Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• P2P - Tópico Geral

Cardoso24

Recommended Posts

• Respostas 10,5k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Rick Lusitano

1796

• Nesspc

858

• Harvester

492

• Patanisca

413

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Excelente post. Em alguns comentários parece que a culpa da Envestio e Kuetzal terem indo ao charco foram os levantamentos, incluindo as saídas antecipadas. A culpa é só das plataformas, umas por

Fechando o ano de 2019, penso que foi bastante positivo para mim no meu próprio Fundo de Sucateiro P2P Aqui ficam alguns valores nomeadamente em p2p retorno vs risco Notas : 2018 apen

Sim, as coisas impossíveis ao ser humano que já vi acontecer em mim e já vi em outras pessoas provaram sem sombra de dúvida que Deus existe e se torna galardoador daqueles que o buscam. Em Genesi

Posted Images

há 6 minutos, Rick Lusitano disse:

O teu fundo tem 40 paus de crédito mal parado?! Já não vou meter 1 milhão no teu fundo. :)

No Relatório de Contas trimestral irá estar reflectido essas imparidades. Deves ter emprestado aos Joe Berardo lá do sitio. Os investidores do fundo não vão ficar chateados. :)

Permitiu fazer a selecção de quais as P2P a manter e outras a desmobilizar

A Investly é uma P2P de leilões, qual a tua opinião sobre este tipo de fixação de taxas de juro e de investimento? Dá-te mais trabalho? Usas AI?

Se for manual não apanho nada, defino a taxa minima, depois é uma media final, tem ficado sempre acima ao que eu defino no AI

Deves ter visto isto, quando andaste a procura de transferências/câmbios:

Por acaso, foi por cá, alguem falou, depois por necessidade foi "obrigado" abrir conta na Paysera e o  cambio lá anda ao nivel das outras e sai gratis as transferencias; 

How does Currencyfair work? - http://www.p2phero.com/how-does-currencyfair-work/?lang=en

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas Gustaferra,

Podes mencionar as plataformas que usas?

Não peço isto como aconselhamento de investimento, é apenas um Guia de orientação de pessoas que considero mais experientes e com melhores conhecimentos , como o teu caso e o do Rick Lusitano.

Tens investimento na Housers ? qual e a percentagem alocada no total das tuas P2P?

Gostei dessa do Fundo High Yeld.....

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano

A Mintos ainda deve andar a fechar o mês...

Anda a pagar as piguinhas, os juros + principal de ontem, ainda a esta hora. Está atrasada umas horas.

Deve ter sido, o tipo que faz isto, foi para os copos ontem á noite, e acordou só à tarde. :)

A Mintos paga os juros + principal por volta das 22h00-02h00 (00h00-04h00 Hora Local) referente ao dia.

Na nossa conta virtual, aparece já a data do dia seguinte, pois apesar serem, por exemplo 23h00 em PT, a Mintos são mais 2h (01h00), e a Mintos credita a nossa conta com a data do dia anterior.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 minutos, Rick Lusitano disse:

A Mintos ainda deve andar a fechar o mês...

Anda a pagar as piguinhas, os juros + principal de ontem, ainda a esta hora. Está atrasada umas horas.

Deve ter sido, o tipo que faz isto, foi para os copos ontem á noite, e acordou só à tarde. :)

A Mintos paga os juros + principal por volta das 22h00-02h00 (00h00-04h00 Hora Local) referente ao dia.

Na nossa conta virtual, aparece já a data do dia seguinte, pois apesar serem, por exemplo 23h00 em PT, a Mintos são mais 2h (01h00), e a Mintos credita a nossa conta com a data do dia anterior.

É a Mintos a fechar o mes e eu nem comecei o meu fecho.... lololo

Andei a fazer transferências em moeda romena a devolver moeda Bulgaria que a Iuvo se enganou e mandou para min ... lolol

Hoje fiz um inquérito via Skype com a Paysera, tiraram-me os limites que tinha lá.... 

Andei o contactar o suporte da investly a perguntar pelo o IBAN deles do Reino Unido, devo para a semana ja iniciar investimentos em faturas tb em Libras, 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 10 minutos, gustaferra disse:

É a Mintos a fechar o mes e eu nem comecei o meu fecho.... lololo

Andei a fazer transferências em moeda romena a devolver moeda Bulgaria que a Iuvo se enganou e mandou para min ... lolol

Hoje fiz um inquérito via Skype com a Paysera, tiraram-me os limites que tinha lá.... 

Andei o contactar o suporte da investly a perguntar pelo o IBAN deles do Reino Unido, devo para a semana ja iniciar investimentos em faturas tb em Libras, 

Já reparaste, hoje está a haver guerra de taxas na Mintos? ;)

Loans até 15% inferiores a 12 Meses

Mozipos a 14,1%; Sebo e Zarks a 14%; o novo originator da Botswana a 15%

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 52 minutos, Apostad0r disse:

Depósito efectuado no dia 28 pelas 12:00 ainda não "caiu" na conta da Mintos, após contacto fui informado que deverá "cair" ao final do dia. 

A preparar abertura na segunda plataforma :)

Sim, é pacifico se nao te enganaste a fazer a transferencia... 

Por curiosidade qual é a 2º ?

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 minutos, Apostad0r disse:

Sim, não estou "preocupado", acho que é normal 2/3 dias. 

Ainda estou aberto a opiniões sobre a segunda.

Obrigado 

Deve demorar mais por é ser a 1a transferência porque no meu caso demora apenas 1 dia.

Se fizeste dia 28, em princípio hoje já deves ter o dinheiro na conta!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 minutos, Apostad0r disse:

Sim, não estou "preocupado", acho que é normal 2/3 dias. 

Ainda estou aberto a opiniões sobre a segunda.

Obrigado 

Já escrevi posts e numerei cause todas as que uso e acima já coloquei uma lista de P2P da P2P - Banking.com,  parece que existe outra nova do brasil na lista do autor, vou analisar-la entretanto.

Editado por gustaferra
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Reparo que na Mintos, antes não existia o período ’Grace’ ... mas agora essa linha está bem definida, e pergunto-me se esse período não serve para criar uma ilusão óptica dos investimentos com pagamento em atraso. Assim, esses valores que ditam um atraso no pagamento não são enunciados nas listas dos investimentos que estão em incumprimento. 

Mas, e em boa verdade, esses investimentos tem efectivamente atrasos no seu pagamento. Atrasos que podem, e pelo que vi, chegar aos 5 dias. 

Parece-me que a Mintos também não aplica sanções (taxas) aos incumpridores. Longe de uma análise rigorosa, constato que, apesar dos valores consideráveis em atraso na minha conta, a linha de Late Payment Fees apresenta um valor irrisório. Parecendo-me que existe um rácio desproporcional. Não sei se partilham da mesma sensação... 

Outra sensação que tenho, é em relação às rentabilidades, em que em realidade é distinta da teoria enunciada. Coloca-se muitas vezes o argumento de 12% como mais valia, mas não é isso que eu registo. Até se pode conferir um desconto aos atrasos, que são omnipresentes, mas penso que ao longo do tempo as coisas acabam-se por ganhar um equilíbrio. 

A minha constatação, e pelos registos que tenho, é que esse equilíbrio nunca chega aos 12%  

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    A 3/2/2018 às 23:44, jotix disse:

Reparo que na Mintos, antes não existia o período ’Grace’ ... mas agora essa linha está bem definida, e pergunto-me se esse período não serve para criar uma ilusão óptica dos investimentos com pagamento em atraso. Assim, esses valores que ditam um atraso no pagamento não são enunciados nas listas dos investimentos que estão em incumprimento. 

Mas, e em boa verdade, esses investimentos tem efectivamente atrasos no seu pagamento. Atrasos que podem, e pelo que vi, chegar aos 5 dias. 

Parece-me que a Mintos também não aplica sanções (taxas) aos incumpridores. Longe de uma análise rigorosa, constato que, apesar dos valores consideráveis em atraso na minha conta, a linha de Late Payment Fees apresenta um valor irrisório. Parecendo-me que existe um rácio desproporcional. Não sei se partilham da mesma sensação... 

Outra sensação que tenho, é em relação às rentabilidades, em que em realidade é distinta da teoria enunciada. Coloca-se muitas vezes o argumento de 12% como mais valia, mas não é isso que eu registo. Até se pode conferir um desconto aos atrasos, que são omnipresentes, mas penso que ao longo do tempo as coisas acabam-se por ganhar um equilíbrio. 

A minha constatação, e pelos registos que tenho, é que esse equilíbrio nunca chega aos 12%  

Isso do Período de Graças não é uma celebração religiosa? Será como acreditar no Pai Natal? :)

Agora a sério, até dava de barato, a justificação da Mintos, por ser um período de tolerância devido a feriados ou o tempo que demoram as transferências bancárias ou imprevistos. Mas no fundo, parece mais ser uma maneira de adiar a entrada dos loans no pipeline dos atrasos (lates), ou seja, ganhar tempo para os loan originators. Porquê que digo isto, reparem no "Grace Period" de cada loan originator, vai de 3 a 30 dias. Até mesmo de burro, podiam ir da Rússia à Mintos na Letónia, para pagarem. :)

Bolas, mesmo que haja feriados encostados ao fim de semana, fazer transferências ou pagamentos não demoram uma semana ou mais. Só se for em países asiáticos com períodos de feriados mais compridos, como a China com o Ano Novo Chinês.

Quem aplica sanções aos atrasos são os loan originators e quais as taxas,  dependendo isso de cada originator. Há loan originators que não nos pagam estas penalizações, até podem receber do seu cliente, mas a nós não pagam. As taxas de penalização que pagam aos investidores são bastante inferiores, quase ridículas, não chegam a 1%, (as penalizações devem ser uma fonte de rendimento extra para os loan originators e para a Mintos).

Mas antes, já existia atrasos e não apareciam na plataforma, ficavam num limbo, supostamente estavam "Current" mas não tinham ainda pago na data previamente estabelecida. O que criava uma falta de transparência, pelo menos assim, já "saberemos aonde estão" os loans que não são "Current" e ainda não estão no "1-15 Days Late".

Vejam aqui o tempo de "Grace Period", as taxas de penalizações e outros pormenores de cada loan originator, seleccionando o botão "Details" (ainda faltam alguns originators, os mais recentes):

https://www.mintos.com/en/available-loans/loan-originators-login/

Uma forma de recuperar a rentabilidade é aproveitar os bónus, ou ir á feira da ladra, comprar loans já usados com desconto. ;)

Editado por Rick Lusitano
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Quando falas de bónus na Mintos, referes-te aos investimentos a 5 anos pela Mongo? (neste momento) 

5 anos parece-me mto tempo... ainda que a maioria acabe por não chegar ao fim, uma vez que o buyback é frequentemente accionado :huh:

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano

Anda o pessoal preocupado com os impostos sobre as P2P e o Fisco está a se borrifar para os contribuintes e o para o Governo...

Citação

Fisco ignora Governo e continua sem divulgar regras do IRS

A Autoridade Tributária continua sem divulgar as regras de liquidação do IRS e os critérios que fundamentam as suas decisões, apesar de ter ordens expressas do Governo nesse sentido. Já nas informações vinculativas há alguns avanços, embora nem todas estejam publicadas.

Em Julho de 2017, pouco tempo antes de sair, o ex-secretário de Estado dos Assuntos Fiscais (SEAF) emitiu um despacho para sujeitar a Autoridade Tributária (AT) a regras mínimas de transparência mas, sete meses volvidos,

Fonte: Jornal de Negócios - Fisco ignora Governo e continua sem divulgar regras do IRS (04 de março de 2018 às 22:45)

http://www.jornaldenegocios.pt/economia/impostos/irs/detalhe/fisco-ignora-governo-e-continua-sem-divulgar-regras-do-irs

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 23 horas, jotix disse:

Quando falas de bónus na Mintos, referes-te aos investimentos a 5 anos pela Mongo? (neste momento) 

5 anos parece-me mto tempo... ainda que a maioria acabe por não chegar ao fim, uma vez que o buyback é frequentemente accionado :huh:

Quando me refiro aos bónus da Mintos,  são bónus que existiram e vão aparecendo com alguma regularidade, para dinamizar a plataforma, atrair mais investimento, aumentar a liquidez, combater a concorrência de outras P2P. Bónus na inscrição, no referal a amigos, cashback, etc.

Agora 5 anos é como dizes, muito tempo. Mas vão aparecendo outras promoções que podem ser mais interessantes consoante o perfil de cada investidor. É uma questão de aguardar, fazer as nossas contas é muito importante, porque podem oferecer uma cenoura para enganar o burro a andar para frente. ;)

Por exemplo, neste momento na Grupeer, aparece 2 loans com 1% de bónus de cashback. Porque será? ;)

Principalmente porque serem loans de 12 e 13 meses.

Agora cada um, terá que decidir o que fazer.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não conhecia a Grupeer. São tantos sites do género Mintos, que não posso chegar a todos :huh:

Normalmente, e pela minha experiência, os cashbacks estão presentes nos investimentos com maior duração. O facto do buyback ser frequentemente ativado, não me mete medo esses prazos... 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 1 minuto, jotix disse:

Não conhecia a Grupeer. São tantos sites do género Mintos, que não posso chegar a todos :huh:

Ainda bem, que o @gustaferra não lê este tópico. :)

há 1 minuto, jotix disse:

Normalmente, e pela minha experiência, os cashbacks estão presentes nos investimentos com maior duração. O facto do buyback ser frequentemente ativado, não me mete medo esses prazos... 

Lá está, fazer a nossa análise de risco pessoal. Cada pessoa é um caso.

Devemos pensar por nós próprios. Pensamento crítico ajuda-nos a crescer.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 41 minutos, Rick Lusitano disse:

Ainda bem, que o @gustaferra não lê este tópico. :)

Lá está, fazer a nossa análise de risco pessoal. Cada pessoa é um caso.

Devemos pensar por nós próprios. Pensamento crítico ajuda-nos a crescer.

Cada um segue a sua estratégia, eu gosto de boas rentabilidades, dificilmente as consigo com longas maturidades... 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 1 hora, gustaferra disse:

Cada um segue a sua estratégia, eu gosto de boas rentabilidades, dificilmente as consigo com longas maturidades... 

Eu também não gosto de ter relações de longo prazo com os investimentos. É ter o máximo proveito no mínimo tempo possível.

Encontrar o equilíbrio perfeito entre retorno e risco.

O que adianta aumentar o risco em 2% se apenas se ganha mais 1%, por exemplo.

Se calhar haverá pessoas que estarão dispostas a correr mais esse risco, por uns retornos reduzidos, mas eu não.

Eu gosto de retornos ajustados ao risco.

Faço, para risco x, tenho que ter no mínimo, o retorno y.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Rick Lusitano disse:

XIRR

O que é a XIRR?

A XIRR é uma variação da IRR (Internal Rate of Return) ou em Português, Taxa Interna de Retorno (TIR), que é uma forma de cálculo das rentabilidades, usando principalmente o tempo e o reinvestimento do capital investido e dos juros ou de outros rendimentos. É muito usado para comparar rentabilidades entre diversos tipos de investimento no mundo das finanças. Mas não é uma taxa de rentabilidades 100% perfeita, tem algumas nuances, pois parte-se do pressuposto que consegue reinvestir sempre e à mesma taxa de retorno obtida no passado, se tivermos por exemplo, 2 euros de lucros, pode não ser suficiente para reinvestir noutra oportunidade, ou se tivermos o dinheiro suficiente para reinvestir, pode já não existir oportunidades de investimento, ou se existem oportunidades, a taxa de retorno dessa oportunidade pode ser mais baixa do que as oportunidades que investimos no passado. Mas a XIRR é a que está mais próxima do cálculo mais correcto das nossas rentabilidades. Em comparação, a taxa mais usada e conhecida em Portugal, a TANB, não calcula a rentabilidade se reinvestimos os juros ou outros rendimentos.

Explicando as variações da XIRR:

Se investem a maior parte em loans de 13% por exemplo, a vossa XIRR, andará perto desse valor, ligeiramente abaixo. Depois depende de outros factores, sendo alguns os seguintes:

- Se existe cash drag, ou seja, dinheiro parado na conta, sem ser investido. Cash parado não gera retornos, a vossa XIRR diminui.

- Se compram loans com desconto, ou se vendem loans com prémio, a vossa XIRR aumenta.

- Se compram loans com prémio, ou se vendem loans com desconto, a vossa XIRR diminui.

- Se recebem algum tipo de bónus, a vossa XIRR aumenta.

- Se pagam algum tipo de comissão, a vossa XIRR diminui.

- Se recebem dinheiro e reinvestem regularmente a vossa XIRR mantém-se alta.

- Se recebem dinheiro com grandes intervalos de tempo, a vossa XIRR vai com o tempo, diminuindo. *

* Em plataformas de Real Estate Crowdfunding ou de P2P Lending, em que tenham loans que só paguem no final (maturidade), o capital investido (Principal) e os juros, a XIRR vai baixando com o passar do tempo, porque não recebemos dinheiro durante o período do empréstimo. Logo que entre juros ou bónus ou compramos loans com desconto ou vendemos loans com prémio ou que saia dinheiro através do pagamento de comissões ou compramos loans com prémio ou vendemos loans com desconto, haverá mexidas na vossa XIRR.

Podem ler o artigo deste blog que explica detalhadamente como calcular a XIRR, sacar o ficheiro de Excel de exemplo dele e depois cada um adaptar ás suas necessidades:

https://alternativeinvestments.money/xirr-computation-p2p-lending-portfolio/

Basicamente só se têm que alterar:

- As datas em que dinheiro entra e sai de cada plataforma.

- O dinheiro que entra e sai de cada plataforma.

Dinheiro a entrar: Colocar o sinal - antes. Exemplo: Entrou na data X/Y/Z 1000, colocar -1000

Dinheiro a sair: É o oposto. Exemplo: Saiu na data X/Y/Z 1000, colocar 1000

- Na ultima linha, ao lado da data do dia actual, ir à vossa plataforma P2P e copiar o valor total da vossa carteira nessa plataforma.

Depois é só indo actualizando consoante os movimentos de entrada e saída de dinheiro, e o valor total actual de cada P2P.

O ficheiro tem um extra que é o valor futuro, mas isso é mais para complementar a informação e não é muito preciso, por causa de factores extras, como bónus recebidos, comissões pagas, compras e vendas com desconto/prémio, etc.

Em principio, não se terá muito trabalho, a maior parte do pessoal não faz grande número de movimentos nas contas das P2P, também depende do tipo de P2P.

Nota: Este exemplo do uso da XIRR para calcular a nossa rentabilidade dos nossos investimentos em P2P Lending, serve para mais tipos de investimentos. Ou até mesmo, fazer os cálculos ao dinheiro recebido através do trabalho e os gastos do dia-a-dia.

Boa explicação e para gosta trabalhar os dados e rentabilidades pode usar o ficheiro :)

Como ja disse anteriormente faço a gestão de 18 p2p com muitos movimentos é um procedimento complexo para a minha gestão mensal... 

Então como eu sei a quantas ando em rentabilidades ?

Uso um Software chamado boonzi , tenho lá a cx, depósitos a ordem, créditos, e contas de investimento.

Basta fazer um copy past do excel ou da conta bancária online e rapidamente tenho os movimentos passados. Dp é ver o juro de cada conta e registar no boonzi... 

Rapidamente tenho a visão geral das finanças, posso ter mapas etc...

Relativamente, a rentabilidade conjunta como obter e perceber? Tenho individualmente uma referência  de rentabilidade no site em cada p2p, e individualmente como obter? E o juro mensal a dividir pelo o capital investido se desse 1% mensal , anualizando seria 12% para comparar com outras classes de investimento.

Mas geralmente, pego no bolo dos juros e divido pelo capital investido do inicio do mês da me a rentabilidade mensal média, contudo não é perfeita porque existe diferença de capital entre p2p... 

Mas eu ja sei, se apostar mais cash nas rentáveis individualmente vou potencia a taxa média mensal. 

Por outro, se me desfazer das p2p menos rentáveis vou potenciar a média de todas... 

Tento, simplificar processos uma vez, tenho identificado as variáveis que potencia a rentabilidade mensal e anual

Editado por gustaferra
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 17 horas, gustaferra disse:

Boa explicação e para gosta trabalhar os dados e rentabilidades pode usar o ficheiro :)

Como ja disse anteriormente faço a gestão de 18 p2p com muitos movimentos é um procedimento complexo para a minha gestão mensal... 

Então como eu sei a quantas ando em rentabilidades ?

Uso um Software chamado boonzi , tenho lá a cx, depósitos a ordem, créditos, e contas de investimento.

Basta fazer um copy past do excel ou da conta bancária online e rapidamente tenho os movimentos passados. Dp é ver o juro de cada conta e registar no boonzi... 

Rapidamente tenho a visão geral das finanças, posso ter mapas etc...

Relativamente, a rentabilidade conjunta como obter e perceber? Tenho individualmente uma referência  de rentabilidade no site em cada p2p, e individualmente como obter? E o juro mensal a dividir pelo o capital investido se desse 1% mensal , anualizando seria 12% para comparar com outras classes de investimento.

Mas geralmente, pego no bolo dos juros e divido pelo capital investido do inicio do mês da me a rentabilidade mensal média, contudo não é perfeita porque existe diferença de capital entre p2p... 

Mas eu ja sei, se apostar mais cash nas rentáveis individualmente vou potencia a taxa média mensal. 

Por outro, se me desfazer das p2p menos rentáveis vou potenciar a média de todas... 

Tento, simplificar processos uma vez, tenho identificado as variáveis que potencia a rentabilidade mensal e anual

Afinal há mais pessoas a sofrer da mesma doença que eu. Cálculo financeiro, gestão financeira e data mining. :blink:

Também uso esse cálculo de dividir os juros pelo total investido, que é conhecido por ROI ou Return On Investment. E faço para cada P2P e para o total.

E também prever os retornos anuais, multiplicando os retornos mensais (em cash e em %) x 12 meses, para projectar os retornos a 1 ano. Digo prever, porque cada mês é diferente, mais ou menos capital investido, bónus, compras/vendas com desconto/prémio, etc. Haverá meses que se tem maiores retornos e outros menores, basta por exemplo, o mês ter mais ou menos dias.

Existem várias maneiras de calcular rentabilidades, depende do qual é o objectivo pretendido. Há taxas que são melhores para uns casos, e outras taxas para outros casos. Podem usar várias taxas ao mesmo tempo, ambas dizem coisas diferentes com os mesmos dados de origem.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites