Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• P2P - Tópico Geral

Cardoso24

Recommended Posts

há 51 minutos, gustaferra disse:

Sim, a Iuvo e a Twino tiveram bom desempenho durante o confinamento

twino e viainvest não mostraram problemas no confinamento.

peerberry tb não e tem sido elogiada mas por vezes parece-me que fazem marketing a mais e fico desconfiado...

Nas menos transparentes, robocash e swaper tb estiveram bem.

Lendermarket não esteve mal em si (tanto quanto sei, não houve perdas e não parece haver esse risco a curto prazo) mas demonstrou que quem pode pode e que as plataformas devolvem os investimentos quando lhes der jeito (isto das plataformas é p2b e não p2p). Decidiu passar empréstimos de 30 dias para 90 dias unilateralmente e sorrateiramente. Só começou a comunicar quando houve muitas queixas, inicialmente dizendo que era devido a covid & co. Quando as pessoas começaram a reparar que todos os empréstimos eram estendidos no mesmo dia pela mesma tempo ficou claro que não era o caso. Simplesmente não tinham fundos e tinham de pagar um empréstimos obrigacionista e usaram os fundos dos investidores como fundo de maneio. Deram uns trocos a mais para as pessoas se calarem e passou assim.

Viventor esteve mais ocupada com a sua recompra do que com outra coisa e demorou muito tempo a reagir tendo agora muitos "fundos em transito". Provavelmente alguns desses fundos serão perdidos.

Mintos como mencionado mais acima podia ter estado melhor, muitos "pagamentos pendentes", muitos LOs a fecharem/suspensos ou simplesmente a aproveitarem-se da situação. Mintos parece ter sido ultrapassada pela situação, dando bastante informação mas demorando a agir. Tal como a viventor, provavelmente alguns desses pagamentos pendentes serão perdidos.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 10,5k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Rick Lusitano

1796

• Nesspc

858

• Harvester

492

• Patanisca

413

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Excelente post. Em alguns comentários parece que a culpa da Envestio e Kuetzal terem indo ao charco foram os levantamentos, incluindo as saídas antecipadas. A culpa é só das plataformas, umas por

Fechando o ano de 2019, penso que foi bastante positivo para mim no meu próprio Fundo de Sucateiro P2P Aqui ficam alguns valores nomeadamente em p2p retorno vs risco Notas : 2018 apen

Sim, as coisas impossíveis ao ser humano que já vi acontecer em mim e já vi em outras pessoas provaram sem sombra de dúvida que Deus existe e se torna galardoador daqueles que o buscam. Em Genesi

Posted Images

Face a estes tempos conturbados tb optei por reduzir significativamente os meus investimentos em P2P.

Já tinha vindo a reduzir no passado, dado que o risco-rentabilidade já não me parecia tão interessante, sendo que em finais de Fevereiro / início de Março optei mesmo por sair quase por completo...

Aproveito tb para partilhar a minha experiência:

• Peerberry teve desempenho fenomenal, dado que saí sem qualquer problema ou atraso, tal como se não tivesse existido pandemia.
    • Robocash que sempre achei meia duvidosa, foi a 2ª casa que consegui sair, com impacto reduzido face ao covid e sem atrasos nos levantamentos.
    • ViaInvest demorou um pouco mais, mas lá tive a possibilidade de solicitar o buy back das credit lines e tb consegui sair sem grandes atrasos
    • Swaper - No início estava a ir td bem, depois fiquei com vários empréstimos "retidos", sendo que neste momento já consegui levantar tudo
    • Lendermarket - Foi mais complicado, ja consegui tirar a maioria, mas ainda tenho alguns empréstimos pendentes à vários meses, mas estou confiante que na sequência da liquidez obtida pela Bond que emitiram, será só uma questão de tempo até conseguir retirar o que falta
    • Mintos - Fui "apanhado" com a Finko (antiga Varks), e tenho ainda cerca de 400€ lá presos, tudo o resto consegui tirar. Vamos ver se será possível recuperar alguma parte desse dinheiro. Esta situação foi o meu último "abre olhos" em relação a esta plataforma, sobretudo vindo de um LO que até tinha relativamente boa classificação no explorep2p.

A nível de Imobiliário tenho participação na EstateGuru, tendo reforçado dado o grau de satisfação que tenho tido com a plataforma. Contudo, na sequência da publicação este mês do seu relatório anual correspondente a 2019 - https://estateguru.co/wp-content/uploads/2020/07/EGAR_2019_ENG_001.pdf fiquei um pouco preocupado dado que apresentou prejuízos ? Qual é a vossa opinião sobre isto? É certo que cresceram e que isso normalmente acarreta mais despesas, mas do pouco que o meu olhar leigo conseguiu perceber sobre esse relatório, é que eles de 2018 para 2019 duplicaram as despesas, sem que esse rácio se reflectisse no seu crescimento.  Já pensei em retirar algum dinheiro, mas gostava de manter uma certa % do meu portefólio em investimento imobiliário. Têm alguma plataforma, assim "de confiança" que aconselhem? Obrigado

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 horas, joao267 disse:

A nível de Imobiliário tenho participação na EstateGuru, tendo reforçado dado o grau de satisfação que tenho tido com a plataforma. Contudo, na sequência da publicação este mês do seu relatório anual correspondente a 2019 - https://estateguru.co/wp-content/uploads/2020/07/EGAR_2019_ENG_001.pdf fiquei um pouco preocupado dado que apresentou prejuízos ? Qual é a vossa opinião sobre isto? É certo que cresceram e que isso normalmente acarreta mais despesas, mas do pouco que o meu olhar leigo conseguiu perceber sobre esse relatório, é que eles de 2018 para 2019 duplicaram as despesas, sem que esse rácio se reflectisse no seu crescimento.  Já pensei em retirar algum dinheiro, mas gostava de manter uma certa % do meu portefólio em investimento imobiliário. Têm alguma plataforma, assim "de confiança" que aconselhem? Obrigado

Além da EstateGuru, estou na Rendity (Austria + Alemanha) e BrickOwner (UK). Se são "de confiança" não sei. O suporte responde de forma rápida e nunca li nada negativo, mas isso vale o que vale. Os prazos são bastante mais longos em relação à EG, considero estas mais "longo prazo".

A Rendity tem projetos de renda (pagamentos a cada 3m por exemplo) ou compra (projetos de 24 ou 36 meses com pagamentos a cada 12m por exemplo). Os de renda são mais raros, os de compra tem aparecido pelo menos 1 por semana. Estou apenas desde Maio mas tem sido onde tenho estado a reforçar em tempo de COVID. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A peerberry está com taxas na ordem dos 8 a 10% e mesmo assim praticamente seca. Por ter +2 de bónus ainda consigo um retorno minimamente aceitável mas já começo a ter algum cashdrag, o que me levou a retirar 1/4.

A robocash aumentou recentemente os limites (até +15k /mês) só que a dinâmica dos empréstimos parece ter-se ressentido com isso, apesar de não haver cashdrag. O meu valor em "Interest by today" nunca foi tão elevado.

Do resto já vinha em saída progressiva desde há um ano, pre-covid portanto, por diferentes e variadas razões - abordadas anteriormente por cá. O único efeito notório da covid, no meu caso, foi a decisão de sair da lendermarket devido à política de retenção agravada por não ter compensação adequada. Ainda lá tenho 10% dos fundos iniciais.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    rui_marreiros
    há 11 horas, xgoldpt disse:

Alguém ainda investe em P2P em 2020?

Em algumas, onde tenho mais controle e cujos princípios estão de acordo com a realidade dos empréstimos, ganhos em alguns e perdas noutros.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 13 horas, BonesXpto disse:

Além da EstateGuru, estou na Rendity (Austria + Alemanha) e BrickOwner (UK). Se são "de confiança" não sei. O suporte responde de forma rápida e nunca li nada negativo, mas isso vale o que vale. Os prazos são bastante mais longos em relação à EG, considero estas mais "longo prazo".

A Rendity tem projetos de renda (pagamentos a cada 3m por exemplo) ou compra (projetos de 24 ou 36 meses com pagamentos a cada 12m por exemplo). Os de renda são mais raros, os de compra tem aparecido pelo menos 1 por semana. Estou apenas desde Maio mas tem sido onde tenho estado a reforçar em tempo de COVID. 

Obrigado pelo feedback BonesXpto ?

A nível do Rendity, a plataforma parece interessante, mas é pena a rentabilidade não ser ao nível da EstateGuru ? Contudo, e comparando com esta última, estaria à espera que os empréstimos tivessem por ex o terreno ou a construção como colateral, sendo depois o valor da avaliação usado para determinar o LTV de forma a saber se seria um valor interessante. Ora, das poucas ofertas que abri, as garantias parecem andar mais à volta de cartas?

Citação

There is a liability in the form of a hard letter of comfort in the amount of the loan amount issued by the managing partner.

Em relação à BrickOwner, com esta questão do Brexit fico sempre um pouco de pé atrás com o mercado do UK, mas vamos ver como a coisa evolui.

há 11 horas, xgoldpt disse:

Pergunta e não provocação: Alguém ainda investe em P2P em 2020? :) 

A investir activamente só tenho estado na EstateGuru, mas aqui numa categoria, a meu ver, diferente, sendo empréstimos com colateral imobiliário.

Fora isso, e dado que consegui sair rápido da RoboCash, acabei por colocar lá 150 paus em business loans a 14%, com duração de 30d em Singapura (um dos países que supostamente tem mostrado boas práticas em relação ao Covid). Eles vão agora expirar no início de Agosto, pelo que tirei já oportunidade de avaliar a percentagem de lates de forma a saber se mantenho, reforço ligeiramente, ou saio de vez...

De resto, a nível de Lendermarket e Mintos, quanto pagam é quanto sai!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Na Crowdestor o empréstimo "Renovation of historical apartment building on Miera Street" está atrasado. Devia ter sido pago a ultima prestação mais o montante inicial no dia 26/07/2020. Alguém tem alguma informação deste atraso?

Bons ganhos a todos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Plataformas De Crowdfunding
    A 27/07/2020 às 00:40, joao267 disse:

Têm alguma plataforma, assim "de confiança" que aconselhem? Obrigado

Uiiii, essa característica não é fácil de preencher. Onde tenho maior valor investido (e também comprei equity da plataforma na seedrs) é na CrowdProperty, seguida da Rendity e da EstateGuru.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 27/07/2020 às 11:47, xgoldpt disse:

Pergunta e não provocação: Alguém ainda investe em P2P em 2020? :) 

Meter lá dinheiro, não meto. Mas o pouco que deixei, na mintos e na lendermarket, lá continua. Embora eu na mintos só faça trading. Estou, em 90 e muitos % do tempo com o dinheiro todo, ou quase, não investido.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 horas, Plataformas De Crowdfunding disse:

Na Rendity a hipoteca vai para o banco que deve emprestar com taxas de 2% e 3% (imagino eu, pelo menos é o que se consegue em Portugal para comprar imoveis para rendimento e obras), a "garantia" do empréstimo é dada pela empresa. A questão face às plataformas dos bálticos é que estamos a investir num mercado muito mais maduro, a maioria em zonas centrais, com muito menores variações de preço e com empresas que têm um longo historial de negócios imobiliários. Os empréstimos da Rendity servem para baixar o LTV do empréstimo bancário, aumentando o capital próprio do investidor imobiliário.

image.png.ad8e32c62751ea31c7038c06179513e0.png

image.png.ec4f424b9da49bce31ab327d591bd09a.png

? realmente não tinha pensado nisso, faz sentido ?

há 11 horas, Plataformas De Crowdfunding disse:

Uiiii, essa característica não é fácil de preencher. Onde tenho maior valor investido (e também comprei equity da plataforma na seedrs) é na CrowdProperty, seguida da Rendity e da EstateGuru.

Obrigado pela tua partilha ;) 

há 10 horas, BonesXpto disse:

A análise de risco tem em conta também esses factores e dai o menor rendimento apresentado. Acrescento que nos imóveis que analisei facilmente encontrei informação sobre a construtura/empresa arquitetos responsável (inclusivé alguns estão em destaque nas páginas web dessas empresas). Outros encontrei também em sites de venda de imobiliárias, embora ainda estejam em desenvolvimento/construção. Claro que isto não indica que são "de confiança" mas pelo menos dá a segurança de o imóvel ser real. 

Estou a perceber, faz sentido. Obrigado pela partilha :)

Até estava tentado em experimentar, mas já vi que o investimento mínimo é de 500€, o que é mt superior à EstateGuru (50€). Ou seja, para atingir o mesmo nível de diversificação, é necessário ter uma carteira mt mais recheada ? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 horas, joao267 disse:

? realmente não tinha pensado nisso, faz sentido ?

Obrigado pela tua partilha ;) 

Estou a perceber, faz sentido. Obrigado pela partilha :)

Até estava tentado em experimentar, mas já vi que o investimento mínimo é de 500€, o que é mt superior à EstateGuru (50€). Ou seja, para atingir o mesmo nível de diversificação, é necessário ter uma carteira mt mais recheada ? 

Podes investir nesse e noutros imóveis da RENDITY a partir de 50€ e com as mesmas taxas.

Através da EVOESTATE  (Link de inscrição para 0,5% de bónus em cada investimento: https://evoestate.com/aff/5f17ec101dbe2/)

Para quem não conhece, a EVOESTATE é como uma "Mintos" do imobiliário onde selecionam as melhores ofertas de várias plataformas de imobiliário com as mesmas taxas.

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia a todos!

Sou novo aqui no forum mas já o sigo frequentemente à cerca de 2 anos, desde que me iniciei nas P2P.

Aproveito para lhes agradecer o muito conhecimento que retirei nesta área através deste forum com as várias experiências e conhecimentos dos participantes.

Só agora resolvi começar a participar porque acho importante aprender primeiro antes de dar "palpites"?  apesar de já investir em acções à muitos anos.

Obrigado a todos!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 18 horas, NMPC disse:

Bom dia a todos!

Sou novo aqui no forum mas já o sigo frequentemente à cerca de 2 anos, desde que me iniciei nas P2P.

Aproveito para lhes agradecer o muito conhecimento que retirei nesta área através deste forum com as várias experiências e conhecimentos dos participantes.

Só agora resolvi começar a participar porque acho importante aprender primeiro antes de dar "palpites"?  apesar de já investir em acções à muitos anos.

Obrigado a todos!

Bem vindo :) 

há 18 horas, NMPC disse:

Podes investir nesse e noutros imóveis da RENDITY a partir de 50€ e com as mesmas taxas.

Através da EVOESTATE  (Link de inscrição para 0,5% de bónus em cada investimento: https://evoestate.com/aff/5f17ec101dbe2/)

Para quem não conhece, a EVOESTATE é como uma "Mintos" do imobiliário onde selecionam as melhores ofertas de várias plataformas de imobiliário com as mesmas taxas.

Nice, já tinha ouvido falar em agregadores de plataformas de imobiliário, mas desconhecia esta vertente de permitir os investimentos a baixo do mínimo da plataforma :D 

Agradam-me sobretudo 3 coisas:

No entanto, uma coisa q acho um pouco duvidosa é o facto de não haver ainda nenhum comunicado relativo a este ano aqui: https://evoestate.com/page/about/ Por exemplo, no ano passado, têm um comentário por trimestre. Dado que já vamos a meio do ano, estaria à espera de ver algo ao nível do que tenho vindo a notar noutras plataformas, uma espécie de comunicado "tranquilizador" para o investidor, sobretudo nestes tempos de COVID, informando sobre as precauções tomadas, a estratégia para o futuro, etc, etc

Edit: Afinal sempre existem os comunicados deste ano, estavam era no blog e não junto dos outros ?

Mais alguém aqui tem experiência nesta EVOESTATE?

Obrigado

Editado por joao267
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Só hoje reparei que a mintos reformou o mal amado invest&access desdobrando-o em 3 novas estratégias automáticas. Estas novas estratégias são praticamente uma cópia, ajustada aos pagamentos pendentes, das 3 criadas há uns anos (e entretanto descontinuadas)... e assim vai a mintos ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu cá recebi hoje a última tranche da Lendermarket, concluindo assim a minha saída desta plataforma! Apesar dos atrasos, parece que foram pagos juros pelos atrasos nos pagamentos, pelo que nem tudo foi mau :D 

Quanto à Robocash já me decidi, quando os meus loans short-term atingirem a maturidade agora em Agosto, vou liquidar e sair também desta plataforma. Tal como vi aí alguém a mencionar online, tenho duvidas sobre a sustentabilidade do modelo de negócio deles (os clientes pagam taxas de juro tão elevadas que é uma questão de tempo até acabarem proibidos como a Varks na Arménia), para além disso, considero que por exemplo as informações sobre o LO de Singapura são bastante escassas...

há 11 horas, jon.piu disse:

A Mintos cada vez mais trata os investidores como descartáveis

Os LOs fazem o que bem lhes apetece e a Mintos nunca faz nada para limitar os comportamentos abusivos.

...

É uma treta.

Mesmo, neste momento na Mintos estou com 100% lates e 50% da conta em pending payments, sendo que este mês de Julho foi o pior desde que entrei para a plataforma, com praticamente 0€ pagos :( Sempre pensei que lá com a aquisição da Sebo, a torneira abrisse qqr coisa, mas até ver, ainda não chegou cá nada... ? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    rui_marreiros
    há 23 horas, jon.piu disse:

A Mintos cada vez mais trata os investidores como descartáveis

Daí sai a tempo, tenho lá uns pending e 23c investidos, estes últimos apareceram depois de eu retirar tudo. Investi no mercado secundário, só para acompanhar a situação, num short que faltavam 6 dias para terminar. Já vai na 5 renovação e ainda tem mais uma. Palhaçada.

A plataforma da Mintos é só manipulação com os loans como muito bem descreves.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O dinheiro vai caindo aos poucos na Mintos.

Ainda tenho 122€ da Capital Service em late. Vamos esperar.

Os juros vão caindo no saldo.

O trading está fraco por causa da fee de venda de 0.85%, que é um valor alto.

O PM também já viu dias melhores. A volatilidade dos loans também não tem sido a melhor.

Muitos loans são recomprados antes que terminem o prazo, o que até é bom porque recebemos o dinheiro de volta.

Claro que antes disso o dinheiro vai para os pending.

O mais importante é a circulação saudável.?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites