Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• P2P - Tópico Geral

Cardoso24

Recommended Posts

Rick Lusitano

Ainda sobre a Grupeer, eu não posso dizer que foi construida para ser uma Scam. Até pensei que a Grupeer era usada para lavar dinheiro Russo (e se calhar até é).

Mas o facto de não aceitarem investidores do seu próprio país, a Letónia, achei bizarro. Depois "foram" para a Irlanda, mas apenas uma morada legal para fugir à regulação ou outras autoridades da Letónia, o que me confirmou andavam a "cheirar-la" por algum motivo (talvez lavagem de dinheiro).

Mais o facto de começarem a mudar muito de bancos, até mudarem só para entidades e-Money (até há pouco tempo, tinham 3 delas, todas na Lituânia e pouco conhecidas) que têm menos AML/KYC e outras exigências que os bancos têm. -> Potencial Red Flag para muitas plataformas.

Já reparam que a Grupeer tem a sua morada legal na Irlanda numa Igreja em Dublin. Como a Grupeer pode ser uma Scam? :P

E mais estranho, a Grupeer está registada no Registo Comercial do Reino Unido, actualmente está com avisos por ainda não entregue uns documentos em Janeiro ou Fevereiro deste ano.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 10,5k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Rick Lusitano

1796

• Nesspc

858

• Harvester

492

• Patanisca

413

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Excelente post. Em alguns comentários parece que a culpa da Envestio e Kuetzal terem indo ao charco foram os levantamentos, incluindo as saídas antecipadas. A culpa é só das plataformas, umas por

Fechando o ano de 2019, penso que foi bastante positivo para mim no meu próprio Fundo de Sucateiro P2P Aqui ficam alguns valores nomeadamente em p2p retorno vs risco Notas : 2018 apen

Sim, as coisas impossíveis ao ser humano que já vi acontecer em mim e já vi em outras pessoas provaram sem sombra de dúvida que Deus existe e se torna galardoador daqueles que o buscam. Em Genesi

Posted Images

rui_marreiros
    há 11 minutos, Rick Lusitano disse:

Já reparam que a Grupeer tem a sua morada legal na Irlanda numa Igreja em Dublin. Como a Grupeer pode ser uma Scam?

Pois foi desde esta mudança que deixei de meter lá dinheiro, e sem mercado secundário não se conseguia sair. Sempre que foi vencendo juros e terminado os projectos que fui retirando, são projectos da Primo Invest que venciam daqui a duas semanas e 7 semanas que faziam passar para os lucros.

Daqui a dois meses só lá teria menos de 100 euros.

Editado por rui_marreiros
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 1 hora, rui_marreiros disse:

Eu na Grupeer mais um mês e meio e estava fora do prejuízo, e com os próximos 13 dias já deixava-me só com 300 de prejuízo. Na Crowdestor é que estou um pouco enterrado, vou ter de esperar até junho.

A Mintos já estou fora.

Nas outras só estou em força na Neo Finance.

Pode ser que ainda consigas sair completamente. Ou pelo menos que recuperes o teu capital investido. Perdes é o tempo dispensado e para a inflação, mas o mal o menos por causa disso.

há 47 minutos, rui_marreiros disse:

Pois foi desde esta mudança que deixei de meter lá dinheiro, e sem mercado secundário não se conseguia sair. Sempre que foi vencendo juros e terminado os projectos que fui retirando, são projectos da Primo Invest que venciam daqui a duas semanas e 7 semanas que faziam passar para os lucros.

Daqui a dois meses só lá teria menos de 100 euros.

Eu comecei a sair da Grupeer, porque os prazos estavam cada vez mais longos e as taxas de juro a baixar.

Começou também a existir Cash Drag, porque os Bloggers e as massas descobriram a Grupeer. aliado ao facto desse Verão (2018), a Mintos estar seca de loans e com taxas de juro baixas provocando a entrada de investidores em todas as outras plataformas.

Antes disso, só investia até 6M e loans Russos de 15%, da Finsputnik (reparei que este LO estava constantemente a fazer o rollover dos loans com cada vez maiores montantes e a alongar as maturidades dos novos loans). No inicio entrei nuns Business Loans da Alemanha de 12M a 14%, que demoraram a acabar.

Desconfio a Finsputnik também serviu como veículo para a Grupeer se financiar e crescer, seria discretamente a forma de a Grupeer conseguir ter dinheiro para as suas despesas, que dificilmente conseguiria de outra maneira. Ou seja, o SPV dos accionistas da Grupeer criam loans para si mesmos.

Depois desse Verão, como o SM nunca mais aparecia, e as taxas baixaram até 11% e os prazos deste LO subiram até 12M, o dinheiro entrava na conta e saia.

Sempre me fez alguma estranheza, ser na altura a única plataforma sem atrasos nos pagamentos. Por isso nunca estiquei os prazos e nem aumentei muito o capital investido.

Editado por Rick Lusitano
    Correção de typos
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    rui_marreiros
    há 5 minutos, Rick Lusitano disse:

Desconfio a Finsputnik também serviu como veículo para a Grupeer se financiar e crescer, seria discretamente a forma de a Grupeer conseguir ter dinheiro para as suas despesas, que dificilmente conseguiria de outra maneira. Ou seja, o SPV dos accionistas da Mintos criam loans para si mesmos.

Foi também por causa disso que sai da Mintos (tenho lá 100 euros), tudo roda em torno do grupo, mais ou menos às claras, como fui verificando na Grupeer e as mudanças de contas.

Outra plataforma que me vou manter é a Omaraha, funciona no tipo da Neo Finance, nestas sabes que existe o risco de perda de capital em alguns loans, o que seria de esperar em empréstimos reais, e são plataforma que estão à muito mais tempo no mercado, registadas, auditadas e vigiadas pelos bancos centrais.

Em qualquer uma delas só irei fazer reforços em loans mais seguros. Na Omaraha com a pontuação superior a 950 pontos e na Neo Finance com a condição de casa e trabalho a 5 anos. Os reforços serão com os juros ganhos. Se tiver Cash drag superior a 100 euros, retiro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 2 minutos, rui_marreiros disse:

Foi também por causa disso que sai da Mintos (tenho lá 100 euros), tudo roda em torno do grupo, mais ou menos às claras, como fui verificando na Grupeer e as mudanças de contas.

Outra plataforma que me vou manter é a Omaraha, funciona no tipo da Neo Finance, nestas sabes que existe o risco de perda de capital em alguns loans, o que seria de esperar em empréstimos reais, e são plataforma que estão à muito mais tempo no mercado, registadas, auditadas e vigiadas pelos bancos centrais.

Em qualquer uma delas só irei fazer reforços em loans mais seguros. Na Omaraha com a pontuação superior a 950 pontos e na Neo Finance com a condição de casa e trabalho a 5 anos. Os reforços serão com os juros ganhos. Se tiver Cash drag superior a 100 euros, retiro.

Na parte que citas, reparei que me enganei (cansaço) ao escrever, aonde diz Mintos deveria ser Grupeer, mas vi que percebeste o meu erro.  ;) (entretanto também corrigi o meu texto original, para não induzir ninguém erro.)

A Neo Finance não retêm impostos? Mas pelo menos parece que tem autorização e é regulada na Lituânia. Com acções emitidas em Bolsa. Um dos membros da direcção fez ontem no FB, spam de toda a info da Neo Finance. :)

A Omaraha não é parecida à Bondora original?

Eu andei a analisar-las há uns anos, juntamente com a Monestro e Moneyzen, E li que tinham muitos defaults, com uma curva de aprendizagem elevada  e algumas delas com uma UX do site difícil. (Como eu era verdinho no P2P nessa altura.)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    rui_marreiros
    há 56 minutos, Cardoso24 disse:

Kuetzal e a Envestio

Estas já estão em tribunal e a Kuetzal já teve uma primeira sessão. Para a Envestio já existe também data marcada.

O problema é que mesmo que exista alguma coisa a receber, os liquidatários ficam com quase tudo, portanto não espero receber nada.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    rui_marreiros
    há 9 horas, Rick Lusitano disse:

A Omaraha não é parecida à Bondora original?

É mais parecida com a Neo Finance, com uma escala para os empréstimos, mostra-te ganhos, perdas, etc, também muito transparente, embora um pouco confusa.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Por muita sorte e mera coincidência de precisar de liquidez para um investimento que já não irei fazer dei por mim com uma exposição às P2P nesta fase de 5% da que cheguei a ter.

Resta-me uns trocos na mintos em PP e alguma coisita na crowdestor.

Havendo liquidez para onde virar nesta fase, não querendo fazer muito offtopic mas sendo este tópico "o verdadeiro tópico" do fórum.

Já agora alguém que entenda investimentos em ouro? Verdade que nestas alturas costuma ser um bom refúgio? Sou novo, nunca passei por nenhuma verdadeira crise com algum capital.

Editado por quirino
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, Mercenario disse:

Segundo as ultimas noticias reencaminhadas pelo pato, a monify também está com os pés para a cova, na mensagem são claros em dizer "saquem a informação relativas aos vossos loans"...

O que estás para aí a dizer?

O CEO da Monify apenas foi ao Telegram dizer que está à espera de falar com o pessoal da Grupeer para ver o que se passa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Em menos de uma semana um LO da Mintos foi ao charco e outro congelou. Porém, o SM continua como se nada fosse.

Hoje reparei que tenho um loan em current com PP há 30 dias. Mas outros loans do mesmo LO e do mesmo país foram pagos em datas posteriores. Isto do PP não passa de uma caixa negra.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, rui_marreiros disse:

Estas já estão em tribunal e a Kuetzal já teve uma primeira sessão. Para a Envestio já existe também data marcada.

O problema é que mesmo que exista alguma coisa a receber, os liquidatários ficam com quase tudo, portanto não espero receber nada.

Vai ser impossível receber alguma coisa...

Eu só estava a responder porque é fácil mandar nomes de plataformas para o ar...até a própria Mintos pode falir.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 8 horas, Cardoso24 disse:

Vai ser impossível receber alguma coisa...

Eu só estava a responder porque é fácil mandar nomes de plataformas para o ar...até a própria Mintos pode falir.

Então a maior plataforma de Crowdfunding pode falir. O Estado. Porque não uma plataforma nos Bálticos. ;)

Os cidadãos e empresas emprestam ao Estado sobre forma de impostos (por exemplo, IRS, SS, IVA nas empresas) e nos atrasos de pagamentos às empresas e outros fornecedores. (Sem falar nas formas de financiamento "tradicionais", empréstimos bancários, Obrigações, Certificados de Aforro/Tesouro)

São formas de financiamentos, muitas delas sem qualquer tipo de juro.

Quantas empresas estão meses ou anos para receber dos serviços e bens fornecidos ao Estado e não recebem juros desse periodo de atraso?

E os cidadãos que começam descontar IRS em Janeiro até Dezembro, e depois só em Junho-Agosto (período normal) do ano seguinte recebe os impostos que pagou a mais e sem juros. Entre 6 a 20 meses sem o dinheiro e sem receber juros desse tempo. Só se receber em Setembro é que recebem juros.

Editado por Rick Lusitano
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mais uma. Já se esperava, veio a confirmação:

Dear users,

I have bad news. Regrettably, Agrikaab is shutting down due to deteriorating cash flow issues. We have exhausted all options to keep this company alive as we have reached a point where we are unable to pay staff salaries, buy feed and fertilizers for animals and farms.

Two months ago we announced that we want to focus on the new microfinance service and wind down existing projects. We hoped those projects will be able to cover their costs until we find buyers but unfortunately the prices of livestock feed and other materials needed for the farms have skyrocketed in the last couple of months due to shortage of supplies caused by coronavirus crisis. In addition, external funding we expected to receive from the users has dried up.

It has proven difficult to find local investors or buyers for the projects as there is a very low interest in new investments due to the current economic crisis. Somalia's economy is heavily dependent on remittances from Europe/US, foreign aid and trade which are all badly impacted by the coronavirus crisis.

Sadly this means losses of some or all of the capital invested in the projects. However, we will continue to look for buyers and if we find them we will refund any proceeds to the investors.

Right now we are letting go of all of the employees of the company and the core team will also move on to find a way to earn their livelihoods. We will do the following with each project:

1. Camel farms: We are moving the animals to the countryside under the care of nomads to save costs until we can find buyers. 
    2. Greenhouses: We will transfer to local investors or the employees who work there to continue earning their livelihoods. In Mogadishu, we are also talking to a local university to use one of the greenhouses for training. 
    3. Farm ponds: We will transfer the farm pond in Galkacyo to the local employees there to benefit the community. For the incomplete Farm Pond Mudug, we are looking for a buyer to take over the materials and if we find them, we will refund the proceeds. 
    4. Store: We still have not received the materials, we will sell them once they arrive if we find buyers and refund the proceeds.
    5. Microfinance, this project will continue under a separate company with the support of local investors. Users who invested in this project will get their money back in the next 6 months but will not take any new investments. 

As we are closing our bank accounts in Kenya, all future payments will be made from our bank in Somalia. 

I appreciate and thank you for the support you have given us the last few years and very sorry for any losses you have sustained in this project. We have put every bit of our energy into this company, but we weren’t able to turn the corner on creating a profitable business due to the difficult working environments and unforeseen situations. Although as a business we didn't succeed I am proud of the impact and contribution we have made to the community. 

Please direct any questions to info@agrikaab.com (only this email will work as we want to save costs on email services). We will answer at the earliest convenience.

Best Regards
    Jimale and the rest of Agrikaab Team.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, BonesXpto disse:

Mais uma. Já se esperava, veio a confirmação:

Dear users,

I have bad news. Regrettably, Agrikaab is shutting down due to deteriorating cash flow issues. We have exhausted all options to keep this company alive as we have reached a point where we are unable to pay staff salaries, buy feed and fertilizers for animals and farms.

Two months ago we announced that we want to focus on the new microfinance service and wind down existing projects. We hoped those projects will be able to cover their costs until we find buyers but unfortunately the prices of livestock feed and other materials needed for the farms have skyrocketed in the last couple of months due to shortage of supplies caused by coronavirus crisis. In addition, external funding we expected to receive from the users has dried up.

It has proven difficult to find local investors or buyers for the projects as there is a very low interest in new investments due to the current economic crisis. Somalia's economy is heavily dependent on remittances from Europe/US, foreign aid and trade which are all badly impacted by the coronavirus crisis.

Sadly this means losses of some or all of the capital invested in the projects. However, we will continue to look for buyers and if we find them we will refund any proceeds to the investors.

Right now we are letting go of all of the employees of the company and the core team will also move on to find a way to earn their livelihoods. We will do the following with each project:

1. Camel farms: We are moving the animals to the countryside under the care of nomads to save costs until we can find buyers. 
    2. Greenhouses: We will transfer to local investors or the employees who work there to continue earning their livelihoods. In Mogadishu, we are also talking to a local university to use one of the greenhouses for training. 
    3. Farm ponds: We will transfer the farm pond in Galkacyo to the local employees there to benefit the community. For the incomplete Farm Pond Mudug, we are looking for a buyer to take over the materials and if we find them, we will refund the proceeds. 
    4. Store: We still have not received the materials, we will sell them once they arrive if we find buyers and refund the proceeds.
    5. Microfinance, this project will continue under a separate company with the support of local investors. Users who invested in this project will get their money back in the next 6 months but will not take any new investments. 

As we are closing our bank accounts in Kenya, all future payments will be made from our bank in Somalia. 

I appreciate and thank you for the support you have given us the last few years and very sorry for any losses you have sustained in this project. We have put every bit of our energy into this company, but we weren’t able to turn the corner on creating a profitable business due to the difficult working environments and unforeseen situations. Although as a business we didn't succeed I am proud of the impact and contribution we have made to the community. 

Please direct any questions to info@agrikaab.com (only this email will work as we want to save costs on email services). We will answer at the earliest convenience.

Best Regards
    Jimale and the rest of Agrikaab Team.

Vinha aqui dizer o mesmo! 

Nem consigo ir à app ver os meus projectos já. 

Editado por DAMP
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites