Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• P2P - Tópico Geral

Cardoso24

Recommended Posts

há 3 horas, Edge disse:

Boas,

Venho com uma pergunta um pouco diferente do habitual por aqui.

Como já disse anteriormente, tenho estado desde o inicio do ano a criar e optimizar o meu portfólio, tanto a nível de investimentos, como de poupanças e cash.

Nos investimentos, um dos activos é P2P, onde tenho alocado 5% do total.

Mas a pergunta é a seguinte. Existem algumas pessoas que investem em P2P grandes somas de dinheiro, como é o caso do milionário das P2P ;).

Mas para vocês, qual é o valor até ao qual ficam confortáveis em colocar em plataformas de P2P? Não em %, mas em valor? Qual o valor que vos deixa dormir à noite sem insónias???

(Quem fala em P2P fala noutros instrumentos financeiros, mas aqui penso interessar mais em relação às P2P)

Fiz esta pergunta a mim mesmo devido a duas coisas!

Primeiro, às várias informações partilhadas sobre os recentes acontecimentos em plataformas P2P. Umas a fechar, a mintos a "fabricar" grandes e muitas dúvidas para os investidores, reviews e opiniões das várias plataformas existentes, etc. E porque, para ser sincero, acho que as plataformas de P2P ainda estão muito "verdes" e que numa próxima crise, muitas poderão vir a enfrentar sérias dificuldades.

Segundo, porque quando falamos em percentagens de alocação em investimentos poderão existir opiniões contrárias que não "aparecem" nas conversas e nas partilhas de opiniões.

Ou seja, por exemplo, uma pessoa que tenha um portfólio de 10.000€ e que tenha 10% em P2P, poderá estar completamente à vontade para aumentar a exposição às P2P, por exemplo para 20%, que são "apenas" 2000€. O montante total em P2P (apesar de serem 20%) é relativamente reduzido e (na minha opinião) compensa o maior risco.

Mas uma pessoa com um portfólio de 500.000€ por exemplo, alocando 10% a P2P está a colocar 50.000€ nestas plataformas, o que na minha opinião já começa a ser um risco elevado.

É que "ponderar" ou estar aberto ao risco de vir a perder 2000€ em P2P é totalmente diferente de estar aberto a perder 50.000€. Mesmo quando as % de alocação do portfolio sejam iguais!

A capacidade de risco poderá ser "distorcida" quando falamos em percentagens e não em valores.

É difícil responder a isso, vendo o teu exemplo ao contrário, se calhar 2k são mais valiosos para quem só tem 10k do que 50k para quem tem 500k.

Acho que não vai haver muita gente a falar em valores, mesmo tu que fazes a questão não falaste nos teus valores. ?

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 10,5k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Rick Lusitano

1796

• Nesspc

858

• Harvester

492

• Patanisca

413

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Excelente post. Em alguns comentários parece que a culpa da Envestio e Kuetzal terem indo ao charco foram os levantamentos, incluindo as saídas antecipadas. A culpa é só das plataformas, umas por

Fechando o ano de 2019, penso que foi bastante positivo para mim no meu próprio Fundo de Sucateiro P2P Aqui ficam alguns valores nomeadamente em p2p retorno vs risco Notas : 2018 apen

Sim, as coisas impossíveis ao ser humano que já vi acontecer em mim e já vi em outras pessoas provaram sem sombra de dúvida que Deus existe e se torna galardoador daqueles que o buscam. Em Genesi

Posted Images

Eu diria uma questão que deves colocar a ti mesmo é: qual a quantidade que aguentarias perder completamente sem te afetar a tua qualidade de vida. É essa a quantidade máxima que deves investir em instrumentos financeiros de risco, e nem mais um cêntimo.

Editado por jon.piu
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 52 minutos, Antonio84Pereira disse:

Não concordo com essa análise e continuo apostado em ver a % alocada em P2P face ao total do portefólio e qual risco associado ao retorno que as P2P geram. Não acho que por saberes quanto cada um de nós tem no total nas plataformas vais refrear ou aumentar a tua confiança neste tipo de investimentos porque tudo depende da diversificação, ou pelo menos não deveria ser por isso.

Mas se realmente achas que isso te possa ajudar, quem sou eu para te impedir de obter respostas. Tenho cerca de 4.000€ no total em 8 plataformas já aqui discutidas.

A questão não é com o intuito de me ajudar (no sentido literal), porque eu tenho estabelecido não mais que 5% do portfolio em P2P até chegar a 25.000€. Depois disso, irá depender muito do "estado" actual deste tipo de instrumento financeiro para investimentos. Mas a ideia é manter os 25.000€ e consequentemente a alocação a P2P irá começar a baixar.

A questão tem mais a ver em saber das vossas experiências e tolerâncias ao risco em P2P, se têm em mente algum valor máximo para colocar nestas plataforma, ou se será para manter constante a percentagem definida para alocação às P2P.

Eu sei que tudo dependerá sempre de como as coisas correrem, mas qual é a vossa posição actual: algum valor limite ou % definida para manter?

Como disse antes, no meu caso tenho definidos 5% do total do portfólio até um limite de 25.000€. Depois será para ajustar conforme a situação actual, ou manter a % ou ir reduzindo progressivamente mantendo o valor máximo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 56 minutos, Nuno Silva disse:

É difícil responder a isso, vendo o teu exemplo ao contrário, se calhar 2k são mais valiosos para quem só tem 10k do que 50k para quem tem 500k.

Também pensei nisso. Mas de todas as pessoas com quem discuto sobre isto, a ideia é sempre a mesma. A capacidade de exposição ao risco parece ser maior quando os valores são menores. Conforme os valores vão aumentando, a tolerância ao risco parece que diminui. Claro, falo no geral e para produtos financeiros como por exemplo P2P que na sua maioria ainda não são regulados e ainda praticamente nenhuma plataforma passou por uma crise.

há 59 minutos, Nuno Silva disse:

Acho que não vai haver muita gente a falar em valores, mesmo tu que fazes a questão não falaste nos teus valores. ?

Tens razão. Também acho que não haverá muitas pessoas a partilhar valores exactos. Mas a ideia da minha pergunta não era bem essa, saber quanto têm nas P2P.

É mais perceber como vocês olham para este tipo de investimento. A ideia da questão é perceber se vocês têm algum valor como limite até o qual irão investir "normalmente" e se a partir desse limite começam a reduzir exposição em relação ao total do portfolio.

Perceber de têm em mente algum valor máximo para colocar nestas plataforma, ou se será para manter constante a percentagem definida para alocação às P2P.

Em relação ao meu caso particular, eu neste momento tenho investidos quase 5000€ em P2P. Mas ainda não estou nos 5% que defini para o meu portfólio. Tenho vindo a acompanhar aqui o tópico com muita atenção e tenho vindo a aumentar a minha exposição e a experimentar novas plataformas.

O meu objectivo é diversificar por 4 ou 5 plataformas e 5% do portfolio até chegar aos 25.000€. Dai para a frente dependerá das condições actuais. Ou mantenho o limite de 25.000€ ou, se as condições forem favoráveis continuarei a fazer pequenos reforços, mas baixando gradualmente a exposição.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 41 minutos, jon.piu disse:

Eu diria uma questão que deves colocar a ti mesmo é: qual a quantidade que aguentarias perder completamente sem te afetar a tua qualidade de vida. É essa a quantidade máxima que deves investir em instrumentos financeiros de risco, e nem mais um cêntimo.

Concordo totalmente!

E essa é uma das minhas condições para todos os meus investimentos.

A única pequena diferença, é que de todos os instrumentos financeiros que utilizo para investir, as plataformas de P2P são sem dúvida as que mantenho maiores precauções por ter alguns receios acrescidos. Por exemplo: as plataformas não serem reguladas (na sua maioria); haver muita informação que é difícil de obter por parte das plataformas; acontecimentos "esquisitos" como por exemplo o que se passou nas ultimas semanas com a Mintos e de a maioria das plataformas ainda não terem passado por nenhuma crise.

Foi por esse motivo a questão. Perceber como é que o pessoal "vê" estas plataformas

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 minutos, Edge disse:

Também pensei nisso. Mas de todas as pessoas com quem discuto sobre isto, a ideia é sempre a mesma. A capacidade de exposição ao risco parece ser maior quando os valores são menores. Conforme os valores vão aumentando, a tolerância ao risco parece que diminui. Claro, falo no geral e para produtos financeiros como por exemplo P2P que na sua maioria ainda não são regulados e ainda praticamente nenhuma plataforma passou por uma crise.

Tens razão. Também acho que não haverá muitas pessoas a partilhar valores exactos. Mas a ideia da minha pergunta não era bem essa, saber quanto têm nas P2P.

É mais perceber como vocês olham para este tipo de investimento. A ideia da questão é perceber se vocês têm algum valor como limite até o qual irão investir "normalmente" e se a partir desse limite começam a reduzir exposição em relação ao total do portfolio.

Perceber de têm em mente algum valor máximo para colocar nestas plataforma, ou se será para manter constante a percentagem definida para alocação às P2P.

Em relação ao meu caso particular, eu neste momento tenho investidos quase 5000€ em P2P. Mas ainda não estou nos 5% que defini para o meu portfólio. Tenho vindo a acompanhar aqui o tópico com muita atenção e tenho vindo a aumentar a minha exposição e a experimentar novas plataformas.

O meu objectivo é diversificar por 4 ou 5 plataformas e 5% do portfolio até chegar aos 25.000€. Dai para a frente dependerá das condições actuais. Ou mantenho o limite de 25.000€ ou, se as condições forem favoráveis continuarei a fazer pequenos reforços, mas baixando gradualmente a exposição.

Boas Edge

As tuas perguntas/dúvidas são bastante pertinentes, porém acho que estás a complicar bastante.

Uma das regras máximas em qualquer tipo de investimento é: Senão te sentes confortável ou desconheces, não investes.

Segunda regra (é que não esqueças a anterior ? estou a brincar), a segunda regra é que se investires de acordo com o teu perfil de investidor então os montantes absolutos são irrelevantes bem como as percentagens. Imagina que tens 500.000€ - 10% em P2P para um perfil moderado é “conservador”. Não vais perder os 50.000€ de uma vez, ainda que possas apanhar alguns defaults.

O importante é que em qualquer investimento, se estás a perder o sono ou sentes receio, então esse sinal é um alerta muito claro que estás com uma alocação errada.

Dou-te o meu exemplo, quando me iniciei passado um ano, alavanquei-me na JMT em quase 40.000€, posso dizer-te que fiz isto numa sexta-feira. Agora imagina o que não passei no fim-de-semana Eheheh 

Essa questão de quanto maior os montantes menor a propensão ao risco é errada. Se assim fosse os maiores investidores do mundo não teriam o património em ações. A idade é um factor muito mais preponderante.

Cheguei a ter 38% em P2P mas neste momento estou com apenas 17,8%. Se é exagerado? Para o meu perfil de investidor arriscado até é pouco.

O motivo para ter diminuído a % que tive em P2P deveu-se ao facto de ter colocado esse dinheiro em investimentos de maior risco.

No entanto conheço quem tenha mais de 50% em P2P e não acho errado com a devida diversificação a vários níveis (não só de plataforma).

Parabéns por teres levantado estas questões, fazem falta ?

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado @Cardoso24

há 8 minutos, Cardoso24 disse:

Uma das regras máximas em qualquer tipo de investimento é: Senão te sentes confortável ou desconheces, não investes.

Segunda regra (é que não esqueças a anterior ? estou a brincar), a segunda regra é que se investires de acordo com o teu perfil de investidor então os montantes absolutos são irrelevantes bem como as percentagens. Imagina que tens 500.000€ - 10% em P2P para um perfil moderado é “conservador”. Não vais perder os 50.000€ de uma vez, ainda que possas apanhar alguns defaults.

Concordo. E nos meus investimentos os valores absolutos são irrelevantes. Sigo "religiosamente" a minha estratégia e as alocações que tenho definidas. ?

Mas nas P2P ainda estou muito "verdinho" e com as toneladas de informação que existe, que por vezes até se contradizem, ás vezes torna-se difícil acompanhar.

Eu, por causa disso, decidi "adaptar" um pouco a minha estratégia para as P2P. 5% até atingir um limite de 25.000€. Principalmente porque uso este tipo de investimentos para colocar o dinheiro que irá ser para fazer rebalanceamentos futuros nos outros instrumentos, em vez de estar parado.

há 23 minutos, Cardoso24 disse:

O importante é que em qualquer investimento, se estás a perder o sono ou sentes receio, então esse sinal é um alerta muito claro que estás com uma alocação errada.

Foi por isso que pensei nesta pergunta. Sei que muitas pessoas que investem por vezes não têm noção da própria tolerância ao risco e acho que é importante (e de louvar) as partilhas de experiências e ideias de pessoal com muito mais experiência nestas andanças!

há 20 minutos, Cardoso24 disse:

Dou-te o meu exemplo, quando me iniciei passado um ano, alavanquei-me na JMT em quase 40.000€, posso dizer-te que fiz isto numa sexta-feira. Agora imagina o que não passei no fim-de-semana Eheheh 

HeHe!! Imagino esse fim de semana!! ?

Mais uma vez, obrigado pela explicação e partilha!!! 

há 22 minutos, Cardoso24 disse:

No entanto conheço quem tenha mais de 50% em P2P e não acho errado com a devida diversificação a vários níveis (não só de plataforma).

Também não acho nada de errado! Acho que com os devidos conhecimentos e com a estratégia certa (e firme) é exactamente igual a investir noutros produtos financeiros.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Antonio84Pereira
    há 2 horas, Edge disse:

a questão tem mais a ver em saber das vossas experiências e tolerâncias ao risco em P2P, se têm em mente algum valor máximo para colocar nestas plataforma, ou se será para manter constante a percentagem definida para alocação às P2P.

Eu sei que tudo dependerá sempre de como as coisas correrem, mas qual é a vossa posição actual: algum valor limite ou % definida para manter?

Já tive um montante maior e que retirei para alocar a outros instrumentos. O valor que dei é o atual mas não serve nem de mínimo nem de máximo e nem a percentagem atual que aloquei é estanque, apenas a cálculo para saber o estado da "nação". Simplificando: não tenho qualquer valor como máximo de alocação a P2P. 

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Serve pois! ? Obrigado @Patanisca

há 41 minutos, Patanisca disse:

Bem visto. Eu defendo sempre que falar em valores absolutos não faz sentido porque o que é muito para mim é pouco para ti. Mas de facto se houver quem tenha investido 100% em P2P, mas for um indivíduo solteiro e jovem, com rendimento baixo e que esses 100% representem 1000€, e pouco tem a perder, embora esse pouco para ele seja muito, não é um montante life changer. 

É exactamente isso. O que para mim é muito, poderá ser pouco para outros.

A ideia da pergunta era exactamente essa! Por vezes valores mais baixos, mesmo que tudo falhe e se perca tudo, não são life changers, o que pode levar a uma maior "tolerância" ao risco e a % elevadas de alocação (isto tanto é verdade para P2P como para outros instrumentos financeiros).

Obrigado por simplificares tão bem a ideia!

há 42 minutos, Patanisca disse:

Portanto acho que é legítimo a tua pergunta, mas mais do que valores absolutos, podias ficar a saber o peso do P2P perguntando antes "quantos meses de rendimento do agregado é que têm em P2P"? 

Sim e não é tão intrusivo como o valor absoluto. Concordo!

há 46 minutos, Patanisca disse:

Posto isto eu posso-te dizer que o que tenho em P2P já dava para me safar se ficasse desempregado durante uns 2 anos e meio. Portanto se amanhã acordasse e o P2P tivesse todo desaparecido, tinha que me refugiar em calmantes, fortes. Mas isso ia modificar muito a vida? Ia obrigar-me a mudar alguma coisa? Nada. Seria um impacto contabilístico

Pois, não iria mudar muita coisa! Seria apenas um revés no investimento e serviria essencialmente para "aprender"!

A minha situação é um pouco mais conservadora nas plataformas de P2P.

E até sigo uma dica que me deste há uns tempos atrás!

Não faço um investimento muito activo, utilizo as P2P para rentabilizar o dinheiro que irá ser usado nos rebalanceamentos. Por isso, para além da % de alocação, coloquei um valor absoluto máximo que por agora corresponde mais ou menos ao capital destinado a reforços e rebalanceamentos.

Claro que, como tudo na vida, isso poderá sofrer ajustes! ?

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mintos: Auto-invest criado mas pouquíssimo foi investido- cerca de 1/3.

Parâmetros:

• Custom Strategy;
    • só BB;
    • todos os países
    • rating não abaixo de B-;
    • de 3 a 12 meses
    • a partir de 12% de juros
    • inv por loan: de 10 a 25 euros

O que é que posso mudar, ou esqueci-me de alguma coisa?

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, Patanisca disse:

Bem visto. Eu defendo sempre que falar em valores absolutos não faz sentido porque o que é muito para mim é pouco para ti. Mas de facto se houver quem tenha investido 100% em P2P, mas for um indivíduo solteiro e jovem, com rendimento baixo e que esses 100% representem 1000€, e pouco tem a perder, embora esse pouco para ele seja muito, não é um montante life changer. 

Portanto acho que é legítimo a tua pergunta, mas mais do que valores absolutos, podias ficar a saber o peso do P2P perguntando antes "quantos meses de rendimento do agregado é que têm em P2P"? 

Continua a ser um valor relativo mas mais significativo daquilo que pretendes saber, que é até que ponto é que a malta está a arriscar em P2P, para tentares ter um enquadramento da tua situação. 

Posto isto eu posso-te dizer que o que tenho em P2P já dava para me safar se ficasse desempregado durante uns 2 anos e meio. Portanto se amanhã acordasse e o P2P tivesse todo desaparecido, tinha que me refugiar em calmantes, fortes. Mas isso ia modificar muito a vida? Ia obrigar-me a mudar alguma coisa? Nada. Seria um impacto contabilístico apenas.

Serve? 

Quando falamos de meses de rendimento é realmente menos intrusivo e mais interessante. Tenho cerca de 11 meses do rendimento do agregado familiar em p2p e que representam cerca de 50% da minha poupança total.

A primeira conclusão que tiro, fazendo as contas sobre o rendimento do agregado, é que tenho que aumentar o meu nível de poupança. Ainda não tinha visto as coisas desta perspectiva.???

Sobre valores máximos não tenho, o que tenho percebido é que quanto mais vou conhecendo as plataformas, menos vontade tenho de estar exposto à maior parte delas. Mesmo a mintos, que era uma referência para mim e onde tinha cerca de 40% de p2p, com este caso do mercado secundário me fez reduzir a exposição em cerca de 33%. Olho cada vez mais para investimento directo em imobiliário, como com a British Pearl onde se não fosse os temas do brexit estaria mais exposto. Se encontrar algo similar na zona euro - pensei ser a reinvest24 mas já tenho dúvidas- deverei entrar forte já que me transmite mais segurança.

Também começo a olhar com mais atenção para a localização das plataformas, e sinto mais confiança numa Flender, por exemplo, do que em qualquer uma das plataformas business dos bálticos.

Concluíndo, não há receitas exactas nem entre pessoas diferentes nem mesmo na mesma pessoa em momentos diferentes no tempo. Existe é a distribuição que queremos ter no momento e esperamos ser o mais certa possível.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, ViMaBa disse:

Parâmetros:

• Custom Strategy;
    • só BB;
    • todos os países
    • de 3 a 12 meses

Obrigado

O problema deverá estar na distribuição, pode não haver LOs suficientes nessas condições e que estão a reservar espaço. Poderá ter que baixar a taxa de juro para conseguir colocar tudo. De qualquer forma, não parecendo ter assim tantos requisitos, talvez seja um bom candidato a usar o Invest&acess, fica com a vantagem da liquidez quase imediata e uma taxa perto dessa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, ViMaBa disse:

Parâmetros:

• Custom Strategy;
    • só BB;
    • todos os países
    • de 3 a 12 meses

Obrigado

Atenção que nem todos os LOs pagam "Interest income on delayed payments"

https://www.mintos.com/en/loan-originators/#details

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Plataformas De Crowdfunding
    há 8 horas, Nuno Silva disse:

Sobre valores máximos não tenho, o que tenho percebido é que quanto mais vou conhecendo as plataformas, menos vontade tenho de estar exposto à maior parte delas. Mesmo a mintos, que era uma referência para mim e onde tinha cerca de 40% de p2p, com este caso do mercado secundário me fez reduzir a exposição em cerca de 33%. Olho cada vez mais para investimento directo em imobiliário, como com a British Pearl onde se não fosse os temas do brexit estaria mais exposto. Se encontrar algo similar na zona euro - pensei ser a reinvest24 mas já tenho dúvidas- deverei entrar forte já que me transmite mais segurança.

Eu invisto bastante nas p2p britanicas de imobiliario precisamente por isso.

Ainda não tenho uma grande exposição na rendity (empréstimos com garantia de imoveis, sobretudo em Viena) mas também me parece que não é a bandalheira dos balticos.

O problema desta solução é que o imobiliário está em queda livre na Europa: https://out-of-the-boxthinking.blogspot.com/2019/06/investimento-imobiliario-cai-para.html

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Relativamente à exposição que se deve ter ao P2P, depende muito do perfil de cada investidor. Eu revejo anualmente a minha exposição a cada ativo, e estipulo um máximo para esse mesmo ano, tendo em conta diversas variáveis pessoais e conjunturais.

Para este ano, estipulei um máximo de 40% de alocação ao P2P.

No 1º trimestre o meu portfolio global estava com exposição de 38,3% ao P2P .

Imagem 2.png

há 9 horas, superkinas disse:

eu estou na fase de investir algo mais. Ainda nem 2% tenho em p2p....

neste momento estou 4 plataformas, vou reforcando e aqui procurar novas platafomas :)

há 9 horas, garay disse:

Em que plataformas recomendam investir. i.e quais as 5 que consideram mais estaveis ? (estou na mintos e robocash)

Eu invisto em 23 plataformas e fiz um resumo sobre cada uma delas:

https://www.guguip2p.com/p2p-platforms-gugui-rating/

Espero que ajude.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 horas, Nuno Silva disse:

Partilho desse sentimento. Quanto mais aprofundo as plataformas, menos confiança me dão. Também uma das razões da minha pergunta.

No inicio, quando comecei a investir em P2P, na minha politica de investimento decidi que iria ter uma exposição de 5% podendo subir até 10%. Mas, conforme o tempo foi passando e como comecei a perceber e conhecer melhor as várias plataformas, comecei a repensar a minha exposição devido aos valores absolutos que iriam estar envolvidos.

Daí ter-me questionado qual a posição do pessoal em relação a esta minha opinião!

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 horas, Harvester disse:
    há 15 horas, Edge disse:

Ora isso dá um portfolio de 500.000, pelo que...

Ainda não cheguei a esse patamar! ? Mas para lá caminho!!!! ?

Conservadora? Diria que de quase total falta de confiança nas P2P, e possívelmente terás razão.

Acho que tens razão! Não sou propriamente conservador nem tão pouco "adverso" ao risco! Mas as P2P não me inspiram muita confiança... Ainda pelo menos!

Eu penso que o "exito" das P2P se deve ao facto da facilidade com que quase qualquer um, põe "dinheiro a render" (prepositadamente não quis usar o termo investir), contráriamente a outros produtos financeiros que requerem algum, senão bastante mesmo, conheciento, quer para aceder quer para gerir.

É realmente fácil por dinheiro nas P2P, possívelmente não será tão fácil e rápido de retirá-lo como muitos julgam ser. A experiência do tipo do milhão, não é aplicável nem a todos, nem em outras plataformas que não a Mintos. Uma assunto que nunca vi debatido é "planos de saída", na minha ignorância, julgo que isso é algo a ter em conta e que pode condicionar a forma como se fazem os investimentos (tranches, prazos, etc) especialmente em plataformas sem MS como a Grupeer, onde, por exemplo, penso que ter toneladas de loans de pouco montante, torna muito mais demorada uma eventual saída, do que ter poucos de maior montante (na Grupeer, o risco é basicamente o mesmo, num caso ou noutro, penso eu), com prazo estabelecido (e obviamente não reeinvestir na mesma plataforma, ou vai dar nos tais muitos loans). Mais para reflectir...

Pois!!! É verdade!

Eu tenho um "problema" que é: gosto de perceber os pormenores de funcionamento das coisas onde me meto! E estudo para isso!! E nas P2P existem muitos pormenores que me escapam. Por causa disso, em todas as plataformas onde me meto, faço vários testes. Colocar dinheiro, tirar dinheiro, medir tempos de resposta, apoio técnico, etc, etc.

Depois, como dizes, estas plataformas parecem tão fáceis de pôr dinheiro e tirar algum "rendimento" que me cria alguma desconfiança! Por isso modifiquei o meu plano de investimento nestas P2P para dormir descansado!!!

Claro que há pessoas como o tipo do milhão, que provavelmente se dedicam a isto a tempo inteiro (ou quase) e conseguem perceber muitos deste pormenores.

Mas exactamente como disseste, a minha questão é mais para fazer reflectir!!!!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites