 17 minutos, Rick Lusitano disse:

Como tens mais 1,5-2,5% extras na PB para ter 12-13%, se o máximo é +1%?

Durante a pandemia eles ofereceram +1,5% - na altura mencionei isso por cá. Não sei se o fizeram a toda a gente, mas eu aceitei ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 5 minutos, CDCD disse:

Durante a pandemia eles ofereceram +1,5% - na altura mencionei isso por cá. Não sei se o fizeram a toda a gente, mas eu aceitei ?

Sortudo! :)

A mim, não me ofereceram nada. Por isso, saí. Já tinha saído no final do ano passado pelas baixas taxas. Voltei quando subiram no inicio deste ano, depois quando começaram a baixar outra vez recentemente voltei a sair.

Arriscam a ser como a Viainvest, com baixas taxas pelo excesso de procura (situação pré-COVID).

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano

Agora que limpei a PeerBerry. Tenho o seguinte na plataforma segundo a PB:

Citação

Account balance

0.00 €
    Available for investment

-8.19 €
    Invested funds

0 €
    Total

Não percebo 2 questões:

1 - Soma: 0 - 8.19 = 0 € Total

2 - Investimento negativo, o que quer dizer? Será que estou a shortar loans da PeerBerry? :P

O meu total dos invested funds nunca bateu certo com os totais em Current + Lates. Mas pensei que quando limpasse tudo, ficasse tudo a zeros e correcto, pelo visto, não.

Ainda as plataformas de P2P andam a dizer que estão a pedir licenças de pagamento eletrónico e de brokerage aos reguladores. Com erros destes, a confiança dos investidores e dos reguladores sofre impactos.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    A 06/08/2020 às 17:59, pedroR disse:

Venho só aqui partilhar  uma noticia que encontrei que não deve ser novidade para ninguém que está aqui neste fórum. A minha surpresa foi mesmo um site / revista portuguesa falar de P2P :D

https://revistarisco.sapo.pt/emprestimos-p2p-em-tempos-de-covid-19-fraude-ou-oportunidade/

Bom artigo que mostra a realidade do universo P2P, que não é só facilidades e sem risco.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

eu ate ver continuo peerberry e mintos.

Na peerberry o sistema diz-me 13,04% e na mintos sistema diz-me 13.54%.

Na mintos começaram a enviar alguns Cashwagon para pagamentos pendentes, o que quer dizer que irão começar pagar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 07/08/2020 às 18:53, pennybypenny disse:

Já viram que o Jorginho já abandonou o seu FIRE?? não durou muito, já estão de volta à Dinamarca para o homem se dedicar a abrir um restaurante vegetariano..... isto não tem preço

https://financiallyfree.eu/portfolio-update-july-2020/

Fantástico! Um restaurante vegan agora é uma startup! Este tipo é tão cheio de tretas, parece um cartoon.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    A 08/08/2020 às 19:35, jon.piu disse:

Fantástico! Um restaurante vegan agora é uma startup! Este tipo é tão cheio de tretas, parece um cartoon.

Tecnicamente, qualquer nova empresa é uma start-up. Até a nova tasca do bairro é uma start-up. :)

Agora até é uma boa altura para ter um restaurante. Se muitos restaurantes estão fechados ou a meio-gás, ou pensar encerrar por não ter clientes suficientes e devido às limitações do COVID-19. Prevê-se o encerramento por falência de muito comércio, lojas, restaurantes e afins.

Se para restaurantes mainstream é uma altura que propicia falências, então para restaurantes de nichos de mercado, como os vegan, ainda estão mais em perigo.

O Jorginho precisava mas era de uma desculpa para voltar para a Dinamarca, porque o sonho dele de viver à custa do P2P e dos tansos tugas caiu por terra.

Ele é típico caso de dumb money que pensa que descobriu a maneira de enriquecer depressa, que é o gajo mais inteligente dos arredores.

Para além do P2P, é só ver a carteira dele de acções, deve ter lido blogs de pessoas como ele e investiu dessa maneira.

Então foi comprar acções de companhias aéreas??

O Buffett vendeu logo as acções das 4 companhias de aviação que a empresa dele tinha!! E eram das maiores dos US e do mundo. O Buffett é conhecido por investir para longo prazo e não faz investimentos/desinvestimentos a curto prazo. Para o Buffett sair destas acções é porque ele não as vê como investimento para longo prazo e o Buffett não costuma errar muito.

Outro exemplo, o Jorginho investiu na Nikola, uma empresa de pickups electricas que ainda não produziu nada e nem tem uma fábrica (supostamente ia inaugurar a 1ª no final de Julho, desconheço se foi). A Nikola é uma bolha, que tanto sobe 10% como cai 20%.

Nem sei como ele não comprou também acções de cruzeiros...

Há de ganhar alguma coisa, mas irá demorar muito tempo para estas empresas voltarem ao normal. Mas o risco de uma delas ir à falência é muito grande.

Com tantas empresas melhores e com maior potencial, que poderiam dar maiores ganhos e a menos tempo, e com menor risco de falência e o Jorginho escolhe aquelas. Vê-se que investe um pouco às cegas.

Das acções que ele tem, eu não investia em nenhuma.

Editado por Rick Lusitano
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    P2P Money Maker
    há 3 minutos, Rick Lusitano disse:

Tecnicamente, qualquer nova empresa é uma start-up. Até a nova tasca do bairro é uma start-up. :)

Agora até é uma boa altura para ter um restaurante. Se muitos restaurantes estão fechados ou a meio-gás, ou pensar encerrar por não ter clientes suficientes e devido às limitações do COVID-19. Prevê-se o encerramento por falência de muito comércio, lojas, restaurantes e afins.

Se para restaurantes mainstream é uma altura que propicia falências, então para restaurantes de nichos de mercado, como os vegan, ainda estão mais em perigo.

O Jorginho precisava mas era de uma desculpa para voltar para a Dinamarca, porque o sonho dele de viver à custa do P2P e dos tansos tugas caiu por terra.

Ele é típico caso de dumb money que pensa que descobriu a maneira de enriquecer depressa, que é o gajo mais inteligente dos arredores.

Para além do P2P, é só ver a carteira dele de acções, deve ter lido blogs de pessoas como ele e investiu dessa maneira.

Então foi comprar acções de companhias aéreas??

O Buffett vendeu logo as acções das 4 companhias de aviação que a empresa dele tinha!! E eram das maiores dos US e do mundo. O Buffett é conhecido por investir para longo prazo e não faz investimentos/desinvestimentos a curto prazo. Para o Buffett sair destas acções é porque ele não as vê como investimento para longo prazo e o Buffett não costuma errar muito.

Outro exemplo, o Jorginho investiu na Nikola, uma empresa de pickups electricas que ainda nem tem uma fábrica (supostamente ia inaugurar a 1ª no final de Julho, desconheço se foi). A Nikola é uma bolha, que tanto sobe 10% como cai 20%.

Nem sei como ele não comprou também acções de cruzeiros...

Há de ganhar alguma coisa, mas irá demorar muito tempo para estas empresas voltarem ao normal. Mas o risco de uma delas ir à falência é muito grande.

Com tantas empresas melhores e com maior potencial, que poderiam dar maiores ganhos e a menos tempo, e com menor risco de falência e o Jorginho escolhe aquelas. Vê-se que investe um pouco às cegas.

Das acções que ele tem, eu não investia em nenhuma.

Brilhante. 100% de acordo.

Único ponto de discórdia: Eu investi na Delta por considerar que tem um balance sheet bastante robusto  para aguentar a pancada (e com o jorrar de dinheiro do Trump para as Airlines , como não) - mas é risky bet, é especulação pura.

De resto ainda bem que este se foi embora. Não precisamos de free riders que pagam 0% de impostos (e que até quando saem a noite são uns fuinhas que só deixam 10€ no café - nem sustentam os botecos que por ai andam)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    Agora mesmo, Vidolz disse:

Por falar em Nikola hoje já subiu 11% ?

Eu gosto de risco, mas NKLA é muito arriscada, pode subir 11% agora e passado 1 minuto cair 20%, nem tens tempo de sair, mesmo com Stops automáticos.

Agora mesmo, P2P Money Maker disse:

Único ponto de discórdia: Eu investi na Delta por considerar que tem um balance sheet bastante robusto  para aguentar a pancada (e com o jorrar de dinheiro do Trump para as Airlines , como não) - mas é risky bet, é especulação pura.

O Trump ameaçou que se injectasse dinheiro nas aéreas, o Estado US passaria a deter participação no capital das aéreas. Sempre aconteceu isso?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    P2P Money Maker
    há 12 minutos, Rick Lusitano disse:

Eu gosto de risco, mas NKLA é muito arriscada, pode subir 11% agora e passado 1 minuto cair 20%, nem tens tempo de sair, mesmo com Stops automáticos.

O Trump ameaçou que se injectasse dinheiro nas aéreas, o Estado US passaria a deter participação no capital das aéreas. Sempre aconteceu isso?

Ele é um tretas, disse isso e logo depois disse que não havia de falir uma única linha aérea nos US.

Mentira por mentira acredito mais na segunda.

Se bem me recordo em Abril aprovaram um pacote de 25Bis (grants e loans) indo cerca de 5 para a Delta. É um negócio que vai sofrer mas havendo balanço e com layoffs de cerca de 40k empregados (layoff a serio) a sustentabilidade financeira da Delta não está na lifeline. Já outras só com o custo do short term debt já nem respiram.

EDIT: Mas tens um bom ponto, é um investimento aparentemente pouco inteligente. Aliás o move do Buffet mostra isso

Editado por P2P Money Maker
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 4 minutos, P2P Money Maker disse:

Ele é um tretas, disse isso e logo depois disse que não havia de falir uma única linha aérea nos US.

Mentira por mentira acredito mais na segunda.

Se bem me recordo em Abril aprovaram um pacote de 25Bis (grants e loans) indo cerca de 5 para a Delta. É um negócio que vai sofrer mas havendo balanço e com layoffs de cerca de 40k empregados (layoff a serio) a sustentabilidade financeira da Delta não está na lifeline. Já outras só com o custo do short term debt já nem respiram.

EDIT: Mas tens um bom ponto, é um investimento aparentemente pouco inteligente. Aliás o move do Buffet mostra isso

Na crise financeira de 2007-09, os US resgataram os fabricantes automóveis, mas ficaram accionistas deles. Por isso é provável que aconteça com as companhias aéreas:

https://en.wikipedia.org/wiki/General_Motors#Chapter_11_bankruptcy

Eu fiquei um pouco admirado com as saídas do Buffett, porque ele nestas alturas costuma é reforçar, não é sair. Demonstrando que tem confiança nas empresas e com as compras dele, ele quer mostrar aos mercados (outros investidores) que podem confiar também e até reforçar. Se ele sai, o sinal que dá é, que as empresas não são um bom investimento e isso provoca ainda mais saídas. Ele decerto que tem acesso a mais informação e mais rápida que muitos investidores, até porque sendo um accionista de referência tem mais acesso a informação interna.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 4 horas, Rick Lusitano disse:

Outro exemplo, o Jorginho investiu na Nikola, uma empresa de pickups electricas que ainda não produziu nada e nem tem uma fábrica (supostamente ia inaugurar a 1ª no final de Julho, desconheço se foi). A Nikola é uma bolha, que tanto sobe 10% como cai 20%.

Checkem a Nikola, mesmo com +21% hoje, vejam o que caiu desde os máximos em Junho. É um exemplo de bolha especulativa:

https://www.investing.com/equities/nikola-corp

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 13 horas, jon.piu disse:

Só tenho ETFs buy and forget. Não consigo dedicar o esforço necessário para me sentir à vontade na compra de outros produtos como ações. Ainda catrapisquei o olho à EDP renováveis o ano passado, mas acabei por não meter nisso.

E ias logo comprar acções tugas! Gostas de emoções fortes.  :P

Vá lá, não era acções do BCP. Parece que muitas pessoas sentem uma atração pelo BCP, como as moscas pelos mata-moscas eléctricos pendurados nos tectos. :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tenho acompanhado este tópico há algum tempo embora como guest, com intenção de aprender com as vossas dicas e experiência.

Tinha planeado entrar a curto prazo nas plataformas P2P, investindo pouco inicialmente até porque estaria numa fase de perceber com a coisa funciona.. Mas pelo q vejo uma boa parte está neste momento a retirar o dinheiro das plataformas. 

Será uma má altura para me iniciar neste tipo de investimento ?

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites