Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• P2P - Tópico Geral

Cardoso24

Recommended Posts

• Respostas 10,5k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Rick Lusitano

1796

• Nesspc

858

• Harvester

492

• Patanisca

413

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Excelente post. Em alguns comentários parece que a culpa da Envestio e Kuetzal terem indo ao charco foram os levantamentos, incluindo as saídas antecipadas. A culpa é só das plataformas, umas por

Fechando o ano de 2019, penso que foi bastante positivo para mim no meu próprio Fundo de Sucateiro P2P Aqui ficam alguns valores nomeadamente em p2p retorno vs risco Notas : 2018 apen

Sim, as coisas impossíveis ao ser humano que já vi acontecer em mim e já vi em outras pessoas provaram sem sombra de dúvida que Deus existe e se torna galardoador daqueles que o buscam. Em Genesi

Posted Images

Boa tarde,

Depois de muita coisa lida aqui, decidi passar à ação e entrar no mundo p2p. 

Mintos, da apreciação que faço do que leio, parece-me um bom ponto de partida. Iniciei o registo mas "bloqueei" quando me foi pedido o CC para ser fotografado. Desculpem o amadorismo, ou talvez obsessão pela segurança, mas colocar o cartão de cidadão online com assinatura e tudo algures nos países bálticos, levou-me pelo menos a parar o registo e procurar opiniões sobre esse primeiro passo.

A questão é simples e, imagino, fará sorrir os investidores p2p mais experientes:

entregar os dados sensíveis de um cartão de identificação (assinatura, etc.) é "riskfree", quando nem por cá nos podem pedir cópia do mesmo?

Ou é pratica comum e estou a dar asas ao lado "maníaco" que todos temos?

Todos os blogues que falam maravilhas do Mintos e outros, descrevem este passo com a ligeireza de quem para fazer café precisa de água e pronto. 

Por agora (que já vi muitos filmes), imagino que a partir de tantos C de cidadão imprimivéis, muita coisa é possível. Não faço ideia. Uma coisa é certa, há praí alguma gente que renova o seu cartão depois de vender não sei bem a quem, o seu cartão de cidadão, supostamente perdido.

Continuando a especular; supondo que a mintos rebenta (knock on wood), uma base de dados cheia de fotos de identificação, números e assinaturas, não é apetecível para tanto esquema?

Agradeço desde já opiniões que me permitam reiniciar o tal registo e finalmente investir sem "cold feet".

Editado por ViMaBa
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    7 hours ago, jferreira20 said:

Sou só eu que noto um aumento brutal nos loans atrasados na Mintos?

Na Mintos  estou com 78.8%  de current, por isso nada de especial em oscilações. Penso que há três meses atrás cheguei a baixar até aos 60%, mas atualmente sou mais restritivo e cheguei à conclusão que há originador que é melhor não ter apesar de terem txs mais altas.

Estou a ver que na Mintos há emprestimos da Dinero/Ukrania a 17%, isso pessoalmente não interessa. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 horas, Harvester disse:

É muita pontaria ou a Housers é mesmo assim. Eu só tenho dois e ambos estão em atraso, um deles ainda vai pagando juros de mora, o outro nem por isso. 

Actualmente o que acredito é que ambos os promotores desde o ínicio pensaram em dar uma golpada. Ambos os projectos rondavam 1M€, a Housers pouco ou nada se importa sobre a qualidade dos empréstimos pois ganha logo as comisões à cabeça, só quem pode perder é quem acreditou nos projectos, achando que a Housers fazia alguma trabalho de casa, e que não gostaria de ter muitos projectos em default ou vias disso, mas enganei-me... até a Envestio com os seus empréstimos para Crypto Mining é mais segura que a Housers.

Housers e Raize das piorzinhas que por aí andam pelo que leio, da minha parte nunca lá investi um cêntimo... há mais pessoal que têm capital nelas aqui no fórum mas muitos desmobilizam....

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    21 hours ago, Ohm said:

Olá a todos, sou novo nos emprestimos p2p (+/- 1 mes), ja sigo este forum a algumas semanas, e decidi agora me registar.

Apos varias reviews de multiplos foruns e sites, comecei por investir no Robocash, Envestio e Crowdestor. Passado um mês de testes de confiança :) decidi que iria aumentar o investimento destas 3 e acrescentar ainda a Mintos, alguem tem por aqui um referral link? daria prioridade aqui a este forum.. 

Aproveito também para perguntar aqui 2 coisas:

1 - que tipo de configuração de AI me aconcelham a usar, pensando que o meu perfil é moderado.. mas ao memso tempo que as taxas nao fugissem muito dos 12%..

2 - se na Mintos os lates sao pagos, como no robocash por mais que se atrase recebo sempre..

Obrigado!

Viva Ohm,

De modo a responder às tuas questões e sendo eu um investidor com um perfil idêntico ao teu aconselho-te a definires o teu AI da seguinte forma:

1. Seleccionar apenas os Loan Originators deste artigo por todas as razões nele expostas (https://www.financiallyindependentmom.com/mintos-loan-originators/?fbclid=IwAR0GC6xCZd496fGse-niSxTMwOL3DzoQzf6xuZg9M-hivtInCXP8TkV2b4w

2. Interest Rate a partir 12%;

3. Loan Term no máximo até 24 meses mas, se quiseres ser mais conservador e se preferires ter mais liquidez então deves reduzir o Loan Term.

Como resposta à tua segunda pergunta, o artigo anterior também faz referencia, sendo a questão dos lates uma das principais razões pelas quais apenas deves escolher os LO do artigo.

Tal como solicitado deixo aqui o meu referral link: www.mintos.com/en/l/ref/NF0828

Espero ter ajudado!

Cumprimentos,

Editado por Luis Norte
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 23 horas, Ohm disse:

Olá a todos, sou novo nos emprestimos p2p (+/- 1 mes), ja sigo este forum a algumas semanas, e decidi agora me registar.

Apos varias reviews de multiplos foruns e sites, comecei por investir no Robocash, Envestio e Crowdestor. Passado um mês de testes de confiança :) decidi que iria aumentar o investimento destas 3 e acrescentar ainda a Mintos, alguem tem por aqui um referral link? daria prioridade aqui a este forum.. 

Aproveito também para perguntar aqui 2 coisas:

1 - que tipo de configuração de AI me aconcelham a usar, pensando que o meu perfil é moderado.. mas ao memso tempo que as taxas nao fugissem muito dos 12%..

2 - se na Mintos os lates sao pagos, como no robocash por mais que se atrase recebo sempre..

Obrigado!

Bem-vindo ao fórum.

Se queres referral links, podes ir ao meu blog, que tem referral links para várias plataformas.

Tem lá um bónus referral link de 1% para a Mintos, que é superior ao bónus referral link normal da Mintos.

https://financialawarenessforall.wordpress.com/2018/07/11/p2p-lending-real-estate-crowdfunding-promo-codes/

Em relação, as tuas questões, sugeria antes de ligares os AI, fazeres algumas compras manuais, para percebes como funciona a plataforma, abrir a ficha dos loans e ver como são os loans, os loan originators (LO), etc, ou seja, aprenderes e adquirir alguma experiência, para evitar cometer erros de principiante.

Sugiro que verifiques quais os LO que pagam juros nos períodos lates na seguinte página, pois há vários LO que não pagam juros nos períodos late:

https://www.mintos.com/en/loan-originators/#details

Na coluna "Interest income on delayed payments", só os LO que dizem "Yes" é que pagam juros nos períodos late. (Isto também responde a tua questão  2).

Faz uma lista dos LO que pagam estes juros. Depois podes indo adicionando outros parâmetros como os Grace Periods que cada LO tem, o nível de atrasos que têm (ver página "Statistics".

Para quem começa, sugiro loans de curto prazo, para evitar comprar loans que depois custa a se livrar, mesmo no SM. Como os Grace Periods de alguns LO podem penalizar bastante o retorno em loans com pouco prazo, sugeria que se compre loans com o mínimo de 30 dias (1 mês). Não caias no erro de comprar loans com poucos dias, por vezes, esses loans são pagos dentro do Grace Period,  e o retorno acaba por ser miserável.

Depois com o tempo, vais tendo mais a vontade e experiência, podes ir subindo os prazos dos loans que compras até o máximo que te sentires à vontade. Também vais vendo quais os LO que têm mais lates. Isso varia com tempo, há LO que têm fases com mais lates. Umas alturas há uns piores LO, que depois são substituidos por outros, tem muito a ver com a oferta de loans que cada LO coloca, questões operacionais nos países dos loans e dos LO.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 10 horas, Harvester disse:

É muita pontaria ou a Housers é mesmo assim. Eu só tenho dois e ambos estão em atraso, um deles ainda vai pagando juros de mora, o outro nem por isso.

Actualmente o que acredito é que ambos os promotores desde o ínicio pensaram em dar uma golpada. Ambos os projectos rondavam 1M€, a Housers pouco ou nada se importa sobre a qualidade dos empréstimos pois ganha logo as comisões à cabeça, só quem pode perder é quem acreditou nos projectos, achando que a Housers fazia alguma trabalho de casa, e que não gostaria de ter muitos projectos em default ou vias disso, mas enganei-me... até a Envestio com os seus empréstimos para Crypto Mining é mais segura que a Housers.

Eu só investi em 3 loans na Housers, logo no inicio que me inscrevi e estão todos em atraso. Presumo que ao falares de loan de 1M EUR que tenhas 1 loan do que tenho, a Boladilla Village. O meu portfólio da Housers com 100% lates:

Boladilla Village (Espanha)

Cardenal Benlloch (Espanha)

Jávea II (Espanha)

A Boladilla dizem que é porque encontraram um cabo de electricidade enterrado nas propriedades que não devia lá estar e que isso está demorar a construção.

O Cardenal dizem que é um problema de licenças.

A Javea dizem que não sabem o que se passa com o promotor...

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 16 minutos, Nesspc disse:

Vou ficar à espera da resposta da Grupeer ao comentário, muito pertinente, colocado no post.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 1 hora, Nesspc disse:

Deveras curioso, uma plataforma falar da falência de outra plataforma. Mais curioso é ser a Grupeer...

Outra curiosidade é dizer que bloggers são as pessoas indicadas para os investidores procurarem "aconselhamento". LOOOL

Muitos desses bloggers, sofrem de conflitos de interesses e de falta de conhecimentos financeiros (muitos são de TI).

Editado por Rick Lusitano
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 minutos, Rick Lusitano disse:

Deveras curioso, uma plataforma falar da falência de outra plataforma. Mais curioso é ser a Grupeer...

Outra curiosidade é dizer que bloggers são as pessoas indicadas para os investidores procurarem "aconselhamento". LOOOL

Muitos desses bloggers, sofrem de conflitos de interesses e de falta de conhecimentos financeiros (muitos são de TI).

Eu sou de IT =(

Um dia destes também vou criar um blog para spammar os meus referrals, mas ainda não tive paciência.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 1 hora, Vidolz disse:

Eu sou de IT =(

Um dia destes também vou criar um blog para spammar os meus referrals, mas ainda não tive paciência.

O que quis dizer com bloggers de formação TI, é que lhe falta a formação na área financeira, como também há bloggers de formação em Marketing, que por muita experiência que tenham nas suas áreas de formação, sofrem de falta de formação na área financeira, desde contabilidade, fiscalidade, finanças, direito financeiro e outras sub-áreas da formação financeira.

Por algum motivo, a consultadoria financeira, tem regras rigorosas, até em Portugal. Basta veres o Código dos Valores Mobiliários, entre vária legislação existente.

É necessário certificação, formação, seguros, entre outros requisitos para se poder dar "aconselhamento" financeiro.

Os contabilistas têm de obter certificação para exercer, os auditores, os consultores financeiros, analistas financeiros.

Não me admirava que saísse legislação para regular esses blogues e sites. Na sequência da DMIF II, os reguladores e a União Europeia estão cada vez mais preocupados com a protecção dos investidores não qualificados.

A publicidade e a informação sobre produtos financeiros e investimento é alvo de apertada regulação. E se já existe legislação (também em Portugal) sobre financiamento colaborativo sobre diversas formas, é uma questão de tempo, que também seja criada legislação sobre a publicidade e informação também sobre este sector.

No meu blog, não vou mais além do que colocar os referral links. E evitar o que muitos bloggers fazem, precisamente para seguir a legislação já existente e me precaver de futuras alterações.

Editado por Rick Lusitano
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 9 minutos, Rick Lusitano disse:

O que quis dizer com bloggers de formação TI, é que lhe falta a formação na área financeira, como também há bloggers de formação em Marketing, que por muita experiência que tenham nas suas áreas de formação, sofrem de falta de formação na área financeira, desde contabilidade, fiscalidade, finanças, direito financeiro e outras sub-áreas da formação financeira.

Por algum motivo, a consultadoria financeira, tem regras rigorosas, até em Portugal. Basta veres o Código dos Valores Mobiliários, entre vária legislação existente.

É necessário certificação, formação, seguros, entre outros requisitos para se poder dar "aconselhamento" financeiro.

Os contabilistas têm de obter certificação para exercer, os auditores, os consultores financeiros, analistas financeiros.

Não me admirava que saísse legislação para regular esses blogues e sites. Na sequência da DMIF II, os reguladores e a União Europeia estão cada vez mais preocupados com a protecção dos investidores não qualificados.

A publicidade e a informação sobre produtos financeiros e investimento é alvo de apertada regulação. E se já existe legislação (também em Portugal) sobre financiamento colaborativo sobre diversas formas, é uma questão de tempo, que também seja criada legislação sobre a publicidade e informação também sobre este sector.

No meu blog, não vou mais além como muitos bloggers fazem, precisamente para seguir a legislação já existente e me precaver de futuras alterações.

Isso faz lembrar os bloggers e youtubers especializados em criptomoedas, em CFDs, em apostas e outras maravilhas.

Em que parece que ganhar dinheiro é muito fácil e com pouco ou nenhum risco.

E os mais incautos acabam por perder dinheiro nessas maravilhosas formas de ganhar dinheiro rápido. Não há almoços grátis, tudo tem risco.

Quem quer investir deve se informar junto de quem tem as habilitações académicas e legais e não seguir os falsos profetas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 6 minutos, Vidolz disse:

Espero que na administração haja uma loiraça toda boa também xD

A Grupeer tem 1 "loiraça" como CEO, mas que agora nem no site aparece a "team" da Grupeer.

0?e=1564617600&v=beta&t=7CkGVVddjMQ05cpx

https://www.linkedin.com/in/alla-kisika-76994817/

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    3 hours ago, Rick Lusitano said:

Eu só investi em 3 loans na Housers, logo no inicio que me inscrevi e estão todos em atraso. Presumo que ao falares de loan de 1M EUR que tenhas 1 loan do que tenho, a Boladilla Village. O meu portfólio da Housers com 100% lates:

Boladilla Village (Espanha)

Cardenal Benlloch (Espanha)

Jávea II (Espanha)

A Boladilla dizem que é porque encontraram um cabo de electricidade enterrado nas propriedades que não devia lá estar e que isso está demorar a construção.

O Cardenal dizem que é um problema de licenças.

A Javea dizem que não sabem o que se passa com o promotor...

Ehehehe, devemos ter-nos inscrito na "maldita" Housers mais ou menos na mesma altura.

Os únicos dois em que envesti, são dois dos que tambem tens (Boladilla Village e Cardenal Benlloch). Por agora vejo pior a situação com o Cardenal Benlloch, pois parece que o promotor (entenda-se dono da empresa promotora) já tem um certo historial de criar empresas que depois vão à falência, e tudo na area da imobiliário.  Veremos no que vai dar...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Harvester disse:

Ehehehe, devemos ter-nos inscrito na "maldita" Housers mais ou menos na mesma altura.

Os únicos dois em que envesti, são dois dos que tambem tens (Boladilla Village e Cardenal Benlloch). Por agora vejo pior a situação com o Cardenal Benlloch, pois parece que o promotor (entenda-se dono da empresa promotora) já tem um certo historial de criar empresas que depois vão à falência, e tudo na area da imobiliário.  Veremos no que vai dar...

O projecto avenida del puerto, onde eu estou investido também é do mesmo promotor. Curiosamente também teve problemas com a licença de construção que fez com que o projecto se atrasasse. Supostamente, agora já foi emitida e pediram um novo plano de pagamentos até ao final do ano.

Cá para mim, abarbataram-se a 1.8M só entre estes 2 projectos e andam-nos a dar umas migalhinhas em juros enquanto empurram isto com a barriga... 

Infelizmente para mim, tinha entrado em força nesse projecto, newbie mistake. ??‍♂️

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 43 minutos, Harvester disse:

O promotor do Cardenal Benlloch, já pagou tudo dos 2 primeiros loans, antes do prazo estabelecido:

(8 meses, 13,29% Annualized IRR) April 18, 2018: https://www.housers.com/en/dashboard/opportunities/122/18-properties-investment-community-valencia-housers

(11 meses, 10,64% Annualized IRR) August 22, 2018: https://www.housers.com/en/dashboard/opportunities/130/new-build-property-invest-in-valencia-housers-spain

Também tem outro projecto que está atrasado também devido a concessão das licenças:

https://www.housers.com/pt/dashboard/oportunidades/157/taxa-fixa-em-valencia-avenida-del-puerto

Estes 3 loans foram lançados antes do Cardenal Benlloch, foram aqueles que andei a fazer due dillengence antes de entrar no Cardenal. Depois de ter investido, não continuei a construir a minha base de dados, devido a dar muito trabalho e por não ter intenção de aumentar a minha exposição na Housers.

Tanto o Cardenal Benlloch como a Boladilla Village, acredito que receberemos o cash investido, continuamos a receber juros de mora. (Possivelmente até ao final do ano.)

Agora o Jávea II, o meu 3º caloteiro acredito que seja mais difícil. Não comunicou com os investidores sobre os motivos de falta da amortização do capital emprestado.

Recebi hoje á tarde uma comunicação da Housers sobre uma Convocatória para a Reunião de Credores sobre Jávea II para nós decidirmos o que queremos que se faça, se para o litígio com perda de capital para pagar custas judiciais, de advogados e da cobrança ou se aceitamos uma proposta do promotor de só pagar em 30 DE NOVEMBRO DE 2020 (extensão de 21 meses) mas com pagamento de juros de mora.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 15 minutos, Rick Lusitano disse:

O promotor do Cardenal Benlloch, já pagou tudo dos 2 primeiros loans, antes do prazo estabelecido:

(8 meses, 13,29% Annualized IRR) April 18, 2018: https://www.housers.com/en/dashboard/opportunities/122/18-properties-investment-community-valencia-housers

(11 meses, 10,64% Annualized IRR) August 22, 2018: https://www.housers.com/en/dashboard/opportunities/130/new-build-property-invest-in-valencia-housers-spain

Estes 2 loans não aparecem na plataforma da Housers PT, devem ter sido lançados antes da entrada da Housers em Portugal e eles nem sequer os traduziram. Como muitas outros projectos anteriores.

Eu na altura que andei a fazer a minha due dilligence, tive que andar a usar a Housers em Espanhol e em Inglês para ver todas as oportunidades.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites