Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• P2P - Tópico Geral

Cardoso24

Recommended Posts

• Respostas 10,5k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Rick Lusitano

1796

• Nesspc

858

• Harvester

492

• Patanisca

413

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Excelente post. Em alguns comentários parece que a culpa da Envestio e Kuetzal terem indo ao charco foram os levantamentos, incluindo as saídas antecipadas. A culpa é só das plataformas, umas por

Fechando o ano de 2019, penso que foi bastante positivo para mim no meu próprio Fundo de Sucateiro P2P Aqui ficam alguns valores nomeadamente em p2p retorno vs risco Notas : 2018 apen

Sim, as coisas impossíveis ao ser humano que já vi acontecer em mim e já vi em outras pessoas provaram sem sombra de dúvida que Deus existe e se torna galardoador daqueles que o buscam. Em Genesi

Posted Images

3 minutes ago, Patanisca said:

@Harvester então mas queres mais simples que fundos de investimento?

Abro a app do banco, e invisto em stock market dos EUA. Mantenho-me na boleia e quando quiser sair, mando resgatar. Tudo na app, sem complicações. 

Muito mais simples que P2P. 

Como disse, provavelmente existem coisas com a facilidade das P2P, é apenas ignorância minha.

Fundos e ETF's até me parecem uma possibilidade, mas preciso aprender mais.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 56 minutos, Patanisca disse:

@Harvester então mas queres mais simples que fundos de investimento?

Abro a app do banco, e invisto em stock market dos EUA. Mantenho-me na boleia e quando quiser sair, mando resgatar. Tudo na app, sem complicações. 

Muito mais simples que P2P. 

Sou um pouco mais old school, não gosto de investir usando telemóveis, principalmente por terem ecrans pequenos, e as configurações mobile de alguns sites ou das apps serem um pouco desajustadas.

Gosto de ecrans grandes e como os meus computadores têm tudo que é informação que preciso, funções extras e mais um par de botas (como alguém daqui do fórum, usou esta expressão :)), prefiro os PC para investir.

Nos bancos online que uso para investir, nunca tive os problemas técnicos que a Mintos já teve e têm. Estes bancos são bastante menos exigentes em processamento para os computadores que a Mintos. E muito mais user-friendly que a Mintos (simplicidade de utilização e design).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, Harvester disse:

Isto é um post teu bem recente. Em relação ao último post, parece que a tua pressa aumentou ?

Tambem estou a reorganizar o capital nas plataformas, mas acho que isto ainda vai durar mais algum tempo.

Aumentou um bocado sim, mas também arrisquei muito ao inicio.

Prefiro carregar baterias para algo mais seguro agora.

Para dizer que desmobilizar tudo vai demorar um tempo muuuito longo, não vou vender nada antes, apenas não vou reinvestir.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A bit off-topic, mas que tem a ver com o que se está a falar (muitos destes FI são banais, para ser simpático, mas pode-se dizer que os Top 3 até são interessantes).

Agora comparem o retorno (YTD a 30.11.2019) e o risco dos FI com os dos subprime loans do P2P Lending: ;)

há 8 horas, Rick Lusitano disse:

https://www.forumfinancas.pt/topic/7246-fundos-de-investimento/?do=findComment&comment=165765

Editado por Rick Lusitano
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pois, é mesmo por isso que "congemino" porque as entidades que comercializam esses produtos, olhando para o aparente exito das P2P, não procuram "democratizar" mais o seu acesso, se bem que alguns ou quase todos os produtos que referes acima, basicamente qualquer um pode aceder atravês das vulgares instituições bancárias, mas outros, quiça mais interessantes, requerem o uso de correctoras ou bancos mais virados para o investimento, em que os "experts" normalmente olham de cima para baixo aqueles com menos literacia financeira que os abordam, basicamente pensam, aqui está mais um "dumb money" armado em "investidor", talvez até com razão. Nas P2P, é possivelmente onde existe mais "dumb money" provavelmente porque sendo um sistema impessoal, aparentemente todos são tratados de forma igual (sabemos que não é bem assim), quer tenham ou não literacia financeira. Não sei se me fiz entender... existe um certo elitismo, nos operadores que facultam produtos financeiros (ou grande parte das pessoas que neles trabalham), que logo à partida cataloga os "investidores". Talvez isto seja apenas consequência do mundo que temos. Salvo honrosas excepções (e voçê, @Rick Lusitanoé uma delas) , até aqui no forum, por vezes se nota um certa sobranceria na forma como uns se dirigem ou comentam os outros.

O meu pai, costumava contar uma história, veridica, de duas pessoas que vão a um cartório (isto foi à muito, muito tempo) porque uma ía emprestar dinheiro à outra, e iam formalizar a coisa. A certa altura, o notário, voltando-se para o senhor bem vestido diz:

- Então o Sr. Fulano de Tal vai emprestar 50 contos ao Sr. Sicrano.

Logo o Sr. Sicrano, que aparentava um simples campónio, se levanta, tira um maço de notas do tradicional barrete longo que sempre usava, e diz:

- Não, não, eu é que vou emprestar 50 contos a esse senhor.

A moral da história não mudou muito desde este episódio, que se passou hà mais de 60 anos. O senhor do barrete era simplesmente o negociante de gado mais abastado da região.

Returning to topic

Hà uns bons anos atrás,  tive alguns fundos do BPI, e não correu mal, mas a verdade é que na altura tinha no banco alguém que realmente se importava com os clientes. Devo muito a essa pessoa.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 horas, Rick Lusitano disse:

A bit off-topic, mas que tem a ver com o que se está a falar (muitos destes FI são banais, para ser simpático, mas pode-se dizer que os Top 3 até são interessantes).

Agora comparem o retorno (YTD a 30.11.2019) e o risco dos FI com os dos subprime loans do P2P Lending: ;)

https://www.forumfinancas.pt/topic/7246-fundos-de-investimento/?do=findComment&comment=165765

Isto tudo depende do ângulo que se quer ver coisa, é fácil comparar rentabilidades fundos este ano que está tudo verde depois ano passado terrível. Agora compare se com rentabilidades fundos ano passado ou até com a média a 5 anos da maioria fundos obrigações. Tenho p2p e fundos de obrigações. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 horas, Harvester disse:

Pois, é mesmo por isso que "congemino" porque as entidades que comercializam esses produtos, olhando para o aparente exito das P2P, não procuram "democratizar" mais o seu acesso, se bem que alguns ou quase todos os produtos que referes acima, basicamente qualquer um pode aceder atravês das vulgares instituições bancárias, mas outros, quiça mais interessantes, requerem o uso de correctoras ou bancos mais virados para o investimento, em que os "experts" normalmente olham de cima para baixo aqueles com menos literacia financeira que os abordam, basicamente pensam, aqui está mais um "dumb money" armado em "investidor", talvez até com razão. Nas P2P, é possivelmente onde existe mais "dumb money" provavelmente porque sendo um sistema impessoal, aparentemente todos são tratados de forma igual (sabemos que não é bem assim), quer tenham ou não literacia financeira. Não sei se me fiz entender... existe um certo elitismo, nos operadores que facultam produtos financeiros (ou grande parte das pessoas que neles trabalham), que logo à partida cataloga os "investidores". Talvez isto seja apenas consequência do mundo que temos. Salvo honrosas excepções (e voçê, @Rick Lusitanoé uma delas) , até aqui no forum, por vezes se nota um certa sobranceria na forma como uns se dirigem ou comentam os outros.

O meu pai, costumava contar uma história, veridica, de duas pessoas que vão a um cartório (isto foi à muito, muito tempo) porque uma ía emprestar dinheiro à outra, e iam formalizar a coisa. A certa altura, o notário, voltando-se para o senhor bem vestido diz: 

Logo o Sr. Sicrano, que aparentava um simples campónio, se levanta, tira um maço de notas do tradicional barrete longo que sempre usava, e diz:

A moral da história não mudou muito desde este episódio, que se passou hà mais de 60 anos. O senhor do barrete era simplesmente o negociante de gado mais abastado da região. 

Returning to topic

Hà uns bons anos atrás,  tive alguns fundos do BPI, e não correu mal, mas a verdade é que na altura tinha no banco alguém que realmente se importava com os clientes. Devo muito a essa pessoa.

fazes lembrar um amigo meu advogado em dia de trabalho fato e gravata foi a um concessionário Mercedes ver um topo de gama andaram com ele ao colo, no fim de semana foi ao mesmo sitio formalizar a compra, tshirt, calça ganga e boné , nem o reconheceram e ficou á espera á porta como se um Mitra se tratasse, aguardou o suficiente até alguém o vir buscar para informar que já não tinha interesse comprar carro com eles

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 18 minutos, Patanisca disse:

Eu nunca comparo P2P com fundos de obrigações, já que o risco de P2P tenho-o muito, MUITO superior a um fundo de acções!

E aí, encontras muitos que a média a 10 anos está bem acima de P2P.

10 anos. 

Aconteceu comigo na Mercedes curiosamente. Acabei por comprar BMW, mas lá fora, onde eles se fabricam, e usado! Que se eu fosse rico não andava aqui em fóruns a aprender a ganhar dinheiro. :D:D

Mercedes e BMW tenho vários em Loans da Mogo , hehe

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 horas, Harvester disse:

A questão da democratização que referes, que as FinTech (incluindo P2P) oferecem, é algo difícil de se comparar. As instituições financeiras incumbentes têm montes de regulação a seguir. A Compliance é dos únicos sectores da Banca que tem estado a crescer a nível de contratação de Recursos Humanos (o outro é o IT). (Também a RegTech tem estado a crescer, pois junta a tecnologia e a regulação.) As FinTech não cumprem muita da regulação existente, logo disponibilizam tudo a todos a preços reduzidos ou gratuitos.

O P2P faz algum inquérito à literacia financeira dos seus clientes? Verifica qual o perfil de investidor dos seus clientes? Não.

As instituições financeiras são obrigadas a adequar a sua oferta ao perfil do cliente, por exemplo, DMIF II. O que faz o P2P Lending ou o Equity Crowdfunding acerca disso? Nada.

As corretoras, bancos e demais não podem disponibilizar tudo a todos por questões regulatórias e por causa dos preços que alguns instrumentos financeiros têm. O P2P ou o Equity Crowdfunding vendem no mínimo a 10 EUR (algumas P2P permitem valores mais baixos) cada investimento.

Por acaso, nunca tive a sensação de superioridade de bancários ou empregados de IF, até porque ainda não encontrei nenhum que soubesse mais que eu. :P

Viu-se a taxa de aprovação nos testes a que foram obrigados a fazer recentemente por causa da DMIF II. :)

Não dou muita atenção às "recomendações" deles. Sempre fui muito curioso,  quando antes fazia perguntas a eles e a gerentes de bancos, e eles não sabiam me responder, dizendo que iriam averiguar e me dariam uma resposta mais tarde, eu ia eu próprio à procura da resposta, quando me davam a resposta, já era tarde e algumas vezes incompleta. Os funcionários estão formatados para os produtos que normalmente vendem, não tem muita informação acerca de outros produtos ou serviços financeiros mais "incomuns". (Se calhar, também graças a isto, aguçou o meu conhecimento e a vontade de saber mais.)

Já há vários anos que os meus "PFA" não me contactam para sugerir o quer que seja. (E ainda bem.) Eu também não os contacto com dúvidas ou questões. Nem sei se são os mesmos. :)

Isto ainda continua, é a mentalidade e cultura do povo Português. A cultura do Sr. Dr. ou Sr. Eng., uma certa reverência, e se uma pessoa estiver de fato e gravata já é uma pessoa respeitável e inteligente.

O pessoal das startups ou de tecnológicas, andam de t-shirt, jeans, tennis ou chinelos e ninguém do mundo dos negócios liga a isso, porque a imagem passa para segundo plano, o importante é a pessoa (ideias e o retorno que pode gerar).

Returning to topic

Isso era um caso raro. Os funcionários dos bancos estão lá para servir a entidade empregadora primeiro, só depois o cliente. Por isso, se encontra prácticas comerciais agressivas e desonestas em vários bancos. Os funcionários têm de cumprir objectivos, para ganhar mais ou simplesmente manter o posto de trabalho.

O dever fiduciário que mencionas, acontece quando o interesse do funcionário está alinhado com o cliente. Se o funcionário ganhasse conjuntamente com o cliente. O funcionário fazia tudo para o cliente ganhar.

Por isso, tens empresas especializadas nesse tipo de serviço, Consultadoria Financeira, Family Offices, Gestoras de Patrimónios, etc.

Os Bancos não existem para ajudar os clientes, existem para ganhar dinheiro.

A função dos Bancos é servirem de intermediário na transmissão da massa monetária entre os vários agentes económicos. Isto na Banca Comercial (não me refiro à Banca de Investimento).

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

É impressão minha ou o IA da Mintos, desde há uns dias - acho que há pelo menos uma semana está a aumentar as taxas e está a apromixar-se dos dois digitos.

Além de que há já empréstimos a mais de 12% e tal.

A minha leitura - é que poderá ser que tenha havido retirada em massa de dinheiro da plataforma??? Não sei ... qual a vossa opinião.??

Editado por Egi
    **
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Egi disse:

É impressão minha ou o IA da Mintos, desde há uns dias - acho que há pelo menos uma semana está a aumentar as taxas e está a apromixar-se dos dois digitos.

A minha leitura - é que poderá ser que tenha havido retirada em massa de dinheiro da plataforma??? Não sei ... qual a vossa opinião.??

O mercado secundário acabou de atingir 400K empréstimos. Já não chegava a este número há meses. O primário também está composto. Presumo que tenham cada vez mais dificuldades em escoar os empréstimos, por isso vemos uma subida ligeira.
    Duvido que retornemos aos dias de empréstimos de 16%

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    1 hour ago, Egi said:

12% e tal...mais ou menos...Os 12.5% estão limitados a Kredo, Tigo e ExpressCredit. Acho que nem é preciso dizer nada sobre elas. Pior lixo não há.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, jon.piu disse:

Duvido que retornemos aos dias de empréstimos de 16%

O povo Português tem um ditado interessante para isso, quando a esmola é muita, o pobre desconfia.

há 37 minutos, johnmx disse:

12% e tal...mais ou menos...Os 12.5% estão limitados a Kredo, Tigo e ExpressCredit. Acho que nem é preciso dizer nada sobre elas. Pior lixo não há.

E mais uma vez, um ditado Português. :)

Com papas e bolos, se engana os tolos.

Editado por Rick Lusitano
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, johnmx disse:

12% e tal...mais ou menos...Os 12.5% estão limitados a Kredo, Tigo e ExpressCredit. Acho que nem é preciso dizer nada sobre elas. Pior lixoo há.

cada vez gosto mais deles :), quanto pior fama tiverem mais lucro me dão

Editado por Nesspc
    .
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, Rick Lusitano disse:

Devias mudar o teu o nick do fórum. Em vez de Nesspc, para O Sucateiro do P2P. :)

Fazes um verdadeiro serviço público, reciclas o lixo, compras os loans "sujos", limpas e depois vendes como novos ao par.

Há toda uma industria financeira nessa área, que compram distressed assets, com descontos (alguns elevados) e tentam recuperar algum capital. Conseguem ter retornos interessantes.

Depois da crise, este segmento cresceu imenso, com os bancos a vender as suas carteiras de NPL ou como os media gostam de chamar crédito mal parado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    1 hour ago, johnmx said:

Sim concordo que são Lixo, mas são dos poucos que nos últimos dias têm dado para beber umas "Bejecas"

Editado por Egi
    **
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 28 minutos, Rick Lusitano disse:

Devias mudar o teu o nick do fórum. Em vez de Nesspc, para O Sucateiro do P2P. :)

Fazes um verdadeiro serviço público, reciclas o lixo, compras os loans "sujos", limpas e depois vendes como novos ao par.

faço o mesmo que maganos russos  fazem, mas em pequena escala e como sabes a reciclagem é cara e compensa separar todo o lixo

para mim na Mintos não faço grande  separação nos LO, estão maioritariamente ao mesmo nível tirando umas excepções que não toco neles.

@Rick Lusitano deu para colocar onde se mete os referrals agora sim é marketing a bombar :)

Editado por Nesspc
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites