Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• P2P - Tópico Geral

Cardoso24

Recommended Posts

Rick Lusitano
    há 10 minutos, CDCD disse:

@Rick Lusitano deve ser como dizes. O que eles escrevem é isto

"Are my funds secured?
    Your investments are safe, thanks to the buy-back guarantee. If the borrower stops paying off their loan, the originator will restore your invested funds in the defaulted loan back to your iuvo account.
    The buy-back guarantee activates on the 61-st day, counted since the date of the first unpaid installment."

Fica a ideia que é só o "principal" que é devolvido. Por outro lado existem estas duas categorias de movimentos:

Buyback principal received
    Buyback interest received

que contradiz a lógica de cima.

Um dos sítios aonde li sobre isso foi no P2P Hero, mas é um pouco confuso:

5. February 2018 :

Citação

Iuvo’s handling of delayed loans

As per today all loans are secured by a buyback guarantee after 60 days, but only the capital is protected, not the accrued interest (these you only get if the borrower pays before the buyback happens, plus late fees on top). So this is different to most other buyback marketplaces which redeem capital plus interest.

23. May 2018 :

Citação

As you know, investors do not get any interest if the borrower does not pay. The loan originator “only” covers the capital, not the interest when a buyback occurs.

(...)

I needed a long time to get acustomed to the fact that there are no interest payments out of the buyback.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 10,5k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Rick Lusitano

1796

• Nesspc

858

• Harvester

492

• Patanisca

413

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Excelente post. Em alguns comentários parece que a culpa da Envestio e Kuetzal terem indo ao charco foram os levantamentos, incluindo as saídas antecipadas. A culpa é só das plataformas, umas por

Fechando o ano de 2019, penso que foi bastante positivo para mim no meu próprio Fundo de Sucateiro P2P Aqui ficam alguns valores nomeadamente em p2p retorno vs risco Notas : 2018 apen

Sim, as coisas impossíveis ao ser humano que já vi acontecer em mim e já vi em outras pessoas provaram sem sombra de dúvida que Deus existe e se torna galardoador daqueles que o buscam. Em Genesi

Posted Images

A 06/08/2018 às 14:08, Patanisca disse:

Agosto não vou reforçar nada.

Tornou-se demasiado irresistível ver o cash à ordem parado sem estar a render pelo menos durante um mesito ou dois até precisar de o gastar.

Mas isto preocupa-me um bocado. Este hype que se está a gerar em torno das P2P e que me puxa, faz-me lembrar quando entrei no início do ano nas cryptos mais empurrado por FOMO do que outra coisa e acabei por me espalhar ao comprido a comprar caro. Tenho um feeling que isto das P2P a render 10% ao ano não vai durar muito tempo. É bom demais para ser sustentável e quando assim é, alguém faz questão de destruir. Sempre que reforço, fico a pensar: "Será que quando quiser liquidar isto tudo, vou conseguir?"

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Confesso que não me faz confusão os 10% ao ano e não acho que seja daí que venha o risco. Comparando com fundos de investimento, tens alguns que dão mais e me preocupam menos. Mentalmente estou mais preparado para lidar com as perdas nos fundos do que nas P2P.

Mas também confesso que só tenho 2% do meu património alocados a P2P, por causa da falta de legislação e regulamentação e porque imagino muitas formas possíveis disto dar para o torto e ficar sem nada. Claro que estas taxas e a quantidade de loans e a quantidade de plataformas - na verdade, resume-se à rentabilidade e ao "jogo" - faz-me quere investir mais, mas dados os riscos, fico quieto.

Se estes investimentos nas P2P correrem bem, ainda bem - não ganhei muito mas as potenciais perdas foram minimizadas. Se corre mal, sempre aprendemos alguma coisa para a próxima coisa que for inventada.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, milz disse:

Mentalmente estou mais preparado para lidar com as perdas nos fundos do que nas P2P.

[...]

isto dar para o torto e ficar sem nada.

Aqui está a diferença.

É que nos fundos, um ano de crash, pode levar-te até 50% e não é tudo de um dia para o outro, tens tempo para ir saíndo e minimizando as perdas. 
    Mas nas P2P, penso sempre no dia que vou a www.mintos.com e me dá um erro HTTP 404 NOT FOUND. Ou seja, de um dia para o outro pode haver perda total.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano

Não me choca as taxas de juros em loans acima de 10% ANUAIS, bem pelo contrário, comparado com as taxas de juro que os originators cobram aos seus clientes, até acho que podiam dar % aos investidores. Agora é preciso tomar consciência que a vaca leiteira irá dar menos leite para os investidores, principalmente para os investidores de retalho.

Para além, de existir cada vez mais investidores, por o P2P Lending se tornar mais mainstream, com mais marketing, mais confiança por parte dos investidores nesta nova área de investimento, os investidores institucionais estão a entrar com força. O que aconteceu nos EUA, com os Hedge Funds, fundos de pensões, family offices, etc, a entrarem com milhões, a ficarem com os loans de melhor qualidade e com melhores taxas de juro, a secar a oferta e empurrar as taxas de juro para baixo, isto está a acontecer a uma velocidade cada vez maior também na Europa.

Por exemplo, em Portugal, o Banco BNI Europa investe directamente em várias plataformas P2P:

• Raize (PT)
    • MarketInvoice (UK)
    • Fellow Finance (FI)
    • Linked Finance (IE)
    • Upgrade (US)

E indirectamente através de:

• fundos de P2P geridos por outras entidades que investem em loans de plataformas P2P, por exemplo, da Lending Club (US) e Prosper (US);
    • investem ainda em obrigações ligadas a loans (notes directly backed by the loan portfolio) criados por entidades de securitização, por exemplo, através da Lendity:
    • também eventualmente estarão envolvidos com loan originators.

E decerto que existem mais institucionais envolvidos em investimentos em P2P, mas que não são publicamente anunciados.

Editado por Rick Lusitano
    • Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano

Obrigações ligadas a loans (notes directly backed by the loan portfolio):

Lendity-Note-600-1.png

Os fundos de P2P funcionam de maneira semelhante, em vez de uma "Note" a agregar os vários loans de vários loan originators, é um fundo a agregar os vários loans, diversificando em vários loans originators ou plataformas marketplace P2P.

Tanto as "Notes" como os fundos têm as suas vantagens: menos tempo e trabalho necessários para investir, maior potencial diversificação, os investimentos através deste tipo de veiculo de investimento em principio serão mais líquidos (maior possibilidade de entrada e saída do investimento), potencial melhor qualidade de crédito. Mas também têm desvantagens, terão que pagar comissões (de compra, venda, gestão, etc), menores taxas de juros (possivelmente).

Editado por Rick Lusitano
    • Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

@RSilva dá uma olhadela aqui: https://www.iuvo-group.com/en/strategies-auto-investing/

Os empréstimos na iuvo são categorizados em riscos A,B,C,D,E e HR. "A" é o risco mais baixo e HR o mais alto. 

Da minha experiência, estas são as taxas que se conseguem por nível de risco:

HR ~ 15%

E ~ 12%

D ~ 8%

Não tenho nada em riscos/taxas mais baixas. Baseei-me no link de cima para manter o AI com 3 portofolios, todos com "installaments" de 7 dias.

a. até HR, >= 12%

b. até E, >= 12%

b. até D, >= 8%

Configurando o "portofolio size" de cada e gravando por último o que se quer que corra primeiro, faz-se com o que o "principal" siga várias estratégias.

No meu caso o "a" arranca primeiro limitado a 1/3, depois o "b" e finalmente para tudo o que conseguir, e finalmente o "c" limpa as sobras, embora com taxas mais baixas.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Iniciei-me na Iuvo nestes últimos dias e estou a gostar. 

Tive em conta as dicas do CDCD, parece-me um porfólio equilibrado.

Ps: O referal compensa bem para investimentos acima de 1k, sendo que acima de 2,5k ainda mais compensa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 minutos, Lifetechnicolor disse:

Alguém daqui usa o Swaper?  https://www.swaper.com

Tentei usar há uns 2 meses.

Transferi dinheiro e criei um portfólio com as opções que eram dadas. Esperei umas duas semana mas não foi investido nada...

Contactei o suporte e disseram-me que o algoritmo estava com dificuldade em partir os empréstimos e distribuir por todos. Teria de ser alterado.

Acabei por transferir de volta o dinheiro. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Mário Machado disse:

Bom dia.

Por acaso alguém utiliza ou conhece a plataforma fastinvest.com? Parece muito atrativa mas com muito pouca informação por parte dos utilizadores.

Qualquer feed-back seria útil.

Cumprimentos.

Meti la 100 paus ando a testar la para ter opinião formada, o link afiliação só para criptmoedas, parece bastante completa, só me interessa investir moeda tradicional e talcez moeda estrangeira

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A Twino continua seca, já lá vão duas semanas. Já movi fundos estacionados lá para a Grupeer, para imobiliário: 15% com prazo de 8m.

A Grupeer tem sido a que me tem dado mais alegrias, mas quando a esmola é muita...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 37 minutos, CDCD disse:

A minha distribuição actual por P2Ps.

A peerberry continua em análise/testes e até ver não me está a agradar.

Entretanto segui a dica do Gustaferra e passei a gerir tudo via software de contabilidade.

XqByroR.png

É o boonzi ? 

Editado por gustaferra
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, gustaferra disse:

É o boonzi ? 

Desisti desse porque não funciona em linux.

Estou a usar o gnucash, que também usa o sistema double-entry bookkeeping, com contas e transacções entre elas. Dá para importar CSVs do banco; tem suporte para acções/etfs (obtenção de preços automaticamente, venda, ..). A única coisa que não consigo fazer para já é calcular automaticamente a taxa anual de juro entre 2 contas, e.g. income:interests:p2p:mintos / assets:p2p:mintos / dias * 365. Consegues fazer isso com o boonzi?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, CDCD disse:

Desisti desse porque não funciona em linux.

Estou a usar o gnucash, que também usa o sistema double-entry bookkeeping, com contas e transacções entre elas. Dá para importar CSVs do banco; tem suporte para acções/etfs (obtenção de preços automaticamente, venda, ..). A única coisa que não consigo fazer para já é calcular automaticamente a taxa anual de juro entre 2 contas, e.g. income:interests:p2p:mintos / assets:p2p:mintos / dias * 365. Consegues fazer isso com o boonzi?

Esse programa é muito a frente, as proprias rentabilidade são dadas pelas p2p ou então vejo mensalmente qd rende mensalmente e uso o Excel como documento suporte... entre meses vês qto rende as p2p e facilmente calculas a rendibilidade do teu "fundo" p2p pelos saldos no boonzi

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado pelo feedback, também já me tinham saltado à vista esses pormenores dos loans serem divididos em sub-loans e acabares por ter o risco todo concentrado.

Pena já vires uns dias atrasado, que a semana passada concentrei uma boa parcela num development project a 8 meses... Vou rezar todos os dias para que corra tudo bem!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 23/08/2018 às 19:20, CDCD disse:

A minha distribuição actual por P2Ps.

A peerberry continua em análise/testes e até ver não me está a agradar.

Entretanto segui a dica do Gustaferra e passei a gerir tudo via software de contabilidade.

XqByroR.png

Boas

Porque é que não te está a agradar a PeerBerry?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, Patanisca disse:

Obrigado pelo feedback, também já me tinham saltado à vista esses pormenores dos loans serem divididos em sub-loans e acabares por ter o risco todo concentrado.

Pena já vires uns dias atrasado, que a semana passada concentrei uma boa parcela num development project a 8 meses... Vou rezar todos os dias para que corra tudo bem!

Estamos no mesmo barco. O grupeer é/foi uma das minhas apostas (a par da iuvo). Continua a ser popular nos forums estrangeiros -- há gente chateada mas ironicamente até é com o novo processo de identificação -- e até ver não há notícias de incumprimentos ou golpadas. 

Ps: sites cheios de links de afiliação têm pouca credibilidade. Para eles todas as plataformas são boas aproveitando para deixar o link.

há 3 horas, Max_Filas disse:

Boas

Porque é que não te está a agradar a PeerBerry?

Entrei na peerberry há pouco tempo para efeitos de diversificação, e o que notei é que há poucos empréstimos disponíveis e as taxas (reais) não são particularmente atractivas.

Vou esperar mais 2 ou 3 meses para ter uma percepção mais realista de que taxas efectivas (juros recebidos / capital depositado na plataforma / dias * 365) posso esperar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, lowfin disse:

tambem estou a desanimar com a peerberry, comecei ha pouco tempo e parecia ok, mas hoje nao ta praticamente seco (com buyback) e o que tenho em carteria a maioria tá com atraso.

Curioso, eu estou com 0€ disponíveis, sempre a bombar. 16% com delays, mas é naquela, ao fim de 60 dias, cai juro à mesma.

Entretanto vendi um loan sem Buyback na Mintos (comprei por engano sem BB) com 10% de desconto, -3€ no profit mensal desta plataforma. Estava com 2 meses e tal em atraso, preferi ter os 27€ do que 0€.

Editado por Patanisca
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites