Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• P2P - Tópico Geral

Cardoso24

Recommended Posts

há 1 hora, Rui Oliveira disse:

Eu estou com muitas esperanças que cumpra a palavra, porque investiguei todos os empréstimos onde entrei e não encontrei contradições. É provável que algum seja ruinoso, havia riscos ainda antes do COVID. 

O Janis Timma no facebook tem respondido a quase todas as dúvidas, pelo menos conversa com os investidores a explicar os problemas. Nós todos andamos muito ansiosos.

Vamos torcer que sim :)

O único que não mudaram as datas no meu caso foi no "Grocery Store" que acabava 10 de Março de 2020 e nada.. Continua atrasado e sem novas datas.. Alguém sabe de alguma informação sobre este loan?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 10,5k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Rick Lusitano

1796

• Nesspc

858

• Harvester

492

• Patanisca

413

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Excelente post. Em alguns comentários parece que a culpa da Envestio e Kuetzal terem indo ao charco foram os levantamentos, incluindo as saídas antecipadas. A culpa é só das plataformas, umas por

Fechando o ano de 2019, penso que foi bastante positivo para mim no meu próprio Fundo de Sucateiro P2P Aqui ficam alguns valores nomeadamente em p2p retorno vs risco Notas : 2018 apen

Sim, as coisas impossíveis ao ser humano que já vi acontecer em mim e já vi em outras pessoas provaram sem sombra de dúvida que Deus existe e se torna galardoador daqueles que o buscam. Em Genesi

Posted Images

Antonio84Pereira

Sobre a Estateguru, só hoje dei conta que estão a cobrar 1€ para realizar levantamentos. Isto começou quando?

Sinceramente estas cobranças é do tipo de coisas que me fazem saltar imediatamente. Pagar para transferir o que é meu?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, Antonio84Pereira disse:

Sobre a Estateguru, só hoje dei conta que estão a cobrar 1€ para realizar levantamentos. Isto começou quando?

Sinceramente estas cobranças é do tipo de coisas que me fazem saltar imediatamente. Pagar para transferir o que é meu?

Deve ser recente. Deve ter sido nesta altura do covid porque também já tinha levantado e não me lembro de me terem cobrado

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    rui_marreiros
    há 16 horas, Tiga18 disse:

Deve ser recente. Deve ter sido nesta altura do covid porque também já tinha levantado e não me lembro de me terem cobrado

that this is not a fee earned by EstateGuru, but we cover the costs of liabilities arising from regulations. As the regulatory environment has changed, hence the change by us too. EstateGuru bears almost 90% of the real cost of the implemented change, the investor solution covers about 10%. At the end of the day, this is the cheapest possible solution for our investors, as Lemonway is the most affordable solution to offer such a service. And since this obligation will soon be the responsibility of all platforms offering such a service, EstateGuru made this change just one of the first.

A Estateguru começou a aplicar a taxa a partir de 10/6/2020, a Bondora já a aplica à mais tempo.

Não somos nós que queremos mais regulamentação nestas plataformas? Logo regulamentação quer dizer mais taxas.

Não vai ser por causa destas taxas que irei deixar de utilizar uma das plataformas mais estáveis e mais transparentes. 

O COVID veio ajudar a filtrar as plataformas com melhor estruturas e infelizmente para muitos da pior maneira (onde eu me incluo) com alguma perda de capital.

As plataformas centradas em um único grupo financeiro (com um banco) parecem ser as mais promissoras, talvez porque já são profundas conhecedoras do sistema de empréstimos de consumo e de avaliação de riscos. Também estas não prometiam, como está a acontecer agora em algumas plataformas BB, tornando o investidor mais responsável na escolha dos empréstimos.

Os momentos que se aproximam irão ser de muita volatilidade e é provável que assistamos à queda de mais algumas plataformas, na minha mente está a MINTOS, principalmente as de BB, pois os incumprimentos tenderão a aumentar, já que a maioria dos LO vivia do credito fácil com altas taxas de juro. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 19 minutos, rui_marreiros disse:

that this is not a fee earned by EstateGuru, but we cover the costs of liabilities arising from regulations. As the regulatory environment has changed, hence the change by us too. EstateGuru bears almost 90% of the real cost of the implemented change, the investor solution covers about 10%. At the end of the day, this is the cheapest possible solution for our investors, as Lemonway is the most affordable solution to offer such a service. And since this obligation will soon be the responsibility of all platforms offering such a service, EstateGuru made this change just one of the first.

A Estateguru começou a aplicar a taxa a partir de 10/6/2020, a Bondora já a aplica à mais tempo.

Não somos nós que queremos mais regulamentação nestas plataformas? Logo regulamentação quer dizer mais taxas.

Não vai ser por causa destas taxas que irei deixar de utilizar uma das plataformas mais estáveis e mais transparentes. 

O COVID veio ajudar a filtrar as plataformas com melhor estruturas e infelizmente para muitos da pior maneira (onde eu me incluo) com alguma perda de capital.

As plataformas centradas em um único grupo financeiro (com um banco) parecem ser as mais promissoras, talvez porque já são profundas conhecedoras do sistema de empréstimos de consumo e de avaliação de riscos. Também estas não prometiam, como está a acontecer agora em algumas plataformas BB, tornando o investidor mais responsável na escolha dos empréstimos.

Os momentos que se aproximam irão ser de muita volatilidade e é provável que assistamos à queda de mais algumas plataformas, na minha mente está a MINTOS, principalmente as de BB, pois os incumprimentos tenderão a aumentar, já que a maioria dos LO vivia do credito fácil com altas taxas de juro. 

Concordo com tudo à excepção da queda da MINTOS. Acredito que alguns LO mais fraquitos irão desaparecer, mas os principais vão manter-se. E os pequenos que caírem irão aparecer outros a substitui-los.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    rui_marreiros

Falsas taxas de Juro ao ano:

Outro coloquei o Excel a fazer contas e apercebi-me que a taxa oferecida por uma plataforma de 12% ao ano era "falsa". Como todos os meses eu recebo o juro+ o principal, se eu não reinvestir esse dinheiro de imediato, o juro anual caiu para 6,6%. Ou seja, o juro de 12% é um juro composto e só é atingido se  estivermos sempre a investir o dinheiro recebido + juro (o juro irá compensar as perdas de estarmos um dia sem investir). Assim, o risco de investimento nestas plataformas pode não compenar.

Assim, precisamos de ter um investimento razoável nessa plataforma para atingir os juros indicados. Portanto, a diversificação por muitas plataformas pode não ser a melhor opção, a escolha de uma ou duas plataformas de confiança e dentro delas diversificar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    rui_marreiros
    há 1 minuto, Tiga18 disse:

queda da MINTOS. Acredito que alguns LO mais fraquitos

Mas estares a investir numa plataforma onde a maioria dos LO são fraquinhos é um enorme risco.

Eu pelos endereços indicados pelos LO da Mintos já procurei via google se existia alguma informação física. Nada.

A SUN FINANCE tem o endereço de uma empresa de investimento. Essa empresa de investimento tem uma pagina muito bem feita e podes encontrá-la em varios locais. A SUN FINANCE não é indicada como parceira. A pagina da SUN FINANCE é uma lastima.

A Viventor é parceira de uma financeira e parece-me tudo muito bem.

A Perrberry é parceira de outra financeira e parece-me tudo bem.

As empresas financeiras parceiras destas têm contas auditadas e podes encontrá-las com referencias nos bancos centrais dos referidos países. A MINTOS nem esse estatuto tem. Eu comecei a percorrer melhor os caminhos das empresas na MINTOS a partir da ID FINANCE no Mexico. Nenhum dos loan foi pago pelos devedores, todos foram para BB (mais de 50 loans).

A partir dai comecei a sair da MINTOS.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 minutos, rui_marreiros disse:

Mas estares a investir numa plataforma onde a maioria dos LO são fraquinhos é um enorme risco.

Eu pelos endereços indicados pelos LO da Mintos já procurei via google se existia alguma informação física. Nada.

A SUN FINANCE tem o endereço de uma empresa de investimento. Essa empresa de investimento tem uma pagina muito bem feita e podes encontrá-la em varios locais. A SUN FINANCE não é indicada como parceira. A pagina da SUN FINANCE é uma lastima.

A Viventor é parceira de uma financeira e parece-me tudo muito bem.

A Perrberry é parceira de outra financeira e parece-me tudo bem.

As empresas financeiras parceiras destas têm contas auditadas e podes encontrá-las com referencias nos bancos centrais dos referidos países. A MINTOS nem esse estatuto tem. Eu comecei a percorrer melhor os caminhos das empresas na MINTOS a partir da ID FINANCE no Mexico. Nenhum dos loan foi pago pelos devedores, todos foram para BB (mais de 50 loans).

A partir dai comecei a sair da MINTOS.

Sim mas escolhendo uns 6 ou 7 LO com bom rating tanto na MINTOS como na p2pexplorer poderá reduzir um pouco o risco. Não digo meter todos os ovos na MINTOS, mas até agora não pretendo reduzir.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 13/05/2020 às 18:00, superkinas disse:
    "We are happy to announce the launch of a Cashback Campaign on Robo.cash! Earn a 1% bonus increasing your investor’s balance in May!

The campaign is available for both the current and new users of the platform. Its conditions are as follows:

Every investor has a chance to earn a 1% cashback making new deposits in May. The bonus will be calculated on the positive difference between the investor’s balance on May 31, 2020 and investor’s balance on May 13, 2020 (or the day of registration in case of new users). The cashback will be paid out on June 15, 2020.

Please note that an obligatory condition to receive the cashback is not to decrease the balance between June 1 and June 14, 2020 inclusively. If the investor’s balance is reduced during this timeframe, the bonus will not be accrued.

For better understanding of how the cashback accrual works, we provide you with the following example:

On May 13 the user’s balance was 2,000 EUR. On May 15 he/she withdrew 1,000 EUR, but on May 25 he/she added 4,000 EUR. The user’s total balance on May 31 is 5,000 EUR. The difference between the balances on May 31 and May 13 is 5,000-2,000 EUR= 3,000 EUR. The user has also kept 5,000 EUR from June 1 to June 14 and received 1% cashback on 3,000 EUR (30 EUR) on June 15.

Increase your investor’s balance till the end of May and take the opportunity to earn more with Robo.cash!"

Parece que a robo.cash alterou o que estava escrito e agora diz "Every investor has a chance to earn a 1% cashback making new deposits and investing in May." que palhaçada...

https://robo.cash/news/earn_cashback_making_new_deposits_in_may

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Plataformas De Crowdfunding
    há 2 horas, rui_marreiros disse:

Falsas taxas de Juro ao ano:

Outro coloquei o Excel a fazer contas e apercebi-me que a taxa oferecida por uma plataforma de 12% ao ano era "falsa". Como todos os meses eu recebo o juro+ o principal, se eu não reinvestir esse dinheiro de imediato, o juro anual caiu para 6,6%. Ou seja, o juro de 12% é um juro composto e só é atingido se  estivermos sempre a investir o dinheiro recebido + juro (o juro irá compensar as perdas de estarmos um dia sem investir). Assim, o risco de investimento nestas plataformas pode não compenar.

Assim, precisamos de ter um investimento razoável nessa plataforma para atingir os juros indicados. Portanto, a diversificação por muitas plataformas pode não ser a melhor opção, a escolha de uma ou duas plataformas de confiança e dentro delas diversificar.

As taxas de juro são dos empréstimos e não da plataforma. Obviamente que o dinheiro parado na plataforma não rende juros mas para cair de 12% para 6% tem de ter metade do dinheiro parado sempre.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    rui_marreiros
    há 2 horas, Tiga18 disse:

bom rating tanto na MINTOS

Não achas estranho a Mogo, Sun Finance, DelfinGroup terem o mesmo endereço? Depois dentro do mesmo grupo as contas serem nalguns países auditadas e noutros não?

Os meus pending da Mintos são da Monego, para sempre, eu vi os relatórios das auditorias e eles falam de alguns problemas mas diziam que o negocio era possível. A maioria dos LO não são auditados, logo não consegues saber de ano para ano o que é que se passa com o LO, eu até gostava de saber como a p2pexplorer faz a classificação, em que dados?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Bear disse:

Parece que a robo.cash alterou o que estava escrito e agora diz "Every investor has a chance to earn a 1% cashback making new deposits and investing in May." que palhaçada...

https://robo.cash/news/earn_cashback_making_new_deposits_in_may

Estás nessa situação, reforço sem investir? O cashback supostamente foi pago ontem.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Plataformas De Crowdfunding disse:

cair de 12% para 6% tem de ter metade do dinheiro parado sempre.

É o que te acontece se o teu investimento for baixo, muitas das plataformas tem limitação na quantidade mínima de investimento 50 euros e a retirada a ser taxada. Se fizeres um investimento na plataforma de 200 euros, num mês irás receber juros+ principal de 17 euros, terás de esperar 3 meses para reinvestir.

Só em plataforma com Short loan é que é viável entrar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 horas, CDCD disse:

Estás nessa situação, reforço sem investir? O cashback supostamente foi pago ontem.

Sim, fiz o reforço sem investir, (como fiz com a Lendermarket que tinha uma campanha exactamente igual mas com 2% de cashback só por depositar) mas parece que a robo.cash mudou as regras a meio, ou no fim, vergonhoso...

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Agora mesmo, Bear disse:

Sim, fiz o reforço sem investir, (como fiz com a Lendermarket que tinha uma campanha exactamente igual mas com 2% de cashback só por depositar) mas parece que a robo.cash mudou as regras a meio, ou no fim, vergonhoso...

Confirma bem porque além do "balance" principal existe outro por cada portofolio, sendo que novos fundos vão directamente para o do portofolio que estiver marcado como "auto-deposit". Caso não tenhas recebido nada envia um email para support@robo.cash . Costumam ser rápidos a responder.  A promoção inicial de facto não falava em investimento - curiosamente a versão em alemão ainda é a original, nas outras linguagens foram alteradas.

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Neste tipo de investimento tenho dúvidas se ter muitas plataformas de modo reduzir risco e a melhor solução. Talvez por sorte ainda não tive nenhum episódio negativo com p2p mas oaximo que tive foi 4 plataformas e já saí de 2, via invest e robôcash. 

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, CDCD disse:

Confirma bem porque além do "balance" principal existe outro por cada portofolio, sendo que novos fundos vão directamente para o do portofolio que estiver marcado como "auto-deposit". Caso não tenhas recebido nada envia um email para support@robo.cash . Costumam ser rápidos a responder.  A promoção inicial de facto não falava em investimento - curiosamente a versão em alemão ainda é a original, nas outras linguagens foram alteradas.

Sim eu sei @CDCD, os meus portefolios estão, e estavam, desligados e já mandei para trás o que tinha metido lá.

Enviei ontem o e-mail para lá e eles disseram que tinha que ter investido mandando o link em inglês. Entretanto respondi que anteriormente não referia a necessidade de investir e que no link em alemão também não refere (obrigado pela dica @CDCD!).

Provavelmente não vai dar em nada, mas pronto.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    rui_marreiros
    há 1 hora, superkinas disse:

ter muitas plataformas de modo reduzir risco e a melhor solução.

Depois de um ano a investir neste tipo de plataformas cheguei a mesma conclusão. A minha ideia inicial foi minimizar o risco e depois escolher as melhores em termos de risco e rentabilidade, Ainda estou em muitas mas porque em algumas está difícil de sair, falta de mercado secundário, com valores inferiores a 100 euros.

Em que plataformas ainda estás?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

fiquei só mintos porque  esteve/está com boas taxas. Para alem de ser a maior de longe, não é a garantia de nada mas tb tem mercado secundario apesar de até agora não ter usado muito, tenho tb peer berry por ser muito certinha até agora.

Das que sai robocash e viainvest tenho contas a zero e foi fácil sair. Todavia são muito paradas.

acho coragem quem se mete em projetos de imobiliário de 1 ano e mais neste tipo de plataformas.....

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A lendermarket tem estado finalmente a desbloquear os empréstimos prolongados. Também deram uma pequena recompensa que fez equivaler a 15% estes empréstimos, mas só durante o tempo prolongado. E voltaram a aparecer algumas coisas a 12, embora continuem a haver 14s. Talvez se estejam a preparar para repor os 12% outra vez.

Continuo a desmobilizar. Pouca confiança e má atitude durante o pânico da covid.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    rui_marreiros
    há 2 horas, superkinas disse:

acho coragem quem se mete em projetos de imobiliário de 1 ano e mais neste tipo de plataformas.

Podemos nestas plataformas analisar o tipo de respostas que elas dão aos incumprimentos.

Por exemplo, a Mintos de onde sai não me inspira confiança.

A Estateguru e a Crowdestate são de longe mais transparentes, porque quando existem casos de incumprimentos fazem o papel delas que é da negociação e no caso de falhar um pedido de insolvência no tribunal (isto é o que normalmente acontece e reportam os passos que estão a dar para recuperar o capital). Se a avaliação foi bem feita os credores (investidores da plataforma) devem conseguir recuperar mais de 60% do capital. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Antonio84Pereira
    A 16/06/2020 às 13:52, rui_marreiros disse:

Não posso concordar que para existir mais transparência e regulamentação tenha que ser criada uma taxa de levantamentos. Já a têm no mercado secundário onde aceito sem qualquer problema, mas em transferências acho um absurdo! Uma coisa não tem nada a ver com outra na minha opinião.

Quanto à transparência da EG em específico, até agora tem sido positivo, menos esta taxa para mim.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    rui_marreiros
    há 5 minutos, Antonio84Pereira disse:

Não posso concordar que para existir mais transparência e regulamentação tenha que ser criada uma taxa de levantamentos

Pois António, para mim também, mas lembras-te de que nos levantamentos de multibanco os nossos Bancos também criam introduzir uma taxa devido a custos. Talvez exista regulamentação neste momento AML para o fazer. Sei que a Bondora o faz e tem o mesmo argumento.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites