Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• P2P - Tópico Geral

Cardoso24

Recommended Posts

há 10 horas, Patanisca disse:

Para quem quiser fazer uma avaliação ao risk vs return das P2P, ou para quem acha que as P2P são activos de risco moderado, em vez de autênticas bombas relógio, leia este artigo que achei interessante.

https://heisenbergreport.com/2019/08/24/in-twilight-zone-markets-bonds-are-stocks-and-liabilities-are-assets/

Para os menos literados nestas matérias de investimento, o que está a ser dito basicamente no artigo é que na Europa existem 100 empresas que emitem dívida no mercado regulado a juro negativo. Basicamente vendem dívida e fazem dinheiro com a sua emissão, quando o normal deveria ser ao contrário, quem compra a dívida é que deve fazer dinheiro. Mas o que é importante reter é que, se há 100 empresas na zona euro que até lhes pagam para lhes emprestar dinheiro. Se calhar no P2P estarem a pagar uma yield de 12% só tem um significado, é dívida muuuuuuito provavelmente não sustentável.

Stay safe kids. :D

Vou deixar uma sugestão para a tua próxima imagem de perfil. 

Your welcome. ?

ps- não há nada no meio entre risco moderado e bombas relógio??

F4CD1BF6-A5F9-4FB4-A2EF-79F962E6A6FA.png

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 10,5k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Rick Lusitano

1796

• Nesspc

858

• Harvester

492

• Patanisca

413

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Excelente post. Em alguns comentários parece que a culpa da Envestio e Kuetzal terem indo ao charco foram os levantamentos, incluindo as saídas antecipadas. A culpa é só das plataformas, umas por

Fechando o ano de 2019, penso que foi bastante positivo para mim no meu próprio Fundo de Sucateiro P2P Aqui ficam alguns valores nomeadamente em p2p retorno vs risco Notas : 2018 apen

Sim, as coisas impossíveis ao ser humano que já vi acontecer em mim e já vi em outras pessoas provaram sem sombra de dúvida que Deus existe e se torna galardoador daqueles que o buscam. Em Genesi

Posted Images

há 12 horas, Patanisca disse:

Para quem quiser fazer uma avaliação ao risk vs return das P2P, ou para quem acha que as P2P são activos de risco moderado, em vez de autênticas bombas relógio, leia este artigo que achei interessante.

https://heisenbergreport.com/2019/08/24/in-twilight-zone-markets-bonds-are-stocks-and-liabilities-are-assets/

Para os menos literados nestas matérias de investimento, o que está a ser dito basicamente no artigo é que na Europa existem 100 empresas que emitem dívida no mercado regulado a juro negativo. Basicamente vendem dívida e fazem dinheiro com a sua emissão, quando o normal deveria ser ao contrário, quem compra a dívida é que deve fazer dinheiro. Mas o que é importante reter é que, se há 100 empresas na zona euro que até lhes pagam para lhes emprestar dinheiro. Se calhar no P2P estarem a pagar uma yield de 12% só tem um significado, é dívida muuuuuuito provavelmente não sustentável.

Concordo que taxas de 12% parecem muito elevadas, tendo em.conta o risco que "prometem".

Será que vai mesmo rebentar a bolha das p2p e ficamos todos a arder?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Tiga18 disse:

Concordo que taxas de 12% parecem muito elevadas, tendo em.conta o risco que "prometem".

Será que vai mesmo rebentar a bolha das p2p e ficamos todos a arder?

Bolha, mas qual bolha?

Há 3 coisas que pode fazer para ficar mais tranquilo e se proteger de algo rebentar: diversificar, diversificar e diversificar!

Há plataformas de p2p puro, short  term  e long term, marketplaces, imobiliário e business, development loans e buy to let, nos bálticos e noutras partes da europa, é todo um mundo. Espalhe o capital por aí nas que merecem mais confiança e durma descansado, não vai haver nenhuma bomba atómica financeira que rebente com todas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 16 minutos, Nuno Silva disse:

Bolha, mas qual bolha?

Há 3 coisas que pode fazer para ficar mais tranquilo e se proteger de algo rebentar: diversificar, diversificar e diversificar!

Há plataformas de p2p puro, short  term  e long term, marketplaces, imobiliário e business, development loans e buy to let, nos bálticos e noutras partes da europa, é todo um mundo. Espalhe o capital por aí nas que merecem mais confiança e durma descansado, não vai haver nenhuma bomba atómica financeira que rebente com todas.

Diversificar pelas varias plataformas é o que faço. A questão é e quando uma plataforma desaparecer? Será que aquelas garantias que nos dão são mesmo reais? Se no caso da aforti que é um LO já andava tudo com receios e se uma Mintos desaparece? Se isso acontecesse as plataformas p2p perdiam quase tdas a credibilidade. (Só a especular não me crucifiquem já ??)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 17 minutos, Tiga18 disse:

Diversificar pelas varias plataformas é o que faço. A questão é e quando uma plataforma desaparecer? Será que aquelas garantias que nos dão são mesmo reais? Se no caso da aforti que é um LO já andava tudo com receios e se uma Mintos desaparece? Se isso acontecesse as plataformas p2p perdiam quase tdas a credibilidade. (Só a especular não me crucifiquem já ??)

Quando diz desaparecer quer dizer ir à falência, certo? Acho muito pouco provável no curto-médio prazo, tem tido um crescimento exponencial, não dá prejuízo e até está a tratar de ter uma licença bancária e levantou capital para isso. Agora, é bastante mais provável 1 ou mais dos LOs da Mintos irem à falência, daí a necessidade de diversificação, mesmo dentro da Mintos.

Se quando diz desaparecer, se está a referir a ser uma espécie de burla sofisticada, aí eu acho que andam por aí candidatos muito mais possíveis de o serem, e até arrisco uns nomes: Fastinvest, Envestio, Kuetzal, Crowdestor, Ibanwallet, Monethera, tfgcrowd, só assim sem pensar muito. Atenção que não estou a dizer que são uma fraude, estou a dizer que a haver fraudes por aí estes seriam mais prováveis de ser que uma Mintos, uma peerberry ou uma viainvest, por ex, que me arrisco a afirmar que não o são. É por isto também que se deve diversificar, mas com critério, não às cegas.

Quanto ao efeito contágio, é uma possibilidade especialmente se houvesse algum problema com uma das mais credíveis, logo veremos o que acontece se houver mesmo algum problema.(no UK já faliram algumas e não houve efeito contágio, por ex)

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

É

há 15 minutos, Nuno Silva disse:

Quando diz desaparecer quer dizer ir à falência, certo? Acho muito pouco provável no curto-médio prazo, tem tido um crescimento exponencial, não dá prejuízo e até está a tratar de ter uma licença bancária e levantou capital para isso. Agora, é bastante mais provável 1 ou mais dos LOs da Mintos irem à falência, daí a necessidade de diversificação, mesmo dentro da Mintos.

Se quando diz desaparecer, se está a referir a ser uma espécie de burla sofisticada, aí eu acho que andam por aí candidatos muito mais possíveis de o serem, e até arrisco uns nomes: Fastinvest, Envestio, Kuetzal, Crowdestor, Ibanwallet, Monethera, tfgcrowd, só assim sem pensar muito. Atenção que não estou a dizer que são uma fraude, estou a dizer que a haver fraudes por aí estes seriam mais prováveis de ser que uma Mintos, uma peerberry ou uma viainvest, por ex, que me arrisco a afirmar que não o são. É por isto também que se deve diversificar, mas com critério, não às cegas.

Quanto ao efeito contágio, é uma possibilidade especialmente se houvesse algum problema com uma das mais credíveis, logo veremos o que acontece se houver mesmo algum problema.(no UK já faliram algumas e não houve efeito contágio, por ex)

É exatamente nesse ponto que estava a falar. Sim Mintos acredito que não seja, mas cada dia oiço a aparecer uma nova plataforma, que oferece juros mais altos. Se essas plataformas dão as mesmas garantias que as outras, onde nos devemos guiar para diversificar? Ficar apenas nas mintos, estateguru, crowdestate, etc? Porque se formos pelas demonstrações financeiras, acredito que todas, devido ao curto espaço de tempo que operam, tenham lucros.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 minutos, Tiga18 disse:

É

É exatamente nesse ponto que estava a falar. Sim Mintos acredito que não seja, mas cada dia oiço a aparecer uma nova plataforma, que oferece juros mais altos. Se essas plataformas dão as mesmas garantias que as outras, onde nos devemos guiar para diversificar? Ficar apenas nas mintos, estateguru, crowdestate, etc? Porque se formos pelas demonstrações financeiras, acredito que todas, devido ao curto espaço de tempo que operam, tenham lucros.

Nunca se pode ter 100% de certeza, mas este artigo tem algumas pistas para identificar possíveis plataformas fraudulentas, ou menos sérias:

https://explorep2p.com/scam-sites/

Curiosamente, este artigo baseou-se na análise que eles fizeram a uma plataforma que tinha acabado de surgir e que hoje é uma das mais populares que anda por aí: Envestio.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 28 minutos, Nuno Silva disse:

Nunca se pode ter 100% de certeza, mas este artigo tem algumas pistas para identificar possíveis plataformas fraudulentas, ou menos sérias:

https://explorep2p.com/scam-sites/

Curiosamente, este artigo baseou-se na análise que eles fizeram a uma plataforma que tinha acabado de surgir e que hoje é uma das mais populares que anda por aí: Envestio.

Pois certezas nunca temos.

Vou entao diversificar apenas pelas mais conhecidas e esperar que haja mais regulamentação nas plataformas p2p. 

Thanks

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 17 horas, Patanisca disse:

E ainda a Mintos celebra o "excelente" Rating da Mogo Finance, pela Fitch.

Um B-,  a 16º nível de um total de 24 níveis de qualidade. 6º nível de junk bonds.

A Mogo é o melhor lixo da Mintos, e possivelmente do universo de P2P da Europa de Leste.

Mogo: 9.50% 4-year senior secured corporate bond 2018/2022 (XS1831877755)

IuteCredit: 13% 4-year senior secured corporate bond (ISIN: XS2033386603)

Para comparar a qualidade destes 2 LO e de outros LO presentes em várias plataformas:

Citação

“A bit more than two years ago the Republic of Argentina also issued a 7.125% 100-year bond at USD 90”

A Tale Of Two Century Bonds (August 12, 2019)

https://heisenbergreport.com/2019/08/12/a-tale-of-two-century-bonds/

A Argentina, um dos países com mais defaults da sua dívida soberana, ainda recentemente fez default. Emitiu dívida em USD a 100 anos a 7,125%.

Agora comparem dívida 100 anos/7,125% vs. 4 anos/9,5%.

Não é comparação correcta porque a Argentina emitiu em USD, e tem como base as yields dos EUA, as yields quando convertidas para a dívida em EUR seriam mais baixas (por exemplo, a Áustria com divida a 100 anos tem Yield de 1,17%, mas tem rating da Fitch de AA+, o 2º melhor rating) e os LO da Mintos emitem em EUR. Mas serve para ter uma noção básica.

Editado por Rick Lusitano
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano

Momento de literacia financeira: ;)

Citação

Historically, many things have been used as money. Cattle have been used as money in many societies, including Roman society. That’s where we get the word “pecuniary” from: the Latin word for a single head of cattle is pecus. Salt has been used as money, also in ancient Rome, and that’s where the word “salary” comes from; the Latin for salt is sal (or salis). The North American Indians used seashells. Cigarettes were used during WWII. So, money is simply a medium of exchange and a store of value.

https://www.zerohedge.com/news/2019-08-12/doug-casey-why-gold-best-money

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Rick Lusitano disse:

E ainda a Mintos celebra o "excelente" Rating da Mogo Finance, pela Fitch.

Um B-,  a 16º nível de um total de 24 níveis de qualidade. 6º nível de junk bonds.

A Mogo é o melhor lixo da Mintos, e possivelmente do universo de P2P da Europa de Leste.

Mogo: 9.50% 4-year senior secured corporate bond 2018/2022 (XS1831877755)

IuteCredit: 13% 4-year senior secured corporate bond (ISIN: XS2033386603)

Para comparar a qualidade destes 2 LO e de outros LO presentes em várias plataformas:

A Tale Of Two Century Bonds (August 12, 2019)

https://heisenbergreport.com/2019/08/12/a-tale-of-two-century-bonds/

A Argentina, um dos países com mais defaults da sua dívida soberana, ainda recentemente fez default. Emitiu dívida em USD a 100 anos a 7,125%.

Agora comparem dívida 100 anos/7,125% vs. 4 anos/9,5%.

Não é comparação correcta porque a Argentina emitiu em USD, e tem como base as yields dos EUA, as yields quando convertidas para a dívida em EUR seriam mais baixas (por exemplo, a Áustria com divida a 100 anos tem Yield de 1,17%, mas tem rating da Fitch de AA+, o 2º melhor rating) e os LO da Mintos emitem em EUR. Mas serve para ter uma noção básica.

Estamos a comparar dívida soberana com a dívida de empresas? Até Portugal está com juros negativos, devemos ser das melhores economias do mundo, right??

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 23 minutos, Nuno Silva disse:

Estamos a comparar dívida soberana com a dívida de empresas?

É errado comparar corporate com government bonds. Até porque as corporate = government + spread (risco da empresa)

Só quis ilustrar que 1 país famoso pelos seus defaults constantes (por causa disso, levou um dos maiores banco mundiais no século XIX á beira da falência, o Barings, que teve de ser resgatado, no que ficou conhecido por Pânico de 1890 ou a Crise do Barings), a Argentina, ainda pior que a Grécia ou a Venezuela, consegue ter melhores taxas e a 100 anos do que uma empresa sedeada num país da Zona Euro, apoiado pelo BCE.

Citação

Até Portugal está com juros negativos, devemos ser das melhores economias do mundo, right??

Porque temos o BCE por detrás a comprar a nossa dívida.

Quem compra/comprou divida das SAD Portuguesas, vai dizer que o juro oferecido é indicador do risco dos clubes de futebol? Com taxas de 3,75% anuais?!

As Yields estão sobreavaliadas devido ás medidas dos Bancos Centrais. As obrigações governamentais contagiam as corporativas.

Editado por Rick Lusitano
    (Correcção de typos)
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    rui_marreiros
    há 14 horas, RockMac disse:

Para quem quiser comparar os detalhes dos loan originators da mintos com o rating da explorep2p deixo este excel.

Mintos.xlsx

Fala-se muito da impossibilidade dos LO pagarem taxas muito elevadas, e da lavagem de dinheiro, etc.

Vou dar o ex: que me aconteceu,  na Boutique dos Relógios: fiz a mim mesmo uma oferta de aniversário, e comprei um relógio no valor de 499 euros, com a possibilidade de pagar sem juros em dez prestações.

Quando estava a assinar o contrato, reparo que a empresa de credito adquiria o relógio pelo valor de 360 euros. É claro que perguntei, se poderia pagar a pronto aquele valor. Claro que não, pois existia um contrato com a Boutique, etc. Fazendo as contas, paguei mais de 30% de juros. Para a Boutique, aquilo era dinheiro em caixa, perdia na margem de lucro, mas compensava com a venda imediata.

Outro ex, foi com o cartão VISA, na compra de uma mala, que estava com desconto de 15%. Quando fui para pagar com o cartão, perguntam-me se posso pagar com multibanco, que me ofereciam mais 5%. É claro que aceitei o negocio.

A lutecredit faz juros de 70% e depois emite divida para nós financiarmos a 13%. Desde que haja consumo e produtos novos ....  tudo vai alegre, uns com brinquedos novos e outros com mais $$$ no bolso. 

Os rating valem o que valem, como é possível comparar empresas auditivas com as que não são, e essas auditorias valem o que valem. É como a regulamentação, no UK existe muita, e no entanto as P2P continuam a cair por lá e o pessoal continua a investir. A fé num bom negocio é o que acalenta o investidor, como o garimpeiro na procura do ouro.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 16 horas, P2P Money Maker disse:

O problema é que mesmo a 12%, nesta fase, só encontramos os belos empréstimos sem juros de late

A sério que isto é um problema ? Para mim tudo acima de 7% é óptimo! 

O investimento deve ser aborrecido. Já vi aqui users a falarem de day trading e afins. Se é adrenalina que procuram eu sugeria fazer BTT ou paintball. 

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 24 minutos, P2P Money Maker disse:

Percebo-te mas para mim 7% não paga o risco sistemático , de todo.

Mas 12% paga, ou não? :)

Não me leves a mal, isto é de cada um. Apenas acho que estas taxas de retorno já são bastante interessantes. Podiam ser melhor? Claro que sim. Ainda apanhei imensos a 16% de 1 mês..

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 26 minutos, MachineD disse:

A sério que isto é um problema ? Para mim tudo acima de 7% é óptimo! 

O investimento deve ser aborrecido. Já vi aqui users a falarem de day trading e afins. Se é adrenalina que procuram eu sugeria fazer BTT ou paintball. 

O único problema é que 7% (antes de impostos) é taxa de investimentos muito mais seguros que este. Isto só compensa o risco exatamente por ser alto.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    P2P Money Maker
    há 3 horas, MachineD disse:

Mas 12% paga, ou não? :)

Não me leves a mal, isto é de cada um. Apenas acho que estas taxas de retorno já são bastante interessantes. Podiam ser melhor? Claro que sim. Ainda apanhei imensos a 16% de 1 mês..

No doubt.

São estratégias e percepções do risco vs return como muito bem diz o @Patanisca . No meu entender o risco tem uma correlação directíssima com o momento económico (é lógico, estamos a falar de crédito e incumprimento) adicionado de um layer de risco que se soma ao facto de a a maioria das P2P não serem reguladas (e se fossem, faria uma diferença abissal ?) e assentes em créditos pessoais (a maioria das referidas aqui) a particulares absolutamente e integralmente dependentes do boom e da estabilidade economica que alguns países do báltico têm tido.

Este risco sistemático é dificilmente reduzido através da diversificação. O risco de default e de efeito em cadeia, no meu singelo entender, é muito difícil de diversificar neste tipo de activos.

Dito isto, acho que podemos ser todos felizes no P2P desde que tenhamos bem claro que um dia podemos fazer login e tentar fazer cash-out e não conseguir. Esse dia vai chegar para algumas P2P, esperemos que não sejam aquelas onde tivermos o nosso dinheiro .

Como alguem dizia para ter emoção meto em Crypto mas eu acho que isto também tem emoção (e muita)

Editado por P2P Money Maker
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites