Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• P2P - Tópico Geral

Cardoso24

Recommended Posts

Pois, eu basicamente mantenho uma folha de Excel com a taxa anual expectável e datas/valores dos depósitos. Ainda não sei bem como vou organizar as plataformas P2P porque acabo por me ver a registar informações úteis e não uteis e acabo por não ter nada organizado. Sou capaz de testar uma plataforma para este fim já aqui referenciada mas preferia uma folha de Excel bem gerida. :(

Cumprimentos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 10,5k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Rick Lusitano

1796

• Nesspc

858

• Harvester

492

• Patanisca

413

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Excelente post. Em alguns comentários parece que a culpa da Envestio e Kuetzal terem indo ao charco foram os levantamentos, incluindo as saídas antecipadas. A culpa é só das plataformas, umas por

Fechando o ano de 2019, penso que foi bastante positivo para mim no meu próprio Fundo de Sucateiro P2P Aqui ficam alguns valores nomeadamente em p2p retorno vs risco Notas : 2018 apen

Sim, as coisas impossíveis ao ser humano que já vi acontecer em mim e já vi em outras pessoas provaram sem sombra de dúvida que Deus existe e se torna galardoador daqueles que o buscam. Em Genesi

Posted Images

Eu uso uma folha de excel para ter uma visão da rentabilidade de cada p2p, e o gnucash para contabilidade geral. 

Exemplo de excel 

- adicionar novo p2p: copy-paste das 8 linhas de um existente, e adaptar a data de início em: c+j médio/ cap médio / j. corrente

- adicionar novos eventos como juros, reforços, levantamentos: abrir uma coluna nova entre A e B com os conteúdos de B; alterar valor, juros à data e parado.

- a folha suporta eventos em qualquer data e dá o valor da rentabilidade actual - p/ os valores mensais têm que se adicionar fórmulas manualmente

No gnucash o sistema de contas que mantenho é:

Assets:P2P:Mintos

Assets:P2P:Robocash 

... e 

Income:Interests:P2P:Mintos

Income:Interests:P2P:Robocash

No último dia de cada mês registo os juros obtidos nesse mês em cada p2p. Os reforços e levantamentos são automáticos a partir da conta que acompanha os movimentos bancários. 

O gnucash permite interligar toda a contabilidade mas não tem forma de calcular a rentabilidade: não existe funcionalidade nativa para fazer Income:Interests:P2P:x / Assets:P2P:x para cada p2p.

Editado por CDCD
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 16 horas, Ana Rei disse:

Eu neste momento digamos que não tenho muito dinheiro pois estou a pagar o meu carro e mais aparelho (que já nem tenho mas também está quase pago) e  adotei uma gatinha e tenho tido alguns gastos com ela mas vale a pena.. E já estou um pouco exposta ás P2P (cerca de 27,5%).. Mas sim em principio vou reforçar e quem sabe entrar em mais algumas que já aqui foram referidas.. Mas vou ficar muito exposta pois o que quero reforçar atira a minha exposição para cerca de 80% ou 90% , esse é o meu receio..  Devo reforçar no final deste mês.. Vou receber o subsidio de férias que vai ser bastante bom para aumentar as minhas poupanças..

Também faço a gestão em Excel muito detalhada de tudo mesmo.. Dá trabalho mas assim tenho controlo de tudo. Se aumentar muito a minha exposição talvez não consiga seguir tão detalhadamente. Ainda escolho todos os loans manualmente, algo que poderá também mudar com o aumento da minha exposição.

O meu maior medo é por exemplo chegar á Mintos e dar "Page not found" ou algum do gênero.. A legislação que falas das P2P gostaria de ler principalmente da Letónia que penso que as minhas são todas de lá.. Se alguém souber o link ou alguma coisa sobre a legislação que partilhe, era interessante estar mais informada nesse nível.

Bons ganhos a todos :D

Supostamente não deverias ter mais de 10 % das tuas poupanças em capital de risco. As taxas são tentadoras mas é como dizes, pode chegar o dia e o site simplesmente estar offline para sempre. Investe apenas o dinheiro que estás disposta a perder e mantém umas poupanças à parte para alguma eventualidade.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Essa questão de haverem balizas pre-definidas sempre me fez muita espécie. Então porque raio o limite de alocação de capital de risco é até 10%?
    Isso depende de tanta coisa:
    - Momento do mercado
    - Proteção dos activos
    - Nível de confiança do investidor
    - Nível de tolerância do investidor, etc...

Somos adultos, somos inteligentes, conseguimos pensar por nós mesmos, cada um é que tem de decidir quanto é que está disposto a alocar a capital de risco.

Por essa ordem de ideias eu era um prevaricador, uma vez que 100% do meu património monetário está em capital de alto risco.

Quanto ao "Investir apenas o que estás disposto a perder", com esta máxima já concordo.

Agora balizas rígidas "one size fits all" não acho jeito.

Editado por Patanisca
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 25/09/2018 às 00:54, CDCD disse:

Eu uso uma folha de excel para ter uma visão da rentabilidade de cada p2p, e o gnucash para contabilidade geral. 

Exemplo de excel p2p.xlsx

- adicionar novo p2p: copy-paste das 8 linhas de um existente, e adaptar a data de início em: c+j médio/ cap médio / j. corrente

- adicionar novos eventos como juros, reforços, levantamentos: abrir uma coluna nova entre A e B com os conteúdos de B; alterar valor, juros à data e parado.

- a folha suporta eventos em qualquer data e dá o valor da rentabilidade actual - p/ os valores mensais têm que se adicionar fórmulas manualmente

No gnucash o sistema de contas que mantenho é:

Assets:P2P:Mintos

Assets:P2P:Robocash 

... e 

Income:Interests:P2P:Mintos

Income:Interests:P2P:Robocash

No último dia de cada mês registo os juros obtidos nesse mês em cada p2p. Os reforços e levantamentos são automáticos a partir da conta que acompanha os movimentos bancários. 

O gnucash permite interligar toda a contabilidade mas não tem forma de calcular a rentabilidade: não existe funcionalidade nativa para fazer Income:Interests:P2P:x / Assets:P2P:x para cada p2p.

Muito obrigado, vou adaptar as minhas necessidades.

O gnucash parece ser interessante também.

Cumprimentos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 25/09/2018 às 21:53, Visitante Ricardo disse:

Alguém com dinheiro parado na robocash? 

Tenho pelo menos há uma semana metade do capital em balance e não é utilizado para nenhuma loan. Tenho o portefólio desde inicio só para loans de 30 dias e nunca tinha tido este problema. 

tenho metade parado também há uns tempinhos... mais do que o costume. Vamos lá ver se aumentam os loans, até aumentei os prazos para 60 dias no autoinvest.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O robocash esgotou a capacidade. Inclusive já suspenderam o programa de afiliados.

"We regret to say did recently Robo.cash has faced a difficulty with availability of 
    loans for new users massively joining the platform. 

The platform Provides investments in loans issued by the companies Which operate on already 
    mature markets and steadily increase Their volumes with the preserved strict requirements for 
    lending. The current volume of loans available on the platform is fully Supplied with investments 
    from existing investors. 

We highly appreciate all Those investors who have already joined us and we want to justify Their 
    expectations from the service first. " 

Dito isto eu tenho apenas ~10€ parados :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 horas, Patanisca disse:

Site da Mintos offline.

Sempre bom, depois de receber um mail a notificar que os meus 1000€ lá chegaram.

#confiançanasp2p

Já está online.

Carreguei na RoboCash e não consegue investir nem metade do que lá pus... Já comecei a retirar, dinheiro parado é dinheiro que não rende.

Mudança de estratégia, e voltar a carregar na Mintos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Duas possiveis dicas para combater o drag na Robocash..

-Verificar se o novo loan issuer está seleccionado no autoinvest e subir o range de duração para 90 dias para apanhar os do novo loan issuer.
    -Aumentar o montante por empréstimo, há menos empréstimos, sobe se o valor por empréstimo(tou com 5% do total), assim 20 empréstimos chegam para meter tudo.. para acabar com o drag podem subir este valor até.

Passei de 30-40% drag para 0%

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, RSilva disse:

Duas possiveis dicas para combater o drag na Robocash..

-Verificar se o novo loan issuer está seleccionado no autoinvest e subir o range de duração para 90 dias para apanhar os do novo loan issuer.
    -Aumentar o montante por empréstimo, há menos empréstimos, sobe se o valor por empréstimo(tou com 5% do total), assim 20 empréstimos chegam para meter tudo.. para acabar com o drag podem subir este valor até.

Passei de 30-40% drag para 0%

Não fiz nada no AI e está perto de 0%, talvez algumas desistências e maior oferta.... 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
      Viventor Mintos Twino Grupeer Robocash Iuvo Mensal TANL
    Setembro 0,85 %    0,64 %     0,74 %     1,49 %     1,19 %      0,97 %    11,60 %
    med 2018 0,87 %    0,94 %   0,87 %    1,22 %     1,04 %      0,98 % 

11,72 %

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Agora mesmo, quirino disse:
      Viventor Mintos Twino Grupeer Robocash Iuvo Mensal TANL
    Setembro 0,85 %    0,64 %     0,74 %     1,49 %     1,19 %       0,97 %    11,60 %
    med 2018 0,87 %    0,94 %   0,87 %    1,22 %     1,04 %      0,98 % 

11,72 %

Os valores da Grupeer e robocash estão bem?

1,49 -> 17,88% ano

1,19 -> 14,28% ano

Parecem valores demasiado altos, mesmo para a grupeer e robocash.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 horas, CDCD disse:

Os valores da Grupeer e robocash estão bem?

1,49 -> 17,88% ano

1,19 -> 14,28% ano

Parecem valores demasiado altos, mesmo para a grupeer e robocash.

O valor mensal acaba por ser sempre um bocado mais aleatório porque faço a diferença ao valor que tenho a 30 de Setembro em relação a 1 de Setembro. Bastava alguns empréstimo calharem 1 dia depois e o valor podia variar de forma significativa.

Mas na linha de baixo tens a média mensal com 12 meses ponderados que dá o valor real que tenho obtido:

1.22% -> 14.64%

1.04% ->  12.48%

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites