Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• P2P - Tópico Geral

Cardoso24

Recommended Posts

há 12 horas, Harvester disse:

e mais outro, agorinha mesmo... estou a fazer Refresh mais ou menos a cada 2 segundos.  As listagens  no PM seguramente têm agora a menor das prioridades, ou sejam os novos loans são vistos primeiro pelo I &A (já sabiamos) e agora tambem pelos IA's

Mintos_noLoan.PNG

Foi também o que eu já disse dos I & A, etc e a Mintos está a pagar pela AFORTI e a carregar sobre as margens( 3 a 5 %). Mais tarde deve receber da AFORTI e povinho a papar os 10 e 11%. Também deve estar a criar uma provisão para futuros AFORTI e não voltar a ser apanhada com as calças  na mão, pois ficou muito mal vista em comparação com a Debitum.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 10,5k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Rick Lusitano

1796

• Nesspc

858

• Harvester

492

• Patanisca

413

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Excelente post. Em alguns comentários parece que a culpa da Envestio e Kuetzal terem indo ao charco foram os levantamentos, incluindo as saídas antecipadas. A culpa é só das plataformas, umas por

Fechando o ano de 2019, penso que foi bastante positivo para mim no meu próprio Fundo de Sucateiro P2P Aqui ficam alguns valores nomeadamente em p2p retorno vs risco Notas : 2018 apen

Sim, as coisas impossíveis ao ser humano que já vi acontecer em mim e já vi em outras pessoas provaram sem sombra de dúvida que Deus existe e se torna galardoador daqueles que o buscam. Em Genesi

Posted Images

há 3 horas, Nuno Silva disse:

2% para o vendedor, o comprador não paga nada.

Também há limites para o premium e desconto o que limitará a especulação 

Mas como se tem acesso ao mercado secundário no estateguru? No meu lado nao encontro essa opção

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 24/09/2019 às 15:33, Luis Norte disse:

Estando a Aforti com falta de liquidez, de facto, faz sentido que a mesma, esteja a priorizar as suas responsabilidades pela ordem que referes.

No que diz respeito à gestão das responsabilidades da Aforti Finance na Viventor o que consigo perceber pelo meu portfolio é que, em alguns loans tem pago principal e juros já noutros está a deixar chegar a +60 dias late falhando o Buyback.

Eu tive na VV, 2 loans da Aforti Finance com mais de 60 dias, pois comprei-os assim no SM, mas passado uns dias, os pagamentos foram todos efectuados e os loans ficaram Current. Depois disso, tenho os loans da Aforti Holding nos seus estados normais, Current e Late até 60 dias.

Por acaso é possível saber o calendário de compras e pagamentos de Bonds por parte da Aforti?

No post antes do teu, eu coloquei a informação das Bonds pagas, que se pode ver no site da Aforti Holding. Possivelmente também no site ou nos RC da Aforti Holding encontras informação sobre as Bonds que faltam pagar.

A 24/09/2019 às 14:50, Rick Lusitano disse:

Os pagamentos das Bonds da Aforti desde Agosto/2019, mês em que começou os problemas nas plataformas P2P:

23.09 2019 - Buy out of the N38 series bonds CR 68/2019 - 951.000 PLN

16.09 2019 - Buy out of the N37 series bonds CR 67/2019 - 580.000 PLN

9.09 2019 - Buy out of the N36 series bonds CR 66/2019 - 460.000 PLN

2.09 2019 - Buy out of the N35 series bonds RB 64/2019 - 601.000 PLN

2.09 2019 - Buy out of the N34 series bonds RB 63/2019 - 680.000 PLN

30.08 2019 - Buy out of the N33 series bonds RB 62/2019 - 1.000.000 PLN

13.08 2019 - Buy out of the N32 series bonds CR 59/2019 - 922.000 PLN

12.08 2019 - Buy out of the N32 series bonds CR 58/2019 - 210.000 PLN

2.08 2019 - Buy out of the N30 series bonds CR 57/2019 - 986.000 PLN

https://aforti.pl/en/category/raports/

TOTAL = 6.390.000 PLN (1.457.122,00 EUR, 1 PLN = 0.228032 EUR, segundo XE.com)

Se a Aforti Holding conseguiu pagar as Bonds com cash operacional e/ou através do rolamento da dívida, é sinal que tem credibilidade, seja pelo modelo de negócio, seja pela confiança dos seus credores.

Quem quiser, tem aqui as contas da Aforti Holding do 2ª trimeste 2019:

Aforti Holding SA – Report 2Q 2019 – ENG

Uma vez mais obrigado @Rick Lusitano pela tua opinião relativamente a esta temática! Fico mais descansado com tua intervenção pois, na Viventor cometi um erro de "Rookie" ao ponto de ficar demasiado exposto à Aforti.

Forte abraço, 

Tenho a sensação, que a Aforti não vai fazer BB dos Business Loans (Aforti Finance) na VV, por enquanto, vai pagando o principal + juros, e assim vai ganhando tempo.

Para nós, investidores, vamos tendo capital devolvido e juros, e assim vai reduzindo a nossa exposição. Na maturidade dos Business Loans, apenas existe um valor residual, a não existir BB, a perda é menor, até pode ter sido coberta com os juros pagos antecipadamente.

O certo é que nos loans da Aforti Factor, a Aforti tem feito o BB.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 24/09/2019 às 17:41, Harvester disse:

O que mais queria realçar com o caso Aforti, é que conceito dos 60 dias "buyback guarantee" deixou de poder ser levado à letra, mesmo no caso de não falência do LO, no caso de falência já sabiamos que não valia nada.

Está aberto um precedente...

Se até nas Obrigações que existem há centenas de anos, têm legislação e regulação que condicionam os emitentes (podendo levar à falência), os emitentes falham e até adiam pagamentos (de juros e/ou de principal), o que se dirá de claim rights (se alguém conhecer uma tradução para PT, correcta, agradeço) nas plataformas marketplace P2P?

Citação

Sporting adia pagamento de obrigações

Instabilidade no clube leva SAD a propôr adiamento do reembolso das obrigações e da nova emissão que as ia pagar. Prospecto já estava na CMVM.

10 de abril de 2018 às 22:01

https://www.jornaldenegocios.pt/mercados/detalhe/sporting-adia-pagamento-de-obrigacoes

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 27/09/2019 às 13:57, Harvester disse:

Certamente não me fiz explicar bem... o que tentei referir não é nada que já tenha verificado, e olha que passo muitas horas por dia na Mintos com as páginas abertas e frequentes Refresh.

De qualquer forma obrigado.

Pelo menos uma boa notícia:

Aforti resumes transferring borrower repayments

A actualização da Mintos sobre a Aforti é pouco ou nada relevante, pois não esclarece nada, é mais um FAQ para a Mintos quando tiver questões dos investidores, ela poder reencaminhar uma resposta com apenas um link e não perder tempo a responder aos investidores.

Não menciona as questões relacionadas com as falhas de pagamento da Aforti.

Não menciona que irá existir uma Assembleia Geral Extraordinária da Aforti Holding em 22/Out/2019, para nomear um novo membro da Direção de Supervisão (o anterior foi para CEO de uma subsidiária da Aforti) e um possível aumento de capital (acções).

Fonte: Aforti Holding

Infelizmente a Mintos "corre sempre atrás do prejuízo", pois já se conhece a informação sobre os LO antes dela colocar informação, através de outros canais, sites dos LO, sites de terceiros e fóruns. Exemplo: GetBucks, Aforti.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Tiga18 disse:

Mas como se tem acesso ao mercado secundário no estateguru? No meu lado nao encontro essa opção

A mim apareceu-me um botão de sell ao lado de cada empréstimo no meu portfolio e a partir daí passei por um mini-processo de registo no mercado secundário. Depois apareceram-me logo opções de menu e tudo.

Como disse, está em beta o que quer dizer que pode não estar ainda disponível para toda a gente. Estão a fazer um lançamento controlado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 24/09/2019 às 17:41, Harvester disse:

O que mais queria realçar com o caso Aforti, é que conceito dos 60 dias "buyback guarantee" deixou de poder ser levado à letra, mesmo no caso de não falência do LO, no caso de falência já sabiamos que não valia nada.

Está aberto um precedente...

A 25/09/2019 às 01:11, Harvester disse:

Curriosamente, neste momento a Aforti, é como se fosse um LO sem Buyback  Guarantee. Paga quando pagar, se pagar.

A BBG é uma promessa do LO.

É por situações destas, e por os Consumer Loans (Short-Term Loans e Personal Loans) não terem colateral que continuo a investir na EstateGuru, apesar de "só" dar 10-12% de taxa de juro (que até é melhor do que a Mintos actualmente).

Ter imobiliário, apesar de ter alguma iliquidez, é melhor do que não ter nada como colateral. Isto sim, é uma garantia de pagamento.

Os veículos dos Car Loans serão mais líquidos mas terão menos valor residual quando vendidos para pagar as dívidas.

As Invoices também serão um colateral a ter em atenção.

Editado por Rick Lusitano
    (Posts agrupados)
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 16 minutos, superkinas disse:

nunca e por aqui muito referida mas estou reforcar robocash, muito certinha, nao preciso fazer nada auto invest funcionar bem e 12%.

alguem tem  alguma opiniao negativa robocash ?

Podia ter a opção de exportar para Excel, a nossa carteira. E ter outras funções de análise da carteira mais user-friendly na própria plataforma.

Ultimamente tem tido algum cash-drag pontual. No passado, quando tinha taxas de juro a 14%, estava sempre com cash-drag, o que provocava uma XIRR cerca 11-12%.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    1 hour ago, superkinas said:

nunca e por aqui muito referida mas estou reforcar robocash, muito certinha, nao preciso fazer nada auto invest funcionar bem e 12%.

alguem tem  alguma opiniao negativa robocash ?

Negativa não, mas... estou lá só desde hà 6 meses, e considerando os juros efectivamente pagos a XIRR média é de apenas 9.24%. Acho que resulta do elevado numero de lates (que no meu caso em média foram sempre acima de 30%). Não pretendo aumentar, mantenho por diversificação, e porque até se consegue sair relativamente rápido (em condições normais, claro).

Editado por Harvester
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 minutos, superkinas disse:

obrigado

eatou indeciso reforçar robocash ou peer berry, que outras recomendam

Eu tenho uns trocos nas duas ... peerberry,  mas para longo prazo a 12,9%. da roubo.cash to a sair por causa do cash drag

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    P2P Money Maker
    há 2 horas, superkinas disse:

obrigado

Na robocash e grupper estou a fazer cash out (cash drag e taxas fracas).

Estou a reforçar em força na Lenndy e na Peeryberry sobretudo em periodos mais longos (até 12 meses). Objectivo é garantir as taxas por um tempo mais significativo atendendo a que me cheira que vamos ter um decrescimo em força nas taxas nos proximos tempos (tal como já aconteceu na Mintos).

Sempre com buyback, tem sido isto essencialmente (lenndy)

image.thumb.png.882b5f0c56b51b1b5f1f314a2577ffb1.png

E peerberry (periodos mais longos tenho-os visto com taxas mais baixas):

image.thumb.png.8b2b3794b6cd8c640fb560a0a1347fb5.png

Editado por P2P Money Maker
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 40 minutos, P2P Money Maker disse:

Na robocash e grupper estou a fazer cash out (cash drag e taxas fracas).

Estou a reforçar em força na Lenndy e na Peeryberry sobretudo em periodos mais longos (até 12 meses). Objectivo é garantir as taxas por um tempo mais significativo atendendo a que me cheira que vamos ter um decrescimo em força nas taxas nos proximos tempos (tal como já aconteceu na Mintos).

Sempre com buyback, tem sido isto essencialmente (lenndy):

image.thumb.png.882b5f0c56b51b1b5f1f314a2577ffb1.png

E peerberry (periodos mais longos tenho-os visto com taxas mais baixas):

image.thumb.png.8b2b3794b6cd8c640fb560a0a1347fb5.png

Isso não é períodos longos, procura para 1000 dias e tens lá com 13%. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, superkinas disse:

obrigado

Reforcei as 2 esta semana e foram as únicas 2 que reforcei nos ultimos tempos. As de real estate também podem ser opção(EG e CE). No meu ver neste momento é isto

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

E a swaper como está a nível de volume / cashdrag? Aparentemente só lista os investimentos disponíveis a quem já colocou dinheiro?? Inscrevi-me há 2 semanas - ainda não carreguei € - e não fiquei com a melhor das impressões dos contactos que tive com eles, nem vejo qualquer empréstimo disponível. No papel parece ser algo tipo robocash.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, CDCD disse:

E a swaper como está a nível de volume / cashdrag? Aparentemente só lista os investimentos disponíveis a quem já colocou dinheiro?? Inscrevi-me há 2 semanas - ainda não carreguei € - e não fiquei com a melhor das impressões dos contactos que tive com eles, nem vejo qualquer empréstimo disponível. No papel parece ser algo tipo robocash.

Voltei a entrar na Swaper no dia 3.9.2019 depois de ter estado durante 8 meses em 2018, mas devido ao cashdrag que nunca foi resolvido sai da plataforma a 100%.

Neste momento não tenho cashdrag e o capital inicial foi investido 2 a 3 dias, mas ainda não posso tirar conclusões pois estou à menos de 1 mês.

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá pessoal..

Com tudo que se está a passar em principio a crise está por perto. Penso estar mesmo perto ou no máximo entrarmos em crise em 3 ou 4 anos. 

Queria era saber a vossa opinião quanto à vossa exposição ás P2P.. Que medidas estão a pensar tomar, se estão a pensar  tomar algumas ?

Queria opiniões!! Eu em principio devo diminuir a minha exposição mas não sei.. No caso mais extremista penso mesmo em tirar praticamente tudo e deixar só o que ganhei em juros..

Como acham que vão reagir as diversas plataformas e loans originatores face a uma crise europeia ou mesmo mundial?

Este assunto preocupa-me bastante sinceramente..

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites