Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• P2P - Tópico Geral

Cardoso24

Recommended Posts

há 1 hora, rui_marreiros disse:

A falta de informação é geral e tens razão em relação à facilidade de perceber este jogo das P2P,  mas quando começas a perceber o esquema e comparas com um fundo/ETF vês que estás num investimento de maior risco. Quando eu falo aos meus colegas e familiares num ETF e se falasses comigo até à um ano, dizia-te que com ações nem pensar, por ter tido uma má experiencia à 20 anos atrás com a EDP e Deutshtelekon. Num banco, também os tipos que estão lá não são bons conselheiros. Eu já falei aqui do meu exemplo, que só quando comecei a colocar o dinheiro em P2P é que quiseram falar comigo sobre investimentos. Os bancos deveriam dar aos seus clientes com algum capital, 20k pelo menos, formação financeira. Ou indicar-lhes departamentos especializados sobre os produtos existentes mas sem exercer pressão sobre a sua aquisição. Se tivessem feito isto comigo, à muito que tinha regressado aos mercados. Também deveriam falar com os clientes, quando estes pretendem comprar ações se eles conhecem realmente o produto, explicarem os riscos. Aos balcões só querem vender qualquer coisa.

Foi à custa deste forum que me interessei sobre os fundos/ETF e outros produtos, depois de perceber o seu funcionamento vi que tem riscos mas muito mais baixos que as P2P (liquidez e a perca total é impossível para a maior parte), existem outros que acho interessantes e ainda nãos os percebo, mas estou com muita curiosidade de aprender sobre opções e futuros, mas ver praticar e não explicações teóricas do seu funcionamento. Já me andei a divertir com CFD de indicies e deu para ganhar alguma coisa, e penso lá voltar depois de experimentar uma estratégia que apliquei, mas preciso de ver se é consistente, no papel é, mas para isso preciso de férias do trabalho e de comprar mais um monitor.

Concordo plenamente. Sem dúvida que este fórum é um ótimo recurso para se aprender sobre isto, e considero que o esforço de aprendizagem sobre estes assuntos tem realmente retorno a médio/longo prazo.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 10,5k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Rick Lusitano

1796

• Nesspc

858

• Harvester

492

• Patanisca

413

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Excelente post. Em alguns comentários parece que a culpa da Envestio e Kuetzal terem indo ao charco foram os levantamentos, incluindo as saídas antecipadas. A culpa é só das plataformas, umas por

Fechando o ano de 2019, penso que foi bastante positivo para mim no meu próprio Fundo de Sucateiro P2P Aqui ficam alguns valores nomeadamente em p2p retorno vs risco Notas : 2018 apen

Sim, as coisas impossíveis ao ser humano que já vi acontecer em mim e já vi em outras pessoas provaram sem sombra de dúvida que Deus existe e se torna galardoador daqueles que o buscam. Em Genesi

Posted Images

Quem segue este fórum com atenção, só perde dinheiro se for mesmo muito aventureiro.

Se fizermos uma sondagem pelos membros assíduos do forum (seja em participação ou eu leitura apenas) eu acredito que apenas uma pequena percentagem relate perdas nos seus investimentos no geral.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 44 minutos, Patanisca disse:

Quem segue este fórum com atenção, só perde dinheiro se for mesmo muito aventureiro.

Se fizermos uma sondagem pelos membros assíduos do forum (seja em participação ou eu leitura apenas) eu acredito que apenas uma pequena percentagem relate perdas nos seus investimentos no geral.

Diversificar, diversificar e diversificar ? é um ponto muito importante, sendo p2p um desses tipos de investimentos no meu portfólio.

Stocks, Fundos Investimento, ETF's, p2p, Obrigações, ....são alguns da lista.

P2p já representou 12% dos meus investimentos e estou em reestruturação para que fique pelos 5%, mantendo as supostas plataformas que após análise parecem as mais estáveis e de confiança.

Acho que já comentei por aqui que até este momento(pensando que os loans da Monego na Mintos vão sendo pagos a >60 days late) só tive uma perda e foi na Envestio, apesar de já à muito andava a fazer resgate de fundos desta plataforma, fui apanhado na parte final já com meta à vista. No entanto este resultado negativo só representa <10% do que obtive de juros em p2p em 2019)  .

Editado por investidorPT
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 horas, Patanisca disse:

@Patanisca nem penses nisso, só falas nelas "as perdas"  se estiveres habituado a tê-las a maioria perde e têm vergonha de relatar. infelizmente é assim e isso não é bom.....

Tenho Visto na App Telegram no Forum P2P Portugal onde se fala de P2P, stocks e ETF's e crypto, e fico abismado pelos valores perdidos anunciados em vários sitios, tendo em conta que a maioria são anónimos falcm disso , aqui no Fórum Kuetzal e Envestio viste post de 3 ou 4 com perdas incluindo eu, acredito que são muitos muitos mais......

Grupeer co-founder Alla Kisika statement

A Mal Afamada Contra Ataca ( Fast Invest )

image.thumb.png.2ba8192e1f6ecf451b4fd6db8f5cabab.png

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, Plataformas De Crowdfunding disse:

Como hoje é fim do mês, dia de brexit e a libra leva 6 meses a valorizar, não resisto em partilhar a minha carteira:

image.png.909faaf1110efabb526854499bf62283.png

image.png.a63f7f186d4c3d43b2c79392ac3d3c2d.png

image.png.1d41b678a9a7d892b96422424494ddeb.png

Tens para aí plataformas que desconhecia , isso compensa-te essas com 1 ou 2% a gestão disso , eu em 2019 a minha experiência com 10 foi que me lixei com a diversificação, para 2020 estou a reduzir e centrar em menos e vai ser mais all-in até que estoirem elas/eu ou ambos

Miguel , "não resisto em partilhar a minha carteira:" acho que deve ser mesmo este o espirito , um gráfico vale mais que mil palavras e ao pessoal do fórum essas informações são bastante melhores do que apenas dizer na plataforma X está tudo sem problemas, ( eu usava isso na Envestio vê de que serviu ) Só me falharam uma vez :):(:(:(:)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Nesspc disse:

@Patanisca nem penses nisso, só falas nelas "as perdas"  se estiveres habituado a tê-las a maioria perde e têm vergonha de relatar. infelizmente é assim e isso não é bom.....

Tenho Visto na App Telegram no Forum P2P Portugal onde se fala de P2P, stocks e ETF's e crypto, e fico abismado pelos valores perdidos anunciados em vários sitios, tendo em conta que a maioria são anónimos falcm disso , aqui no Fórum Kuetzal e Envestio viste post de 3 ou 4 com perdas incluindo eu, acredito que são muitos muitos mais......

Gru

como se chama esse grupo 1ue o vi mencionado n vezes, mas só encontro o "p2p portugal" com referência a crypto?

thanks

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A ID Finance do MXN

decidi experimentar para ver a rentabilidade e foi quando na Mintos as coisas andavam pelos 10%. 

Existe ali muitos problemas, pois até agora nenhum dos empréstimos foi pago pelos Borrowers, todos foram BB. Falta retirar ainda algum e depois irei voltar aos Short da MIntos com esse pouco Cash.

Editado por rui_marreiros
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 32 minutos, investidorPT disse:

como se chama esse grupo 1ue o vi mencionado n vezes, mas só encontro o "p2p portugal" com referência a crypto?

thanks

P2P Portugal , falam de p2p mas de vem em quando lá vem a Bitcoin

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, rui_marreiros disse:

A ID Finance do MXN

decidi experimentar para ver a rentabilidade e foi quando na Mintos as coisas andavam pelos 10%. 

Existe ali muitos problemas, pois até agora nenhum dos empréstimos foi pago pelos Borrowers, todos foram BB. Falta retirar ainda algum e depois irei voltar aos Short da MIntos com esse pouco Cash.

Viste esta noticia, que a Mintos não divulgou. Não sei onde entra o México:

ID Finance was formally split from its operations in Russia, the CIS region and Eastern Europe (which has became IDF Eurasia) last year.

https://www.finextra.com/pressarticle/80268/id-finance-secures-15m-within-minutes-on-crowdcube

Editado por HeR
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano

PS: Fundo de emergência é ter um "pé-de-meia" em activos facilmente líquidos sem grandes perdas ou custos, como por exemplo, depósito à ordem/prazo, Certificados de Aforro, para fazer face a algo inesperado, uma obra na casa, reparações num carro, questões de saúde, baixa médica, desemprego, etc. Costumo dizer no mínimo o equivalente a 6 meses de despesas médias mensais. Para ter alguma margem de segurança e sendo algo conservador, diria que um fundo de emergência de 12M seria mais aconselhável, porque conforme a idade de cada um, pode ser mais difícil conseguir voltar a ter emprego, ou se for num momento de crise no país é mais difícil ter emprego. Ou obras em casa ou num carro de marca mais cara podem exigir montantes maiores.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 21 horas, rui_marreiros disse:

A falta de informação é geral e tens razão em relação à facilidade de perceber este jogo das P2P,  mas quando começas a perceber o esquema e comparas com um fundo/ETF vês que estás num investimento de maior risco. Quando eu falo aos meus colegas e familiares num ETF e se falasses comigo até à um ano, dizia-te que com ações nem pensar, por ter tido uma má experiencia à 20 anos atrás com a EDP e Deutshtelekon. Num banco, também os tipos que estão lá não são bons conselheiros. Eu já falei aqui do meu exemplo, que só quando comecei a colocar o dinheiro em P2P é que quiseram falar comigo sobre investimentos. Os bancos deveriam dar aos seus clientes com algum capital, 20k pelo menos, formação financeira. Ou indicar-lhes departamentos especializados sobre os produtos existentes mas sem exercer pressão sobre a sua aquisição. Se tivessem feito isto comigo, à muito que tinha regressado aos mercados. Também deveriam falar com os clientes, quando estes pretendem comprar ações se eles conhecem realmente o produto, explicarem os riscos. Aos balcões só querem vender qualquer coisa.

Foi à custa deste forum que me interessei sobre os fundos/ETF e outros produtos, depois de perceber o seu funcionamento vi que tem riscos mas muito mais baixos que as P2P (liquidez e a perca total é impossível para a maior parte), existem outros que acho interessantes e ainda nãos os percebo, mas estou com muita curiosidade de aprender sobre opções e futuros, mas ver praticar e não explicações teóricas do seu funcionamento. Já me andei a divertir com CFD de indicies e deu para ganhar alguma coisa, e penso lá voltar depois de experimentar uma estratégia que apliquei, mas preciso de ver se é consistente, no papel é, mas para isso preciso de férias do trabalho e de comprar mais um monitor.

Ainda bem que os bancários são assim. Obrigou-te a procurar melhores alternativas. Comigo aconteceu o mesmo. Devido á constante frustração de falar com autómatos e ao bichinho que sempre tive dentro de mim, arregacei as mangas e fui a procura de mais conhecimento, até acabei por tirar cursos superiores na área para satisfazer a minha curiosidade e a sede por mais conhecimento, e nunca mais parei até agora.

Os bancários só sabem aquilo que a sua entidade quer que eles sabem. Se eles souberem demasiado, vão quer mais dinheiro e/ou vão para a concorrência num cargo superior.

Editado por Rick Lusitano
    (Posts agrupados)
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 47 minutos, Nesspc disse:

@Rick Lusitano “para 2020 estou a reduzir e centrar em menos e vai ser mais all-in até que estoirem elas/eu ou ambos”

Vou com  Buyback de Hong Kong :) 

Que tal de começar a shortar algumas das plataformas? :P

Ou shortar LO através das suas acções ou obrigações? ;)

Olha um gajo estourar um LO, não é muito dificil, as Stocks/Bonds são pouco negociadas, é fácil "condicionar" o mercado...

Editado por Rick Lusitano
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites