Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• P2P - Tópico Geral

Cardoso24

Recommended Posts

• Respostas 10,5k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Rick Lusitano

1796

• Nesspc

858

• Harvester

492

• Patanisca

413

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Excelente post. Em alguns comentários parece que a culpa da Envestio e Kuetzal terem indo ao charco foram os levantamentos, incluindo as saídas antecipadas. A culpa é só das plataformas, umas por

Fechando o ano de 2019, penso que foi bastante positivo para mim no meu próprio Fundo de Sucateiro P2P Aqui ficam alguns valores nomeadamente em p2p retorno vs risco Notas : 2018 apen

Sim, as coisas impossíveis ao ser humano que já vi acontecer em mim e já vi em outras pessoas provaram sem sombra de dúvida que Deus existe e se torna galardoador daqueles que o buscam. Em Genesi

Posted Images

caralmeida030267
    há 30 minutos, Patanisca disse:

Passem no tópico dos fundos de investimento do fórum. Tem lá uma boa bíblia.

Mas assim de repente, este a 10 anos rendeu mais de 8% ao ano:

https://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04VDP&tab=1

Assim como existem bons FI de ações USA a render bem acima de 8% ao ano, a longo prazo...

Para mim, e a longo prazo, são ainda melhores opções que os fundos de obrigações.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, Tiga18 disse:

Sim acho que ninguém acha que p2p são depósitos a prazo. Capital garantido ninguém tem. Por curiosidade quando essas plataformas do UK faliram quem emprestou ficou a arder com o dinheiro todo? É que quase todas as plataformas têm nas FAQ que se a plataforma falir existe outro veículo financeiro que assegurará a cobrabilidade dos empréstimos. Isto também não é assim? Porque se assim for so em casos de empréstimos com colaterais completamente irrealistas é que haveria perda total do dinheiro. 

No caso da Funding Secure não havia, como descobriu o Administrador, nenhum plano de wind-down ou continuidade, apesar de anunciado pelo site e exigido pela FCA. Até mesmo a separação dos valores das contas de clientes e da empresa está sendo questionada. Depois de entrar em administração, alguns empréstimos foram pagos, mas mesmo assim, não se tem certeza dos donos, quem são os credores (!). Além disso, os investidores aceitaram serem tratados como credores da empresa, ou seja, seus direitos sofrerão toda espécie de obrigações pendentes da FS. E no final de tudo isso, o custo dos administradores costumam ser alto e vai diluir bastante qualquer perspectiva de retorno.

Também tenho recursos na EstateGuru e CrowdEstate, mas temos que manter os pés no chão e estar atentos sempre. Outra coisa, fuja de garantias de Second Rank. Essas não valem nada.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 horas, 0risk disse:

Também tenho recursos na EstateGuru e CrowdEstate, mas temos que manter os pés no chão e estar atentos sempre. Outra coisa, fuja de garantias de Second Rank. Essas não valem nada.

Pois...first rank já Deus sabe...quanto mais second...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 23 minutos, NSilva disse:

Parece que o caro @Pataniscapassou de crente a não crente e deixou de acreditar em nada que tenha loan ou peer no nome. ?

Da minha parte, sou pouco dado a crenças e prefiro trabalhar com o conhecido. Não me parece que se deva pôr no mesmo saco uma Estateguru que já teve várias vezes integrada em comitivas oficias da Estónia com uma Kuetzal. Também não podemos pôr no mesmo saco uma Rendity, uma Brickowner, uma Flender, uma British Pearl ou uma Mintos. São instrumentos diferentes, em países diferentes e regidas por leis diferentes.(mesmo sem regulação, existem contratos e leis, ou não?) É que só mesmo por descrença completa é que se pode dizer que é tudo igual, parece-me.

Posto isto, não vou dizer que durmo tão descansado com o dinheiro naquelas plataformas do que se o tivesse em Depósitos a Prazo, como é óbvio. (Que também tenho) Cada um tem que perceber qual é o nível de risco e como é que faz a distribuição do seu capital. Eu estou confortável com os meus vários investimentos, distribuídos por vários tipos de meios e instrumentos, mesmo estando sujeito a uma Monego ou que o Jans Timma fuja no iate com o ceo da kuetzal tal como estou sujeito a um crash bolsista, é assim a vida de quem investe. ?‍♂️

devo ser aqui do fórum um dos que mais riscos se atira, cada vez mais as news das P2P também me preocupam, de momento já não invisto mais capital em nenhum plataforma, alías dedico-me á Mintos que me é auto-suficiente, das Stocks, fundos e Etf's já vim, das crypto não quero ir , vou continuar por aqui com a minha Mintos pois de momento ao ano só na Crypto sacava mais..... :):):)  espero que mais LOs se espalhem devagar sem crashar para lucrar com essas oportunidades, a Iute de momento é a minha mehor amiga :) pena não deixaram a Monego brincar também.....

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    59 minutes ago, Nesspc said:

... vou continuar por aqui com a minha Mintos pois de momento ao ano só na Crypto sacava mais..... :):):)  espero que mais LOs se espalhem devagar sem crashar para lucrar com essas oportunidades, a Iute de momento é a minha mehor amiga :) pena não deixaram a Monego brincar também.....

Tambem espero continuar na Mintos, mas mesmo só para brincar ao trading durante as noites...

Muito antes do caso Monego, já tinha dito aqui que me andava a preparar para ter na Mintos apenas 5% de skin in the game, ou seja apenas 5% capital próprio, o resto é o que já foi ganho (agora subtraído das perdas Kosovo e Aforti). Irá ser apenas como um jogo, em que se brinca com dinheiro. A carteira que tinha era tão apetecível (em termos de taxas dos loans) que vendi tudo o que queria, a prémio, e em apenas dois dias (não tinha nada abaixo dos 13% e a maioria eram de 14 a 15% ).  Podia ter aguentado esses loans? Podia, mas não me apetece...

Quando eles estinguirem o I & A, e as taxas forem realistas para o risco em causa, talvez volte a fazer umas intrusões temporárias... ou não! :)

Editado por Harvester
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 horas, Plataformas De Crowdfunding disse:

Acabaram de afundar o porta-aviões da Kuetzal!

Kuetzal é o Hotpick do dia, deixa ver aqui o meu Microsoft Bola de Cristal 2019 diz que nem chega ao ano novo..... boa sorte a quem tem €€€€€ investidos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 33 minutos, Harvester disse:

A questão que se tem levantado, ou pelo menos é a que coloco a mim mesmo, é se colocar dinheiro, pelo menos em algumas destas plataformas no Báltico, se pode considerar sequer como "investir"?

Se pensarmos bem no caso daquele negócio colocado na Kuetzal... uma empresa que faz um site que basicamente é cópia de outro, que coloca fotos de um gajo qualquer, como sendo alguem da empresa, diz muito dos critérios da empresa, e tambem da plataforma que aceita fazer um loan destes. E quantos como este existem? Quantos virão a existir?

Vai-se tornando obvio que as plataformas, ao contrário do que a maioria dos simples mortais dos quais pretendem atrair o dinheiro, acredita, estão-se completamente nas tintas para os projectos em causa, eles são apenas o veículo entre quem propõe um negócio e os possíveis interessados em financiá-lo. Isto seria normal, não fosse este mundo das P2P dirigida especialmente às massas, que de modo geral pressupõem que uma exaustiva análise de risco terá sido feita pela plataforma (eles próprios induzem as pessoas a pensar que o fazem).

As coisas começam a revelar-se aos poucos, e quanto mais se revelam, cheira mais a BURLA do que investimento. Pelo menos no meu conceito de "investimento" o desaparecimento total do capital, só em condições muito, muito especiais ocurrerá. Terramoto ou fogo, eventualmente, uma vez que gosto de casinhas (e mesmo para isto, existem seguros).

Em alguma de certeza que não é investir, uma fast invest ou qualquer uma daquelas miracle business que apareceram como cogumelos é puro risco e não tenho dúvidas que algumas delas são fraude. Dessas só meti alguma coisa na Crowdestor mas com a perfeita noção do risco e numa de toca e foge. Há outras plataformas que estou plenamente convicto que são investimento, com mais risco que outros investimentos mas investimento mesmo assim.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    36 minutes ago, Nesspc said:

a Fast invest começou o ano a mais mal afamada e vai acabar por ser a mais transparente  com o pouco que fez, todas as outras népia....

Pelo menos pôde fazer uma festa de Natal, um video (low cost), e desejar Boas Festas a quem lá colocou dinheiro (ando mesmo prepositadamente a evitar o termo "investiu, "investidores""), coisa que a Mintos não vai conseguir fazer (anda a dançar em 5 festas quase ao mesmo tempo), a não ser que seja mesmo para gozar com o pessoal (especialmente com os crentes do I & A, que não decidem o que compram e nem em dois anos vão recuperar o que perderam).

Eu já tinha saído, agora coloquei lá 50 paus, por causa do video mesmo. :) 50 paus não é decididamente investir.

Editado por Harvester
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 minutos, Harvester disse:

Pelo menos pôde fazer uma festa de Natal, um video (low cost), e desejar Boas Festas a quem lá colocou dinheiro (ando mesmo prepositadamente a evitar o termo "investiu, "investidores""), coisa que a Mintos não vai conseguir fazer (anda a dançar em 5 festas quase ao mesmo tempo), a não ser que seja mesmo para gozar com o pessoal (especialmente com os crentes do I & A, que não decidem o que compram e nem em dois anos vão recuperar o que perderam).

Eles fizeram uma há poucos dias no novo Mintos Office, no IA sinceramente só mesmo por preguiça ou desconhecer totalmente o que se investe, mal iniciou experimentei 5 minutos depois cash out e byte bye

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    4 minutes ago, Patanisca said:

...

Em cru, para mim, P2P tem muito mais do dobro do risco de perda de capital do que o mercado accionista.

...

E o que temos, especialmente na Mintos? Taxas que não andam nem de perto alinhadas com o risco. Tá na hora de parar de brincar ou mudar de recreio.

A obsessão da Mintos pelo famigerado I & A (nem sequer cheguei a experimentar), como arma para manter as taxas baixas, vai causar-lhes muitos problemas de confiânça, já esta a causar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 10/12/2019 às 18:11, Tiga18 disse:

Boa noite,

Neste momento andam todos com receio das Mintos e plataformas semelhantes.

As estategurus e crowdestate etc tambem podem padecer do mesmo problema? Teoricamente havendo colaterais deveria haver muito mais segurança.

há 23 horas, NSilva disse:

Vamos todos tentar concordar que estar a comparar a Estateguru com a kuetzal é estar a comparar a obra prima do mestre com a prima do mestre de obras. Não ponham tudo no mesmo saco, por favor, porque não é tudo a mesma coisa.

há 21 horas, 0risk disse:

Sim, na Lendy (UK) os empréstimos tinha LTV de até 70%, e quebrou. Na Funding Secure também.

Pode acontecer de tudo: avaliações erradas; preço de venda difícil de conseguir no prazo curto; recursos mal aplicados no desenvolvimento; garantias que sumiram (por exemplo, quadros de Picasso na FS); fraudes; queda de preço de mercado; etc. etc.

Complementando, ter empréstimos com colateral é melhor do que ter empréstimos sem ele. Seja em P2P ou nos meios mais tradicionais.

- O risco de perda ser 100% é menor

- A taxa de recuperação do capital é superior

- Os colaterais são um incentivo para o seu o proprietário/borrower não falhar.

Mas tem riscos, como o @0risk bem mencionou.

A propósito da Lendy (UK), mas também serve para retratar os "famosos" pagamentos certos na data e hora de algumas plataformas, principalmente de P2B (Grupeer, Envestio, Kuetzal, etc). Um pequeno excerto de uma conversa no fórum do Claus:

Citação
    Thaek wrote:
    I dare to say that the day exact payment for many of these platforms has nothing to do with the punctuality of the wage earners but with the fact that probably the loan is not fully paid out and you get your own capital repaid for the time being Shocked

So you mean to say, they take out a credit for 850K for 2 years and get paid just over 500K, the rest keep paying the interest for the next 2 years? I can not believe that Shocked

Resposta do Claus:

Citação

Saving Stream (aka Lendy) did it that way. The interest was always withheld for the first 6 months and not paid out to the borrower. Was also communicated by Saving Stream .

https://www.p2p-kredite.com/diskussion/alborg-petrol-projekt-seltsame-begebenheiten-t7176.html

Editado por Rick Lusitano
    Correção de typos
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 23 minutos, Patanisca disse:

@NSilva Pode-se dizer que sim, comecei crente, depois passei a desconfiado e agora não crente. Tudo baseado num acumular de experiência e conhecimento. Tenho os meus motivos para ter esta posição. Assim como cada um terá a sua e os seus motivos. Todos temos perfis diferentes, tolerâncias a risco diferentes, muitas vezes associadas a fases da vida distintas e que exigem diferentes niveis de rigor na avaliação do risco.

Comparar P2P com o mercado bolsista é redutor, já o disse aqui porquê, mas vou apenas dizer que no crash de 2008, o máximo das perdas possíveis de um investidor que tivesse comprado no pior momento (top) e vendido no pior momento (bottom) seria de cerca de 50% do valor. E para isso teria que assistir a quedas, semanas após semanas, até meses, até que visse o seu portfólio descer até aos -50%. Até lá teria tido certamente centenas de oportunidades para resgatar e sair com perdas inferiores a 50%.

No caso de investir em P2P, como não é um mercado regulado e opera em países que, eu como português considero duvidosos e com regras menos "democráticas" chamemos-lhe assim, pode dar-se algo como aconteceu recentemente em que de um dia para o outro, as autoridades do país decidem encerrar toda a operação de uma máquina que movimenta uma nuvem de milhões de euros e que de repente ficam suspensos no ar, deixando sem qualquer hipótese ou legitimidade para o investidor liquidar/resgatar. Aqui o pior cenário é a perda total. 100% de perdas no pior cenário, contra 50% na pior trade do crash de 2008/2009.

Em cru, para mim, P2P tem muito mais do dobro do risco de perda de capital do que o mercado accionista.

Nem falo aqui de outras vulnerabilidades como ataques informáticos a plataformas, como acontece no crypto-space. Querem comparar a robustez do sistema de informação que serve de base ao mercado accionista com o sistema de informação de uma startup Fintech com meia dúzia de mecos lá a trabalhar?

@Patanisca, sem querer entrar numa onda de quem é que leva a bicicleta para casa até porque eu já tenho uma e tanto invisto no mercado bolsista como em p2p, estar a comparar a situação que ocorreu agora no kosovo com o mercado bolsista é como eu comparar a Enron com as minhas 15 plataformas onde invisto. Tinha que ocorrer uma crise simultânea na Irlanda, Espanha, Bulgária, Casaquistão e mais 22 países, no mercado de consumo, imobiliário e empresarial Desses países todos e o diabo a 7 para eu perder 100%, mas quem investiu na Enron perdeu 100%. Não é grande comparação, pois não?

Sobre a robustez dos sistemas de informação bolsista comparado com as Fintech não o contesto de todo na generalidade, como é óbvio, mas como não há bela sem senão e eu sou um chato, deixo só aqui um nome: Knight Capital Group ?

https://en.m.wikipedia.org/wiki/Knight_Capital_Group

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

E a minha descrença está mais focada é na Mintos, que já representou em tempos mais de metade do meu portfólio P2P, tal era a sensação de solidez que eu tinha na altura.

Agora estes dois gráficos ilustram bem o meu sentimento atual para com o P2P.

2019-12-11-23h09-58.png

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 minutos, Patanisca disse:

E a minha descrença está mais focada é na Mintos, que já representou em tempos mais de metade do meu portfólio P2P, tal era a sensação de solidez que eu tinha na altura.

Agora estes dois gráficos ilustram bem o meu sentimento atual para com o P2P.

2019-12-11-23h09-58.png

Sobre a Mintos somos 2, aqui há 6 meses representava quase 50% do meu portfolio em p2p, hoje representa cerca de 6% e daqui não sobe mais, pelo contrário.96EEDF26-DA52-4D3B-B350-3D3930044F60.thumb.jpeg.c3f79918e32b2c026b67ee8f6ceeacbf.jpeg

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, NSilva disse:

Sobre a Mintos somos 2, aqui há 6 meses representava quase 50% do meu portfolio em p2p, hoje representa cerca de 6% e daqui não sobe mais, pelo contrário.96EEDF26-DA52-4D3B-B350-3D3930044F60.thumb.jpeg.c3f79918e32b2c026b67ee8f6ceeacbf.jpeg

Pois, com essa "pizza" com as fatiazinhas bem divididas percebo o teu sentimento mais descansado em relação ao panorama geral P2P.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites