Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• P2P - Tópico Geral

Cardoso24

Recommended Posts

A 10/12/2019 às 14:36, vanocas disse:

Rick Lusitano ,

Sobre a Twino algum problema que saiba?

Não sigo a TWINO, porque nunca investi nela. O pouco que sei é que no passado tiveram muito tempo sem apresentar as contas, quando apresentaram tiveram grandes prejuízos. E que houve um layoff de muitos funcionários.

Recentemente li este artigo de 2017 de uma agência noticiosa da Letónia.

ALERTA: Para quem anda receoso com o P2P e especialmente com a Mintos, é mais gasolina para a fogueira. É um artigo que relata coisas bizarras e ligações de amizade/negócios entre o dono da TWINO e da Mintos e muitos LO). Não sei até que ponto é tudo verdade.

https://www.lsm.lv/raksts/zinas/ekonomika/pazistams-uznemejs-no-latvijas-iespejams-bijis-saistits-ar-vietni-kura-zaudejusi-naudu-krievijas-iedzivotaji.a242017/

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 10,5k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Rick Lusitano

1796

• Nesspc

858

• Harvester

492

• Patanisca

413

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Excelente post. Em alguns comentários parece que a culpa da Envestio e Kuetzal terem indo ao charco foram os levantamentos, incluindo as saídas antecipadas. A culpa é só das plataformas, umas por

Fechando o ano de 2019, penso que foi bastante positivo para mim no meu próprio Fundo de Sucateiro P2P Aqui ficam alguns valores nomeadamente em p2p retorno vs risco Notas : 2018 apen

Sim, as coisas impossíveis ao ser humano que já vi acontecer em mim e já vi em outras pessoas provaram sem sombra de dúvida que Deus existe e se torna galardoador daqueles que o buscam. Em Genesi

Posted Images

há 10 horas, 0risk disse:

No caso da Funding Secure não havia, como descobriu o Administrador, nenhum plano de wind-down ou continuidade, apesar de anunciado pelo site e exigido pela FCA. Até mesmo a separação dos valores das contas de clientes e da empresa está sendo questionada. Depois de entrar em administração, alguns empréstimos foram pagos, mas mesmo assim, não se tem certeza dos donos, quem são os credores (!). Além disso, os investidores aceitaram serem tratados como credores da empresa, ou seja, seus direitos sofrerão toda espécie de obrigações pendentes da FS. E no final de tudo isso, o custo dos administradores costumam ser alto e vai diluir bastante qualquer perspectiva de retorno.

Também tenho recursos na EstateGuru e CrowdEstate, mas temos que manter os pés no chão e estar atentos sempre. Outra coisa, fuja de garantias de Second Rank. Essas não valem nada.

E as famosas garantias pessoais que muitos borrowers oferecem em P2B loans. Elas não valem nada, porque quem as dá, não têm património em nome deles.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já agora, para mudar de assunto e aproveitando esses gráficos interessantes

Que tipo de tabelas no Excell utilizam para monitorizar os vossos investimentos P2P?

Os meus conhecimentos de Excell são muito pobres e por isso as minhas tabelas "faça voçê mesmo" estão neste momento uma confusão total.

Basicamente tenho numa folha de Excell todos os movimentos por cada plataforma (cada coluna) e aplico no final da coluna a fórmula XTIR, numa coluna tem os movimentos de todas as plataformas e a XTIR do P2P total. Noutra folha de Excell vou monitorizando mensalmente (cada coluna para 1 mês) a evolução do total em cada plataforma, XTIR desse mês, e % relativo do montante de cada plataforma.

(nem tento descrever as restantes folhas com os depósitos, ETF's, fundos, etc.)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    1 minute ago, jon.piu said:

Eu tenho observado as tuas táticas aqui no fórum e juro que continuo sem perceber como o fazes. Ainda agora com o pânico da lute surgiram imensos empréstimos da Iute Moldávia (cujo mercado nao foi fechado) com 0.5% de desconto no SM. Pensei, "Ah isto era exatamente o que o Nesspc compraria para vender a par ao I&A". Comprei há 2 dias um empréstimos de 10 euros só para experimentar. Continua à venda a par no SM e nada.

Ainda fiz uns trocos com isso no sábado. Desde domingo que isso não dá para os gastos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    3 hours ago, jon.piu said:

Eu tenho observado as tuas táticas aqui no fórum e juro que continuo sem perceber como o fazes. Ainda agora com o pânico da lute surgiram imensos empréstimos da Iute Moldávia (cujo mercado nao foi fechado) com 0.5% de desconto no SM. Pensei, "Ah isto era exatamente o que o Nesspc compraria para vender a par ao I&A". Comprei há 2 dias um empréstimos de 10 euros só para experimentar. Continua à venda a par no SM e nada.

:) O @Nesspc tem estatuto de trader na Mintos (quero dizer, sabe-a toda, até as horas a que existe compra e as que não vale a pena pôr à venda porque não irão sair) , o que lhe dá prioridade.

Se calhar, se tivesses tentado vendar a -0.2% ou -0.1% até tinham saído.  Se ficares com o loan só um dia, 0.3% de ganho, dá 9%, ao mês. Os numeros são bonitos, mas a coisa só compensa se forem grandes quantidades, senão perdes tempo por uns centimos. Mas é didático, e divertido.

Editado por Harvester
    • Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já agora, e como isto nem tudo é mau, aproveito para dizer que levantei o dinheiro que tinha na Mintos com toda a facilidade. Mais rápido era impossível. 

Também creio que a Mintos está a ficar demasiado arriscada para mim, 5 sustos/estouros desde agosto é muito (Aforti, MK, Rapido, Iute e Monego). Na sexta não me enterrei à grande porque (1) abri, casualmente, o FB no telemóvel enquanto fazia uma pausa para café e vi as notícias e (2) andava com grande parte da carteira não investida.  É que pouco depois fechei o pc e fui apanhar um avião para regressar a Portugal. Perdi toda a animação, e podia ter sido apanhado de calças na mão. Assim, só perdi 3€ e tal num loan da Monego.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Comunicação da Kuetzal aos investidores:

Dear Kuetzal Investor,

For the past days we have received a sufficient amount of questions regarding the SIA Alborg Petrol company and it’s activities. 

As the complex, and, in our opinion, the most effective solution Kuetzal and Alborg Petrol management decided to invite independent auditor, who would perform a company research on current and past operations of SIA Alborg Petrol. 

Several potential candidates have already been selected, therefore mentioned person will be announced very soon.

The main purpose is to establish a transparent process, where all the investors and other stakeholders will also be able to contact auditor directly. 

As Kuetzal team mentioned before, our general position about the project is rather optimistic, even though doubtful facts about the company were confirmed. 

To date Alborg Petrol fulfilled all their financial obligations, there were no interest payments delays by the company.

Kuetzal is planning to announce the auditor name and contacts shortly, all the project participants will be informed respectively.

You may always share your opinion and recommendations via:  info@kuetzal.com

Kuetzal Team

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não foi a Kuetzal que também tinha um loan na página já meio subscrito e depois o Jorgen ligou para o borrower e eles afinal não tinham pedido loan nenhum?
    Ele entretanto já passou a promover a plataforma mas se eu ganhasse o que ele ganha de comissões também promovia tudo e um par de botas..
    Há aí umas quantas que claramente vendem sonhos e eu tenho o rabo preso em algumas(Envestio e Crowdestor) mas Kuetzal e a Fast(abre aqui, abre falência ali, troca de nome, volta a falir, volta a reabrir) sempre me pareceram as mais rebuscadas.

Tamos a entrar na dark age das p2p, enquanto o cash in é maior que o cashout, tudo funciona bem, quando inverter caem as donas brancas e as que não tem estaleca para isto.
    Quem parece que está a reinar no caos é a Estateguru, loans desaparecem mais rápido que nunca, costumava haver sempre uns 5 abertos, agora nadinha.

10% do meu portfolio p2p vai saltar para o MSCI WORLD este mês(tá em máximos históricos, mas há 2 anos também estava..)Já zerei a IUVO. Envestio, Lenndy e Grupeer  vão ser as próximas. Vou concentrar o meu wishful thinking na Crowdestor. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Depois dos últimos dias andarem a gerar o pânico e a apelar indirectamente ao concelho massivo para desmobilizar as P2P no geral, a Mintos enviou um email a tranquilizar e terem paciência para os investidores vão receberem os "direitos" obrigacionistas. Esperemos na totalidade, também tenho 500 paus "presos" na Monego.... 

Nestes últimos 3 anos já assisti ao funeral da Mintos , Twino entre outras antigas.... e continuam arranjar soluções para não lesar os investidores.... 

Sem intenção estou a fazer  "teste de stress" as P2P ou seja, a desmbilizar parte das principais P2P não por ter perdido a confiança nelas, mas por necessidade,  meti me a adquirir uma moradia, novo projecto de vida e as transferências correm bem sem bloqueios ou atrasos....  

image.png.d6f0c547550ab194ef62fdfbc18e41ef.png

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 06/12/2019 às 17:42, Henrique Ribeiro disse:

Penso que teremos aqui a "prova de fogo" da Mintos:

- A Monego é uma  "related party da Mintos". Até o Explore P2P tem a seguinte opinião: "We also like that it has been described as a ‘related party’ of Mintos as we think Mintos is less likely to allow its investors to suffer a loss in this situation if the company is not successful."

- a Iute Credit Kosovo tem a garantia de grupo da AS IuteCredit Europe.

Assim, ou os investidores não têm perdas, ou a Mintos vai passar um mau bocado. Tal como os do @Patanisca, os meus AIs estão de férias.

Parece que o grupo Finitera vai assumir o BBG da Monego.

Resta saber se estes grupos da Mintos terão capacidade para assumir o BBG em fututros buracos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Provavelmente todos os investidores encravados no Monego receberam o email. Começo a ficar mais confiante de que iremos receber alguma coisa. Mesmo assim tenho algumas dúvidas se o grupo Finitera terá capacidade para suportar todos os possíveis BB's. Deixo esta análise para os mais entendidos :)

De qualquer das formas hoje fui ver o total investido no Monego e reparei que o principal baixou 11.12€.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Dos 11,5 milhões de EUR em loans da Monego certamente que nem todos irão para BB.

Entretanto vamos ver se os pending payments vão sendo executados. Neste momento tenho 7€ nesse estado. Apesar do principal ter reduzido 11€ não encontro nenhuma transferência no account statement relativa ao Monego.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 21 minutos, johnmx disse:

Dos 11,5 milhões de EUR em loans da Monego certamente que nem todos irão para BB.

Entretanto vamos ver se os pending payments vão sendo executados. Neste momento tenho 7€ nesse estado. Apesar do principal ter reduzido 11€ não encontro nenhuma transferência no account statement relativa ao Monego.

há 21 minutos, 00ba disse:

Mas também estamos a supor que nenhum dos devedores vai pagar o que deve à Monego. No meu caso, por exemplo, só tenho um loan da Monego, do qual restam 5 meses, e até à data foi sempre pago no dia estipulado.

Tudo correcto. Mas o dinheiro recebido pelos borrowers fica sob o "agente liquidador" nomeado pelo Banco Central do Kosovo. O dinheiro não é automaticamente passado para a Monego.

O "liquidador" vai reter parte desse dinheiro para as custas de liquidação, judiciais e administrativas. E isso geralmente significa uma boa parte do capital recuperado.

Pela interpretação do Banco Central (BC), as taxas de juro cobradas são ilegais, superiores às taxas legais permitidas (e anunciadas anteriormente pelos LO), o que leva a uma possibilidade de recalculo das taxas e possível diminuição dos montantes dos juros a serem pagos.

Pelo comunicado da Mintos, o Grupo vai se chegar à frente, ora se o dinheiro não é entregue à Monego, porque o dinheiro fica congelado às ordens do BC, o capital terá todo que vir de dentro do Grupo. Depois o Grupo terá que esperar pela decisão do BC e/ou tribunais para receber o dinheiro que sobrar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 32 minutos, johnmx disse:

Curioso é agora tenho pending payments em loans da Monego terminados e pagos em Novembro, (antes da revogação da licença) que antes não tinha.

Os meus payment payments estão a aumentar, acima como os loans acima dos 60 dias late. Tudo Monegos.

Pending payments => Current; 1-15 days Late; Grace Period

60+ Days Late => Nenhum loan com Pending Payments

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    8 minutes ago, cibernauta said:

Mas quando vcs entram na Mintos ou semelhantes P2P não filtram os loan orginators e entram às cegas em todos os empréstimos?

Quem está mais entalado com os Monegos são as pessoas que arriscam mais.

Eu não compro Monegos para gerar juros, até pelo contrário. O ideal é não gerarem juros, pois significa que consegui vendê-los no próprio dia. O ganho está na margem entre a compra e a venda. O que nos tramou foi o bloqueio da Mintos.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, johnmx disse:

Quem está mais entalado com os Monegos são as pessoas que arriscam mais.

Eu não compro Monegos para gerar juros, até pelo contrário. O ideal é não gerarem juros, pois significa que consegui vendê-los no próprio dia. O ganho está na margem entre a compra e a venda. O que nos tramou foi o bloqueio da Mintos.

É uma boa estratégia, mas isso requer andar sempre em cima do acontecimento à procura deles :)  eu gosto mais da coisa em automático 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Plataformas De Crowdfunding
    há 32 minutos, cibernauta disse:

Vi agora esta semana que a Grupper tambem já tem investimentos com cashback guaranteed, tanto para empréstimos como para "development projects" por isso vou começar a passar o dinheiro da housers e do robocash para este, uma vez que o primeiro não tem CB guarantee e o segundo não me dá confiança na listagem de empréstimos que aparecem.

Nunca investi na robocash e a housers é muita má (a não ser a parte do bónus), mas atenção que se a Mintos tem todos estes problemas de transparência, a Grupeer não tem problemas de transparência porque é uma palavra que nem usam. Mas o problema ainda maior é a ausência do mercado secundário anunciado no site à 2 anos e o crescente aumento de prazo dos novos empréstimos disponíveis.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 39 minutos, cibernauta disse:

Boas!

Mas quando vcs entram na Mintos ou semelhantes P2P não filtram os loan orginators e entram às cegas em todos os empréstimos?

Já uso a Mintos há cerca de 1 ano e, com a estratégia de auto-invest que utilizo, ainda não me calharam nenhum desses loan originators que deram o berro. 

Qual a estratégia principal que uso? Cruzar as avaliações da mintos com a informação do forum explorerp2p  e aposto apenas nos que têm ">=B" na mintos e +60 de score no forum. O resultado de empréstimos é menos, mas até agora tenho uma media de 10,7% de lucro sem nunca ficar com o dinheiro parado muito tempo à espera de ser reinvestido.

Vi agora esta semana que a Grupper tambem já tem investimentos com cashback guaranteed, tanto para empréstimos como para "development projects" por isso vou começar a passar o dinheiro da housers e do robocash para este, uma vez que o primeiro não tem CB guarantee e o segundo não me dá confiança na listagem de empréstimos que aparecem.

Se conhecem mais algum site P2P decente que tenha cashback guarantee e já tenha alguma historia decente avisem para dar uma vista de olhos.

Se precisarem de ajuda para o auto-invest penso que já coloquei aqui a minha estrategia, mas posso colocar novamente.

A Iute Credit cumpre esses critérios (B+ e 77 no explore P2P )... e não serviu de muito, também teve a licença revogada, e diz que vai assumir o BBG, tal como o grupo da Monego diz que vai fazer. Qual é mesmo a diferença????

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites