Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• P2P - Tópico Geral

Cardoso24

Recommended Posts

10 hours ago, CDCD said:

Anda tudo muito seco, não é só a mintos.

iuvo: 21000

lenndy: 40

grupeer: 520

peerberry: 840

Grupeer seca? Montes de Dozarplati a 13.50% a 9 meses, e outros mais a 13% inclusive a prazos curtos como 7 meses.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 10,5k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Rick Lusitano

1796

• Nesspc

858

• Harvester

492

• Patanisca

413

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Excelente post. Em alguns comentários parece que a culpa da Envestio e Kuetzal terem indo ao charco foram os levantamentos, incluindo as saídas antecipadas. A culpa é só das plataformas, umas por

Fechando o ano de 2019, penso que foi bastante positivo para mim no meu próprio Fundo de Sucateiro P2P Aqui ficam alguns valores nomeadamente em p2p retorno vs risco Notas : 2018 apen

Sim, as coisas impossíveis ao ser humano que já vi acontecer em mim e já vi em outras pessoas provaram sem sombra de dúvida que Deus existe e se torna galardoador daqueles que o buscam. Em Genesi

Posted Images

A 11/09/2019 às 16:42, caralmeida030267 disse:

Rick,

Muita pena tenho por teres "deixado" de participar ativamente nesse tópico. Tal como outros users o fizeram, claro está, mas o teu input era simplesmente impagável.

Um bem haja a ti, que me ajudaste imenso, em 2014 e 2015. Graças à tua preciosa ajuda, mantenho 2 carteiras com resultados muito bons...

Ainda bem, que te pude ajudar. Muito mais do que teres bons resultados nos investimentos, que é sempre importante, espero que tenha conseguido que tu enriquecesses a tua cultura financeira. Os retornos financeiros serão apenas um incentivo para aumentar a literacia financeira. ;)

Muito mais do que dar o peixe, prefiro dar a cana e explicar como pesca.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Encontrei umas informações úteis sobre o Mintos.

Em resumo, só se recebe juros do primeiro dia se o loan tiver sido lançado no dia anterior ou antes disso. Isto é importante no caso de loans curtos (poucos dias).

A hora de fecho para o cálculo dos dias é às 23:30 da Letónia ou 21:30 em Portugal continental.

Source: https://www.investp2plending.com/mintos-platform/mintos-short-term-loans-interest-calculation

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 13 horas, johnmx disse:

Encontrei umas informações úteis sobre o Mintos.

Em resumo, só se recebe juros do primeiro dia se o loan tiver sido lançado no dia anterior ou antes disso. Isto é importante no caso de loans curtos (poucos dias).

A hora de fecho para o cálculo dos dias é às 23:30 da Letónia ou 21:30 em Portugal continental.

Source: https://www.investp2plending.com/mintos-platform/mintos-short-term-loans-interest-calculation

Boa informação obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    caralmeida030267

Não consigo colocar nenhum Loan no estado "Current" à venda no SM da Mintos com prémio superior a 0.6%.

Alguém me sabe dizer porquê?

Tenho tentado com vários loans, de vários países, mas a plataforma anula automaticamente as vendas.

Pelo que já li aqui no fórum, conseguiram colocar loans à venda com prémio superior.

Já questionei a Mintos e responderam o seguinte:

Technically the premium that you could apply can be as much as the possible gain. It depends on every loan how much it could be the exact amount.

É uma resposta muito vaga e não esclarece nada...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    22 minutes ago, Bernardo Latino Tavares said:

Boa tarde, na Mintos quando temos um empréstimo em atraso com BB, quando a recompra é activada (após os 60 dias) não recebemos os juros pelos 60 dias de atraso? Obrigado 

Só se recebe se o LO pagar juros durante atraso (Interest income on delayed payments) ou multa de atraso (Penalty Income).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Penso que será lógico que a oferta de dinheiro que existe em EUR no mercado obrigacionista (com o BCE a meter a taxa de depositos a -0.5% e a comprar 20 Mil Milhões de Securities por mês) afecte também a liquidez dos mercados p2p, sendo que isto não são mais do que junk bonds.

Se um tuga com o salário minimo tem juros negativos na prestação da casa, porque raio é que uma empresa de empréstimos de alto risco terá que pagar 13% para se financiar?

A queda das taxas seria de esperar a meu ver.

(ainda ninguem me comprovou que estes ativos não estão correlaccionados com o resto do mercado).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    caralmeida030267
    A 15/09/2019 às 12:40, Ana Rei disse:

Devem ter um prazo curto esses loans que estás a tentar vender e a mintos protege quem comprar para não comprarem um loan que lhes vai dar prejuízo. Tudo depende do prazo ou melhor da YTM, que não pode ser negativa nem muito baixa penso eu...

Provavelmente é a explicação correta, pois são loans com 30 dias no máximo.

Também estranhei outra coisa.

Alguns loans estavam à venda com prémio de 0.1% ou 0.2%. Ao fim de alguns dias a plataforma anulou as ordens de venda, estando os loans ainda em "Current".

Apenas ao exportar a carteira para excel é que me apercebi do sucedido, pois não informaram de nada. Assim torna-se difícil...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    caralmeida030267
    há 37 minutos, Harvester disse:

A explicação que a Ana Rei te deu está correctissima, e a Mintos não tem que te "informar" se cancela um loan no SM que resulta numa YTM negativa. Faz parte das regras.

Um "loan" em que faltam apenas alguns dias para o vencimento (dependendo da taxa de juro, serão mais ou menos dias), mesmo em "Current" se vendido com prémio, resultaria sempre em prejuizo para o comprador (no tempo que falta, os juros nunca compensariam o prémio pago). Foi isso que a Mintos te disse na resposta que publicaste.

Não duvido da explicação da Ana Rei, mas tenho algumas reservas em relação ao procedimento da Mintos.

Alguém me pode ajudar a confirmar esse pressuposto da YTM negativa?

Os loans abaixo foram comprados em 31.08.2019, por 30 dias, à taxa de 12%.

image.thumb.png.d765702c3572e99bcdb27502f54a1142.png

No dia 12.09.2019 estavam à venda no SM com um prémio de 0.10%, mas no dia 15.09.2019 deixaram de aparecer à venda no SM.

Como é que calculo a YTM nestes casos?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

No exemplo concreto que apresentas (loan 30 dias a 12% comprado a 31-08-2019), realmente não vejo porque o "loan" terá sido retirado do SM a 15.09.2019, deveria sê-lo mas, apenas dois a três antes da maturidade ou seja por volta do dia 27.

Posso estar enganado nas contas, se for o caso, agradeço correção. Não tenho conhecimento de alguma razão para que a Mintos retire um loan do SM a não ser por YTM negativa, que no caso em análise não se aplica.

Editado por Harvester
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    2 hours ago, caralmeida030267 said:

Não duvido da explicação da Ana Rei, mas tenho algumas reservas em relação ao procedimento da Mintos.

Alguém me pode ajudar a confirmar esse pressuposto da YTM negativa?

Os loans abaixo foram comprados em 31.08.2019, por 30 dias, à taxa de 12%.

image.thumb.png.d765702c3572e99bcdb27502f54a1142.png

No dia 12.09.2019 estavam à venda no SM com um prémio de 0.10%, mas no dia 15.09.2019 deixaram de aparecer à venda no SM.

Como é que calculo a YTM nestes casos?

Esses loans colocados hoje à venda a +0.1% dão uma YTM de 9.8%. Amanhã dão 9.6%.

O último dia para os poderes colocar à venda nessas condições será 4 dias antes, o que resulta numa YTM de 3%.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    caralmeida030267
    há 57 minutos, Harvester disse:

No exemplo concreto que apresentas (loan 30 dias a 12% comprado a 31-08-2019), realmente não vejo porque o "loan" terá sido retirado do SM a 15.09.2019, deveria sê-lo mas, apenas dois a três antes da maturidade ou seja por volta do dia 27.

Posso estar enganado nas contas, se for o caso, agradeço correção. Não tenho conhecimento de alguma razão para que a Mintos retire um loan do SM a não ser por YTM negativa, que no caso em análise não se aplica.

Ora aí está porque não consigo compreender.

A 15 dias do final do prazo a plataforma anulou-me as ordens de venda no SM, incompreensivelmente a meu ver.

E isso aconteceu-me com vários loans comprados a 31/08, a 03/09, etc. Tem sido mais ou menos recorrente.

Mais, se eu adquirir hoje um loan a a 30 dias com taxa de 12% e o tentar colocar imediatamente à venda com prémio de 1%, não vou conseguir. A plataforma não me deixa colocar o loan à venda com prémio superior a 0.6%. Pelas minhas contas, poderia fazê-lo, mas a Mintos não deixa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A mintos está tão seca que estou a conseguir despachar sem desconto lates da mogos a 10% que tinha comprado já não sei quando!

Já começa a ficar difícil encontrar algum LO de jeito acima de 11%, quando ainda nem há 2 meses andávamos com taxas entre 15%-16%!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Até vejo Dinero a 11% a desaparecer na hora... e logo de seguida estão no SM a 0%. Não me apetece jogar este jogo, nem financiar os LO's para que me comprem os loans mais antigos com o meu próprio dinheiro (devem estar cheios de capital ou então agora os "borrowers" deram todos em bons pagadores, a avaliar pela forma como andam a recomprar tudo o que é 14% ou mais). Retirando o que não reinvisto, mais tarde logo se vê.

.

Editado por Harvester
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 45 minutos, Nuno Silva disse:

A mintos está tão seca que estou a conseguir despachar sem desconto lates da mogos a 10% que tinha comprado já não sei quando!

Já começa a ficar difícil encontrar algum LO de jeito acima de 11%, quando ainda nem há 2 meses andávamos com taxas entre 15%-16%!

Varks a 11% está sendo uma boa pedida para mim. O difícil é manter o equilíbrio e evitar a concentração em algum LO.

Os Lime Zaim ainda estão saindo a 13%, mas só os profissionais conseguem pegar agora....  ?   

Infelizmente do jeito que está, os loans são disputados a tapa no mercado e só o que sobre é que fica para os AI.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A coisa está tão louca, que há pouco para experimentar coloquei à venda 0.03€ de um loan (8641288-02) a 14.5% (com mais 6 meses de vida teóricos) com prémio de 0.6% (não dá nada, foi mesmo só para fazer uma experiência) e não é que foi logo vendido... isto é que vai um rapa, deve haver AI configurados para compar acima de um centimo. Já me faz lembrar a Envestio... não gosto de me sentir a disputar a última coca-cola no deserto. Feitios...

Editado por Harvester
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    25 minutes ago, 0risk said:

Os Lime Zaim ainda estão saindo a 13%, mas só os profissionais conseguem pegar agora....  ?   

Devem estar a ir todos para o I&A a ver se sobem um bocadinho a taxa média, que já ronda os 9%... ou então para o pessoal com os scripts (não sei se ainda funcionam).

De vez em quando lá me aparece um...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 horas, Harvester disse:

Devem estar a ir todos para o I&A a ver se sobem um bocadinho a taxa média, que já ronda os 9%... ou então para o pessoal com os scripts (não sei se ainda funcionam).

De vez em quando lá me aparece um...

foi o que eu disse um um pouco atrás. Os novos ficam todos para o invest da mintos e o SM compra tudo que esteja current e mais 12%. ficamos a espera do Natal

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites