Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• P2P - Tópico Geral

Cardoso24

Recommended Posts

Rick Lusitano
    há 6 minutos, ZePAG disse:

O mercado secundário está carregado de Id Finance com 0.4 e 0.5% de desconto, a maioria com 10% de taxa. Adquiri alguns mas tenho tido alguma dificuldade em livrar-me deles. Não que me deixe preocupado mas pareceu-me que poderiam ser mais atractivos.

Alguma coisa em particular que esteja a escapar?

Ainda ontem à noite falei de algo parecido:

há 12 horas, Rick Lusitano disse:

Um big player também pode fazer jogadas, coloca umas centenas de loans com um desconto fora do normal só de um LO no SM, por exemplo, -0,5% em XXXX, os outros investidores ficam com receio que alguém tem inside information e começa o panic sell.

A seguir o big player começa a comprar os loans dos outros investidores com desconto.

No fim, perdeu nos seus loans vendidos com desconto e depois compensa com a compra de loans de outros investidores com descontos.

Nos mercados financeiros, há varias situações dessas, vender/shortar para provocar quedas para depois comprar mais barato e ganhar dinheiro assim, com as emoções dos investidores, principalmente em ações com pouca liquidez em que é mais fácil provocar grandes oscilações.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 10,5k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Rick Lusitano

1796

• Nesspc

858

• Harvester

492

• Patanisca

413

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Excelente post. Em alguns comentários parece que a culpa da Envestio e Kuetzal terem indo ao charco foram os levantamentos, incluindo as saídas antecipadas. A culpa é só das plataformas, umas por

Fechando o ano de 2019, penso que foi bastante positivo para mim no meu próprio Fundo de Sucateiro P2P Aqui ficam alguns valores nomeadamente em p2p retorno vs risco Notas : 2018 apen

Sim, as coisas impossíveis ao ser humano que já vi acontecer em mim e já vi em outras pessoas provaram sem sombra de dúvida que Deus existe e se torna galardoador daqueles que o buscam. Em Genesi

Posted Images

Bom dia,

Quanto à aforty tenho pendente 60 euros na Viventor.

Concordo com o patanisca, apesar de ser muito desagradável perder dinheiro, o certo é que tal faz parte das p2p.

2 milhões na mintos parece muito, contudo é pouco mais de 1% do valor atual na mintos, e é quanto os investidores na mintos ganham de juros em cerca de 2 semanas.

Se os investidores fizerem uma boa diversificação as perdas só são maiores que os juros recebidos caso tenham entrado há pouco tempo nas p2p.

Um caso destes de vez em quando, o último na mintos foi há 2 anos, não pme parece preocupante. O problema ocorrerá quando tivermos uma crise e os problemas com originadores multiplicarem-se.

De todo o modo este caso é sempre um alerta para todos temos cuidado, eu vou ser mais rigoroso na diversificação.

No último cashback da Mintos para os aproveitar acabei por ficar com 50% do meu portfólio em cada um dos 2 originadores. De todo o modo, a minha ideia era depois reduzir cada um para o máximo de 15%, e foi o que já fiz com vendas com desconto. Globalmente compensou, mas corri o risco de ter ocorrido um problema destes. Se calhar o risco e o trabalho não compensaram o ganho, pelo que na próxima devo ter mais cuidado.

h

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano

Só por curiosidade, os piores LO em Short-term Loans na Mintos ( <50% Current ) :

• Credistar Poland = 19.3% 
    • Dineria = 20.6%
    • Dozarplati = 22.0%
    • EcoFinance = 36.4%
    • Credistar Spain = 37.5%
    • Cashwagon Indonesia = 40.4%
    • Creamfinance Poland = 44.6%
    • Tengo = 49.5%

https://www.mintos.com/en/statistics/

Nos 8 LO acima, 2 são da Polónia e 2 são da Rússia.

O tipo de Loans com LO com os piores níveis de pagamento são os Short-term Loans (não me refiro ao total do tipo de loans, mas sim a LO).

Nota: A % de Current/Grace/Late Periods na página das Statistics da Mintos depende muito dos LO estarem constantemente a colocar loans na Mintos, se os LO não colocarem loans suficientes, os loans antigos vão sendo pagos, sobrando poucos loans em Current e todos os loans em Graces e Lates Periods.

Editado por Rick Lusitano
    (Correcção de typos)
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano

Em Personal Loans, os LO com < 50% em Current:

• Dziesiatka Finanse = 34.9%

Mais 1 LO na Polónia.

Em Business Loans, os LO com < 50% em Current:

• Mikro Kapital Russia = 42.1%

Mais 1 LO na Russia.

Nos restantes tipos de loans na Mintos, os LO com BB estão acima dos 50% em Current.

A Aforti (Polónia) por comparação tem 57.2% em Current (apenas Business Loans na Mintos).

Este post e o meu post anterior referem-se apenas a LO na categoria de loans com BB.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

no meu caso, fui curiosamente apanhado nos dois incidentes:

- no dia anterior ao "congelamento" da Satchelpay fiz uma transferência para a Grupeer para a conta deles nessa mesma entidade. de momento, o meu dinheiro está no limbo...

então, segundo a Grupeer, ou eventualmente vou receber a devolução através da própria Satchel ou a situação deles resolve-se com o banco da lituânia, pelo menos temporariamente, então, o dinheiro é creditado na conta da Grupeer e posteriormente na minha conta de cliente.

bom, eu acredito que é possível que aconteça uma terceira situação, que será eu perder o guito. não é muito, são 300 euros. mas já fiz transferências para lá de alguns milhares noutras alturas e pensava fazer mais uma dentro de umas semanas. o acontecido coloca na balança um potencial risco que o investidor pode correr, que sinceramente não tinha previsto, que acontece na viagem do dinheiro para as plataformas e eventualmente, das plataformas para nós...

- quanto às Afortis, só tenho investimentos deles na Viventor, mas somados rondam os 2700 euros. mas não vou fazer nada a não ser esperar, não vou entrar numa de vender com grandes descontos, não falta disso por lá neste momento.

nós aprendemos pouco com as vitórias e muito com as derrotas. tudo isto faz parte da vida de investidor...

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 minutos, Rick Lusitano disse:

Total = 10 LO com loans BB <50% Current. 3 são da Polónia e 3 são da Rússia (restantes 4 LO são de 4 países diferentes).

E sempre lhes podemos somar a Kuki (Polónia) e a Metrokredit (Russia) que nunca tiveram "grandes contas"...

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 5 minutos, Henrique Ribeiro disse:

E sempre lhes podemos somar a Kuki (Polónia) e a Metrokredit (Russia) que nunca tiveram "grandes contas"...

Por acaso, estava espera de os apanhar, mas como eles estão sempre a lançar novos loans (milhões de EUR) na Mintos, acaba por aumentar a % em Current e diminuir a % em Graces/Lates Period.

Short-term Loans na Mintos:

• Kuki.pl = 72.7%
    • Metrokredit = 66.3%

Editado por Rick Lusitano
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 2 minutos, jon.piu disse:

O threshold de 50% de empréstimos em current é um valor arbitrário, ou foi baseado nalgum cálculo?

Apenas fui ver os piores LO com loans BB. Pus o "limite" nos 50% Current, podia ter colocado mais acima ou mais abaixo.

Usei os dados da Mintos na página "Statistics":

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    38 minutes ago, Henrique Ribeiro said:

Comunicado da Debitum Network... uma bela duma alfinetada na Mintos e na Viventor.

Dear Debitum Network community,

Please be aware that on the 25th of July, all Aforti Finance assets were removed from Debitum Network and the entire invested amount plus due interest were bought back. We have come to this decision as a result of a thorough investigation of Aforti Finance financial situation while doing the 1st and 2nd quarter follow-up due diligence process. We didn’t wait until investors possibly got stuck with unpaid repayments and nervously wait for the situation to resolve itself. We wanted to protect investors’ funds and decided to act proactively.

Our risk management team did a thorough analysis of the financial data provided by Aforti Finance and had a number of important questions to ask. Correspondence between teams lasted more than a month and as some of the important questions were not answered or were answered vaguely, we decided to suspend offering Aforti assets for investment. 

Our collaboration and partnership agreement with Aforti Finance still stand. We are going to review their data for the next quarter, and if the previous worrying questions are solved we will resume accepting their assets on our platform. For the time being, no more assets from Aforti Finance will be uploaded on Debitum Network until our risk management team ensures us otherwise. 

We, at Debitum Network, always look ahead and try to avoid the risks before they arise or worse, get out of control. We have a very strong risk management team and a thorough due diligence process, which should help you stay calm with your investments and security of funds. We might be too cautious, but better safe than sorry. Thank you for your trust in Debitum Network. 

Best regards,

Debitum Network team

Esta seria a atitude que se esperaria da "grande" Mintos...

Cada um julgará por si, e premiará ou penalizará quem achar que merece. Na falta de regulamentação, se não forem as plataformas a imporem a si próprias  critérios de proteção aos investidores mais rigorosos (mesmo que a custo de taxas de juro muito mais baixas) este negócio das P2P (que em principio se dirigia aos pequenos investidores, vulgo gente comum) em breve ruirá como um baralho de cartas.

Infelizmente o mais provável é que a ganância prevaleça.

Editado por Harvester
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Concerteza. Se esquecer-mos que consumimos mais do que o planeta consegue regenerar, se esquecer-mos que a poluição do ar afecta já o sistema respiratório de muitas das nossas crianças, se esquecer-mos as alterações climáticas, funciona! :)

Editado por Harvester
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Vidolz disse:

Então, sempre vou perder os meus 300 euritos?

Temos novidades sempre esta situação dramática?

Preciso calma, ainda hoje transferi dinheiro para a Viventor para comprar bem mais, na prática houve um atraso de pagamento nada mais ainda ...

A Aforti Finance uma que está com atrasos é "garantida" pela Aforti Holding, somente se todo o grupo colapsar deve haver perdas..

Editado por Nesspc
    .
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

pelo que vi , recompraram tudo " entire invested amount plus due interest were bought back "

se cumpriram com a Debitum, não vejo porque não vão cumprir com as restantes

há 1 hora, Henrique Ribeiro disse:

Comunicado da Debitum Network... uma bela duma alfinetada na Mintos e na Viventor.

Dear Debitum Network community,

Please be aware that on the 25th of July, all Aforti Finance assets were removed from Debitum Network and the entire invested amount plus due interest were bought back. We have come to this decision as a result of a thorough investigation of Aforti Finance financial situation while doing the 1st and 2nd quarter follow-up due diligence process. We didn’t wait until investors possibly got stuck with unpaid repayments and nervously wait for the situation to resolve itself. We wanted to protect investors’ funds and decided to act proactively.

Our risk management team did a thorough analysis of the financial data provided by Aforti Finance and had a number of important questions to ask. Correspondence between teams lasted more than a month and as some of the important questions were not answered or were answered vaguely, we decided to suspend offering Aforti assets for investment. 

Our collaboration and partnership agreement with Aforti Finance still stand. We are going to review their data for the next quarter, and if the previous worrying questions are solved we will resume accepting their assets on our platform. For the time being, no more assets from Aforti Finance will be uploaded on Debitum Network until our risk management team ensures us otherwise. 

We, at Debitum Network, always look ahead and try to avoid the risks before they arise or worse, get out of control. We have a very strong risk management team and a thorough due diligence process, which should help you stay calm with your investments and security of funds. We might be too cautious, but better safe than sorry. Thank you for your trust in Debitum Network. 

Best regards,

Debitum Network team

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 horas, CDCD disse:

Encerrei os meus investimentos na grupeer, pelo menos por enquanto, por fim da maturidade.

xirr total: 16,97% (cálculo preciso usando a totalidade dos movimentos obtidos na plataforma)

curiosidade,

- usando os resumos mensais (saldo existente no última dia de cada mês) = 16,66%

- usando registos esporádicos feitos ao longo do tempo (mais que um por mês) = 16,91%

Isto espelha bem os erros de cálculo que acontecem com ligeiras variações de datas e valores.

Como nota final: pedido de transferência feito na segunda feira de manhã e ainda não chegou nada- talvez amanhã. Definitivamente a grupeer não se anda a dar bem com a banca :wacko:

Falando no diabo ele aparece. Para não deixar isto no ar, chegou hoje à tarde a transferência da grupeer. ?

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 20 minutos, investidorPT disse:

Mantive/mantenho-me calmo, para já nada de panic sell.

Hoje comprei 2 loans da Aforti com big discount a juntar aos 6xx€ que tinha antes das noticias. Previsões....para já só no final do jogo ?

A par da Peerberry a VV é a minha 2ª plataforma em termos de capital investido em p2p e mantenho a estratégia.

Boa "sorte"  @Nesspc

A culpa da situação da Aforti é o Trump ou os camionistas. :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, alexander disse:

no meu caso, fui curiosamente apanhado nos dois incidentes:

- no dia anterior ao "congelamento" da Satchelpay fiz uma transferência para a Grupeer para a conta deles nessa mesma entidade. de momento, o meu dinheiro está no limbo...

então, segundo a Grupeer, ou eventualmente vou receber a devolução através da própria Satchel ou a situação deles resolve-se com o banco da lituânia, pelo menos temporariamente, então, o dinheiro é creditado na conta da Grupeer e posteriormente na minha conta de cliente.

bom, eu acredito que é possível que aconteça uma terceira situação, que será eu perder o guito. não é muito, são 300 euros. mas já fiz transferências para lá de alguns milhares noutras alturas e pensava fazer mais uma dentro de umas semanas. o acontecido coloca na balança um potencial risco que o investidor pode correr, que sinceramente não tinha previsto, que acontece na viagem do dinheiro para as plataformas e eventualmente, das plataformas para nós...

- quanto às Afortis, só tenho investimentos deles na Viventor, mas somados rondam os 2700 euros. mas não vou fazer nada a não ser esperar, não vou entrar numa de vender com grandes descontos, não falta disso por lá neste momento.

nós aprendemos pouco com as vitórias e muito com as derrotas. tudo isto faz parte da vida de investidor...

Xi pa, isso é que é azar :( Boa sorte, especialmente na parte da Afortis/Viventor!

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado @alexander pelo teu corajoso testemunho. Permite elucidar sobre a realidade dos riscos envolvidos com p2p. 

Fala-se na necessidade de diversificar em plataformas e loan originators. Mas mesmo diversificando, pergunto-me agora se isto vale o risco (já me perguntava antes, mas fui deixando arrastar). 

Num bom cenário, ganha-se uns 9 - 10% ao ano (e penso que os LO são poucos para estas taxas).  E pode-se, num dia, perder 10% ou mais do capital investido. 

Ainda que um fenómeno mais grave não tivesse ainda ocorrido (como a evaporação completa de uma plataforma), a verdade é que incidente faz-nos (pelo menos a mim) pensar ainda mais sobre a tónica do risco para o pouco potencial rendimento. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Antonio84Pereira
    há 16 minutos, jotix disse:

Obrigado @alexander pelo teu corajoso testemunho. Permite elucidar sobre a realidade dos riscos envolvidos com p2p. 

Fala-se na necessidade de diversificar em plataformas e loan originators. Mas mesmo diversificando, pergunto-me agora se isto vale o risco (já me perguntava antes, mas fui deixando arrastar). 

Num bom cenário, ganha-se uns 9 - 10% ao ano (e penso que os LO são poucos para estas taxas).  E pode-se, num dia, perder 10% ou mais do capital investido. 

Ainda que um fenómeno mais grave não tivesse ainda ocorrido (como a evaporação completa de uma plataforma), a verdade é que incidente faz-nos (pelo menos a mim) pensar ainda mais sobre a tónica do risco para o pouco potencial rendimento. 

O problema não é só não diversificar em diferentes plataformas e em diferentes LO (o @Rick Lusitano tem no seu site uma análise aos LO e possível overlap como já referiram nestes dois/três dias por diversas vezes por aqui), mas também diversificar em diferentes tipos de investimento. Alguns bem menos rentáveis mas não com tanta relação com o risco inerente em todos. Basta lêr aqui: 

Quem tiver apostado e continua a apostar tudo em P2P é que pode de um dia para o outro vir a ser o Lesado da Mintos, ou da Viventor... tal como os conhecemos por terem colocado os ovos todos num cesto cheio de armadilhas.

Editado por Antonio84Pereira
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites