Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• P2P - Tópico Geral

Cardoso24

Recommended Posts

@IceMan1910 aquilo que disse, faz todo o sentido. Pode é não fazer sentido para a tua situação fiscal. Não a conheço, e por isso, coloquei uma interrogação. 

Quando dizes que és taxado a 28% nos rendimentos extras, suponho que também não seja propriamente assim. 

Não conheço particularmente as taxas de tributação portuguesas, mas devem existir escalões de tributação. Suponho que, por exemplo, até 10 mil € de rendimento anual se aplique uma taxa, de 10 mil para diante, se aplique uma taxa superior, e assim sucessivamente até se chegar a um máximo. E o conjunto disso, dá uma taxa média tributável. Mas também desconheço se rendimentos que não sejam salariais tenham a aplicação de uma taxa vinculativa. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 10,5k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Rick Lusitano

1796

• Nesspc

858

• Harvester

492

• Patanisca

413

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Excelente post. Em alguns comentários parece que a culpa da Envestio e Kuetzal terem indo ao charco foram os levantamentos, incluindo as saídas antecipadas. A culpa é só das plataformas, umas por

Fechando o ano de 2019, penso que foi bastante positivo para mim no meu próprio Fundo de Sucateiro P2P Aqui ficam alguns valores nomeadamente em p2p retorno vs risco Notas : 2018 apen

Sim, as coisas impossíveis ao ser humano que já vi acontecer em mim e já vi em outras pessoas provaram sem sombra de dúvida que Deus existe e se torna galardoador daqueles que o buscam. Em Genesi

Posted Images

há 13 horas, jotix disse:

@IceMan1910 aquilo que disse, faz todo o sentido. Pode é não fazer sentido para a tua situação fiscal. Não a conheço, e por isso, coloquei uma interrogação. 

Quando dizes que és taxado a 28% nos rendimentos extras, suponho que também não seja propriamente assim. 

Não conheço particularmente as taxas de tributação portuguesas, mas devem existir escalões de tributação. Suponho que, por exemplo, até 10 mil € de rendimento anual se aplique uma taxa, de 10 mil para diante, se aplique uma taxa superior, e assim sucessivamente até se chegar a um máximo. E o conjunto disso, dá uma taxa média tributável. Mas também desconheço se rendimentos que não sejam salariais tenham a aplicação de uma taxa vinculativa. 

Optando pelo englobamento, os rendimentos de capitais serão, junto com os de trabalho, sujeitos aos escalões de IRS. Caso contrário, ficam sujeitos à taxa liberatória de 28%.

A escolha do cenário mais vantajoso não é em muitos casos linear. Não é por se ficar no escalão 3 (taxa 28,5%) que necessáriamente deixa de valer a pena englobar, pois há que ter em conta a parcela a abater, as deduções à coleta e os benefícios fiscais. Deve-se por isso simular ambos os cenários na entrega do IRS.

Editado por JRJordao
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante lifetechnicolor

Estou à procura de uma nova p2p para diversificar o meu portfolio, de momento tenho valores nas seguintes por ordem de preferência : Mintos, Viventor, Twino, Peerberry e Grupeer(não gosto que não tenha auto-invest). Aconselham mais alguma que tenha buyback e interface intuitiva?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Lifetechnicolor
    há 5 horas, hfilipe disse:

ViaInvest.com ou robo.cash, por exemplo.

Desses dois quais preferes? Ambos têm bastantes empréstimos? Li ali para trás que o robo.cash por vezes não tem muita oferta.

Alguém conhece Geldvoorelkaar, Fixura ou CreditGate24 ?  

Editado por Lifetechnicolor
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

São P2P um pouco diferentes. A que apresenta maior credibilidade é a Viainvest. Tem sempre empréstimos ativos, tem buyback e tem empréstimos de vários países, embora tenham todos como loan originator a própria empresa. Nos empréstimos polacos e checos fazem retenção de imposto sobre os juros.

A robo.cash tem origem russa e não é tão transparente. Aqui só tens a possibilidade de investir em modo automático mas as taxas de juro são melhores e andam à volta dos 14% e com buyback. Aqui há uns tempos houve relatos de investidores que tiveram o dinheiro sem estar investido durante algum tempo. No meu caso isso nunca aconteceu.

Quanto às outras P2P que apresentas, não conheço nenhuma.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Recente-me lancei-me na Grupeer. E notei que a maioria, ou mesmo a totalidade dos investimentos disponíveis, tem previsto o reembolso do capital inicial unicamente na data de fim do empréstimo. 

As outras plataformas costumam reembolsar o capital inicial, de forma mensal, e ao longo da durabilidade do empréstimo. 

É algo diferente de outras P2P :huh:

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 3 horas, jotix disse:

Recente-me lancei-me na Grupeer. E notei que a maioria, ou mesmo a totalidade dos investimentos disponíveis, tem previsto o reembolso do capital inicial unicamente na data de fim do empréstimo. 

As outras plataformas costumam reembolsar o capital inicial, de forma mensal, e ao longo da durabilidade do empréstimo. 

É algo diferente de outras P2P :huh:

São apenas métodos de amortização diferentes.

A Mintos também tem esse tipo de amortização.

As plataformas de Real Estate Crowdfunding, também utilizam este tipo de amortização.

No "mundo real" das finanças, as obrigações (incluindo obrigações estruturadas ou CLNs) pagam assim também, vão pagando os cupões (juros) e na maturidade, amortizam o principal.

Não esquecer também os depósitos a prazo (normais, duais, indexados) que também são empréstimos, neste caso, aos bancos, que só devolvem o principal no final do prazo (maturidade do depósito).

E claro, os Certificados de Aforro e de Tesouro (várias versões), em que se empresta ao Estado Português, vai se recebendo juros e no final, o capital investido.

O facto do capital investido ficar "preso" durante um período de tempo, em que só devolvem o principal na maturidade, traz mais riscos do que amortizações regulares do principal, por isso é que normalmente estes empréstimos têm uma taxa de juro maior.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Lifetechnicolor

Tinha uns blogs sobre p2p que acompanhava no entanto ao formatar o pc acabei por perder, um deles era o p2p-banking e o outro não me recordo do nome, penso queo logotipo era em tons de vermelho, branco e preto... se alguém conseguir ajudar agradecia.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 horas, Lifetechnicolor disse:

Tinha uns blogs sobre p2p que acompanhava no entanto ao formatar o pc acabei por perder, um deles era o p2p-banking e o outro não me recordo do nome, penso queo logotipo era em tons de vermelho, branco e preto... se alguém conseguir ajudar agradecia.

Este é capaz de ser o melhor para obter informação sobre plataformas e estratégias p2p:

http://explorep2p.com/

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Guardo sempre uma desconfiança dos bloggers. Se fazem uma review positiva, temos de ter de em conta que o fazem pk provavelmente sao pagos ou tem algum link de afiliado. 

A publicidade escondida é agora uma coisa frequente. Ta presente nas redes sociais, no youtube e nos blogs. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 19 horas, Lifetechnicolor disse:

Encontrei este vídeo no youtube https://www.youtube.com/watch?v=73LXyrAFNvY.

Por acaso há uma questão que eu estava errado, em caso de falência da Mintos, etc, a pessoa que pediu o empréstimo está obrigada a pagar à Mintos e não à pessoa que emprestou o dinheiro. Sabiam desta questão?

Viva,

Esse vídeo é sobre o lending club 3m particular, que funciona de forma diferente da Mintos, por ex.

Existem vários tipos de p2p, com estruturas diferentes e riscos também diferentes.

Sobre o tema de uma possível falência da Mintos, é normal que continuassem a fazer os pagamentos à Mintos, até porque não têm os nossos ibans para nos transferirem directamente, mas o dinheiro reverteria para os investidores posteriormente.

Screenshot_20180427-200629.jpg

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Lifetechnicolor
    há 1 hora, Nuno Silva disse:

Viva,

Esse vídeo é sobre o lending club 3m particular, que funciona de forma diferente da Mintos, por ex.

Existem vários tipos de p2p, com estruturas diferentes e riscos também diferentes.

Sobre o tema de uma possível falência da Mintos, é normal que continuassem a fazer os pagamentos à Mintos, até porque não têm os nossos ibans para nos transferirem directamente, mas o dinheiro reverteria para os investidores posteriormente.

Screenshot_20180427-200629.jpg

Obrigado pela explicação, no entanto isso que diz aí não é propriamente uma garantia, não é que eu vá deixar as p2p mas é sempre bom o pessoal estar consciente dos riscos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bem, acabei de criar conta em 4 P2P:

Mintos (€ transferido)
    Viventor (a aguardar validação de docs)
    ViaInvest (€ transferido)
    Twino (€ transferido)

A ideia é distribuir o mesmo montante inicial pelas 4, para começar.

Quero aprender mais sobre este tema e irei ler com mais atenção este tópico. 

Para já, digam-me só se há algum alerta de que deva saber ao lidar com estas 4 entidades ou se estou bem encaminhado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 13 minutos, Patanisca disse:

Mintos (€ transferido)
    Twino (€ transferido)

Para já, digam-me só se há algum alerta de que deva saber ao lidar com estas 4 entidades ou se estou bem encaminhado.

Boas @Patanisca

Por acaso tinha ideia que já andavas em P2P (comparativamente a outros produtos de risco extremo, isto não é nada :P )

Com base na minha experiência:

Desaconselho a Viventor e Twino.

- Viventor (mercado espanhol, baixa liquidez em prazos curtos e taxa de juro pouco atractiva).

- Twino (problemas ao nível interno, as taxas dos loans abaixo da concorrência).

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 46 minutos, Patanisca disse:

Mintos (€ transferido)
    Twino (€ transferido)

Bem vinda a este tópico @Patanisca seguia um pouco da tua contribuição nos F.I... 

Tens oportunidade de criar o teu próprio F.I de P2P.

Eu trabalho com 17 plataformas essas 4 São as que mais banca tenho dedicada...

Na mintos tens possibilidade de investir em multi moeda 

Na twino sempre em inovação do produto ex uma app

Viventor, ja existiu momento de falta de oferta atualmente é pacifico

Na viainvest evitar ativos c imposto, os pacifico e os da espanha e Letônia

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 18 horas, Patanisca disse:

Essas são, provavelmente, as P2P europeias com maior volume de empréstimos e número de investidores, pelo que estás bem encaminhado. Tenho dinheiro investido em todas,

A Mintos é, de longe a que tem a maior oferta e diversidade. Tens empréstimos de vários países e continentes, moedas e propósitos (curto-prazo, médio prazo, crédito, automóvel, crédito a empresas, etc.)

A ViaInvest apenas tem empréstimos das suas empresas em 4 países (Letónia, Espanha, Polónia e República Checa) e tem a particularidade de fazer retenção de imposto sobre os juro recebidos nos empréstimos polacos e checos. Parece ser uma empresa sólida e que vai crescendo de forma sustentada.

A Viventor esteve há algum tempo com uma quebra nos empréstimos disponibilizados e praticamente todos do mesmo loan originator espanhol que só tem micro-créditos, o que me levou a reduzir o valor que lá tinha investido. Nos últimos meses essas situação ficou resolvida com a entrada de mais loan originators de outros países.

A Twino atravessou alguns problemas internos e houve bastante dificuldade em produzirem a demonstração financeira de 2016, que só saiu este ano. Ainda estamos à espera da de 2017!

Todas estas plataformas oferecem empréstimos com buyback, ou seja, em caso de incumprimento o loan originator assume o valor da dívida mais juros devidos. Se quiseres arriscar, pelo menos na Mintos e na Twino, tens também empréstimos sem essa opção e com juros bastante superiores.

A forma mais prática de investires nas P2P é fazeres um ou mais portfolios de investimento automático em cada uma das plataformas (diferentes valores máximos por empréstimo, prazos, países, loan originators) com que te sintas confortável e depois deixar a plataforma fazer o resto.

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A Viventor com baixa de liquidez? Teve uma temporada que sim, mas agora existe bastante oferta de investimentos :) E muitos com uma taxa a 12%, que é bastante apreciável :D

Reparei que na Robocash, quando se para o autoinvest (a única forma de se investir), os valores gerados a partir daí são enviados para processamento de transferência bancária. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, jotix disse:

A Viventor com baixa de liquidez? Teve uma temporada que sim, mas agora existe bastante oferta de investimentos :) E muitos com uma taxa a 12%, que é bastante apreciável :D

Reparei que na Robocash, quando se para o autoinvest (a única forma de se investir), os valores gerados a partir daí são enviados para processamento de transferência bancária. 

Relativamente à robocash por acaso um dia destes andava à procura do withdrawal por curiosidade e não consegui encontrar.

Como é que se faz para levantar o dinheiro, não percebi bem o que disseste de se parar o auto-invest. O valor é enviado para processamento de transferência bancária mas aos bocadinhos??

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, jotix disse:

Fui eu que mencionei a baixa liquidez na Viventor.

Devia ter explicado que os loans de curto prazo desaparecem logo, só com AI e é preciso sorte. Já há muito tempo que deixou de ser possível investir de forma manual em loans de curto prazo na Viventor. De resto existe muita oferta mas para prazos muito longos...+18 meses.

Juntando a baixa liquidez em loans de CP + mercado espanhol (um dos piores mercados nas P2P), fazem com que a Viventor tenha perdido muito investimento. Quem investe nas P2P há algum tempo, sabe que era Twino, Viventor e Mintos. Sendo que se falava na Viventor com potencial de ser a nº 1 do báltico, não aconteceu e foi ficando para trás (muito mesmo).

Quanto à RC tens de seleccionar a opção de reinvestir no AI. Muda a opção que tens para a conta bancária.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tenho de lhes enviar um mail. 

A verdade é que, parei o autoinvest e os valores que iam sendo gerados (por terminus de um investimento ou activação do buyback) iam criando movimentos de withdraw. 

Parei o autoinvest deve fazer uns três dias. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites