Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• P2P - Tópico Geral

Cardoso24

Recommended Posts

há 2 horas, Plataformas De Crowdfunding disse:

Na verdade, 5 dias úteis quer dizer que se eu fiz o pedido na 2ª às 11 da matina, tenho de receber até às 11 da matina da próxima 2ª...

Resgate no Domingo e até hoje nada na conta.

Resposta da Envestio ao meu email de ontem:

"Thank you for the email. Kindly note that payment processing takes up to 5 business days. Your funds shall arrive soon."

Editado por investidorPT
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 10,5k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Rick Lusitano

1796

• Nesspc

858

• Harvester

492

• Patanisca

413

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Excelente post. Em alguns comentários parece que a culpa da Envestio e Kuetzal terem indo ao charco foram os levantamentos, incluindo as saídas antecipadas. A culpa é só das plataformas, umas por

Fechando o ano de 2019, penso que foi bastante positivo para mim no meu próprio Fundo de Sucateiro P2P Aqui ficam alguns valores nomeadamente em p2p retorno vs risco Notas : 2018 apen

Sim, as coisas impossíveis ao ser humano que já vi acontecer em mim e já vi em outras pessoas provaram sem sombra de dúvida que Deus existe e se torna galardoador daqueles que o buscam. Em Genesi

Posted Images

há 29 minutos, investidorPT disse:

Resgate no Domingo e até hoje nada na conta. 

Resposta da Envestio ao meu email de ontem: 

"Thank you for the email. Kindly note that payment processing takes up to 5 business days. Your funds shall arrive soon."

Envestio - eu resgatei no Domingo e Recebi na 4ª feira na Conta Revolut que é suposto ser rápido , quando é para meter lá demora só 3 horas.... e tive atraso pois pediram-me prova de residência, ao que enviei a minha e aproveitei para pedir também a deles pois transfiro também dinheiro para lá. não houve mais conversa e recebi o dinheiro na conta...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 minutos, Nesspc disse:

Envestio - eu resgatei no Domingo e Recebi na 4ª feira na Conta Revolut que é suposto ser rápido , quando é para meter lá demora só 3 horas.... e tive atraso pois pediram-me prova de residência, ao que enviei a minha e aproveitei para pedir também a deles pois transfiro também dinheiro para lá. não houve mais conversa e recebi o dinheiro na conta...

Não foi para Revolut mas para a banca tradicional, mas nunca demorou nunca mais de 3 dias nos resgates que efectuei esporadicamente nos últimos meses, mas eu (para já) compreendo a demora pois coincide com o resgate massivo ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Agora mesmo, investidorPT disse:

Não foi para Revolut mas para a banca tradicional, mas nunca demorou nunca mais de 3 dias nos resgates que efectuei esporadicamente nos últimos meses, mas eu (para já) compreendo a demora pois coincide com o resgate massivo ?

sim acredito que muitos retirem de momento , eu vou reduzindo conforme timing

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Plataformas De Crowdfunding

Não deveria a Envestio estabilizar a oferta antes de abrir um novo projecto?

?

É que receber e-mails a dizer que está tudo bem e que existem novos projectos, servirá para quem não está ligado à internet e não fala com outros investidores... espera aí! Se não estivesse ligado à internet como recebia os e-mails!!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

há 5 minutos, Plataformas De Crowdfunding disse:

?

É que receber e-mails a dizer que está tudo bem e que existem novos projectos, servirá para quem não está ligado à internet e não fala com outros investidores... espera aí! Se não estivesse ligado à internet como recebia os e-mails!!

Bem.. se está tudo bem porque mudar o processo? Qualquer mudança de estratégia repentina poderá criar ainda mais pânico - o que não será aconselhável nesta fase.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 minutos, Plataformas De Crowdfunding disse:

?

continuo a dizer "Engana-me que eu gosto" a malta preocupado com os buybacks 5%e que a Envestio têm lucro , até estou a ver o Rittsmann para o Kukin, olha digita aí um projecto de M**** com 500K e aposto contigo que vai numa hora, deixem as migalhas e contem lá quanto já angariaram em novos projectos desde que estão com o foco em cima.... depois de ver no Twitter a discussão acesa do Twitter Oficial da Envestio com o Pato "Roasted Peer Duck" (esses pequenos pormenores) perdi toda a confiança, na Envestio, não está lá ninguém que preste como pessoa , ainda mais uma empresa que se preze nunca descia tão reles os comentários que escreveu..., os projectos falsos ou verdadeiros que não ligo a isso , estou aqui no Alentejo , não vou a Riga ver Pedreiras e Hóteis .... deu o que tinha a dar , enchi o papo deixa ver se levanto voo ou caio :)

Editado por Nesspc
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tenho dinheiro congelado desde dezembro na envestio, coincidência que aconteceu ao mesmo tempo que a crise da kuetzal.

Segundo eles por regras AML, que ja justifiquei de mil e uma maneiras pedidas mas pedem sempre mais alguma sem explicar bem o que querem, parecem mais preocupados em justificar que não podem desbloquear o dinheiro, que por si só, não sei se é legal da parte deles. Não são a AT, que direito tem de bloquear os meus fundos se aceitaram os depósitos  sem restrições?

Entretanto enquanto tem buybacks de varias centenas de milhar, coincidência que surgem novos projetos, todos com juros mais atrativos ainda que o usual pelos 20% - os mesmo projetos em tranches anteriores estavam pelo 16-17%juros  mas agora são de 20%.. . Dá jeito entrar dinheiro depressa para cobrir os Buybacks. Mas que fique a conclusão de cada um, para já as minhas reservas(de desconfiança) aumentam, pois ja troquei muitos emails e telefonemas e as desculpas começam a cansar, embora em telegrams, foruns e afins, se diga que consigam levantar dinheiro da envestio...para ja pelo menos posso dizer que o serviço ao cliente esta mais fraco que o que esperava.

Editado por H S
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Wisefund files

Dear Wisefund user,

Due to recent happenings in business crowdfunding world we have updated How it Works page with additional section

Borrower Acceptance Policy

For the purpose of understanding the process of how Wisefund accepts borrowers before listing them to fund their loan requests, please see insight of the process that has been integrated with Wisefund as its Borrower acceptance policy from the very beginning of the operations, with improvements over each new case.

There are certain procedures that borrowers go through before they get accepted for the listing.

1) Application letter received from the Borrower.
    2) The Portal conducts prima facie check of the Borrower per the publicly available information.
    3) NDA If Step 2 passed, the Portal requests that the potential Borrower signs:

• NDA,
    • Proposed Fee Schedule.
    4) Provision of information from the Borrower:
    1. Corporate documentation for KYC check;
    2. Annual accounts for past 3 years and last 3-6-9 months (as applicable) operational balance sheet;
    3. CVs of UBOs, Shareholders and Managers (Directors), Key Employees for the Project;
    4. Project description, including business partners, subject matter, repayment schedule;
    5. source of interest and fee repayment - outlays
    6. Asset list;
    7. List of liabilities due in the next 12-18 months after the date of the NDA (depending on the term of the financing requested);
    8. Letter of good standing from a local bank in place of incorporation or majority of business operations;
    9. Letter of absence of tax debts from the relevant tax authority;
    10. Confirmation of absence of litigation/ collections against the potential Borrower or its UBOs, Management (Directors), Shareholders;
    11. Description of the local (location of the asset jurisdiction) commercial pledge/ mortgage procedure.
    5) Due Diligence and AML KYC Based on the information provided, the Portal conducts Legal/ Financial/ Tax Due diligence/ AML/CTF.
    6) Tax opinion If necessary, the Portal requests the potential Borrower to provide a certified tax opinion or confirmation re repayment of Loan amount, interest and fees as per the Fee Schedule.
    7) Draft Loan Agreement and Appendixes
    If Steps 5 and 6 passed without major RED FLAGS and/ or all material issues cured, then the Portal prepares and issues draft :
    • Loan agreement,
    • the Fee Schedule, and
    • Indemnification letter (re all and any fees/ taxes/ duties collectable by tax authorities in relation to repayment of the Loan amount, interest and applicable fees are payable by the Borrower).

? Publication on the Portal
    After the signing of the Loan Agreement, the project (with relevant guarantees) is posted on the Portal. Funding commences.
    9) Funding at 100% The Loan is issued only after it is 100% funded.
    10) Borrower reports to the Portal on the performance of the project, the utilization of the lent amount based on the purpose of the loan either upon request, quarterly or monthly – all depends on the loan terms
    11) Interest and Fees Loan principal amount, Interest and Fees are repaid per the signed Fee schedule.

If you have any questions, please reach out to support@wisefund.eu and we’ll be happy to help.

Best regards,
    Wisefund Support 

Parece que querem ser sérios.  Rick e Nesspc que informações é que vocês têm destes tipos.
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já são três novos projetos na Envestio esta semana. Valores baixos, ramos diferentes, juros altos, bem "atrativos" . A malta está comprando e acho muito bom pois também estou na fila para receber meu pedido de saque que fiz na segunda-feira. 
    Torço que eles recuperem a credibilidade, só que eles não se esforçam para isso. Fui ver ontem o projeto Briana e nem o material publicitário inicial está disponível (https://envestio.com/en/projects/financing-the-construction-of-briana-4-residential-part-3/). Então descobri que se escolher a língua alemã, o texto original aparece. Este projeto pelo menos existe, vi vários sites reportando que é da MP Finance e que está concluído com unidades à venda. Mas o que isso garante?  Nada. Não sabemos o progresso, nem mesmo temos o contrato do empréstimo.

Já a empresa de software, big data, IA e o escambau, que pediu 5 milhões de euros, estava com seu site togetherdata.com inacessível, aumentando a preocupação. Já voltaram, mas com outro domínio. Eles dizem que é  "A primeira data science house da Europa", ficam com o site fora do ar e depois volta com outro? 5 mi de euro ?!  No facebook, último post é de maio de 2019....  E não deixei de perceber um comentário de uma pessoa pedindo para pagar as faturas (se é que o google translate corrigiu certo).  Isso tudo pode não dizer nada, cabe a eles todos mostrarem transparência e credibilidade.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

há 4 horas, RSilva disse:

Eia que desancamento.. O Kristaps entretanto já voltou a meter o outro post que tinha desaparecido mas agora como conteúdo pago
    Esta matou-me xD

Agora desapareceu tudo... O post mais recente é de 2017.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, H S disse:

Tenho dinheiro congelado desde dezembro na envestio, coincidência que aconteceu ao mesmo tempo que a crise da kuetzal. 

Segundo eles por regras AML, que ja justifiquei de mil e uma maneiras pedidas mas pedem sempre mais alguma sem explicar bem o que querem, parecem mais preocupados em justificar que não podem desbloquear o dinheiro, que por si só, não sei se é legal da parte deles. Não são a AT, que direito tem de bloquear os meus fundos se aceitaram os depósitos  sem restrições? 

Entretanto enquanto tem buybacks de varias centenas de milhar, coincidência que surgem novos projetos, todos com juros mais atrativos ainda que o usual pelos 20% - os mesmo projetos em tranches anteriores estavam pelo 16-17%juros  mas agora são de 20%.. . Dá jeito entrar dinheiro depressa para cobrir os Buybacks. Mas que fique a conclusão de cada um, para já as minhas reservas(de desconfiança) aumentam, pois ja troquei muitos emails e telefonemas e as desculpas começam a cansar, embora em telegrams, foruns e afins, se diga que consigam levantar dinheiro da envestio...para ja pelo menos posso dizer que o serviço ao cliente esta mais fraco que o que esperava.

que te pediram eles, a mais da prova de residência, eu tenho a mesma caso eles não soubessem não mudo de casa de 6 em 6 meses como eles, como disse, enviei e com sarcasmo pedi a deles, pois transfiro regularmente para a Envestio, como disse acabou a conversa ali e recebi o dinheiro, penso que não gostaram, nem eu....

Editado por Nesspc
    .
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Nesspc disse:

que te pediram eles, a mais da prova de residência, eu tenho a mesma caso eles não soubessem não mudo de casa de 6 em 6 meses como eles, como disse, enviei e com sarcasmo pedi a deles, pois transfiro regularmente para a Envestio, como disse acabou a conversa ali e recebi o dinheiro, penso que não gostaram, nem eu....

Quilhás-te os gajos com uma pinta....  devem ter ficado verdes ?????

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 3 horas, rui_marreiros disse:

Wisefund files

Dear Wisefund user,

Due to recent happenings in business crowdfunding world we have updated How it Works page with additional section

Borrower Acceptance Policy

For the purpose of understanding the process of how Wisefund accepts borrowers before listing them to fund their loan requests, please see insight of the process that has been integrated with Wisefund as its Borrower acceptance policy from the very beginning of the operations, with improvements over each new case.

There are certain procedures that borrowers go through before they get accepted for the listing.

1) Application letter received from the Borrower.
    2) The Portal conducts prima facie check of the Borrower per the publicly available information.
    3) NDA If Step 2 passed, the Portal requests that the potential Borrower signs:

• NDA,
    • Proposed Fee Schedule.
    4) Provision of information from the Borrower:
    1. Corporate documentation for KYC check;
    2. Annual accounts for past 3 years and last 3-6-9 months (as applicable) operational balance sheet;
    3. CVs of UBOs, Shareholders and Managers (Directors), Key Employees for the Project;
    4. Project description, including business partners, subject matter, repayment schedule;
    5. source of interest and fee repayment - outlays
    6. Asset list;
    7. List of liabilities due in the next 12-18 months after the date of the NDA (depending on the term of the financing requested);
    8. Letter of good standing from a local bank in place of incorporation or majority of business operations;
    9. Letter of absence of tax debts from the relevant tax authority;
    10. Confirmation of absence of litigation/ collections against the potential Borrower or its UBOs, Management (Directors), Shareholders;
    11. Description of the local (location of the asset jurisdiction) commercial pledge/ mortgage procedure.
    5) Due Diligence and AML KYC Based on the information provided, the Portal conducts Legal/ Financial/ Tax Due diligence/ AML/CTF.
    6) Tax opinion If necessary, the Portal requests the potential Borrower to provide a certified tax opinion or confirmation re repayment of Loan amount, interest and fees as per the Fee Schedule.
    7) Draft Loan Agreement and Appendixes
    If Steps 5 and 6 passed without major RED FLAGS and/ or all material issues cured, then the Portal prepares and issues draft :
    • Loan agreement,
    • the Fee Schedule, and
    • Indemnification letter (re all and any fees/ taxes/ duties collectable by tax authorities in relation to repayment of the Loan amount, interest and applicable fees are payable by the Borrower).

? Publication on the Portal
    After the signing of the Loan Agreement, the project (with relevant guarantees) is posted on the Portal. Funding commences.
    9) Funding at 100% The Loan is issued only after it is 100% funded.
    10) Borrower reports to the Portal on the performance of the project, the utilization of the lent amount based on the purpose of the loan either upon request, quarterly or monthly – all depends on the loan terms
    11) Interest and Fees Loan principal amount, Interest and Fees are repaid per the signed Fee schedule.

If you have any questions, please reach out to support@wisefund.eu and we’ll be happy to help.

Best regards,
    Wisefund Support 

Parece que querem ser sérios.  Rick e Nesspc que informações é que vocês têm destes tipos.

Da Wisefund, ainda não vi ninguém a questionar-la. Só vi da Kuetzal, Envestio e Monethera. Mas também não andei à procura de informação sobre ela, como não tenho nenhum interesse nela.

Mas um investidor precavido, deve fazer várias questões pelo menos a si mesmo, por exemplo:

- Quem são os donos e empregados, a sua experiência profissional (LinkedIn pode ajudar)

- Quem são os borrowers (Lursoft pode ajudar)

- Quais as contas das empresas (capital próprio, dívida, EBITDA, Resultados Liquidos, a evolução dos mesmos) => A plataforma deve obrigatoriamente colocar esta informação publicamente. O suposto segredo professional é treta. Pois se as empresas forem a 1 banco ou a 1 investidor instituicional são obrigados a mostrar todas as contas.

- Se a empresa dá como colateral, imobiliário, deve conter na plataforma, os registos, as avaliações, quem são os avaliadores, que devem ser independentes do borrower e da plataforma, informação sobre as licenças do imobiliário.

- Qual o motivo dos borrowers irem pagar 10% ou mais em P2B Lending, é a pergunta-chave para a questão sobre os borrowers. Se é uma empresa tão boa como anunciam ser, porque os bancos ou outros instituicionais não emprestam? E porquê as altas taxas de juro? A taxa de inflação nos Bálticos não explica tudo, senão vejam:

2018

Estonia = 3.44 %
    Latvia = 2.53 %
    Lithuania = 2.70 %

Ø European Union = 1.78 %

Portugal = 0.99 %

https://www.worlddata.info/

Editado por Rick Lusitano
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 13 minutos, Rick Lusitano disse:

Ias tão bem, para depois te espalhares á beira da meta. :)

Os CTPM ou CA ou OT têm risco e pode-se perder dinheiro.

Para além do Risco Político (não esquecer das alterações do tempo do Socas nos CA), existe o Risco País, principalmente, num país que não pode imprimir moeda própria para pagar as suas responsabilidades.

Num aperto de 1 país não conseguir obter financiamento nos mercados, o Estado pode confiscar ou criar uma taxa extraordinária os seus residentes. No último resgate foi nos salários, mas podia ter sido (também) nos depósitos bancários e/ou CA/CT.

Claro, eu sei disso mas no meio disso. No dia que um país como o nosso falhasse o reembolso aos seus cidadãos, podias dizer adeus à República. Eu sei que ainda que possível, isso a acontecer, já andava tudo de pantanas completamente, banca incluída. 

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Patanisca disse:

Está-se agora a falar de merdas que eu já me fartei de falar há meses atrás. Alguém que recupere o meu post onde fiz as contas do crypto mining da envestio, de que eram projetos a alavancar os reembolsos dos anteriores. 

O que se vê agora, não é nada de diferente do que se via há 1 ano atrás. 

Eu investiguei colaterais da estate guru, e aquilo só um doido é que se mete naqueles Loans. Autênticos barracos no meio do mato a servir como colaterais a alegados projetos de bairros residenciais de alta gama. 

Tá boa. 

Ao menos na EG, são transparentes. Só se mete naqueles projetos quem quer, porque o material está lá todo. 

Mas isto para dizer que o risco do P2P ao dia de hoje é exatamente o mesmo que há 1 ano atrás. Este pânico é uma parvoíce e é mesmo o que demonstra a baixa literacia financeira da massa dos investidores P2P. Vê-se logo que é malta que não sabe o que é fechar um ano de investimentos com perdas que dão para comprar um carro. 

Vivi exatamente o mesmo com o hype das cryptos em 2017/2018 e assisti tal e qual ao que assisto agora. 

Os "investidores" (na altura eram "traders", toda gente era trader xD), assim que vêem que isto afinal sempre dá pra se perder dinheiro panicam logo! 

É pá mas havia projetos e P2P que era de caras que se topa que são scams, mesmo assim, ride along!!! 

Toca resgatar e meter em CTPM, que aí é que não se perde dinheiro! E dormem descansados. ?

Era este o post? ?

brincadeira, depois também foste bastante crítico e sabias no que te estavas a meter...

808C16A9-214C-4F35-A33E-6920807D9BA7.png

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 22 horas, Nesspc disse:

sim acredito que muitos retirem de momento , eu vou reduzindo conforme timing

Não chegou o capital à conta, deve ser creditado na 2ª f (espero).

Outra questão, desde ontem que tento na Peerberry efectuar o download da carteira em Excel e não é efectuado. Podem testar ?

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 minutos, investidorPT disse:

Não chegou o capital à conta, deve ser creditado na 2ª f (espero). 

Outra questão, desde ontem que tento na Peerberry efectuar o download da carteira em Excel e não é efectuado. Podem testar ?

Obrigado

nem ainda tinha reparado nisso, tenho conta para aí há dias, mas sim experimentei e Funciona

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 15 minutos, Nesspc disse:

nem ainda tinha reparado nisso, tenho conta para aí há dias, mas sim experimentei e Funciona

agora já funciona...certamente estavas a pisar o cabo ?? Thanks

Tenho a Peerberry desde 21.03.2018 e sempre foi uma das minha preferidas, apesar das taxas terem sido reduzidas de 12% para 11,5%/11,6% à uns meses.

O AI nem sempre funciona e tenho que efectuar manualmente o processo(não é muito prático).

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

andaram a mexer na estrutura do site e mexeram também em processos, fazendo m$%&#...

Na Peerberry agora o download dos "Current investments" além de sair os CURRENT e LATE, também sai os FINISHED. 

Nada que um filtro do Excel não resolva, mas deixa de ser "automático" ?

Editado por investidorPT
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites