Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• P2P - Tópico Geral

Cardoso24

Recommended Posts

há 1 hora, CDCD disse:

Fui apanhado no bug do not-invest da mintos ? 

Apesar de nunca ter tido esse problema antes, desde ontem que os meus AIs deixaram de trabalhar, apesar de haver vários - e bons :)- loans correspondentes aos critérios. Com o AI todo lixado, o invest all bloqueado, entre outros bugs, a mintos começa a perder o interesse.

Apanhado geral:

Robocash: simplesmente funciona. Zero manutenção, xirrs de 12%, 0 cashback. Pena não dar para reforçar mais mas até isso lhe dá mais um pouco de credibilidade. A manter.

Mintos: era a minha segunda aposta, a par da robocash, mas sem o limite desta. Infelizmente tem havido alguma degradação recente pelo que comecei a reduzir substancialmente (~30% para já). A acompanhar.

Grupeer: diz-se que quando a esmola é muita o pobre desconfia, e isso bem se pode aplicar a esta. Ainda apanhei a fase dos 15% e sempre pagaram certo e a horas, o que resulta num xirr acumulado de 16,7%. No entanto na altura decidi sair devido à desconfiança, saída essa que está prestes a concretizar-se. Resumindo, foi bom enquanto durou.

Iuvo: prometia muito, mas não pagando nos lates e tendo uma alta taxa destes, nunca teve bons rendimentos (xirr ligeiramente inferior a 11%) e, para agravar, começou a secar. Tenho estado a sair progressivamente, por via da maturidade.  

Peerberry: o máximo que lá consegui foi xirr de 9,5%, rapidamente a abandonei.

Lenndy: o meu segundo maior erro dos p2p (o primeiro vem a seguir). Entrei em Fevereiro, comprei uma série de loans a 12% e o máximo xirr que já registei foi 9,1%. É a plataforma dos lates e dos lateinhos. Paga pouco, o mercado secundário custa 5% mas na prática é como se não existisse, porque só pode ser aplicado a loans current e praticamente todos os loans estão permanentemente lates (milagre). A sair pela via da maturidade. 

Estateguru: custa a perceber como é que estas plataformas (de "imobiliário") atraem tanta gente. Discutivelmente expõem mais risco ao investidor (sem buyback, embora o assunto seja complexo),  exigem mais trabalho, dão menos rendimento, prendem os empréstimos por mais tempo, sem secundário... só vantagens ? Não faz o meu estilo. A sair pela via da maturidade.

Es vitima do  "sistema" :) este deve andar contra ti.... 

Tenho o xiir superior em todas que  mencionaste fizeste algum calculo manual? ativos em longo prazo ? Com activos de curto prazo só tens de escolher rentabilidades superiores a 11 / 12% e o xiir irá reflectir isso mesmo...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 10,5k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Rick Lusitano

1796

• Nesspc

858

• Harvester

492

• Patanisca

413

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Excelente post. Em alguns comentários parece que a culpa da Envestio e Kuetzal terem indo ao charco foram os levantamentos, incluindo as saídas antecipadas. A culpa é só das plataformas, umas por

Fechando o ano de 2019, penso que foi bastante positivo para mim no meu próprio Fundo de Sucateiro P2P Aqui ficam alguns valores nomeadamente em p2p retorno vs risco Notas : 2018 apen

Sim, as coisas impossíveis ao ser humano que já vi acontecer em mim e já vi em outras pessoas provaram sem sombra de dúvida que Deus existe e se torna galardoador daqueles que o buscam. Em Genesi

Posted Images

[Unpopular opinion] Sinceramente não acho que AI tenha falecido, simplesmente deve haver mais oferta que procura (SM). Tenho andado a fazer experiências no SM e quando descubro um AI a bater na minha oferta consigo logo vender algumas coisas.

Ainda hoje o meu AI no PM comprou um loan e como queria o dinheiro para outras andanças decidi tentar vender no SM com premium 0.1% e não é que saiu logo? Como é óbvio fui aos meu investimentos e pus logo à venda tudo o que estivesse nas mesmas condições. Conclusão, vendi 3 loans com premium ? infelizmente acho que já encheu o saco e não vendi mais :D

PS: Entre PM e SM existem quase 1M de loans disponíveis. É muita "fruta".

Editado por mkr
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 32 minutos, mkr disse:

PS: Entre PM e SM existem quase 1M de loans disponíveis. É muita "fruta".

Só uma nota em relação a isto. Os empréstimos do PM e do SM não podem ser somados assim: muitos são comuns. 

Um empréstimo no PM da mintos é simplesmente um que tenha uma das partes a ser vendida pelo LO, e no secundário quando há pelo menos um investidor a vender uma das suas partes.

Por exemplo, este caso é um empréstimo que está tanto no PM como no SM, porque o LO ainda tem uma parte à venda e já existe um investidor a vender.fgrWU2w.png

Isso pode ser confirmado em cada um dos mercados

mwuhfea.png

b6MMQGM.png

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, Nesspc disse:

Boas CDCD, assim não ficas com muitas escolhas no mercado .... que tenham melhorias a essas. Obrigado pelo teu contributo e opinião vêm reforçar o meu sentimento em algumas delas que não tenho aquele feeling de colocar lá dinheiro (Lenndy e EstateGuru)

Eu também partilho em parte do sentimento do @CDCD, menos na Mintos, que embora veja problemas técnicos, ainda não vejo perda de rendimento nem cashdrag. A Peerberry no meu caso, dá-me rate mensal acima de 11%, tal como a Viainvest. E sim, a Estateguru é um zero à esquerda no meu portoflio.

Mas eu já tenho planeado uma solução para essa redução de escolhas, é simples: Abandono P2P. Quando o balanço Risk Vs. Return deixar de me fazer sentido, é altura de sair.

Vale a pena andar a arriscar a meter dinheiro com risco de perda total, em caso de colapso de uma P2P, ou de um LO, por causa de 12% ao ano? Isso quase que se consegue em fundos de investimento de acções. Dá menos trabalho e dá para dormir descansado.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    1 hour ago, CDCD said:

Só uma nota em relação a isto. Os empréstimos do PM e do SM não podem ser somados assim: muitos são comuns. 

Um empréstimo no PM da mintos é simplesmente um que tenha uma das partes a ser vendida pelo LO, e no secundário quando há pelo menos um investidor a vender uma das suas partes.

Por exemplo, este caso é um empréstimo que está tanto no PM como no SM, porque o LO ainda tem uma parte à venda e já existe um investidor a vender.fgrWU2w.png

Isso pode ser confirmado em cada um dos mercados

mwuhfea.png

b6MMQGM.png

Correcto! Loan nao foi a melhor palavra para ter usada, mas talvez transação? O que queria transmitir era que existe muito volume disponível. Por acaso seria interessante poder ver o volume de cada mercado em termos de dinheiro disponível para investimento. Mas tendo em conta o actual estado dos servidores, seria um overkill. Ficamo-nos pelas estatísticas quando estas forem actualizadas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 40 minutos, Patanisca disse:

Eu também partilho em parte do sentimento do @CDCD, menos na Mintos, que embora veja problemas técnicos, ainda não vejo perda de rendimento nem cashdrag. A Peerberry no meu caso, dá-me rate mensal acima de 11%, tal como a Viainvest. E sim, a Estateguru é um zero à esquerda no meu portoflio.

Mas eu já tenho planeado uma solução para essa redução de escolhas, é simples: Abandono P2P. Quando o balanço Risk Vs. Return deixar de me fazer sentido, é altura de sair.

Vale a pena andar a arriscar a meter dinheiro com risco de perda total, em caso de colapso de uma P2P, ou de um LO, por causa de 12% ao ano? Isso quase que se consegue em fundos de investimento de acções. Dá menos trabalho e dá para dormir descansado.

O meu da PeerBeerry, ainda não cheguei as 11%, mas com o passar do tempo ela há de chegar as 12% (estou lá a quase a 4 meses), o que atrasa para chegar aos 12% são os atrasos dos pagamentos, algums ficam cerca de 1 mês o que prejudica o IRR.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 58 minutos, P2PColector disse:

O meu da PeerBeerry, ainda não cheguei as 11%, mas com o passar do tempo ela há de chegar as 12% (estou lá a quase a 4 meses), o que atrasa para chegar aos 12% são os atrasos dos pagamentos, algums ficam cerca de 1 mês o que prejudica o IRR.

A forma como diversificamos os nossos investimentos dentro de cada plataforma tem impacto significativo no retorno final.

Aqui está o meu retorno mensal de cada plataforma no mês passado e o link com o portfolio detalhado: 

https://www.guguip2p.com/mintos-cash-out/

p2p portfolio update 06.png

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Patanisca disse:

Onde posso aprender mais sobre FI?

Os bancos não te cobram taxas sobre esses ativos?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Patanisca disse:

Eu na Mintos SM/Trading  tenho conseguido Rate de 0,8%-1% Dia , Triplicando de momento a minha XIRR, enquanto o manter vou desmobilizando de outras e reforçando na Mintos, sair daqui só mesmo ir para Crypto, pois no meu caso os Fundos de acções que conheço não dão isso :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 26 minutos, Nesspc disse:

Eu na Mintos SM/Trading  tenho conseguido Rate de 0,8%-1% Dia , Triplicando de momento a minha XIRR, enquanto o manter vou desmobilizando de outras e reforçando na Mintos, sair daqui só mesmo ir para Crypto, pois no meu caso os Fundos de acções que conheço não dão isso :)

É de mim ou isso dá uma rentabilidade anualizada de 3000 e tal %?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Agora mesmo, jferreira20 disse:

É de mim ou isso dá uma rentabilidade anualizada de 3000 e tal %? 

Então a 360 dias da Mintos , dava no Max. 360% se fosse a 1% por dia , agora vai nos 35,17% claro que os efeitos secundários do Cashback ,no entanto vou receber 0 de cashback pois não participo nas compras no PM, só nos descontos....

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, Nesspc disse:

Então a 360 dias da Mintos , dava no Max. 360% se fosse a 1% por dia , agora vai nos 35,17% claro que os efeitos secundários do Cashback ,no entanto vou receber 0 de cashback pois não participo nas compras no PM, só nos descontos....

Assumamos que ganhas 1% da tua carteira todos os dias. Não vais ganhar 360% no final do ano, porque vais reinvestindo os juros ganhos. Se começares com 100€, amanhã terás 101 e no dia seguinte não terás 102 mas 102,01, certo?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Para estas vendas con descontos e quando colocam novamente a venda, qual é a percentagem das que conseguem vender em pouco tempo?

Ou seja hoje compram 100 € divididos em 5 loans, quanto tempo ou qual o valor que levam a vender esses 100€ / 5 loans? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, P2PColector disse:

Para estas vendas con descontos e quando colocam novamente a venda, qual é a percentagem das que conseguem vender em pouco tempo?

Ou seja hoje compram 100 € divididos em 5 loans, quanto tempo ou qual o valor que levam a vender esses 100€ / 5 loans? 

Depende. Ontem vendi cerca de 2 vezes a minha carteira. Na segunda, 3 ou 4 vezes. Hoje não passou dos 30% da carteira.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Antonio84Pereira
    há 1 hora, Patanisca disse:

Temos sempre que comparar o que é comparável. Eu também trabalho e ganho X. Podia ir fazer manutenção a postes de alta tensão ou ser serralheiro mecânico numa plataforma de petróleo para ganhar o dobro ou o triplo, mas o risco também é outro.

Nas P2P o risco é amanhã abres o site da P2P e dá 404, puff, ardeu, vais-te queixar a quem? Perda total.

Nas crypto, hoje tens lá 1000€, vais de férias para fora durante uns dias, quando voltas, houve um hack numa exchange qualquer: Perda total. Houve uma whale a manipular o mercado, pumbas, drop de 50% em meia dúzia de dias.

Ao menos no stock market, o último crash levou meses a atingir o seu bottom e mesmo assim rondou, no píor cenário possível, ou seja investindo no preço mais alto e resgatando no preço mais baixo, uma perda de cerca de 50%. E dois anos depois, já tinha recuperado dessa perda. Ou seja, é volátil sim, mas é regulado e os movimentos dão-se em semanas, não em horas. Além disso há sempre protecções contra sell-off desmesurado, ou panic sell-off, portanto mesmo que entres em pânico e queiras sair, podes fazê-lo, com o mínimo de prejuízo.

Nas P2P, imagina tu que amanhã a Crowdestor ou a Viainvest, ou a Mintos, é raidada pela PJ lá do sítio e fecha a cena ainda que temporariamente. Instala-se o pânico e tu com os teus loans presos lá e noutras plataformas, muitos deles de longo prazo e em plataformas sem mercado secundário, fazes o quê se quiseres fazer cash-out, para minimizar o estrago? Não fazes nada. Juntas os joelhos e metes a cabeça no meio deles. Depois choras. :D

Claro que estou a dramatizar, mas só estou a expor a minha opinião que acho sensata e realista sobre comparações entre investir em fundos de acções de mercados regulados e já existentes há décadas, com unicórnios que vivem no FarWest, uma bolha não regulada.

E atenção, eu também lá estou! Nas P2P e nas Crypto. Agora, não meto lá é o dinheiro que será para dar de comer aos meus filhos.

É tudo uma questão de ter a arte de saber avaliar e balancear o risco.

Ainda que estejas a dramatizar não deixa de ter os seus pontos certos entre palavras e vírgulas ? por algumas dessas desconfianças tenho como objectivo sempre que ganho acima do patamar destinado a P2P, retiro e vai para FI. 

À quantas semanas andamos a alertar para problemas na Mintos? Está o autêntico Tarantino style instalado naquela plataforma. Mas não dou mais para esse peditório, para quem acha que a Mintos é excepcional espero sinceramente que estejamos errados. 

Editado por Antonio84Pereira
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Claro que estou a dramatizar, mas só estou a expor a minha opinião que acho sensata e realista sobre comparações entre investir em fundos de acções de mercados regulados e já existentes há décadas, com unicórnios que vivem no FarWest, uma bolha não regulada.

E atenção, eu também lá estou! Nas P2P e nas Crypto. Agora, não meto lá é o dinheiro que será para dar de comer aos meus filhos.

É tudo uma questão de ter a arte de saber avaliar e balancear o risco.

Concordo totalmente!

Não acho que estejas a dramatizar. Acho até que é uma realidade bem possível!

E eu tenho exactamente a mesma abordagem que tu para as P2P. O dinheiro que lá coloco não é o que irá alimentar os meus filhos!

Desde à bastante tempo que tenho olhado para as P2P com alguma desconfiança exactamente pelo que mencionaste.

Estou neste momento em 4 plataformas, Mintos, PeerBerry, Robocash e ViaInvest, mas com uma abordagem muito passiva. Coloco lá o dinheiro apenas que irei utilizar para reforçar FI’s e ETF’s, apenas com alguns AI’s configurados e numa perspectiva de “em vez de estar numa conta à ordem a ganhar pó”

Mas tenho vindo a acompanhar muito atentamente aqui o post e até esta abordagem tenho vindo a reconsiderar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Nas P2P, imagina tu que amanhã a Crowdestor ou a Viainvest, ou a Mintos, é raidada pela PJ lá do sítio e fecha a cena ainda que temporariamente. Instala-se o pânico e tu com os teus loans presos lá e noutras plataformas, muitos deles de longo prazo e em plataformas sem mercado secundário, fazes o quê se quiseres fazer cash-out, para minimizar o estrago? Não fazes nada. Juntas os joelhos e metes a cabeça no meio deles. Depois choras. :D

E nesse cenário hipotético nem o mercado secundário tem qualquer valor, já que é tudo a querer vender e ninguém a comprar...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pois é malta. Às vezes é preciso reflectir se vale mesmo a pena este risco todo por apenas mais 3 ou 4% do que fiz na média anual dos últimos 5 anos com fundos de investimento. 

Não tive nenhuma plataforma em que não me tenha dado motivos para preocupação, umas mais escandalosas, outras menos relevantes, mas ainda assim que me deixaram inquieto e me roubaram tempo. E tempo é dinheiro. 

Mais recentemente, dou por mim a ter de gastar diariamente pelo menos 10 ou 15min para pelo menos ver o estado dos AI, e fazer ajustes, ou vir aqui ao tópico saber das últimas novidades, saber qual é a P2P que fez cocó desta vez. 

E isso se for a factorizar o tempo gasto em fazer gestão activa do meu portfólio P2P, acaba por comer o ganho extra que tenho tido face ao portfólio dos fundos, em que é só estar atento às tendências macro e ir reforçando conforme vai sobrando no final do mês. 

Os AI são uma ilusão de que se consegue ter investimento passivo com P2P. 

Aposto que quem pegar em 1000€ e os meter na Mintos, configurar um AI, relativamente conservador, com loans de qualidade, portanto aponto para taxa máxima de 10%. E se pegar noutros 1000€ e os meter num bom fundo de obrigações. Se durante 1 ano não mexer nem num nem noutro, eu aposto que vai ter maior retorno efectivo no fundo do que no AI da mintos que entretanto, ou se bugou, ou desceram as taxas e não apanha nada, ou porque saíram loan originators, ou porque entraram novos e não foram adicionados, ou por isto ou aquilo. 

Para trabalho já me basta das 9 às 18.

Editado por Patanisca
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites