Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• P2P - Tópico Geral

Cardoso24

Recommended Posts

• Respostas 10,5k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Rick Lusitano

1796

• Nesspc

858

• Harvester

492

• Patanisca

413

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Excelente post. Em alguns comentários parece que a culpa da Envestio e Kuetzal terem indo ao charco foram os levantamentos, incluindo as saídas antecipadas. A culpa é só das plataformas, umas por

Fechando o ano de 2019, penso que foi bastante positivo para mim no meu próprio Fundo de Sucateiro P2P Aqui ficam alguns valores nomeadamente em p2p retorno vs risco Notas : 2018 apen

Sim, as coisas impossíveis ao ser humano que já vi acontecer em mim e já vi em outras pessoas provaram sem sombra de dúvida que Deus existe e se torna galardoador daqueles que o buscam. Em Genesi

Posted Images

há 2 minutos, Cardoso24 disse:

12% por aqueles LOs, nem pensar ?

Tenho feito a saída da Mintos, os que forem acabando, levanto.

Esses LOs cheios de problemas, a menos de 13,5% (mínimo) para mim não valem o risco.

Sair da mintos para onde? Será que a concorrência apesar de oferecer maior taxa não oferece também maior risco?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já alguém reparou no marketplace da crowdestate?  Montes de loans em que se vê que só querem passar a batata quente para outro,  até loans com valor abaixo do dinheiro investido,  e uma das empresas que mais se financia na plataforma ( baltic forest)  a atrasar todos os seus pagamentos cerca de seis meses. 

Já tinham reparado nisso, sabem se há alguma explicação para isto ou ainda não é preocupante? 

PS: e sim estou um bocado apreensivo, pois tenho algum €  investido, e até na baltic forest. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 30 minutos, Finipini disse:

Já alguém reparou no marketplace da crowdestate?  Montes de loans em que se vê que só querem passar a batata quente para outro,  até loans com valor abaixo do dinheiro investido,  e uma das empresas que mais se financia na plataforma ( baltic forest)  a atrasar todos os seus pagamentos cerca de seis meses. 

Já tinham reparado nisso, sabem se há alguma explicação para isto ou ainda não é preocupante? 

PS: e sim estou um bocado apreensivo, pois tenho algum €  investido, e até na baltic forest. 

Conversamos aqui sobre alguns loans que deram problemas ou que poderiam dar.  Eu despacho-os no primeiro sinal de fraqueza. Até fico admirado que tem muito comprador lá. Como dizem: o primeiro prejuízo é o menor. 

Também vi por lá surgiram novos loans para pagar o anterior.  Efeito bola de neve.  Temos que estar atento a isso.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    8 hours ago, Cardoso24 said:

12% por aqueles LOs, nem pensar ?

Tenho feito a saída da Mintos, os que forem acabando, levanto.

Esses LOs cheios de problemas, a menos de 13,5% (mínimo) para mim não valem o risco.

8 hours ago, Tiga18 said:

Sair da mintos para onde? Será que a concorrência apesar de oferecer maior taxa não oferece também maior risco?

Levantar de uma plataforma não significa necessáriamente que seja para colocar em outra.  Os LO's fazem o seu jogo, e os investidores tambem podem, e devem fazer o seu. Teoricamente, reduzir o investimento diminuindo a procura por loans dá um sinal aos LO's,  e é uma forma de puxar pelas taxas... no entanto o dumb money,  e o I & A complicam um bocadinho esta tática e as plaformas (mintos neste caso) e os LO's sabem jogar muito bem com isto. Quase que aposto que muitos destes loans a taxas "baixinhas" vão ficar lates algum tempo ou mesmo só serem pagos em buyback. Para os LO's será melhor pagarem juros de atraso a taxas de 10 ou 11% do que lançarem novos loans a taxas mais altas, caso necessitem de capital para empréstimos Natalícios. Estamos em Setembro, mesmo um loan de 30 dias com buyback vai até Dezembro... Para o investidor talvez seja melhor ter o capital disponível, para atacar em Novembro / Dezembro  a taxas mais compensadoras do risco. Penso eu de que... possívelmente erradamente.

Editado por Harvester
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Harvester disse:

Levantar de uma plataforma não significa necessáriamente que seja para colocar em outra.  Os LO's fazem o seu jogo, e os investidores tambem podem, e devem fazer o seu. Teoricamente, reduzir o investimento diminuindo a procura por loans dá um sinal aos LO's,  e é uma forma de puxar pelas taxas... no entanto o dumb money,  e o I & A complicam um bocadinho esta tática e as plaformas (mintos neste caso) e os LO's sabem jogar muito bem com isto. Quase que aposto que muitos destes loans a taxas "baixinhas" vão ficar lates algum tempo ou mesmo só serem pagos em buyback. Para os LO's será melhor pagarem juros de atraso a taxas de 10 ou 11% do que lançarem novos loans a taxas mais altas, caso necessitem de capital para empréstimos Natalícios. Estamos em Setembro, mesmo um loan de 30 dias com buyback vai até Dezembro... Para o investidor talvez seja melhor ter o capital disponível, para atacar em Novembro / Dezembro  a taxas mais compensadoras do risco. Penso eu de que... possívelmente erradamente.

Para mim, acima de 10% continuo a ir a jogo focando-me mais nos short term loans.

Quanto a essa suposta gestão de lates/buybacks, penso que o caso Aforti mostrou que a Mintos controla os recebimentos dos LOs não sendo possível essa manipulação. Se o borrower paga, o dinheiro tem que chegar à Mintos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 horas, 0risk disse:

Conversamos aqui sobre alguns loans que deram problemas ou que poderiam dar.  Eu despacho-os no primeiro sinal de fraqueza. Até fico admirado que tem muito comprador lá. Como dizem: o primeiro prejuízo é o menor. 

Também vi por lá surgiram novos loans para pagar o anterior.  Efeito bola de neve.  Temos que estar atento a isso.

Existe muitos loans desta empresa com desconto, percebe-se porquê:

"The financial situation of the company has become permanently such that it cannot meet the requirements of its creditors. As a result, the company has been sold to new owners and the current management of the company has been changed.

A former member of Q-haus Baltic OÜ: 'The reason for this situation is the not paid invoices by the Norwegian general contractor of the performed works, totalling approximately 1 million EUR. Due to the hope of receiving invoices in January-February this year, additional funds were raised through joint financing. In practice, however, the invoices were not received and the only solution is currently litigation. Due to the lack of financial capacity of Q-Haus for long and costly litigation (estimated at EUR 300 000 - 400 000), the companyh hasbeen sold with liabilities and requirements. Work is currently underway to find a solution for the investors' loan repayment/servicing, and it is planned to submit a solution to investors in the nearest future.'

Crowdestate: 'On Q-Haus Baltic, we can confirm that yesterday we met with Reino Soots, who raised capital on behalf of the company, who informed us about the company's insolvency. We discussed possible scenarios for protecting our investors' investments. A representative of Q-Haus has verbally assured us of his willingness to take over the capital repayment obligations entered into through the insolvent company. Crowdestate's investors' loans are secured by a home-based and operating house plant which belongs to by Q-Haus Baltic owners. In case we fail to reach a reasonable agreement with Reino Soots on the return of the involved capital, we will start the procedure for realization of the collateral.'

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    23 hours ago, larbac said:

Hoje estão 67 mil loans no PM...

e o maximo a 11.5%....

Estará na hora de procurar outra plataforma??

54548 no momento em que escrevo isto.

Será uma tática da Mintos para escoar os loans menos apelativos ou estamos a observar um forte dip na oferta?

Editado por Solha
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

há 3 minutos, Vidolz disse:

Não sei como estão configurados os vossos AI, mas eu estou em:

- Mintos

- Envestio

- Crowdestor

- PeerBerry

- IUVO

- Grupeer

- FastInvest

- Robo.Cash

E não tenho Cashdrag em nenhuma.

Enquanto a oferta não for de zero empréstimos e se adotar a tática limpa-fundos, não se tem cash drag.

Editado por jon.piu
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se eu meter o meu AI a pescar > 15%, também fico com 100% de crash-drag.

Se calhar vale mais baixar um bocado a gula e ir comendo, do que ficar a chorar por mais caviar.

O meu histórico da Mintos diz-me que de Julho 2018 a Dezembro 2018, a média mensal dos meus investimentos foi de 9,8%. Porque é que este ano haveria de ser diferente?

Mas ainda bem que se vão lendo estes posts da malta cheia de sede e pouco arcaboiço, os "investidores por correspondência", uso-os como indicador da saúde do mercado P2P. Isso e os posts nos grupos de Facebook de P2P. Já começo a ter flashbacks dos "be a trader overnight" das coins em 2017/2018. :D

Editado por Patanisca
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

@Finipini @Tiga18
    Em relação à Baltic Forest como disse o 0risk discutimos aqui nos dias 29 e 30 de Julho o último update e houve muitos aqui a vender nessa altura(eu vendi 3 tranches a par ou a prémio)
    Q-haus já vendi em Março quando deu os primeiros sinais de alerta. Visto que a crowdestate não tem BB e tem updates em tempo útil acho que compensa fazer uma gestão mais activa quando há sinais de alerta. Às vezes passar a batata quente a outro não é a pior coisa do mundo.
    Por outro lado às vezes os lates compensam, ontem a Kaokella Tee pagou o bolo todo e como tava atrasado à 1 mês passou de 19% para uns ridiculos 24%
    Neste momento do meu portfolio estou atento aos loans Tammelehe e Nord Company mas ainda não meti nenhum deles à venda.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Vidolz disse:

Se essa do limpa-fundos era para mim, bateu ao poste ?

Não era uma crítica. Apenas constatei o facto de que desde que haja oferta em qualquer dos mercados, só se tem cashdrag se não se estiver disposto a comprar o que existe. Isto ao invés de por exemplo a Raize, onde mesmo que queiras comprar empréstimos menos atraentes, não podes. Aí o cashdrag é por causa da plataforma/oferta e não do investidor.

Editado por jon.piu
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Patanisca disse:

Mas ainda bem que se vão lendo estes posts da malta cheia de sede e pouco arcaboiço, os "investidores por correspondência", uso-os como indicador da saúde do mercado P2P. Isso e os posts nos grupos de Facebook de P2P. Já começo a ter flashbacks dos "be a trader overnight" das coins em 2017/2018. :D

Oh Patanisca, se nos vais utilizar como barómetro de mercado tens de nos pagar qualquer coisinha! Isto de análises de mercado, sejam elas voluntárias ou não, valem dinheiro ?

Vá, eu aceito tremoços.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 19 minutos, Plataformas De Crowdfunding disse:

O Koru põik também tem uma das parcelas em atraso.

Há 2 nessa rua, numeros 1 e 9.. Tenho 2 tranches do 1(II e IV) pagou ambas na  6ª, mas por acaso dei uma olhadela agora e o 9 também não parece estar em atraso

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Plataformas De Crowdfunding
    há 8 minutos, RSilva disse:

Há 2 nessa rua, numeros 1 e 9.. Tenho 2 tranches do 1(II e IV) pagou ambas na  6ª, mas por acaso dei uma olhadela agora e o 9 também não parece estar em atraso

erro meu, era para ter pago dia 5 e pagou dia 10: Koru põik 1, Saue vald, Alliku küla (I)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Alguém despejou um camião de Dineros a 16% em atraso no mercado secundário, ao par. Voaram em poucos minutos. Quem comprou, vai ter dinheiro parado sem ver um tostão até o loan ser pago ou o buyback ativado. Creio ser mais uma prova da quantidade de "dumb money" que anda pela Mintos.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    1 hour ago, jferreira20 said:

Alguém despejou um camião de Dineros a 16% em atraso no mercado secundário, ao par. Voaram em poucos minutos. Quem comprou, vai ter dinheiro parado sem ver um tostão até o loan ser pago ou o buyback ativado. Creio ser mais uma prova da quantidade de "dumb money" que anda pela Mintos.

No ouro dia comprei um loan desses sem querer no meio de um lote de loans que comprei de uma só vez. Quando me apercebi do erro pensei: "Bolas, acabei de ficar com 10€ presos por 2 meses". Coloquei-o à venda e não é que desapareceu em 3 segundos!!!

No Mintos há malucos para tudo!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    11 hours ago, Nuno Silva said:

... penso que o caso Aforti mostrou que a Mintos controla os recebimentos dos LOs não sendo possível essa manipulação. Se o borrower paga, o dinheiro tem que chegar à Mintos.

Pois a meu ver, mostra é precisamente o contrário, confirmando um dos aspectos focados no relatório da FCC a propósito da Mintos (pouco controlo sobre os LO's)... o dinheiro não estava a chegar à Mintos, mas os "borrowers" iam pagando os loans, o tal "problema de IT". A Mintos só falou do caso Aforti, depois da Viventor o ter feito, e já havia muitos pagamentos em atraso e continua a haver.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites