Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• P2P - Tópico Geral

Cardoso24

Recommended Posts

há 11 minutos, Nuno Silva disse:

O nr de lates baixou muito e cheguei a não ter nenhuns nos 30-60 durante algum tempo. Já lá tenho alguns outra vez, por isso não me parece ser regra. Parece-me é uma situação um pouco estranha...

O mês passado foi "anormal". Foi o meu melhor mês na Peerberry. 1,32% do capital investido nesta p2p no mês Março 2019. Not bad ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 10,5k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Rick Lusitano

1796

• Nesspc

858

• Harvester

492

• Patanisca

413

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Excelente post. Em alguns comentários parece que a culpa da Envestio e Kuetzal terem indo ao charco foram os levantamentos, incluindo as saídas antecipadas. A culpa é só das plataformas, umas por

Fechando o ano de 2019, penso que foi bastante positivo para mim no meu próprio Fundo de Sucateiro P2P Aqui ficam alguns valores nomeadamente em p2p retorno vs risco Notas : 2018 apen

Sim, as coisas impossíveis ao ser humano que já vi acontecer em mim e já vi em outras pessoas provaram sem sombra de dúvida que Deus existe e se torna galardoador daqueles que o buscam. Em Genesi

Posted Images

No final do ano passado saí da PeerBerry porque tinha ~60 % em lates. Entretanto voltei a entrar no mês passado e é verdade que parece estar bastante melhor. Na verdade nem chegam ao 1-15 days late.

Por outro lado, ainda esta semana estive várias horas sem o valor de um empréstimo (simplesmente não estava contabilizado no total, como se nunca tivesse existido) e ao aceder ao empréstimo era apresentada a mensagem WAITING_BUYBACK. O que, pronto, também não inspira muita confiança.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 horas, H S disse:

Grupeer: Ainda á espera de um valor considerável desde o dia 2...mau funcionamento, só me tinha acontecido parecido com a bondora á uns tempos atraz, senao conseguem ter sistema de transacção de dinheiro como conseguem gerir a complexidade de analisar empréstimos?

Chegaram  o meu deposito, nao reclamei o suficiente que nao me deram bonus de 20 paus :P  mas ja ca esta, este foi o unico aborrecimento que tive na grupeer em 7 meses.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    9 hours ago, Rick Lusitano said:

A RC tem o limite de 10k/ano. Realmente grandes montantes podem criar distúrbios nos mercados.

Um grande player a vender no SM, pode provocar um efeito rebanho, os investidores podem ficar com medo que alguém tenha informação privilegiada e comece a vender e criar uma onda de pânico e de desconfiança. Isso é mau para a perceção que os investidores tem da plataforma. (Tipo o PSI-20... :))

Para além que se o big player começar a vender no SM com desconto, poucos loans serão vendidos no PM, afectando os LO e a plataforma.

A Mintos tem limite para loans em venda (300?), provavelmente para isso mesmo, limitar a influencia das grandes vendas na plataforma. Como será num momento de stress? (Tipo guerra no país X, Rússia invade o país X, há países com ocupação de forças pró-Russas)

Também um big player a entrar numa plataforma pode criar um pressão de baixa sobre as taxas de juro, assim como a sair pode provocar uma subida das taxas.

A Mintos ou a iuvo por exemplo, tem tratamento privilegiado aos grandes investidores. Mas também deviam impor alguns limites.

Sobre a Mintos, para além de alguns relatórios customizados não tenho conhecimento de mais nada neste momento. Vão lançar um  Mintos Embassadors Program mas ainda não tenho detalhes.

Rick, tens alguma evidência concreta que possas detalhar, sobre esse tratamento previlegiado? 

Se puderes dar detalhes sobre o Iuvo também agradeço( para além dos conhecidos publicamente do Iuvo Gold Club)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 34 minutos, BCatP2P disse:

Sobre a Mintos, para além de alguns relatórios customizados não tenho conhecimento de mais nada neste momento. Vão lançar um  Mintos Embassadors Program mas ainda não tenho detalhes.

Rick, tens alguma evidência concreta que possas detalhar, sobre esse tratamento previlegiado?

Isto é a informação oficial, mais detalhes só por conversa privada com a Mintos (negrito avermelhado de minha autoria):

Citação

Pro-Investor

At Mintos, it is our priority to give you the best customer service. Our investors make Mintos what it is today - a global marketplace for loans. Because we appreciate your support so much we are happy to inform you of a new service we are offering - the chance to become a pro-investor on Mintos.

What is a pro-investor?

A pro-investor is someone who is an active investor and has an investment portfolio of at least EUR 50 000 or its equivalent in another foreign currency.

What are the benefits?

If you meet these criteria then you will have access to a suite of benefits. Firstly, all pro-investors are assigned a personal investment account manager. The account manager has a strong understanding of your investment history, preferences and any questions you may have asked in the past. This way they are fully prepared to assist you with your investment activities on Mintos.

Our pro-investors also receive limited edition offers or early access to new features - such as Auto Invest on the Secondary Market. In addition, pro-investors receive custom-made investment reports and top priority customer support.

If you have previously had an investment portfolio of at least EUR 50 000 or its equivalent in another foreign currency, you can already access all the benefits of being a pro-investor. If you would like to know more about the services provided to pro-investors you can contact our Investor Service team at support@mintos.com.

https://www.mintos.com/en/pro-investor/

Tendo em conta que a Mintos demora 1 semana a responder aos investidores menos abastados, ter prioridade no suporte é uma mais-valia.

Citação

Se puderes dar detalhes sobre o Iuvo também agradeço( para além dos conhecidos publicamente do Iuvo Gold Club)

O que sei deste "club" é o que foi comunicado pela iuvo.

Acredito que determinadas regalias, as plataformas não vão anunciar publicamente, para não criar ruído entre os seus clientes.

As empresas e as instituições públicas fazem discriminação das pessoas, seja qual for o motivo, por vezes não é conhecida.

Editado por Rick Lusitano
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    28 minutes ago, Rick Lusitano said:

Isto é a informação oficial, mais detalhes só por conversa privada com a Mintos (negrito avermelhado de minha autoria):

https://www.mintos.com/en/pro-investor/

Tendo em conta que a Mintos demora 1 semana a responder aos investidores menos abastados, ter prioridade no suporte é uma mais-valia.

O que sei deste "club" é o que foi comunicado pela iuvo.

Acredito que determinadas regalias, as plataformas não vão anunciar publicamente, para não criar ruído entre os seus clientes.

As empresas e as instituições públicas fazem discriminação das pessoas, seja qual for o motivo, por vezes não é conhecida.

Obrigado pela rápida resposta.

Sobre a Peerberry e a Iuvo, alguém pode informar quais as taxas máximas que se consegue neste momento para Shorters com BB?
    Acertei hoje a venda de um imóvel e quero ter uma alternativa à Mintos para liquidez.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, BCatP2P disse:

Sobre a Peerberry e a Iuvo, alguém pode informar quais as taxas máximas que se consegue neste momento para Shorters com BB?
    Acertei hoje a venda de um imóvel e quero ter uma alternativa à Mintos para liquidez.

Peerberry 12~12.2%
    Iuvo consegues a rondar os 15% mas o BB só cobre o principal e não o juro
    Ainda assim pelo que se tem posto aqui consegues um XIRR mais elevado na IUVO que na Peerberry (12 vs 10.5 no meu caso)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 2 minutos, BCatP2P disse:

Na PB tens normalmente taxas máximas de 12% em shorters (de vez em quando aparece uns 12,2% da Tengue).

Na iuvo, o que são shorters? :)

Ainda só apanhei na iuvo, loans com o mínimo de 10 semanas no PM.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    8 minutes ago, Rick Lusitano said:

Na iuvo, o que são shorters? :)

Ainda só apanhei na iuvo, loans com o mínimo de 10 semanas no PM.

Sem querer abusar da paciência, na IUVO, qual é o prazo mínimo/melhores taxas que aparecem com regularidade?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Plataformas De Crowdfunding

Ontem recebi o levantamento da grupeer, finalmente! Tinha dado a ordem no dia 2. Também já me aconteceu na mintos, por isso não deve ser preocupante.

Em relação à Peerberry, tenho atrasos até 40 dias e somente 55% do total está em dia, é muito estranho que haja esta disparidade entre investidores

EBDBB37B-C24D-46DF-A9C8-BF1C3B49330E.png

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Plataformas De Crowdfunding
    há 9 horas, BCatP2P disse:

Sem querer abusar da paciência, na IUVO, qual é o prazo mínimo/melhores taxas que aparecem com regularidade?

Os short term loans não abundam, são mais os personal loans com prazos até 1 ano e com taxas até 15,2%.

Pelas estatísticas do site dá para perceber +- a distribuição:

https://www.iuvo-group.com/en/statistics/#/p0=general_statistics_page;p2=undefined;lang=en_US

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 10 horas, BCatP2P disse:

Já apanhei ~14,87%-14,88% (a iuvo tem loans com taxas de juro até 5 casas decimais, cada loan tem uma taxa diferente) a 10 semanas (Instalment type de 7 dias), o "normal" é começar apanhar com 20 semanas, vai até às 98 semanas.

Mas muitos loans morrem pelo caminho.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano

Sobre a iuvo, algo que pode ser interessante:

Citação

Hadrian 22/03/2019Reply

Hello.

Congratulation for your p2p portfolio.
    I have one question regarding Iuvo Group: why do you use it?
    I was interested in investments using Iuvo group but I have 2 issue on it:
    1. the late fees are paid after 20 days. And If I have a short time late loans, my interests become very low.
    2. if the Buy-Back guarantee is activated, you don’t get any interest.

These are 2 reasons that make me skip it for the moment.

Thanks,
    Hadrian

Citação
    Sterling Post author22/03/2019Reply

Hi Hadrian,

Thanks for your comment.

I agree that the issue you’ve raised is an important one. I asked them the question a while ago and here is a copy paste of the reply I received:

Citação

The interest of buy back guarantee is one of the top discussed question. I will tell you two top reason why we do not offer it.

First reason is high pressure that will be caused to the loan originator.

If they offer interest of buy –back guarantee they will decrease the average annual return. So, we don’t want to decrease the annual returns.

Second reason is the legal. Our license doesn’t allow to offer the product which overlaps conditions of the bank deposit.

I mean if we offer 100% buy back guarantee for principal and for interest to, our product it will be the same to the bank deposit.

In the end, the XIRR is the only measure you need to look at and the XIRR I have at Iuvo is acceptable (12.5%).

But as described above, I am reducing my investment there because I am not fond of their platform GUI and I am dissatisfied with the statistics available about my own portfolio.

-Sterling

https://p2p-millionaire.com/sterling-february-2019-portfolio-update/

Na Estónia, as plataformas/LO não podem oferecer full BB, para não fazer concorrência aos depósitos a prazo, porque senão são considerados iguais ao nível de segurança?! ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá a todos,

Já ando por aqui hà algum tempo,  já terei feito algumas participações como guest, mas hoje decidi registar-me para não estar sempre a dar trabalho aos administradores, a validar as publicações.

4 hours ago, Patanisca said:

Hoje fiquei irritado com a Envestio. Tenho lá cash estacionado à espera de novos loans há semanas. Hoje li um mail deles a anunciar um novo loan, mas li apenas 2h depois de ter sido recebido. Ja fui tarde, já foi todo comprado. Escassez de loans e dinheiro parado são um "no go", mesmo que a yield seja sedutora. De que me vale ter 16% de yield a 4m se está 1 mês o dinheiro parado? Vale mais meter noutro lado com zero cash drag. 

Tinha decido dar mais uma oportunidade à Envestio, apesar de não confiar a 100%, mas apenas pela yield. Mas desta maneira acabo por ter piores rendimentos. 

Mais uma a sair. 

Recuso-me mesmo a andar atrás dos loans da Envestio como se fossem a última garrafa de água no deserto. Já lhes enviei mails a solicitar que avisassem do lançamento de novos loans pelo menos com 24 horas de antecedência, responderam que não é essa a politica deles e que não têm intenção de o fazer. Pois estão no seu direito! Desde essa altura, cada vez que vence um empréstimo retiro o capital. Não tinha mais nada que fazer que andar todos os dias a acordar de manhã cedo,  para ver se lançaram alguma coisa nova ou apenas mais uma tranche de mais do mesmo.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 10/04/2019 às 17:46, milz disse:

No final do ano passado saí da PeerBerry porque tinha ~60 % em lates. Entretanto voltei a entrar no mês passado e é verdade que parece estar bastante melhor. Na verdade nem chegam ao 1-15 days late.

Por outro lado, ainda esta semana estive várias horas sem o valor de um empréstimo (simplesmente não estava contabilizado no total, como se nunca tivesse existido) e ao aceder ao empréstimo era apresentada a mensagem WAITING_BUYBACK. O que, pronto, também não inspira muita confiança.

Todos os meus empréstimos do  PeerBerry são Current. MAS,  tenho vários com TERM negativo. Ou seja, não dá para confiar na coluna de Status, tem que ver a coluna Term também. Tenho empréstimo marcado como Current mas com Term de -41. São informações do arquivo XLS. No site aparece como Late.

A Peerberry tem falhado bastante na TI. Já tive saldo negativo; às vezes o site está fora do ar; há esse relato do Milz acima; o autoinvest quase não funciona.....

Temos que ficar de olho!

Editado por 0risk
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 17 horas, Patanisca disse:

Hoje fiquei irritado com a Envestio. Tenho lá cash estacionado à espera de novos loans há semanas. Hoje li um mail deles a anunciar um novo loan, mas li apenas 2h depois de ter sido recebido. Ja fui tarde, já foi todo comprado. Escassez de loans e dinheiro parado são um "no go", mesmo que a yield seja sedutora. De que me vale ter 16% de yield a 4m se está 1 mês o dinheiro parado? Vale mais meter noutro lado com zero cash drag. 

Tinha decido dar mais uma oportunidade à Envestio, apesar de não confiar a 100%, mas apenas pela yield. Mas desta maneira acabo por ter piores rendimentos. 

Mais uma a sair. 

há 12 horas, Harvester disse:

Recuso-me mesmo a andar atrás dos loans da Envestio como se fossem a última garrafa de água no deserto. Já lhes enviei mails a solicitar que avisassem do lançamento de novos loans pelo menos com 24 horas de antecedência, responderam que não é essa a politica deles e que não têm intenção de o fazer. Pois estão no seu direito! Desde essa altura, cada vez que vence um empréstimo retiro o capital. Não tinha mais nada que fazer que andar todos os dias a acordar de manhã cedo,  para ver se lançaram alguma coisa nova ou apenas mais uma tranche de mais do mesmo.

Realmente a Yield não é tudo. Temos que acrescentar o custo de oportunidade, tempo e trabalho.

A Robocash nesse aspecto, não chateia nada. Até me "esqueço" de ir lá. Põe-se o cash lá, cria-se o AI. E pronto, está feito. É o verdadeiro investimento passivo. Como tem mínimo de investimento muito baixo (1 EUR) e oferta abundante (também tem BB30), o cash está sempre a ser reinvestido. Apesar de não ser muito diversificada e a nível de estatísticas ser um pouco pobre. Também não será a plataforma para ter todo o dinheiro do portefólio destinado às P2P Lending.

Para o mês que vêm na mesma data, deve aparecer mais uma tranche de 1 loan já existente na Envestio. ;)

há 12 horas, Harvester disse:

Olá a todos,

Já ando por aqui hà algum tempo,  já terei feito algumas participações como guest, mas hoje decidi registar-me para não estar sempre a dar trabalho aos administradores, a validar as publicações.

Bem-vindo, Harvester.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 12 horas, 0risk disse:

Todos os meus empréstimos do  PeerBerry são Current. MAS,  tenho vários com TERM negativo. Ou seja, não dá para confiar na coluna de Status, tem que ver a coluna Term também. Tenho empréstimo marcado como Current mas com Term de -41. São informações do arquivo XLS. No site aparece como Late.

A Peerberry tem falhado bastante na TI. Já tive saldo negativo; às vezes o site está fora do ar; há esse relato do Milz acima; o autoinvest quase não funciona.....

Temos que ficar de olho!

Os loans lates mais antigos que tenho, são a partir de 15 do mês passado (-28 dias), fazendo o export para Excel. Mas neste ficheiro aparece tudo como "CURRENT", mesmo os lates.

A nível de TI, a PeerBerry de vez em quando está mais parada, quando se vai comprar manualmente, por vezes, dá erro.

O AI demora a investir, mas o caricato no mês passado, estava eu a acrescentar mais 1 LO novo nos AI, e de repente investiu-me todo o dinheiro, estava tranquilo que o AI não ia investir como era habitual e actualizei-o primeiro, antes de ir manualmente. Agora aprendi a lição, investir primeiro manualmente e depois actualizar os AI. Eu prefiro investir manualmente para juntar os dias de pagamentos dos loans, em vez de ter pagamentos espalhados em todos os dias.

Também já apanhei algumas vezes a Mintos e a Grupeer desligadas. A Mintos foi a que mais vezes, apanhei em manutenção e durante mais tempo.

Há um blogger alemão que faz estatísticas de quanto tempo, as plataformas de P2P estão offline (se voltar a encontrar meto aqui).

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Estou com 37,70% em LATE na Peerberry.

Os atrasos estão divididos:
    1-15 dias - 71%
    16-30 dias - 24%
    30-60 dias - 5%

tenho que investir manualmente quase sempre a 100%, já que o AI simplemente não faz o seu trabalho

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 36 minutos, investidorPT disse:

Estou com 37,70% em LATE na Peerberry.

Os atrasos estão divididos:
    1-15 dias - 71%
    16-30 dias - 24%
    30-60 dias - 5%

tenho que investir manualmente quase sempre a 100%, já que o AI simplemente não faz o seu trabalho

Do export file da carteira:

Current                  81,4%
    1-15 Days Late    14,1%
    16-30 Days Late    4,5%

31-60 Days Late    0,0%

Total de lates = 18,6%

Tirando 1a vez no mês passado, os meus AI nunca funcionam, porque eu não dou tempo a eles para funcionarem. Compro tudo manualmente, quando chega a minha vez na fila do AI, já não tenho cash parado na conta. ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Agora mesmo, Rick Lusitano disse:

Do export file da carteira:

Current                  81,4%
    1-15 Days Late    14,1%
    16-30 Days Late    4,5%

31-60 Days Late    0,0%

Tirando 1a vez no mês passado, os meus AI nunca funcionaram, porque eu não dou tempo a eles para funcionarem. Compro tudo manualmente, quando chega a minha vez na fila do AI, já não tenho cash parado na conta. ;)

Normalmente compro manualmente, mas quando não me é possível o cash fica parado n horas e não é investido. Grande % de Current ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 9 minutos, investidorPT disse:

Normalmente compro manualmente, mas quando não me é possível o cash fica parado n horas e não é investido. Grande % de Current ?

Eu vou 2x por dia a PB, de manha e a noite e o cash está lá à minha espera.

Se calhar é sorte ter tantos Current, porque tirando 1 loan de Real Estate a 11%, todos os outros loans são no mínimo de 12%.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 minutos, Rick Lusitano disse:

Eu vou 2x por dia a PB, de manha e a noite e o cash está lá à minha espera.

Se calhar é sorte ter tantos Current, porque tirando 1 loan de Real Estate a 11%, todos os outros loans são no mínimo de 12%.

Agora com o teu comentário fui confirmar...tenho 94,90% loans >=12% ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites