Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• P2P - Tópico Geral

Cardoso24

Recommended Posts

há 44 minutos, Rick Lusitano disse:

Já andei a ver a CE, há uns tempos, tem maiores %. Mas os prazos são quase sempre superiores a 12M. As oportunidades da CE tem mais variantes que tem se analisar com mais atenção.

Por norma, só vou até ao máximo de 12M nas P2P, dependendo das taxas, dos loans e das plataformas.

Tanto na Mintos como na Grupeer, ando com XIRR entre 14,5 - 15.5% até 12M, porque quereria ser mais guloso? ;)

Andas a emprestar dinheiro ao Borat. :P

Não sou adepto de me expor ao risco cambial de moeda manhosas.

(fui eu que partilhei o link da Welltrado) ;)

Sim, moedas muito desvalorizadas fase ao euro, mas desde que a volatilidade seja baixa e o pais tenha dados econômicos estaveis vale apena o risco, desde que as rentabilidades dos ativos e a maturidade justifiquem é o caso 15% ou mais ando a investir...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 10,5k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Rick Lusitano

1796

• Nesspc

858

• Harvester

492

• Patanisca

413

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Excelente post. Em alguns comentários parece que a culpa da Envestio e Kuetzal terem indo ao charco foram os levantamentos, incluindo as saídas antecipadas. A culpa é só das plataformas, umas por

Fechando o ano de 2019, penso que foi bastante positivo para mim no meu próprio Fundo de Sucateiro P2P Aqui ficam alguns valores nomeadamente em p2p retorno vs risco Notas : 2018 apen

Sim, as coisas impossíveis ao ser humano que já vi acontecer em mim e já vi em outras pessoas provaram sem sombra de dúvida que Deus existe e se torna galardoador daqueles que o buscam. Em Genesi

Posted Images

há 10 horas, Rick Lusitano disse:

Claro que sim. Um dos princípios legais dos códigos tributários Portugueses, é que todas as actividades de origem lícita ou ilícita estão sujeitas à tributação em Portugal.

Ou seja, até os actos criminosos têm de pagar impostos.

Até os antigos primeiros-ministros, que alegadamente receberam luvas (corrupção), têm de declarar esses rendimentos extras ao fisco Português.

Os juros de P2P são "equiparados" a juros de depósitos. O regime fiscal é o mesmo, estão sujeitos a uma taxa liberatória de 28% no caso de serem residentes fiscais em Portugal continental.

No entanto, não sei se irei receber efetivamente o valor ou não que investi, imaginemos que meti agora os 50 e no final do ano já tenho 55 mas encontram-se reinvestidos.

Na verdade, não recebi qualquer valor na minha conta bancária e em caso de menos-valia/prejuízo poderei declarar isso? 

Na mintos existe alguma declaração que se possa retirar com mais/ menos valias? Ou somos nós a calcular? como vocês fazem?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, smachado disse:

No entanto, não sei se irei receber efetivamente o valor ou não que investi, imaginemos que meti agora os 50 e no final do ano já tenho 55 mas encontram-se reinvestidos.

Na verdade, não recebi qualquer valor na minha conta bancária e em caso de menos-valia/prejuízo poderei declarar isso? 

Na mintos existe alguma declaração que se possa retirar com mais/ menos valias? Ou somos nós a calcular? como vocês fazem?

As p2p estrangeiras a maioria nao tributa a não residentes e dizem nas faqs para pedir aconselhamento fiscal pk varia para pais a possivel declaração.

Se perguntares as finanças qq coisa q dé dinheiro eles dizem q é tributado...

Tenho tentado pedir pareceres sobre o assunto mais  ninguém soube responder

Se ganhasres 100€ em juros num ano ou 1000€, não é por ai que comestes te um crime, qto mais o fisco obrigava a corrigires a declaração

Dp se nao existe comunicação das p2p  ao fisco e se reinveste como o fisco irá cruzar os dados?

Nos rendimentos de trabalho nao sao isentos ate 8k salvo erro? E nos profissional até 10k na retenção e no iva?

Eu stressava se passasse esses limites

Sim a mintos, tem uma parte q dá te a declaração para os residentes da Letônia e parece que estão a disponibilizar para estrangeiros

Tb podes ir ao extracto de conta e tens a relação dos juros e ganhos

Editado por gustaferra
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 57 minutos, Apostad0r disse:

Registo feito na Mintos e depósito transferido. Agora é aguardar que o mesmo caia na conta da Mintos.

Daqui a uns dias abrirei noutra P2P.

Obrigado pelas dicas de grande valor

Antes na Mintos, demorava 1 dia para o nosso cash estar na conta. Desde o inicio do ano, demora 2 dias. ;)

Dica para facilitar na Mintos:

Se gostam de investir manualmente, e para evitar perder tempo ou evitar erros a seleccionar os filtros para investir:

Imaginam que só querem Loans em EUR, com buyback, current, juros 13,5%, de 0 a 6 meses, de todos os loans originators (É um exemplo de filtros escolhidos, podem escolher outros e adicionar outras novas categorias de filtros, consoante o vosso gosto pessoal ;) )

Em vez de seleccionar todas as vezes que querem investir, os filtros pretendidos, em que se perde tempo, pode se enganar ou esquecer de algum filtro (e também é aborrecido). Pode-se guardar um favorito no browser, eu uso o Firefox, mas deve dar noutros também, é uma questão de experimentar. ;)

Assim cada vez, que quero investir seja no Primary ou Secondary Market, apenas uso o favorito guardado para cada mercado. Claro que primeiramente, andei a ver qual era as minhas estratégias de investimento (filtros), quando cheguei à conclusão de quais queria, guardei o favorito e agora é só clicar nele, e investir. Pode se ter várias estratégias e para vários mercados.

Ou ter apenas os filtros básicos já pré-seleccionados, por exemplo, EUR, Buyback, Current, etc. E depois só escolher os filtros que se quer consoante cada procura especifica, por exemplo, "agora quero loans do país x" ou "loans até x meses" ou "loans com x% no mínimo"...

Eu só ligo o Auto Invest (AI) na Mintos, quando não tenho tempo. Porque gosto de ir caça...

(O VG não deve andar aqui neste tópico. Eu gosto de fazer trading. :D)

Editado por Rick Lusitano
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Rick Lusitano disse:

Antes na Mintos, demorava 1 dia para o nosso cash estar na conta. Desde o inicio do ano, demora 2 dias. ;)

Dica para facilitar na Mintos:

Se gostam de investir manualmente, e para evitar perder tempo ou evitar erros a seleccionar os filtros para investir:

Imaginam que só querem Loans em EUR, com buyback, current, juros 13,5%, de 0 a 6 meses, de todos os loans originators (É um exemplo de filtros escolhidos, podem escolher outros e adicionar outras novas categorias de filtros, consoante o vosso gosto pessoal ;) )

Em vez de seleccionar todas as vezes que querem investir, os filtros pretendidos, em que se perde tempo, pode se enganar ou esquecer de algum filtro (e também é aborrecido). Pode-se guardar um favorito no browser, eu uso o Firefox, mas deve dar noutros também, é uma questão de experimentar. ;)

Assim cada vez, que quero investir seja no Primary ou Secondary Market, apenas uso o favorito guardado para cada mercado. Claro que primeiramente, andei a ver qual era as minhas estratégias de investimento (filtros), quando cheguei à conclusão de quais queria, guardei o favorito e agora é só clicar nele, e investir. Pode se ter várias estratégias e para vários mercados.

Ou ter apenas os filtros básicos já pré-seleccionados, por exemplo, EUR, Buyback, Current, etc. E depois só escolher os filtros que se quer consoante cada procura especifica, por exemplo, "agora quero loans do país x" ou "loans até x meses" ou "loans com x% no mínimo"...

Eu só ligo o Auto Invest (AI) na Mintos, quando não tenho tempo. Porque gosto de ir caça...

(O VG não deve andar aqui neste tópico. Eu gosto de fazer trading. :D)

Se o Auto Investe, for personalizavél, uso bastante, mas vou com frequencia ao mercado ver  que taxas andam por lá e vou ajustando a taxa minima, para  ter a certeza que ele pesca boa "fruta".... :) 

Agora o Tracker da Raize é para fugir .... lololo

Editado por gustaferra
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Também vou ao SM, à procura de oportunidades, mas isso é já algo mais "avançado" para quem ainda está a dar os primeiros passos.

Ainda bem que a Mintos, tirou as comissões do SM. ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Em vários estudos sobre P2P (EUA), os caloteiros andam à volta de 15%. Na Mintos tenho apanhado por volta dessa média. Já chegou a ser 19% do total da carteira.

Como tenho loans de vários montantes e para não ser enviesado, o ideal é calcular usando o número de loans em atraso em relação ao número total de loans (assim vemos quem é bom pagador e quem é caloteiro) e não usar os montantes.

Exemplo:

Total = 300 loans

"Caloteiros" (Grace, 15, 30, 60 dias) = 45 loans

(45/300) = 0,15 <=> 15%

Apesar de só investir em loans com buyback, não gosto de ter "lates" (acho que ninguém gosta), pode acontecer algum originator falhar e não comprar os lates, como já aconteceu com a Eurocent. Por isso, só invisto até 10 EUR por cada loan, ajuda a diluir o risco, é preferível ter 5 loans de 10 EUR cada, do que ter 1 loan de 50 EUR.

Ainda por cima, a Mintos usa 16 casas decimais, portanto recebemos sempre juros e ganhos, mesmo que o investimento seja reduzido e/ou a taxa de juro e/ou prazos sejam também reduzidos.

Rapo sempre tudo, fica sempre a conta a 0.00xxxxxxxxxx. Loans a 10 EUR cada e o que sobrar que seja menos de 10 EUR, compro no SM, quando há oferta de loans interessantes no SM.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 minutos, Rick Lusitano disse:

Em vários estudos sobre P2P (EUA), os caloteiros andam à volta de 15%. Na Mintos tenho apanhado por volta dessa média. Já chegou a ser 19% do total da carteira.

Como tenho loans de vários montantes e para não ser enviesado, o ideal é calcular usando o número de loans em atraso em relação ao número total de loans (assim vemos quem é bom pagador e quem é caloteiro) e não usar os montantes.

Exemplo:

Total = 300 loans

(45/300) = 0,15 <=> 15%

Apesar de só investir em loans com buyback, não gosto de ter "lates" (acho que ninguém gosta), pode acontecer algum originator falhar e não comprar os lates, como já aconteceu com a Eurocent. Por isso, só invisto até 10 EUR por cada loan, ajuda a diluir o risco, é preferível ter 5 loans de 10 EUR cada, do que ter 1 loan de 50 EUR.

Ainda por cima, a Mintos usa 16 casas decimais, portanto recebemos sempre juros e ganhos, mesmo que o investimento seja reduzido e/ou a taxa de juro e/ou prazos sejam também reduzidos.

Rapo sempre tudo, fica sempre a conta a 0.00xxxxxxxxxx. Loans a 10 EUR cada e o que sobrar que seja menos de 10 EUR, compro no SM, quando há oferta de loans interessantes no SM.

Por aqui 19,00% atrasos em 380 loans diversificados por Loan Type, Loan Originatores e 75% com Term Duration <= 12m.

Editado por investidorPT
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 16 minutos, Rick Lusitano disse:

Exemplo:

Total = 300 loans

(45/300) = 0,15 <=> 15%

Por aqui: 12,7% no total de 97 em euros dp tenho noutras moedas mas esta tudo em dia 

Os meus investimentos minimos são mais altos, senão andaria nos 1000 ativos ou mais é muita coisa....

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 42 minutos, gustaferra disse:

Por aqui: 12,7% no total de 97 em euros dp tenho noutras moedas mas esta tudo em dia 

Os meus investimentos minimos são mais altos, senão andaria nos 1000 ativos ou mais é muita coisa....

os meus também, os mesmos dependem do prazo do empréstimo, mas nunca superior a 20€.

Somente em casos excepcionais passa este valor :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, investidorPT disse:

Por aqui 19,00% atrasos em 380 loans diversificados por Loan Type, Loan Originatores e 75% com Term Duration <= 12m.

há 2 horas, gustaferra disse:

14,4% de caloteiros = 41 caloteiros num total de 285 loans investidos e até 12M.

(Este tipo de informação é relevante para quem está a começar a investir em P2P ou a pensar começar, para tomar consciência que há atrasos nos pagamentos, e não ficar preocupado se começar a ter atrasadinhos. Pois fazem parte do investimento. Estar à vontade com estas situações faz parte do "jogo".)

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

@gustaferra

Podes dizer que és um gestor de 1 fundo. "Gustaferra Global High Yield Fund EUR (Unhedged)". ;)

Tens possivelmente exposição a países do Zona Euro, União Europeia ex-Euro (RU, Polónia, Roménia, Rep. Checa, etc), Ásia Central e Médio Oriente (Cazaq., Rússia, Arménia, Geórgia) América Latina (Colômbia), África (Botsuana, Quénia), Ásia (China), moedas diferentes, tipos de loans, no total das tuas plataformas.

Com tantas plataformas, características diferentes e "milhentos" loans, deves ter imenso trabalho para gerir tudo. Analise de alguns tipos de loans, transferências, câmbios, acompanhamento das economias de alguns países, etc.

Só para fazer o fecho das contas mensais das P2P, recolher os dados mensais de cada plataforma (total da carteira, juros, ganhos de capitais, bónus/cashback) analisar as estatísticas, gráficos, rentabilidades, demoro uns minutos e já tenho os processos de analise e gestão automatizados nos ficheiros de Excel com apenas 4 plataformas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 56 minutos, Rick Lusitano disse:

@gustaferra

Podes dizer que és um gestor de 1 fundo. "Gustaferra Global High Yield Fund EUR (Unhedged)". ;)

Tens possivelmente exposição a países do Zona Euro, União Europeia ex-Euro (RU, Polónia, Roménia, Rep. Checa, etc), Ásia Central e Médio Oriente (Cazaq., Rússia, Arménia, Geórgia) América Latina (Colômbia), África (Botsuana, Quénia), Ásia (China), moedas diferentes, tipos de loans, no total das tuas plataformas.

Com tantas plataformas, características diferentes e "milhentos" loans, deves ter imenso trabalho para gerir tudo. Analise de alguns tipos de loans, transferências, câmbios, acompanhamento das economias de alguns países, etc.

Só para fazer o fecho das contas mensais das P2P, recolher os dados mensais de cada plataforma (total da carteira, juros, ganhos de capitais, bónus/cashback) analisar as estatísticas, gráficos, rentabilidades, demoro uns minutos e já tenho os processos de analise e gestão automatizados nos ficheiros de Excel com apenas 4 plataformas.

Ao diversificar por 18 P2P duas delas a desmobilizar, dá algum trabalho é mesmo gerir o meu próprio fundo, a vantagem não pago comissões de gestão de entrada ou saida :)

A Malta stressa, com as P2P, se tiver perdas no "meu fundo" será compensadas pelas as outras P2P, até á data estou a perder 20€ na Bondora mal me apercebi como funcionava fugi logo mas não evitei um ativo com cart B entrar logo em default. Dp na raize se não recuperar 2 activos em recuperação vou ficar a perder também 20€ mas os juros acumulados durante 1 ano para o galheiro. As outras P2P sempre a dar lucro....É verdade, Tenho 29€ em recuperação na Investly mas o processo de cobrança funciona bem ainda nao perdi a confiança nessa plataforma. 

Relativamente á gestão mensal, este mês complicou com as comissões da transferwise e as conversões de moeda, mas com a Paysera vai ser mais tranquilo, atingi o limite mensal vou amanha entrar em contacto com a Paysera via Skype para responder um questionário para nao ter limites de transferências mensais; 

Depois tenho ter em conta e ver o cambio dos investimentos para registar no boozi ( programa que uso de finanças e gestão de contas), para contabilizar direitinho, vou ter meses que o capital noutra moeda vai desvalorizar ou valorizar o saldo da conta, uma vez, vou registar tudo em euros :) alem do registo normal de contabilização do juro. 

Amanha já começo o fecho vamos ver como corre :)

Editado por gustaferra
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

20€ por empréstimo não será "curto"? 

Isto é, imaginando que alguém "arranca" com 1000€ numa plataforma, fazer 50 empréstimos ao invés de por ex 20 dá uma diferença grande no tempo "perdido", pois tempo é dinheiro. (Não levem as palavras a mal.. :)) 

Sei que diversificar é a palavra chave, dai ter "entrado" nas P2P, mas fazer 50/100 empréstimos pequenos em cada plataforma dá umas longas horas, não?

Sou novo nas P2P como já tinha referido, pelo que estejam à vontade para me corrigir.

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 minutos, Apostad0r disse:

20€ por empréstimo não será "curto"? 

Isto é, imaginando que alguém "arranca" com 1000€ numa plataforma, fazer 50 empréstimos ao invés de por ex 20 dá uma diferença grande no tempo "perdido", pois tempo é dinheiro. (Não levem as palavras a mal.. :)) 

Sei que diversificar é a palavra chave, dai ter "entrado" nas P2P, mas fazer 50/100 empréstimos pequenos em cada plataforma dá umas longas horas, não?

Sou novo nas P2P como já tinha referido, pelo que estejam à vontade para me corrigir.

Obrigado

Sinceramente, quando se tem muitos activos é mais do mesmo fazia sentido teres por exemplo 200 ativos de por ex : 100 inferior a 6 meses ; 50 até 12 meses e 50 superior a 12 meses formas tb de diversificar as maturiedades

Na mintos cheguei a ter 200 activos, no inicio do mes andava nos 167 e atualmente anda nos 97 fiz retiradas e investi noutras moedas, somando tudo anda 133 talvez deve-se acertar os minimos para subir para os 170; 

Com a pratica uma pessoa apercebe-se e faz os ajustamentos necessários que entender como carteira "optima"; 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 minutos, Rick Lusitano disse:

50 loans x 20 EUR, isso é menos de 5 minutos.

Se fores a usar o AI, é segundos.

Se for manual, escolhes os filtros que pretendes, depois a Mintos permite investir por grupos, imagina que tens a página a mostrar 20 loans de uma vez, tens um botão que permite investir em todos ao mesmo tempo com o montante pretendido igual para todos. Podes escolher mostrar por página: 20; 50; 100; 300 loans.

Podes analisar cada loan na Mintos, mas se tem buyback (BB), porque perder tempo, a ver as miudezas de todos os loans? ;)

É natural que ao principio, se queira ver o que está dentro do capô, depois chega-se a conclusão, que eles podem pôr qualquer coisa nos detalhes, que é uma mulher de 20 anos que está empregada que comprou 1 Audi A6 3.000 cm3, xyz, etc. Desde que pague...

Só faço analise personalizada a loans quando vou á "feira da ladra" lá do sitio, pergunto a mim mesmo, porque estão a vender este loan, qual será o problema dele, e só compro se for 1 bom pagador, mesmo que tenha bom desconto na compra ou taxa de juro.

Mas fazes bem em ver/analisar os loans para ganhar experiência e aprender. E se estás a começar, não invistas tudo de uma vez, é natural que escolhas loans que mais tarde não gostarás. Começa com pouco dinheiro e prazos pequenos, se o loan for ranhoso, também acabará cedo, em vez de andar preso a ele, montes de meses.

Demora-se mais se fores a analisar 1 loan da Housers, pois tem mais informação. E cada oportunidade tem características próprias.

Eu com 18 P2P é uma alegria quando a Lenndy criou o AI ... hhihi

Até nas P2P de imóveis é tudo com AI, procuro mediante as P2P em questão, maturidades curtas seja em créditos de consumo; negocios ou imóveis... Para evitar demoras na desmobilização quando algo me "cheirar mal".... Estou Preso na Fin Bee e na Raize por causa dessas maturidades longas. 

Depois é importante, perceber quem começa, nunca investir dinheiro que faça falta no curto prazo, tem de ser banca que não precisem, para evitar loucuras de vender abaixo do preço para recuperar rápido os activos.... 

Editado por gustaferra
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 29 minutos, investidorPT disse:

Tens o Loan Originator VARKS a 14% no max de 30d

E nos 2 mercados. ;)

Quando tenho uns troquinhos no bolso, vou a feira comprar uns Varks usados.

Com 0.01 EUR já se pode comprar uma Arménia usada. :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, gustaferra disse:

Ao diversificar por 18 P2P duas delas a desmobilizar, dá algum trabalho é mesmo gerir o meu próprio fundo, a vantagem não pago comissões de gestão de entrada ou saida :)

A Malta stressa, com as P2P, se tiver perdas no "meu fundo" será compensadas pelas as outras P2P, até á data estou a perder 20€ na Bondora mal me apercebi como funcionava fugi logo mas não evitei um ativo com cart B entrar logo em default. Dp na raize se não recuperar 2 activos em recuperação vou ficar a perder também 20€ mas os juros acumulados durante 1 ano para o galheiro. As outras P2P sempre a dar lucro....É verdade, Tenho 29€ em recuperação na Investly mas o processo de cobrança funciona bem ainda nao perdi a confiança nessa plataforma. 

Relativamente á gestão mensal, este mês complicou com as comissões da transferwise e as conversões de moeda, mas com a Paysera vai ser mais tranquilo, atingi o limite mensal vou amanha entrar em contacto com a Paysera via Skype para responder um questionário para nao ter limites de transferências mensais; 

Depois tenho ter em conta e ver o cambio dos investimentos para registar no boozi ( programa que uso de finanças e gestão de contas), para contabilizar direitinho, vou ter meses que o capital noutra moeda vai desvalorizar ou valorizar o saldo da conta, uma vez, vou registar tudo em euros :) alem do registo normal de contabilização do juro. 

Amanha já começo o fecho vamos ver como corre :)

O teu fundo tem 40 paus de crédito mal parado?! Já não vou meter 1 milhão no teu fundo. :)

No Relatório de Contas trimestral irá estar reflectido essas imparidades. Deves ter emprestado aos Joe Berardo lá do sitio. Os investidores do fundo não vão ficar chateados. :)

A Investly é uma P2P de leilões, qual a tua opinião sobre este tipo de fixação de taxas de juro e de investimento? Dá-te mais trabalho? Usas AI?

Deves ter visto isto, quando andaste a procura de transferências/câmbios:

How does Currencyfair work? - http://www.p2phero.com/how-does-currencyfair-work/?lang=en

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites