Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• P2P - Tópico Geral

Cardoso24

Recommended Posts

Rick Lusitano
    há 3 horas, Harvester disse:

Sempre interessantes as informações que publicas. Obrigado por partilhares.

A Mintos parece querer estar, ou está mesmo, com um pézinho em todo o lado, quero dizer, em muitos LO's, a continuar assim vai ser difícil não existir conflito de interesses, ou pelo menos alguma independência relativamente aos LO's

Regularmente faço o controle e update da minha base de dados dos LO, para ver se há alterações.

O que me despertou mais a curiosidade, foi ver constantemente nos últimos dias, diversos loans da Creamfinance Denmark à venda no SM, coisa não muito comum de aparecer no SM. Fui ver aos LO, e vi porquê, passou de 3 dias para 9 dias de GP. E os investidores começaram a despejar-los no SM.

Estas últimas alterações, demonstram-me que há uma tendência de aumento dos dias do Grace Period dos LO. Já não é 1 LO de vez em quando, já são vários LO a aumentar os GP e em curto espaço de tempo. 5 LO em poucas semanas (< 1 mês).

há 5 horas, Rick Lusitano disse:

Grace Period:

Kuki: 5 -> 5-7 ???? (Ou é 5 ou 7, ou mesmo 6? Em que é ficamos? Será porque a Mintos "agora" é parte relacionada?)

Creamfinance Denmark: 3 -> 9

Simbo: 3 -> 5

Rápido: 3 -> 5

Fireof: 3 -> 4

https://www.mintos.com/en/loan-originators/#details

2 LO = Spain

2 LO = Denmark (1 Mintos related ?)

1 LO = Poland (1 Mintos related)

O que vos diz este aumento constante do Grace Period em vários LO e em pouco tempo? ;)

Editado por Rick Lusitano
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 10,5k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Rick Lusitano

1796

• Nesspc

858

• Harvester

492

• Patanisca

413

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Excelente post. Em alguns comentários parece que a culpa da Envestio e Kuetzal terem indo ao charco foram os levantamentos, incluindo as saídas antecipadas. A culpa é só das plataformas, umas por

Fechando o ano de 2019, penso que foi bastante positivo para mim no meu próprio Fundo de Sucateiro P2P Aqui ficam alguns valores nomeadamente em p2p retorno vs risco Notas : 2018 apen

Sim, as coisas impossíveis ao ser humano que já vi acontecer em mim e já vi em outras pessoas provaram sem sombra de dúvida que Deus existe e se torna galardoador daqueles que o buscam. Em Genesi

Posted Images

3 hours ago, Rick Lusitano said:

O que vos diz este aumento constante do Grace Period em vários LO e em pouco tempo? ;)

Possivelmente o mesmo que estas a pensar. Mais uma margenzinha de gestão para pagarem um pouco aos investidores, ou então, pior cenário, antevisão de tempos mais difícies no horizonte.

No teu post anterior, elaboraste muito bem sobre o que pretendi dizer com "conflito de interesses" ou "menor independência" das plataformas. No caso em que falavamos, a Mintos, mas que tambem se aplica a outras. Apesar dos ratings valerem o que valem, será que baixam tão facilmente  o rating de um LO do qual são acionistas do que de outro que não são? Talvez a tendência seja mesmo a contrária.  Importante é reflectir e tentar ter discernimento.

Editado por Harvester
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 horas, Rick Lusitano disse:

Regularmente faço o controle e update da minha base de dados dos LO, para ver se há alterações.

O que me despertou mais a curiosidade, foi ver constantemente nos últimos dias, diversos loans da Creamfinance Denmark à venda no SM, coisa não muito comum de aparecer no SM. Fui ver aos LO, e vi porquê, passou de 3 dias para 9 dias de GP. E os investidores começaram a despejar-los no SM.

Estas últimas alterações, demonstram-me que há uma tendência de aumento dos dias do Grace Period dos LO. Já não é 1 LO de vez em quando, já são vários LO a aumentar os GP e em curto espaço de tempo. 5 LO em poucas semanas (< 1 mês).

2 LO = Spain

2 LO = Denmark (1 Mintos related ?)

1 LO = Poland (1 Mintos related)

A mim diz-me que estes LOs quiseram aumentar a sua margem de lucro de uma forma mais discreta do que baixando a taxa de juro que nos oferecem(a da Creamfinance da Dinamarca já tinha sido anteriormente maior também, antes de ter baixado para 3 dias)

Quanto aos ratings, é por essa razão que se devem ver outras fontes mais “isentas” como por exemplo o explorep2p ou o nosso “gut feeling” quando olhamos para as estatísticas e não confiar cegamente na Mintos.(eu dou, de qualquer forma, alguma credibilidade ao rating da Mintos, que será quem terá a melhor informação sobre os LOs)

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Nesspc disse:

Robocash - Zaimer.kz and TezCredit  LO Out :(:(

Onde viste isso? No mail e nas news do site não vejo nada. Por acaso fui aos meus loans e já não compro nenhum loan dessas duas desde Dezembro de 2018 portanto presumo que tenham deixado de aparecer há algum tempo

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 5 minutos, RSilva disse:

Onde viste isso? No mail e nas news do site não vejo nada. Por acaso fui aos meus loans e já não compro nenhum loan dessas duas desde Dezembro de 2018 portanto presumo que tenham deixado de aparecer há algum tempo

A Robocash mandou hoje 1 mail:

Citação

Zaimer.kz and TezCredit stop their activities on Robo.cash

We are informing you that two loan originators from Kazakhstan - Zaimer.kz and TezCredit - stop their activities on Robo.cash and will not be accepting new investments from now on. Yet, consumer loans from Kazakhstan will still be available on the platform but will be provided by Z-Finance only.

Zaimer.kz was one of the first lenders of Robocash Group represented on Robo.cash since the very launch of the platform in February, 2017. TezCredit integrated in July, 2018 became the first loan originator offering to invest in instalment loans on the platform. For the whole time, investors of Robo.cash have financed 50 mln EUR worth of loans issued by Zaimer.kz and TezCredit, and earned 557,000 EUR.

Focused on ensuring business efficiency, Robocash Group has found TezCredit not to meet these expectations and decided to close the project in order to strengthen the development of short-term consumer loans in Kazakhstan. As for Zaimer.kz, despite leaving the platform, it will continue its activities within Robocash Group as a company providing customer acquisition and scoring services for Z-Finance.

Please note that all the current loans issued by Zaimer.kz and TezCredit will be maintained until they are closed. All the invested funds including the earned interest will be paid back to investors in due course set by the existing assignment agreements.

To create more investment opportunities on Robo.cash, Robocash Group will concentrate on developing and increasing the efficiency of other projects.

With regard to the changes, we ask you to update settings of your portfolios.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A "seca" e diminuição de bons empréstimos na mintos tem pelo menos uma vantagem: qualquer coisa acima de 12% vale ouro. Ontem -- epa, por descargo de consciência -- resolvi despachar tudo o que tinha do Reino Unido. Tinha cerca de 3,5k€ distribuídos entre empréstimos de 12,5% a 14,5%. Os >=14 pus à venda com +0.2, os outros a par. Resultado: em escassos segundos voaram 2,6k, sem qualquer distinção de taxas ou maturidades. Entretanto agora já só resta 1 empréstimo.

Quanto ao brexit... estamos a dois meses de haver potencialmente uma saída do RU da UE sem acordo, que em princípio desvalorizaria a libra causando muito mais defaults nos empréstimos em euros, já nem contando com outros efeitos na economia britânica. Nada do que se vai ouvindo nas notícias aponta para que a situação melhore, embora acredite que muita coisa irá acontecer até 31 de Outubro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 minutos, CDCD disse:

A "seca" e diminuição de bons empréstimos na mintos tem pelo menos uma vantagem: qualquer coisa acima de 12% vale ouro. Ontem -- epa, por descargo de consciência -- resolvi despachar tudo o que tinha do Reino Unido. Tinha cerca de 3,5k€ distribuídos entre empréstimos de 12,5% a 14,5%. Os >=14 pus à venda com +0.2, os outros a par. Resultado: em escassos segundos voaram 2,6k, sem qualquer distinção de taxas ou maturidades. Entretanto agora já só resta 1 empréstimo.

Quanto ao brexit... estamos a dois meses de haver potencialmente uma saída do RU da UE sem acordo, que em princípio desvalorizaria a libra causando muito mais defaults nos empréstimos em euros, já nem contando com outros efeitos na economia britânica. Nada do que se vai ouvindo nas notícias aponta para que a situação melhore, embora acredite que muita coisa irá acontecer até 31 de Outubro.

Eu acho que a grande vantagem deste agosto mais calmo e sem "choques" que influenciem a oferta e a procura nos mercados primário e secundário, tipo cashbacks é que eu, pela primeira vez, sinto que já domino o mercado. Já sei, tranquilamente, o que consigo vender e a que preço. E isso facilita imenso o meu trabalho no mercado secundário e dá-me tranquilidade para por AIs a funcionar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tou a tentar sair da Lenndy sem ter de ir ao mercado secundário e levar talhada mas estou a ver que está aqui trabalho até ao natal.
    Passam n dias sem nenhum update e depois um dia há pagamentos de 7 ou 8..  ora tão todas current, ora todas atrasadas. Ontem pagaram 5 interest e as mesmas 5 foram estendidas 3 meses. Não vejo a hora de fechar esta :s

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    rui_marreiros
    há 5 horas, Rick Lusitano disse:

A Robocash mandou hoje 1 mail:

Não tinha nada já, estou de saída da robo.cash, faltam 200 euros.

Depois será a iuvo e reduzir a Mintos até ter algo interessante. Nas de imobiliário é deixar terminar, só se aparecer algo apetecível, pois também aqui está tudo a reduzir as margens, ou a ter delay.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, RSilva disse:

Tou a tentar sair da Lenndy sem ter de ir ao mercado secundário e levar talhada mas estou a ver que está aqui trabalho até ao natal.
    Passam n dias sem nenhum update e depois um dia há pagamentos de 7 ou 8..  ora tão todas current, ora todas atrasadas. Ontem pagaram 5 interest e as mesmas 5 foram estendidas 3 meses. Não vejo a hora de fechar esta :s

é Só adicionares o Arturas Stu no FB e veres onde pára o teu dinheiro...... o tipo passa a vida a viajar e a curtir á grande com a namorada, essa plataforma sempre foi  um Grande NO-NO para mim , atiro-me de cabeça para os precipícios, mas de resto por vezes uma formiga mete-me respeito sé é que me percebem ... :) gosto de seriedade nas plataformas é um bem escasso hoje em dia ...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 2 minutos, Nesspc disse:

é Só adicionares o Arturas Stu no FB e veres onde pára o teu dinheiro...... o tipo passa a vida a viajar e a curtir á grande com a namorada, essa plataforma sempre foi  um Grande NO-NO para mim , atiro-me de cabeça para os precipícios, mas de resto por vezes uma formiga mete-me respeito sé é que me percebem ... :) gosto de seriedade nas plataformas é um bem escasso hoje em dia ...

E aonde anda o Martins? Se também for bom-vivant e mostrar isso no FB/Instagram, também sais da Mintos? ;)

Os CEO não estão sozinhos nas empresas, têm outras pessoas a trabalhar para a plataforma. Haverá CEO e outros adminstadores que estão apenas a representar os verdadeiros donos apenas no papel (testas de ferro).

O gajo da Lenndy, pode ser de família abastada. O principal acionista da Mintos, de vários LO, e de milhentas outras empresas é de uma família abastada.

O CEO da Crowdestor, o Janis, também é filho de um político da Letónia, está na administração de várias empresas, umas por participação directa e outras a representar outros investidores (testa de ferro).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 15 minutos, Rick Lusitano disse:

E aonde anda o Martins? Se também for bom-vivant e mostrar isso no FB/Instagram, também sais da Mintos? ;)

Os CEO não estão sozinhos nas empresas, têm outras pessoas a trabalhar para a plataforma. Haverá CEO e outros adminstadores que estão apenas a representar os verdadeiros donos apenas no papel (testas de ferro). 

O gajo da Lenndy, pode ser de família abastada. O principal acionista da Mintos, de vários LO, e de milhentas outras empresas é de uma família abastada. 

O CEO da Crowdestor, o Janis, também é filho de um político da Letónia, está na administração de várias empresas, umas por participação directa e outras a representar outros investidores (testa de ferro). 

Rick, o Martins vejo-o em conferências, a bulir no office e no novo prédio ao menos aparenta..se reparares em cima eu não saio das plataformas , nem chego é a entrar em algumas que não me agradem... ao Arturas pelo que vejo o belo do Serviço que presta por outros , não tenho lá capital aquilo é o reino dos lates, quis dizer que o tipo parece mais colega de universidade meu que CEO de alguma coisa, com sabes e em Portugal é de valor ainda em algumas empresas, ao teres um alto cargo vs alta responsabilidade , trazes tb um código de ética e responsabilidade social da empresa que representas e postar viagens onde andas a "pinocar a girlifriend "no meu mundo não é bem visto , há aí bem mais dá mesmo aquele sensação da banha da cobra ..... a Mintos hoje em dia está ao Nível da AT e SS, lixa-te com estilo e se quiseres queres , senão saltam fora..., mas no fim do dia não se chateiam , já estão no escalão do não precisam ..... da Crowdestor nem deixo a minha opinião, ainda vou ver museus da Letónia á venda até ao natal :)

e só comentei ao @RSilva pois aparentou estar super-contente com mesma,  muita gente no mesmo, é bom que não seja nada, só conheço 1 que fala bem é o Sterling do P2P millionaire.

Editado por Nesspc
    .
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Nesspc disse:

Começo a ver muito pessoal aqui a desmobilizar e por essa Europa fora nas P2P, ainda me dá mais força para reforçar :)

Uma P2P muito boa, andava seca andei tambem a desmobilizar por falta de liquidez e o pessoal a desmobilizar a torto e direito as P2P em geral,  cerca de 1 mês para cá, essa cause alargei a tem estado muito boa preciso reforçar la para ser novamente cliente Vip com rentabilidade extra e com pena minha não consigo reforçar-la sem desmobilizar o restante portfolio..... :( Tornou se uma oportunidade com investidores afastarem -se das P2P .... :)

Tenho curiosidade quem anda a desmobilizar a torto e direito, gostava de saber quais são os "tipos" de investimentos óptimos e com alguma rentabilidade em substituição às P2P estão a mobilizar capitais ....

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 47 minutos, Nesspc disse:

Rick, o Martins vejo-o em conferências, a bulir no office e no novo prédio ao menos aparenta..se reparares em cima eu não saio das plataformas , nem chego é a entrar em algumas que não me agradem... ao Arturas pelo que vejo o belo do Serviço que presta por outros , não tenho lá capital aquilo é o reino dos lates, quis dizer que o tipo parece mais colega de universidade meu que CEO de alguma coisa, com sabes e em Portugal é de valor ainda em algumas empresas, ao teres um alto cargo vs alta responsabilidade , trazes tb um código de ética e responsabilidade social da empresa que representas e postar viagens onde andas a "pinocar a girlifriend "no meu mundo não é bem visto , há aí bem mais dá mesmo aquele sensação da banha da cobra ..... a Mintos hoje em dia está ao Nível da AT e SS, lixa-te com estilo e se quiseres queres , senão saltam fora..., mas no fim do dia não se chateiam , já estão no escalão do não precisam ..... da Crowdestor nem deixo a minha opinião, ainda vou ver museus da Letónia á venda até ao natal :)

e só comentei ao @RSilva pois aparentou estar super-contente com mesma,  muita gente no mesmo, é bom que não seja nada, só conheço 1 que fala bem é o Sterling do P2P millionaire.

O Martins é mais 1 assalariado, um empregado que é "pago" pelos accionistas do que é CEO a antiga (chefe que só manda). Decerto que também deve curtir a vida, deve ser é mais discreto.

O Arturas deve estar mais a marimbar para a Lenndy, deve ter outras fontes de rendimento e é mais indiscreto pois mostra as suas extravagâncias, também pode ser mais imaturo. Já agora, a girlfriend é good? ;)

O que quis dizer, é que estes novos CEO/Founder de startups são "putos" novos, em que por vezes falta alguma maturidade e cultura/ética de trabalho, que não dão muito valor ao dinheiro (porque têm acesso a muito dinheiro de forma relativamente fácil) e querem usufruir da nova qualidade de vida que dinheiro traz.

Eu estou na Lenndy, e sei que há determinados loans mais susceptíveis de lates, e acontece o que o @RSilva menciona, estão lates montes de tempo, e depois pagam os juros todos os loans de 1 só vez (para mim uma vantagem, assim posso investir esse dinheiro, pois no mínimo, 10 EUR de investimento e investimento de euros, não aceita cêntimos).

Ainda hoje tive 27 lates a pagar, todos do mesmo LO e do mesmo tipo car loans. Agora só tenho 25% de lates, mas ainda pode reduzir o que falta até ao final do mês. Todos os meses acontece, os car loans atrasam, entram em late e depois no mesmo mês pagam. Não gosto que não haja SM, mas aceita-se, pois também invisto só até 12M, aqui é igual a PeerBerry ou a Robocash. O que me aborrece, é que não deixa investir os cêntimos que sobra, só euros, por exemplo, 11 EUR e não 11, 97 EUR. De resto, é uma plataforma para diversificar ao nível da Robocash, pequena (volume) e com pouca diversificação de LO.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 32 minutos, gustaferra disse:

Tenho curiosidade quem anda a desmobilizar a torto e direito, gostava de saber quais são os "tipos" de investimentos óptimos e com alguma rentabilidade em substituição às P2P estão a mobilizar capitais ....

Só mencionas a rentabilidade. Se calhar quem sai das P2P, pensa também no risco. E procura optimizar o risco vs. retorno. Por menos de 10% de juros anuais, o P2P não compensa para mim, consigo sempre um maior equilíbrio do risco/retorno (Rácio de Sharpe, Sortino) e ter essa rentabilidade com muito menos risco.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 19 minutos, Rick Lusitano disse:

Só mencionas a rentabilidade. Se calhar quem sai das P2P, pensa também no risco. E procura optimizar o risco vs. retorno. Por menos de 10% de juros anuais, o P2P não compensa para mim, consigo sempre um maior equilíbrio do risco/retorno (Rácio de Sharpe, Sortino) e ter essa rentabilidade com muito menos risco.

A curiosidade é mesmo essa, estão a substituir as P2P por qual investimentos? Depósito a prazo?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O que se passa com as yields da mintos no PM? 

Ainda há uma semana ou 2 se arranjava da Dinero a 15 ou 16 PC. 

Agora o máximo que aparece é 12 PC. 

Como tenho o meu mínimo nos 10pc já estou a ficar com um cashdrag significativo. Por um lado ainda bem, já andava a pensar nisso e as tantas e desta que vou tirar o dinheiro de lá. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    rui_marreiros
    há 19 minutos, Rick Lusitano disse:

Eu faço mesmo. É por isso que vou desmobilizar da Mintos algum capital e investir noutro sitio, mas logo que voltar aos >14%, estarei lá a investir.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 5 minutos, gustaferra disse:

A curiosidade é mesmo essa, estão a substituir as P2P por qual investimentos? Depósito a prazo?

LOOOL. Há mais vida para além dos depósitos a prazo, ou CA/CTPC.

Deixei de investir em DP há mais de 10 anos. E nunca me meti directamente com o Estado Português (CA, CT, CTPM, CTPC).

E não acredito nas criptos/ICO/tokens.

Invisto em Mercados financeiros. Mas este não é o tópico para mercados financeiros. ;)

O P2P para mim, é apenas mais uma classe de activos na minha carteira de investimentos, no segmento de alto risco, e usei como alternativa a Obrigações, principalmente de HY.

Uma velha máxima dos investimentos é nunca meter os ovos todos no mesmo cesto. Nunca iria pôr mais 15% da carteira em P2P. Mas cada um é que sabe a sua tolerância ao risco e mais importante a sua capacidade de assumir risco.

O risco não é só a volatilidade, no caso de P2P, os riscos são enormes, crédito, liquidez são os principais.

Até mesmo a tão apregoada liquidez da Mintos é uma ilusão, como ainda este mês vimos, em caso de 1 LO em dificuldades, a Mintos bloqueia o SM, não permitindo a venda (saída) dos loans, mesmo existindo compradores. Portanto só pode existir saída se a Mintos quiser, e só depois se existir compradores.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    rui_marreiros
    há 4 minutos, Rick Lusitano disse:

LOOOL. Há mais vida para além dos depósitos a prazo, ou CA/CTPC.

Deixei de investir em DP há mais de 10 anos. E nunca me meti directamente com o Estado Português (CA, CT, CTPM, CTPC).

E não acredito nas criptos/ICO/tokens.

Invisto em Mercados financeiros. Mas este não é o tópico para mercados financeiros. ;)

O P2P para mim, é apenas mais uma classe de activos na minha carteira de investimentos, no segmento de alto risco, e usei como alternativa a Obrigações, principalmente de HY.

Uma velha máxima dos investimentos é nunca meter os ovos todos no mesmo cesto. Nunca iria pôr mais 15% da carteira em P2P. Mas cada um é que sabe a sua tolerância ao risco e mais importante a sua capacidade de assumir risco.

O risco não é só a volatilidade, no caso de P2P, os riscos são enormes, crédito, liquidez são os principais.

Até mesmo a tão apregoada liquidez da Mintos é uma ilusão, como ainda este mês vimos, em caso de 1 LO em dificuldades, a Mintos bloqueia o SM, não permitindo a venda (saída) dos loans, mesmo existindo compradores. Portanto só pode existir saída se a Mintos quiser, e só depois se existir compradores.

Pois, existe aqui pelo menos dois tópicos dedicados aos mercados e muito bons, onde se aprende alguma coisa e conselhos de investimento, mas sempre com a mesma recomendação:

- ao investir é o seu dinheiro é que está em jogo e rendabilidades presentes não são garantidas no futuro;

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites