Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• P2P - Tópico Geral

Cardoso24

Recommended Posts

• Respostas 10,5k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Rick Lusitano

1796

• Nesspc

858

• Harvester

492

• Patanisca

413

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Excelente post. Em alguns comentários parece que a culpa da Envestio e Kuetzal terem indo ao charco foram os levantamentos, incluindo as saídas antecipadas. A culpa é só das plataformas, umas por

Fechando o ano de 2019, penso que foi bastante positivo para mim no meu próprio Fundo de Sucateiro P2P Aqui ficam alguns valores nomeadamente em p2p retorno vs risco Notas : 2018 apen

Sim, as coisas impossíveis ao ser humano que já vi acontecer em mim e já vi em outras pessoas provaram sem sombra de dúvida que Deus existe e se torna galardoador daqueles que o buscam. Em Genesi

Posted Images

Por quanto mais tempo é que acham que os principais sites de P2P (Mintos, Peerberry, Grupeer, Robocash...), e respetivos Loan originators que lhes estão atualmente associados, se vão manter estáveis e sem problemas? 

Será que daqui a 5 anos ainda vão existir? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, MCe disse:

Por quanto mais tempo é que acham que os principais sites de P2P (Mintos, Peerberry, Grupeer, Robocash...), e respetivos Loan originators que lhes estão atualmente associados, se vão manter estáveis e sem problemas? 

Boas MCe, 

Ninguém te conseguirá responder a isto. É um prazo muito largo, no entanto deixo-te a minha opinião:

Será certo que numa próxima crise, a maior parte destas plataformas venham a ter problemas até mesmo as “maiores”.

No entanto também é certo que se tiveres uma boa DIVERSIFICAÇÃO e CUMPRIRES a % de investimento, de acordo com o teu perfil de investimento, não terás problemas.*

Se alguns loan originators falharem (claro que vai acontecer numa próxima crise), a diversificação por várias plataformas e vários loan originators MINIMIZARÁ o impacto dos defaults.

Por último, existem alguns sinais que te poderão alertar para “possíveis falhas”:

1) Quantidade de BBs desses loan originators.

1) Analisar a situação financeira (resultados) dos loan originators;

2) Aspectos macro/micro económicos.

Poderia dar mais exemplos, mas creio que isto te ajudará.

*Exemplo: o teu perfil de risco é ultra-conservador, só tens DPs, CTs, SC, etc não vais ter mais de 10% em P2P. O problema muitas vezes é quando as pessoas não cumprem. 

Bons Investimentos.

A palavra-chave em qualquer investimento é a diversificação e cumprimento do perfil de risco do investidor.

Editado por Cardoso24
    • Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, MCe disse:

lol

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Vidolz disse:

Com esse perfil de investimento mais vale deixar o dinheiro no banco que se ganha praticamente o mesmo ?

Não percebi...

Mesmo um perfil ultra-conservador pode ter 10% do portefolio em algo mais arriscado, sem comprometer e ganha muito mais que se deixasse o dinheiro no banco...

O problema é quando muitos acham que as P2P não tem risco e que isto é um almoço grátis. 

Enquanto os ventos estiverem a favor, não haverá problema nenhum.

Editado por Cardoso24
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 horas, Vidolz disse:

Com esse perfil de investimento mais vale deixar o dinheiro no banco que se ganha praticamente o mesmo ?

Será? 

10% do património tanto por ser 10€ como 1 milhão. 

No meu caso tenho 12% alocados em P2P. O meu maior investimento é em imobiliário físico, mais seguro mas mais trabalhoso. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, Apostad0r disse:

Será? 

No meu caso tenho 12% alocados em P2P. O meu maior investimento é em imobiliário físico, mais seguro mas mais trabalhoso. 

É claro que estou a falar em valores de menos de 50k.

1 milhão já é outra conversa!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 minutos, Apostad0r disse:

Será? 

Se tivesse 1 milhão teria alguns imoveis e não estaria exposto a 90% em P2P.... 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 minutos, Vidolz disse:

É claro que estou a falar em valores de menos de 50k.

1 milhão já é outra conversa!

Posso estar a ver isto de forma distorcida mas o que é que interessa o valor do portefolio?

Os 10% numa P2P vão render praticamente o mesmo que os outros 90%.

Nao vejo DPs, SC e CT a renderem assim tanto actualmente.

Editado por Cardoso24
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 29 minutos, Cardoso24 disse:

Posso estar a ver isto de forma distorcida mas o que é que interessa o valor do portefolio?

Por norma com 50k ainda és novo e estás numa fase em que podes arriscar mais.

1 milhão já és capaz de esta numa fase em que não podes arriscar tanto e é preferivel meter em investimentos com menos retorno mas mais segurança.

Editado por Vidolz
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 44 minutos, Vidolz disse:

Por norma com 50k ainda és novo e estás numa fase em que podes arriscar mais.

1 milhão já és capaz de esta numa fase em que não podes arriscar tanto e é preferivel meter em investimentos com menos retorno mas mais segurança.

Quem tem 1 milhão não anda neste tipo de investimentos...(só aquele do blog xD)

50k hoje em dia é pouco, mas para alguém alcançar isso é preciso muito esforço, principalmente com salários baixos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Plataformas De Crowdfunding
    há 41 minutos, Cardoso24 disse:

Quem tem 1 milhão não anda neste tipo de investimentos...(só aquele do blog xD)

Não vejo porque não, sendo que as principais plataformas têm investimento médio por invetidor na ordem dos 10 a 15k, será normal que haja muita gente com portfolios na ordem de um milhão a colocar uma percentagem em P2P. Principalmente porque tem muita liquidez e é uma boa solução para não ter o dinheiro parado entre investimentos.

Editado por Plataformas De Crowdfunding
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 horas, Plataformas De Crowdfunding disse:

Não vejo porque não, sendo que as principais plataformas têm investimento médio por invetidor na ordem dos 10 a 15k, será normal que haja muita gente com portfolios na ordem de um milhão a colocar uma percentagem em P2P. Principalmente porque tem muita liquidez e é uma boa solução para não ter o dinheiro parado entre investimentos.

Tem muita liquidez mas um risco igualmente elevado. 

Acho estranho que quem tem 1M coloque uma parte do dinheiro nisto para ganhar uns milhares...

Mas admito que estarei errado mas é a minha perspectiva.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 17 horas, Cardoso24 disse:

Interessa como forma de diversificar. 

Eu sinto-me à vontade em alocar 20% do meu património em investimentos de risco, mais do que isso não estou "pronto" para os perder. (Para mim, que sou trader, estou "preparado" para perder o valor). 

A minha % em p2p não rende tanto como a % em imóveis que tenho. Porque a % em imóveis é muito superior à que tenho alocada em p2p. 

Claro que não tenho imóveis a render 12% ao ano, no entanto se for calcular com a valorização, possivelmente atingi os 20%, mas como não os vendi... Isso pouco importa. 

Isto tudo para dizer que se tivesse 1 milhão não andava em p2p. Possivelmente tinha 6/7 imóveis e não me chateava muito. 

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 9 horas, Cardoso24 disse:

Tem muita liquidez mas um risco igualmente elevado. 

Acho estranho que quem tem 1M coloque uma parte do dinheiro nisto para ganhar uns milhares...

Mas admito que estarei errado mas é a minha perspectiva.

Não acreditas que exista futebolistas a investir em P2P?!

Não estás a ver o Ronaldo a investir na Housers? :)

PS. Se algum futebolista estiver a ler o fórum, eu tenho referral links para várias plataformas. ;)

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 horas, milz disse:

As contas são redondas e servem como demonstração. Mais 100€, menos 100€, não é propriamente relevante para o meu ponto que é: não é importante o valor total do portfólio, mas sim a % que se está disposto a alocar. O que digo para mim é que estou disposto a investir 5% nisto, quer tenha 1000€ (5% = 50€) ou 50k (5% = 2500), porque os 50€ e os 2500 € "valem o mesmo".

Percebo a ideia mas não concordo muito com isto. Do ponto de vista de risco é diferente perder 10% de um pequeno total do que de um maior. Como o dinheiro é progressivo na sociedade, quanto maior o montante, menor o impacto da mesma percentagem. Basta ver os escalões do IRS...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 horas, milz disse:

Há aqui um conjunto de comentários que me faz alguma confusão..

1. 1. Em relação à questão original do @MCe, está claro que ninguém tem essa resposta. Percebo a razão de a colocares, da mesma forma que me parece que já sabias a resposta. Ninguém sabe o futuro. Estou até em crer que se perguntasses isso no Fórum Económico em Davos ias ter respostas desde "de certeza que vai tudo acabar" até "vai ser um sucesso", como acontece noutros assuntos, nomeadamente com a "previsão da próxima crise"
    2.  
    3. 2. A questão de analisar os resultados financeiros, tanto das plataformas como dos Loan Originators seria importante ... mas a maioria não esta disponível em tempo útil e podem ser facilmente adulterados, até porque muitos LO pertencem a grupos das plataformas, como se tem visto em vários posts aqui. Eu tenho de confessar que deixei de gastar o meu tempo a procurar estas coisas - e adequei a minha % a P2P de acordo com este "deixa andar".
    4.  
    5. 3. Tanto neste tópico como nos de Fundos de Investimento e ETFs a base é sempre a percentagem do portfólio e isso parece-me essencial,. Estar a dizer que investia x% se tivesse até Y €, mas se tivesse Z € já investia blablabla % não me parece muito lógico. Se penso ganhar mais dinheiro ao longo do tempo, porque é que não se faço logo a alocação prevista? Parece aquela conversa do "só entro no fundo quando o indice estiver a X pontos", como se esse X fosse um número mágico. Aceito a diferença de visão, mas não percebo o racional por trás deste pensamento.
    6.  
    7. 4. Concordo que 50k não é muito dinheiro, mas a realidade é que não é fácil lá chegar para a maior parte das famílias. Tendo em conta que o salário médio bruto (em 2017, onde há dados no Pordata) é 943 €, se aplicarmos descontos de IRS e SS (números redondos com taxa média de IRS de 22,621% [valor 2019] e 11% para SS) isto dá ~9100€ líquidos anuais (943*14 - 23% - 11%). Considerando também que a taxa média de poupança é de 5.1% (provisória de 2017), a poupança média anual é de 455€. Para chegar aos 50k são precisos ... ~109 anos! Claro, se for um casal, já só são precisos 55 anos : )
    8.  
    9. Mas, para efeitos teóricos, vamos dizer que todos nós ganhamos mais do que a média, porque tivemos o engenho e a sorte de ter um emprego remunerado decentemente e ganhamos o valor médio de quadros superiores de 2.057,3 €. E que, como estamos num fórum de finanças, poupamos mais que a média e temos uma taxa de poupança de 25%. Contas redondas feitas 2060€ * 14 - 29 % - 11 % = 18224 € líquidos / ano * 25% = 4556 € / ano poupança. Neste caso só precisamos de 10 anos.
    10.  
    11. Isto de ser suposto ter um valor a X idade é irracional e depende de tantas variáveis que dava uma dissertação. É apenas uma pessoa ou um casal? Vive com os pais? Há dependentes? Quantos? Em que zona vivem? Há transportes? Fazem carpooling? Vão de férias? É emprego sazonal? É estável? Enfim..

As contas são redondas e servem como demonstração. Mais 100€, menos 100€, não é propriamente relevante para o meu ponto que é: não é importante o valor total do portfólio, mas sim a % que se está disposto a alocar. O que digo para mim é que estou disposto a investir 5% nisto, quer tenha 1000€ (5% = 50€) ou 50k (5% = 2500), porque os 50€ e os 2500 € "valem o mesmo".

Isto não quer dizer que a % de alocação a cada tipo de investimento seja imutável, porque também não acho que o seja como eu tudo na vida. Acho é que a variação das % de alocação se deve fazer de acordo com outros fatores (sou solteiro e vivo com os pais? Vou casar-me? Quero comprar casa? Quero mudar de emprego? ...) do que propriamente com o valor do saldo bancário.

grande post milz.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano

Na mesma série do meu artigo anterior sobre diversificação, especificamente sobre empréstimos com e sem colateral:

Artigo sobre investimento em empréstimos com e sem colateral.

Secured loans vs. unsecured loans - https://financialawarenessforall.wordpress.com/secured-loans-vs-unsecured-loans/

- NOVO -

Artigo sobre investimento em crédito automóvel com colateral.

Asset-backed financing: Secured car loans - https://financialawarenessforall.wordpress.com/asset-backed-financing-secured-car-loans/

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 horas, Rick Lusitano disse:

Não acreditas que exista futebolistas a investir em P2P?!

Não estás a ver o Ronaldo a investir na Housers? :)

PS. Se algum futebolista estiver a ler o fórum, eu tenho referral links para várias plataformas. ;)

Sinceramente não estou a ver futebolistas a investirem nisto principalmente pela falta de legislação. 

Se bem que eles fogem aos impostos, como aconteceu com muitos em Espanha, por isso...?

Eles tem empresas de gestão (ou “profissionais” e se lhes mostrarem um relatório sobre o património deles, não conseguiram explicar o que era isto de P2P).

Em ações como a Bayer (no caso do Ronaldo) faz me sentido, neste tipo de investimento? Hmmm

Se houver algum futebolista que leia este fórum, chegue-se à frente ?

há 1 hora, Vidolz disse:

Espero que não fique conhecido demais senão depois não sobra nada aqui para o Zé Povinho =(

Não te preocupes ehehe

Faz um teste e fala com os teus amigos, se no máximo 1/2 souberem, será quase um milagre. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites