Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• P2P - Tópico Geral

Cardoso24

Recommended Posts

A 27/05/2019 às 17:12, ViMaBa disse:

Boa tarde,

Depois de muita coisa lida aqui, decidi passar à ação e entrar no mundo p2p. 

Mintos, da apreciação que faço do que leio, parece-me um bom ponto de partida. Iniciei o registo mas "bloqueei" quando me foi pedido o CC para ser fotografado. Desculpem o amadorismo, ou talvez obsessão pela segurança, mas colocar o cartão de cidadão online com assinatura e tudo algures nos países bálticos, levou-me pelo menos a parar o registo e procurar opiniões sobre esse primeiro passo.

A questão é simples e, imagino, fará sorrir os investidores p2p mais experientes:

entregar os dados sensíveis de um cartão de identificação (assinatura, etc.) é "riskfree", quando nem por cá nos podem pedir cópia do mesmo?

Ou é pratica comum e estou a dar asas ao lado "maníaco" que todos temos?

Todos os blogues que falam maravilhas do Mintos e outros, descrevem este passo com a ligeireza de quem para fazer café precisa de água e pronto. 

Por agora (que já vi muitos filmes), imagino que a partir de tantos C de cidadão imprimivéis, muita coisa é possível. Não faço ideia. Uma coisa é certa, há praí alguma gente que renova o seu cartão depois de vender não sei bem a quem, o seu cartão de cidadão, supostamente perdido.

Continuando a especular; supondo que a mintos rebenta (knock on wood), uma base de dados cheia de fotos de identificação, números e assinaturas, não é apetecível para tanto esquema?

Agradeço desde já opiniões que me permitam reiniciar o tal registo e finalmente investir sem "cold feet".

Boa tarde,

Bem, ninguém está para responder a amadores. Uma opinião? Também pode ser a desancar estas desconfianças. 

Entretanto acrescento leituras boas sobre o Ekassa da Polónia. CC exposto; seguro- sim ou não? 

Cumprimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 10,5k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Rick Lusitano

1796

• Nesspc

858

• Harvester

492

• Patanisca

413

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Excelente post. Em alguns comentários parece que a culpa da Envestio e Kuetzal terem indo ao charco foram os levantamentos, incluindo as saídas antecipadas. A culpa é só das plataformas, umas por

Fechando o ano de 2019, penso que foi bastante positivo para mim no meu próprio Fundo de Sucateiro P2P Aqui ficam alguns valores nomeadamente em p2p retorno vs risco Notas : 2018 apen

Sim, as coisas impossíveis ao ser humano que já vi acontecer em mim e já vi em outras pessoas provaram sem sombra de dúvida que Deus existe e se torna galardoador daqueles que o buscam. Em Genesi

Posted Images

Acabado de receber. Deixo aqui para quem não recebe o alerta e possa ter interesse 

Renovation of eclecticism style building in the Historic Center of Riga

e1441de1-efd2-488f-af57-95481896b744.jpg

Loan

• Minimum target: EUR 550'000
    • Maximum target: EUR 685'000
    • Loan term: 9 months
    • Interest rate: 21 % per annum
    •  
    Editado por BCatP2P
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 38 minutos, BCatP2P disse:

Acabado de receber. Deixo aqui para quem não recebe o alerta e possa ter interesse 

Renovation of eclecticism style building in the Historic Center of Riga

Loan

• Minimum target: EUR 550'000
    • Maximum target: EUR 685'000
    • Loan term: 9 months
    • Interest rate: 21 % per annum
    •  

2019-05-28-22h14-04.png

Não me levem a mal, mas se sossegarem a passarinha e pensarem bem no que está nesta imagem e colocarem em contexto da economia global, só um tolo é que se mete nisto.

Então comecemos pelo apelo aflitivo ao investimento desde o primeiro dia! Não vamos só colocar 3 pontos de exclamação no final da frase, vamos meter também no início. Mas vamos fazer isto à f*dasse que até metemos 4 pontos no final, afinal, ninguém quer saber, está tudo cego com a taxa brutal de 21% ao ano. E só "preso" durante 9 meses.

Epá, pensem, temos os bancos centrais com o custo do dinheiro a zero ou perto de zero. E para fazer obras num prédio, existe na Europa, uma empresa que não se importa de pedir quase 700k€ e daqui a 9 meses pagar 107k€ em juros? O que é que está de errado aqui?

Porque é que essa empresa se está a sujeitar a em 9 meses gastar 107k€ para iniciar uma obra? Quando a banca cobra taxas inferiores a 5%, provavelmente.

Opá sejam inteligentes. Não há almoços grátis. É muito fácil identificar hoje em dia quais são as P2P que são esquemas. Há quem goste de arriscar, mas estes movimentos destas P2P já roçam o ridículo, estão mesmo a tentar papar os tolos. Parece que estamos em inícios de 2018, com a febre das criptomoedas.

Havia gente a meter centenas, milhares de euros em "moedas" que pareciam contos de fadas, tudo em busca cega pelo enriquecimento rápido.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 minutos, Patanisca disse:

Apresentas argumentos válidos e obrigado por complementares a minha observação. Mas despertou-me até mais o alarme foi a forma urgente e pouco profissional como apelam à entrada de cash. É assim tão necessário realçar o óbvio? Os números falam por si, não é preciso estar a dizer com 13 pontos de exclamação que "é para entrar desde o primeiro dia para não perderes nem um cêntimo".

Uma coisa é certa, eu nem 20 paus lá meto. :)

Concordo que são um bocado histéricos, esta malta dos bálticos parece dada à euforia, claramente. ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 1 hora, Patanisca disse:

2019-05-28-22h14-04.png

Não me levem a mal, mas se sossegarem a passarinha e pensarem bem no que está nesta imagem e colocarem em contexto da economia global, só um tolo é que se mete nisto.

Então comecemos pelo apelo aflitivo ao investimento desde o primeiro dia! Não vamos só colocar 3 pontos de exclamação no final da frase, vamos meter também no início. Mas vamos fazer isto à f*dasse que até metemos 4 pontos no final, afinal, ninguém quer saber, está tudo cego com a taxa brutal de 21% ao ano. E só "preso" durante 9 meses.

Epá, pensem, temos os bancos centrais com o custo do dinheiro a zero ou perto de zero. E para fazer obras num prédio, existe na Europa, uma empresa que não se importa de pedir quase 700k€ e daqui a 9 meses pagar 107k€ em juros? O que é que está de errado aqui?

Porque é que essa empresa se está a sujeitar a em 9 meses gastar 107k€ para iniciar uma obra? Quando a banca cobra taxas inferiores a 5%, provavelmente.

Opá sejam inteligentes. Não há almoços grátis. É muito fácil identificar hoje em dia quais são as P2P que são esquemas. Há quem goste de arriscar, mas estes movimentos destas P2P já roçam o ridículo, estão mesmo a tentar papar os tolos. Parece que estamos em inícios de 2018, com a febre das criptomoedas.

Havia gente a meter centenas, milhares de euros em "moedas" que pareciam contos de fadas, tudo em busca cega pelo enriquecimento rápido.

Fizeste me lembrar o vídeo alterado do Wolf of Wall Street que coloquei há uns meses atrás:

(vai o link para o post, devido aos erros de configuração IT do fórum)

Tanto o vídeo como a Crowdestor estão a utilizar uma técnica de marketing mais agressiva, FOMO:

Citação
    FOMO (also sometimes appearing in lower-case form as fomo) is a trendy new acronym standing for the expression fear of missing out, used to describe that feeling of anxiety which many people experience when they discover that other people have had fun together, been successful at something, or done just about anything which they might have wanted to be involved in. FOMO manifests itself in various ways, from a brief pang of envy through to a real sense of self-doubt or inadequacy.

https://www.macmillandictionary.com/us/buzzword/entries/fomo.html

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Patanisca disse:

Apresentas argumentos válidos e obrigado por complementares a minha observação. Mas despertou-me até mais o alarme foi a forma urgente e pouco profissional como apelam à entrada de cash. É assim tão necessário realçar o óbvio? Os números falam por si, não é preciso estar a dizer com 13 pontos de exclamação que "é para entrar desde o primeiro dia para não perderes nem um cêntimo".

Uma coisa é certa, eu nem 20 paus lá meto. :)

20 paus também não consegues meter já que o investimento mínimo é de 50 euros.. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 2 horas, Patanisca disse:

Que mania que as pessoas têm de usar conhecimentos de economia e de finanças. Se tens dúvidas sobre a oportunidade pergunta a 1 blogger. :D

Realmente Imobiliário a 9 meses com 21% de juros...

Mesmo 1 loan sem imobiliário a 21% e a 9 meses, já desperta muita curiosidade, então com imobiliário, na capital da Letónia (no centro histórico) e não sendo um local ermo no interior do país e não é apenas 1 terreno isso levanta muitas questões.

O borrower deve estar no lodo...

Mas foi a Crowdestor a descobrir a esta pérola, nem as plataformas mais antigas e mais especializadas em imbiliário conseguiram descobrir esta oportunidade...

Na realidade, deve ser um negócio de amigos do poder politico, tipo Robbles do BE, o paizinho do Janis ou os contactos do Janis, devem ter descoberto um edificio público ou que foi consficado/expropiado/penhorado pelo Municipio/Fisco/Segurança Social/etc que vai ser vendido ao desbarato, ou seja, preço especial para amigos (com um envelope oferecido ao poder politico que o vende), mas tem que ser rápido, senão aparece outro guloso que compra. Daí a taxa mais alta, para conseguir atrair o capital necessário mais depressa para a compra.

Se depois o vender por 1M EUR (comprando por 685k), ainda tem quase 46% de lucro, por isso, pode pagar os 21% de juros do empréstimo.

Editado por Rick Lusitano
    (Correcção de typos)
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 horas, Patanisca disse:

Até que Fim o "Janis" compra um "palácio" , estava á espera de ser mais um castelo ou mansão com Cave tipo Batman , um dia mais tarde para desaparecer dá jeito.....

A Grupeer lá comentou o meu post finalmente.....

image.png.4f6d35f05f0eb3782e9f265878e5e4ae.png

há 11 horas, Patanisca disse:

2019-05-28-22h14-04.png

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 horas, ViMaBa disse:

Boa tarde,

Bem, ninguém está para responder a amadores. Uma opinião? Também pode ser a desancar estas desconfianças. 

Entretanto acrescento leituras boas sobre o Ekassa da Polónia. CC exposto; seguro- sim ou não? 

Cumprimentos

Bom dia

No início é normal ter todas essas desconfianças mas não tens forma de ultrapassar isso.

Se te quiseres registar nas plataformas tens de cumprir o que te pedem.

Em 2013/2014 quando me iniciei também tive essas desconfianças e na fotocópia do CC, colocava “Viventor/Mintos” Por exemplo.

Bons Investimentos 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já está disponível o tal projecto "benzido" com água de Fátima da Crowdestor. ?

À primeira vista, parece tão legítimo como outro qualquer que se vê na estateguru ou bulkestate, por exemplo:

https://crowdestor.com/investment/renovation-of-eclecticism-style-building/

Editado por Nuno Silva
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 17 minutos, Nuno Silva disse:

Já está disponível o tal projecto "benzido" com água de Fátima da Crowdestor. ?

À primeira vista, parece tão legítimo como outro qualquer que se vê na estateguru ou bulkestate, por exemplo:

https://crowdestor.com/investment/renovation-of-eclecticism-style-building/

Conseguiste perceber quem é o "Developer" do projeto?

Editado por Henrique Ribeiro
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, Henrique Ribeiro disse:

Conseguiste perceber quem é o "Developer" do projeto?

Não é claro, mas eles nem sempre divulgam o beneficiário final dos empréstimos. O mais próximo é isto:

"Project is developed by sister company of CROWDESTOR OU – SIA Crowdestor Investments, an SPV registered for investment management."

Até pode ser o próprio Janis, ou no mínimo tem uma fatia do bolo(eles também costumam entrar nos projectos)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 minutos, Nuno Silva disse:

Não é claro, mas eles nem sempre divulgam o beneficiário final dos empréstimos. O mais próximo é isto:

"Project is developed by sister company of CROWDESTOR OU – SIA Crowdestor Investments, an SPV registered for investment management."

Até pode ser o próprio Janis, ou no mínimo tem uma fatia do bolo(eles também costumam entrar nos projectos)

Ok, também não me pareceu claro, mas pensei que me tivesse escapado alguma coisa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    On 5/29/2019 at 10:44 AM, Cardoso24 said:

Bom dia

No início é normal ter todas essas desconfianças mas não tens forma de ultrapassar isso.

Se te quiseres registar nas plataformas tens de cumprir o que te pedem.

Em 2013/2014 quando me iniciei também tive essas desconfianças e na fotocópia do CC, colocava “Viventor/Mintos” Por exemplo.

Bons Investimentos 

Só para juntar para me registar em algumas exchanges de crypto e forex tenho enviar mais info que na Mintos.

O KYC absurdo a mim apenas me dá mais confiança e segurança.

Antes de existir a regra (cá) de não se poder fotocopiar o BI/CC já o teu documento andava em todo o lado.. sinceramente não me preocupa.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 57 minutos, Solha disse:

Só para juntar para me registar em algumas exchanges de crypto e forex tenho enviar mais info que na Mintos.

O KYC absurdo a mim apenas me dá mais confiança e segurança.

Antes de existir a regra (cá) de não se poder fotocopiar o BI/CC já o teu documento andava em todo o lado.. sinceramente não me preocupa.

Obrigado pelas dicas. Vi algures num site alemão as mesmas dúvidas, ao qual o dono do blog responde que se deve perguntar à plataforma o que é que ela faz à documentação pessoal. Digamos que ficamos na mesma. Se calhar é mesmo o "quem não arrisca, ....".

Interessante até é aquela treta (ou não) de muitos irem às sedes das plataformas e entrevistarem os gestores. Passam uns dias em Riga ou Talin,

tiram umas chapas no escritório, tudo com bom aspeto. Dizem que vão visitar os projetos/obras (e tá sempre tudo a correr bem). 

Neste caso: crowdestor:

https://passives-einkommen-mit-p2p.de/crowdestor-p2p-lifestyle-1/

E depois dizem que a Bondora Go & Growth que é ótima, quando vocês aqui desancam a Bondora.

Parece-me muito blogger a ganhar mais com os blogs do que com os investimentos+juros. Ele é referral links para trás e para à frente e pimba, parece um taxímetro.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 24 minutos, ViMaBa disse:

Obrigado pelas dicas. Vi algures num site alemão as mesmas dúvidas, ao qual o dono do blog responde que se deve perguntar à plataforma o que é que ela faz à documentação pessoal. Digamos que ficamos na mesma. Se calhar é mesmo o "quem não arrisca, ....".

Interessante até é aquela treta (ou não) de muitos irem às sedes das plataformas e entrevistarem os gestores. Passam uns dias em Riga ou Talin,

tiram umas chapas no escritório, tudo com bom aspeto. Dizem que vão visitar os projetos/obras (e tá sempre tudo a correr bem). 

Neste caso: crowdestor:

https://passives-einkommen-mit-p2p.de/crowdestor-p2p-lifestyle-1/

E depois dizem que a Bondora Go & Growth que é ótima, quando vocês aqui desancam a Bondora.

Parece-me muito blogger a ganhar mais com os blogs do que com os investimentos+juros. Ele é referral links para trás e para à frente e pimba, parece um taxímetro.

Não duvides que muitos destes bloggers só com o que ganham em comissões pelos links, nem precisavam de investir. Acrescem ainda que alguns recebem para falar bem de algumas plataformas (escrevendo artigos todos bonitos).

Por isso é que eu prefiro inscrever-me pelo pessoal deste fórum.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, Cardoso24 disse:

Não duvides que muitos destes bloggers só com o que ganham em comissões pelos links, nem precisavam de investir. Acrescem ainda que alguns recebem para falar bem de algumas plataformas (escrevendo artigos todos bonitos).

Por isso é que eu prefiro inscrever-me pelo pessoal deste fórum.

Pois, isso também. Daí as opiniões às vezes opostas. 

Voltando atrás (porque até estou com vontade de investir alguma coisita no Mintos.

1º- alguém tem um referral que possa usar.

2º- então depois mostro o CC na câmara dos dois lados. (mania da segurança: posso tapar pelo menos a assinatura?)

3º- transfiro coisa pouco e fico à espera.

4º- testo a coisa fazendo transferência pequena de volta.

5º- se tudo correr bem, mando para lá um montante maior

6º- estabeleço uns parâmetros no Auto-invest, enter...

7º- deixar a massa criar juro

8º- pessoalmente diria desligar o Auto-invest depois de meses ou anos (depois de satisfeito ou a antecipar problemas)

9º- ir recebendo tudo com juros/ir transferindo

10º- mandar o resto do dinheiro de volta à base (e esperar que entretanto coisas mais seguras como CT ou DP venham a ter taxas na ordem do que havia antes de 2010)

Nota: se calhar aplicaria este raciocínio a outras plataformas p2p com as devidas diferenças.

O que acham?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 40 minutos, ViMaBa disse:

Pois, isso também. Daí as opiniões às vezes opostas. 

Voltando atrás (porque até estou com vontade de investir alguma coisita no Mintos.

1º- alguém tem um referral que possa usar.

2º- então depois mostro o CC na câmara dos dois lados. (mania da segurança: posso tapar pelo menos a assinatura?)

3º- transfiro coisa pouco e fico à espera.

4º- testo a coisa fazendo transferência pequena de volta.

5º- se tudo correr bem, mando para lá um montante maior

6º- estabeleço uns parâmetros no Auto-invest, enter...

7º- deixar a massa criar juro

8º- pessoalmente diria desligar o Auto-invest depois de meses ou anos (depois de satisfeito ou a antecipar problemas)

9º- ir recebendo tudo com juros/ir transferindo

10º- mandar o resto do dinheiro de volta à base (e esperar que entretanto coisas mais seguras como CT ou DP venham a ter taxas na ordem do que havia antes de 2010)

Nota: se calhar aplicaria este raciocínio a outras plataformas p2p com as devidas diferenças.

O que acham?

Olá,

Sugeria enviares o CC com uma nota a vermelho por cima, a dizer mintos, e se preferires esconder a assinatura. Logo vês o que te respondem, se aceitam ou não. 

Quanto à mintos, nunca tive problemas a transferir e a receber. Demoram dois ou 3 dias penso, mas a transferir desde que digas o teu número de investidor corre tudo bem. A receber se não estou em erro só podes receber para uma certa conta tua, por isso em princípio também não há nada que possa correr mal. 

Eles usam o TransferWise, mas pelo que tenho visto não tem limites de mínimo.  Por isso se sempre quiseres avançar com a tua estratégia de pôr pouco e tirar pouco antes de decidires acho que não terás problemas. 

A tua estratégia parece-me normal, explora só a plataforma um pouco pode ser que mudes alguma coisa. Por exemplo os pontos 8 e 9 fiquei confuso as primeiras vezes que li, mas depois acho que percebi o teu objetivo. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A validação de identidade da mintos é feita com uma foto do documento de identificação live através de uma app, esqueçam o tapar a assinatura ou enviar foto riscada que não vai funcionar.

São procedimentos normais de AML e acho que deveriam transmitir confiança em relação a estas plataformas em vez de provocar esta desconfiança. Quem não estiver confortável nesta parte não vai estar confortável em mais nenhuma por isso mais vale nem entrar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites