Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• P2P - Tópico Geral

Cardoso24

Recommended Posts

há 25 minutos, Cardoso24 disse:

Esses é que são espertos ehehe tenho lido sobre isso e começo a pensar que estamos num paraíso fiscal...para os estrangeiros :D 

Entretanto algumas plataformas faliram...

De qualquer forma o teu ponto de vista é válido. O único problema é que estas plataformas não são bancos, seguradoras, corretoras...a maior parte delas tem ligação a russos.

Posso sempre alegar que me roubaram os dados e desconhecia que tinha conta nesses sítios (como é que podem provar? ehehe)

Ou então dizes que tens um amigo com 1 cofre cheio de milhões. :)

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 10,5k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Rick Lusitano

1796

• Nesspc

858

• Harvester

492

• Patanisca

413

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Excelente post. Em alguns comentários parece que a culpa da Envestio e Kuetzal terem indo ao charco foram os levantamentos, incluindo as saídas antecipadas. A culpa é só das plataformas, umas por

Fechando o ano de 2019, penso que foi bastante positivo para mim no meu próprio Fundo de Sucateiro P2P Aqui ficam alguns valores nomeadamente em p2p retorno vs risco Notas : 2018 apen

Sim, as coisas impossíveis ao ser humano que já vi acontecer em mim e já vi em outras pessoas provaram sem sombra de dúvida que Deus existe e se torna galardoador daqueles que o buscam. Em Genesi

Posted Images

Plataformas De Crowdfunding

Bom dia,

A Rendity está com promoção de black friday, 100€ para quem invista 500€.

"On the days between Black Friday and Cyber Monday we offer you a very special offer: We are giving you €200, which you can share with friends, colleagues and relatives. The offer is valid from Friday 29.11.2019 00:01 to Monday 02.12.2019 23:59. Don't wait out on this opportunity!"

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Plataformas De Crowdfunding

Pediu o empréstimo à Crowdestate com em nome de uma empresa com uma hipoteca da propriedade e depois transferiu a propriedade para a empresa do sócio, vamos ver se a Crowdestate consegue resolver esta:

"The loan agreement(s) between You and Loo Kodud OÜ have been prematurely terminated due to Loo Kodud OÜ’s constant breach of the agreement(s), the due date for all claims expired on 14.11.2019.Loo Kodud OÜ did not fulfill its contractual obligations by that deadline.

According to the land register, the owner and manager of Loo Kodud OÜ has transferred the main assets of the company (the development property) to his business partner, and as a result of this transaction, Loo Kodud OÜ has has become an assetless shell.This situation does not leave us any other alternatives than to start the bankruptcy proceedings of Loo Kodud OÜ.To maximise the efficiency of the upcoming litigation process, all of our investors’ claims should be consolidated into one legal entity, that will represent all investors’ interests simultaneously. Usually, especially in regards of collateralized loans, this role is performed by Crowdestate Collateral Agent OÜ.Due to the type of capital raised by Loo Kodud OÜ and the relevant loan contract, Crowdestate Collateral Agent OÜ is not a party to that agreement between Yourself and Loo Kodud OÜ and without specific assignment of Your claim, we do not have a legal right to represent You in the recovery process.

Therefore, we propose You to conclude the Claim Assignment Agreement(s), by which You assign the claims arising from Your Loan Agreement(s) with Loo Kodud OÜ to Crowdestate Collateral Agent OÜ to allow us to represent and defend the claims of all of our investors collectively. Crowdestate Collateral Agent OÜ will distribute the recovery proceeds between the participating investors proportionally to their original loan amounts.Without conclusion of the Claims Assignment Contract, we do not have a legal basis to represent Your claims in the upcoming litigation process and You have to file and defend Your claims independently.Should You decide to conclude the Claims Assignment Agreement(s) with Crowdestate Collateral Agent OÜ, we ask You to:•    Log in to Your Crowdestate investment account and•    Click on the "Contrac"

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 20 horas, THICK disse:

Para quem usa a Monethera, estou a tentar depositar fundos e não consigo, quando coloco que a empresa é da Estónia o netbanco dá-me erro, se tentar colocar o país do banco,a Eslováquia, nem sequer aparece como opção, alguém me sabe dizer se posso transferir por Revolut?

Quais são as primeiras 2 letras do IBAN?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Pedro_Vasconcelos
    há 21 horas, THICK disse:

Para quem usa a Monethera, estou a tentar depositar fundos e não consigo, quando coloco que a empresa é da Estónia o netbanco dá-me erro, se tentar colocar o país do banco,a Eslováquia, nem sequer aparece como opção, alguém me sabe dizer se posso transferir por Revolut?

Transferi hoje mesmo por Revolut e não houve problema.. lá para terça ou quarta feira já deve dar para investir

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 29/11/2019 às 17:25, Rick Lusitano disse:

Quais são as primeiras 2 letras do IBAN?

O IBAN começa por SK.

A 29/11/2019 às 18:10, Pedro_Vasconcelos disse:

Transferi hoje mesmo por Revolut e não houve problema.. lá para terça ou quarta feira já deve dar para investir

Essa era a minha segunda opção se não desse diretamente pelo banco.

Entretanto consegui, tinha de colocar Républica da Eslováquia.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Antonio84Pereira
    A 27/11/2019 às 23:17, Harvester disse:

Sim é verdade que a maioria das plataformas tem cópia do CC. Mas volto à questão, quem deve declarar os rendimentos pagos a determinado investidor, a plataforma ou o LO?

Sendo a plaforma, como o faz? Deveria declarar os rendimentos por país, ou não é assim? A ser assim, penso que grande parte dos pequenos investidores não tem sequer um controlo do rendimento que obtem por país. Que faz? Declara tudo como rendimentos na Letónia? Se for assim, depois não bate certo que o que a plaforma eventualmente transmitiu. Acho que há aqui muito limbo... e possívelmente não devemos olhar para todas as plataformas de modo igual.

@Harvester quem tem a obrigação de declarar são os LOs. Já confirmei esta questão ? Peço desculpa na demora à resposta.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 2 horas, THICK disse:

O IBAN começa por SK.

Essa era a minha segunda opção se não desse diretamente pelo banco.

Entretanto consegui, tinha de colocar Républica da Eslováquia.

SK é o indicativo ISO 3166 para Eslováquia. O que no caso do IBAN, terá que se escolher esse país.

É algo que existe há vários anos, os bancos deveriam automaticamente seleccionar os países quando se coloca os IBAN, mas os bancos ainda não inovaram nesse aspecto.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 54 minutos, Bernardo Latino Tavares disse:

Boa tarde, alguém me sabe dizer se na Mintos vendermos um crédito que esteja já no grace períod ou mesmo late, quem recebe os juros se vierem a ser pagos? Quem vende ou quem compra?

Os juros  de certo intervalo de tempo são sempre pagos a quem deteve o empréstimo nesse mesmo período, excepto.. 

No caso de um empréstimo se encontrar em Grace Period, apenas haverão juros desse período se ele entrar em late. Nesse caso serão pagos a quem detiver o mesmo quando ele entrar em late. 

Resumindo, ao vender em GP nunca vais receber juros relativos ao GP (se o mantiveres em carteira também só receberás se entrar em late) 

Editado por 00ba
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    3 hours ago, Rick Lusitano said:

No caso dos fundos de investimento, a plataforma (intermediário financeiro, IF) faz a declaração à AT dos investimentos realizados (compras e vendas, e quando chegam à maturidade) dos investidores, por país de origem dos instrumentos. Não são os fundos ou gestoras dos fundos. É a entidade comercializadora que tem o contacto com o investidor.

Por exemplo, um investidor Português comprou e vendeu 1 fundo domiciliado no Luxemburgo e 1 na Irlanda, o IF (por exemplo, banco Português) declara à AT, os investimentos em separado por país de origem. O investidor na sua declaração de IRS, terá também separar os investimentos por país de origem.

No caso do P2P, o funcionamento deverá ser algo semelhante. A plataforma deveria declarar ao fisco do país aonde está sedeada, os investimentos de cada investidor, separados por países de origem dos rendimentos:

- Investidor A, investimentos na Rússia (investimentos x1; recebimentos x1), Cazaquistão (x2;y2), Estónia (x3;y3), etc

- Investidor B, idem

- ...

Depois cada investidor fazia a sua declaração também em separado consoante o país de origem dos investimentos (dos LO).

Nota: Investimentos = montantes investidos; Recebimentos = montantes recebidos (principal, juros, mais valias do SM).

Só que as plataformas, como são startups (Fintechs) teriam imenso trabalho e custos para fazer como deveria ser feito...

Por isso, é que as Fintechs estão a ter sucesso, não cumprem todas as regras impostas aos bancos e outros IF convencionais. As Fintechs funcionam um pouco à margem da lei, alegando que não existe legislação especifica para as suas inovações. E assim reduzem custos financeiros, tecnológicos, administrativos e compliance, fazendo preços mais competitivos ou mesmo serviços gratuitos, roubando quota de mercado aos bancos incumbentes.

(Não estou a defender a banca tradicional, eu acredito que as Fintechs são uma parte importante na evolução financeira.)

Obrigado @Rick Lusitano. Um post muito esclarecedor, como sempre.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Antonio84Pereira
    há 4 horas, Rick Lusitano disse:

No caso dos fundos de investimento, a plataforma (intermediário financeiro, IF) faz a declaração à AT dos investimentos realizados (compras e vendas, e quando chegam à maturidade) dos investidores, por país de origem dos instrumentos. Não são os fundos ou gestoras dos fundos. É a entidade comercializadora que tem o contacto com o investidor.

Por exemplo, um investidor Português comprou e vendeu 1 fundo domiciliado no Luxemburgo e 1 na Irlanda, o IF (por exemplo, banco Português) declara à AT, os investimentos em separado por país de origem. O investidor na sua declaração de IRS, terá também separar os investimentos por país de origem.

No caso do P2P, o funcionamento deverá ser algo semelhante. A plataforma deveria declarar ao fisco do país aonde está sedeada, os investimentos de cada investidor, separados por países de origem dos rendimentos:

- Investidor A, investimentos na Rússia (investimentos x1; recebimentos x1), Cazaquistão (x2;y2), Estónia (x3;y3), etc

- Investidor B, idem

- ...

Depois cada investidor fazia a sua declaração também em separado consoante o país de origem dos investimentos (dos LO).

Nota: Investimentos = montantes investidos; Recebimentos = montantes recebidos (principal, juros, mais valias do SM).

Só que as plataformas, como são startups (Fintechs) teriam imenso trabalho e custos para fazer como deveria ser feito...

Por isso, é que as Fintechs estão a ter sucesso, não cumprem todas as regras impostas aos bancos e outros IF convencionais. As Fintechs funcionam um pouco à margem da lei, alegando que não existe legislação especifica para as suas inovações. E assim reduzem custos financeiros, tecnológicos, administrativos e compliance, fazendo preços mais competitivos ou mesmo serviços gratuitos, roubando quota de mercado aos bancos incumbentes.

(Não estou a defender a banca tradicional, eu acredito que as Fintechs são uma parte importante na evolução financeira.)

A confirmação que referi foi a própria plataforma que me comunicou. Mas é como dizes, uma vez que as Fintech querem é simplicidade e custos baixos, devem querer empurrar isso para os LO's, apesar de puderem ou terem de ser os próprios a enviar a informação.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Bernardo Latino Tavares
    há 14 horas, 00ba disse:

Os juros  de certo intervalo de tempo são sempre pagos a quem deteve o empréstimo nesse mesmo período, excepto.. 

No caso de um empréstimo se encontrar em Grace Period, apenas haverão juros desse período se ele entrar em late. Nesse caso serão pagos a quem detiver o mesmo quando ele entrar em late. 

Resumindo, ao vender em GP nunca vais receber juros relativos ao GP (se o mantiveres em carteira também só receberás se entrar em late) 

Na altura da venda recebemos o capital e quando houver o pagamento ou buyback recebemos os juros devidos, é isso?

obrigado pela ajuda 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Até agora estou com 0 cashdrag na Bondster, mas nesta plataforma tambem vou para loans superiores a 12 meses com possibilidade de sair aos 12 meses (0% fee).

Na Bondster tenho optado por menos loans e valores um pouco maiores por loan.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    On 12/3/2019 at 2:19 PM, investidorPT said:

Exacto, mas até agora tinha até 2 meses e nunca tinha tido cashdrag.

Hoje foram lançadas na Bondster novas tranches de loans de curto prazo com taxas de 13%

Acho que já deves estar com cashdrag a zero outra vez. :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Agora mesmo, Harvester disse:

Hoje foram lançadas na Bondster novas tranches de loans de curto prazo com taxas de 13%

Acho que já deves estar com cashdrag a zero outra vez. :)

Obrigado. Já tinha ampliado AI para 6 meses.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites