Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• P2P - Tópico Geral

Cardoso24

Recommended Posts

há 23 horas, Rick Lusitano disse:

- Por falar na Mintos, algo me diz que possivelmente, poderemos vir a ter loans do Brasil. ;)

- Mais novidades, temos por exemplo, a Estateguru que está a trabalhar para entrar em Espanha (já entrou na semana passada), Irlanda e Reino Unido com empréstimos imobiliários.

- E já se que está a falar empréstimos (loans) imobiliários, a Housers está avançar para também entrar em novos países, França e Alemanha.

A Mintos também procura entrar no México, andando já à procura de uma pessoa para ser o seu representante no mercado Mexicano e sondar este mercado.

https://www.mintos.com/en/about-us/careers/business-development/loan-originator-partnership-executive-mexico/

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 10,5k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Rick Lusitano

1796

• Nesspc

858

• Harvester

492

• Patanisca

413

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Excelente post. Em alguns comentários parece que a culpa da Envestio e Kuetzal terem indo ao charco foram os levantamentos, incluindo as saídas antecipadas. A culpa é só das plataformas, umas por

Fechando o ano de 2019, penso que foi bastante positivo para mim no meu próprio Fundo de Sucateiro P2P Aqui ficam alguns valores nomeadamente em p2p retorno vs risco Notas : 2018 apen

Sim, as coisas impossíveis ao ser humano que já vi acontecer em mim e já vi em outras pessoas provaram sem sombra de dúvida que Deus existe e se torna galardoador daqueles que o buscam. Em Genesi

Posted Images

Obrigado Rick,

Sobre a Mintos já tinha feito alguma investigação.

Efectivamente a Mogo, Banknote, Money Metro e Lendo são loan Originators com ligações a mIntos, não é apenas a Mogo.

A Lendo tem dado prejuizos!

O que é perturbador é só assumirem depois de aparecerem as constatações nos forums.

Editado por gatoazul
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Rick Lusitano disse:

Um exemplo recente (se calhar, já devem conhecer), a Espanhola Comunitae, um analista de risco em conjunto com pessoas de fora que criaram empréstimos fictícios, arrastaram a plataforma para a falência.

Esta plataforma é recente, não deve ter 6 meses, a Crowdestor, não me deixa á vontade, plataforma soa amador (ao ir lá agora, reparei que já modificaram algumas coisas).  Pelo visto, apesar de ter pouco tempo de existência, e já ter aparecido em alguns blogs de "referência" das P2P, não tem atraído investidores para os taxis Telsa, apesar de estar há algum tempo em fase de financiamento. Que segurança (confiança) a empresa dos táxis oferece aos investidores? É legitima ou uma burla? Who knows?

A Grupeer (em que sou investidor), se fizerem uma base de dados com os empréstimos de lá, reparam nas coincidências dos loans Russos, serem rolamentos constantes, o que por si não é ilegal, mas leva a pensar que andamos a receber os juros do dinheiro que emprestamos e depois recebemos o capital investido (principal) quando fazem um novo empréstimo (os clubes de futebol Portugueses fazem isto com as obrigações). Se fecharmos a torneira aos Russos, será que não haverá surpresas desagradáveis para os investidores que ainda tiverem empréstimos Russos ainda activos? (Smell like Papel Comercial GES)

Na Grupeer, alguns loan originators, são estranhos, a  "Kit Bau" é uma construtora Alemã, e também é uma empresa de crédito? A Kurtour é uma cadeia de hotéis e SPAs Alemã e também empresta dinheiro para a construção (empresa de crédito)? Alguns originators tem ligações (sócios) Russos, apesar de serem "Alemães"?

Quem tem Linkedin, experimente fazer uma pesquisa relacionada com a Grupeer, por exemplo, página de empresa, (não esquecer que a Grupeer foi criada em 2016, há 2 anos e reparem na qualidade do perfil da empresa, será que não há interesse da Grupeer em Marketing, na sua imagem, na sua credibilização, sendo uma startup tecnológica, querendo crescer?), quantos empregados tem inscritos no LinkedIn, vejam a experiência da fundadora e dos outros empregados. Agora experimentem comparar com outras plataformas. ;)

Eu uso o Linkedin, como mais uma ferramenta de pesquisa, também sobre as plataformas P2P e principais loan originators, não é uma prova de nada, mas serve como mais uma ajuda. Reparo nas ligações que os CEO e fundadores das plataformas e dos loans originators têm, na sua experiência, a sua formação (uma espécie de "teste á sua idoneidade"). Por exemplo, foi através do LinkedIn, que vi que a Mintos está a recrutar um representante da Mintos para o Brasil, para a representar e sondar o mercado Brasileiro, demonstrando interesse em entrar neste mercado (como mencionei acima).

Já reparam na morada da sede da Mogo?

http://www.mogofinance.com/

E na morada da sede da Mintos? ;)

Vou vos poupar ao trabalho, é a mesma.

O que não quer dizer nada, pois é um prédio de escritórios, fui ao Google Maps no Street View 3D (outra ferramenta, neste caso tem imagens de Julho 2014, pré-Mintos, mas dá para ver que é 1 edifício de escritórios). ;)

Mas já houve/há rumores que existiam ligações entre a administração da Mintos e da Mogo.

Já repararam que pensam que diversificam os investimentos em P2P, usando plataformas diferentes. E no entanto, eis que aparecem alguns loan originators que são os comuns em 2 plataformas diferentes, o que não é ilegal, eles estão a diversificar as suas possibilidades de financiamento usando plataformas diferentes. O investidor é que tem que estar atento para não andar comprar loans do mesmo originator em plataformas diferentes, acabando por não diversificar. DICA: Plataformas = Mintos e Viventor, são 2 loan originator (não é difícil, a Viventor não tem assim tantos loans originators) ;)

Bottom-line: Continuo a investir na Grupeer, apesar de achar que é um site bastante amador que já teve tempo para melhorar (2 anos de existência), os seus loans e orginators são algo "diferentes". Estou consciente de posso ficar arder com algum cash na Grupeer, encaro como um investimento altamente especulativo. A Mintos, penso que todos já sabem que existem alguns potenciais conflitos de interesse entre a Mintos e alguns originators, que entretanto a Mintos já reconheceu a sua ligação com esses originators, o que algumas outras plataformas também fazem, mas pelo menos elas reconhecem abertamente, enquanto a Mintos, não era transparente sobre isso.

Penso que muitos se fizerem alguma due-diligence sobre quaisquer plataformas em que queiram investir, vão encontrar coisas que não vos deixam à vontade, agora provas de actos ilícitos, a haver não estarão explicitas. Por isso, não "aconselho" ninguém a investir em P2P, porque é preciso saber separar o trigo do joio. E isso é bastante difícil de fazer, o que não quer dizer que eu saiba fazer essa selecção, simplesmente assumo o risco de perda total do investimento, não ficarei feliz mas estou mentalmente preparado (acho eu)

Interessante essa pesquisa através do LinkedIn... :)

Sim na grupeer tb tenho as minhas reservas, ja reparas te é a unica q não tem nr de Telefone?

Na mintos, é um enorme mercado maduro sempre a crescer em volume, e muitos transparente em informação e reporting financeiros, quem dera a muitas p2p ter essa transparência da mintos.... sim existe participações entre empresas e um grupo de empresas, ja vi um artigo q mostrava essas relações... a robocash tb é um grupo de empresas...

Também temos grupo de empresas que tem varios negocios por Santander tem a banca, seguros santander, imóveis fruto de credito mal parado , fundos de investimento, participações de empresas etc... acho normal qd se cresce e ganha se valor nos negócios

Editado por gustaferra
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Rick Lusitano disse:

Para não ser suspeito de tentar ganhar dinheiro no fórum (deixo isso para outros), fica aqui um site que compara plataformas de P2P e que tem  informação das plataformas, e que também têm links de referrals actualizado de várias plataformas que pode ser útil para quem estiver interessado:

https://www.welltrado.com/platforms/

(Entretanto, vou apagar os códigos e links do meu post anterior que os tinha.)

Atitude louvável ?

Por isso é que tenho alertado a muitos investidores (novos), que as P2P não são uma mina de ouro. Os riscos são muito elevados, mesmo com a diversificação, por plataforma, loan e horizonte temporal. 

Ainda não se sabe os efeitos que poderemos ter numa futura crise global nas P2P europeias.

Todas as P2P tem aspectos negativos (ligações, qualidade dos loan originators, etc). Por isso é que tenho sido muito mais “cauteloso” e não aumentei a exposição às P2P. (Eu que cheguei a pensar há mais de 4 anos, quando me iniciei neste tipo de investimento em ter valores acima de 50k até ao máximo de 100k, deixei-me disso xD).

Agora só tenho 5 plataformas e estou a desmobilizar da Twino.

Grupeer, Mintos, ViaInvest, Peerberry e Twino. 

Já conhecia esse site :) Boa info!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 minutos, Apostad0r disse:

De 1 a 10 qual o risco que classificam os investimentos em p2p? 

Sinceramente, classificaria o investimento em P2P - Europeias como 9.

Motivos:

- Não passou por nenhuma crise;

- Legislação praticamente inexistente (ou seja, os investidores não tem proteção);

-

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 minutos, Apostad0r disse:

Classificar dessa maneira vai gerar discussões generalizadas..... 

Os activos dos Bes e o banco BES alguem daria nota 10 ? Agora é lixo... 

Acções o risco é elevado mas a rentabilidade elevada daria 10

Comodities ; Moeda Visrtual eu daria tambem 10 mas alguem que domine daria 5 

Para min as P2P andam abaixo de 5, contudo , com risco não controláveis como: por ex:  falências ; corrupção  caso de,um sub prime;  3 guerra mundial, legislação restritiva etc... nesse caso daria 10

Editado por gustaferra
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Discussões saudáveis espero :)

Quem cai de paraquedas nos investimentos em p2p (e lê pouco), fica com a ideia que é quase uma galinha dos ovos de ouro. No entanto, como qualquer investimento tem o seu risco. 

A meu ver, é de entrar com cautela.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 25 minutos, Apostad0r disse:

Discussões saudáveis espero :)

Quem cai de paraquedas nos investimentos em p2p (e lê pouco), fica com a ideia que é quase uma galinha dos ovos de ouro. No entanto, como qualquer investimento tem o seu risco. 

A meu ver, é de entrar com cautela.

Esqueci-me de acrescentar que também não sabemos o impacto para as plataformas se vários loan originators falirem.

Como não existe legislação, podem existir casos de corrupção. Aliás podem inventar tantos motivos para os investidores ficarem a arder.

Pessoalmente avalio em 9 (risco muito elevado). Estamos a falar de crédito a países com populações "pequenas" nalguns casos, outros em que o crédito começa a ficar em níveis muito elevados, portanto, quando houver uma crise...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, Cardoso24 disse:

Esqueci-me de acrescentar que também não sabemos o impacto para as plataformas se vários loan originators falirem.

Como não existe legislação, podem existir casos de corrupção. Aliás podem inventar tantos motivos para os investidores ficarem a arder.

Pessoalmente avalio em 9 (risco muito elevado). Estamos a falar de crédito a países com populações "pequenas" nalguns casos, outros em que o crédito começa a ficar em níveis muito elevados, portanto, quando houver uma crise...

Analisa as tuas duvidas relativamente á saúde económica desses países em questão, enquanto houver saúde financeira nos países o risco de falência dos originadores é reduzida ... provavelmente baixaras um pouco o nível de risco.... 

Utilizo este site para analisar a comprar de moeda estrangeira.... http://pt.knoema.com/

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 21 minutos, smachado disse:

Boas,

Depois de estudar um bocado este mundo, entrei com 50 euros na Mintos, e se funcionar poderei meter mais algum, no entanto, pergunto-vos a nivel fiscal deverei ter de declarar estas mais valias, mesmo sendo valores baixinhos?

Obrigado

A minha opinião (não sou fiscalista) é que só devemos declarar quando os rendimentos estiverem efetivamente na nossa conta bancária. Se reinvestirmos e em caso de falência da plataforma, como não existe legislação "concreta" não podemos deduzir as menos-valias. 

há 10 minutos, gustaferra disse:

Analisa as tuas duvidas relativamente á saúde económica desses países em questão, enquanto houver saúde financeira nos países o risco de falência dos originadores é reduzida ... provavelmente baixaras um pouco o nível de risco.... 

Utilizo este site para analisar a comprar de moeda estrangeira.... http://pt.knoema.com/

@gustaferra essa é a minha estratégia, no entanto se houver um "cisne negro" que apareça de um dia para o outro, não vamos ter forma de minimizar os impactos. Imagina uma grande parte dos investidores a venderem em mercado secundário, se ainda juntares os loans que tens a decorrer...

Enquanto a economia mundial estiver de boa saúde, não temos problemas. No entanto um dos sinais que analiso em termos da economia americana é o desemprego que está em mínimos. Se os valores começarem a subir...vamos ter inversão na principal bolsa, o resto vem por acréscimo.

Até ao final de 2018 estamos descansados, veremos em 2019 (tenho muitas dúvidas).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 52 minutos, Cardoso24 disse:

A minha opinião (não sou fiscalista) é que só devemos declarar quando os rendimentos estiverem efetivamente na nossa conta bancária. Se reinvestirmos e em caso de falência da plataforma, como não existe legislação "concreta" não podemos deduzir as menos-valias. 

Se a nossa conta bancária for com IBAN estrangeiro apartida nem assim certo ? Pode-se criar contas na Alemanha N24 , Lituania  Paysera ; transferwise por exemplo... ai não ha controlo concordas ?

há 52 minutos, Cardoso24 disse:

Enquanto a economia mundial estiver de boa saúde, não temos problemas. No entanto um dos sinais que analiso em termos da economia americana é o desemprego que está em mínimos. Se os valores começarem a subir...vamos ter inversão na principal bolsa, o resto vem por acréscimo.

Economia americana, achas que influencia os originadores da Mintos ; Twino etc... ? Desde que a economia desses países esteja saudável e o povo tenha trabalho é um mito que se passa nos USA, os europeus nem sequer conseguem ter acesso as P2P estrangeiras dos USA;

A Economia USA, influencia o mercado de capitais (Acções , cambial ) dos USA e influencia os outros mercados e os juros da FED  influencia a própria economia mas para os europeus não vejo relações directas.... 

Mas concordo contigo devemos estar alertas ao que nos rodeia, parece que na China o presidente vai ter mandatos ilimitados, vai mexer com os originadores da china que por ex: a Mintos tem mas as poliitcas da china caso sejam erradas ainda demora a ter efeitos...

Editado por gustaferra
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 20 horas, gustaferra disse:

Interessante essa pesquisa através do LinkedIn... :)

Sim na grupeer tb tenho as minhas reservas, ja reparas te é a unica q não tem nr de Telefone?

Na mintos, é um enorme mercado maduro sempre a crescer em volume, e muitos transparente em informação e reporting financeiros, quem dera a muitas p2p ter essa transparência da mintos.... sim existe participações entre empresas e um grupo de empresas, ja vi um artigo q mostrava essas relações... a robocash tb é um grupo de empresas...

Também temos grupo de empresas que tem varios negocios por Santander tem a banca, seguros santander, imóveis fruto de credito mal parado , fundos de investimento, participações de empresas etc... acho normal qd se cresce e ganha se valor nos negócios

Querias ligar para a fundadora? Ou para a Ludmila? ;);)

Segundo a Grupeer, a sua fundadora tem uma "extensa experiência" no análise e avaliação de risco de projectos de construção:

Citação

Alla Kisik
    The founder

MBA in Management and Marketing (Charles Sturt University). Managed construction and development projects in the UK. Alla has an extensive experience in risk assessment and evaluation of construction projects.

https://www.grupeer.com/about-us

Ora no seu perfil de LinkedIn, ela tem a grande experiência total de 1 ano e 6 meses dividida por 2 empresas do RU! :blink:

https://www.linkedin.com/in/alla-kisika-76994817/

A questão da Mintos era não ser transparente nas interligações com alguns loan originators.

Os grupos empresariais ou conglomerados têm presente o risco de possíveis conflitos de interesse, por exemplo, algum "tratamento preferencial" (exemplo: BES a financiar empresas do GES ou a venderem dívida destas empresas aos clientes do BES, e que sabiam que as mesmas não tinham solvabilidade). Por isso, os reguladores não "gostarem" de relações entre empresas do mesmo grupo económico, também para evitar prácticas concertadas que prejudiquem outras empresas concorrentes e os consumidores. Olha o exemplo da possível compra da TVI pela Altice (Integração Vertical) que ainda não foi aprovada pelos reguladores, a ERC a empurrar para a AdC, por ter receios e não quer assumir a responsabilidade.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 22 horas, gatoazul disse:

Obrigado Rick,

Sobre a Mintos já tinha feito alguma investigação.

Efectivamente a Mogo, Banknote, Money Metro e Lendo são loan Originators com ligações a mIntos, não é apenas a Mogo.

A Lendo tem dado prejuizos!

O que é perturbador é só assumirem depois de aparecerem as constatações nos forums.

Sim, concordo contigo. Foi essa falta de transparência da Mintos, que faz com que os seus utilizadores fiquem com algumas reservas, não deixam de investir, mas afecta a imagem da Mintos.

Por acaso, os caloteiros da Lendo são muito poucos (7), até ao momento, e a Lendo pesa cerca de 40% da minha carteira (eram 128, mas com os rebuy antecipados e de alterações dos contratos, deve já estar em cerca de 100). Em comparação, os caloteiros da Mogo são mais de 50% do total dos caloteiros e representam uns 30% da carteira. Também são montantes diferentes, os Mogos são loans de milhares de euros (carros) e os Lendo são de centenas de euros.

Editado por Rick Lusitano
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A Lendo também é a que pesa mais na minha carteira, neste momento só vale 14%, tenho mais diversificado, mas estou curioso para ver os resultados deles  de 2017.

Os empréstimos da Mogo estão resguardados desde que tenhas um LTV razoável. Também pesa 14%na minha carteira, mas apanho prazos mais curtos quando aparecem (6-8 meses)

Muito pior que a Mogo é a Get bucks que apresentou prejuízos de quase 14 milhões e tem um dos maiores default rate, Id finance , creamfinance  e outros do género(Espanha, Dinamarca) também são para esquecer.

Vou experimentar a Peerberry e a estateguru um destes dias.

a Dofinance alguém tem? alguma opinião?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, Apostad0r disse:

Essa é a pergunta de 1 milhão de dólares. ;)

O P2P é algo recente, com pouco histórico, ainda não passou por grandes testes, subidas de taxas de juro, crises económicas, etc. (As 2 maiores P2P americanas tinham sido criadas há pouco tempo, quando se deu a crise financeira do subprime em 2007 nos EUA, ainda tinham pouco volume.)

A regulação e a legislação pode desempenhar um papel importante. Por exemplo, bastou alguns países restringir ou ilegalizar as criptomoedas, para empresas ligadas as criptos desses países irem ao charco.

A segurança digital é um factor relevante. Por exemplo, ataques de hackers roubaram milhões de plataformas de bitcoins, acabando por fechar/falir.

E se acontecer o mesmo a algumas plataformas digitais? Imagina sacarem uns milhões de uma das plataformas líderes de P2P dos EUA? Se conseguem entrar em grandes empresas multinacionais, HBO, Sony, etc, e até o FBI, o que garante que não farão o mesmo a uma P2P?

Cada caso é um caso, ou seja, há plataformas que aparentam ser mais seguras e dão mais a sensação de confiança. Por exemplo, as plataformas do RU dão a imagem de maior profissionalismo e rigor. Também são reguladas pela FCA. Até o Governo Britânico já investiu milhões nas 2 maiores plataformas de P2P, para apoiarem as PMEs britânicas (ou também terem receitas extraordinárias ;) ). Criam também contas com benefícios fiscais para incentivar o investimento em P2P.

Plataformas Alemãs e Francesas também aparentam ser certinhas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 horas, smachado disse:

Boas,

Depois de estudar um bocado este mundo, entrei com 50 euros na Mintos, e se funcionar poderei meter mais algum, no entanto, pergunto-vos a nivel fiscal deverei ter de declarar estas mais valias, mesmo sendo valores baixinhos?

Obrigado

Claro que sim. Um dos princípios legais dos códigos tributários Portugueses, é que todas as actividades de origem lícita ou ilícita estão sujeitas à tributação em Portugal.

Ou seja, até os actos criminosos têm de pagar impostos.

Até os antigos primeiros-ministros, que alegadamente receberam luvas (corrupção), têm de declarar esses rendimentos extras ao fisco Português.

Os juros de P2P são "equiparados" a juros de depósitos. O regime fiscal é o mesmo, estão sujeitos a uma taxa liberatória de 28% no caso de serem residentes fiscais em Portugal continental.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O modelo da Housers é um pouco assustador, pelo menos na vertente da poupança (Renda +venda).

A renda segundo o Rick , já não pagam, a suposta de valorização dos imovéis ao fim de uns anos  a 2 Dígitos, parece-me irreal, ainda por cima na bolha que parece estar a formar-se. 

Acho que existe alguma probabiliadde de perder dinheiro neste modelo.....

Editado por gatoazul
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

@gustaferra

Como andas a checkar as vaquinhas inglesas, (agora também a Mintos já tem UK, mas em GBP), não sei te interessa esta? ;)

Pois está aberta para os continentais. As P2P bifes por vezes estão limitadas aos residentes.

Admito que não fiz a due-diligence a esta plataforma, apareceu numa pesquisa aleatória na Welltrado (review com alguns meses):

https://www.welltrado.com/blog/fundingsecure-review-experienced-far/

Até tem taxas interessantes e os loans têm colaterais:

Citação

Peer-to-peer lending in the UK

We are the only peer-to-peer lender in the UK that specialises in loans secured against the personal assets of borrowers

About us

FundingSecure is a Peer to Peer pawnbroking platform which allows members, known as "Investors" to fund loans requested by Borrowers using an asset as security.

Jewellery, gold and precious stones
    Property loans
    Luxury watches
    Classic and luxury cars
    Fine art
    Marine loans
    Collections
    Other items

Se calhar, já conheces este fórum dedicado principalmente ás P2P, que tem bastante destaque nas P2P do RU e também tem de outros países. Tem por vezes as participações das próprias plataformas.

Fica também para outras pessoas pesquisarem informação das P2P, pois é um fórum diversificado.

http://p2pindependentforum.com/

Há uns tempos, criei um tópico dedicado a P2P de energias renováveis para ver se havia alguma coisa interessante: "Green Crowdfunding" (Renewable Energy Crowdfunding),

Os bifes até tem uma P2P dedicada à aviação, loans com colaterais de aviões, a Ablrate.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, gatoazul disse:

O modelo da Housers é um pouco assustador, pelo menos na vertente da poupança (Renda +venda).

A renda segundo o Rick , já não pagam, a suposta de valorização dos imovéis ao fim de uns anos  a 2 Dígitos, parece-me irreal, ainda por cima na bolha que parece estar a formar-se. 

Acho que existe alguma probabiliadde de perder dinheiro neste modelo.....

Não pagam? ;)

Coloquei uma citação de um post de participante da Rankia, a que a Housers, teria dito que havia um projecto que num mês, não iriam pagar. Porque pagam as rendas baseadas num calculo deles, em pagamento por conta (tipo adiantamento) e tinham pago a mais nos outros meses anteriores e naquele mês não iriam pagar.

A valorização ao fim de uns anos, por exemplo, ao fim de 5 anos vendem a casa e juntamente com as rendas, dará por exemplo 23,5%, se fizeres as contas, dá uma média de 4,7% ao ano. Não me choca, até pode ser possível. Será isto que dizes? ;)

As rendas da Housers parecem curtinhas, com pouca %, li algures que os senhorios experientes tiram 6-7% anuais líquidos (já descontadas as despesas e impostos), mas deve ser especifico à realidade de cada país.

As rendas dependem de vários factores, por exemplo:

- Imóvel: Localização; Qualidade

- Procura de imóveis

- Oferta de imóveis

- Poder de negociação dos senhorios

- Poder de negociação dos inquilinos

- Políticas de habitação

- Políticas fiscais

- Incentivos à compra/investimento de imóveis (exemplo: "Vistos Gold", Portugal, Espanha)

- Turismo

- Visibilidade mediática ("moda", exemplo: Lisboa anda na boca do mundo, é a capital buzz)

- Eventos

- Economia da região

- Estabilidade político-social (por exemplo, a situação da independência da Catalunha)

- Airbnb e similares; sites específicos de alojamento e suas variantes

- etc

Nota: Também serve para a compra e venda de imobiliário.

Editado por Rick Lusitano
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Rick Lusitano disse:

Get Bucks, guess...

É um dos loan originators que aparece na Mintos e na Viventor, juntamente com a Aforti Finance. ;)

O problema das startups é que no inicio da vida, é só queimar dinheiro, investimento em instalações, equipamento, formação, investigação, etc, e ainda não vendem nada (receitas) ou se vendem é pouco para as despesas iniciais de lançamento de uma empresa.

A Dofinance, não me aquece nem me arrefece. :)

A Estateguru (EG), estou satisfeito até ao momento, tem oferta diversa de loans em países e em quantidade (maior do que na Housers), e estão a entrar em vários países, já entrou na Finlândia, Espanha (para além dos 3 Bálticos), a seguir será a Irlanda e o RU. O Primeiro-Ministro da Estónia, levou várias empresas da Estónia e a EG incluída numa delegação de comércio à Irlanda (demonstra apoio do governo á EG). A EG, também já abriu uma delegação no RU. Há quem chame a EG de "a Mintos do Real Estate Crowdfunding", a gigante da Europa continental do sector. A EG é mais antiga do que a Mintos. Os loans da EG às vezes desaparecem em cerca de 5 minutos, pois há muita procura, os Auto Invest estão ligados e a EG faz rateios acima de 50 EUR em alguns loans mais pequenos. Sinto mais à vontade com a EG do que a Grupeer, por exemplo. Como curiosidade, há um tuga que é investidor e consultor da EG (dá para ver na "Meet The Team", e também cada um, tem ligações para o seu perfil de LinkedIn), que também é um dos investidores da Bondora e seu Chairman do conselho de administração.

https://blog.estateguru.co/estateguru-close-opening-irish-market-near-future/#more-1048

@gustaferra Descobri que ao colocar o número de telefone da EG, nos contactos do Gmail/telemóvel, que a EG também tem WhatApp. Ainda não tinha apanhado uma P2P com WhatApp. ;)

Tenho todas que mencionaste, qd entrei so queria ativos ate 3 meses, outras p2p foi ate 6 meses, e estava a resistir a entrada nas p2p de imóveis devido aos prazos longos dos ativos , devido a má experiência com a Raize... 

Tens a Crowdestate taxas maiores a EG, hj ja investi em moeda do Cazaquistão amanha moeda romena. Paysera é top, converte e faço transferência grátis.

No Facebook tem grupos que podes seguir ajuda a seguir as p2p

Usa mtas vezes o chat do Facebook para tirar duvidas mais eficaz do que email

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 33 minutos, Rick Lusitano disse:

@gustaferra

Como andas a checkar as vaquinhas inglesas, (agora também a Mintos já tem UK, mas em GBP), não sei te interessa esta? ;)

Pois está aberta para os continentais. As P2P bifes por vezes estão limitadas aos residentes.

Admito que não fiz a due-diligence a esta plataforma, apareceu numa pesquisa aleatória na Welltrado (review com alguns meses):

https://www.welltrado.com/blog/fundingsecure-review-experienced-far/

Até tem taxas interessantes e os loans têm colaterais:

Se calhar, já conheces este fórum dedicado principalmente ás P2P, que tem bastante destaque nas P2P do RU e também tem de outros países. Tem por vezes as participações das próprias plataformas.

Fica também para outras pessoas pesquisarem informação das P2P, pois é um fórum diversificado.

http://p2pindependentforum.com/

Há uns tempos, criei um tópico dedicado a P2P de energias renováveis para ver se havia alguma coisa interessante: "Green Crowdfunding" (Renewable Energy Crowdfunding),

Os bifes até tem uma P2P dedicada à aviação, loans com colaterais de aviões, a Ablrate.

Sim, vi na mintos, investimentos em libras, se a memória nao me falha era ate 10% e mais de 2 anos, não era bem essas maturidades que procuro... 

Ontem alguém partilhou esse link da weltrado ja fiz a subscrição e guardei, é mais um que ajuda a conhecer novas p2p.

O forum independente tenho registo, no noutro dia andei pesquisas as do uk, fiz uma base de dados para nos próximos meses entrar nas p2p dos uk

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 15 minutos, gustaferra disse:

Tens a Crowdestate taxas maiores a EG, hj ja investi em moeda do Cazaquistão amanha moeda romena. Paysera é top, converte e faço transferência grátis.

Já andei a ver a CE, há uns tempos, tem maiores %. Mas os prazos são quase sempre superiores a 12M. As oportunidades da CE tem mais variantes que tem se analisar com mais atenção.

Por norma, só vou até ao máximo de 12M nas P2P, dependendo das taxas, dos loans e das plataformas.

Tanto na Mintos como na Grupeer, ando com XIRR entre 14,5 - 15.5% até 12M, porque quereria ser mais guloso? ;)

Andas a emprestar dinheiro ao Borat. :P

Não sou adepto de me expor ao risco cambial de moeda manhosas.

há 18 minutos, gustaferra disse:

Sim, vi na mintos, investimentos em libras, se a memória nao me falha era ate 10% e mais de 2 anos, não era bem essas maturidades que procuro... 

Ontem alguém partilhou esse link da weltrado ja fiz a subscrição e guardei, é mais um que ajuda a conhecer novas p2p.

O forum independente tenho registo, no noutro dia andei pesquisas as do uk, fiz uma base de dados para nos próximos meses entrar nas p2p dos uk

(fui eu que partilhei o link da Welltrado) ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites