Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• P2P - Tópico Geral

Cardoso24

Recommended Posts

Rick Lusitano
    há 10 minutos, Harvester disse:

Não tenho I & A, mas penso que não, esses loans devem estar a ser considerados da mesma forma que os que estão em "late", e portanto não dá para a tal treta do "recebimento instantaneo".

Da Aforti, acho que nem eles esperavam... os relatórios do grupo não faziam prever essa situação a curto prazo. Agora devem estar super defensivos e lá fica o pessoal com o dinheiro preso... nem o LO é declarado falido (risco reputacional) nem o pessoal vê o capital. Está suspenso... no éter. Tão suspenso que ainda se evapora -:)

Pelo visto, a Aforti continua com saúde financeira. Vê por ti mesmo os resultados da Aforti (gráficos de barras, facilmente "lidos");

https://aforti.pl/en/aforti-holding-s/financial-results/

A Aforti continua a pagar os juros das obrigações e a reembolsar as obrigações na maturidade, mesmo sem ter novos loans nas plataformas de P2P. (O que demonstra capacidade de ter liquidez, que pode ser obtida pela actividade e/ou financiamento, 2 indicadores da qualidade da empresa.)

A Aforti continua a investir numa subsidiária na Lituânia para obter a licença de e-Money.

Vai passar da bolsa secundária de valores mobiliários da Polónia para a principal (regulada), para isso está a adoptar novas medidas contabilísticas internacionais.

O que acredito que pode existir é a gestão de liquidez, têm montes de cash investido (emprestado aos borrowers), e vão recebendo aos poucos, por vezes, pode existir picos de montantes a pagar (por exemplo, reembolso das obrigações), e a Aforti tem pouca liquidez. Que deve ser o caso.

A Aforti Factor está a crescer imenso de volume, o que tem compensado a diminuição de volume de novos loans na Aforti Finance. Poderá fazer parte da estratégia do Grupo, apostar mais nas Invoices do que em Business loans, (desconheço a estratégia de negócio do Grupo).

Isto não me parece uma empresa/holding a caminhar para a falência. Mas não tenho uma bola de cristal...

Se a Aforti estiver a ficar pior, a Mintos deve logo diminuir o Rating dela. O que não fez na última revisão dos Ratings. ;)

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 10,5k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Rick Lusitano

1796

• Nesspc

858

• Harvester

492

• Patanisca

413

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Excelente post. Em alguns comentários parece que a culpa da Envestio e Kuetzal terem indo ao charco foram os levantamentos, incluindo as saídas antecipadas. A culpa é só das plataformas, umas por

Fechando o ano de 2019, penso que foi bastante positivo para mim no meu próprio Fundo de Sucateiro P2P Aqui ficam alguns valores nomeadamente em p2p retorno vs risco Notas : 2018 apen

Sim, as coisas impossíveis ao ser humano que já vi acontecer em mim e já vi em outras pessoas provaram sem sombra de dúvida que Deus existe e se torna galardoador daqueles que o buscam. Em Genesi

Posted Images

Este problema com o "processing" na venda de loans no SM, que a maioria parece estar a levar de animo leve, pessoalmente parece-me muito grave, muito grave mesmo, talvez a mais grave anómalia (???) na Mintos até hoje. Na pratica suspende todas as vendas, quando e pelo tempo que eles quiserem, um autêntico Hotel Califórnia, podes entrar quando quiseres mas sair só quando te deixarem. Esperemos que seja mesmo uma anómalia e que não seja um teste e venha a tornar-se frequente.

Update: Agora de rajada, todos os loans que tinha colocado em venda, foram processados e vendidos (quando ponho certos loans à venda sei que se irão vender na hora, caso não existam muitos delays na operação, e estes eram todos a PAR)

Editado por Harvester
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    1 hour ago, Rick Lusitano said:

...

Isto não me parece uma empresa/holding a caminhar para a falência. Mas não tenho uma bola de cristal...

Se a Aforti estiver a ficar pior, a Mintos deve logo diminuir o Rating dela. O que não fez na última revisão dos Ratings. ;)

Sim é verdade. No caso da Aforti, acho que o pessoal irá acabar por pelo menos receber o capital investido. Só 118 paus no meu caso, mas ainda assim... ?

Editado por Harvester
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    2 minutes ago, Harvester said:

Este problema com o "processing" na venda de loans no SM, que a maioria parece estar a levar de animo leve, pessoalmente parece-me muito grave, muito grave mesmo, talvez a mais grave anómalia (???) na Mintos até hoje. Na pratica suspende todas as vendas, quando e pelo tempo que eles quiserem, um autêntico Hotel Califórnia, podes entrar quando quiseres mas sair só quando te deixarem. Esperemos que seja mesmo uma anómalia e que não seja um teste e venha a tornar-se frequente.

Entretanto já fiquei com todos os loans processados.

Também considero a anomalia grave, pois o meu rendimento vem quase todo do trading.

Há semanas que o pessoal se queixa das taxas, mas só esta semana é que comecei a ter razões de queixa. Esta foi a minha pior semana desde o final do verão e esta anomalia só veio piorar ainda mais a situação. Mais uns dias assim e a minha NAR fica abaixo da do  @Nesspc ?

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    30 minutes ago, johnmx said:

...

Há semanas que o pessoal se queixa das taxas, mas só esta semana é que comecei a ter razões de queixa. Esta foi a minha pior semana desde o final do verão e esta anomalia só veio piorar ainda mais a situação. Mais uns dias assim e a minha NAR fica abaixo da do  @Nesspc ?

? é verdade... mesmo na crise das taxas, tambem não me queixo muito, tem dado para manter a média da carteira nos 12,32%

Mas NAR como o @Nesspc estou muito longe, mas disso tambem não me queixo, a minha até subiu para os 13.31% e ainda tenho algum material para a curto prazo poder subir um pouquinho mais. Não me ponham é delays nesta coisa... como alguem disse, pode-se ganhar com o mercado a subir ou a descer, não se ganha é quando está parado.
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, CountingCents disse:

Sem tempo para ler as 243 páginas para trás eheh

Alguma plataforma boa e que tenha uma promoção de boas vindas para pequenos valores ( ~100€)?

Agradeço desde já 

Tens por exemplo a Via Invest com 10€ de bónus se investires pelo menos 50€ Fica aqui o meu link se quiseres aproveitar :) 

https://viainvest.com/users/referfriend/3821832986?utm_source=referaf

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    P2P Money Maker
    há 5 horas, CountingCents disse:

Alguma plataforma boa e que tenha uma promoção de boas vindas para pequenos valores ( ~100€)?

Agradeço desde já 

Lenndy: Ao colocares 100€ recebes automaticamente 10€

Aqui

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 horas, CountingCents disse:

Agradeço desde já 

Envestio recebes 2,5% dos teus investimentos durante os primeiros 270 dias.

https://envestio.com/?invite=ealpXTw

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 horas, Vidolz disse:

A minha unica estratégia é não investir nessas plataformas xD

Mas quem não arrisca não petisca! Sim, porque 2.9% é um petisco ?

há 4 horas, Rick Lusitano disse:

E é preciso ter em atenção que em vários países emergentes é habitual se fazer controlo de capitais. Isto é, pode ser fácil entrar dinheiro estrangeiro, mas muito complicado a saída de capitais. Pode-se ficar com o dinheiro "preso" dentro desses países. Principalmente se forem divisas em moeda estrangeira.

Pode também acontecer determinadas divisas deixarem ter aceitação ou ficar ainda mais reduzida, internacionalmente (os bancos deixarem de trocar alguma divisa, por exemplo, o AOA, Kwanza Angolano em Portugal), aumentando os seus custos de transação.

As divisas de países africanos caem regularmente em ambos cenários anteriores.

Obrigado Rick, não sabia de muitos desses factos que enumeraste sobre os câmbios e divisas. A transferwise já usei, mas não para as farmcrowdys. Mas acho que eles não aceitavam na altura (porque as hipóteses estavam lá enumeradas, e se houvesse transferwise teria usado). 

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 2 minutos, DAMP disse:

Mas quem não arrisca não petisca! Sim, porque 2.9% é um petisco ?

Obrigado Rick, não sabia de muitos desses factos que enumeraste sobre os câmbios e divisas. A transferwise já usei, mas não para as farmcrowdys. Mas acho que eles não aceitavam na altura (porque as hipóteses estavam lá enumeradas, e se houvesse transferwise teria usado). 

Na Agrikaab, não tens muitos problemas cambiais, é USD (sem contar com a possibilidade de usar várias cripto coisas). O único senão, pode ser o controlo de capitais na saída de divisas estrangeiras (Angola teve esse problema, Venezuela ainda está assim).

Como está a ser a experiência no deserto Somali? Os teus camelos rendem bem?

Como declaras à AT, que tens camelos na Somália? :D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    caralmeida030267
    há 10 horas, CountingCents disse:

Obrigado a todos pela ajuda.

Decidi começar pelo Via Invest para experimentar.

Mais tarde entro na Mintos com uma quantia maior.

Se calhar este era o momento certo para entrar ou reentrar na Mintos, as taxas estão claramente a subir.

Por este andar, daqui a 2 ou 3 semanas já deveremos estar novamente nos 14%.

Se estiveres interessado, este é o meu Referral na Mintos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    1 hour ago, caralmeida030267 said:

Se calhar este era o momento certo para entrar ou reentrar na Mintos, as taxas estão claramente a subir.

Por este andar, daqui a 2 ou 3 semanas já deveremos estar novamente nos 14%.

Várias pessoas já aqui disseram que as taxas só costumam subir em dezembro na altura do Natal. Portanto conta com pelo menos 1 mês e meio até as taxas chegarem a 14%. Não posso falar por experiência própria, pois só estou no Mintos desde o verão.

É verdade que a taxa média está a subir, mas também é verdade que os loans de taxas mais altas desapareceram completamente há 2 semanas e os de 12.5% têm sido em menor quantidade. Portanto a minha recomendação é para aguardar mais algum tempo.

Pela primeira vez retirei dinheiro do Mintos, simplesmente não consigo comprar nada de jeito (não compro loans <=12%). Mais uma semana assim e retiro mais algum.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    caralmeida030267
    há 1 hora, johnmx disse:

Várias pessoas já aqui disseram que as taxas só costumam subir em dezembro na altura do Natal. Portanto conta com pelo menos 1 mês e meio até as taxas chegarem a 14%. Não posso falar por experiência própria, pois só estou no Mintos desde o verão.

É verdade que a taxa média está a subir, mas também é verdade que os loans de taxas mais altas desapareceram completamente há 2 semanas e os de 12.5% têm sido em menor quantidade. Portanto a minha recomendação é para aguardar mais algum tempo.

Pela primeira vez retirei dinheiro do Mintos, simplesmente não consigo comprar nada de jeito (não compro loans <=12%). Mais uma semana assim e retiro mais algum.

Há uma semana atrás era raríssimo encontrar loans de 11%, apareciam e desapareciam quase instantaneamente.

Hoje já vi muitos loans com taxa 12% e de vários Loan Originators, quer no PM quer no SM. A Varks há uma semana não tinha praticamente nada com mais que 10% e hoje já tinha loans com 12%. Já vi loans da Kredo com 12%, etc, etc.

Por isso é que digo que a subida (gradual) das taxas já começou, é uma evidência, e por este andar não me admirava que os 14% fossem uma realidade em meados de novembro.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Fast Invest lançou empréstimos da Kviku, a 12%, com buyback de 15 dias e revenda imediata (moneyback guarantee).  Considerando as condições e os juros, não está ruim (tem plataforma oferecendo com 13%).

Acho que este é o primeiro Originator identificado lá. Tinham prometido mais transparência para o início do ano. Demorou mas saiu.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 4 horas, 0risk disse:

Fast Invest lançou empréstimos da Kviku, a 12%, com buyback de 15 dias e revenda imediata (moneyback guarantee).  Considerando as condições e os juros, não está ruim (tem plataforma oferecendo com 13%).

Acho que este é o primeiro Originator identificado lá. Tinham prometido mais transparência para o início do ano. Demorou mas saiu.

Vendo as coisas por outro prisma, a Kviku deve andar a rasca para estar em tantas plataformas ao mesmo tempo.

- Mintos

- Grupeer

- Bondster

- Viventor

- Fast Invest

É actualmente o LO com mais fontes de financiamento P2P. Ultrapassando a Stik Credit, que está nas 4 primeiras plataformas (entrou recentemente na Mintos).

É necessário atenção para a dispersão de LO pelas várias plataformas, para não se andar a sobrecarregar no total da carteira em LO que estão em várias plataformas.

Um resumo que tenho actualizado, pode-se encontrar aqui:

Diversification or Dispersion?

https://financialawarenessforall.wordpress.com/diversification-or-dispersion/

PS: Não faço menção a algumas plataformas que não tenho boa opinião sobre elas (mesmo que elas tem um programa de affliate, e que seja até atractivo para o anunciante e para o investidor).

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

No topico da Mintos, como experiência alternativa estou satisfeito com cerca de um ano de loans  no rublo e tengue, embora no momento o euro e o rublo tenha baixado um pouco os juros dos loans, o tengue tem andado pelos 20%. O rublo tenho media perto dos 18% mas os loans disponíveis baixaram ultimamente para 16-17%.

Editado por H S
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites