Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• P2P - Tópico Geral

Cardoso24

Recommended Posts

há 22 minutos, Rick Lusitano disse:

Agora só falta saber se é legit ou scam.

há 28 minutos, Nuno Silva disse:

A evoestate é um agregador de projectos/plataformas. Também me assustei quando vi porque estou investido na reinvest24 mas depois percebi. ?

OK, obrigado.... (nada como ler as FAQ ?). Se for legit até pode ser muito interessante...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 10,5k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Rick Lusitano

1796

• Nesspc

858

• Harvester

492

• Patanisca

413

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Excelente post. Em alguns comentários parece que a culpa da Envestio e Kuetzal terem indo ao charco foram os levantamentos, incluindo as saídas antecipadas. A culpa é só das plataformas, umas por

Fechando o ano de 2019, penso que foi bastante positivo para mim no meu próprio Fundo de Sucateiro P2P Aqui ficam alguns valores nomeadamente em p2p retorno vs risco Notas : 2018 apen

Sim, as coisas impossíveis ao ser humano que já vi acontecer em mim e já vi em outras pessoas provaram sem sombra de dúvida que Deus existe e se torna galardoador daqueles que o buscam. Em Genesi

Posted Images

Rick Lusitano
    há 29 minutos, Henrique Ribeiro disse:

OK, obrigado.... (nada como ler as FAQ ?). Se for legit até pode ser muito interessante...

No fórum alemão, vários investidores anseiam pelo SM que já tinha sido anunciado.

Eles andaram preocupados por não ainda terem recebido, até criaram um tópico dedicado a isso. Depois lá começaram a receber juros.

Mas parece a Reinvest24 anda com dificuldade em ganhar tração (mais investimentos/investidores).

Houve um projecto da Reinvest24 que tinha sido um projecto financiado na EstateGuru. Parece que o promotor financiou-se na EG e depois vendeu o imobiliário á Reinvest24.

Editado por Rick Lusitano
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 17 minutos, Rick Lusitano disse:

No fórum alemão, vários investidores anseiam pelo SM que já tinha sido anunciado.

Eles andaram preocupados por não ainda terem recebido, até criaram um tópico dedicado a isso. Depois lá começaram a receber juros.

Mas parece a Reinvest24 anda com dificuldade em ganhar tração (mais investimentos/investidores).

Houve um projecto da Reinvest24 que tinha sido um projecto financiado na EstateGuru. Parece o promotor financiou-se na EG e depois vendeu o imobiliário á Reinvest24.

Mas quando disse que se for legit até poderia ser interessante, estava antes a pensar na possibilidade de investir na plataforma alemã (que não tem site em inglês) e na Blend (sem a questão da libras, pois presumo que será tudo em Euros).

Quanto à ReInvest24, sempre tive mixed feelings. Apesar de toda a publicidade do Tanel, aquilo não arranca ou, como disses, tem dificuldade em ganhar tração... vamos ver.

Editado por Henrique Ribeiro
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 16 minutos, Henrique Ribeiro disse:

Mas quando disse que se for legit até poderia ser interessante, estava antes a pensar na possibilidade de investir na plataforma alemã (que não tem site em inglês) e na Blend (sem a questão da libras, pois presumo que será tudo em Euros).

Quanto à ReInvest24, sempre tive mixed feelings. Apesar de toda a publicidade do Tanel, aquilo não arranca ou, como disses, tem dificuldade em ganhar tração... vamos ver.

O curioso dos users/investidores alemães do fórum alemão é que poucos investem em plataformas alemãs. Deve ser algo semelhante aos tugas que preferem as plataformas bálticas à Raize.

É uma questão de Buyback. E de taxas de juro. ;)

Editado por Rick Lusitano
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

No caso de investimento na Mintos, vamos supor que tinham 10.000,00 € para dividir por vários LO, como faziam em termos de classificação:

5 investimos em LO de 2.000 € cada, em A, A- e B+

ou 

10 investimentos de 1.000 € cada, em A, A-, B+, B e B- 

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 minutos, LMMN disse:

No caso de investimento na Mintos, vamos supor que tinham 10.000,00 € para dividir por vários LO, como faziam em termos de classificação:

ou 

Obrigado

antes desses pontos sugiro que dês uma olhada antes de comprar nomeadamente estes 2 grandes pontos :

1 - Buyback - Se o loan têm buyback, tens a "garantia" que é comprado caso não seja pago

2- independentemente do valor e do rating compra loans que paguem juros em atraso

de resto como digo várias vezes , não sou exemplo porque ando sempre no extremo , depois desses pressupostos acima compro tudo á mais alta taxa de juro agora 15,1% desde 1 até 12meses, neste caso ficas com a maioria do portfolio em Rationg C, C+ e alguns B e B-. a nível de loans cada loan invisto 15 eur com Auto-Invest , se for manual compro até 25 € por loan. Espero ter ajudado , qq coisa deixa aí as questões que o pessoal aqui é TOP e ajudam "5" *****

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 minutos, Nesspc disse:

antes desses pontos sugiro que dês uma olhada antes de comprar nomeadamente estes 2 grandes pontos :

1 - Buyback - Se o loan têm buyback, tens a "garantia" que é comprado caso não seja pago

2- independentemente do valor e do rating compra loans que paguem juros em atraso

de resto como digo várias vezes , não sou exemplo porque ando sempre no extremo , depois desses pressupostos acima compro tudo á mais alta taxa de juro agora 15,1% desde 1 até 12meses, neste caso ficas com a maioria do portfolio em Rationg C, C+ e alguns B e B-. a nível de loans cada loan invisto 15 eur com Auto-Invest , se for manual compro até 25 € por loan. Espero ter ajudado , qq coisa deixa aí as questões que o pessoal aqui é TOP e ajudam "5" *****

Nesspc, obrigado pela resposta ?

Sim, eu também só invisto em LO com garantia de recompra, mas os LO "C" dá-me um bocado de medo.

E em relação ao mercado secundário, a vantagem é poder-se comprar com "desconto" e desvantagem em relação ao mercado primário, o que achas?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 23 minutos, LMMN disse:

ou 

Obrigado

Eu invisto de A a C+ (com BB e pagamento juros em atraso) e cada LO não pode ter mais de 8% do portfólio. Assim, consigo diversificar bastante, mas com menos retorno do que o @Nesspc 

Para além do AI, vou fazendo ajustes manualmente, sobretudo os LOs com melhor rating e, consequentemente, com juros mais baixos.

Mintos.jpg

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Rick Lusitano disse:

Houve um projecto da Reinvest24 que tinha sido um projecto financiado na EstateGuru. Parece que o promotor financiou-se na EG e depois vendeu o imobiliário á Reinvest24.

Trata-se do projecto Avangard. Tratou-se de uma remodelação de um edifício que foi financiado no seu todo na Estateguru.

A reinvest24 adquiriu um apartamento (e não todo o empreendimento) lá via crowdfunding para buy2let. 

São projectos diferentes e que acabam por ser complementares.

Até acho a situação interessante e mostra que se trata de um universo muito pequeno, este onde estas plataformas se movem.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Caso estejam interessados em investir no Kuetzal (nem que seja para sacar o bónus de 15 euros).

Usem este bónus: FINANCIALLYFREE 

Also se usarem o link de referral - LINK AQUI

• - For the owner of the link: 2.5% of total investment made by the new user within next 180 days.
    • - For the new user: additional 0.5% of his/her investment made within 180 days.

NOTA IMPORTANTE: O minímo de depósito para se poder levantar o bónus são 100 euros.

No meu caso vou depositar 500€ e vou testar a plataforma durante uns meses.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 minutos, Patanisca disse:

És daqueles que vai a um stand da Audi e acredita no vendedor quando lhe diz que os Mercedes só dão avarias?

Para mim, que percebo pouco disto, o rating da Mintos vale pouco mais que meio quilo de batatas por descascar.

Por acaso tenho Mercedes e Audi e o Mercedes dá menos problemas ?

Mas se o vendedor me disser que o Dacia dá mais problemas que os Mercedes e os Audi, acredito ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, LMMN disse:

ou 

Obrigado

Podes tirar ideias da minha estratégia. Tenho 4 AIs activos no mercado primário. Por ordem:

p-highyield  >=14% 1m-3m: todos os LOs excepto os meus vetados, portofolio size=2,5% por cada LO

p-aa >=10% 1m-18m: rating A+,A (na prática é só mogo), size=20%

p-ab >=10% 1m-6m: rating A-,B+ excepto EBV, size=10% por LO

EBV >=8% 1m-9m: específico para a EBV, size=12,5% 

Esta combinação tem funcionado bem, com taxa de "current"s na ordem dos 90% e uma composição equilibrada entre tipos de empréstimos.

Os meus LOs vetados são aqueles que fui verificando não me interessarem muito, seja por terem muitos lates, não pagarem durante essa fase, etc. Muitos deles foram mencionados aqui: Cashwagon, Dinero, Kuko, Kviku... 

Os prazos começarem em 1m é para evitar os empréstimos tóxicos de poucos dias.

De vez em quando reajusto o portofolio size para re-balancear melhor entre LOs e/ou para limpar cashdrag, mas no essencial é isto.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

100% do portefólio em loans com Buyback Guaranteed.

Diversificado por LO (max ~10% por cada).

"Our Rating" >50 de http://explorep2p.com/mintos-lender-ratings/

A partir daqui é um mix entre tempo e taxa de juro, neste momento tenho mixed feeling entre emprestimos de curto e longo prazo, mas tenho preferencia de momento pelos <14m

Tenho de ver esse critério "loans que paguem juros em atraso"! Obg

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

há 8 horas, 0risk disse:

Saiu uma atualização do Rating da Explorep2p dos originators da Mintos.

Em resumo, melhoraram Varks e Creamfinance. Pioraram Mogo e Getbucks, que está caminhando ao desastre.

http://explorep2p.com/mintos-lender-ratings/

A Varks teve uma subida "meteórica", de 18 para 61 pts... o que é que aconteceu na Arménia, assim de tão positivo, nos últimos meses???

há 9 horas, Patanisca disse:

És daqueles que vai a um stand da Audi e acredita no vendedor quando lhe diz que os Mercedes só dão avarias?

Para mim, que percebo pouco disto, o rating da Mintos vale pouco mais que meio quilo de batatas por descascar.

Por exemplo, no Rating da Explorep2p, dos 10 piores LO, 8 são B ou B-

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    2 hours ago, Henrique Ribeiro said:

A Varks teve uma subida "meteórica", de 18 para 61 pts... o que é que aconteceu na Arménia, assim de tão positivo, nos últimos meses???

Por exemplo, no Rating da Explorep2p, dos 10 piores LO, 8 são B ou B-

Pode ter sido provocado pela convulsão social ?

Fora de brincadeiras, está lá no fundo da página a explicação:

"Varks.am has just achieved our biggest ever sing rating upgrade – from 18 to 61. This achievement was due to moving from a small loss in 2017 to a strong profit in 2018. It also issued new equity in 2018, strengthening its balance sheet. "

Editado por BCatP2P
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Henrique, a Varks foi desde que abri conta sempre uma das minha favoritas, nada a apontar , não aconteceu nada para além de melhorarem os ratings que estavam presumivelmente mal feitos...

como já foi dito aqui os ratings valem o que valem , para mim nada... Vê a Mogo devia ser 5 estrelas , nem um 0,01 lá meto, falam Top em sitios da Cashwagon Tenho bastante reservas á mesma... Concluindo Acho que com base na nossa experiência ao investir devemos nós fazer os nossos próprios ratings...

há 11 horas, LMMN disse:

Nesspc, obrigado pela resposta ?

Sim, eu também só invisto em LO com garantia de recompra, mas os LO "C" dá-me um bocado de medo.

E em relação ao mercado secundário, a vantagem é poder-se comprar com "desconto" e desvantagem em relação ao mercado primário, o que achas?

LMMN, não vejo desvantagem no SM, tÊm liquidez caso queiras vender loans rapidamente, eu uso somente para comprar com desconto e para rodar o porfolio imagina tenho loans as 12% e agora estão a 14% , meto tudo á venda sem desconto e vou comprando a taxas mais altas... Têm funcionado muito bem para o que se quer de um mercado secundário :) Pena mais plataformas não terem 1 tão bom

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Vidolz disse:

Nova loan no Envestio a 19,3%.

Aproveitem enquanto dura!

screenshot.8.thumb.jpg.2af50219a088e932c81cc9c95b0b4cac.jpg

Já foi esse e outro , ainda consegui investir nisso dá para os parafusos da estrutura....

Novo loan na BulkEstate a (17% + 2% ) para os mais desatentos...

https://www.bulkestate.com/en/invest/61-marijas-street/

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Envestio: loans a 19%, depois 21%, depois 23%,...

Não me inspira confiança nenhuma. Acredito que já deve ter dado lucro a muita gente e que para já tem corrido bem, mas tenho sérias dúvidas relativamente ao seu futuro a médio prazo.

Editado por ZePAG
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 horas, Nesspc disse:

Henrique, a Varks foi desde que abri conta sempre uma das minha favoritas, nada a apontar , não aconteceu nada para além de melhorarem os ratings que estavam presumivelmente mal feitos...

como já foi dito aqui os ratings valem o que valem , para mim nada... Vê a Mogo devia ser 5 estrelas , nem um 0,01 lá meto, falam Top em sitios da Cashwagon Tenho bastante reservas á mesma... Concluindo Acho que com base na nossa experiência ao investir devemos nós fazer os nossos próprios ratings...

LMMN, não vejo desvantagem no SM, tÊm liquidez caso queiras vender loans rapidamente, eu uso somente para comprar com desconto e para rodar o porfolio imagina tenho loans as 12% e agora estão a 14% , meto tudo á venda sem desconto e vou comprando a taxas mais altas... Têm funcionado muito bem para o que se quer de um mercado secundário :) Pena mais plataformas não terem 1 tão bom

Ok. Obrigado pelas informações.

E em relação ao LO da Mintos que faliu, alguém por aqui tinha colocado lá capital? Perderam a totalidade do investimento, ou ainda se recuperou alguma coisa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, ZePAG disse:

Envestio: loans a 19%, depois 21%, depois 23%,...

Não me inspira confiança nenhuma. Acredito que já deve ter dado lucro a muita gente e que para já tem corrido bem, mas tenho sérias dúvidas relativamente ao seu futuro a médio prazo.

Onde estão as de 23% é que já não apanho nenhuma dessas há quase 1 ano infelizmente.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, LMMN disse:

Ok. Obrigado pelas informações.

E em relação ao LO da Mintos que faliu, alguém por aqui tinha colocado lá capital? Perderam a totalidade do investimento, ou ainda se recuperou alguma coisa.

Ainda não estava por lá mas quando faliu, faliu. Duvido que quem lá estivesse vá recuperar alguma coisa. E estamos a falar de um total superior a 200k.

Por estas e por outras é que o investir em p2p tem 3 regras fundamentais: diversificar, diversificar e acima de tudo diversificar!

6C9024D8-C91D-41DF-A4FD-56F02C4EED72.jpeg

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    20 hours ago, Nuno Silva said:

Ainda não estava por lá mas quando faliu, faliu. Duvido que quem lá estivesse vá recuperar alguma coisa. E estamos a falar de um total superior a 200k.

Por estas e por outras é que o investir em p2p tem 3 regras fundamentais: diversificar, diversificar e acima de tudo diversificar!

6C9024D8-C91D-41DF-A4FD-56F02C4EED72.jpeg

Andei à uns tempos á procura de informação, para perceber a dimensão e o timeline da falência da Eurocent. Aqui fica o resumo em relação à evolução da recuperação dos Loans:

13.10.2017
    The company continues servicing the loans and passing on borrower payments to investors on the Mintos marketplace. As a result, since June 8, 2017, the outstanding investment portfolio in Eurocent loans on the Mintos marketplace has decreased in total by 43%.

12.01.2018
    Here is the latest update on the situation with Eurocent. Since June 8, 2017, the outstanding investment portfolio in Eurocent loans on the Mintos marketplace has decreased by 52%. The total amount outstanding is EUR 190 000, averaging EUR 118 per investor.

(não condiz a informação oficial com as estatísticas do quadro)

Última Informação na Mintos sobre a EuroCent

Loans Portfolio: € 2M
    Loans Originated: € 42M

Founded: 2004
    Employees:

78

Editado por BCatP2P
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites