Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• P2P - Tópico Geral

Cardoso24

Recommended Posts

Fiquei um bocado baralhado com esta frase:

31 minutes ago, Rick Lusitano said:

Para não perder juros nos loans, tenho que andar todos os dias a ver se algum dos loans que antes pus à venda se não entrou em Grace Period entretanto sem eu saber.

Mas nós nunca recebemos juros durante o grace period independentemente de vendermos ou não o loan.

Se o loan for vendido durante o grace o vendedor nunca perde nada. Até ganha com isso, pois recebe logo o principal em vez deste ficar preso por mais uns dias sem gerar juros (restantes dias em que o loan irá continuar em grace).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 10,5k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Rick Lusitano

1796

• Nesspc

858

• Harvester

492

• Patanisca

413

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Excelente post. Em alguns comentários parece que a culpa da Envestio e Kuetzal terem indo ao charco foram os levantamentos, incluindo as saídas antecipadas. A culpa é só das plataformas, umas por

Fechando o ano de 2019, penso que foi bastante positivo para mim no meu próprio Fundo de Sucateiro P2P Aqui ficam alguns valores nomeadamente em p2p retorno vs risco Notas : 2018 apen

Sim, as coisas impossíveis ao ser humano que já vi acontecer em mim e já vi em outras pessoas provaram sem sombra de dúvida que Deus existe e se torna galardoador daqueles que o buscam. Em Genesi

Posted Images

Rick Lusitano
    há 11 minutos, CDCD disse:

Mas é muito esquisito, não?

Aliás, já estive a fazer mais experiências e afinal não está relacionado directamente com os graces. Consegui o mesmo comportamente em não currents que não tenham "next payment date" definido.

mI5P2Zj.png

Estranho...

A Mintos não permite pôr à venda loans com YTM negativas, como é o caso de se meter loans à prémio e com pouco tempo restante de vida. Os loans não ficam à venda, a Mintos anula a venda.

A Mintos nos lates ao calcular a YTM, calcula a YTM de forma errada, pois admite que 1 loan late irá ser pago no dia seguinte, como sabemos 1 late na maioria das vezes vai até aos 60 dias e sendo activado o BB.

Se neste caso, ao meteres 1 loan com 0,1% de prémio num late short-term loan isso dá segundo as contas da Mintos, uma YTM negativa (-36%) para o comprador, porque a Mintos calcula a YTM com o loan a ser pago num dia.

Para os loans em Grace Period, deve funcionar da mesma maneira (não negoceio com Graces).

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 minutos, Rick Lusitano disse:

A Mintos não permite pôr à venda loans com YTM negativas, como é o caso de se meter loans à prémio e com pouco tempo restante de vida. Os loans não ficam à venda, a Mintos anula a venda.

A Mintos nos lates ao calcular a YTM, calcula a YTM de forma errada, pois admite que 1 loan late irá ser pago no dia seguinte, como sabemos 1 late na maioria das vezes vai até aos 60 dias e sendo activado o BB.

Se neste caso, ao meteres 1 loan com 0,1% de prémio num late short-term loan isso dá segundo as contas da Mintos, uma YTM negativa (-36%) para o comprador, porque a Mintos calcula a YTM com o loan a ser pago num dia.

Para os loans em Grace Period, deve funcionar da mesma maneira (não negoceio com Graces).

Deve ser uma protecção baseada nisso, de facto ?

O padrão que encontrei foi: se não houver "next payment date", a venda a prémio não é aceite. É cancelada pouco depois automaticamente.

Mas a par deixa, ficando o YTM = taxa de juro (erradamente).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 7 minutos, CDCD disse:

Deve ser uma protecção baseada nisso, de facto ?

O padrão que encontrei foi: se não houver "next payment date", a venda a prémio não é aceite. É cancelada pouco depois automaticamente.

Mas a par deixa, ficando o YTM = taxa de juro (erradamente).

Ao par, a YTM é sempre = taxa de juro, seja Current/Late/Grace.

A YTM só altera se existir descontos ou prémios (funciona como as Bonds).

Basicamente, a YTM é o cálculo matemático:

taxa de juro - prémio ou desconto (desconto tem valor negativo, logo: taxa de juro - (- desconto) = taxa de juro + desconto) e ajustado ao tempo que falta até a maturidade

Podes ver exemplos destes cálculos da Mintos no SM, com loans lates Short-term a desconto.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    4 hours ago, Rick Lusitano said:

Fica pintado a verde os loans dos LO que pagam juros nos late periods?

Se sim, os Lime, Kredo e o Mozipos nesse video deviam estar pintados também.

É boa ideia, distinguir os loans desses LO, evita-se cometer erros.

Sim fica. tens bom olho, isto porque sim o Mozipo tambem tinha juros.... por isso é que no fim do video clico nele, para mostrar à uma outra pessoa que tem uma tool que a tool nao estava a usar os mesmos nomes do mintos e que eu fui buscar os nomes à tool dele e o "Mozipo" no mintos é "Mozipo Group".... entretanto já corrigi isso no meu código :D

BTW, se quiseres o código acabei de actualizar o gist que está na descrição do video....

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 15/08/2019 às 20:39, Solha disse:

É gerido via APP e chama-se Celsius Network https://celsius.network/

O lema deles é "Unbank Yourself" e basicamente têm duas vertentes: Emprestam USD e BTC contra colateral depositado e dão juros semanais a depositantes.

Desculpem o "off-topic" mas fiquei curioso com este modelo... depois de investigar um pouco parece-me que o crypto que depositas gera lucro que por sua vez é usado em empréstimos pessoais. Com os juros destes empréstimos, é pago juro sobre o crypto que investiste certo? Tendo em conta que não emprestas diretamente ao "borrower", não existe risco associado ao empréstimo em si, apenas o risco da Celsius dar um "404" ao tentares abrir o site um dia destes... Isto não será considerado p2p tambem? :) 

Descobri tb esta empresa de loans que lançou recentemente o mesmo tipo de produto mas com 12%! https://www.youhodler.com/update/youhodler-usdt-savings-account-gives-users-12-annual-profit-with-0-effort o que me parece bem interessante .

Já tinha camelos para comprar.. agora tb cryptos - este tópico é uma enorme fonte de conhecimento.?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ando no P2P desde Abril em duas plataformas: Mintos e Viventor. Tnho um perfil mais agressivo (só invisto em loans de 13 a 15% e de short term). 
    Contudo, ainda me considero uma novata neste mundo do P2P :) Nunca investi no mercado secundário e queria aprender aqui com os mais experientes algumas dicas para o fazer... a que devo ter atenção? Quais são as vantagens de comprar neste mercado (sem ser o facto de poder investir até 10€)? Outra questão que ainda não percebi muito bem no mercado secundário é como funciona o desconto (por vezes tem -x% e outras vezes tem +x%). Presumo que determine se estou a comprar o loan com desconto ou se estou a pagar mais por ele. Mas é só isso?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    10 hours ago, Rick Lusitano said:

Aos 60 dias - BB:

Vendedor recebe os 0,10 EUR de juros do período normal, não recebe juros dos 4 dias que teve o loan em grace period

Comprador recebe os juros todos do late period, 60 dias, apesar de ter na sua carteira o loan durante apenas 56 dias

Então quer dizer que se o loan entrar em BB nós recebemos juros relativos ao período de grace? E se terminar durante o período de late?

Pensava que nunca recebíamos juros relativos ao período de grace em situação alguma.

Aquilo que li quando iniciei no Mintos é que por exemplo se um loan entrar em BB e tiver um grace de 15 dias, só iríamos receber juros normais + juros de 45 dias (60 -15).

Update: OK, já confirmei o que o Rick afirma:

Since the grace period doesn’t count as being late, you don’t get any interest over this period (unless a loan goes from grace period to late, then all days do count as late).

Editado por johnmx
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, johnmx disse:

Então quer dizer que se o loan entrar em BB nós recebemos juros relativos ao período de grace? E se terminar durante o período de late?

Pensava que nunca recebíamos juros relativos ao período de grace em situação alguma.

Aquilo que li quando iniciei no Mintos é que por exemplo se um loan entrar em BB e tiver um grace de 15 dias, só iríamos receber juros normais + juros de 45 dias (60 -15).

Since the grace period doesn’t count as being late, you don’t get any interest over this period (unless a loan goes from grace period to late, then all days do count as late).

1 . No seguinte cenário:

Loan pago em 2 prestações, 1ª a 01/01 e 2ª a 01/02. Consideremos um GP de 5 dias. 

A primeira prestação é paga a 03/02, sobre esses 2 dias de GP não serão pagos juros. No entanto esses 2 dias contam como juro para a 2ª prestação, correto?

2. De forma semelhante, no caso de um LO que não pague lates.. Os dias de late contam sempre como dias de juro normal na prestação seguinte, certo? Só não recebemos é juro de late da prestação que foi paga em atraso.

Perdoem-me se a pergunta for de resposta óbvia mas isto é recente para mim.

Aproveito também para agradecer os esclarecimentos detalhados que têm partilhado!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano

Parece que começou a 2ª temporada da novela Aforti na Viventor:

Citação

Dear Investor,

Please be aware, that due to delay in payments by the loan originator Aforti Finance to Viventor’s bank account, all repayments for the loans including the buyback guarantees are currently put on hold until the late payments have been received. We have started an in-depth investigation into the situation at the loan originator and will keep you updated about the progress.

Read more about loan originator and other investment risks here: https://www.viventor.com/investing-with-us/investment-risks.

Citação

Dear Investor,

Please be aware, that due to delay in payments by the loan originator Aforti Factor to Viventor’s bank account, all repayments for the loans including the buyback guarantees are currently put on hold until the late payments have been received. We have started an in-depth investigation into the situation at the loan originator and will keep you updated about the progress.

Read more about loan originator and other investment risks here: https://www.viventor.com/investing-with-us/investment-risks.

Editado por Rick Lusitano
    (Mais informação.)
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 1 minuto, Nesspc disse:

penso ser a mesma mensagem de sempre ainda em cada loan da Aforti

Voltaram a colocar-las em todos os loans da Aforti Finance/Factor. Até meteram em loans que já tinham sido comprados em BB na semana passada.

Ainda ontem comprei mais Aforti e eles não tinham a mensagem em popup e nem o link de aviso na página de cada loan. É novidade de hoje. ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 5 horas, 00ba disse:

1 . No seguinte cenário:

Loan pago em 2 prestações, 1ª a 01/01 e 2ª a 01/02. Consideremos um GP de 5 dias. 

A primeira prestação é paga a 03/02, sobre esses 2 dias de GP não serão pagos juros.

Queres dizer que a 1ª prestação é paga em 03/01? ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 5 horas, 00ba disse:

1 . No seguinte cenário:

A primeira prestação é paga a 03/01, sobre esses 2 dias de GP não serão pagos juros. No entanto esses 2 dias contam como juro para a 2ª prestação, correto?

Correcto

há 5 horas, 00ba disse:

2. De forma semelhante, no caso de um LO que não pague lates.. Os dias de late contam sempre como dias de juro normal na prestação seguinte, certo?

Certo

A questão do GP e Late Periods sem juros coloca-se sempre na última prestação.

há 5 horas, 00ba disse:

Só não recebemos é juro de late da prestação que foi paga em atraso.

Não percebi, queres reformular a questão?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 7 horas, johnmx disse:

Logo que os loans passem todo o GP e entrem nos Lates Periods, os investidores recebem todo o tempo, se o LO pagar juros no Late Period (inclui o GP).

Só se o borrower pagar durante o GP, é que não se recebe juros do tempo que o loan passou em GP.

há 7 horas, johnmx disse:

É isso que a Mintos esclarece. ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Antonio84Pereira
    há 6 horas, Rick Lusitano disse:

Voltaram a colocar-las em todos os loans da Aforti Finance/Factor. Até meteram em loans que já tinham sido comprados em BB na semana passada.

Ainda ontem comprei mais Aforti e eles não tinham a mensagem em popup e nem o link de aviso na página de cada loan. É novidade de hoje. ;)

Em todos os loans para os quais tenho recebido pagamentos, tenho verificado todos os dias, continuou e continua a aparecer a mesma mensagem, pelo que não entendo como em alguns que consultas-te desapareceu e agora voltaram a aparecer.

De qualquer forma, com ou sem mensagens os pagamentos têm chegado e com late fees ????

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, Tiga18 disse:

Alguém me consegue explicar como o loan #8006 da estateguru tem um LTV de 65%?

Segue imagem

Screenshot_20190823-214850.png

Porque é um 4th Stage, ou seja, já existiram 3 fases de financiamento vs o mesmo colateral.

No total o dinheiro pedido equivale a 65% do valore de colateral estimado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 22 horas, Antonio84Pereira disse:

Em todos os loans para os quais tenho recebido pagamentos, tenho verificado todos os dias, continuou e continua a aparecer a mesma mensagem, pelo que não entendo como em alguns que consultas-te desapareceu e agora voltaram a aparecer.

De qualquer forma, com ou sem mensagens os pagamentos têm chegado e com late fees ????

Só ontem é que comecei a ter os popups e os links nos loans da Aforti Finance/Factor na Viventor, nunca tinha tido antes.

Em todos os loans que compro no SM, tenho visto os pormenores do loan, para saber se já o tenho, e as datas de pagamento. Só assim é que reparei.

Um loan da Aforti Factor que comprei com desconto há 2 semanas, foi feito o BB na semana passada, quando o comprei não tinha avisos, quando foi feito o BB ainda não tinha avisos, mas agora tem. O me levou a pensar que terá sido a VV a implementar algum protocolo novo (mais problemas com a Aforti), mas pelo visto, terá sido uma correção de um bug de IT, que antes não me avisou.

Também reparei que o gráfico circular com os montantes de investimento no loan, encolheu em tamanho.

Só tinha visto essas mensagens em fóruns e nos grupos de Facebook quando se descobriu os problemas da Aforti Finance/Factor pela 1ª vez.

Na altura mandei mensagens no Live Chat da Viventor, a questionar porque não tinha essa informação sobre a Aforti dada pela VV, e que alguns investidores tinham, e que só soube disso pelas redes sociais.

Não só não responderam ao vivo no Chat, como só me responderam 6 dias depois a pedir desculpas por não terem respondido antes e a dizer que dariam informações quando tivessem mais informação.

Só recebi passados uns dias o mail institucional que a Viventor mandou para todos os investidores mas antes do mail da VIventor a pedir desculpa.

A Viventor a nível de comunicação deixa algo a desejar. Provavelmente a nível de IT também, porque pelo visto, alguns investidores são avisados na hora, e outros semanas depois. O que leva questionar a igualdade de tratamento entre investidores.

Também tenho recebido os pagamentos dos loans da Aforti Finance/Factor. Mas comprei 1 loan da Aforti Finance nos saldos que já está atrasado 78 dias, quando o comprei já tinha passados os 60 dias do BB.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Para quem quiser fazer uma avaliação ao risk vs return das P2P, ou para quem acha que as P2P são activos de risco moderado, em vez de autênticas bombas relógio, leia este artigo que achei interessante.

https://heisenbergreport.com/2019/08/24/in-twilight-zone-markets-bonds-are-stocks-and-liabilities-are-assets/

Citação

BofA goes on to note that “there are now 100 different issuers in the Euro-denominated credit market that have all of their corporate bonds yielding below zero”. Let that sink in. There are 100 companies in the € debt market whose entire curve is negative. In a sense, debt as become an asset for those corporates.

Para os menos literados nestas matérias de investimento, o que está a ser dito basicamente no artigo é que na Europa existem 100 empresas que emitem dívida no mercado regulado a juro negativo. Basicamente vendem dívida e fazem dinheiro com a sua emissão, quando o normal deveria ser ao contrário, quem compra a dívida é que deve fazer dinheiro. Mas o que é importante reter é que, se há 100 empresas na zona euro que até lhes pagam para lhes emprestar dinheiro. Se calhar no P2P estarem a pagar uma yield de 12% só tem um significado, é dívida muuuuuuito provavelmente não sustentável.

Stay safe kids. :D

Editado por Patanisca
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Patanisca disse:

Para quem quiser fazer uma avaliação ao risk vs return das P2P, ou para quem acha que as P2P são activos de risco moderado, em vez de autênticas bombas relógio, leia este artigo que achei interessante.

https://heisenbergreport.com/2019/08/24/in-twilight-zone-markets-bonds-are-stocks-and-liabilities-are-assets/

Para os menos literados nestas matérias de investimento, o que está a ser dito basicamente no artigo é que na Europa existem 100 empresas que emitem dívida no mercado regulado a juro negativo. Basicamente vendem dívida e fazem dinheiro com a sua emissão, quando o normal deveria ser ao contrário, quem compra a dívida é que deve fazer dinheiro. Mas o que é importante reter é que, se há 100 empresas na zona euro que até lhes pagam para lhes emprestar dinheiro. Se calhar no P2P estarem a pagar uma yield de 12% só tem um significado, é dívida muuuuuuito provavelmente não sustentável.

Stay safe kids. :D

Notícias de caos ? vai cair mal isso ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites