Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• P2P - Tópico Geral

Cardoso24

Recommended Posts

caralmeida030267
    há 15 horas, Visitante Ana :) disse:

Então estás a dizer que o fisco sabe dos nossos ganhos na P2P?? é que eu nunca declarei... :0

Não posso afiançar isso com certeza absoluta, até porque não sei se todas as plataformas fazem estas comunicações.

Apenas tirei uma conclusão relativamente ao meu caso específico porque, aparentemente, apenas vejo essa hipótese.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 10,5k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Rick Lusitano

1796

• Nesspc

858

• Harvester

492

• Patanisca

413

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Excelente post. Em alguns comentários parece que a culpa da Envestio e Kuetzal terem indo ao charco foram os levantamentos, incluindo as saídas antecipadas. A culpa é só das plataformas, umas por

Fechando o ano de 2019, penso que foi bastante positivo para mim no meu próprio Fundo de Sucateiro P2P Aqui ficam alguns valores nomeadamente em p2p retorno vs risco Notas : 2018 apen

Sim, as coisas impossíveis ao ser humano que já vi acontecer em mim e já vi em outras pessoas provaram sem sombra de dúvida que Deus existe e se torna galardoador daqueles que o buscam. Em Genesi

Posted Images

há 31 minutos, caralmeida030267 disse:

Não posso afiançar isso com certeza absoluta, até porque não sei se todas as plataformas fazem estas comunicações.

Apenas tirei uma conclusão relativamente ao meu caso específico porque, aparentemente, apenas vejo essa hipótese.

Pois mas eu já estou nisto desde o IRS passado e não tive problemas com a declaração e não declarei, até porque a legislação não é totalmente clara... Se soubessem não tinham aceitado a minha declaração penso eu..

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    caralmeida030267
    há 16 minutos, johnmx disse:

Tem-se falado muito do risco das P2P, isso não é nada comparado com o risco de não declarar uma dúzia de euros em juros.

Segundo conversas que já tive com várias pessoas (nada oficial) fiquei com a ideia que as finanças têm a informação toda ou quase toda. Porém, só a consultam quando o computador identifica a pessoa em causa para ter de comprovar a declaração de IRS. Ou seja, podem nunca declarar estes rendimentos e não vos acontecer nada durante toda a vida. Mas se por algum motivo, que pode não ter nada a ver com estes rendimentos, o computador vos identificar, então provavelmente estarão tramados...

Um exemplo, muitas pessoas são chamadas pelo IRS quando apresentam a declaração do ano em que se casam. Acho que não deve haver uma única pessoa em Portugal que pague todos os impostos devido ao casamento (faturas da cerimónia/quinta/catering, prendas, etc.). Quem aqui declarou as prendas de valor superior a 500€? (pergunta retórica).

E há que atender sempre à materialidade da "falha/esquecimento".

A AT tem, nos seus controles/checks do IRS, IRC, IVA, etc, determinados parâmetros e limites que sempre que ultrapassados faz soar a campainha e despoleta inquirições aos sujeitos passivos/contribuintes singulares.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 4 minutos, caralmeida030267 disse:

Depende. Se ofereceres um Ferrari ou um T3 à namorada ou amante, decerto que sim...?

Pode ser uma joia.

Umas férias.

Viagem, hotel, etc

(Ou outro bem de valor elevado)

Até um simples carro usado custa mais de 500€.

Os pais têm de declarar as viagens que pagam aos filhos, por exemplo, as viagens de finalistas, ou outras viagens, incluindo festivais de verão?

Editado por Rick Lusitano
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano

Ou seja, ninguém pode oferecer uma viagem aos filhos ou aos pais, por exemplo, nos seus aniversários ou no Natal, que custe mais de 500€. Senão tem de declarar à AT.

Só os ex-PM é que podem ter amigos a pagar centenas de milhares de despesas.... :P

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Antonio84Pereira
    há 42 minutos, johnmx disse:

Tem-se falado muito do risco das P2P, isso não é nada comparado com o risco de não declarar uma dúzia de euros em juros.

Segundo conversas que já tive com várias pessoas (nada oficial) fiquei com a ideia que as finanças têm a informação toda ou quase toda. Porém, só a consultam quando o computador identifica a pessoa em causa para ter de comprovar a declaração de IRS. Ou seja, podem nunca declarar estes rendimentos e não vos acontecer nada durante toda a vida. Mas se por algum motivo, que pode não ter nada a ver com estes rendimentos, o computador vos identificar, então provavelmente estarão tramados...

Um exemplo, muitas pessoas são chamadas pelo IRS quando apresentam a declaração do ano em que se casam. Acho que não deve haver uma única pessoa em Portugal que pague todos os impostos devido ao casamento (faturas da cerimónia/quinta/catering, prendas, etc.). Quem aqui declarou as prendas de valor superior a 500€? (pergunta retórica).

Está aqui tudo explicado na verdade. Todos os anos a AT "sorteia" (ou sorteava) pessoas que são chamadas para comprovar que tudo o que consta na declaração é real. Podem nunca ter sido chamados, mas não quer dizer que nunca enganaram o sistema.

Se a AT ainda não tem no seu sistema o cruzamento com o que os contribuintes receberam deste tipo de plataformas já é outra história, porque assim não soam as campainhas. Mas é chegando a este ponto que eu questionei sobre o CRS. Porque se já recebem, podem vir a cruzar num futuro próximo com retroatividade.

Agora lanço outra questão, até mais para @caralmeida030267. Esse valor que declarou é o quê? O que levantou da plataforma de ganhos? Ou o resultado que a Mintos gera na declaração enviada por email? (a que dá para solicitar no próprio site). 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 18 horas, Visitante Ana :) disse:

Então estás a dizer que o fisco sabe dos nossos ganhos na P2P?? é que eu nunca declarei... :0

O fisco não tem informação nenhuma das p2p tive andar a fazer câmbio entre moedas, repartir entre países diferentes tudo à lá pata e foi tudo validado à primeira

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano

A Mintos a andar aldrabar as nossas compras. Quando vou aos "My Investments", tenho estado a encontrar loans de LO que não tinha no passado e que agora diz já os comprei nos meses anteriores.

Exemplo, como o meu AI SM estava a comprar muito lixo dos LO de África (ExpressCredit), desliguei esses LO nos AI e vendi os loans a 12%. Ficou limpa a minha carteira durante semanas. Agora há umas 2-3 semanas aparece que comprei loans em Setembro e Outubro desses LO ExpressCredit a 12%.

Ora se não tinha loans da ExpressCredit a 12% durante semanas na minha carteira, agora aparece que já tenho outra vez e foram comprados a 1-2 meses atrás...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    caralmeida030267
    há 18 minutos, Antonio84Pereira disse:

Agora lanço outra questão, até mais para @caralmeida030267. Esse valor que declarou é o quê? O que levantou da plataforma de ganhos? Ou o resultado que a Mintos gera na declaração enviada por email? (a que dá para solicitar no próprio site). 

É o valor que consta da declaração enviada por email pela Mintos relativa ao ano de 2018.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    25 minutes ago, Rick Lusitano said:

A Mintos a andar aldrabar as nossas compras. Quando vou aos "My Investments", tenho estado a encontrar loans de LO que não tinha no passado e que agora diz já os comprei nos meses anteriores.

Exemplo, como o meu AI SM estava a comprar muito lixo dos LO de África (ExpressCredit), desliguei esses LO nos AI e vendi os loans a 12%. Ficou limpa a minha carteira durante semanas. Agora há umas 2-3 semanas aparece que comprei loans em Setembro e Outubro desses LO ExpressCredit a 12%.

Ora se não tinha loans da ExpressCredit a 12% durante semanas na minha carteira, agora aparece que já tenho outra vez e foram comprados a 1-2 meses atrás...

Vou partilhar o que me aconteceu uma vez, embora possa ser um caso diferente. Quando vendi os loans só estava a vender os current, pois os lates não podiam ser vendidos a prémio. Passado uns dias alguns lates passaram novamente a current e apareceram na lista. Quando os vi suspeitei do mesmo que referes, pois sabia que não tinha comprado nenhum entretanto. Porém, foi erro meu por causa dos filtros que uso para visualizar os loans.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 36 minutos, johnmx disse:

Vou partilhar o que me aconteceu uma vez, embora possa ser um caso diferente. Quando vendi os loans só estava a vender os current, pois os lates não podiam ser vendidos a prémio. Passado uns dias alguns lates passaram novamente a current e apareceram na lista. Quando os vi suspeitei do mesmo que referes, pois sabia que não tinha comprado nenhum entretanto. Porém, foi erro meu por causa dos filtros que uso para visualizar os loans.

Também tinha essas dúvidas, por isso ainda não tinha dito nada, a espera se aparecia mais algum loan para confirmar.

Mas não tinha loans da ExpressCredit a 12% na minha carteira há semanas, porque já tinha vendido-os todos. Mas na última semana, tem aparecido 1 loan de vez em quando da ExpressCredit a 12% supostamente comprado nos meses anteriores. Pus também à venda, foi vendido e a carteira ficou limpa de EC 12%.

Agora hoje, novamente mais 1 loan da EC 12% comprado alegadamente em Setembro. Em Outubro não tive EC 12% na carteira, e apareceu 1 loan neste fim de semana (já vendido) e hoje outro loan, ambos comprados em Setembro.

Nota: Vendi todos os loans da EC 12%, independentemente do status de pagamento deles. Nesta secura, loans a 12% desaparecem logo.

Editado por Rick Lusitano
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano

Dá a ideia, que a Mintos ficou com algum delay nuns dias ou perdeu alguma informação nesses dias sobre algumas compras. (Existiu quem se referiu de problemas de actualização dos loans existentes para compra no PM e SM, e na colocação de loans à venda que ficavam em stand-by.)

E agora a Mintos estará a actualizar essa informação, que não existiam nas carteiras. (São milhões de partes de loans na Mintos.)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Uma coisa que nunca percebi é a data no campo "Date if Purchase" no caso de loans comprados no SM. Por vezes corresponde ao dia em questão, mas a maior parte das vezes é outra data qualquer mais antiga. Será a data da compra anterior à minha, ou seja, o dia em que a pessoa que me vendeu o loan o comprou?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    56 minutes ago, jferreira20 said:

Eu creio que a Mintos guarda um histórico daquilo que já tivemos em carteira. Ou seja, se tu tiveres determinado loan que compraste a 10 de agosto, vendeste a 15 de agosto e hoje voltaste a comprar, a data de aquisição vai ser a 10 de agosto.

Isso explica a minha questão anterior. Bem visto!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 05/11/2019 às 19:06, caralmeida030267 disse:

Confirmei porque me enganei no IRS e, ao declarar os ganhos, indiquei por lapso 2 países diferentes (quando ambas as plataformas são da Letónia).

Ao tentar submeter, o programa da AT não validou e indicou que os valores declarados eram diferentes dos que eles tinham. Quando verifiquei que ambas as plataformas eram da Letónia, corrigi os valores/países e a declaração foi validada e aceite.

Acabaste de detectar o erro. O que interessa por plataforma é o total, interessa lhes lá a eles, se é China ou Macau.

Isso é (quase) o mesmo que em derivados teres de andar a fazer a separação (por exemplo) por para cambial. 

Neste assunto o melhor é não falar muito ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 6 horas, jferreira20 disse:

Eu creio que a Mintos guarda um histórico daquilo que já tivemos em carteira. Ou seja, se tu tiveres determinado loan que compraste a 10 de agosto, vendeste a 15 de agosto e hoje voltaste a comprar, a data de aquisição vai ser a 10 de agosto.

É bem possível.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    1 hour ago, domus said:

Já se falou aqui no limite ao investimento de 10.000€ de financiamento colaborativo? AT para aqui e para ali e aposto q somos mtos a ultrapassar este miserável limite ?

??? Não fazia ideia disso.

Isso também se aplica às entidades estrangeiras como o caso da Mintos ou só às entidades reguladas pela CMVM?

Esse limite é ridículo. Mesmo para quem ganha pouco é fácil conseguir poupar durante muitos anos e conseguir um montante jeitoso para investir. O limite deveria ser uma percentagem do total das poupanças.

Quem ganhar um milhão no euromilhões e tiver um emprego de menos de 5k€/mês não pode investir mais de 10k€!!! Completamente absurdo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 horas, domus disse:

Já se falou aqui no limite ao investimento de 10.000€ de financiamento colaborativo? AT para aqui e para ali e aposto q somos mtos a ultrapassar este miserável limite ?

Há diferenças ;) Já procurei sobre isso ehhe

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites