Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• P2P - Tópico Geral

Cardoso24

Recommended Posts

Tiago Cardoso 17
    há 1 minuto, prlm86 disse:

Eu decidi que é mesmo pra brincar, e vou aproveitando os descontos. Também não é muito. Vou só levantar o que vou pagar de IRS, pra equilibrar.

O IRS em geral ou sobre as P2P do ano passado?

Eu nao levantei nada das p2p em 2019 portanto creio que não tenho de as declarar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 10,5k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Rick Lusitano

1796

• Nesspc

858

• Harvester

492

• Patanisca

413

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Excelente post. Em alguns comentários parece que a culpa da Envestio e Kuetzal terem indo ao charco foram os levantamentos, incluindo as saídas antecipadas. A culpa é só das plataformas, umas por

Fechando o ano de 2019, penso que foi bastante positivo para mim no meu próprio Fundo de Sucateiro P2P Aqui ficam alguns valores nomeadamente em p2p retorno vs risco Notas : 2018 apen

Sim, as coisas impossíveis ao ser humano que já vi acontecer em mim e já vi em outras pessoas provaram sem sombra de dúvida que Deus existe e se torna galardoador daqueles que o buscam. Em Genesi

Posted Images

10 minutes ago, Tiago Cardoso 17 said:

O IRS em geral ou sobre as P2P do ano passado?

Eu nao levantei nada das p2p em 2019 portanto creio que não tenho de as declarar.

Tens de declarar todos os ganhos das P2P independentemente se os levantaste ou não.

Era bonito se assim não fosse. O dinheiro ia ficando na plataforma até chegar ao dia que perdes tudo e assim não pagavas nenhum imposto.

Não existe consenso sobre se podes ou não subtrair as perdas. Eu irei fazer quando tal acontecer. Mas só podes subtrair as perdas aos ganhos do ano em questão.

O pior que pode acontecer é ganhares 5000€ num ano, pagas 1400€ ao tio Costa e no ano seguinte perdes tudo. Ficas com um prejuízo de 6400€. A vida tem destas coisas. :)

Editado por johnmx
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A Raize é portuguesa, e faz retenção antes de entregar o juro, tipo os bancos nos depósitos a prazo. Por isso, parece-me que se aplica a todos os outros ganhos em P2P. Agora, é complicado a AT conhecer os valores da Mintos ou outras que tal, porque não há comunicação. Daí, a decisão de declarar é de cada um. No meu caso, não quero por em risco o meu reembolso de IRS por causa de uns troquitos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    2 minutes ago, athos said:

Se não há legislação como sabemos o que declarar?

Eu sei que a Mintos nos dá os valores que recebemos no ano.

Será que estes ganhos se encaixam como ganhos de capitais?

Será essa a legislação que se aplica?

Existem outros tópicos no fórum a discutir esse assunto. Façam uma pesquisa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    1 minute ago, johnmx said:

Existem outros tópicos no fórum a discutir esse assunto. Façam uma pesquisa.

Eu sei que há mas há sempre legislação a ser introduzida. Podia ter saído alguma coisa e os membros do fórum estarem alheios a nova informação.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 54 minutos, athos disse:

Alguém sabe qual é a legislação específica sobre as P2P?

Só lendo o que a legislação diz sobre o assunto se pode agir bem.

É um rendimento de capital por isso taxado a 28%, serve na Housers na RAIZE , Mintos..... a não ser que optes pelo englobamento. 

Uma coisa é certa tens declarar os ganhos e pagar imposto.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sou leitor assíduo do fórum, embora sem participação até aqui. 

Desde já queria agradecer as partilhas aqui feitas e que alguns "azares" já me ajudaram  a evitar.

Posto  isto,  alguém tem recebido juros sobre os "pending payments" ? embora esteja a receber constantemente pending payments que já passaram em muito os 7 dias estipulados  para o inicio do vencimento de juros, não estou a receber juros sobre estes. Recebi uma batelada deles quando anunciaram a funcionalidade mas até agora 0.   . 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    13 minutes ago, Phones said:

Confirmo que é um rendimento de capital pago sobre o interest anual, as perdas de capital não são dedutíveis, nem no próprio ano.

Fonte: Levei inspeção da AT ao meu IRS 2014-2016.

O fiscal que te atendeu até pode dizer que não se pode deduzir as perdas, mas no final tudo se resume à forma como apresentas os dados.

Certamente que não vais fazer login num computador à frente do fiscal.

A folha que a Mintos envia não passa de um simples email de texto. Mostraste o email às finanças?

É muito fácil deduzir o valor perdido ao campo "Capital gain" e imprimir o email 'corrigido'! Como é que eles vão verificar? Não acredito que o consigam fazer.

E o que acabei de referir até pode nem ser necessário caso a Mintos deduza automaticamente o valor ao campo em questão. Alguém que tenha um valor no campo "Bad Debt" que confirme.

Uma coisa é não pagar os impostos devidos, outra é pagar em excesso.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não sei se concordo, mas também não sou fiscal ? O juro, tu recebeste-o. Reinvestiste por decisão tua e, por isso, perdeste dinheiro (eventualmente). Não foi uma menos-valia. É por isto que há retenções na fonte, senão poucos iam ter dinheiro para pagar impostos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 minutos, johnmx disse:

O fiscal que te atendeu até pode dizer que não se pode deduzir as perdas, mas no final tudo se resume à forma como apresentas os dados.

Certamente que não vais fazer login num computador à frente do fiscal.

Certo. Não estava a dizer o que deviam ou não deviam fazer, só estava a informar o entendimento que me passaram (tanto da AT como contabilista). Não é só em PT que isto acontece.

Eu se tiver perdas também as vou deduzir - mas é preciso entender o risco que isso acarreta. 

A partir do momento em que tens lá alguma coisa declarada, e te cai uma inspeção. o fiscal vai pedir-te comprovativos. Portanto entre declarar metade ou não declarar nada, mais vale nada. Quase todas as plataformas têm PDFs proprios de income statement, a Mintos é a única que envia um email mal amanhado. 

Como tinha tudo Ok a nível de P2P, não estive preocupado em esconder nada - as preocupações eram outras.

Editado por Phones
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 11 horas, jferreira20 disse:

Não compro abaixo de 18%, de momento. Para vender a 16% e ganhar pelo menos 2%.

Então não temos negócio. :)

Não vendo a esse desconto, ainda tenho muito para vender e não quero sair da Mintos sem lucro. Vou vendendo com descontos de acordo com o saldo positivo nos ganhos do SM para amortecer as perdas nas vendas.

Cuidado com essa estratégia, pode parecer interessante, mas é muito arriscada, para esses descontos há muito poucos LO para diversificar o risco. Fica-se com o portfolio muito concentrado em poucos LO, se há um azar com 1 deles, o estrondo é enorme.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 11 horas, cibernauta disse:

espero que nao essa isso, pois já comecei a tirar de lá dinheiro ha uns meses mas não todo. :(  @Rick Lusitano é a tua opinião ou viste em algum lado?

há 11 horas, cibernauta disse:

mas viram onde ? qual a fonte ?

Tens montes de informação e como lidar com a situação da Grupeer no grupo de Telegram: Grupeer discussion.

Já tinha colocado aqui no tópico, a informação da Grupeer e o nome do grupo, quando começou a sair detalhes sobre as Scams da Grupeer, na 6ª feira passada de manha.

Tem lá uma pinned message no topo que resume o essencial.

Eu comecei a ver o filme quase de inicio, umas horas de atraso do inicio, com o Pato Espião a descobrir e a revelar as Scams da Grupeer. Foram algumas horas de leituras (mas não em tempo real :P ) antes de dormir, era melhor do que ver um filme. Drama, suspense e policial, tudo junto.

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 horas, Rick Lusitano disse:

Então não temos negócio. :)

Não vendo a esse desconto, ainda tenho muito para vender e não quero sair da Mintos sem lucro. Vou vendendo com descontos de acordo com o saldo positivo nos ganhos do SM para amortecer as perdas nas vendas.

Cuidado com essa estratégia, pode parecer interessante, mas é muito arriscada, para esses descontos há muito poucos LO para diversificar o risco. Fica-se com o portfolio muito concentrado em poucos LO, se há um azar com 1 deles, o estrondo é enorme.

Acho que já referi aqui que tenho meia dúzia de trocos na Mintos. Mesmo que quisesse diversificar, não dava. Neste momento é só hobby.

Adiante, cerca de 20% dos meus Aforti passaram para pending payments. Será que vou ver algum?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites