Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• P2P - Tópico Geral

Cardoso24

Recommended Posts

• Respostas 10,5k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Rick Lusitano

1796

• Nesspc

858

• Harvester

492

• Patanisca

413

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Excelente post. Em alguns comentários parece que a culpa da Envestio e Kuetzal terem indo ao charco foram os levantamentos, incluindo as saídas antecipadas. A culpa é só das plataformas, umas por

Fechando o ano de 2019, penso que foi bastante positivo para mim no meu próprio Fundo de Sucateiro P2P Aqui ficam alguns valores nomeadamente em p2p retorno vs risco Notas : 2018 apen

Sim, as coisas impossíveis ao ser humano que já vi acontecer em mim e já vi em outras pessoas provaram sem sombra de dúvida que Deus existe e se torna galardoador daqueles que o buscam. Em Genesi

Posted Images

Rick Lusitano
    há 2 minutos, Harvester disse:

Muito bom! Há que acompanhar atentamente o desenvolvimento do bébé.

Outro exemplo, de uma crise recente.

Crise bancária de Chipre em 2013. Porque aconteceu?

Muito resumidamente, a banca do Chipre tinha emprestado muito dinheiro à Grécia. Quando houve um haircut na dívida Grega, quem emprestou à Grécia, perdeu muito dinheiro, seria bastante expectável que a banca Cipriota seria dos mais atingidos. Chipre tinha um sector financeiro completamente desproporcionado em relação à restante economia nacional, (Chipre servia com offshore para muitos Russos e Gregos, que a usavam para evasão fiscal, esconder e lavar o dinheiro sujo).

Leitura rápida sobre uma crise:

https://en.wikipedia.org/wiki/2012–13_Cypriot_financial_crisis

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, Harvester disse:

? Épa, isso é a descrição dum tsunami!

A Zopa já existia aquando da crise de 2008, e consta que se safou muito melhor do que os tradicionais produtos financeiros, que demoraram anos a recuperar as perdas.

Uma crise global acentuada, certamente afectaria os LO e consequêntemente as plaformas P2P, mas estou em crer que a acontecer não se reflectirá de forma imediata (tipo tsunami, de um dia para o outro) nas P2P. Sendo que a maior parte dos "investidores" nas P2P são pequenos investidores, não tão "nervosos" como os investidores profissionais,  isso num cenário de crise, pode criar algum amortecimento no impacto nas P2P. Se será pelo tempo suficiênte para se retirar pelo menos uma parte significativa do capital investido, pois, quem me dera saber a resposta...

Já não me lembro onde, mas existe, num deses sites dedicados à temática P2P, um artigo interessante sobre uma possível estratégia de investimento, que eventualmente minimizaria o impacto do surgimento de uma nova crise. Vale o que vale obviamente, mas procurar ter conhecimento, e ponderar varios cenário é sempre importante.

A questão é que aquela é a típica definição para o “pequeno” investidor. 

Então pergunto-te que indicadores usarias para aferir o aproximar de uma crise?

A Zopa que eu também bem conheço, passou pela crise (e bem) mas quantas P2P existiam na altura? Sendo britânica isso é um factor muito positivo!

Os pequenos investidores não são tão nervosos? Eheh ? pois não são ainda piores, por isso é que nos mercados financeiros basta espirrarem umas correções de 15% e é vê-los a fugir porque vem aí um bear market e porque o mundo vai acabar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    1 hour ago, Cardoso24 said:

A questão é que aquela é a típica definição para o “pequeno” investidor. 

Então pergunto-te que indicadores usarias para aferir o aproximar de uma crise?

A Zopa que eu também bem conheço, passou pela crise (e bem) mas quantas P2P existiam na altura? Sendo britânica isso é um factor muito positivo!

Os pequenos investidores não são tão nervosos? Eheh ? pois não são ainda piores, por isso é que nos mercados financeiros basta espirrarem umas correções de 15% e é vê-los a fugir porque vem aí um bear market e porque o mundo vai acabar.

Começo por dizer que não sei responder á tua pergunta. O que já li muitas vezes foi pessoas consideradas grandes "guros" dizerem que era evidente que uma grande crise aconteceria  em 2017, 2018 e depois 2019, e têm falhado todos.. Um livrinho interessante: "Fooled by Randomness - The hidden role of chance in life and in the markets" de Nassim Nicholas Taleb autor do The Black Swan

Eu não estou de forma nenhuma em contradição com o que dizes, e vejo que, possívelmente erradamente eu estou aqui a designar por "pequenos" investidores um grupo de pessoas, que certamente não será o mesmo grupo que para ti. Eu estava a designar por "pequenos" investidores a maioria das pessoas que investe em P2P e, que nunca investiu em mercados financeiros, que é o meu caso. Até que gostaria (apesar da minha idade já não aconselhar muito essas coisas), mas não me sinto confortável e não sei o suficiente para o fazer eu próprio sem depender de outros. É que tenho mais receio de apanhar uma menina (ou menino) como a que trabalhava no BEST (ver reportagem do Sexta às 9 RTP1) numa qualquer correctora ou banco do que da "rebaldaria" das plataformas bálticas, prefiro poder perder por erros exclusivamente meus do que por ser deliberadamente enganado por alguem com quem estou a lidar directamente.

Editado por Harvester
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    1 hour ago, Rick Lusitano said:

Isso pode ser um sinal que um LO pode estar em dificuldades, quando oferece taxas de juro superiores aos seus pares, faz campanhas de cashback, etc.

E continua... hoje Kuki a 15%, Simbo a 15.1%, Bino a 14%

Quiça até terá feito a Varks subir dos 13.5% (á mistura com uns a 11% e 9% que deviam ser para os Invest & Acess) dos últimos dias, para 14.5% hoje

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 horas, Harvester disse:

E continua... hoje Kuki a 15%, Simbo a 15.1%, Bino a 14%

Quiça até terá feito a Varks subir dos 13.5% (á mistura com uns a 11% e 9% que deviam ser para os Invest & Acess) dos últimos dias, para 14.5% hoje

Obviamente que queremos sempre ter as taxas mais elevadas, e se antigamente 13% seria considerado elevado, pois as taxas baixaram até aos 11/12%.

Não acredito que a concorrência explique esta subida brutal. Sinceramente gostava de ver um travão da Mintos (se for possível), porque taxas como a Dinero (17%) e esses todos que mencionas 15/15/14% são perigosas.

A Varks é desses todos o único que dou crédito.

Mas taxas acima de 13%...tem tudo para correr bem. No ano passado tinha começado a secar os de 12% e até 9% o pessoal fazia ?

há 7 horas, Harvester disse:

Começo por dizer que não sei responder á tua pergunta. O que já li muitas vezes foi pessoas consideradas grandes "guros" dizerem que era evidente que uma grande crise aconteceria  em 2017, 2018 e depois 2019, e têm falhado todos.. Um livrinho interessante: "Fooled by Randomness - The hidden role of chance in life and in the markets" de Nassim Nicholas Taleb autor do The Black Swan

Eu não estou de forma nenhuma em contradição com o que dizes, e vejo que, possívelmente erradamente eu estou aqui a designar por "pequenos" investidores um grupo de pessoas, que certamente não será o mesmo grupo que para ti. Eu estava a designar por "pequenos" investidores a maioria das pessoas que investe em P2P e, que nunca investiu em mercados financeiros, que é o meu caso. Até que gostaria (apesar da minha idade já não aconselhar muito essas coisas), mas não me sinto confortável e não sei o suficiente para o fazer eu próprio sem depender de outros. É que tenho mais receio de apanhar uma menina (ou menino) como a que trabalhava no BEST (ver reportagem do Sexta às 9 RTP1) numa qualquer correctora ou banco do que da "rebaldaria" das plataformas bálticas, prefiro poder perder por erros exclusivamente meus do que por ser deliberadamente enganado por alguem com quem estou a lidar directamente.

Esquece esses gurus porque vários têm tentado e só aquele que acertar é que ficará na história.

Eu desde 2015 (e um bocado antes) tenho feito um portfólio com as notícias de previsão de caos (incluindo grandes bancos de investimento), só para me lembrar como todos eles acertaram na crise de 2015, 2016, 2017, 2018...espera afinal ninguém acertou ? por isso é que tenho ficado com um registo para perceber certas estratégias que usam.

Ninguém vai avisar quando chegar uma crise, nem as televisões (nessa altura já rebentou).

Essa história do BEST resultou de excesso de confiança de vários clientes. Acesso às passwords? Confiança cega noutra pessoa que está a trabalhar com base em objectivos de uma instituição? (Offtopic)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 horas, Rick Lusitano disse:

Outro exemplo, de uma crise recente.

Crise bancária de Chipre em 2013. Porque aconteceu?

Muito resumidamente, a banca do Chipre tinha emprestado muito dinheiro à Grécia. Quando houve um haircut na dívida Grega, quem emprestou à Grécia, perdeu muito dinheiro, seria bastante expectável que a banca Cipriota seria dos mais atingidos. Chipre tinha um sector financeiro completamente desproporcionado em relação à restante economia nacional, (Chipre servia com offshore para muitos Russos e Gregos, que a usavam para evasão fiscal, esconder e lavar o dinheiro sujo).

Leitura rápida sobre uma crise:

Vou deixar uma pequena provocação, em relação a Crise Cipriota, que o Rick mencionou.

Porque será que a Creamfinance está sediada no Chipre ? 

Já que estamos a falr de crises e aforma como afectará os LO e a MIntos, não sei se repararam mas a Mintos a seguir a falencia da  Eurocent, já fez a saída controlado de 2 LO espanhois, a Dindin (Empresa é Dona da Sebo ou da Lendo não tenho a certeza) e a Euro one (Fechou em espanha e abriu com outra Marca). Não deu muito nas vistas , mas quem estava atento reparou , quer na degradação doslate loans, quer na saída controlada.

Não estou a dizer que nã temos de estar vigilantes e que a Mintos irá sempre funcionar neste tipo de retirada de Loans originators , o que já ficou demonstrado com a Eurocent, mas tambem não é a rebaldaria que se fala.

Editado por gatoazul
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 horas, Rick Lusitano disse:

Oh Ti Quirino, um veterano de P2P? :)

https://www.mintos.com/en/loan-originators/#details

Coluna " Interest income on delayed payments "»»» Yes (LO que pagam juros nos lates)

Sugiro também a consulta da coluna " Grace period ". ;)

Por acaso quando fiz a pergunta estava mesmo a pensar para mim que vergonha de pergunta aqui estou a fazer, vai mas é investigar isso com calma.

Mas tenho andado sem tempo para seguir de forma próxima as minhas p2p e infelizmente o fórum ainda menos. Tenho que dedicar uma manhã com calma a ler aqui as novidades e a realocar as minhas p2p.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 2 horas, gatoazul disse:

Vou deixar uma pequena provocação, em relação a Crise Cipriota, que o Rick mencionou.

Porque será que a Creamfinance está sediada no Chipre ? 

Já que estamos a falr de crises e aforma como afectará os LO e a MIntos, não sei se repararam mas a Mintos a seguir a falencia da  Eurocent, já fez a saída controlado de 2 LO espanhois, a Dindin (Empresa é Dona da Sebo ou da Lendo não tenho a certeza) e a Euro one (Fechou em espanha e abriu com outra Marca). Não deu muito nas vistas , mas quem estava atento reparou , quer na degradação doslate loans, quer na saída controlada.

Não estou a dizer que nã temos de estar vigilantes e que a Mintos irá sempre funcionar neste tipo de retirada de Loans originators , o que já ficou demonstrado com a Eurocent, mas tambem não é a rebaldaria que se fala.

A Dindin pertence ao mesmo grupo que a Sebo (Moldavia). A Dindin continua em operações (mas fora da Mintos):

https://dindin.es/

Sobre a Sebo, ainda melhor:

Citação

Sebo Moldova and Dindin Spain both belong to the same group.

Some of the equity investors in the loan originator and Mintos overlap.

https://www.mintos.com/en/loan-originators/Sebo/#general

A EuroOne estava sedeada em Espanha, mudou de nome (marca?) para Rápido Finance, mas continua sedeada em Espanha. E continua na Mintos.

Citação

To launch company’s operations in Spain, EuroOne purchased Rápido Finance S.L.U. under the NetCredit brand in August 2017.

https://www.mintos.com/en/loan-originators/euroone/#general

Um dos LO presentes na Mintos, a Kviku, também está na Viventor.

Segundo a Mintos, este LO esta sedeado na Rússia, sendo regulado pelo Central Bank of Russia.

Na Viventor também é dito que a Kviku tem sede na Rússia (com operações na Rússia, Cazaquistão e Espanha, com planos para 2019 para operar na Polonia, Vietname e Filipinas), mas se tiramos um export que tenha loans deste LO, verifica-se que o país destes loans é Republic of Cyprus (era assim até uns meses atrás, não estou agora a  conseguir tirar um export para confirmar).

Houve vários LO que saíram da Mintos:

Aventus => Criou plataforma própria, a PeerBerry
    BIG
    Dindin
    Eurocent => Default
    InviPay
    Kredito garantas
    LeaseLink
    Mano Unija
    Nord Līzings
    Novaloans => Um loan e out (teste?)
    PangMaoBao => China
    West Kredit

O que me deixou sempre com a "pulga atrás da orelha", foi o LO da China, soa muito estranho, nunca cheguei a investir nele. Fiquei sempre a pensar em esquemas. Desapareceu da Mintos sem deixar rasto, o que alimentou mais a minha convição de que era algo manhoso, e que a Mintos não quis que descobrissem.

Como sabemos, os reguladores Chineses fecharam milhares de LO e plataformas de P2P que eram esquemas piramide e burlas. A China teria + 12.000 plataformas de P2P Lending.

Nem de propósito, a Mintos acaba de lançar um post sobre as saídas de LO:

Mintos Update: Some loan originators have left Mintos, here’s why (26.06.2019)

https://blog.mintos.com/mintos-update-some-loan-originators-have-left-mintos-heres-why/#more-12874

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tinha(tenho) 2 pequenos investimentos na ViaInvest, que deveriam ter o fim do prazo a 30 dias, isto a 10-05-2019.

Os loans continuam activos e mais 28 dias de espera. Contactei o suporte por chat e disseram que isso pode acontecer caso o "Borrower" peça mais fundos, ou então ao final de 120 dias posso pedir o retorno do dinheiro.

Alguem sabia deste pormenor?

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

a Mano Unija saiu da Mintos e passou a Banco na Lituania.

Não sei se Parcialmente ou na totalidade tem uma cota na Gofingo que está na Peerberry , assim com a Aventus.

A Euro one que passou a Rapido finance teve ou tem uma ligação qualquer com a Twino no Lunacard (Cartão de crédito). Penso que a mesma ligação existiria na empresas de Crédito (Devem ter comprado o Loan portfolio da Twino em espanha(?))

O Lo da china a Pangmaobao tambem teve realmente um saida controlada . Aquilo devia ser um esquema porque dizia na aprentação da empresa que fazia factoring para grandes empresas tipo a mIcrosoft!!!! e outras  e li num forum que era tudo mentira. Foi a Empresa que me deixou mais de pé atras com os Criterios de selecção da Mintos, porque se notava que a apresentação continha falsidades e usava o nome de grandes guupos internacionais , com  os quais a empresa chinesa dizia trabalhar. A empresa mãe estava ligada ao sector Siderurgico na china!!! enfim, chinesices...

A Novaloans chegou a aparecer? só vi uma vez na lista dos Lo do primary market umas horas  , mas nunca vi a presentação da empresa. Deve ser a próxima ....

O grande Risco que vejo nisto tudo, saõ os Russos (Lavagens de Dinheiro , sançoes...).

Espero que não acabe como no Chipre, com o colapso do sistema ...

Os Russos no chipre perderam milhoes após o Resgate....., mas já devia ter saido muito dinheiro lavado....

Editado por gatoazul
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 13 horas, Antonio84Pereira disse:

À duas ou três páginas atrás isso podia ser afirmado. Tudo a carregar forte no SM da Mintos com descontos de 1% ou mais e no PM com campanhas de Cashback... Entretanto já estamos na fase das crises ?

As cadelas apressadas parem os cachorros cegos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 27 minutos, gatoazul disse:

A Novaloans chegou a aparecer? só vi uma vez na lista dos Lo do primary market umas horas  , mas nunca vi a presentação da empresa. Deve ser a próxima ...

Apareceu na lista de loan originators e com página individual, vi e retirei alguns dados do LO, mas no dia seguinte, já tinha desaparecido.

Lançou um loan apenas se não me engano.

É um LO do UK.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Rick sabes se a taxa que o Governo cipriota aplicou aos depositos acima de 100.000 Euros  era por banco ou por Contibuinte (Total)? 

é que perder para o Governo 50 ou 60% do dinheiro que temos depositado num banco acima de 100.000 Euros, é muito Dinheiro, e lembro-me de ver isto tambem discutido para possivél aplicação em Portugal na altura do Resgate

Editado por gatoazul
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 3 minutos, gatoazul disse:

Rick sabes se a taxa que o Governo cipriota aplicou aos depositos acima de 100.000 Euros  era por banco ou por Contibuinte (Total)? 

é que perder para o Governo 50 ou 60% do dinheiro que temos depositado num banco acima de 100.000 Euros, é muito Dinheiro, e lembro-me de ver isto tambem discutido para possivél aplicação em Portugal na altura do Resgate

Já não me lembro das %, mas acho que era consoante os bancos e dependia da nacionalidade dos depositantes.

Citação

Cyprus agreeing to close the country's second-largest bank, the Cyprus Popular Bank (also known as Laiki Bank), imposing a one-time bank deposit levy on all uninsured deposits there, and possibly around 48% of uninsured deposits in the Bank of Cyprus (the island's largest commercial bank). A minority proportion of it held by citizens of other countries (many of whom from Russia

Citação

the Cypriot government levied 47.5 percent of Bank of Cyprus deposits over one hundred thousand Euros in July 2013.[2][3]

https://en.wikipedia.org/wiki/Capital_levy

Foi a partir da crise bancária de Chipre, que a UE e o BCE se lembraram de em vez de se fazer o bail-out a 100% dos bancos, seria feito também bail-in, accionistas, obrigações subordinadas era o costume anterior, a isso, juntou-se obrigacionistas sénior e depositantes a partir dos 100k. Mas depois disso, em 2014, no BES não fizeram isso, o BES era 2 ou 3º maior banco em Portugal, seria um terramoto, muitas empresas portuguesas depositantes iriam à falência se ficassem sem o dinheiro.

O resgate a Portugal foi anterior ao Chipre, só se falava na altura em provocar perdas aos accionistas e detentores subordinados. Fazer um confisco dos depósitos numa crise como foi na altura, seria uma catástrofe. Pois haveria corrida aos bancos, agravando todo o sistema bancário, provocando a falência de vários bancos.

No Chipre, limitaram os montantes a levantar nos ATM, os bancos estiveram fechados, transferências para fora de Chipre bloqueadas. E depois é que fizeram o confisco, mas muitos tubarões tiram cash adiantamente.

Fizeram isso, por o Chipre, uma pedra no Mediterrâneo, ser uma offshore que fazia concorrência fiscal aos outros países da UE e ZE. Que era um centro de branqueamento de capitais de oligarcas Russos e de outras nacionalidades. Os seus bancos a irem ao charco, não provocariam grande mossa aos bancos de outros países e suas economias. Portanto podiam fazer isso, sem grandes stresses.

Essa ideia de confisco de dinheiro dos depositantes para ajudar os bancos em dificuldades, está também a ganhar força para se fazer confisco de dinheiro para ajudar os países em dificuldades (ler o último link). Portanto, para além de depósitos bancários, Certificados de Aforro/Tesouro também podem ser vitimas para o confisco em caso de dificuldades de um país.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    31 minutes ago, larbac said:

Tinha(tenho) 2 pequenos investimentos na ViaInvest, que deveriam ter o fim do prazo a 30 dias, isto a 10-05-2019.

Os loans continuam activos e mais 28 dias de espera. Contactei o suporte por chat e disseram que isso pode acontecer caso o "Borrower" peça mais fundos, ou então ao final de 120 dias posso pedir o retorno do dinheiro.

Alguem sabia deste pormenor?

Estou a experimentar a ViaInvest à pouco tempo. Sabia desse pequeno grande pormenor, e é precisamente o efeito desse aspecto que pretendo avaliar durante os próximos dois a três meses. Se acontecer muitas vezes e em muitos loans, deve tornar difícil determinar o tempo necessário para sair totalmente.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 24 minutos, Harvester disse:

Estou a experimentar a ViaInvest à pouco tempo. Sabia desse pequeno grande pormenor, e é precisamente o efeito desse aspecto que pretendo avaliar durante os próximos dois a três meses. Se acontecer muitas vezes e em muitos loans, deve tornar difícil determinar o tempo necessário para sair totalmente.

Pois, é mesmo por causa disso. Ter que esperar 120 dias não está muito nos meus planos.

Prefiro ir investindo em short-term...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    37 minutes ago, Rick Lusitano said:

Essa ideia de confisco de dinheiro dos depositantes para ajudar os bancos em dificuldades, está também a ganhar força para se fazer confisco de dinheiro para ajudar os países em dificuldades (ler o último link). Portanto, para além de depósitos bancários, Certificados de Aforro/Tesouro também podem ser vitimas para o confisco em caso de dificuldades de um país. 

Na idade média entravam pela casa das pessoas e levavam o que queriam e podiam, actualmente, a diferença é apenas no método, e cada vez o refinam mais.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    1 hour ago, larbac said:

Pois, é mesmo por causa disso. Ter que esperar 120 dias não está muito nos meus planos.

Prefiro ir investindo em short-term...

O problema que vejo não é propriamente o de "esperar" 120 dias... como explicar? É que  esse efeito vai-se expalhando pelos diversos loans, e ao fim de pouco tempo uma saída por completo pode demorar mais de um ano, e apenas se vai retirando pedaçinhos.

De facto, um dos modelos que mais me agrada é o da DoFinance (como não têm referral links, é pouco falada e ainda bem). Os empréstimos têm um prazo, e no final do prazo, no dia certinho tens o dinheiro de volta na totalidade, juros são pagos mensalmente (considerando condições normais, mas isso certamente se aplica a todas as outras). Dizem que as taxas da DoFinance são baixas, 11% o mesmo que a ViaInvest... mas com pagamentos a datas certinhas. 6 depósitos escalonados de forma mensal, com renovação (se quiseres) a cada seis meses, e tens uma renda mensal fixa. No máximo irá demorar-te 6 meses a retirar a última das tranches, ou três meses casos aceites perder os juros da última tranche.

Editado por Harvester
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 13 minutos, Harvester disse:

Na idade média entravam pela casa das pessoas e levavam o que queriam e podiam, actualmente, a diferença é apenas no método, e cada vez o refinam mais. 

É a chamada AT - Autoridade Tributária :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Alguém por aqui sabe em detalhe como a Mintos contabiliza o juro ???  para receber um dia tenho de ficar com o loan 24 horas minimo ?

A Mintos em PT muda o Dia ás 22:00 , se comprar um Loan ás 21 :00 e vender ás 23:00 altera algo ou não contabiliza nada ??

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 1 hora, Nesspc disse:

Alguém por aqui sabe em detalhe como a Mintos contabiliza o juro ???  para receber um dia tenho de ficar com o loan 24 horas minimo ?

A Mintos em PT muda o Dia ás 22:00 , se comprar um Loan ás 21 :00 e vender ás 23:00 altera algo ou não contabiliza nada ??

Supostamente tens de ter 24h na tua posse (fonte: fórum Alemão).

Nunca confirmei.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites