Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• P2P - Tópico Geral

Cardoso24

Recommended Posts

Rick Lusitano

Hoje a Sebo recomprou-me todos os meus loans a 14,9% comprados no inicio do mês (pico das taxas). Se calhar a seguir vai me comprar os 14,8%.

Na luta das taxas subiram, agora que as taxas de juro estão mais baixas, recompram e oferecem novos no máximo a 13,5%. Como fez a Mogo com 16%, ou ExpressCredit e a Credistar com 16%. Assim vai criar cash drag ou empurrar as taxas mais para baixo. É uma pressão baixista auto-alimentada.

Os investidores ficam sempre á mercê dos LO.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 10,5k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Rick Lusitano

1796

• Nesspc

858

• Harvester

492

• Patanisca

413

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Excelente post. Em alguns comentários parece que a culpa da Envestio e Kuetzal terem indo ao charco foram os levantamentos, incluindo as saídas antecipadas. A culpa é só das plataformas, umas por

Fechando o ano de 2019, penso que foi bastante positivo para mim no meu próprio Fundo de Sucateiro P2P Aqui ficam alguns valores nomeadamente em p2p retorno vs risco Notas : 2018 apen

Sim, as coisas impossíveis ao ser humano que já vi acontecer em mim e já vi em outras pessoas provaram sem sombra de dúvida que Deus existe e se torna galardoador daqueles que o buscam. Em Genesi

Posted Images

11 minutes ago, jferreira20 said:

Eu gostava de entender o que leva alguém a comprar fracções de 0,10€ de loans que tenho à venda. Tinha um loan de 10€ e foi vendido em praticamente fracções de 10 cêntimos.

Cá para mim deve ser o I&A.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 23 minutos, jferreira20 disse:

Eu gostava de entender o que leva alguém a comprar fracções de 0,10€ de loans que tenho à venda. Tinha um loan de 10€ e foi vendido em praticamente fracções de 10 cêntimos.

há 9 minutos, johnmx disse:

Cá para mim deve ser o I&A.

Os AI do SM não serão de certeza, pois começam nos 1,00 €. Ou são compras manuais, ou os bots criados pelos investidores.

O I&A, foi mais depressa criado para a Mintos vender os loans de caca (taxas baixas, prazos enormes, ou que não pagam juros nos lates) que estão parados no PM, assim permitir à Mintos ganhar mais comissões dos LO e segurar os LO na Mintos (não irem para outras plataformas, por não venderem muitos loans).

Os loans no SM, não rendem comissões à Mintos (no passado a Mintos cobrava 1% aos investidores). A Mintos vai sempre ter interesse em vender os loans que estão no PM para cobrar comissões aos LO, sendo a excepção quando os investidores do I&A querem vender, a Mintos mete esses loans noutro I&A (é um SM privado, que só a Mintos consegue transacionar).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, IceMan1910 disse:

Desculpa mas o facto de se aceitar mais ou menos do que x% de rate, pode não ter nada a ver com a percepção do risco.

No meu caso, eu estou 100% seguro de que tanto pode ir um loaner de 7% ao bigode, como um de 15%, no entanto o que me interessa é diversificação do risco (paises, loaners, tipos, etc...), não quero ter mais do que 1-2% do meu portfolio exposto a uma entidade de forma a que possa recuperar perdas (como podia ser o caso da Aforti) em 1-2 meses. Eu aceito loans de menos de 10% na boa, embora tente comprar a desconto no mercado secundário - todos dos que tenho em carteira com 6/7% foram comprados com 9-10% de yield no secundário.

Isso leva-me a uma diversificação brutal:

image.png.654f6e95d03033eb1f07eef6e8a0bae7.png

Não tendo tempo para fazer trading, nem para investigar os diferentes LOs, sinto-me muito mais seguro a diversificar de forma inteligente tentando maximizar a yield mas não de forma suficiente para penalizar o meu objetivo de minimização da exposição a cada LO.

Cada cabeça, sua sentença.

Eu também privilegio muito a diversificação para a estratégia de Buy&Hold.

A tua carteira na Mintos está muito bem trabalhada, porque não é simples obter uma taxa média de 11,80% para uma carteira tão diversificada e com um prazo médio apenas de 8 meses.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, lowfin disse:

ola,

estive a desmobilizar da iuvo e da grupeer que estao um bocado secas, gostava de reforçar noutra.. alguma sugestão?

a maior % que tenho é na mintos e robocash, por isso preferia um dos outros.. talvez viventor, viainvest, peerberry, twino?

Dessas 4 apenas não invisto na ViaInvest.

Todas têm os seus pros e contras:

..Peerberry: tem LO e mas não tens mercado secundário.

..Viventor: tem LO e mercado secundário. É muito parecida com a Mintos

..Twino: não tem LO mas tem mercado secundário. Em 2018, recuperou alguns dos prejuízos que teve em 2017, pelo que há que estar muito atento a esta plataforma.

Podes ver mais informações sobre essas plataformas e outras em que invisto através deste link:

https://www.guguip2p.com/p2p-platforms-gugui-rating/

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Antonio84Pereira

Update Viventor:

Update regarding Aforti Finance and Aforti Factor

Technical problems in reconciling the outstanding balances between Aforti and Viventor IT systems that caused the delay in payments from Aforti Factor and Aforti Finance has been restored and the two companies are catching up on their regular schedule. We hope to resolve the matter to our investors until the end of next week completely, when all the missing repayments and buyback guarantees will be repaid. All the ongoing payments are executed according to schedule.

Earlier last week our manager has met with Aforti companies' managers in Warsaw where the situation has been clarified and the agreement to restore regular payment flow has been reached.

Viventor is closely monitoring the performance of each of our loan originators on a daily basis in addition to quarterly in depth checks and risk re-evaluation. Currently we do not see any potential threat to our investors from any of them, however we will always act in favour of our investors by taking extra security measures should the need arise.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mais uma palhaçada da mintos. Eu enviei, logo de início, cópias do meu CC para desbloquear a conta. Entretanto agora...

VKeZIwO.png

Impactos disto:

Citação

How does this impact you?

We are committed to providing a safe marketplace and fighting financial crime. Until you answer the questions, we need to limit what you can do with your account.

You can’t buy or sell loans
    Your Auto Invest and Invest & Access portfolios will stop investing, and you can’t change them or create new ones
    You can’t withdraw money from your account

Ou seja, congelam a conta.

E como se sai disto? Forçosamente ou usando uma webcamera ou correndo uma aplicação web no smartphone (chrome only!) para fotografar o CC ou passaport, e submeter as imagens a uma 3a empresa (Veriff).

E isto sem pre-aviso ou hipótese de backout. Muito mau. Fica o aviso.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    28 minutes ago, CDCD said:

Mais uma palhaçada da mintos. Eu enviei, logo de início, cópias do meu CC para desbloquear a conta. Entretanto agora...

VKeZIwO.png

Impactos disto:

Ou seja, congelam a conta.

E como se sai disto? Forçosamente ou usando uma webcamera ou correndo uma aplicação web no smartphone (chrome only!) para fotografar o CC ou passaport, e submeter as imagens a uma 3a empresa (Veriff).

E isto sem pre-aviso ou hipótese de backout. Muito mau. Fica o aviso.

A avaliar pelo que se vai comentando noutros foruns, parece que existe uma leva de contas bloqueadas na Mintos, e com pouca relação com os montante investidos.

Ou estão a exagerar nisto do AML, ou estão a ser apertados para o fazer,  ou ainda, podem estar a usar isto para retardar retiradas em época de juros baixos.

Que a coisa é chata, é! Porque a sua bela descrição, bloqueiam a conta e vão pedindo documentação, que em alguns casos que já li me parece abusiva e capaz de conter informação confidencial, que ninguem gosta de partilhar muito menos com entidades que mal se conhecem.

Editado por Harvester
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Harvester disse:

A avaliar pelo que se vai comentando noutros foruns, parece que existe uma leva de contas bloqueadas na Mintos, e com pouca relação com os montante investidos.

Ou estão a exagerar nisto do AML, ou estão a ser apertados para o fazer,  ou ainda, podem estar a usar isto para retardar retiradas em época de juros baixos.

Que a coisa é chata, é! Porque a sua bela descrição, bloqueiam a conta e vão pedindo documentação, que em alguns casos que já li me parece abusiva e capaz de conter informação confidencial, que ninguem gosta de partilhar muito menos com entidades que mal se conhecem.

pergunto-me se será algo da Licença e-money que pediram , alguma obrigação ? os outros casos que conheço são montantes elevados e pessoal que investia em Cryptos , de qq maneira se me acontecesse a mim tb ficava "pissed"

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Antonio84Pereira disse:

Update Viventor:

Update regarding Aforti Finance and Aforti Factor

Technical problems in reconciling the outstanding balances between Aforti and Viventor IT systems that caused the delay in payments from Aforti Factor and Aforti Finance has been restored and the two companies are catching up on their regular schedule. We hope to resolve the matter to our investors until the end of next week completely, when all the missing repayments and buyback guarantees will be repaid. All the ongoing payments are executed according to schedule.

Earlier last week our manager has met with Aforti companies' managers in Warsaw where the situation has been clarified and the agreement to restore regular payment flow has been reached. 

Viventor is closely monitoring the performance of each of our loan originators on a daily basis in addition to quarterly in depth checks and risk re-evaluation. Currently we do not see any potential threat to our investors from any of them, however we will always act in favour of our investors by taking extra security measures should the need arise. 

Parece que há investidores que não recebem o email , continuam os descontos... lá se perdeu a confiança ...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 horas, lowfin disse:

ola,

estive a desmobilizar da iuvo e da grupeer que estao um bocado secas, gostava de reforçar noutra.. alguma sugestão?

a maior % que tenho é na mintos e robocash, por isso preferia um dos outros.. talvez viventor, viainvest, peerberry, twino?

Mais uma sugestão

A 06/08/2019 às 11:53, Henrique Ribeiro disse:

Com o mesmo objetivo que tu, diversificar, estou a experimentar a Bondster: diversificação de plataforma e diversificação geográfica (plataforma da República Checa).

Nesta plataforma há alguns LO que também estão na Mintos, pelo que deixei de investir nesses LO na Mintos e estou a investir na Bondster: Lime e Kviku. Nestes dois casos podemos utilizar a informação sobre estes dois LO que temos para a Mintos.

Estou a investir apenas em loans com 13%: 

- em short-term loans (0-2 meses) da Lime-South Africa, Lime-Poland, TezLombard-Kazakhstan e Net Gotowka-Poland;

- loans a 5-6 meses da Kviku-Russia;

- loans a 12 m da Mikrokasa-Poland;

- no caso da Stikcredit-Bulgaria surgem loans de 13% e, de vez em quando, promoções de até 15% (de 6 a 12 meses);

Há ainda outros loans de outros LO com juros de 12%. 

Todos têm BBG. No caso dos loans até 2 meses há uma penalty fee pelo periodo de late, com uma taxa diária anualiazada igual aos juros do loan. No caso dos loans com maior duração, há um pagamento mensal ou quinzenal, correspondente aos juros+amortização parcial do empréstimo (tipo crédito à habitação). Em caso de late e BBG, recebemos os juros "atrasados" do período. O mais curioso, é que nas FAQ da plataforma não se percebe muito bem se se recebe juros dos "lates" em caso de ativação do BBG. 

Até ao momento estou satisfeito, sobretudo com o rendimento obtido.

Também têm um programa de referral, com um bónus de 1% do investido nos primeiros 3 meses. Se usares o "promo code 06010" durante o registo, tens o bónus de 1% do investido nos primeiros 3 meses e eu beberei umas minis.

https://www.bondster.com/en

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    9 hours ago, lowfin said:

ola,

estive a desmobilizar da iuvo e da grupeer que estao um bocado secas, gostava de reforçar noutra..

A Grupeer seca? Não me parece. Pouca diversificação talvez, mas seca, está longe disso. Quem me dera ter bomba para poder seca-la.

39 minutes ago, Nesspc said:

Parece que há investidores que não recebem o email , continuam os descontos... lá se perdeu a confiança ... 

Se a Aforti voltar a colocar novos loans talvez a confiança se recupere, caso contrário... acho que vou ficar com os meus (só Mintos, não estou na Viventor) até a maturidade, não me apetece vendê-los com desconto.

Editado por Harvester
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Harvester disse:

Por um lado o pessoal queixa-se que é o faroeste e tal e gostavam de sentir maior segurança, o que é que acham que vem com mais regulação? ?

A regulação trará, entre outras coisas, um maior controlo sobre a origem e quem detém os capitais que são colocados nas plataformas e a mintos está mais uma vez na linha da frente. Passei por isto há cerca de 2 meses e resolveu-se em cerca de 24h.(aliás, mal fiz a verificação fiquei logo com a conta desbloqueada).

O pessoal das cryptos pode ser mais difícil, desconheço o que aí pode vir para essa área mas as entidades oficiais estão com muita vontade de controlar quem anda por aí.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 24 minutos, Tiga18 disse:

Alguém investe na bulkestate? pelo que percebi os juros são pagos apenas no final do empréstimo, apesar das taxas de juro serem superiores ás outras plataformas. recomendam?

Eu já invisto com eles há cerca de 1 ano e é das minhas plataformas favoritas. Tal como todas as plataformas do imobiliário, devem-se seleccionar criteriosamente os projectos a investir.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

congelamento da conta mintos?

Ja me pediram documentação mais exaustiva , incluindo  prova de rendimentos, depois de questionar tal ação, mais para ver como respondiam, que a resposta em si já esperada.(requisitos de informação aos bancos ao abrigo de legislação anti lavagem de dinheiro), fil-o. Mas a abordagem inicial foi mais cordial, uma ameaça congelamento sem aviso previo não acho admissível.

Quanto á mintos foi onde tive um valor mais elevado, mas não tive esses precalços.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    20 minutes ago, Nuno Silva said:

Por um lado o pessoal queixa-se que é o faroeste e tal e gostavam de sentir maior segurança, o que é que acham que vem com mais regulação? ?

A regulação trará, entre outras coisas, um maior controlo sobre a origem e quem detém os capitais que são colocados nas plataformas e a mintos está mais uma vez na linha da frente. Passei por isto há cerca de 2 meses e resolveu-se em cerca de 24h.(aliás, mal fiz a verificação fiquei logo com a conta desbloqueada).

O pessoal das cryptos pode ser mais difícil, desconheço o que aí pode vir para essa área mas as entidades oficiais estão com muita vontade de controlar quem anda por aí.

Estás a falar daquela verificação simples, copia do ID, fotografia, ou algo mais complexo?

Alguma vez o teu banco te pediu provas da origem dos capitais?

Eu não tenho qualquer problema com justificar a origem dos capitais,  o que não gosto é de eventualmente ter de dar informações confidenciais a entidades que nem sei quem são, e que credibilidade têm.

Editado por Harvester
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, Harvester disse:

Estás a falar daquela verificação simples, copia do ID, fotografia, ou algo mais complexo?

Alguma vez o teu banco te pediu provas da origem dos capitais?

Já é um processo automatizado com foto live do doc de identificação seguida de selfie. (Tipo o que faz o revolut, por ex)

Quanto a bancos, não tenho capital suficiente para me chatearem, mas o meu caro amigo não tem que entregar um comprovativo de profissão quando abre a conta? Serve exactamente para isso.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 40 minutos, Nuno Silva disse:

Já é um processo automatizado com foto live do doc de identificação seguida de selfie. (Tipo o que faz o revolut, por ex)

Quanto a bancos, não tenho capital suficiente para me chatearem, mas o meu caro amigo não tem que entregar um comprovativo de profissão quando abre a conta? Serve exactamente para isso.

Como será com as meninas da rua? Não poderão ter contas bancárias? Não será discriminação? :P

E se for um investidor profissional por conta própria? Isso nem tem profissão definida na legislação.

O curioso é que bancos na Alemanha e no RU permitem abrir contas bancárias, via online, sem pedir esses comprovativos de profissão, mesmo para não residentes-fiscais. Em Portugal, gostamos de ser mais papistas que o Papa. A AT Portuguesa já tem mais poderes de fiscalização sobre os particulares e empresas do que em Países mais desenvolvidos da UE. Ainda hoje foi promulgada pelo Marcelo, a legislação fiscal conhecida como "Big Brother Fiscal"...

Editado por Rick Lusitano
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, Rick Lusitano disse:

Como será com as meninas da rua? Não poderão ter contas bancárias? Não será discriminação? :P

O curioso é que bancos na Alemanha e no RU permitem abrir contas bancárias, via online, sem pedir esses comprovativos de profissão, mesmo para não residentes-fiscais. Em Portugal, gostamos de ser mais papistas que o Papa. A AT Portuguesa já tem mais poderes de fiscalização sobre os particulares e empresas do que em Países mais desenvolvidos da UE. Ainda hoje foi promulgada pelo Marcelo, a legislação fiscal conhecida como "Big Brother Fiscal"...

Conheço bem essa “concorrência desleal” que existe hoje com vários bancos a operar no mesmo espaço com regras completamente diferentes(ex: revolut ou n26 em portugal com regras completamente diferentes dos bancos nacionais)

De qualquer maneira, se cair no radar do compliance do revolut, também vai perceber que a malha está apertada para todos, o que o revolut facilita é a entrada. ? Em Portugal, o controlo começa logo quando se abre a conta.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Nuno Silva disse:

Eu já invisto com eles há cerca de 1 ano e é das minhas plataformas favoritas. Tal como todas as plataformas do imobiliário, devem-se seleccionar criteriosamente os projectos a investir.

Tenho ideia de que tem poucos investimentos. Por mês +ou- qual o numero?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites