Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• P2P - Tópico Geral

Cardoso24

Recommended Posts

• Respostas 10,5k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Rick Lusitano

1796

• Nesspc

858

• Harvester

492

• Patanisca

413

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Excelente post. Em alguns comentários parece que a culpa da Envestio e Kuetzal terem indo ao charco foram os levantamentos, incluindo as saídas antecipadas. A culpa é só das plataformas, umas por

Fechando o ano de 2019, penso que foi bastante positivo para mim no meu próprio Fundo de Sucateiro P2P Aqui ficam alguns valores nomeadamente em p2p retorno vs risco Notas : 2018 apen

Sim, as coisas impossíveis ao ser humano que já vi acontecer em mim e já vi em outras pessoas provaram sem sombra de dúvida que Deus existe e se torna galardoador daqueles que o buscam. Em Genesi

Posted Images

Rick Lusitano
    há 23 minutos, Rick Lusitano disse:

Penso que o problema poderá estar aqui:

Citação

August 2nd, 2019 purchased 986 of the N30 series Bonds to redemption them.

July 18, 2019 purchased 874 of the N29 series Bonds to redemption them.

June 24, 2019 (...) purchased 480 of the N27 series Bonds to redemption them.

N30 = 986.000 PLN

N29 = 874,000 PLN ? (se forem os habituais 1.000,00 PLN de valor nominal)

N27 = 480,000 PLN ? (se forem os habituais 1.000,00 PLN de valor nominal)

TOTAL = 2,34 Mihões PLN em cerca de 1 mês em recompras (3 Reembolsos das obrigações)

Em 28/Junho tinha feito um emprestimo obrigacionista ("P15 series") de 1.929.000 PLN com cupões mensais e taxa anual de 8,20% e também 2-year unsecured bonds. Nota-se um ligeiro aumento da percepção de risco por parte dos investidores de 70 bps (de 7,50% para 8,20%) num periodo de 2 anos entre a N30 (2017) e a P15 (2019).

Citação

P15 series bonds are two-years unsecured bonds. Bondholders will be paid a monthly coupon at a constant percentage amount of 8,20% per annum. The P15 series bonds purchase date is June 28,2021. The issued Bonds are denominated in Polish zloty (PLN) and were offered in private issue mode, only on Polish territory.

Se descontarmos a nova emissão aos reembolsos das antigas emissões: +1,929,000 PLN - 2,340,000 PLN = - 411,000 PLN

Com toda esta informação, parece ser um periodo de falta de liquidez, só falta saber se a Aforti vai conseguir ter liquidez a curto prazo para cumprir com os pagamentos em falta.

Ora se alinharmos por datas:

August 2nd, 2019 purchased 986 N30 = - 986.000 PLN

July 18, 2019 purchased 874  N29 = - 874,000 PLN

June 28, 2019 Subscription 1.929 P15 = + 1.929.000 PLN

June 24, 2019 purchased 480 N27 = - 480,000 PLN

Se a Aforti fez os refinanciamentos como normalmente se costuma fazer, pedir novos empréstimos para pagar empréstimos antigos (roll-over da dívida), quando fez o novo empréstimo em 28/Junho já teria pago as N27, ficando os 1,929 milhões PLN para pagar os próximos 2 empréstimos a reembolsar com total de 1,86 milhões PLN,  sobrando 69 mil PLN, o que não é grande margem de liquidez...

Se eu fosse o CEO da Aforti, antes de pagar os loans e juros na Viventor, criava uma conta que não aparentasse ligações à Aforti, e ia ao SM da VIventor comprar todos os loans da Aforti com desconto, com descontos que há lá, com descontos brutais de -35%, poupava montes de dinheiro a pagar aos investidores. Só com os descontos pagava os juros e ainda saia a ganhar com esta situação toda.

Por isso, que é se calhar que a Mintos, bloqueou as vendas/compras no SM dos loans da Aforti, para a Aforti não se aproveitar dos loans a desconto.

Teoria da conspiração: 1 LO a ser esperto, criava uma distração semelhante para se aproveitar do pânico dos investidores e recomprava os seus loans com desconto com uma conta "limpa", poupando e ganhando dinheiro a conta das emoções dos investidores. ;)

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 minutos, Rick Lusitano disse:

Se eu fosse o CEO da Aforti, antes de pagar os loans e juros na Viventor, criava uma conta que não aparentasse ligações à Aforti, e ia ao SM da VIventor comprar todos os loans da Aforti com desconto, com descontos que há lá, com descontos brutais de -35%, poupava montes de dinheiro a pagar aos investidores. Só com os descontos pagava os juros e ainda saia a ganhar com esta situação toda.

Por isso, que é se calhar que a Mintos, bloqueou as vendas/compras no SM dos loans da Aforti, para a Aforti não se aproveitar dos loans a desconto.

Teoria da conspiração: 1 LO a ser esperto, criava uma distração semelhante para se aproveitar do pânico dos investidores e recomprava os seus loans com desconto com uma conta "limpa", poupando e ganhando dinheiro a conta das emoções dos investidores. ;)

Isto seria uma grande jogada de curto prazo, com grandes lucros, seguida do suicídio da empresa. Quem é que vai investir na Aforti agora? Mesmo que seja um problema de liquidez momentâneo demonstra grande fraqueza e uma empresa que pode ir ao charco com qualquer solavanco. Muito má gestão, na minha opinião. Neste mundo empresarial, só se perde a credibilidade uma vez.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 minutos, Nuno Silva disse:

Não é preciso nenhum asteróide, olha para a Enron ou para a Lehman Brothers, ou então neste contexto para a Eurocent. Chega a um dia e rebenta, quer dizer, já deviam estar rebentadas há mais tempo mas só alguns sortudos é que sabiam. O tipo normal que estava lá investido acordou um dia e percebeu que estava tramado.

Quanto ao tempo de investimento, vou dar 2 exemplos:

- o senhor X, investidor da mintos, acordou hoje de manhã e pensou em investir em uns loans da Aforti para vender já amanhã, que aquilo tem um ar arriscado., só mesmo numa de trading.

- o senhor Y, também investidor da Mintos, tinha comprado loans da Aforti há 3 meses com um prazo de 18M

Hoje, por volta da hora de almoço, ficaram os 2 entalados e sem saber quando ou como irão sair dali. Qual é mesmo a diferença agora?

Olha e o tipo que acordou hoje, não leu as notícias e viu o mercado cheio de descontos e meteu 70% da carteira em Aforti a pensar, amanhã largo isto com umas boas mais valias, é só um dia, como é que ficou?

É por isto que sou mais de correr a maratona que os 100m...

Falando por mim :) e não gosto de escrever muito pois faço sempre o oposto ás massas e tenho receio de influenciar alguém que perca dinheiro..

como senhor X Mintos,  sabendo da Viventor e que muita malta faz overlap de loans "só diversifica em plataformas mas investe nos mesmos LO se houverem" fui á Mintos e vi que estavam bastante as -03% -0,5% desconto, dias normais não uso pois não oferecem desconto, começei a rodar Compra/Venda de 50€ cada á vez , desaparece compro novamente, como disse após alguns loans e hoje á hora de almoço restou 1 , preso 5 euros , sabia que podia ficar com eles, como todos os outros que invisto , mas este ainda mais.image.png.88bef472e47d7791613ecd9f19156817.png

O Senhor Y, a 18 Meses espero mesmo que saiba que pode correr mal e assuma o risco

Nuno para mim espero que ambos sem sintam confortáveis com a entaladela  :), senão é melhor investirem em depósitos a prazo, pois isto não é a praia deles , se fores agora a alguns fóruns grita tudo "default", eu ainda não tenho o Microsoft Bola Cristal 2019 instalado , não adivinho. a Diferença é que o mesmo risco parece maior mas é reduzido , calculado já sei para o que vou , enquanto o Y  ,possivelmente pensou ter um risco menor e investiu bem mais que eu nesses loans e acaba com risco maior..

Depois resta o tipo que acordou hoje @Nesspc :) (Já sabia dos problemas) e como disse há umas páginas atrás foi buscar o saco do Ikea e foi ás compras Black Friday da Viventor a 9% e 15% desconto , infelizmente não tenho disponível para 35% agora senão ainda aí. Pelas infos que tinha até á hora o Retorno era maior que o risco para mim e ao dar a ordem de compra fiquei lá preso com os restantes e já tinha alguns loans Aforti, como fico confortável se perder o capital investido , melhor ainda se tiver o retorno. Isto varia de pessoa para pessoa uns vêm oportunidades ou outros vêm calamidades.... a vida é cheia de decisões que nos influenciam. Espero que se resolva a bem para manter integridade nas plataformas , mas mais tarde ou mais cedo é inevitável. Adoro a Mintos como sabem , mas pelo que vi com tanta coisa fizeram o que fizeram e foram alertados pelos investidores nos fóruns , eu acredito seriamente que nem viram aquilo , foram apenas preventivos....

há 33 minutos, P2P Money Maker disse:

Meus amigos, para vós o seguinte pensamento: Buy when there's blood on the street

o "C" Rating de downgrade , é "C" de Comprar :) hehe

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 34 minutos, Nesspc disse:

Aforti Holding o ponto 6.2 é que não aparenta boas perspectivas

https://beta.simplywall.st/stocks/pl/diversified-financials/wse-afh/aforti-holding-shares#summary

Tens de ligar o cash no gráfico. ;)

A Aforti á teve pior em anos anteriores. Para mim, a diferença entre Debt e Cash, actualmente não é preocupante, a dívida aumentou, e o cash diminui, pode ser nova Debt e a Aforti emprestou novos loans e ainda não começou a receber.

Não esquecer que é uma empresa que precisa de Debt para emprestar. A matéria-prima dos LO são a divida, a não ser que os acionistas coloquem milhões do bolso deles para financiar a empresa para ela emprestar. Os bancos fazem o mesmo.

O que provocou a queda de alguns bancos ou dificuldades na crise de 2007 e em outras crises bancárias, são as corridas aos bancos por depositantes, ou mismatch de liquidez, com o pagamento de dívida de curto prazo e endividamento de médio/longo prazo.

Isto é, os bancos emprestam a médio/longo prazo, por exemplo, crédito à habitação a 25/30 anos, mas os depósitos (dinheiro emprestado aos bancos) são de liquidez instantânea (no máximo 1/2 dias úteis), oram os bancos não têm o dinheiro que os depositantes depositaram, só tem o mínimo obrigatório pelos Bancos Centrais.

Se os Bancos quiserem vender os seus créditos concedidos, isso tem menos liquidez, demora mais tempo a vender e tiver pressa ou dificuldades, os mercados vão pedir descontos ou mesmo nem compram se tiverem com problemas também.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 43 minutos, P2P Money Maker disse:

Meus amigos, para vós o seguinte pensamento: Buy when there's blood on the street

Nem mais, as grandes fortunas fazem-se nestas situações.

Por essa razão é que estou à espera de um crash da bolsa para entrar forte e feio também.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, Rick Lusitano disse:

Tens de ligar o cash no gráfico. ;)

A Aforti á teve pior em anos anteriores. Para mim, a diferença entre Debt e Cash, actualmente não é preocupante, a dívida aumentou, e o cash diminui, pode ser nova Debt e a Aforti emprestou novos loans e ainda não começou a receber.

Não esquecer que é uma empresa que precisa de Debt para emprestar. A matéria-prima dos LO são a divida, a não ser que os acionistas coloquem milhões do bolso deles para financiar a empresa para ela emprestar. Os bancos fazem o mesmo.

O que provocou a queda de alguns bancos ou dificuldades na crise de 2007 e em outras crises bancárias, são as corridas aos bancos por depositantes, ou mismatch de liquidez, com o pagamento de dívida de curto prazo e endividamento de médio/longo prazo.

Isto é, os bancos emprestam a médio/longo prazo, por exemplo, crédito à habitação a 25/30 anos, mas os depósitos (dinheiro emprestado aos bancos) são de liquidez instantânea (no máximo 1/2 dias úteis), oram os bancos não têm o dinheiro que os depositantes depositaram, só tem o mínimo obrigatório pelos Bancos Centrais. 

Se os Bancos quiserem vender os seus créditos concedidos, isso tem menos liquidez, demora mais tempo a vender e tiver pressa ou dificuldades, os mercados vão pedir descontos ou mesmo nem compram se tiverem com problemas também.

pois o click no cash fez a diferença toda :):)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    P2P Money Maker
    Agora mesmo, Vidolz disse:

Nem mais, as grandes fortunas fazem-se nestas situações.

Por essa razão é que estou à espera de um crash da bolsa para entrar forte e feio também.

Precisamente, eu a espera do crash do imobiliario e acções. Entretanto vou ficando velho e vamos la ver se não morro à espera. hehe. "O melhor dia para investir foi ontem"

Hoje estou forte com estas citações. É para aliviar a dor do default da Aforti que se aproxima (não tinha nem um euro aí, ufa)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, P2P Money Maker disse:

Precisamente, eu a espera do crash do imobiliario e acções. Entretanto vou ficando velho e vamos la ver se não morro à espera. hehe. "O melhor dia para investir foi ontem" 

Hoje estou forte com estas citações. É para aliviar a dor do default da Aforti que se aproxima (não tinha nem um euro aí, ufa) 

por acaso se lá andasse pelas ruas de wall street de momento era ligado ao Twitter do Trump para dar ordens na bolsa

um LO nunca estoira 2 vezes senão for desta investe :) senão sofres e, vás ficar com dores nos que restam :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    44 minutes ago, P2P Money Maker said:

:) acredito que os glutões do Presto estão já preparados para começar a comer todas as manchas do sangue. Há pouco fiz uma experiência que foi colocar à venda a par um loan (16%, e não é Kuki) que hà um ou dois dias atrás teria sido vendido na hora (vendiam-se com a prémio de 1%), mas ninguem lhe tocou ainda... acho que estão a aguardar, não comprando, criando pressão até que começem a ser colocados com descontos significativos. Se calhar é assim que funciona a coisa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Rick Lusitano disse:

Tendo em conta que na resposta da Aforti á P2p-Banking que estão a encerrar as contas /cooperação com a Viventor se for com desconto compra-se mais rápido e ainda dividem os lucros entre os dois :) sem regulação vale tudo  , curioso para saber após a reunião de amanhã como se vai processar o embargo ...

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Aparentemente somos "vigorosos" ?

Citação

Investors from Central and Southern Europe follow different strategies

According to the results of a survey conducted by the European P2P platform Robo.cash, the strategy of P2P investors depends on their mentality, socio-economic and geographic aspects. Thus, the survey revealed that investors from Central Europe tend to make long-term plans - 50% of them invest in P2P lending to prepare for retirement. In the meantime, investors from South European countries are more focused on quick results. Among them, 56% prefer investing in short-term loans compared to 47% of respondents from Central Europe.

The survey involved P2P investors from Southern (Spain, Italy and Portugal) and Central Europe (Germany, Austria and Switzerland) and showed that they use different investment strategies. Being more pragmatic, the latter tend to make long-term plans: 50% of them invest in P2P lending to earn enough for retirement compared to only 38% of respondents from Southern Europe. At the same time, vigorous “Southerners” focus on quicker results: 56% of them prefer investing in short-term loans and 30% expect higher interest rates. By comparison, the share of such respondents from Central Europe equaled 47% and 26%, respectively. 

The differences are also observed in the preferred type of investments. Prone to analyze, investors from Germany, Austria and Switzerland prefer volatile stocks (32% compared to 11% of “Southerners”), rather than more predictable investments in real estate (19% vs. 25%).

Analysts of the company state that socio-economic and geographic aspects play their part in the investment strategy as well. Such factors as the level of income and investment experience may influence the size of invested funds and degree of diversification. Thus, 43% of the Spanish, Italians and Portuguese estimated their income as more than €2,000 per month, while among representatives of German-speaking countries this was stated by 71%. It was also revealed that investors from Central Europe are more experienced - only 20% of them have been investing in P2P lending for less than a year, while in the south, the share of such investors amounted to 46%. The reason for it lies in the growing penetration rate of alternative lending, which is historically represented more widely in Central than in Southern Europe.

c.f. https://robo.cash/news/investors_from_central_and_southern_europe_follow_different_strategies

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Com estas "Zangas" , vamos sabendo as verdades,

Repararam no Comunicado na Aforti e no suposto amadorismo como são geridos os loans entre o LO e a plataforma. O  risco envolvido foi identificado pela Aforti

Ainda há uns anos fechou uma plataforma espanhola por desvio de fundos dos investidores internamente.

quando vejo as equipas por trás das plataformas e mesmo de muitos LO sem nenhuma experiência de vida , a  gerir milhoes  fico mesmo de pé atrás....

Editado por gatoazul
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 horas, CDCD disse:

Vou mandar uma teoria para o ar: O investidor do Sul da Europa precisa dos investimentos para complementar os seus ganhos e consumir a curto prazo, e o do Centro da Europa tem mais que suficiente para o seu consumo habitual portanto só se preocupa com o futuro longínquo.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Email da Viventor acabado de chegar:

Citação

Dear David,
    We would like to inform you that due to delay in payments by the loan originators Aforti Factor and Aforti Finance to Viventor’s bank account, all repayments for the loans including the buyback guarantees are currently put on hold until the late payments have been received.
    We at Viventor are always putting our focus on protecting the interests of our investors - we conduct and update due diligence and credit risk assessment of loan originators who list loans on Viventor.com platform.
    We have started an in-depth investigation into the situation at the loan originators Aforti Factor and Afirti Finance and will keep you updated about the progress. Please note, that repayments put on hold concerns only Aforti Factor and Aforti Finance loan originators. Viventor platform and service remains on its full functionality as usual providing best quality services for investors.
    Read more about loan originator and other investment risks here: viventor.com/investing-with-us/investment-risks
    Financially yours,
    Viventor Team

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 11 horas, jotix disse:

É um prazer ler as tuas análises @Rick Lusitano

Nota-se conhecimento :)

há 11 horas, Harvester disse:

Concordo plenamente. Ilucidam imenso.

Obrigado @Rick Lusitano

Thanks

Editado por Rick Lusitano
    (Posts agrupados)
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 9 horas, CDCD disse:

Soa a Kinky.

Foi um inquérito a perspectiva dos investidores face ao P2P ou a mediação de parâmetros biológicos masculinos? Ou à sexual life? :P

há 2 horas, jon.piu disse:

Vou mandar uma teoria para o ar: O investidor do Sul da Europa precisa dos investimentos para complementar os seus ganhos e consumir a curto prazo, e o do Centro da Europa tem mais que suficiente para o seu consumo habitual portanto só se preocupa com o futuro longínquo.

Penso o mesmo.

Os Sulistas são uns tesos, precisam de cash para a sua vida mais no imediato, enquanto os DACH têm melhor salário real e qualidade de vida, logo não precisam de se preocupar com o curto prazo.

Os Sulistas são mais conservadores e mais desconfiados, por isso investem mais no curto prazo, porque dá a ilusão de conseguirem sair mais depressa caso exista a possibilidade de risco.

Também temos que ver que os Sulistas como têm menos recursos financeiros, não têm a capacidade de suportar grandes perdas, como têm os DACH.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Encerrei os meus investimentos na grupeer, pelo menos por enquanto, por fim da maturidade.

xirr total: 16,97% (cálculo preciso usando a totalidade dos movimentos obtidos na plataforma)

curiosidade,

- usando os resumos mensais (saldo existente no última dia de cada mês) = 16,66%

- usando registos esporádicos feitos ao longo do tempo (mais que um por mês) = 16,91%

Isto espelha bem os erros de cálculo que acontecem com ligeiras variações de datas e valores.

Como nota final: pedido de transferência feito na segunda feira de manhã e ainda não chegou nada- talvez amanhã. Definitivamente a grupeer não se anda a dar bem com a banca :wacko:

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O mercado secundário está carregado de Id Finance com 0.4 e 0.5% de desconto, a maioria com 10% de taxa. Adquiri alguns mas tenho tido alguma dificuldade em livrar-me deles. Não que me deixe preocupado mas pareceu-me que poderiam ser mais atractivos.

Alguma coisa em particular que esteja a escapar?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites