Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• P2P - Tópico Geral

Cardoso24

Recommended Posts

• Respostas 10,5k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Rick Lusitano

1796

• Nesspc

858

• Harvester

492

• Patanisca

413

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Excelente post. Em alguns comentários parece que a culpa da Envestio e Kuetzal terem indo ao charco foram os levantamentos, incluindo as saídas antecipadas. A culpa é só das plataformas, umas por

Fechando o ano de 2019, penso que foi bastante positivo para mim no meu próprio Fundo de Sucateiro P2P Aqui ficam alguns valores nomeadamente em p2p retorno vs risco Notas : 2018 apen

Sim, as coisas impossíveis ao ser humano que já vi acontecer em mim e já vi em outras pessoas provaram sem sombra de dúvida que Deus existe e se torna galardoador daqueles que o buscam. Em Genesi

Posted Images

Se o SM da EG tiver tanto dinamismo como o da Mintos será excelente.

Uma breve explicação do que são os Bridge Loans, usados pela EstateGuru, por exemplo:

Citação

A bridge loan is a short-term loan used until a person or company secures permanent financing or removes an existing obligation. It allows the user to meet current obligations by providing immediate cash flow. Bridge loans are short term, up to one year, have relatively high-interest rates and are usually backed by some form of collateral, such as real estate or inventory.

https://www.investopedia.com/terms/b/bridgeloan.asp

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, Patanisca disse:

@Rick Lusitano excelente complemento ao meu post anterior. O exemplo que deste espelha bem porque se chama "Bridge" loan, porque é uma ponte, para um acesso mais rápido, a um empréstimo de melhores condições (taxas mais baixas).

Muita gente tem dificuldade em perceber que às vezes é benéfico contrair múltiplos empréstimos com o objetivo de abater a dívida mais cara com dívida mais barata. 

Um exemplo onde isso acontece é na dívida pública. No caso de Portugal, o FMI acabou por nos fornecer uma espécie de Bridge loan, do género, tomem lá dinheiro caro, mas sem grandes questões para vocês se safarem entretanto e conseguirem aceder aos mercados para obter dinheiro mais barato através de emissão de dívida a taxas inferiores. 

Debt swap. 

Nem mais!

Relativamente a pedir empréstimo no AB eu também cheguei a pensar nisso.

Apesar da taxa que o AB pede ser “atractiva” ainda assim é alta. Se fosse algo em torno dos 4%, de forma a criar alavancagem acho que compensaria. No entanto tal como foi dito aqui por outro utilizador (sorry não fixei o nome), mais vale transferir o valor da prestação mensalmente para a P2P.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 1 hora, Cardoso24 disse:

Nem mais!

Relativamente a pedir empréstimo no AB eu também cheguei a pensar nisso.

Apesar da taxa que o AB pede ser “atractiva” ainda assim é alta. Se fosse algo em torno dos 4%, de forma a criar alavancagem acho que compensaria. No entanto tal como foi dito aqui por outro utilizador (sorry não fixei o nome), mais vale transferir o valor da prestação mensalmente para a P2P.

Os 4% também foram o meu limite mental para a taxa de juro a pagar. O equivalente a 1/3 dos retornos esperados.

Mas fiscalmente, Portugal não é investor-friendly, seja para investidores individuais ou para empresas que queiram investir. Tem que se criar estruturas mais fiscalmente optimizadas, noutros países, por exemplo, no Luxemburgo ou na Holanda, como fizeram algumas (ou todas?) empresas do PSI-20.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 4 horas, Cardoso24 disse:

Infelizmente...um país pequeno como o nosso se tivesse outra mentalidade fiscal no que concerne a investimentos, não tenho dúvidas que beneficiaria também. 

Continuo sem perceber porque é que as mais-valias são taxadas em 28%..

Eu ainda me lembro de ver 21,5% ? é que taxas mais favoráveis (“justas”) fariam com que houvesse menos fuga...

Há uma teoria económica que defende isso mesmo, a Teoria da Curva de Laffer.

O vídeo na Investopedia ilustra bem esta teoria:

https://www.investopedia.com/terms/l/laffercurve.asp

Também existe evidencia empírica, que o aumento da fiscalidade resulta numa marginalidade decrescente na colecta de receitas fiscais. Isto é, quanto mais se aumenta os impostos, menos se vai recebendo. Por exemplo, um aumento dos impostos em 1%, o Estado só receberá (1%-x), se subir 2% ainda recebe menos, (1%-(x+y)). Seja porque retira fundos á economia, reduzindo a taxa de crescimento e logo diminuindo as receitas fiscais, seja por as empresas e pessoas começarem a reduzir o trabalho e a produtividade (ninguém trabalha mais para receber menos, se a carga for muito elevada, até quase não compensar trabalhar) e também porque aumenta a fuga aos impostos, porque compensa fugir quando o "prémio" também aumentou (maior montante dos impostos).

É para admirar ainda só estar em 28%. Os aumentos sucessivos sobre os impostos nas mais-valias são devido a questões de ideologia política (taxar os capitalistas e especuladores) e devido a necessidades de receitas fiscais.

Deves te recordar da taxa liberatória nos 20%, foi pouco tempo antes dos 21,5%. Apartir dos 20%, teve poucos aumentos (3x ?), mas foi uma escalada grande desde do tempo do Socas.

Editado por Rick Lusitano
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 horas, Rick Lusitano disse:

Vai existir novidades na EstateGuru em Maio/Junho segundo o fórum alemão e a entrevista a pessoa da EstateGuru (vídeo em Alemão) :

- Secondary Market

- Loans em Espanha

- Loans no Reino Unido

Mercado secundário seria top.

Tenho uma % bastante elevada do meu portfolio de p2p na estate guru neste momento.

Até agora, plataforma 5*.

Mercado secundário seria a cereja no topo :)

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 17 minutos, investidorPT disse:

O que comentam?

https://blog.mintos.com/changes-at-getbucks-parent-company-mybucks-dont-affect-mintos-investors/

O mais importante será:

Overall these changes do not have an impact on Mintos investors, as the changes at MyBucks will not have an impact on its subsidiaries. GetBucks continues to transfer borrower payments to Mintos investors and placing loans on the marketplace as per usual.

Furthermore, our Risk Team has re-evaluated the Mintos Rating for GetBucks to give Mintos investors the needed transparency regarding this situation. By taking into consideration information about the change of management, financial results and the effect of the proposed change in capital structure along with other factors, the team found that its rating should be maintained as a level “B”.  

Editado por Henrique Ribeiro
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 46 minutos, P2PColector disse:

Estou no primeiro mês no Peerberry e quase a receber os primeiros dividendos, mas dos 5 que já terminaram os 5 estão atrasados, vários dias.

Por curiosidade, quantos loans tens no total?

Peerberry estou com 30,97% atrasos à data de hoje, mas não deixo de dormir devido a este valor ?

Editado por investidorPT
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 20 minutos, investidorPT disse:

Por curiosidade, quantos loans tens no total?

Peerberry estou com 30,97% atrasos à data de hoje, mas não deixo de dormir devido a este valor ?

Eu sou raia miúda no total tenho 18 loans, dos quais 5 estão em atraso, os restantes, mas os restantes estão para terminar nos próximos dias.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    1 hour ago, Patanisca said:

A Varks na Mintos no meu caso está bem pior. com 50% de lates. Muito curioso.

@PataniscaComo chegas a esse número? Queres dizer que essa é a tua taxa de lates com esse LO? ou estás a falar no total do LO?

Pergunto isso porque tenho estes valores para todos os loans em mercado da Varks, neste momento:

Total Lates % - 10,3%
    Late 30|60 % -   4,9%

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites