Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• P2P - Tópico Geral

Cardoso24

Recommended Posts

22 hours ago, Patanisca said:

A mintos parece um barco cheio de remendos actualmente. Tem bugs em quase todo o seu core.

21 hours ago, Nesspc said:

Quantos mais melhor , me Like it :)

Esta noite "gastei" um dinheirito em cantaros para aparar a água dos buracos... lá para dia 27, se verá o balanço do gasto com os cantaros em relação à água arrecadada (melhor dizendo, transacionada).

Nos últimos dois meses o valor de loans no SM subiu de 80M para perto de 120M. Mesmo com estas campanhas malucas de CB, o barco está a aguentar-se muito bem. Pelo que vi esta noite, cada vez mais é trading com fartura... e viva os AI sempre a comprar à toa.

Editado por Harvester
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 10,5k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Rick Lusitano

1796

• Nesspc

858

• Harvester

492

• Patanisca

413

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Excelente post. Em alguns comentários parece que a culpa da Envestio e Kuetzal terem indo ao charco foram os levantamentos, incluindo as saídas antecipadas. A culpa é só das plataformas, umas por

Fechando o ano de 2019, penso que foi bastante positivo para mim no meu próprio Fundo de Sucateiro P2P Aqui ficam alguns valores nomeadamente em p2p retorno vs risco Notas : 2018 apen

Sim, as coisas impossíveis ao ser humano que já vi acontecer em mim e já vi em outras pessoas provaram sem sombra de dúvida que Deus existe e se torna galardoador daqueles que o buscam. Em Genesi

Posted Images

7 hours ago, rui_marreiros said:

... Na envestio é tudo muito às escuras e esgota depressa.

O loans desaparecerem ser sequer se ter tempo de olhar para aquilo minimamente foi uma das razões pelas quais sai da Envestio mais cedo do que eventualmente pretendia. Não gosto do método. Se não me agrada, pouco me importa a taxa.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 horas, Harvester disse:

Esta noite "gastei" um dinheirito em cantaros para aparar a água dos buracos... lá para dia 27, se verá o balanço do gasto com os cantaros em relação à água arrecadada (melhor dizendo, transacionada).

Nos últimos dois meses o valor de loans no SM subiu de 80M para perto de 120M. Mesmo com estas campanhas malucas de CB, o barco está a aguentar-se muito bem. Pelo que vi esta noite, cada vez mais é trading com fartura... e viva os AI sempre a comprar à toa.

Por acaso não me parece. A mintos está com claros problemas técnicos. Eles devem ter  configurado um "throttling" na ordem dos 200ms para os pedidos, porque nota-se sempre um certo atraso em cada página, mesmo nas que "puxam" menos informação. Algumas funcionalidades têm sido desligadas, ou por limitações técnicas ou para reduzir actividade no site, já nem sei. A mais recente é o botão "invest in all"  ter sido desligado nos mercados primários e secundários -- talvez o "sell all" dos "my investments" fosse mais apropriado. 

Friamente creio que o trading está a prejudicar a mintos, sem que se perceba o valor acrescentado para eles, os seus LOs e para a maioria dos investidores. Não me admirava que algumas das próximas medidas fossem limitações relativas ao mercado secundário.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 23 minutos, CDCD disse:

Por acaso não me parece. A mintos está com claros problemas técnicos. Eles devem ter  configurado um "throttling" na ordem dos 200ms para os pedidos, porque nota-se sempre um certo atraso em cada página, mesmo nas que "puxam" menos informação. Algumas funcionalidades têm sido desligadas, ou por limitações técnicas ou para reduzir actividade no site, já nem sei. A mais recente é o botão "invest in all"  ter sido desligado nos mercados primários e secundários -- talvez o "sell all" dos "my investments" fosse mais apropriado.  

Friamente creio que o trading está a prejudicar a mintos, sem que se perceba o valor acrescentado para eles, os seus LOs e para a maioria dos investidores. Não me admirava que algumas das próximas medidas fossem limitações relativas ao mercado secundário. 

Como líderes de mercado que se dizem , só têm de investir e melhorar os recursos da plataforma/Servidores. De certeza que limpam €€€ algo no secundário, como tenho dito há alguns LO que fazem o que a Kuki fazia com 1% desconto, valores mais baixo mas tão lá os vários padrões, o "jogar fora" tanto dinheiro que vejo diariamente é brutal, outros podiam lhe chamar lavagem de dinheiro e afins, era na boa, não acho, mas a Mintos está longe de controlar isso  !!! esta plataforma esta a milhas até ser uma coisa regulada, compra e venda conforme as regras que se lembra , para mim está mesmo bom , já nem logo noutras platformas de momento só faço trading nela nada mais, se quiserem limitar basta cortar nas "Toneladas" de loans despejadas diariamente no PM , limitem na fonte , tudo o resto no mercado corrige. Concluindo se querem crescer 10% ao mês como o CEO diz, então aguentem-se á carga !!!! :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    3 hours ago, CDCD said:

Concordo que pode estar a prejudicar a performance do site, mas não a Mintos. Tambem não acredito que venham a limitar o MS, acho que isso iria afastar muitos dos seus maiores investidores.

Ontem durante toda a noite vi centenas de loans Kredo e Monego a desaparecem do PM em segundos mal eram lançados. Muito dinheiro foi injectado  para concretizar essas operações que me pareceram completamente coordenadas e feitas por pessoas com conhecimento. Não é qualquer um que se mete  a investir dezenas de milhar ou nestas operações , considerando que no imediato implicam "perca" de capital (compra a par no PM venda imediata com desconto no SM). Sou muito verdinho nisto (estou no pré-escolar no que toca a conhecimento financeiro) , mas pelo que vou vendo, acredito que os maiores investidores da Mintos (ou os que não sendo grandes, têm conhecimentos na materia) fazem essencialmente trading. A rentabilidade é incomparávelmente maior e atrevo-me até a dizer que me parece que o risco é menor (o tempo de posse dos loans é minimo). Na noite de ontem transacionei mais de 4K em Kredos e Monegos, no final da noite o peso de cada um desses dois LO na minha carteira era 30% mais baixo do que quando começei, até deu para rodar alguns loans.

A longo prazo talvez isto não seja suscentável, mas enquanto dá, é aproveitar.

Editado por Harvester
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Neste momento não vejo nem um unico Kredo nem Monego no PM. Parece-me bem! É bom que os LO façam uma pausa para dar tempo aos AI do SM consumirem os milhares existentes com  YTM altíssimas ? (loans de 5 a 20 dias com desconto - que mauzinho), para o ciclo recomeçar de novo.

Editado por Harvester
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Harvester disse:

Concordo que pode estar a prejudicar a performance do site, mas não a Mintos. Tambem não acredito que venham a limitar o MS, acho que isso iria afastar muitos dos seus maiores investidores.

Ontem durante toda a noite vi centenas de loans Kredo e Monego a desaparecem do PM em segundos mal eram lançados. Muito dinheiro foi injectado  para concretizar essas operações que me pareceram completamente coordenadas e feitas por pessoas com conhecimento. Não é qualquer um que se mete  a investir dezenas de milhar ou nestas operações , considerando que no imediato implicam "perca" de capital (compra a par no PM venda imediata com desconto no SM). isto é um campanha Cashback normal e com taxas até 2% imediato, quem não aproveita??? (eu por exemplo) , "compra a par no PM venda imediata com desconto no SM" fazem isso para reinvestir o dinheiro novamente e ir buscar mais ( é aqui que eu ando SM ) ex. transacção 1000 Eur = 20 eur, agora pensa alto .....

Sou muito verdinho nisto (estou no pré-escolar no que toca a conhecimento financeiro) , mas pelo que vou vendo, acredito que os maiores investidores da Mintos (ou os que não sendo grandes, têm conhecimentos na materia) fazem essencialmente trading. A rentabilidade é incomparávelmente maior Tens toda a Certeza e atrevo-me até a dizer que me parece que o risco é menor (o tempo de posse dos loans é minimo) como despachas loans o risco é sempre menor para todos os que compras, prepara-te para os que não saem. Na noite de ontem transacionei mais de 4K em Kredos e Monegos, no final da noite o peso de cada um desses dois LO na minha carteira era 30% mais baixo do que quando começei, até deu para rodar alguns loans. 

A longo prazo talvez isto não seja suscentável, mas enquanto dá, é aproveitar.

Fica aqui este post , tendo em conta que o cashback acaba 26 julho Kredo e Monego, tudo o que compraste se colocares á venda for 14 a 15% a 31 de julho não tens nenhum na carteira ..... ( no final do mês revemos ;) )

" transacionei mais de 4K em Kredos e Monegos, no final da noite o peso de cada um desses dois LO na minha carteira era 30% mais baixo do que quando começei"

Harvester não compres ás cegas nem mais alta taxa de desconto, olha para os que tens na carteira e não os compres mais , só se quiseres ficar mais uns dias com eles .....

Vê os que saem , e investe apenas nesses, ontem Short - Term 14.5% e 15%  Monego eram todos ,  Personal Loans 15% saem,  14 % e 14,5% até 3-4 meses saem

14,5% 6 a 9 -12 meses ficas com eles :(

Da Kredo nem toquei ando com os de 11% por outras razões , mas como  ainda não acabei com a express credit e tenho outros sem cashback que é como se tivessem , o capital não estica :):):)

Boas Compras

Editado por Nesspc
    .SM
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    On 7/12/2019 at 9:44 AM, dasneves said:

O servidor da mintos está todo marado...

image.thumb.png.c0dbe1f469477fe5e93e349347f0fbec.png

Penso que não é de excluir a hipótese de que o erro que apontas seja um erro introduzido prepositadamente.

Certo é que está a prejudicar o trabalho de algumas ferramentas de data mining. Todos os LO com 100000 loans...

887907927_MintosDataMining.PNG.783396fab0de6074a1e6c3ec4342202a.PNG

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    11 minutes ago, Nesspc said:

isto é um campanha Cashback normal e com taxas até 2% imediato, quem não aproveita??? (eu por exemplo) , "compra a par no PM venda imediata com desconto no SM" fazem isso para reinvestir o dinheiro novamente e ir buscar mais ( é aqui que eu ando ) ex. transacção 1000 Eur = 20 eur, agora pensa alto .....

Obrigado Nesspc, talvez pela forma meio enigmática como escrevi possa não ter parecido, mas eu entendi bem do que se trata o que se está a passar.

Foi exactamente isso que fiz, tudo o que comprei ontem (só shorts até 20 dias), vendi na hora nunca com mais de -.1 de desconto, de momento existe perda, mas com o CB, o ganho será de 0.65% em cada transação (0.65% em 15 dias até ao fim do Cash Back não parece mau). Não queria ter permenorizado tanto

Editado por Harvester
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 29 minutos, Harvester disse:

Penso que não é de excluir a hipótese de que o erro que apontas seja um erro introduzido prepositadamente.

Certo é que está a prejudicar o trabalho de algumas ferramentas de data mining. Todos os LO com 100000 loans...

887907927_MintosDataMining.PNG.783396fab0de6074a1e6c3ec4342202a.PNG

Posso estar errado, mas desde que vi isto interpretei como mais uma medida de "poupança" dos servidores: em vez de ir buscar dinamicamente informação em tempo real à base de dados, puseram uma constante. Isto vem na sequência das várias funcionalidades que têm vindo a ser desligadas.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    1 hour ago, CDCD said:

Posso estar errado, mas desde que vi isto interpretei como mais uma medida de "poupança" dos servidores: em vez de ir buscar dinamicamente informação em tempo real à base de dados, puseram uma constante. Isto vem na sequência das várias funcionalidades que têm vindo a ser desligadas.

Pode ser... achas que no meio de tanto dado que o sistema vai buscar à db em tempo real, fazer apenas mais um query para buscar o numero de total de loans de determinado LO acrescentaria muita penalização no desempenho?

O botão "invest in all" tambem causaria muita penalização no desempenho? Mais do que o "sell all"?

Ou será isto apenas reações da IT da Mintos para evitar ou dificultar certas ações? Se o botão "invest in all" estivesse activo ontem, provavelment muito poucos teriam sequer chegado a ver os loans da Kredo e Monego (pelo menos os short) , o CB iria todinho apenas para meia duzia de pessoas.

Admito que são apenas conjecturas, mas quiça tambem possíveis.

Que há muito data mining na Mintos há, e bem frequente, talvez a cada 5 minutos ou menos, isto sim deve ter algum impacto na performance.

Mintos Data Mining 2.PNG

Editado por Harvester
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não vos deixa nem um pouco inquietos estes desenvolvimentos recentes da Mintos? Começam a haver demasiadas perguntas e poucas explicações para o que se anda a passar. Features desligadas ad eternum, bugs a toda a hora, a mudança de paradigma que favorece o trading e a especulação, onde se fabrica dinheiro a partir de nada, com os cashbacks, também eles sem explicação. 

Confesso que isto tem feito mudar a minha opinião em relação à Mintos e ao P2P em geral. É giro andar no farwest com meia dúzia de tostões, mas com duas dúzias já faz coçar a cabeça. 

Gostava de saber a vossa opinião. Qual a vossa sensibilidade para estes mistérios da Mintos? Caso estejam muito expostos, não vos inquieta?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 30 minutos, Patanisca disse:

Não vos deixa nem um pouco inquietos estes desenvolvimentos recentes da Mintos? Começam a haver demasiadas perguntas e poucas explicações para o que se anda a passar. Features desligadas ad eternum, bugs a toda a hora, a mudança de paradigma que favorece o trading e a especulação, onde se fabrica dinheiro a partir de nada, com os cashbacks, também eles sem explicação. 

Confesso que isto tem feito mudar a minha opinião em relação à Mintos e ao P2P em geral. É giro andar no farwest com meia dúzia de tostões, mas com duas dúzias já faz coçar a cabeça. 

Gostava de saber a vossa opinião. Qual a vossa sensibilidade para estes mistérios da Mintos? Caso estejam muito expostos, não vos inquieta?

Ainda não me preocupa. Na minha opinião os bugs são de impacto pequeno, e as features desligadas podem ser apenas adequação devido ao crescimento imenso e contínuo.

Já os ganhos com trading não estão tão óbvios para a grande maioria dos usuários, eu inclusive. Acho que 99% não fica atrás dessas oportunidades. Essa perda de dinheiro pode ser apenas desconhecimento. Quando se passa muito tempo na análise, sabe-se o preço justo, mas para quem apenas frequenta casualmente é fácil comprar ou vender pelo preço 'errado'.

E ainda, como existe cashback por volume, implica que o comprador de grande quantidade pode vender para o pequeno comprador com desconto no mercado secundário e ambas as partes saem ganhando. 

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 49 minutos, Patanisca disse:

Apenas Referindo os Short-Term Tip of The Iceberg

o que acho  é que, com o CashBack, todos os empréstimos de 30 dias acabaram. Em parte apenas com 0 dias restantes. Os LO  desde então estão separados dos de seus investimentos. Agora apenas usam esse dinheiro para pagar os empréstimos devidos.ainda  a malta se queixa das tranches da Envestio !!! lol  E a cada rodada o preço sobe. A última rodada custou 0,25% CashBack e agora 0,75% CashBack. Percebem que para alguns foi 0,75% por uma noite? Isso é 0,75% x 360 da Minto ==> 270% p.a. Kredo e Monego devem precisar urgentemente de Dinheiro ,  a Express Credit Também já sabemos que teve rating menor e algumas contas negativas. A Kuki há 3 semanas passou pelo mesmo.

Como não estou a longo prazo não me preocupa, mas vejo o risco

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Harvester disse:

Pode ser... achas que no meio de tanto dado que o sistema vai buscar à db em tempo real, fazer apenas mais um query para buscar o numero de total de loans de determinado LO acrescentaria muita penalização no desempenho?

O botão "invest in all" tambem causaria muita penalização no desempenho? Mais do que o "sell all"?

Repara que a query não vai apenas buscar o número de total de loans de um LO: pelo menos nos quadros do principal e secundário, têm de correr todos os empréstimos existentes aplicando os filtros seleccionados, e provavelmente fazem duas queries semelhantes: uma só para a contagem e outra para obter os resultados necessários para preencher a página. Mas são só conjecturas como dizes. Podem também querer evitar o datamining como sugeriste, embora se for esse o caso, espero que removam os campos do interface, em vez de lá colocarem valores martelados :)

Já o "invest in all" inibido parece ser mais para controlar a actividade.

há 59 minutos, Patanisca disse:

Neste momento, inquietude, no sentido de insegurança, não. Mas começam a haver alguns pormenores um bocado irritantes. Como a qualidade da plataforma da mintos, que era um dos (vários) aspectos que a distinguia, estar a diminuir.

O trading basicamente são os pros e semi-pros a funcionarem como intermediários entre os LOs e os investidores. São os mintos da mintos, mas sem dar nada em troca ou acrescentar qualquer valor à plataforma. Isto numa análise pragmática e desligada: eu próprio já fiz trading em micro-escala uma ou outra vez.

Creio que deva haver 2 grandes perfis de pessoas a fazer trading: o "esperto" do dia-a-dia que usa umas centenas ou poucos milhares para alimentar o ciclo compra-primário/vende-secundário em várias iterações; e o tubarão que compra aos magotes e deixa para venda.

Reparem, por exemplo, no "investment breakdown" de alguns dos loans à venda no secundário da kredo e da monego: uma série de investidores com quantias "usuais", 10-50,  e um big fish com 100, 200, 500 até 600 metidos nesse loan.

e.g. 15861073-03

63ekprs.png

Vi vários casos destes- até dá vontade de comprar 1€ de cada para ver se é um único big-fish ou vários.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    14 minutes ago, CDCD said:

Creio que deva haver 2 grandes perfis de pessoas a fazer trading: o "esperto" do dia-a-dia que usa umas centenas ou poucos milhares para alimentar o ciclo compra-primário/vende-secundário em várias iterações; e o tubarão que compra aos magotes e deixa para venda. 

Um é tubarão porque dispõe de muitos milhares e pode comprar aos magotes sem necessidade de vender de imediato, o outro é o "esperto" do dia-a-dia, porque só tem umas centenas ou poucos milhares e para maximizar precisa tentar vender rápido para aumentar a quantidade da compra. Na essência a ação é a mesma (ambos retirarão o capital finalizada a operação), pelo que a designação "esperto" parece-me aqui um pouco depreciativa para quem tenta fazer o melhor com o "pouco" que tem, em vêz de ficar apenas a ver a caravana passar.

Apesar de de todo não ser "esperto", incluo-me nessa categoria que enunciaste.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    2 hours ago, Patanisca said:

No minimo deve fazer reflectir... preocupação ainda não, enquanto se sentir que continua a entrar capital fresco a coisa vai rolando. Não são própriamente as plataformas que me preocupam, o que me faz pensar, é que os LO, actualmente obtêm financiamento com tanta facilidade, e com tão pouco skin in the game, que podem ser tentados (se não são já) a conceder cada vez mais créditos de pior qualidade... a parte que têm em jogo é minima, o grosso está nos investidores. Ex: Parece que a Sebo teve uns tantos lucros, mas que quase tudo foi destribuido em dividendos, provavelmente porque não precisava desse dinheiro para expandir o negócio, para isso têm o capital dos investidores. Não sei se faz sentido...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 18 minutos, Harvester disse:

Um é tubarão porque dispõe de muitos milhares e pode comprar aos magotes sem necessidade de vender de imediato, o outro é o "esperto" do dia-a-dia, porque só tem umas centenas ou poucos milhares e para maximizar precisa tentar vender rápido para aumentar a quantidade da compra. Na essência a ação é a mesma (ambos retirarão o capital finalizada a operação), pelo que a designação "esperto" parece-me aqui um pouco depreciativa para quem tenta fazer o melhor com o "pouco" que tem, em vêz de ficar apenas a ver a caravana passar.

Apesar de de todo não ser "esperto", incluo-me nessa categoria que enunciaste.

Eu dei-me ao trabalho de incluir isto 

há 56 minutos, CDCD disse:

Isto numa análise pragmática e desligada: eu próprio já fiz trading em micro-escala uma ou outra vez.

... para evitar esse tipo de ilações erradas - a não ser que estivesse a ser auto-depreciativo, que não foi caso. "Esperto" é isso mesmo: o tipo que usa truques para tirar vantagens face aos outros. Fria e pragmaticamente falando, é isso que acontece aqui - há que reconhecê-lo - sendo absolutamente legítimo, note-se.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Concordo plenamente,  a distinção entre tubarões e "espertos" é que não me suou bem. No caso, é tudo a mesma coisa, todos tentando tirar vantagem de uma situação, uns com mais armas e ferramentas outros com menos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O que fez crescer o trading foi o auto invest no mercado secundário. Há imenso blind money, estratégias de auto-invest baseadas em YTM, de malta que faz uma gestão passiva e dumb money, estatégias de auto-invest mal configuradas.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 41 minutos, jferreira20 disse:

O que fez crescer o trading foi o auto invest no mercado secundário. Há imenso blind money, estratégias de auto-invest baseadas em YTM, de malta que faz uma gestão passiva e dumb money, estatégias de auto-invest mal configuradas.

Nem mais.

Todos podemos e devemos aproveitar as lacunas existentes. São “almoços grátis” ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    rui_marreiros
    há 13 horas, Harvester disse:

No minimo deve fazer reflectir... preocupação ainda não, enquanto se sentir que continua a entrar capital fresco a coisa vai rolando. Não são própriamente as plataformas que me preocupam, o que me faz pensar, é que os LO, actualmente obtêm financiamento com tanta facilidade, e com tão pouco skin in the game, que podem ser tentados (se não são já) a conceder cada vez mais créditos de pior qualidade... a parte que têm em jogo é minima, o grosso está nos investidores. Ex: Parece que a Sebo teve uns tantos lucros, mas que quase tudo foi destribuido em dividendos, provavelmente porque não precisava desse dinheiro para expandir o negócio, para isso têm o capital dos investidores. Não sei se faz sentido...

Para mim também, eles são agora parceiros iguais aos investidores, ou pior. Numa loan de 200 euros, no PM, com uma skin de 5%, são 10 euros. Eu muitas vezes para acertar as contas coloco lá 11 ou 12  euros. Nós  os investor é que temos a Skin in game. Se existe um default, quase nem preciso pagar a advogados, o pc emite tudo para o estafeta entregar no tribunal.  Depois ordem do tribunal ... etc. Ao final de três anos menos de 15% ficou incobrável ( créditos de alto risco, no de baixo tipo A fica pelos 2%). Isto é o que eles têm de gerir.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites