Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• P2P - Tópico Geral

Cardoso24

Recommended Posts

• Respostas 10,5k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Rick Lusitano

1796

• Nesspc

858

• Harvester

492

• Patanisca

413

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Excelente post. Em alguns comentários parece que a culpa da Envestio e Kuetzal terem indo ao charco foram os levantamentos, incluindo as saídas antecipadas. A culpa é só das plataformas, umas por

Fechando o ano de 2019, penso que foi bastante positivo para mim no meu próprio Fundo de Sucateiro P2P Aqui ficam alguns valores nomeadamente em p2p retorno vs risco Notas : 2018 apen

Sim, as coisas impossíveis ao ser humano que já vi acontecer em mim e já vi em outras pessoas provaram sem sombra de dúvida que Deus existe e se torna galardoador daqueles que o buscam. Em Genesi

Posted Images

Rick Lusitano
    há 57 minutos, Nuno Silva disse:

Entre os AIs mal configurados e o Invest&access, vendo diariamente loans piores que outros que estão no primary market.

Já são mais de 170k utilizadores, tem que haver de todos os tipos e, enfim, “ignorance is bliss”!?

Me 2. Todos os dias vendo loans no SM com taxas de juros inferiores aos loans vendidos no PM, do mesmo LO e prazos semelhantes, mesmo em Current. Às vezes com 2% de diferença.

Deve existir muitos investidores que criam os AI e não fazem o acompanhamento da plataforma. É "AI & forget".

Até podem não fazerem investimentos manuais e gestão activa, mas devem pelo menos ver a plataforma uma vez por semana, e alterar os AI consoante as mudanças. A Mintos até manda email com um resumo diário dos novos loans lançados, já dá ter uma ideia dos mercados. Em 5 minutos diários já dá para fazer a vigilância da carteira (é o tempo de fumar 1 cigarro ou tomar 1 café).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 58 minutos, CDCD disse:

Estive a ouvir a entrevista do p2p milionário a outro blogger - os links estão publicados na página dele - e achei alguns pontos interessantes.

O "milionário" fala brevemente da sua carreira. Explica que teve a oportunidade de ir à China ajudar um empresário (provavelmente inglês) que andava a ser enganado pelos locais - e acabou por obter o património que tem na sequência disso. Não disse, mas deve andar pelos 30 e poucos.

Diz ter uma alocação 50% mercados, 50% p2ps.

Nos mercados usa a estratégia 3-funds de ETFs, mas com 50% stocks e 50% obrigações soberanas - porque espera uma crise de mercados em breve, em que as obrigações resistirão melhor.

Dentro dos p2ps, 75% é mintos. O xirr global anda nos 12%, entre as várias plataformas.

Abordaram mais temas, muitos na sequência do que se fala aqui: risco, diversificação, critérios de investimento, etc.

Enfim, para quem está nestas andanças tem o seu interesse.

Pelo discurso do Sterling no seu blog, fiquei com a sensação que ele tem formação financeira ou trabalha/trabalhou no mundo das finanças.

Crises irão sempre acontecer, não se consegue é a data com precisão. Mas sim, há sinais evidentes de abrandamento económico mundial, mas Crises como aconteceu em 2007, ainda vai demorar.

Essa estratégia de 3 ETFs, deve ser 1 "Lazy Portfolio".

Conseguiste saber mais alguma coisa da Dinero Strategy?

há 7 horas, CDCD disse:

Por falar nisto, nunca mais houve notícias da experiência 10k na dinero do p2p milionário? Não encontrei nada... Essa é que teria bastante interesse! 

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

1 hour ago, Rick Lusitano said:

Deve existir muitos investidores que criam os AI e não fazem o acompanhamento da plataforma. É "AI & forget".

A coisa durou para aí uns dois meses... à noite, assim que a Mintos começava a lançar em conta as recompras ou ganhos do dia, e portanto as contas começavam a ter cash, comprava loans no PM de um determinado LO e colocava-os à venda com prémio de 0.2% (claro que experimentei 0.3%), pouquinhos de cada vez, uns dias mais quantidade outros menos, mas saíam de imediato,  possivelmente até esgotar o cash disponível. A explicação mais lógica parece-me ser um (digo um, porque não comprava segunda vez do mesmo loan) AI do SM que terá sido configurado em determinada altura e depois não foi ajustado. A brincadeira dava algum trabalho, mas até me divertia, e sempre dava uns euritos extra por dia. Cheguei a pensar que estava perante um esquema qualquer que não entendia, porque tinha dias que vendia 700, 800€ assim, e uma conta para libertar diáriamente quantias desssa ordem já tem de ser de um valor significativo, supostamente não de um principiante que deixa AI's sem ajuste durante meses, mas sei lá.

Subitamente deixou de dar, ou porque o AI foi ajustado, ou devido as alterações na Mintos relativas à execução dos AI (o que se tem referido como problemas com os AI), pois foi mais ou menos na altura que se começou a falar dos problemas com a execução de AI's que acabou esta brincadeia diária.

Editado por Harvester
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 23 minutos, Rick Lusitano disse:

Pelo discurso do Sterling no seu blog, fiquei com a sensação que ele tem formação financeira ou trabalha/trabalhou no mundo das finanças.

Crises irão sempre acontecer, não se consegue é a data com precisão. Mas sim, há sinais evidentes de abrandamento económico mundial, mas Crises como aconteceu em 2007, ainda vai demorar.

Essa estratégia de 3 ETFs, deve ser 1 "Lazy Portfolio".

Conseguiste saber mais alguma coisa da Dinero Strategy?

Sim, ele disse na entrevista que tirou um curso na área financeira, mas não revelou qual nem onde o tirou - apenas que foi no Reino Unido -, apesar do entrevistador ter questionado esta última parte. Em 2009 estava a acabá-lo, portanto deve ter pouco mais de 30 agora, mais coisa menos coisa.

Da estratégia dinero não falaram, só vagamente no clube 10k.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 19 minutos, Harvester disse:

A coisa durou para aí uns dois meses... à noite, assim que a Mintos começava a lançar em conta as recompras ou ganhos do dia, e portanto as contas começavam a ter cash, comprava loans no PM de um determinado LO e colocava-os à venda com prémio de 0.2% (claro que experimentei 0.3%), pouquinhos de cada vez, uns dias mais quantidade outros menos, mas saíam de imediato,  possivelmente até esgotar o cash disponível. A explicação mais lógica parece-me ser um (digo um, porque não comprava segunda vez do mesmo loan) AI do SM que terá sido configurado em determinada altura e depois não foi ajustado. A brincadeira dava algum trabalho, mas até me divertia, e sempre dava uns euritos extra por dia. Cheguei a pensar que estava perante um esquema qualquer que não entendia, porque tinha dias que vendia 700, 800€ assim, e uma conta para libertar diáriamente quantias desssa ordem já tem de ser de um valor significativo, supostamente não de um principiante que deixa AI's sem ajuste durante meses, mas sei lá.

Subitamente deixou de dar, ou porque o AI foi ajustado, ou devido as alterações na Mintos relativas à execução dos AI (o que se tem referido como problemas com os AI), pois foi mais ou menos na altura que se começou a falar dos problemas com a execução de AI's que acabou esta brincadeia diária.

Como disse o nesspc há uns tempos, a mintos foi vítima do seu sucesso, e/ou não terem antecipado correctamente o impacto do I&A na plataforma. Eu acabei por reduzir em 50% o valor que lá tinha e alocar uma parte ao I&A, caso contrário andava sempre com cashdrag. Além disto, costumo ter uma reserva para "brincar" - através do Set the limit of minimum funds in the account - e faço coisas parecidas com o que descreveste: compro algumas coisas no secundário, faço algumas vendas - mas nunca a premium. Vai-se escoando ao longo do dia, mas de facto aquele boom de compras deixou de existir. Os plafonds também não duram sempre, mesmo em AIs mais descuidados deve haver um portofolio size qualquer definido que se acaba por preencher.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Normalmente invisto sempre em Manual, mas deixo sempre a tal reserva para oportunidades que possam surgir.

Tenho AI's, quase um por LO, mas de modo geral estão configurados para pescar excepções. Ajusto-os ou ativo / desactivo quase todos os dias. Últimamente não tem sido muito util esta tática com os AI's, mas há algum tempo atrás era comum LO's como a Varks, lançarem durante o dia pequenos lotes de loans a taxas ligeiramente superiores ao grosso dos loans lançados no dia, e era estes que queria pescar com os AI.

Experiências estou sempre a fazer (isso é outro bichinho meu), foi assim que por acaso apanhei a que descrevi no post anterior. Imagino as que o nesspc  já deve ter apanhado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Vidolz disse:

Parece que a festa dos loans a 15% já acabou, tenho o AI a 14% de mínimo e já vou com cashdrag de 500 paus =(

como sabes no verão temos sempre essas redução de taxas dos vários LO, mas mantenho sempre a estratégia de diversificação e por essa razão investindo neste momento com taxas mais baixas. Tenho por norma invistir manualmente, mas tenho varios AI's que são activados quando não tenho disponibilidade por 2 ou 3 dias para ir à plataforma.

O que me interessa é as contas finais a 31 Dez de cada ano, que no caso da Mintos foi 12,83% em 2018.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 6 minutos, CDCD disse:

Mais uma plataforma em php. Parece ser a tecnologia dominante nesta área.

Dando uma olhada rápida:

mintos  php
    grupeer php
    robo.cash php
    lenndy php
    estateguru.co java

Desde que funcionem bem :)

Geeks... A falar ITês :P

A Mintos também tem JavaScript. ;)

E o MS-DOS já ninguém usa? :P

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    P2P Money Maker
    há 23 minutos, Rick Lusitano disse:

Se calhar, também podíamos criar uma plataforma P2P:

Baseia-se na Estónia,

Arranja-se umas fotos de uma loira dos Bálticos para CEO

A nível de Web Design, usa-se um template de Wordpress

Cria-se uns fake loans e números para dizer que já temos vários investidores e loans já financiados (Loans a usar: Business. Real Estate, Crypto Mining, Energy)

Depois é só fazer o rollover do dinheiro (Ponzi)

:P

Tantas, mas tantas a fazer isto...

Cuidado pessoal .

Editado por P2P Money Maker
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, Vidolz disse:

Aconselho o Binance, se quiseres arranjo-te link.

registei nessa , mas ainda é deveras muita confusão de mercados, ando há acompanhar há umas semanas , até para transferir dinheiro são um frete e confusão os outros mercados muito mais simples. Pelo que vejo na Binance se tiveres a conta em BNB pagas menos fees correcto ! isso trás depreciação da conta em relação aos BTC . podes mandar o link não sei se ainda vai a tempo... 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 19 minutos, Nesspc disse:

registei nessa , mas ainda é deveras muita confusão de mercados, ando há acompanhar há umas semanas , até para transferir dinheiro são um frete e confusão os outros mercados muito mais simples. Pelo que vejo na Binance se tiveres a conta em BNB pagas menos fees correcto ! isso trás depreciação da conta em relação aos BTC . podes mandar o link não sei se ainda vai a tempo... 

No meu caso apenas transferi crypto das minhas wallets para lá, não comprei nada.

BNB é a currency deles, antes de começares a fazer trading lá convém pagares as fees com essa currency, poupas muito.

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, Nesspc disse:

novo cogumelo no campo !!! +- 19% Avg. interest rate

https://wisefund.eu/en/

Pessoal das Crypto que plataformas usam por aqui ?? o que compensa mais de fees ?? ando a ver a Binance e a Coinbase !!!

Tens essas mas usa a CB-Pro ;) a Coinbase é para “amadores” (as taxas são muito elevadas, nem sequer tens trailing stops, etc)

A Binance é a melhor pelo número ilimitado de opções que oferece.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 minutos, Cardoso24 disse:

Tens essas mas usa a CB-Pro ;) a Coinbase é para “amadores” (as taxas são muito elevadas, nem sequer tens trailing stops, etc)

A Binance é a melhor pelo número ilimitado de opções que oferece.

transferi para a Binance, vou explorar isto bem têm mesmo muita opção, há uns meses acompanho as crypto sempre a evitar, mas como já tenho saudades de perder dinheiro deixa lá ir fazer aqui umas compras :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, Nesspc disse:

transferi para a Binance, vou explorar isto bem têm mesmo muita opção, há uns meses acompanho as crypto sempre a evitar, mas como já tenho saudades de perder dinheiro deixa lá ir fazer aqui umas compras :)

Não vais nada perder dinheiro, volatilidade é tua amiga ?

Boa escolha a Binance mas gosto muito da CB-Pro, pelo menos para fazer hold :) 

*Short time ? 

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 09/08/2019 às 15:56, Rick Lusitano disse:

Só 0.04 EUR!!! Grandes xxxulos. Com as enormes quedas no Oil desde semana passada...

Mesmo com o Forex, o Brent perdeu quase 7% desde 6ª feira.

Se comprarmos a 1,50 EUR/litro, a tirar 7%, seria uma descida 0,105 EUR/litro. Quem come a diferença?!

Desde o preço do barril até ao preço final do produto refinado vão diferenças gigantes.

O produto refinado depende em menos de 20% do preço do barril.

Coisas bem mais importantes para o preço são:

- Impostos (ISP, IVA)

- Custo de refinar o crude (aditivos, ...)

- Custo de mão de obra para a refinação

- Custos de transporte (por exemplo agora vamos ter um aumento de 200 euros para todos os camionistas de transportes perigosos)

- Custos de bombas de gasolina, etc.. (sendo que nestes últimos anos tem existido um aumento das mesmas... vá-se lá saber porquê, sendo que é um negocio com margens super baixas e sem futuro).

etc...

Não se esqueçam também do euro/dollar. É fundamental nos preços e às vezes a variação em dollar não é a variação em euros.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 10/08/2019 às 12:59, Rick Lusitano disse:

A Mogo que tem accionistas em comum com a Mintos, a Mintos atribui um Rating de A (o 2º mais alto, acima desse rating só o A+, que nenhum LO tem):

https://www.mintos.com/en/loan-originators/mogo/#general

Agora vejamos na "vida real", o que uma entidade especializada em Ratings e mais independente (as agências são pagas pelas entidades que avaliam, pelo que existem conflitos de interesse), a Fitch (uma das 3 maiores agências de Ratings) disse recentemente sobre a Mogo:

https://www.fitchratings.com/site/pr/10083478

A Mogo obteve da Fitch um Rating de B- ("Highly speculative", mais conhecido como Junk Bonds ou Lixo), o 16° numa escala de 24 níveis de Ratings da Fitch:

https://en.wikipedia.org/wiki/Credit_rating

https://www.investopedia.com/terms/c/creditrating.asp

E a Mogo é 1 dos 2 LO na Mintos com melhor Rating atribuído pela Mintos (o outro é a 1pm), e tem a vantagem de serem loans com colateral, os carros (que não têm muito valor, pois são carros usados e com vários anos). Agora vejam os riscos dos LO com loans sem colateral.

Sugiro a leitura da análise da Fitch, para perceber a natureza deste tipo de empréstimos (e investimento).

A questão aqui é que todos os loan originators que estão na Mintos, Iuvo, Viventor, etc.. são junk bonds. Todos. Ou o que a Fitch considera "Highly Speculative".

Se não o fossem podiam ir ao mercado buscar obrigações a 4%, 5% como vão as SICs e as TAPs deste mundo. O facto de terem que pagar 10, 11, .. 16%! por divida revela o quão fracas são essas empresas.

Por isso dizer que na Mintos um A seria um B- na Fitch é simplesmente indicar que o inicio da escala das empresas que estão nas plataformas p2p começa no nivel lixo. Mas isso já sabiamos todos :) O que a mintos quer dizer é que a Mogo é menos arriscada do que por exemplo uma Dinero (concordo).

Isto (e ainda mais com a situação recente da Aforti), apenas alerta os menos atentos que é mais fácil ter boa yield no longo prazo (vamos imaginar a 10 anos) na mintos, diversificando por todos os loaners mesmo que alguns tenham taxas a 10%, 9%, do que tentar maximizar a yield e eventualmente ter azar e ficar com 1 ano de prejuizo caso a diversificação seja má.

No meu caso tenho cerca de 250 euros na Aforti (entre Mintos e Viventor) e em 1 mes e meio consigo recuperar esse valor.

Cumprimentos,

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    P2P Money Maker
    há 7 horas, IceMan1910 disse:

Por isso dizer que na Mintos um A seria um B- na Fitch é simplesmente indicar que o inicio da escala das empresas que estão nas plataformas p2p começa no nivel lixo. Mas isso já sabiamos todos :) O que a mintos quer dizer é que a Mogo é menos arriscada do que por exemplo uma Dinero (concordo).

Nada que não tenhamos visto já. Estruturação da dívida em tranches para parecer um produto mais interessante (menos arriscado). Credit default swaps, anyone?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites