Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• P2P - Tópico Geral

Cardoso24

Recommended Posts

• Respostas 10,5k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Rick Lusitano

1796

• Nesspc

858

• Harvester

492

• Patanisca

413

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Excelente post. Em alguns comentários parece que a culpa da Envestio e Kuetzal terem indo ao charco foram os levantamentos, incluindo as saídas antecipadas. A culpa é só das plataformas, umas por

Fechando o ano de 2019, penso que foi bastante positivo para mim no meu próprio Fundo de Sucateiro P2P Aqui ficam alguns valores nomeadamente em p2p retorno vs risco Notas : 2018 apen

Sim, as coisas impossíveis ao ser humano que já vi acontecer em mim e já vi em outras pessoas provaram sem sombra de dúvida que Deus existe e se torna galardoador daqueles que o buscam. Em Genesi

Posted Images

há 42 minutos, Patanisca disse:

Eu não lhe chamaria um milagre mas sim um sinal de sair deste investimento. 

A Raize tem feito a sua parte no que diz respeito à divulgação...e por isso não considero que isso seja um sinal de sair deste tipo de investimento (ainda assim percebo a tua ideia).

Portugal está muitos furos abaixo quando se trata de "investimento".

Eu tenho feito a minha parte ?

PS- Se começarem a falar de BTC a história é totalmente diferente :P 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, BCatP2P disse:

TLDR: 

P2P vai crescer e sobreviverão as 2/3 maiores plataformas;

Haverão falências de LO mais tarde ou mais cedo. Assumindo este pressuposto, imho, o melhor é diversificar, especialmente por secured loans com garantias físicas, em diferentes plataformas;

Excesso de liquidez versus a falta de alternativas de yield, faz com que o P2P seja altamente atrativo pelo que estou muito Bull

Sobre a questão principal, como já foi dito, ninguém pode garantir, mas penso que se pode dizer com uma alta taxa de acerto que as principais plataformas irão existir daqui a 5 anos( não sei se alguma da lista, tirando a Mintos)

IMHO o modelo de negócio irá crescer e prosperar ( como reforça o Rick), com mais ou menos dificuldades, haverão concentrações e falências das menos capazes, garantindo  monopólios/oligopólios regionais/mundiais às melhores.

O maior problema serão falências dos LOs, que com a falta de regulação, contabilidades manipuladas  ou nem sequer conhecidas/atualizadas, são uma certeza.

Para minimizar estes riscos, como já escreveu o Apostador e repetido em todo o lado, é definir um nível aceitável de perca de capital que permita dormir descansado, diversificar por LOs( mais do que plataformas).

Pessoalmente, pela exposição que tenho atualmente ao P2P ( e continuo a aumentar), tento monitorizar de perto e tenho neste momento uma ferramenta de screening ( a ideia será disponibilizar a mesma) a partir de informação pública e de alguma outra informação “previligiada”. Tenho sérias dúvidas se algum dia conseguirei antecipar algum default que faça justificar o custo do desenvolvimento, mas tento levar da forma mais séria possível, por feitio e por hábito profissional.

Neste momento, sendo consequente com o que disse em cima, estou a aumentar exposição a secured loan (especialmente real estate collateral), por ser na minha opinião onde posso fazer a diferença ( confirmação de avaliações e due diligence) e onde tem menos risco. Prefiro isso a colocar tudo em Shorters ou Personal e rezar que as falências com perca total, que me parecem ser uma certeza, não me afetem algum dia.

Por último, para dizer que como qualquer outra pessoa, tento maximizar lucros para o nivel de risco assumido e que nao faz sentido excluir formas de investimento só por serem novas, muito pelo contrário. Estando os mercados acionistas com um Bull já muito longo, taxa fixa com retornos negativos, imobiliário em Portugal e outros mercados imobiliários já muito quentes e provavelmente em arrefecimento, fica muito difícil alocar a liquidez que tenho. Isto é um problema não só meu mas de muitos indivíduos/empresas, ao contrário do que foi falado aqui. Com todas estas dificuldades e por ainda ser muito pouco falado o P2P, como já disseram aqui, faz com que esteja muito Bull em P2P em 2019.

P.S. Peço desculpa pelo post tão longo

Parabéns pelo comentário.

Porque razão dizes é que dizes que só as "2/3 maiores" sobreviverão? Estás unicamente a referir-te a plataformas europeias? É que no Reino Unido, não tenho ideia que na crise de 2008, tenha existido uma razia... No entanto a legislação no RU é bem diferente.

O Bull está longo mas isso não significa que estejamos na "fase final". Então se falarmos de Portugal ele nem sequer começou :D pode ser que desta vez sejamos um indicador de "fim de bull market mundial" (quando arrancar).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 33 minutos, Cardoso24 disse:

Parabéns pelo comentário.

Porque razão dizes é que dizes que só as "2/3 maiores" sobreviverão? Estás unicamente a referir-te a plataformas europeias? É que no Reino Unido, não tenho ideia que na crise de 2008, tenha existido uma razia... No entanto a legislação no RU é bem diferente.

O Bull está longo mas isso não significa que estejamos na "fase final". Então se falarmos de Portugal ele nem sequer começou :D pode ser que desta vez sejamos um indicador de "fim de bull market mundial" (quando arrancar).

Nos últimos meses no UK, 2 plataformas foram ao charco. Collateral e Lendy (não confundir com a Lenndy da Letónia).

Vamos lá ver o que Brexit vai trazer ao sector do P2P no UK (principalmente no Real Estate).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, Rick Lusitano disse:

Nos últimos meses no UK, 2 plataformas foram ao charco. Collateral e Lendy (não confundir com a Lenndy da Letónia).

Vamos lá ver o que Brexit vai trazer ao sector do P2P no UK (principalmente no Real Estate).

collateral existe desde maio/2016 e foi uma decisão da FCA que ditou o seu fim....(li na diagonal). Uma plataforma que tinha pouco mais do que 2 anos...não sei se quem tinha dinheiro “ardeu” completamente.

A Lendy fechou mesmo? Ou ainda está em investigação? “

The regulator told Lendy it had concerns about its ability to meet parts of its “threshold conditions” — the minimum standards required of all regulated firms. It had questions about the company’s business model, leadership and financial position.

Under the terms of the watchlist, Lendy is subject to enhanced FCA oversight and must provide the regulator with detailed updates including a weekly report on cash flow and loan recovery efforts.”

O Brexit pode baralhar as contas (SE acontecer pois tenho sérias dúvidas que aconteça...)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A Lenndy mudou hoje o funcionamento do programa de affiliate.
    Agora quando alguém entra com referral, no fim de investir 100€, ambos ganham 10€.
    Quem referencia também ganha 2% do investido durante 3 meses.
    Actualmente está com boa oferta a nivel de loans com buyback(39 disponíveis).
    Se alguém quiser entrar e usar o meu link, a gerência agradece :)

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Alguém interessado a contrair um empréstimo na IuteCredit, para depois ter o prazer de "arrematar" o seu próprio empréstimo na Mintos?
    Se quiserem é só dizer, estou por cá até ao final da semana.

IUTE Credit.jpg

Editado por Henrique Ribeiro
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 22 minutos, Henrique Ribeiro disse:

Alguém interessado a contrair um empréstimo na IuteCredit, para depois ter o prazer de "arrematar" o seu próprio empréstimo na Mintos?

IUTE Credit.jpg

Pergunta a eles (iuteCredit) quando vão pôr os Car Loans na Mintos. E quais as condições (taxas de juro para os investidores, prazos, se pagam juros nos lates). ;)

Editado por Rick Lusitano
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 2 horas, Henrique Ribeiro disse:

IUTE Credit.jpg

Foste à Moldávia, Albânia, Kosovo ou Macedónia?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 horas, BCatP2P disse:

Mais um reforço de peso no P2P, com a entrada da Apple no mercado de Loans, só vem comprovar que este mercado vai crescer e evoluir:

APPLE ANNOUNCES PERSONAL LOANS, MORTGAGES

Curioso que eu não li nada disso ?

Apple credit card entre outras coisas...só espero que o meu site de notícias não tenha falhado dessa forma ?

Tens link disso?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    7 hours ago, Cardoso24 said:

Curioso que eu não li nada disso ?

Apple credit card entre outras coisas...só espero que o meu site de notícias não tenha falhado dessa forma ?

Tens link disso?

Estava a acompanhar via Twitter e vi aqui:

Mas agora estive a tentar confirmar e não encontro em mais nenhuma fonte. Fake news ?!?! ?

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 23 horas, Henrique Ribeiro disse:

Desculpem a minha ignorância, mas isso faria sentido financeiramente ou é apenas uma piada?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 1 hora, jon.piu disse:

Desculpem a minha ignorância, mas isso faria sentido financeiramente ou é apenas uma piada?

É piada. ;)

há 4 horas, Henrique Ribeiro disse:

Macedónia.

Por acaso tenho carregado na Macedónia na Mintos (Tigo) desde que a Grécia aprovou o novo nome para a Macedónia.

Assim a Macedónia já pode aderir a União Europeia, mas principalmente à Zona Euro (assim já não há o veto da Grécia para a entrada da Macedónia na UE).

Editado por Rick Lusitano
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano

Artigo sobre a diversificação por plataformas e Loan Originators (irá estar actualizado sempre com as ultimas novidades):

Diversification or Dispersion? - https://financialawarenessforall.wordpress.com/diversification-or-dispersion/

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites