Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• P2P - Tópico Geral

Cardoso24

Recommended Posts

• Respostas 10,5k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Rick Lusitano

1796

• Nesspc

858

• Harvester

492

• Patanisca

413

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Excelente post. Em alguns comentários parece que a culpa da Envestio e Kuetzal terem indo ao charco foram os levantamentos, incluindo as saídas antecipadas. A culpa é só das plataformas, umas por

Fechando o ano de 2019, penso que foi bastante positivo para mim no meu próprio Fundo de Sucateiro P2P Aqui ficam alguns valores nomeadamente em p2p retorno vs risco Notas : 2018 apen

Sim, as coisas impossíveis ao ser humano que já vi acontecer em mim e já vi em outras pessoas provaram sem sombra de dúvida que Deus existe e se torna galardoador daqueles que o buscam. Em Genesi

Posted Images

Rick Lusitano
    há 10 horas, Nuno Silva disse:
    há 12 horas, Rick Lusitano disse:

A Revolut só recentemente adquiriu licença bancária, na Lituânia por causa do Brexit, mas já "concedia" crédito sem ter licença bancária, principalmente no UK, mas através de uma parceiria com uma plataforma de P2P Lending, a Lending Works, autorizada para o efeito pela FCA.

Só um pequeno apontamento no teu interessante texto sobre um tema que me interessa: a razão pela qual o revolut foi à Lituania conseguir a sua licença bancária não foi por causa do brexit, foi porque muito dificilmente a conseguiriam noutro país europeu(ou pelo menos, tão rapidamente e sem necessitar de fazer grandes cedências)

O que quis dizer "por causa do Brexit", foi na medida que a Revolut poderia ter optado por prosseguir com a obtenção da licença bancária no UK (até porque já tinham feito parte do caminho com a regulação britânica ao conseguirem obter uma licença como uma entidade de pagamentos electrónica, ou "e-money payments instituition", uma fase inicial para serem considerados como um banco), mas que eles optaram por causa da incerteza do Brexit, optar por solicitar uma licença bancária na União Europeia para terem acesso mais facilitado aos clientes europeus e assim passam a ter o "Passaporte Europeu" como intermediário financeiro autorizado por toda a União Europeia (UE).

Preferiram a Zona Euro (ZE) em detrimento num país da UE não-ZE, também para terem o BCE (banco central e last resort lender da ZE) como possível "salvador" em momentos difíceis.

Ainda recentemente a Nordea, banco com cerca de 200 anos de história e resultado de várias fusões de bancos na Suécia, Dinamarca, Noruega, e Finlândia (e também com presença nos países bálticos), mudou a sua sede para mudar a jurisdição da vigilância de Banco Central que tinha na Suécia para um país da ZE, neste caso a Finlândia, aonde já tinha subsidiárias. A sede na Suécia virou subsidiária e a subsidiária na Finlândia virou sede. O Nordea podia ter mudado para Dinamarca ou Noruega, mas a Dinamarca faz parte da UE mas não da ZE tal como a Suécia, e ficava na mesma como na Suécia, a Noruega não faz parte sequer na UE, seria pior solução.

Como a Nordea já é 1 "Big bank, to big to fail", eles receavam que o BC Sueco em caso de emergência não teria poder de fogo suficiente para acudir à Nordea e que o BCE é suficiente forte para o salvar. Algo que a Revolut deve também ter querido para se salvaguardar em caso de problemas no futuro, em vez de terem ido para um país da UE não-ZE.

https://www.nordea.com/en/about-nordea/who-we-are/our-history/

Também a Lituânia, foi escolhida, para além do BCE (ZE), do "Passaporte Europeu" (UE), porque a legislação bancária na Lituânia é mais facilitadora, menos burocracia, mais apoio por parte do Banco Central da Lituânia e do Governo. A Lituânia criou esta legislação especificamente para ser mais atrativa para as Fintech, a Lituânia quer se tornar num Financial tech hub. (Possíveis benefícios fiscais incluídos? ;) )

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

há 2 horas, Nesspc disse:

Vejo por aqui e em vários fóruns queixas de transferências para a Grupeer pela Transferwise !!! Será muito ver que a Grupeer não funciona com a Transferwise "penso de ser por motivos de politica AML",....

Não creio. O problema da Grupeer não é só com a Transferwise.  Temos relato de atraso de transferência via Revolut também.

Além disso, até o mês passado eu transferia pela Transferwise e o crédito vinha rapidamente. Então também não é o conhecido problema da "primeira" transferência chegando pela conta genérica da Transferwise. São as mudanças recentes, aliadas a uma equipe minúscula para resolver os problemas manualmente.

O fato é que a Grupeer tem uma TI lamentável.  E dá para perceber isso em outros detalhes. Por exemplo, a confusão que fazem entre Loans e projetos, e até mesmo a diagramação das informações de projeto que não seguem uma normalização. Às vezes a informação de país vem em um lugar, outras vezes em outro. Outro exemplo, neste momento tenho loans sem dado nenhum, como o GRP-2200 (loan not found).

Pode não significar nada, mas vejo sintomas de má estruturação de dados em muitos lugares. Por exemplo: a url de GRP-2200 é   https://www.grupeer.com/project/1200    e a do GRP-2186 é https://www.grupeer.com/view_loan/1186     Quem trabalha com informática sente cheiro de improvisação.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 30 minutos, 0risk disse:

Pode não significar nada, mas vejo sintomas de má estruturação de dados em muitos lugares. Por exemplo: a url de GRP-2200 é   https://www.grupeer.com/project/1200    e a do GRP-2186 é https://www.grupeer.com/view_loan/1186     Quem trabalha com informática sente cheiro de improvisação.

Já há uns meses, quando comecei a fazer o meu trabalho de casa na Grupeer, detectei esse padrão. Achei a coisa muito "fishy" com a confusão dos URLs e os IDs dos loans na altura.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A Viventor vai começar a fazer como a Viainvest e a reter imposto no pagamento do juro de 3 LO. :(

Citação
    you will receive NET interest and you will not need to pay taxes on the interest earnings received from Twinero, Presto and Seymoure, as they will already be covered by the Loan Originator.
    What is the Tax rate applied to investments in Twinero and Presto loans? 
    19% on the interest earned. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, 0risk disse:

Pus alguns no mercado secundário. Alguns a 12% outros a 14%.  Depois coloco mais.

Atenção a viainvest deixou de reter imposto, passado alguns meses que ninguem pegava em ativos polacos e checos, voltaram a pedir aos investidores para serem eles a declarar

Relativamente a viventor e só evitar os Lo Twinero, Presto e Seymoure e esperar pela falta de procura façam o mesmo da viainvest

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 54 minutos, Patanisca disse:

A Viventor vai começar a fazer como a Viainvest e a reter imposto no pagamento do juro de 3 LO. :(

Não acham coincidência a Twinero, até há pouco tempo estava a oferecer loans a 13% e ainda aumentou para 14% e agora a Viventor anuncia que vai reter impostos nos loans deles. ;)

Quando a esmola é muita...

Twinero

Loans 14% - Imposto (19%) = 11.34%

Loans 13% - Imposto (19%) = 10.53%

Alguém está a despachar a sua carteira da Viventor no SM colocando os seus loans a desconto.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 18 minutos, jotix disse:

Qual é nome da GetBucks na Viventor? Não a vejo nos meus loans. 

Curioso, a Viventor já tirou o GetBucks dos filtros do PM, do SM e da nossa carteira, será que a Viventor já a antecipar a queda do GetBucks e não quer estar associada? ;)

Mas esqueceu de tirar o país dos loans do GetBucks dos filtros, Kenya, em que o GetBucks era o único LO a oferecer loans neste país. Não é propriamente 1 país com muitos LO nas várias plataformas de P2P Lending. Só a Mintos e a Viventor têm loans em Africa,  é através do GetBucks e do ExpressCredit Group (1 grupo de LO em países africanos, que tem os mesmos accionistas da Mintos, e que só está na Mintos).

O GetBucks ainda está na página da Viventor:

https://www.viventor.com/investing-with-us/loan-originators

Citação

GetBucks

GetBucks is a secured consumer loan provider from Kenya. The company offers loans ranging from EUR 500 to EUR 50’000 for a period of up to 6 years. It is a part of MyBucks, a Frankfurt-listed fintech company operating in 13 countries worldwide. Operating 4 banks and 9 microfinance institutions that offer loan, banking and insurance products, the company has issued almost EUR 400 million worth of loans and established itself as a major player among fintech companies. 

Buyback Guarantee: 60 days, covers Principal and Interest
    Interest rate offered: 12% per annum 
    Skin in the game: 5%
    Guarantee: Holding company’s guarantee

Coincidência, não há loans do GetBucks ou do Kenya nem no PM e nem no SM.

Editado por Rick Lusitano
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 6 horas, lowfin disse:

Ja experimentei e está muito interessante, bastante informação, embora, para mim, a maioria diz-me pouco (para além da curiosidade em saber). Fiquei a saber que a maioria dos emprestimos são unsecured e, talvez tambem por isso, são personal loan. Mas o que tenho é buyback, portanto o risco é ao nivel do LO e não do tipo de loan em si, parece-me.

E. se tenho assim é porque eram os que tinham taxas mais generosas, dentro de LO minimamente reputáveis (dentro do que consegui descobrir).

Mais interessante era mesmo se pudesses ter os LO no excel, não todos, porque são muitos, mas pelo menos uma seleção tipo top10, ou entao aqueles que estão em mais de um site, para que fosse mais fácil perceber se tinhamos investimentos deles em vários lados.

de qualquer forma, bom trabalho e obrigado. :)

Bem sabes que se há taxas de retornos mais altas, logo é porque o risco é mais elevado. Não há almoços grátis. ;)

A divisão por LO pode ser enganador, nomes diferentes não significam grupos diferentes. Por exemplo, na Mintos, tens alguns LO individuais que juntos pertencem ao mesmo grupo.  Há grupos que assumem a responsabilidade pelas subsidiárias (risco = grupo) e outros grupos não assumem responsabilidade pelas subsidiárias (risco = subsidiária). Terei que estudar como fazer isso...

Mas isso dos LO terá mesmo que ficar para quando tiver mais tempo. Eu não sou IT man. :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 16 horas, Nuno Silva disse:

Noutro assunto, mais apropriado ao forum, projecto interessante disponível brevemente na bulkestate: edifício central em riga a servir de colateral com LTV de 65% e 15% a 12 meses. Relação risco-benefício bem agradável!

3AA1F77C-0834-43BA-83F1-0C8AFC16316F.png

A informação que tenho é a seguinte, mas diz que são 10 meses, devem estar a contar com os dias que vai estar no "ar" a oferta e os dias que demora a documentação e a transferência do dinheiro do empréstimo. Começa em 2/Abril e maturidade prevista será em 22/Fev/2020 (não chega a ser 12 meses, serão 11 meses e 10 dias de intervalo entre datas):

Citação

We're ready to launch our next investment object in Latvia "Vīlipa Street".
    Launch time: Tuesday/ April 2, 2019 / 16:00 (EEST)

1e864cf6-667b-456f-bf03-27493821a2a0.jpg

Annual profitability: 15% (+2%)*
    Target investment:  750 000 EUR
    Term:  10 months
    LTV: 65%
    Security: 1st rank mortgage

Se quiserem se inscrever na Bulkestate e investir nesse projecto e em outros no futuro, deixo ficar o referral link (só o anunciante recebe bónus por novos investidores):

https://c.trackmytarget.com/qpj09x

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Nem sei como, mas não tinha nada na getbucks (na mintos). E tenho tudo baseado em AIs. 

Os que eu ainda apanhei de risco elevado - já os excluí dos AIs entretanto - são os seguintes.

Dozarplati           48,9%
    Sebo                 61,7%
    Simbo                 64,3%
    ExpressCredit Zambia 100,0%
    Lime Zaim            100,0%

As percentagens referem-se aos lates dos meus empréstimos. Isto apenas para LOs em que tenho mais de 100 eur de empréstimos.

há 2 minutos, Cardoso24 disse:

Estao a falar deste LO

https://www.mintos.com/en/9633691-01

Se for então a Mintos podem bem fechar o seu critério de atribuição de Ratings. Porque Rating B não é atribuído desta forma. 

Das análises amadoras que faço de vez em quando à mintos nunca vi grandes diferenças entre B e B- ? 

Para mim há claramente o grupo >= B+, depois o B e o B-, e os C até estou em dúvida se não terão melhor comportamento que os B/B- 

E mesmo o B+ tem alguns casos estranhos. O Akulaku deixa-me algumas dúvidas, por exemplo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá a todos.. 

Estive sem conseguir entrar no forum pois não me lembrava da passe tanto é que até comentei como visitante em alguns tópicos.. Mas pronto pedi nova passe.

Bem tenho 3 empréstimos na Mintos da GetBucks.. Já os pus à venda.. Que medo...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 1 hora, Cardoso24 disse:

Estao a falar deste LO

https://www.mintos.com/en/9633691-01

Se for então a Mintos podem bem fechar o seu critério de atribuição de Ratings. Porque Rating B não é atribuído desta forma. 

Sim, é do mesmo grupo da Get Bucks, o MyBucks.

Também há quem questione os Ratings da Mintos no fórum alemão.

Podem começar a ler os posts desde 26.03.2019, 12:58, usem o Google Chrome ou outro browser com tradução:

https://www.p2p-kredite.com/diskussion/neuer-mintos-loan-originator-getbucks-t4992,start,90.html

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano

Em relação à EBV Finance:

Citação

hmm, all loans were bought back and no more are offered on the primary market. Does anyone have more information why?

Citação
    carnal wrote:
    TimMei90 wrote:
    According to Mintos , EBV has found a "cheaper source of financing" and there are only a few loans available on Mintos .

Where did you get the info from? 

I think too bad, EBV was good for low-risk. I also find the trend somewhat disturbing, whereby Akulaku, for example, also conveys NEN, at least superficially, a fairly secure impression, has a good rating and offers at least 10% interest, EBV had even less.

Asked the support, why almost all the loan was bought back and nothing more is offered in the primary market and that was their answer.

"Gostei" deste pensamento:

Citação

That's one of my main concerns: the good suppliers find better sources, the bad ones stay for us. 

https://www.p2p-kredite.com/diskussion/darlehensanbahner-ebv-litauen-t5689,start,15.html

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites