Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• P2P - Tópico Geral

Cardoso24

Recommended Posts

há 18 horas, Omgf disse:

Sou leitor assíduo do fórum, embora sem participação até aqui. 

Desde já queria agradecer as partilhas aqui feitas e que alguns "azares" já me ajudaram  a evitar.

Posto  isto,  alguém tem recebido juros sobre os "pending payments" ? embora esteja a receber constantemente pending payments que já passaram em muito os 7 dias estipulados  para o inicio do vencimento de juros, não estou a receber juros sobre estes. Recebi uma batelada deles quando anunciaram a funcionalidade mas até agora 0.   . 

O mesmo aqui. Recebi 0,10€ uma vez e, passados 9 dias, ainda não veio mais nada.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 10,5k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Rick Lusitano

1796

• Nesspc

858

• Harvester

492

• Patanisca

413

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Excelente post. Em alguns comentários parece que a culpa da Envestio e Kuetzal terem indo ao charco foram os levantamentos, incluindo as saídas antecipadas. A culpa é só das plataformas, umas por

Fechando o ano de 2019, penso que foi bastante positivo para mim no meu próprio Fundo de Sucateiro P2P Aqui ficam alguns valores nomeadamente em p2p retorno vs risco Notas : 2018 apen

Sim, as coisas impossíveis ao ser humano que já vi acontecer em mim e já vi em outras pessoas provaram sem sombra de dúvida que Deus existe e se torna galardoador daqueles que o buscam. Em Genesi

Posted Images

há 23 minutos, pennybypenny disse:

https://blog.mintos.com/mintos-applies-for-european-investment-firm-and-electronic-money-institution-licenses/

Talvez  esta decisão já venha antes do COVID19, mas a verdade é que pelo menos vemos trabalho e não só damage control

Se sair isso, será muito bom:  "Investors also will be protected under the state-guaranteed investor protection system that safeguards up to € 20 000 per investor. ". "client funds in a segregated account with the EU bank".  "strong plans to offer IBAN accounts and Mintos payment cards"

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Antonio84Pereira
    há 2 horas, athos disse:

Bom dia,

Já agora alguém sabe em que páginas se discutiu o IRS das P2P?

Obrigado.

Tens aqui por exemplo: 

Mas sei que existem mais posts sobre o mesmo... e incluindo aqui já se debateu muito, inclusive que informação a AT tem ou irá ter, se é que irá ter.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 7 horas, prlm86 disse:

O mesmo aqui. Recebi 0,10€ uma vez e, passados 9 dias, ainda não veio mais nada.

Parece que até agora só o Finko Group pagou juros nos PP que passam os 7 dias. Talvez por 2 razões:

- Finko Group e Mintos Group são detidos pelos mesmos accionistas. Logo o processo/acordo é mais directo e rápido de se conseguir.

- Segundo uma alegada resposta do Mintos Support a um investidor, o Finko Group deliberadamente optou por manter os PP sem os pagar. Presumo que foi durante um determinado periodo de tempo e depois alteraram essa estratégia, pois entretanto comecei a recebi os PP dos loans pertencentes aos LO do Finko Group.

Cada vez mais*, penso que o Martins, CEO da Mintos é apenas um pau-mandado que serve para dar a cara publicamente, tal como os CEO dos LO e Grupos ligados à Tribo Mintos. Que no final, os accionistas deles, é que decidem o mais importante, e os CEO da Mintos, Grupos e LO, apenas tratam da gestão do dia-a-dia e dão a cara. A estratégia empresarial estará na mãos dos accionistas.

A Mintos é o "banco", que funciona como o braço do financiamento dos LO pertencentes aos seus accionistas. Algo parecido ao BES ajudar a financiar as empresas do universo  GES. Com o "banco" a vender dívida das empresas do Grupo a terceiros para obterem liquidez e a canalizarem para essas empresas pertencentes ao Grupo.

Portanto não se pode esperar independência entre o intermediário (Banco/Mintos) e os vendedores (LO/Grupo/empresas).

* baseado naquilo que pesquisei até agora sobre as estruturas das várias empresas ligadas aos mesmos accionistas (LO; Holding companies; Grupos).

Talvez um dia um Pato Espião venha a anunciar descobertas interessantes. Com aquilo que eu expus no fórum do Claus, o Kristaps Kors confrontou o Martins na sua última entrevista vídeo.

Editado por Rick Lusitano
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 6 minutos, Nesspc disse:

Engraçado que a Mintos falou mal da Aforti e parte do que tinha em lates passou para pending foi uma fartura de 3 euros , deixa ver se pagam

Estratégia de Marketing da Aforti para mostrar que têm liquidez e ganhar mais tempo.

Foi uma reacção aos anúncios recentes da Mintos ou foi acordado previamente entre ambos.

"Ah e tal, paguem lá uns milhares de EUR, só para calar os chatos dos investidores durante um tempo. E depois logo se vê."

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 minutos, Rick Lusitano disse:

Estratégia de Marketing da Aforti para mostrar que têm liquidez e ganhar mais tempo.

Foi uma reacção aos anúncios recentes da Mintos ou foi acordado previamente entre ambos.

"Ah e tal, paguem lá uns milhares de EUR, só para calar os chatos dos investidores durante um tempo. E depois logo se vê."

se me pagarem os 5 euros que faltam , acredito neles e volto para  a Mintos e vou á Viventor comprar aquilo tudo em saldos heheeh :)

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 minutos, pennybypenny disse:

https://www.grupeer.com/blog/grupeer-statement/

Primeiro dizem que todos os pagamentos estavam suspensos. Agora vêm-se queixar que estamos a por em risco a empresa pq o LO's não lhes querem transferir dinheiro. 

Pagar o que estava na conta corrente isso é que ainda não houve maneira.

já que vão ao charco querem mamar dos 2 lados , deixa ver como acaba...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Vejam o email da Crowdestor, quem lá estiver..
    A )Recebemos principal e yield do período original e 0% no recovery stage(dura quanto durar??)
    B )Não há recovery stage mas só recebemos 1/3 da yield
    C )9 meses de recovery stage mas só recebemos 2/3 da yield (estes 9 meses também são remunerados a 2/3??)
    D )18 meses de recovery stage, yield por completo (estes 18 meses também são remunerados??)
    E )A Crowdestor escolhe para cada caso uma solução

É isto ou percebi mal(a parte que percebi)?
    Bad pill, worse pill, very bad pill, wtf pill, open mouth.. i choose the pill

Editado por RSilva
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 5 horas, pennybypenny disse:

https://www.grupeer.com/blog/grupeer-statement/

Primeiro dizem que todos os pagamentos estavam suspensos. Agora vêm-se queixar que estamos a por em risco a empresa pq o LO's não lhes querem transferir dinheiro. 

Pagar o que estava na conta corrente isso é que ainda não houve maneira.

Pois, os LO não querem transferir porque alguns nem existem e não tem dinheiro e os que existem, temem perder o dinheiro.

Alguns LO verdadeiros trabalhavam com a Grupeer, outros LO verdadeiros não trabalham com a Grupeer, e outros LO que são fantasmas (Scams).

Teoricamente se o dinheiro está na conta, a Grupeer e outras plataformas não terão problemas em transferir. Porque já o receberam dos LO, ou é dinheiro parado transferido dos investidores que não foi investido. Certo?

Ou as faltas de transferências significa apenas que o dinheiro dos investidores é usado para outras coisas e assim fica a faltar quando os investidores querem tirar dinheiro da plataforma?

Parece que assim, que as plataformas usam o dinheiro para o que elas querem, e depois para tapar os buracos, tiram de outros investidores para os outros e montante só existe no mundo virtual. O problema é quando suficiente montante quer sair e não há suficiente dinheiro verdadeiro de outros investidores para tapar o buraco.

Isso só prova uma má gestão do dinheiro dos outros, no mínimo, e no máximo dizer que são esquemas piramidais. -> Contas segregadas pode ser uma solução para mitigar isto.

A Grupeer agora acusa os investidores que querem tirar o seu dinheiro todos ao mesmo tempo, o dinheiro que já era dos investidores, eles não estão a vender no SM porque nunca existiu na Grupeer, não existe BuyBacks ou outra forma de saída antecipada, como eles não transferem o dinheiro que já existe nas contas.

É a típica desculpa e frustração de quem foi descoberto o Ponzi.

O que a Grupeer disse é parecido ao que o Maddoff disse, a culpa era dos investidores por querem tirar o dinheiro na altura da crise financeira de 2007-09. Nas crises, os Ponzi são mais depressa desmascarados por causa dos levantamentos massivos por parte dos investidores, arrebatando a bolha.

Agora já confirmamos o porquê nunca ter existido um SM na Grupeer ou outra maneira de saída antecipada e dos loans terem prazos cada vez maiores. É tipo Hotel Califórnia, pode-se entrar, mas nunca sair de lá.

Mais outro blog post da Grupeer (2º desde que arrebentou a bomba, na 6ª feira passada) e continuam a não explicar/falar dos fake LO/SPV e dos projectos imobiliários, um falhado que não existe na Belarus, outro na Belarus que existe, mas que nestes 2 projectos foram financiados mais do que valiam e que foram gastos, nos outros que existem mas nunca foram financiados na Grupeer (fake loans), todos eles entretanto descobertos.

(Ainda me lembro de falar aqui de possíveis esquemas pirâmide/Ponzi em 2018 em P2P/P2B e ter sido criticado por dizer isso, o tempo provou que não estava longe da verdade. E nem o @Patanisca, que também falou em possíveis Ponzis.) ;)

@0risk parece que a FI deve ser a única P2P que é legitima. Aquilo não cai. Era para ser a 1ª a cair, mas já caíram 4 nos bálticos antes. :D

Editado por Rick Lusitano
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    59 minutes ago, RSilva said:

Vejam o email da Crowdestor, quem lá estiver..
    A )Recebemos principal e yield do período original e 0% no recovery stage(dura quanto durar??)
    B )Não há recovery stage mas só recebemos 1/3 da yield
    C )9 meses de recovery stage mas só recebemos 2/3 da yield (estes 9 meses também são remunerados a 2/3??)
    D )18 meses de recovery stage, yield por completo (estes 18 meses também são remunerados??)
    E )A Crowdestor escolhe para cada caso uma solução

É isto ou percebi mal(a parte que percebi)?
    Bad pill, worse pill, very bad pill, wtf pill, open mouth.. i choose the pill

Não entendo muto bem a opção A. Se propõem que recebamos o principal e juros no periodo original (maturidade do loan?), então qual o sentido do recovery stage?

Já a B, entendo que será receber principal e 1/3 dos juros na maturidade do loan. Será isto?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    7 hours ago, Nesspc said:

Engraçado que a Mintos falou mal da Aforti e parte do que tinha em lates passou para pending foi uma fartura de 3 euros , deixa ver se pagam

:o Passaram-me 27€ da Aforti para pending... agora é como dizes, deixa ver é se pagam, que é o que interessa.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    14 hours ago, 0risk said:

Se sair isso, será muito bom:  "Investors also will be protected under the state-guaranteed investor protection system that safeguards up to € 20 000 per investor. ". "client funds in a segregated account with the EU bank".  "strong plans to offer IBAN accounts and Mintos payment cards"

Tambem tentaram licença da FCA...

Esta noticia, neste momento, parece-me mais para tentar introduzir alguma confiança do que outra coisa qualquer.

O que é a Financial and Capital Market Commission?

The Financial and Capital Market Commission is an autonomous public institution, which carries out the supervision of Latvian banks, credit unions, insurance companies and insurance brokerage companies, participants of financial instruments market, as well as private pension funds, payment institutions and electronic money institutions.

One of the strategic directions of the FCMC is FinTech support, as well as promoting innovation in the financial system. In cooperation with other public institutions the intention of the FCMC is to create a friendly environment for FinTech, which would promote innovative financial services in Latvia and attract new companies to provide these services.

Estónia, Letónia e afins, não me parece que tenham ficado muito bem na fotografia, dão licenças a empresas para operar com produtos financeiros como quem dá licenças para abrir um botequim.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Pedro Sousa
    há 12 horas, Antonio84Pereira disse:

Tens aqui por exemplo: 

Mas sei que existem mais posts sobre o mesmo... e incluindo aqui já se debateu muito, inclusive que informação a AT tem ou irá ter, se é que irá ter.

Segundo a resposta da Raize no vídeo do Daniel Pires (https://www.youtube.com/watch?v=zGSXpsWsqzU No min 7:16 até min 8:20), os Bónus não são rendimento e por isso não se devem declarar, certo? Se assim for os bónus de registo que obtivermos numa plataforma e os  bónus de referenciação (exemplo: Bondora, NeoFinance e outras P2P estrangeiras) também não se devem declarar. O cashback nas P2P à semelhança dos cartões de crédito também não se declara. Tudo isto quer dizer que apenas se declara os juros obtidos nas P2P estrangeiras. É isto? Obrigado a quem puder esclarecer.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    rui_marreiros
    há 1 hora, Harvester disse:

Já a B, entendo que será receber principal e 1/3 dos juros na maturidade do loan.

Numa loan faltava 4 dias para receber e juro+ principal. Em julho teria levantado quase tudo.

O tempo de recuperação é o que eles definirem. 

Eu quero o dinheiro mais cedo possível porque quero ir para os stocks.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 horas, Harvester disse:

Tambem tentaram licença da FCA...

Esta noticia, neste momento, parece-me mais para tentar introduzir alguma confiança do que outra coisa qualquer.

O que é a Financial and Capital Market Commission?

The Financial and Capital Market Commission is an autonomous public institution, which carries out the supervision of Latvian banks, credit unions, insurance companies and insurance brokerage companies, participants of financial instruments market, as well as private pension funds, payment institutions and electronic money institutions.

One of the strategic directions of the FCMC is FinTech support, as well as promoting innovation in the financial system. In cooperation with other public institutions the intention of the FCMC is to create a friendly environment for FinTech, which would promote innovative financial services in Latvia and attract new companies to provide these services.

Estónia, Letónia e afins, não me parece que tenham ficado muito bem na fotografia, dão licenças a empresas para operar com produtos financeiros como quem dá licenças para abrir um botequim.

A Mintos tambem anda a lançar noticia semelhante.

@Rick Lusitano Sabes que se está a criar algum grupo portugues para apresentar a queixa à grupeer à semelhança do que querem fazer nos outros paises ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Antonio84Pereira
    há 7 horas, Visitante Pedro Sousa disse:

Segundo a resposta da Raize no vídeo do Daniel Pires (https://www.youtube.com/watch?v=zGSXpsWsqzU No min 7:16 até min 8:20), os Bónus não são rendimento e por isso não se devem declarar, certo? Se assim for os bónus de registo que obtivermos numa plataforma e os  bónus de referenciação (exemplo: Bondora, NeoFinance e outras P2P estrangeiras) também não se devem declarar. O cashback nas P2P à semelhança dos cartões de crédito também não se declara. Tudo isto quer dizer que apenas se declara os juros obtidos nas P2P estrangeiras. É isto? Obrigado a quem puder esclarecer.

É possível que assim seja. Esperemos que a Raize tenha um fiscalista ao dispor para dar essas respostas tão factuais. Não sendo eu fiscalista e não tendo rendimentos alargados com bónus e referrals vou colocar tudo na receita do bolo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Antonio84Pereira
    há 8 horas, Harvester disse:

:o Passaram-me 27€ da Aforti para pending... agora é como dizes, deixa ver é se pagam, que é o que interessa.

Eu tenho 14€ presos da Aforti mas nada deles em pending.

Mas já agora que tanto se fala em pending, expliquem-me pfv. como é que o valor que me aparece em pending na página do overview não bate com o valor em pending quando vou ao meu Portfolio e filtro por pending payments.

Overview: image.png.d48697cb73aa80932fa74eb872c1a4b2.png

Pending Payments: image.thumb.png.c4dff22ea2eb9b4a9b868928ce872389.png

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Antonio84Pereira
    há 9 minutos, prlm86 disse:

Verifica a página dos Finished Investments.

Sou sincero, ainda não tinha perdido tempo a olhar para os pendings e tem-me fugido aos olhos esse debate por aqui. Obrigado !

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites