Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• P2P - Tópico Geral

Cardoso24

Recommended Posts

• Respostas 10,5k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Rick Lusitano

1796

• Nesspc

858

• Harvester

492

• Patanisca

413

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Excelente post. Em alguns comentários parece que a culpa da Envestio e Kuetzal terem indo ao charco foram os levantamentos, incluindo as saídas antecipadas. A culpa é só das plataformas, umas por

Fechando o ano de 2019, penso que foi bastante positivo para mim no meu próprio Fundo de Sucateiro P2P Aqui ficam alguns valores nomeadamente em p2p retorno vs risco Notas : 2018 apen

Sim, as coisas impossíveis ao ser humano que já vi acontecer em mim e já vi em outras pessoas provaram sem sombra de dúvida que Deus existe e se torna galardoador daqueles que o buscam. Em Genesi

Posted Images

Rick Lusitano
    há 15 horas, Harvester disse:

Concordo, tambem não gosto do novo aspecto da página dos AI. A unica coisa positiva é poder-se aceder directamente a lista dos loan comprados por cada AI.

A bala Aforti atingiu-me, ferimento ligeiro, mas ainda assim um ferimento, faz parte de andar na guerra. A sensação que tenho é que começa a haver muito mais balas no ar. Com taxas tão baixas e caso venham a aumentar (que certamente acontecerá)  o numero de casos Eurocent, Aforti, Rapido, face ao risco, a rentabilidade deste tipo de investimento começa a deixar muito a desejar.

Pensa assim, já podes abater parte dos juros no IRS. :)

As balas estão lá, as pessoas é que não as sentem.

"Isso são uns gajos que são pessimistas que estão sempre a falar em risco. A bolsa é que é muito arriscado."

ou

"Vou mas é investir em criptomoedas, que dão +75% ao MÊS!"

:D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    5 hours ago, Plataformas De Crowdfunding said:

ainda por cima havia muita coisa à venda com taxas de 13% quando pus os meus empréstimos à venda

1 hour ago, Plataformas De Crowdfunding said:

mas agora já só há empréstimos com taxas até 11% ?

13%?!?

Subentendo que te referes ao PM. Há semanas que não vejo nada com essas taxas, algo que o relatório diário comprova. Podes dar um exemplo de um loan desses?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 horas, johnmx disse:

A equipa de suporte do Mintos diz que estão com uma fila enorme de loans para processar e que vai demorar algum tempo a ficar normalizado. Mas estão a par do problema e estão a tentar resolver.

nem fizeram nada, hoje mesma hora , pimba "processing"

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    1 hour ago, Nesspc said:

nem fizeram nada, hoje mesma hora , pimba "processing"

As vendas já pouco rendem, assim ainda pior...

Agora que há falta de loans 'bons' estava à espera de ver os prémios aumentar. Porém estou a ser forçado a baixar os prémios dos meus, porque muitas pessoas andam a baixar os deles.

Fiquei com a impressão que nos últimos dias muita gente deixou de comprar no SM e isso está a afetar os prémios. Nos últimos 2 dias consegui comprar muitos restos, devem ser pessoas que desativam o IA, talvez para retirar dinheiro da conta.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 horas, Rick Lusitano disse:

Pensa assim, já podes abater parte dos juros no IRS. :)

"Isso são uns gajos que são pessimistas que estão sempre a falar em risco. A bolsa é que é muito arriscado."

ou

"Vou mas é investir em criptomoedas, que dão +75% ao MÊS!"

:D

Pode abater? Tenho dúvidas sinceramente...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 1 hora, Cardoso24 disse:

Pode abater? Tenho dúvidas sinceramente...

Era uma piada.

Se perguntares a AT, já sabes a resposta. ;)

Se declarares acções/obrigações/etc que tiveste perdas podes abater as menos-valias...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, Plataformas De Crowdfunding disse:

sim, PM. comprei hoje da iute credit e da id finance. apareciam e desapareciam  logo

Portanto compraste manualmente? Se assim for isso invalida a teoria das prioridades da mintos-- primeiro I&A, depois AI e só depois manual -- porque eu tenho AI a preencher esses critérios e não apanhou nada. Também já me é um bocado irrelevante: já reduzi 85% e se os AIs continuarem parados mais sairá. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    15 hours ago, johnmx said:

A equipa de suporte do Mintos diz que estão com uma fila enorme de loans para processar e que vai demorar algum tempo a ficar normalizado. Mas estão a par do problema e estão a tentar resolver.

Pois devem estar... hoje a SEBO lançou um serie de loans a 11%, e pela primeira vez neste LO (pelo menos que eu tenha reparado) , com a opção Schedule extension. Provávelmente haveria muitos AI para a SEBO, configurados para pescar 11%, sem a opção de excluir os  Schedule extension, logo, suponho que muita gente apanhou com muitos desses loans e assim que deu conta quiz vender imediatamente. Mais uma vez, a Mintos desculpa-se com problemas técnicos. No tempo dos cashback era milhares de compras vendas na hora e nunca houve problemas, agora têm problemas por tudo e por nada... cá para mim (desculpem, cada vez vejo menos transparência na Mintos), mais uma vez produziram "o problema" para evitar a venda massiça desses loans.

Atenção pois, agora a SEBO tambem tem loans com a opção Schedule extension. O meu AI pescou um, 40€ que não consigo por à venda, Está em "processing" até a Mintos querer...

Bom domingo a todos

Editado por Harvester
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    12 hours ago, Rick Lusitano said:

...

Dizes bem... pelo que vimos do caso Aforti, não as sentiamos tanto, porque a Mintos ia-as atenuando conforme podia. Daqui para frente, pela lição que aprenderam, acho que iremos senti-las mais!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 8 horas, Harvester disse:

Dizes bem... pelo que vimos do caso Aforti, não as sentiamos tanto, porque a Mintos ia-as atenuando conforme podia. Daqui para frente, pela lição que aprenderam, acho que iremos senti-las mais!

Não é só a Mintos a chegar-se à frente pelos LO/Borrowers.

A Grupeer, a Envestio, a Crowdestor por exemplo, pagam sempre a horas (zero atrasos) porque elas adiantam os pagamentos aos investidores na data pré-estabelecida, independentemente se receberam dos LO/Borrowers. O que significa um risco acrescido para as plataformas, são contaminadas pelo risco de crédito dos borrowers/LO.

A Mintos parece que faz o mesmo. O caso da Aforti parece que fez a Mintos abrir a pestana, como se vê agora com a Rápido. E agora, a Mintos vai lançar uma nova funcionalidade (sem data anunciada) em que permite ver se o LO está a enviar pagamentos.

O caso Aforti trouxe mais nevoeiro na Mintos (menor transparência), ora a Mintos diz que está a receber o dinheiro da Aforti, mas primeiro será para abater os pagamentos adiantados da Mintos, haverá loans que os borrowers estão a pagar, mas os investidores desses loans não recebem, porque a Mintos antes pagou capital + juros e fez BB a todos os loans, mesmo os caloteiros. O correcto seria pagar os loans que estão a receber dos borrowers e outros loans dos caloteiros atrasavam.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 horas, Rick Lusitano disse:

Era uma piada.

Se declarares acções/obrigações/etc que tiveste perdas podes abater as menos-valias...

Li rápido e não me apercebi que era uma piada ?

É por isto que eu gosto das P2P porque podemos ser versáteis ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    16 hours ago, Rick Lusitano said:

Era uma piada.

Eu não acho que seja uma piada.

A ideia que tenho é que podemos deduzir as perdas, uma vez que só vamos usar o total para preencher a declaração de IRS.

Plataformas De Crowdfunding refere isso no blog dele (aqui).

O documento do Mintos contém os ganhos totais de juros, capitais e bónus. O problema que vejo é que no caso dos defaults o valor não deve chegar a ser descontado ao total dos capitais, pois existe sempre a possibilidade do valor ser ressarcido em caso de um 'milagre'. É como se o dinheiro ficasse preso para sempre. Mas existe uma possível solução para este problema. Como as perdas das vendas podem ser deduzidas, basta venderem o loan com um desconto de 99% a uma pessoa qualquer e assim conseguem deduzir 99% do valor perdido ao total declarado. Sempre recuperam algum pagando menos impostos.

Será que tenho uma imaginação demasiado fértil ou isto faz sentido?

Aguardo os vossos comentários.

Editado por johnmx
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 1 hora, johnmx disse:

Eu não acho que seja uma piada.

A ideia que tenho é que podemos deduzir as perdas, uma vez que só vamos usar o total para preencher a declaração de IRS.

Plataformas De Crowdfunding refere isso no blog dele (aqui).

O documento do Mintos contém os ganhos totais de juros, capitais e bónus. O problema que vejo é que no caso dos defaults o valor não deve chegar a ser descontado ao total dos capitais, pois existe sempre a possibilidade do valor ser ressarcido em caso de um 'milagre'. É como se o dinheiro ficasse preso para sempre. Mas existe uma possível solução para este problema. Como as perdas das vendas podem ser deduzidas, basta venderem o loan com um desconto de 99% a uma pessoa qualquer e assim conseguem deduzir 99% do valor perdido ao total declarado. Sempre recuperam algum pagando menos impostos.

Será que tenho uma imaginação demasiado fértil ou isto faz sentido?

Aguardo os vossos comentários.

Piada estava na flexibilidade da declaração de P2P. Questões fiscais são um assunto sensível publicamente. ;)

Teoricamente, deveria de dar para abater os defaults nos rendimentos, mas a legislação Portuguesa só contempla explicitamente o P2P Lending "puro" (empréstimos directos), mas mesmo aí não menciona o tratamento fiscal dos defaults, só a tributação sobre os juros. E a legislação Portuguesa não contempla especificamente os claims rights sobre os loans vendidos nos marketplaces.

Para o tratamento fiscal sobre P2P Lending e outras formas de financiamento, os Ingleses criaram legislação especifica:

Os Ingleses tem a Innovative Finance ISA (IFISA) que permite abater defaults apenas das plataformas P2P autorizadas pela FCA. O modelo dos Ingleses é quase tudo empréstimos directos. E também têm o Seed Enterprise Investment Scheme (SEIS) e Enterprise Investment Scheme (EIS) que permitem abater perdas em Equity Crowdfunding. Estes 3 esquemas oferecem vários benefícios fiscais específicos para estes modelos alternativos de financiamento, para além da dedução das perdas.

Possivelmente, Portugal deveria criar nova legislação que incentive a poupança com benefícios fiscais para não ser apenas os PPR e Seguros de Capitalização, já que a poupança em Portugal está em mínimos, e aí entrava o P2P Lending + Equity Crowdfunding. Mas o Estado prefere taxar tudo o que mexe, em vez de incentivar a poupança. Os Portugueses são a cash cow do Estado.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 6 minutos, Harvester disse:

Na Mintos, o problema dos loans colocados para venda ficarem horas em "processing" parece persistir. Alguem confirma?

A mim, esteve em processing durante algumas esta tarde, mas está tudo normalizado.

Dá a impressão estava uma enorme fila de loans para ser colocados à venda na Mintos.

Teoria da conspiração:

Será a Mintos a criar delays nas compras no SM, para forçar os investidores a comprar no PM ou através do I&A. Há 2 meses que só compro no SM, ou seja, não estou actualmente a dar lucro à Mintos (népia de comissões cobradas aos LO, porque comprei tudo no SM :P).

E nunca mais sobem as taxas!!! Já estou farto dos 12%. ?

E não há grandes festas com cashback e descontos. A Mintos devia de ir buscar o Fernando Mendes da RTP, para dinamizar a plataforma. :D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    22 minutes ago, Harvester said:

Na Mintos, o problema dos loans colocados para venda ficarem horas em "processing" parece persistir. Alguem confirma?

Os loans que coloquei à venda ontem à noite só ficaram disponíveis hoje no final da tarde (não me lembro que horas eram mas deviam ser umas 18h). Funcionou normal durante uma hora e depois deixou de dar novamente. Neste momento tenho uns 200 loans no estado processing.

Nem posso alterar o prémio dos outros se não desaparecem do SM.

É normal para mim fazer 500 transações num dia. Cá para mim estão a fazer de propósito para reduzir o número de transações no SM.

Se o Mintos quer reduzir estes movimentos então que modifique a treta do IA. Aposto que isso é responsável pela maior parte dos loans de poucos cêntimos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu coloquei uns 20 ou 30 à venda por volta das 20h00 e ainda estão em processing.

Teoria da conspiração ao não, a sensação que tenho, é que últimamente na Mintos, tudo é desfavorável à compra e venda em manual, seja PM seja SM. Estou perfeitamente convencido que eles querem empurar o pessoal (especialmente os novos utilizadores) o mais possível para o I & A, os mais antigos, com o tempo ou desistem ou mudam.

É verdade que as compras no SM não lhes dão lucro, pode ser tambem uma razão, mas de momento creio que a razão é outra... mais uma vez prejudicando os utilizadores mais activos. Posso estar enganado mas assim que toda a gente perceber este pequeno movimento ascendente das taxas e acertar os AI's do SM, eles retiram o delay no "processing time", por agora esta tudo a querer vender os 10 e 10.5%, e para eles (Mintos) não é bom que os AI's dos SM consumam o guito do pessoal nestas compras.

Editado por Harvester
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 11 minutos, Harvester disse:

Eu coloquei uns 20 ou 30 à venda por volta das 20h00 e ainda estão em processing.

Teoria da conspiração ao não, a sensação que tenho, é que últimamente na Mintos, tudo é desfavorável à compra e venda em manual, seja PM seja SM. Estou perfeitamente convencido que eles querem empurar o pessoal (especialmente os novos utilizadores) o mais possível para o I & A, os mais antigos, com o tempo ou desistem ou mudam.

É verdade que as compras no SM não lhes dão lucro, pode ser tambem uma razão, mas de momento creio que a razão é outra... mais uma vez prejudicando os utilizadores mais activos.

Irónico foi a Mintos enfiar pelas goelas abaixo nos I&A, o lixo tóxico da Aforti e Rápido e agora os loans desses LO estão suspensos, nem recebem cash nem podem os negociar.

Ou será que os loans desses LO nos I&A podem ser vendidos, se os investidores venderem os seus I&A??

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    1 minute ago, Rick Lusitano said:

Ou será que os loans desses LO nos I&A podem ser vendidos, se os investidores venderem os seus I&A??

Não tenho I & A, mas penso que não, esses loans devem estar a ser considerados da mesma forma que os que estão em "late", e portanto não dá para a tal treta do "recebimento instantaneo".

Da Aforti, acho que nem eles esperavam... os relatórios do grupo não faziam prever essa situação a curto prazo. Agora devem estar super defensivos e lá fica o pessoal com o dinheiro preso... nem o LO é declarado falido (risco reputacional) nem o pessoal vê o capital. Está suspenso... no éter. Tão suspenso que ainda se evapora -:)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites