Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• P2P - Tópico Geral

Cardoso24

Recommended Posts

há 1 hora, Vidolz disse:

Quando é feito o pagamento final? Porque presumo que os juros tenham pago, mas quando chegar a altura de pagar o principal é que se vai ver a robustez da coisa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 10,5k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Rick Lusitano

1796

• Nesspc

858

• Harvester

492

• Patanisca

413

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Excelente post. Em alguns comentários parece que a culpa da Envestio e Kuetzal terem indo ao charco foram os levantamentos, incluindo as saídas antecipadas. A culpa é só das plataformas, umas por

Fechando o ano de 2019, penso que foi bastante positivo para mim no meu próprio Fundo de Sucateiro P2P Aqui ficam alguns valores nomeadamente em p2p retorno vs risco Notas : 2018 apen

Sim, as coisas impossíveis ao ser humano que já vi acontecer em mim e já vi em outras pessoas provaram sem sombra de dúvida que Deus existe e se torna galardoador daqueles que o buscam. Em Genesi

Posted Images

Plataformas De Crowdfunding
    há 3 horas, RSilva disse:

Twino: (-): taxas 10% (+): Facilidade de saída (conseguia vender tudo e sair em 5 min) - Vou reduzir o montante investido nesta plataforma em 40% e mantenho

Acabo de fechar a conta da twino, tinha alguns empréstimos "PG" que se arrastaram por algum tempo. Mas os "T" com 10% vendem-se no próprio dia, realmente a liquidez da Twino é muito boa.
    Sou capaz de voltar quando terminar de fechar algumas das plataformas.
    9.40% de rentabilidade não é espetacular mas acho que a liquidez compensa (A twino indica "Return (XIRR):9.70%" mas o meu excel deu 9,40%)

Editado por Plataformas De Crowdfunding
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 minutos, Plataformas De Crowdfunding disse:

Acabo de fechar a conta da twino, tinha alguns empréstimos "PG" que se arrastaram por algum tempo. Mas os "T" com 10% vendem-se no próprio dia, realmente a liquidez da Twino é muito boa.
    Sou capaz de voltar quando terminar de fechar algumas das plataformas.
    9.40% de rentabilidade não é espetacular mas acho que a liquidez compensa (A twino indica "Return (XIRR):9.70%" mas o meu excel deu 9,40%)

Curiosamente a Twino é a única em que o XIRR apresentado bate certo à centésima com o meu excel (excel do Rick, crédito onde é devido). Tenho 10.74% mas foi a minha primeira p2p internacional(Fev 2017) portanto quando entrei ainda havia 12 e 13% regularmente, com o tempo vai caminhando para o 10%..
    Eles em 2017 meteram os pés pelas mãos e tiveram imenso prejuízo, começaram a rectificar a partir de 2018, talvez quando regressem ao verde subam as taxas, por outro lado não tem necessidade disso visto que mesmo os 10% desaparecem em minutos portanto para quê subir?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ultimamente apareceram alguns empréstimos na Mintos a acabar prematuramente, especialmente do LO Dinero, isto quer dizer que a pessoa pagou a dívida antes do tempo, ou foi o LO que a pagou antecipadamente, alguma informação acerca disto?

há 2 minutos, EagleOne disse:

Ultimamente apareceram alguns empréstimos na Mintos a acabar prematuramente, especialmente do LO Dinero, isto quer dizer que a pessoa pagou a dívida antes do tempo, ou foi o LO que a pagou antecipadamente, alguma informação acerca disto?

Esqueçam... Dizem em todos os acabados... Finished prematurely ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, Plataformas De Crowdfunding disse:

A situação na CrowdEstate não está nada famosa.

- A empresa Baltic Forest, já com 10 rondas de financiamento na CE, está com dificuldade com os pagamentos e foi suspensa a transação no mercado secundário

- O projecto Lepa Tee 1 andou a pedir empréstimo extra CrowdEstate quando estava contratualizado que o valor seria investimento próprio e foi suspensa a transação no mercado secundário para averiguações

- A empresa H.M. Seafood está com dificuldades financeiras e foi suspensa a transação no mercado secundário

- A empresa Nord Capital está a negociar com um desconto alto no mercado secundário, indiciando desconfiança dos investidores (tem uma prestação em atraso)

Baltic Forest e Nord Capital consegui sair a tempo mas já reparei que tudo o que tenha a ver com exploração florestal na Crowdestate anda pelas ruas da amargura.
    Olhando para o útlimo update(red flag em todo o lado) da Viru Halud OÜ vai ser a próxima a dar para o torto, já meti à venda mas ainda não saiu. Sou capaz de me tentar desfazer da USL Invest OÜ também, sendo que me parece um pouco em melhores condições que a Viru.
    Fora da madeira, Tammehele 4(tenho 2 tranches) já foi estendido os prazos 4 meses e está com um atraso considerável, vamos ver se pagam antes do final de Novembro(nova data). (Esta não vou vender, vou levar até ao fim)
    Kreutzwaldi usou a ultima tranche para pagar 3 tranches passadas(nunca é bom pronúncio). Eu até entrei mas tinha uma das que foram pagas e outra vendi reduzindo de 3 para 2 tranches

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 22/10/2019 às 11:10, jon.piu disse:

Na Crowdestor um problema que vejo é a falta de visibilidade de projetos onde não se investiu. A única coisa que conseguimos saber é se já foram devolvidos os empréstimos ou não. Tenho visto que os primeiros empréstimos no site já estão "Loan Repaid" mas outros apenas dizem "Fully Invested" e é impossível para o comum dos mortais saber se há atrasos em algum dos projetos.
    Por acaso ninguém aqui investiu no primeiro projeto da Inch, pois não?

Eu investi na inch e em relação a alguns projectos em que investi pude verificar as empresas envolvidas como o que ela se propunha a realizar e era possível, taxa 21%. Continuo a investir lá sempre que tenho algum livre e o projecto tenha interesse.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 horas, Plataformas De Crowdfunding disse:

A situação na CrowdEstate não está nada famosa.

- A empresa Baltic Forest, já com 10 rondas de financiamento na CE, está com dificuldade com os pagamentos e foi suspensa a transação no mercado secundário

- O projecto Lepa Tee 1 andou a pedir empréstimo extra CrowdEstate quando estava contratualizado que o valor seria investimento próprio e foi suspensa a transação no mercado secundário para averiguações

- A empresa H.M. Seafood está com dificuldades financeiras e foi suspensa a transação no mercado secundário

- A empresa Nord Capital está a negociar com um desconto alto no mercado secundário, indiciando desconfiança dos investidores (tem uma prestação em atraso)

Felizmente terminei o ultimo loan na Crowdestate a 30.09.2019. Muitos atrasos sucessivos nos pagamentos entre outros aspectos negativos levaram-me à meses a iniciar a saida desta plataforma.  

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, investidorPT disse:

Felizmente terminei o ultimo loan na Crowdestate a 30.09.2019. Muitos atrasos sucessivos nos pagamentos entre outros aspectos negativos levaram-me à meses a iniciar a saida desta plataforma.  

Se a Crowdestate tombar muitas seguem, tenho tirado algum pois está a ficar mau por aí, a Mintos que tenho mais investido dou-lhe transparência 0% num dia fazem o dowgrade de um LO, no outro suspendem todos os loans por falta de pagamento , é gozar com qq um, outros LO se seguirão sem dúvida e como a Aforti a ver vamos zero updates se recebem cobrem os custos deles e os investidores que se f***** :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se a Aforti pode ter sido uma surpresa para muitos, a Rapido Finance só será surpresa para quem andou distraído. Há vários LOs na Mintos que são autênticas bombas relógio à espera de rebentar e basta olhar para os nomes ao lado deste LO na imagem em baixo, do excelente p2pexplore, para encontrar candidatos com grande potencial de serem os próximos a deixar os investidores ficar mal.

1C9CF30B-7AB9-429E-9543-D9E26426BC85.jpeg

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 15 horas, RSilva disse:

Baltic Forest e Nord Capital consegui sair a tempo mas já reparei que tudo o que tenha a ver com exploração florestal na Crowdestate anda pelas ruas da amargura.
    Olhando para o útlimo update(red flag em todo o lado) da Viru Halud OÜ vai ser a próxima a dar para o torto, já meti à venda mas ainda não saiu. Sou capaz de me tentar desfazer da USL Invest OÜ também, sendo que me parece um pouco em melhores condições que a Viru.
    Fora da madeira, Tammehele 4(tenho 2 tranches) já foi estendido os prazos 4 meses e está com um atraso considerável, vamos ver se pagam antes do final de Novembro(nova data). (Esta não vou vender, vou levar até ao fim)
    Kreutzwaldi usou a ultima tranche para pagar 3 tranches passadas(nunca é bom pronúncio). Eu até entrei mas tinha uma das que foram pagas e outra vendi reduzindo de 3 para 2 tranches

Eu vendi tudo em Outubro com excepção do lepa tee em que fiquei com um investimento de 138€ preso.

A abertura do mercado secundário na EstateGuru e a dificuldade em controlar a conta da CE precipitaram a minha saida, é preciso entrar nos projectos para ver os atrasos e as diversas tranches do mesmo projecto e o minimo de 100€ acabam por dificultar a diversificação

Fiquei com cerca de 6% de taxa de rentabilidade e agora dependerá da solução encontrada para este caso para encontrar a rentabilidade final.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano

O novo design da página dos AI na Mintos ficou uma bosta. Ficou menos user-friendly.

Como precaução já tirei também a Aasa dos meus AI da Mintos (não tenho nenhum loan em carteira). Visto ultimamente que quando a Mintos faz o downgrade do Rating de um LO, ele entra em problemas de pagamentos, exemplos: Aforti, Rapido Finance.

O curioso é que a Aasa na Suécia já saiu da Mintos há uns dias (apesar de a Mintos a mencionar no Report de Ratings desta semana), ficando a subsidiária da Polónia, um país que não me inspira confiança, e que tem um Grace Period que aumentou para 12 dias há uns meses atrás. Ainda por cima, a Aasa em alguns países, teve problemas nas suas subsidiárias por ter elevadas perdas.

Citação

On Mintos, Aasa offers loans from Aasa Polska, S.A. and Aasa Kredit Svenska AB.

Aasa Kredit Svenska’s rating was downgraded in March this year. This was due to a large increase in non-performing loan rates in 2018 of one of its companies within the group – AASA Oy (Finland).

https://blog.mintos.com/mintos-ratings-update-for-october-2019/#more-13943

Penso que poderá ser a próxima a cair.

Até agora, consegui desviar-me de 3 balas na Mintos, Eurocent, Aforti, Rapido. Mas é provável, no futuro apanhar alguma.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Rick Lusitano disse:

O novo design da página dos AI na Mintos ficou uma bosta. Ficou menos user-friendly.

Como precaução já tirei também a Aasa dos meus AI da Mintos (não tenho nenhum loan em carteira). Visto ultimamente que quando a Mintos faz o downgrade do Rating de um LO, ele entra em problemas de pagamentos, exemplos: Aforti, Rapido Finance. 

O curioso é que a Aasa na Suécia já saiu da Mintos há uns dias (apesar de a Mintos a mencionar no Report de Ratings desta semana), ficando a subsidiária da Polónia, um país que não me inspira confiança, e que tem um Grace Period que aumentou para 12 dias há uns meses atrás. Ainda por cima, a Aasa em alguns países, teve problemas nas suas subsidiárias por ter elevadas perdas.

https://blog.mintos.com/mintos-ratings-update-for-october-2019/#more-13943

Penso que poderá ser a próxima a cair. 

Até agora, consegui desviar-me de 3 balas na Mintos, Eurocent, Aforti, Rapido. Mas é provável, no futuro apanhar alguma. 

ando forrado nisso Aasa se arder sou tipo Ícaro um tombo valente , tenho de deixar .....

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 5 minutos, Nesspc disse:

ando forrado nisso Aasa se arder sou tipo Ícaro um tombo valente , tenho de deixar .....

Reparaste que a Mintos fez o downgrade do Rating da Aasa da Suécia (por ter tido elevadas perdas) em Março, e agora desapareceu da Mintos, sem nenhuma informação?

Devem ter deixado acabar os loans e alguns devem ter sido recomprados pela Aasa Svenska, para poderem sair da Mintos. Mas foi tudo pela calada. Para não levantar ondas com os investidores.

Só falta saber se com Aasa Polska vai ser igual, pela calada e correr tudo bem para os investidores e se vai estourar como outras, de forma visível para os investidores.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 22 minutos, Rick Lusitano disse:

Reparaste que a Mintos fez o downgrade do Rating da Aasa da Suécia (por ter tido elevadas perdas) em Março, e agora desapareceu da Mintos, sem nenhuma informação?

Devem ter deixado acabar os loans e alguns devem ter sido recomprados pela Aasa Svenska, para poderem sair da Mintos. Mas foi tudo pela calada. Para não levantar ondas com os investidores.

Só falta saber se com Aasa Polska vai ser igual, pela calada e correr tudo bem para os investidores e se vai estourar como outras, de forma visível para os investidores.

Cá para mim, mudaram a bandeira e andam misturados nos polacos (os suecos), esta também não me parece ir longe, avisos não faltam ...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    A 23/10/2019 às 18:18, 0risk disse:

Mais uma plataforma quebrou.  A  Funding Secure do Reino Unido entrou em administração hoje.

A 3ª plataforma do RU e num espaço de 1 ano. E elas são autorizadas e supervisionadas pela FCA.

(Como os ingleses têm casas de apostas que fazem apostas sobre tudo, desde dos nomes dos bebes da família real a outras parvoíces, se calhar também existem apostas sobre qual a próxima P2P inglesa a estourar. Afinal as apostas são jogos de probabilidades, e não jogos de sorte ou azar.)

Nos Bálticos ainda não estourou nenhuma. Não sei é se bom ou mau. Talvez por não serem supervisionadas ou porque a maioria delas serem marketplaces e o maior risco está no lado dos LO.

Editado por Rick Lusitano
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    8 hours ago, Rick Lusitano said:

....

Concordo, tambem não gosto do novo aspecto da página dos AI. A unica coisa positiva é poder-se aceder directamente a lista dos loan comprados por cada AI.

A bala Aforti atingiu-me, ferimento ligeiro, mas ainda assim um ferimento, faz parte de andar na guerra. A sensação que tenho é que começa a haver muito mais balas no ar. Com taxas tão baixas e caso venham a aumentar (que certamente acontecerá)  o numero de casos Eurocent, Aforti, Rapido, face ao risco, a rentabilidade deste tipo de investimento começa a deixar muito a desejar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Desde ontem por volta das 23h que deixei de conseguir colocar loans à venda no Mintos. Ficam sempre no estado processing e não chegam a aparecer no SM. Mais alguém nota o problema?

Editado por johnmx
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, johnmx disse:

Desde ontem por volta das 23h que deixei de conseguir colocar loans à venda no Mintos. Ficam sempre no estado processing e não chegam a aparecer no SM. Mais alguém nota o problema?

estou com o mesmo problema, coloquei uma carrada de empréstimos à venda hoje de manhã e até agora continuam a processar e não saem disso

ainda por cima havia muita coisa à venda com taxas de 13% quando pus os meus empréstimos à venda

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites