Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• P2P - Tópico Geral

Cardoso24

Recommended Posts

outra questao a ponderar é, caso a coisa corra mal, como é que será para tentar recuperar o dinheiro. nesse aspeto, sempre é capaz de ser melhor estar na raise do que estar numa que está na estónia ou letónia, onde desconhecemos as leis e como as coisas se podem processar. penso que isto tambem será um ponto válido.

acho a raize como plataforma um bocado limitada mas parece-me que tambem é uma forma de diversificar, as outras plataformas estao quase todas ligadas a 2 ou 3 paises de leste e nao sei bem como será a resolucao de conflitos por lá. esperemos que nao cheguemos aí, mas se chegarmos...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 10,5k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Rick Lusitano

1796

• Nesspc

858

• Harvester

492

• Patanisca

413

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Excelente post. Em alguns comentários parece que a culpa da Envestio e Kuetzal terem indo ao charco foram os levantamentos, incluindo as saídas antecipadas. A culpa é só das plataformas, umas por

Fechando o ano de 2019, penso que foi bastante positivo para mim no meu próprio Fundo de Sucateiro P2P Aqui ficam alguns valores nomeadamente em p2p retorno vs risco Notas : 2018 apen

Sim, as coisas impossíveis ao ser humano que já vi acontecer em mim e já vi em outras pessoas provaram sem sombra de dúvida que Deus existe e se torna galardoador daqueles que o buscam. Em Genesi

Posted Images

Boa tarde,

Já tenho conta na Raize há 1 ano, mas agora decidi internacionalizar e já abri conta na Mintos / Twino..

Pergunta de iniciante nestas casas: Quais os empréstimos que devemos evitar?

Costuma ir mais para quais? Personal, car, mortgage? Mais para curta duração ou longa duração?

Já percebi que deve ser com buyback guarantee..

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 23/01/2018 às 15:20, Moneymaker disse:

Boa tarde,

Já tenho conta na Raize há 1 ano, mas agora decidi internacionalizar e já abri conta na Mintos / Twino..

Pergunta de iniciante nestas casas: Quais os empréstimos que devemos evitar?

Costuma ir mais para quais? Personal, car, mortgage? Mais para curta duração ou longa duração?

Já percebi que deve ser com buyback guarantee..

Qd tem buyback não sou esquisito, diversifico e ando com prazos curtos...

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 minutos, FredCunha disse:

Alguém tem tido dinheiro por investir na Mintos?  A mim está a acontecer-me regularmente.. tenho de ir sempre manualmente escolher os investimentos. Será que o meu perfil do auto-invest está muito exigente?

Muito provavelmente, será filtros muitos exigentes. Já viste:

Os países escolhidos

Os loans originators escolhidos

(porque estão regularmente a aparecer novos, Hoje apareceu o Quénia como moto loans e tuk-tuk loans)

Importante também são: as taxas mínimas, prazos, montantes mínimos e máximos a investir

Haverá depois outros filtros...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas,

Já todos vimos P2P tradicional, desde do hipermercado Mintos que têm promoções regulares, a lojas do Robô, a plataforma de abelha Maia, ao nosso mini-mercado de bairro chamado Grupeer que vende muita cerveja Alemã e uma vodka Russa mais forte de vez em quando, e outras lojas do gênero. Mas do que vocês procuraram, encontraram outras lojas parecidas com o P2P, mas de outras actividades mais especializadas? É que sempre arroz, também enjoa. :D

Por exemplo, também há  umas agências imobiliárias, umas centrais de painéis solares ou de Biomassa, torres eólicas, uns terrenos de floresta podiam ser interessantes ( não em Portugal ), talvez na Suécia ou na Alemanha.

Quem não gostaria de ter umas vaquinhas leiteiras de várias quintas? :D

É que as letonas são boas a dar leite, mas são muito manhosas. Anda lá muito dono russo escondido ou disfarçado.

Umas vaquinhas alemãs ou suecas, apesar de terem peitos mais pequenos, inspiram mais confiança.

("Encomendei" ao P2P Hero, um ou vários artigos sobre P2P mais especializado, por exemplo na Alemanha e Áustria, vamos lá ver se ele vai fazer alguma coisa.)

Editado por Honest Abe
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 03/02/2018 às 03:14, Honest Abe disse:

Boas,

Já todos vimos P2P tradicional, desde do hipermercado Mintos que têm promoções regulares, a lojas do Robô, a plataforma de abelha Maia, ao nosso mini-mercado de bairro chamado Grupeer que vende muita cerveja Alemã e uma vodka Russa mais forte de vez em quando, e outras lojas do gênero. Mas do que vocês procuraram, encontraram outras lojas parecidas com o P2P, mas de outras actividades mais especializadas? É que sempre arroz, também enjoa. :D

Por exemplo, também há  umas agências imobiliárias, umas centrais de painéis solares ou de Biomassa, torres eólicas, uns terrenos de floresta podiam ser interessantes ( não em Portugal ), talvez na Suécia ou na Alemanha.

Quem não gostaria de ter umas vaquinhas leiteiras de várias quintas? :D

É que as letonas são boas a dar leite, mas são muito manhosas. Anda lá muito dono russo escondido ou disfarçado.

Umas vaquinhas alemãs ou suecas, apesar de terem peitos mais pequenos, inspiram mais confiança.

("Encomendei" ao P2P Hero, um ou vários artigos sobre P2P mais especializado, por exemplo na Alemanha e Áustria, vamos lá ver se ele vai fazer alguma coisa.)

Tb uso umas vaquinhas, da Estónia e da Irlanda e Espanha :) da alemanha ou Suécia desconheço que deem leite :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 horas, gustaferra disse:

Tb uso umas vaquinhas, da Estónia e da Irlanda e Espanha :) da alemanha ou Suécia desconheço que deem leite :)

As vaquinhas da Suécia e de outros países escandinavos, não procurei ainda, pois elas gostam de ter as suas coroas (moedas locais).

Só na Finlândia é que usam o EUR, (eles são uma "mistura" de Suecos com Russos), encontrei a Fellow Finance, alguém a usa ? :)

Existem vaquinhas Alemãs, mas quase todas só falam alemão. Taxas interessantes, mas nada acima dos 10%.

A Bitbond é uma vaquinha alemã esquisita pois dá leite digital (Bitcoin), também dá leite americano e europeu, mas não gosto da sua estratégia de negócio, aparentemente, tem muitos caloteiros...

Editado por Honest Abe
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 16 minutos, Honest Abe disse:

As vaquinhas da Suécia e de outros países escandinavos, não procurei ainda, pois elas gostam de ter as suas coroas (moedas locais).

Só na Finlândia é que usam o EUR, (eles são uma "mistura" de Suecos com Russos), encontrei a Fellow Finance, alguém a usa ? :)

Existem vaquinhas Alemãs, mas quase todas só falam alemão. Taxas interessantes, mas nada acima dos 10%.

A Bitbond é uma vaquinha alemã esquisita pois dá leite digital (Bitcoin), também dá leite americano e europeu, mas não gosto da sua estratégia de negócio, aparentemente, tem muitos caloteiros...

Fellow Finance qd analisei, o site estava com problemas e só garantiam buyback a 70% achei que existiriam melhores por ai , não entrei nessa....

A Bitbond é através de bitcoin, tb a exclui como P2P de trabalho.... 

Como diversifico por várias P2P não estou muito preocupado de são russas ou letãs..... 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A Bitbond também tem loans em EUR e USD, mas também tem bastantes caloteiros...

Já tinha visto a Fellow Finance, mas tem uma FAQ pouco clara... Por exemplo, não menciona se os loans têm Buyback, a tributação, etc.

A noticia de hoje é que um banco Português oficialmente investe em P2P, o Banco BNI Europa, um banco Português exclusivamente online começou a investir em loans na Fellow Finance:

https://www.p2p-banking.com/category/countries/finland/

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Anteriormente, mencionei P2P especializadas, por exemplo de energias renováveis. Existem em vários países, não entrei ainda em nenhuma por ainda não ter encontrando, "the right one", com taxas de juro interessantes (no mínimo de 8%), prazos aceitáveis (até 18 meses), e também devido à questão de possível dupla tributação.

A 2/3/2018 às 03:14, Honest Abe disse:

Mas do que vocês procuraram, encontraram outras lojas parecidas com o P2P, mas de outras actividades mais especializadas? É que sempre arroz, também enjoa. :D

Existe em Portugal, nesta área de P2P em energias renováveis,  a GoParity, que sofre dos prazos longos (pelo menos para mim, mais do 1,5 anos, considero longo prazo) e taxas baixas (para mim, abaixo de 8% em P2P é baixo) que mencionei acima.

Para quem "gosta" de investir na Raize, se calhar pode ser interessante, pois neste momento, há a indicação de uma futura oportunidade a curto prazo, 6 meses com uma taxa anual de juro de 4,25%. Abaixo coloco em citação, parte dos detalhes desta oportunidade:

Citação

A oferta de investimento destina-se a financiar parte do custo da fase de obra, com uma remuneração de 4,25% por ano (TANB) e uma duração de 6 meses. Os investidores irão receber juros e a totalidade do capital investido no final do período do empréstimo. Qualquer cidadão (maior de idade e residente) pode ser um investidor, participando com um montante mínimo de 50 €, democratizando assim o acesso a investimentos com um impacto positivo no ambiente e na economia.

Para mim, falha apenas na taxa de juro,  porque o prazo para este tipo de Crowfunding (Energias Renováveis) que geralmente mede-se em vários anos, parece interessante. Por isso, estou fora.

Entretanto tal como a Raize, quando as massas começarem a conhecer, é muito provável que as taxas de juro baixem ainda mais e a oferta seque mais rapidamente...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, Honest Abe disse:

Anteriormente, mencionei P2P especializadas, por exemplo de energias renováveis. Existem em vários países, não entrei ainda em nenhuma por ainda não ter encontrando, "the right one", com taxas de juro interessantes (no mínimo de 8%), prazos aceitáveis (até 18 meses), e também devido à questão de possível dupla tributação.

Existe em Portugal, nesta área de P2P em energias renováveis,  a GoParity, que sofre dos prazos longos (pelo menos para mim, mais do 1,5 anos, considero longo prazo) e taxas baixas (para mim, abaixo de 8% em P2P é baixo) que mencionei acima.

Para quem "gosta" de investir na Raize, se calhar pode ser interessante, pois neste momento, há a indicação de uma futura oportunidade a curto prazo, 6 meses com uma taxa anual de juro de 4,25%. Abaixo coloco em citação, parte dos detalhes desta oportunidade:

Para mim, falha apenas na taxa de juro,  porque o prazo para este tipo de Crowfunding (Energias Renováveis) que geralmente mede-se em vários anos, parece interessante. Por isso, estou fora.

Entretanto tal como a Raize, quando as massas começarem a conhecer, é muito provável que as taxas de juro baixem ainda mais e a oferta seque mais rapidamente...

A Gopartiy, desconheço, vou analisar-la, os prazos vão em conta, com as P2P de imobiliário, como apartida tem taxas superiores á Raize , é uma alternativa à mesma..... 

A Raize, já deixou de ser interessante à mais de 1 ano, existe demasiada procura, e os fundadores, continuam a fazer pagar publicidade no facebook, a dar entrevistas, essa publicidade só prejudica, os investidores, porque as taxas continuam a baixar, se ao menos aumenta-se tb a procura de quem procura financiamento na mesma proporção.... 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ainda estão mais baixas as taxas de juro na Raize?! :blink:

Mesmo assim, não para de aumentar os novos investidores na Raize, assim se vê a fome de rendimentos. As pessoas entram em tudo em que mexe, mesmo por baixas taxas de juro.

As políticas acomoditicias do BCE (e de outros bancos centrais) acabam por empurrar os aforradores para activos com cada vez mais risco.

Basta ver o que está acontecer actualmente, só com "ameaça" das subidas de taxas de juro nos EUA. Os mercados já estão a descontar por antecipação. E o povo que entrou na euforia, já está a levar porrada, muitos compraram nos topos e não têm experiência ou literacia financeira.

Nem sei porque as pessoas investem na Raize, mesmo quando as taxas de juro eram maiores. Os loans não tem buyback, taxas de juro são baixas, abaixo de 10%, (se calhar estou mal habituado com a Mintos e a Grupeer).

Até vi um "artigo" no Observador do David Almas, sobre os investimentos para 2018, aconselhando a Raize, mencionando que também era investidor na Raize, e que "Com a estratégia certa, os investidores podem esperar uma rentabilidade anual líquida em torno de 5% por ano".

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

eu estou na raize e na mintos. apesar da raize nao ter buyback o facto de ser portuguesa da-me um pouco mais de confiança. nao digo que sejam eficientes mas se alguma coisa correr mal na mintos deve ser bem mais dificil acompanhar e garantir que recuperas alguma coisa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Honest Abe disse:

Mesmo assim, não para de aumentar os novos investidores na Raize, assim se vê a fome de rendimentos. As pessoas entram em tudo em que mexe, mesmo por baixas taxas de juro.

Pena o tuga não preferir produtos nacionais no dia a dia em prol dos estrangeiros, no que se trata a produtos financeira os "tugas é que são bons" .... :)

As políticas acomoditicias do BCE (e de outros bancos centrais) acabam por empurrar os aforradores para activos com cada vez mais risco.

Basta ver o que está acontecer actualmente, só com "ameaça" das subidas de taxas de juro nos EUA. Os mercados já estão a descontar por antecipação. E o povo que entrou na euforia, já está a levar porrada, muitos compraram nos topos e não têm experiência ou literacia financeira.

O mesmo se está a passar com as moedas virtuais, anda tudo em panico, entraram na subida..... 

Nem sei porque as pessoas investem na Raize, mesmo quando as taxas de juro eram maiores. Os loans não tem buyback, taxas de juro são baixas, abaixo de 10%, (se calhar estou mal habituado com a Mintos e a Grupeer).

A Raize, mesmo sem ter o buyback anda-se nas taxas com buyback da Mintos e Grupeer eu reforçava e mantinha posições, numa de diversificar, mas no momento que sai artigos da mencionar que as taxas são elevadas para os empresários e a Raize nada desmente ou defende o investidor, deixa de ter interesse para min essa P2P.... 

Até vi um "artigo" no Observador do David Almas, sobre os investimentos para 2018, aconselhando a Raize, mencionando que também era investidor na Raize, e que "Com a estratégia certa, os investidores podem esperar uma rentabilidade anual líquida em torno de 5% por ano".

Gosto dos artigos dele, sobre estrategias de acções etc... quero acreditar que seja por desconhecimento que existe outras P2P melhores lá fora, era interessantes ele fazer esse estudo de comparação, como faz para as acções ou para os fundos de investimento.... Para quem, supostamente tb investe em fundos de investimento e acções estrangeiras, estranho não mencionar as P2P estrangeiras.....  Para não falar nas outras P2P tugas, O Portugalcrowd, clicinvest, Goparity

Editado por gustaferra
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 16 minutos, lowfin disse:

eu estou na raize e na mintos. apesar da raize nao ter buyback o facto de ser portuguesa da-me um pouco mais de confiança. nao digo que sejam eficientes mas se alguma coisa correr mal na mintos deve ser bem mais dificil acompanhar e garantir que recuperas alguma coisa.

Descordo, esse pensamento, ambas as FAQ´S, falam em caso de falência, os ativos serão segurados até ao fim da maturiedade, depois o mercado é maior na Mintos e basta comprar  ativos de curto prazo, e em caso de "fumo" / "incêndio", consegues rapidamente reduzir as tuas posições, na Raize, tendo ativos em recuperação e em atrasos andas com eles "presos", e em caso de "fumo" na raize as noticias serão mais rápidas e nada garante que o mercado de cessões deles funcione bem como atualmente funcione.... 

A Solução é mesmo, ser exigente com as taxas de juros, e diversificar por várias P2P..... 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 horas, Honest Abe disse:

A parte que sublinhei não a compro. Comprar topos referes-te a índices? Se a resposta for afirmativa, muito menos.

O engraçado, sem ter graça, é que já tivémos vários topos, portanto este é só mais um...o SP então já fez muitos topos ao longo da sua história e também já os ultrapassou. O pessoal precisa de aprender a relaxar.

Quanto à parte da Mintos e Grupeer. Tenho de deixar duas notas:

- Não existe too big to fail (o que significa que a Mintos, que nunca passou por uma crise pode ser das primeiras a rebentar).

- Quanto à Grupeer, cuidado. Se repararmos nas taxas oferecidas, loan originators e situação financeira dá para perceber que se trata de financiamento do grupo (vejam a ligação das empresas). Dá ainda para perceber que é uma plataforma muito pequena.

As taxas são boas, alias muito boas mas nada é garantido. O histórico das P2P europeias em crise é nulo, por isso...

Quanto à Raize, concordo. Alias preferia ter plataformas do UK.

Editado por Cardoso24
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Basta ver o volume de investimento em fundos nacionais e a qualidade desses fundos. As pessoas compram os fundos nos seus bancos "tradicionais", podendo ter comissões de subscrição/resgate.

Nem fazem um estudo dos melhores fundos, independentemente do domicilio do fundo. Eu escolho os fundos baseado nas métricas deles, e não se nacionais ou estrangeiros. Tento escolher os melhores fundos devido á sua performance e não devido á sua "bandeira". E não fico limitado ao que os bancos "tradicionais" oferecem, vou à procura das melhores oportunidades,

Segundo um artigo de hoje da Funds People Portugal, a lista dos dez maiores fundos de investimento mobiliário em 2017 (Fonte: APFIPP, Dezembro de 2017).

image.thumb.png.9ea853223605ca94f02db364fa92d048.png

Fonte: Funds People Portugal - Estes são os maiores fundos de investimento mobiliário em 2017 (07/02/2018)

A 2/6/2018 às 14:23, gustaferra disse:

O mesmo se está a passar com as moedas virtuais, anda tudo em panico, entraram na subida.....

Quando as notícias das quedas chegam aos média "normais" (generalistas), é sinal disso.

Para ter impacto e audiências.

A 2/6/2018 às 14:23, gustaferra disse:

Gosto dos artigos dele, sobre estrategias de acções etc... quero acreditar que seja por desconhecimento que existe outras P2P melhores lá fora, era interessantes ele fazer esse estudo de comparação, como faz para as acções ou para os fundos de investimento.... Para quem, supostamente tb investe em fundos de investimento e acções estrangeiras, estranho não mencionar as P2P estrangeiras.....  Para não falar nas outras P2P tugas, O Portugalcrowd, clicinvest, Goparity

O David Almas aparentemente utiliza uma estratégia de escolha de fundos baseada no rácio de Sortino, não digo que é boa ou má. É a estratégia dele, eu não a uso. Cada um usa a estratégia que pensa ser mais adequada para o seu perfil.

Quanto ás P2P, não vou comentar, ele deverá ter as suas razões, que eu desconheço...

P.S.: Anteriormente, não tinha conseguido me logar com o meu mail normal, acabando por ter outro nickname

Editado por Rick Lusitano
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Uma piada sobre os caloteiros de empréstimos, pode ser uma boa ideia para as P2P, como por exemplo, a Raize: :D

Citação

Bancos contactam clientes para irem para plataforma do malparado

A plataforma do malparado da banca portuguesa não pode, no arranque, contactar clientes, pelo que os bancos estão agora a fazer esse trabalho.

In Jornal de Negócios - Bancos contactam clientes para irem para plataforma do malparado (14/02/2018)

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/bancos-contactam-clientes-para-irem-para-plataforma-do-malparado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites