Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• P2P - Tópico Geral

Cardoso24

Recommended Posts

Depois de Áustria, Alemanha, Espanha, Estónia, Holanda, Itália, Letónia e Lituânia, transferências bancárias imediatas chegam a Portugal. Transferências disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano, até 15 mil euros, e disponibilizados em 10 segundos.

Jornal de Negócios - Já é possível fazer transferências imediatas (19 de setembro de 2018)
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 10,5k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Rick Lusitano

1796

• Nesspc

858

• Harvester

492

• Patanisca

413

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Excelente post. Em alguns comentários parece que a culpa da Envestio e Kuetzal terem indo ao charco foram os levantamentos, incluindo as saídas antecipadas. A culpa é só das plataformas, umas por

Fechando o ano de 2019, penso que foi bastante positivo para mim no meu próprio Fundo de Sucateiro P2P Aqui ficam alguns valores nomeadamente em p2p retorno vs risco Notas : 2018 apen

Sim, as coisas impossíveis ao ser humano que já vi acontecer em mim e já vi em outras pessoas provaram sem sombra de dúvida que Deus existe e se torna galardoador daqueles que o buscam. Em Genesi

Posted Images

há 6 horas, Rick Lusitano disse:
    Depois de Áustria, Alemanha, Espanha, Estónia, Holanda, Itália, Letónia e Lituânia, transferências bancárias imediatas chegam a Portugal. Transferências disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano, até 15 mil euros, e disponibilizados em 10 segundos.

Jornal de Negócios - Já é possível fazer transferências imediatas (19 de setembro de 2018)

Depende da vontade dos bancos, pelos vistos. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 13 horas, Patanisca disse:

Depende da vontade dos bancos, pelos vistos. 

Claro que sim, a adesão é facultativa. Mas se 1 banco não aderir, fica em desvantagem perante outros bancos. Os bancos tradicionais têm de combater as Fintech, se não perdem clientes (ainda mais).

Os bancos tradicionais em Portugal não são muito inteligentes, porque cada vez cobram mais comissões, os clientes assim procuram outras alternativas mais baratas ou mesmo gratuitas. E quanto mais clientes, eles perdem, mais aumentam as comissões, empurrando mais clientes para a saída.  É uma fuga para o abismo.

Os bancos Portugueses em vez de apostarem na redução de custos através da reconversão digital e tornar processos mais eficientes, apostam em continuar a espremer o resto do leite das vacas. E claro que cada vez há menos leite.

Os bancos Portugueses esquecem que com a UE (liberdade de capitais), os consumidores podem ser clientes em bancos fora de Portugal. A concorrência bancária é transnacional, só é pena não ser assim também para a energia e telecomunicações.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 15/09/2018 às 13:13, pennybypenny disse:

Consegui ter mais algum dinheiro de parte e vou optar por investir numa p2p diferente. Alguem com referral links por ai ?

A Mintos voltou com a campanha de referidos.

Segue o link: www.mintos.com/en/ref/0DHXT2

Apesar da rentabilidade geral ter baixado, continuo a achar a melhor plataforma, simplesmente porque é possível alocar de imediato qualquer cêntimo que fique disponível, acelerando o ganho. 

Bons ganhos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 minutos, IceMan1910 disse:

Tiveste responder a este questionario, então, certo? (para cada uma das entidades da via invest, excepto da letónia):

image.thumb.png.c52a2f6f9086c4010b774b1c2bfcead2.png

Não me recordo de ter respondido a nenhum um questionário...

Só se entretanto mudaram...

Vai a Obter/Certidões/Domicílio Fiscal

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 minutos, dasneves disse:

Parece que há duas opções: Residencia fiscal e Domicílio Fiscal.

O que eu enviei para lá foi o Domicílio Fiscal.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A mintos ainda tem a vantagem de ter a possibilidade de liquidar tudo no mercado secundário, caso haja necessidade súbita de resgatar tudo. 

A viainvest estou de saída provavelmente no final do mês. A rendibilidade é muito mais baixa do que encontro noutras plataformas por causa da retenção de imposto na fonte, ainda que atenuado com a prova de residência. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 27 minutos, dasneves disse:

Estás a complicar @IceMan1910 

Tens pedir uma certidão de domicilio fiscal, e não de residencia como estas a fazer.... 

Screenshot_1.png

Editado por gustaferra
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, gustaferra disse:

Estás a complicar @IceMan1910 

Tens pedir uma certidão de domicilio fiscal, e não de residencia como estas a fazer.... 

Screenshot_1.png

Ok. Vou enviar essa.

Estava a pensar que era a outra pela simples razção de:

image.png.bef78485c06052627a5d7938150fc5fa.png

vs:

image.png.007b76c1ff73a4328d5df31ebbb431a1.png

Na realidade pela descrição da coisa... penso que o certo deve ser o mais complexo (convenções de dupla tributação, etc..).

No entanto, se na via invest aceitam o de domicio fiscal... nem penso mais nisso :)

Vou enviar. Thanks-

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 23 minutos, IceMan1910 disse:

Ok. Vou enviar essa.

Estava a pensar que era a outra pela simples razção de:

image.png.bef78485c06052627a5d7938150fc5fa.png

vs:

image.png.007b76c1ff73a4328d5df31ebbb431a1.png

Na realidade pela descrição da coisa... penso que o certo deve ser o mais complexo (convenções de dupla tributação, etc..).

No entanto, se na via invest aceitam o de domicio fiscal... nem penso mais nisso :)

Vou enviar. Thanks-

Todas as P2P que me pediram comprovativo de domicilio fiscal foi sempre assim e nenhuma complicou.... 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Decidi que vou sair da PeerBerry após os empréstimos terminarem. Têm uma taxa de lates demasiado grande para mim, tendo em conta que as taxas dos empréstimos nos últimos tempos têm baixado e estão entre os 10 e 11% - já é difícil encontrar empréstimos a 12%. Para terem ideia, em termos de números de empréstimos estou assim:

42% em dia
    29% late entre 1 e 15 dias
    29% late entre 16 e 30 dias

Para isto prefiro investir mais na Mintos, porque existe mais informação sobre os Loan Originators, está mais escrutinada e já voltaram a ter empréstimos com 10%-11%.

Em termos de plataformas, nada bate a Mintos na minha opinião. Entre outras tantas coisas relativas à clareza de informação, apresentam quando é que foi pago e o que é que foi pago para cada empréstimo. Comparando com a PeerBerry, esta nem sequer apresenta a data do pagamento (embora tenha lá uma coluna para isso). E na PeerBerry também não é fácil perceber o valor dos late fees.

Mas, honestamente, a pior plataforma de todas é a da Grupeer (das 3 que tenho, claro) que nem sequer tem um Account Statement (ou então eu não o encontro). É verdade que enquanto corre bem é espetacular, pagam no dia certo e tudo, mas se der problemas no futuro é a que me dá menos confiança.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A Grupeer tem um Account Statement. Procura melhor. Está logo na página de overview, um dos 3 grandes botões azuis  em baixo. O sentimento que tenho é semelhante, nunca falha os pagamentos dos juros, e paga muito bem, mas tenho algum receio da brutal correlação de loans e da opção menos transparente de partir o mesmo Loan em vários para falsamente dar a sensação que temos o portfolio diversificado e para que os AI apanhem sempre material.

A Peerberry realmente tem muitos lates, mas no meu caso é muito inferior: 14% de 1-15 dias e 1,8% de 31-60 dias. Mas a maior desvantagem face à Mintos, e que não referiste é mesmo a possibilidade de em caso de quereres liquidar de um dia para o outro, não tens mercado secundário como na Mintos, e tens que esperar que os lates passem à fase de Buyback, o que pode demorar mais de 60 dias.

Eu também começo a ter um sentimento mais pro-Mintos: Zero cashdrag, muita oferta (melhor distribuição de risco), melhores ferramentas de seleção de loans, mais informativa e com mercado secundário para liquidar loans de um dia para o outro. As taxas andam pelos 10%, mas para estas facilidades todas, nem é nada mau.

Vamos aguardar, que esta altura costuma ser uma altura dinâmica, com bastantes entradas de novos loans para as plataformas P2P.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde,

A titulo de curiosidade, como organizam as vossas contas distribuídas pelas varias plataformas de P2P?

Utilizam algum software especifico ou uma folha de Excel? o que recomendam para gerir até 5 contas P2P. No meu caso lido com a Mintos, Viventor, Iuvo e Grupper e Raize. mas como comecei a pouco tempo nestas andanças, ainda não arranjei uma forma simples de gerir o meu portefólio.

Já agora, caso não se importem ou necessitem, eu deixo o meu link de afiliado Mintos: www.mintos.com/en/ref/9SORJ4

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 minutos, N_alves disse:

Na mintos não é necessário isso pois não @gustaferra?

Por acaso, ontem ajudei a fazer um registo a um familiar tivemos a por tudo funcional, até para retiradas de cash ou foi na mintos ou na grupeer que  tivemos de anexar, nas configurações da conta diz se é necessário ou não.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 22/09/2018 às 16:48, Mário Machado disse:

A titulo de curiosidade, como organizam as vossas contas distribuídas pelas varias plataformas de P2P?

Inicialmente usava o excel, atualmente uso o Boonzi, fácil carregar valores simples copy past do excel ou site do banco. Vários gráficos e relatórios de reporting financeiros

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas..

Já me registei no fórum.. Não invisto em nenhuma P2P diferente... Estou na Mintos, Viventor, Twino e recentemente na PeerBerry... Queria reforçar mas isso implica estar muito exposta ás P2P... As P2P são as que dão mais rentabilidade apesar do risco.. Ainda tive a ver certificados de aforro mas dá pouco, fiz uma simulacão e em 10 anos 1000 euros dá uns 100 euros e nem isso... é muito pouco.. Preferia pegar nesses 1000 por exemplo e investir na P2P... Mas tenho receio... Pouca legislação realmente..

Bons ganhos a todos..

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, Ana Rei disse:

Boas..

Já me registei no fórum.. Não invisto em nenhuma P2P diferente... Estou na Mintos, Viventor, Twino e recentemente na PeerBerry... Queria reforçar mas isso implica estar muito exposta ás P2P... As P2P são as que dão mais rentabilidade apesar do risco.. Ainda tive a ver certificados de aforro mas dá pouco, fiz uma simulacão e em 10 anos 1000 euros dá uns 100 euros e nem isso... é muito pouco.. Preferia pegar nesses 1000 por exemplo e investir na P2P... Mas tenho receio... Pouca legislação realmente..

Bons ganhos a todos..

Eu fiz uma espécie de Fundo em P2P onde sou eu o gestor de conta, trabalho com 17 P2P, ando a estudar a hipótese de entrar para P2P do uk.... 

Ha quem tenha cerca do 80% em acções dos EUA e diversificam.... a legislação que existe em Portugal só vai servir para taxar e reduzir a rentabilidade.... 

As P2P tem legislação própria nos países que permitem operarem no mercado de crowleading.... 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu neste momento digamos que não tenho muito dinheiro pois estou a pagar o meu carro e mais aparelho (que já nem tenho mas também está quase pago) e  adotei uma gatinha e tenho tido alguns gastos com ela mas vale a pena.. E já estou um pouco exposta ás P2P (cerca de 27,5%).. Mas sim em principio vou reforçar e quem sabe entrar em mais algumas que já aqui foram referidas.. Mas vou ficar muito exposta pois o que quero reforçar atira a minha exposição para cerca de 80% ou 90% , esse é o meu receio..  Devo reforçar no final deste mês.. Vou receber o subsidio de férias que vai ser bastante bom para aumentar as minhas poupanças..

Também faço a gestão em Excel muito detalhada de tudo mesmo.. Dá trabalho mas assim tenho controlo de tudo. Se aumentar muito a minha exposição talvez não consiga seguir tão detalhadamente. Ainda escolho todos os loans manualmente, algo que poderá também mudar com o aumento da minha exposição.

O meu maior medo é por exemplo chegar á Mintos e dar "Page not found" ou algum do gênero.. A legislação que falas das P2P gostaria de ler principalmente da Letónia que penso que as minhas são todas de lá.. Se alguém souber o link ou alguma coisa sobre a legislação que partilhe, era interessante estar mais informada nesse nível.

Bons ganhos a todos :D

Editado por Ana Rei
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 minutos, Ana Rei disse:

O meu maior medo é por exemplo chegar á Mintos e dar "Page not found" ou algum do gênero.. A legislação que falas das P2P gostaria de ler principalmente da Letónia que penso que as minhas são todas de lá.. Se alguém souber o link ou alguma coisa sobre a legislação que partilhe, era interessante estar mais informada nesse nível.

Eu estou exposto cerca de 90% do meu património nas P2P, mas não estou a dizer que sou um exemplo a seguir mas estou confortável nas P2P. Seria mais confuso para min entrar em Bitcoins, ou ETF, ou mercado cambial , Acções , que exige maior banca e maior gestão e acompanhamento. 

Para diversificares geograficamente e o tipo de investimentos tens estas por exemplo: 

LInked Finance: Irlanda; 

Estateguru e Crowestate : Estonia e de imobiliário; 

Housers: espanha e Imobiliário

PortugalCrowd: Portugal e Imobiliário (não uso taxas baixas)

ClicInvest: Portugal de consumo (não uso taxas baixas)

Inveslar : Espanha Imobiliário (não uso taxas baixas)

Bulkestate:  Estonia e de imobiliário ( já abri na Estateguru e Crowestate); 

Lenndy: Lituania e consumo; 

Flender : Irlanda e consumo 

Envestio. Estonia e consumo 

Geldvoorelkaar: Holanda e consumo

O que não falta é onde investir geograficamente, existe uma tendência para entrar nas mais conhecidas e nada bate a rentabilidade das P2P dos paises de leste...  

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, Ana Rei disse:

Esse é o grande medo da maior parte das pessoas que anda nas P2P por isso é que também é importante ir olhando para os indicadores financeiros das plataformas embora muitas delas sejam bastante recentes e sem lucros para apresentar.
    Quanto a alocação não existe uma percentagem certa, mas 80% parece me elevado a não ser que ultradiversifiques dentro das p2p(a la gustaferra) mas mesmo assim..

A 22/09/2018 às 16:48, Mário Machado disse:

Eu uso um Excel superbásico só com rentabilidade histórica, % da plataforma, depósitos, levantamentos e montante actual. Com 9.5 plataformas já merecia ter isto mais controlado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites